O que é o MDA e por que preocupa


De modo geral, as igrejas evangélicas têm adotado dois modelos de discipulado. O primeiro, ortodoxo, prioriza o Evangelho e emprega os “ultrapassados” cultos de ensino, Escola Dominical e cursos teológicos. Já o segundo, heterodoxo, prega “outro evangelho”, à base de pragmatismo e utilitarismo, e mescla verdades bíblicas com filosofias antropocêntricas, apesar de utilizar uma metodologia “mais eficaz”, que atende aos anseios do mundo pós-moderno. A “visão celular” — mais conhecida pelas siglas G12, M12 ou MDA — faz parte do modelo heterodoxo, visto por muitos como uma “quebra de paradigmas” e, ao mesmo tempo, um retorno aos princípios da igreja de Atos dos Apóstolos.

O MDA (Modelo de Discipulado Apostólico) se baseia no tripé: células, encontros e discipulado um a um, que é uma microcélula ou “coração da célula”, já que discípulo e discipulador fazem parte da mesma célula. E, embora seu fundador afirme que Deus lhe deu um modelo exclusivo para o Brasil, trata-se de uma espécie de G12. Ele mesmo admitiu que, ao estudar “diferentes modelos de igreja em células, observando-os de perto e gastando tempo com os líderes envolvidos em sua prática, encontramos vários bons modelos, como o [...] ‘Modelo do Governo dos 12’, do pastor Cesar Castellanos, da Colômbia” (HUBER in ZIBORDI, 2016). Em essência, esses modelos são gêmeos e, de modo patente ou latente, propagam a Teologia da Prosperidade, a Confissão Positiva etc.

Nos dois, o templo é usado prioritariamente para celebrações dançantes, visto que o discipulado ocorre nas células, e as ministrações principais, nos encontros. Para ambos, a célula é a essência da igreja, onde “a vida do Corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, tais como: adoração, intercessão, evangelismo, integração, discipulado, treinamento de líderes, comunhão, assistência social etc.” (HUBER, 2016). Há alguns anos, um pastor, decepcionado com o MDA, me disse: “A primeira coisa que fizemos foi acabar com a Escola Dominical, porque os estudos seriam nas células. O louvor da igreja virou show, tiramos os hinos da Harpa Cristã e colocamos luzes no altar. Fui líder de várias células e cada vez mais me impressionava o desaparecimento da mensagem bíblica, que antes tínhamos”.

Quanto aos encontros do MDA para iniciantes, há vários depoimentos na Internet que nos ajudam a compreendê-los (cf. TOMÁZ, 2016). Eles são realizados em lugares secretos, onde os discípulos são recebidos com muita festa, ficam incomunicáveis por três dias e participam de várias ministrações. A primeira, logo após a chegada, à noite, é “Peniel”, pela qual se enfatiza que o discípulo deve ser transformado a fim de participar das próximas ministrações. As luzes, então, se apagam, para que cada um fale com Deus “face a face”. Após o jantar, todos são aconselhados a dormir e se preparar para o dia seguinte, que “será tremendo”. A segunda ministração, de manhã, é “encontro com Deus”: os discípulos são acordados e, ainda em jejum, ouvem vários bordões de autoajuda junto com um fundo musical. Eles recebem, ainda, um manto vermelho, para o primeiro “ato profético”.

A terceira é “libertação”, por meio de imposição de mãos, exorcismo e quebra de maldições. A quarta é “cura interior”, a partir da qual o discípulo, mesmo se sentindo liberto, precisa tratar das feridas da alma, confessando seus pecados e liberando perdão a todos, inclusive a Deus! Tudo ocorre à base de sugestão, com as luzes reduzidas e um fundo musical. Já na parte da noite, vem a quinta: “sonhos”, e os discípulos, “transformados”, expõem seus sentimentos. Novamente com fundo musical, ocorrem mais “atos proféticos”. Em um destes, alguém faz o papel do Tentador, que procura destruir os sonhos das pessoas.

Embora chamada de “cruz de Cristo”, a ênfase da sexta ministração não recai sobre a obra redentora do Senhor. O MDA é antropocêntrico: apresenta Jesus como um homem que venceu mediante uma declaração de fé no Inferno e ignora que Ele venceu o Diabo e suas hostes na cruz (Hb 2.14,15), ao dizer: “Está consumado” (Jo 19.30). Os participantes, então, recebem pregos e oram de braços abertos até sentirem dores e começarem a chorar. Quando abaixam os braços, alguém os ajuda a permanecerem “crucificados”. Antes de o local se transformar em uma discoteca, eles — ignorando os gloriosos efeitos da obra expiatória de Jesus, realizada de uma vez por todas (Cl 2.14,15) — fazem uma lista de pecados e a cravam numa cruz!

No dia seguinte, vem a sétima ministração: “oração”, com músicas de fundo que mantêm os discípulos no “mesmo espírito”. Não há ensino da Palavra de Deus, na prática. E a oração limita-se a “línguas estranhas”, sem a observância do ensino de 1 Coríntios 14. Vem então a oitava ministração: “nova vida em Cristo”, e um discipulador, após ler um texto bíblico, diz a todos: “Preparem-se! O mover de Deus está só começando”. E, ao som música pesada, inicia-se uma peça teatral que, de modo tácito, apresenta o Diabo como um ser muito mais poderoso do que é, rebaixando, assim, o Todo-poderoso. Ora, as hostes do mal agem por permissão do Senhor, que, no momento certo, as vencerá “pelo assopro da sua boca” (2 Ts 2.8).

Com luzes apagadas e janelas fechadas, os discípulos se ajoelham, e suas cabeças são lavadas. Ainda há três ministrações, que têm lugar com um “bom” fundo musical: “finanças” — visando-se a uma “grande semeadura” —, “visão do MDA” e “somos amados”. Nesta, a décima-primeira, o pastor da igreja entra em cena e diz a todos o quanto eles são amados. Enquanto ele ora com muita emoção, mochilas são depositadas aos pés dos discípulos, nas quais há cartas e presentes de familiares e/ou amigos que já fazem parte do MDA. Trata-se de uma estratégia para “fidelizar” o discípulo.

Na última ministração, “batismo com o Espírito Santo”, todos se prostram diante de uma arca; mais um “ato profético”. Em seguida, as luzes se apagam, e eles, de mãos dadas, ouvem mais uma palavra emotiva por parte do pastor, e a histeria toma conta do ambiente. Forma-se uma espécie de “corredor polonês”, por onde os discípulos passam para receber uma “nova unção”, precedida de unção literal e abundante. Eles saem do outro lado — encharcados de óleo —, pulando ou dando gargalhadas; alguns até caem ou andam como animais quadrúpedes. Ignora-se completamente o que está escrito em 1 Coríntios 14.37-40. E, ainda antes de entrarem no ônibus, os pastores ungem seus pés. Quase todos saem dali dizendo: “O encontro foi tremendo; agora sim eu sei o que é sentir a presença de Deus”.

Os proponentes do MDA dizem que Jesus priorizou o discipulado “um a um”, em que cada discípulo deve estar debaixo da “cobertura espiritual” de um discipulador — este, segundo seu idealizador, “tem compromisso total de não falar nada para pessoa alguma daquilo que o discípulo confidenciou, a não ser que obtenha primeiramente sua permissão”. Eles também interpretam de modo equivocado a Grande Comissão (Mt 28.19,20), já que supervalorizam o “fazei discípulos”, dizendo que isto “tem que ser priorizado, pois sem dúvida é um assunto de máxima importância” (HUBER, 2016).

Como se sabe, a Grande Comissão abarca evangelização, discipulado e ensino teológico (cf. Mc 16.15; At 1.8). Na ordem “ensinai todas as nações”, o verbo (gr. matheteuo) denota “fazer discípulos”, mas em “ensinando-as a guardar todas as coisas”, o verbo, literalmente, significa “doutrinar” (gr. didasko), o que envolve metodologia e sistematização. E, aqui — diferentemente do primeiro caso — o tempo verbal indica que o ensino teológico, e não o discipulado, deve ser contínuo. Segue-se que as igrejas que priorizam a Escola Dominical e dão ênfase ao ensino teológico, que abrange doutrinas fundamentais como Trindade, Cristologia, Soteriologia, Pneumatologia etc., estão sendo fiéis ao que o Senhor Jesus ordenou!

Quanto ao MDA, como vimos, a ênfase recai sobre prosperidade financeira, batalha espiritual, falsa cura interior etc. Ademais, cada discípulo presta contas a um discipulador, que tem o direito de se intrometer na vida pessoal daquele, em seus negócios, decisões e até em sua vida conjugal! Afinal, quem está em uma determinada escala hierárquica “protege” quem está abaixo dela. Resultado: o discipulador é uma espécie de “anjo da guarda”. Ou, ainda pior: ele usurpa o lugar do Espírito Santo, pois através da “cobertura espiritual” supostamente impede que seu discípulo se desvie da “visão”.

Diante do exposto, não há dúvida de que o MDA (1999) é irmão mais novo do G12 (1983), e que ambos são “outro evangelho” (Gl 1.8). Atentemos, portanto, para o que a Palavra de Deus diz em 1 Coríntios 15.1,2: “vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão”.


Ciro Sanches Zibordi

Artigo publicado no jornal Mensageiro da Paz, ano 87, número 1.581, de fevereiro de 2017


Referências

HUBER, Abe. A importância da igreja local na visão do MDA. In: ZIBORDI, Ciro Sanches. Sim, o MDA é o irmão mais novo do G12. Disponível em: http://www.cpadnews.com.br/blog/cirozibordi/apologetica-crista/199/sim-o-mda-e-irmao-mais-novo-do-g-12.html. Acesso em: 31 dez. 2016.
HUBER, Abe. A visão. Disponível em: http://www.associacaomda.org/a-visao/. Acesso em: 20 dez. 2016.
TOMÁZ, Gilmar Caetano. Um engano chamado MDA. Disponível em: http://admidia.blogspot.com.br/2014/08/um-engano-chamado-mda-o-que-esta-por.html. Acesso em: 14 dez. 2016.

Comentários

Andréa Ribeiro disse…
Excelente texto
Celita Louback Welsch disse…
Amado amigo, pastor Ciro,
Eu anseio pela volta de Cristo e a aguardo para qualquer instante, assim como a morte, que não avisa a hora, entretanto, dianmte de tantos sinais podemos saber que o evento ocorrerá breve. Diante de tanta apostasia, de tanta promiscuidade, de tanto erro, o amor de muitos acabou, e o desprezo pela Palavra, pela verdade, deu lugar para a mentira, o engano... Eu creio que a ira santa de Deus será aplicada implacavelmente contra todos os que praticam a iniquidade e se afastaram , vergonhosamente , de sua presença e destituídos foram da graça. Dói na nossa alma e uma angústia invade minha alma, mas fomos alertados pelo próprio Senhor, pelos discípulos, e hoje um número tão pequeno se mantém fiel. "Achará o Senhor fé na terra?"
Helio disse…
Gostaria de saber se todos os trabalhos em células são assim? ou apenas alguns?
Tenho dificuldades de acreditar
Anônimo disse…
o pior que muitos que se dizem ser Assembleianos querem deixar o modelo deixado por Jesus e seguir essas heresias
Roberto O. Melo disse…
Quase tudo que falou a respeito do encontro com Deus não é verdade.
O povo perece por falta de conhecimento, Oséias 4.6 parte A
Isso não tem nada a ver com o evangelho de Cristo, e sim uma lavagem cerebral demoníaca, criada pelos lobos devoradores, pastores modinhas que fazem de tudo para ver a igreja cheias.

Concordo plenamente com Ciro,
Embora chamada de “cruz de Cristo”, a ênfase da sexta ministração não recai sobre a obra redentora do Senhor. O MDA é antropocêntrico: apresenta Jesus como um homem que venceu mediante uma declaração de fé no Inferno e ignora que Ele venceu o Diabo e suas hostes na cruz (Hb 2.14,15), ao dizer: “Está consumado” (Jo 19.30). Os participantes, então, recebem pregos e oram de braços abertos até sentirem dores e começarem a chorar. Quando abaixam os braços, alguém os ajuda a permanecerem “crucificados”. Antes de o local se transformar em uma discoteca, eles — ignorando os gloriosos efeitos da obra expiatória de Jesus, realizada de uma vez por todas (Cl 2.14,15) — fazem uma lista de pecados e a cravam numa cruz!
Anônimo disse…
Cada um modifica um pouco esses trabalhos, igrejas que conheço adotam o MDA a cada um faz uma pequena mudança.oremos por essa cegueira espiritual , acham que estão dando uma forcinha a Deus para pessoas entrarem no céu.
Anônimo disse…
98% desse texto é totalmente falso. As células, os cultos e o Encontro com Deus não são da maneira como estão descritos, na verdade, não têm NADA do que o texto diz que tem. Ciro, pare de criticar a grama do vizinho enquanto a sua (a Igreja Presbiteriana) está LOTADA de espinhos, ervas daninhas e fungos. Tenho Fé que o Senhor há de, algum dia, abrir seus olhos. Deus o abençoe.
OK, o texto é 98% falso. Mas... qual é o seu nome? Outrossim, sou da Assembleia de Deus e aprendi a distinguir pentecostalismo e de pseudopentecostalismo desde a minha conversão em 1985.
Anônimo disse…
exato!
Se alguém diz que 98% do texto é falso, deveria pelo menos assinar com uma conta válida, e não como anônimo, não é mesmo?

CSZ
Anônimo disse…
quase nenhuma afirmação do texto é verdadeira!!!
Anônimo disse…
O que uma coisa tem a ver com a outra? Eu não tenho nenhum dos recursos utilizados pelo Blogspot para login, por isso só posso responder em anônimo. E outra, não é porque estou em anônimo que o meu comentário merece menos reconhecimento.
Anônimo disse…
Menos teologia e mais Jesus! Menos regras e mais amor! Menos normas e mais Evangelho!
Unknown disse…
isso é mentira. já participei de Vários encontros com Deus e não tinha nada disso. quem está falando isso deve ser um idiota. vi muitos jovens sendo libertos. jovens amaldiçoados pelos próprios pais e pastores. não concordo com isso. mesmo que Deus tenha misericórdia desse que não sabe o que fala. minha vida Espiritual mudou 100% depois que participei do encontro.
Unknown disse…
Assembleana nao5 aguenta ver as Igrejas crescendo através de Células e ficam inventado as coisas que horror. vai ganhar almas em vez de ficar em aqui jogando perde a no telhados dos outros. na vinda do Senhor é que vamos ver bem quem vai e quem fica. A misericórdia do Senhor é a causa que não somos consumidos. vai orar querido e cuidar do seu rebanho.
Unknown disse…
Gostei do titulo: "O que é o MDA e por que preocupa", preocupa pois as igrejas que pregam o Amor estão crescendo, faço parte de uma Igreja na visão do MDA, temos nosso foco em Jesus, temos Escola Ministerial, TADEL(treinamento avançado de lideres) e nossos encontros não são nem próximo do que citado no texto, o disicuplador não se mete na vida pessoal do discipulo, cuidado irmão acho que sua preocupação deveria ser com as pessoas que estão perecendo sem receber a palavra de Deus e não com as igrejas que pregam a verdade. Leia Mateus 7 do 1 ao 5 acho que vai te ajudar.

Deus abençoe.
Prezado Pastor Ciro, a paz de Cristo
Admiro seus escritos e a contribuição de sua obra à Igreja brasileira. Esse texto sobre o MDA, no entanto, me pareceu severo demais com o trabalho do Pr Abe Huber. Respeitosamente meu irmão, na minha humilde opinião, colocar o MDA e o G12 no mesmo saco é um equívoco e uma injustiça. Há inúmeras diferenças entre eles, as quais eu poderia elencar, mas que não o farei para evitar ser prolixo. As reações de alguns irmãos aqui (outras certamente virão) são explicáveis à medida que a descrição que o senhor fez do MDA não corresponde a realidade da grande maioria envolvida nesse modelo. O chamado “Encontro com Deus” se disseminou de forma livre pelo Brasil e hoje é difícil falar de qualquer tipo de padronização. Igrejas sérias, de denominações respeitadas se utilizam dessa ferramenta de forma totalmente diferente da que foi descrita. Por exemplo: a 1ª Batista de São José dos Campos em SP, a Igreja Batista Central de Belo Horizonte e a própria Assembleia de Deus do Amazonas. Bom não quero me estender, apenas dizer que o trabalho do Pr Huber tem recebido o respeito de muitas lideranças no Brasil e penso que isso é justo. Há um vídeo do Dr Shedd elogiando o que viu em Santarém. Então apenas registrando, e volto a dizer com todo respeito a sua opinião, chamar o MDA de “outro evangelho” é um rigor exagerado. Marcos Vieira.
Anônimo disse…
Participei destes desencontros e vi coisas aberrantes, piores das que são relatadas.
É um verdadeiro encontrou com a apostasia.
Malditos sejam seus líderes, que não querem ser arrepender e serem perdoados por Jesus.
Não sou eu, mas a própria palavra os amaldiçoa.
Caro irmão Marcos Vieira, a paz do Senhor.

Grato por seu comentário. Respeito sua opinião, expressa de modo respeitoso e lamento por decepcioná-lo. Mas mantenho o que escrevi porque tenho pesquisado sobre o modelo celular desde o início dos anos 2000.

Em Cristo,

CSZ
Felipe Valentin, leia João 7.24; 1 Coríntios 15.1-4; 2 Coríntios 11; Gálatas 1.6-12; Apocalipse 1-3.

CSZ
Elizabeth Cordeiro disse: "isso é mentira. já participei de Vários encontros com Deus e não tinha nada disso. quem está falando isso deve ser um idiota". E conclui: "minha vida Espiritual mudou 100% depois que participei do encontro".

Wow! Que mudança! Que transformação!

Seu comentário é autoexplicativo. Não vejo necessidade de lhe responder.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo, mais verdade! Identifique-se se quiser continuar comentando aqui.

CSZ
Pastor Ciro!

Parabéns pelo texto.

O Incrível é que pessoas que defendem as nuances destes famigerados encontros, que o charme é o segredo!

Venho examinando este assunto por mais de vinte anos, e MDA, nada menos que filhote do G12!

Os resultados são no minimo horríveis!

Pessoas que ficam á mercê de "Paistor" dentro da tal cobertura espiritual!

Pode haver alguns que adotam parte deste método e nem se envolve com os "Peniel's"e afins!

E por isto afirmam ser falso o seu artigo, mas, é o que realmente acontece!

Voltaremos ao assunto!
Anônimo disse…
Excelente, meu nobre Rev. ZIBORDI.
Como sempre, um primor lê os seus artigos.

Em Cristo,
Pompilho ALVES / evangelista.
Anônimo disse…
Finalmente uma pessoa esclarecida! Deus te abençoe demais!
Anônimo disse…
Finalmente uma pessoa esclarecida! Deus te abençoe demais!
Anônimo disse…
Se o fosse o senhor jogava essa pesquisa no lixo, totalmente inválida, não corresponde com a verdade em nada 😘
Caro pastor e amigo Daniel Acioli,

A paz do Senhor!

Sei que o senhor tem autoridade para falar sobre esse importante. Muito grato por sua valiosíssima contribuição.

Abraços.

CSZ
Anônimo(a), anônimo(a), a-nô-ni-mo(a)!

Se a pesquisa "não corresponde com a verdade em nada", por que estão tão preocupado(a) com ela! Se é tão inútil e pode ser jogada no lixo, por que está tão incomodado(a)?

Identifique-se no próximo comentário, está bom? ;-)

CSZ
prricardoelias disse…
A paz meus irmãos em Cristo o documentário em pauta pelo reverendo Ciro lamentavelmente e verdadeiro sou pastor na igreja o brasil para Cristo , devido a esses encontro com Deus a metade de uma congregação Batista nascional no litoral de sp sairam entristecido com a forma em que é conduzido ,isso muda de igrejas mas o que temos que fazer é orar ao dono da igreja pois só ele pode resolver essa situação Att PR Ricardo Elias
Pr. Zenilton disse…
Prezado irmao . A material acima é mentira...isso não existe.
amigo de Deus disse…
O material acima é verdadeiro. Eu mesmo fui testemunha ocular de todos esses desvios. Esse é um movimento espúrio que trará divisão e confusão em muitas igrejas.
Anônimo disse…
Minha opinião sobre o assunto pode não interessar pois não tenho na boca palavras difíceis ou sem sitar palavras decoradas e versículo bíblicos mas o que sei é que igrejas hj estão mais preocupados em estar certas do sua missão ou obrigação de evangelizar cristãos foco deixa o julgamento de nossas ações e vamos fazer o que é nossa missão levem a paz de cristo e todos os seus preceitos a toda criatura enquanto discutimos aqui jovens e crianças si perdem famílias si desfazem por ações malignas lembrem-se o inimigo de Deus não dormem incessantemente Deus clama evangelizem daime Almas pescadores de homens!
Anônimo disse…
Prezados irmãos. A MATÉRIA acima é verdadeira SIM! EU sou prova. Participei da MDA, Células e o "Encontro do com Deus". Me arrependi amargamente!o povo sofre por falta de conhecimento. "Vamos ler mais a Bíblia Irmãos!!!"
kleber cunha disse…
Tenho percebido que as pessoas que afirmam que a matéria não é verídica estão se revelando, com seus próprios nomes enquanto os que insistem em dizer que é tudo verdade e que inclusive presenciaram tudo isso estão se mantendo no anonimato, penso eu, se é para o bem do povo evangélico Banks então mostrar as caras e se identificar pra dar mais crédito ao assunto.
A bíblia diz que o fruto do espírito não trás confusão e eu ando tão confuso com isso rebelião é como pecado de feitiçaria. Tá ae igrejas divididas crentes rebeldes tem vantagens e desvantagens quem tá certo. A rebelião ta ae.uns concordam outros não. É a essência da igreja primitiva. Ou do pentecostalismo da rua azuza. É por se multiplicaram a iniquidade o amor de muitos esfriaram. Qualidade a parte fundamental da igreja
"Kleber Cunha" (sem perfil = anônimo), identifique-se, de fato, e seja coerente, pois há muitos que se identificaram e são contrários ao MDA. E eu, inclusive, tenho permitido até que o mesmo anônimo se passe por várias pessoas, justamente por respeitar o contraditório.

CSZ
Elizabeth Cordeiro disse:

"isso é mentira. já participei de Vários encontros com Deus e não tinha nada disso. quem está falando isso deve ser um idiota". E conclui: "minha vida Espiritual mudou 100% depois que participei do encontro".

Wow! Que mudança! Que transformação!

Seu comentário é autoexplicativo. Não vejo necessidade de lhe responder.

Em Cristo,

CSZ
Unknown disse…
Meu amigo, li o texto inteiro. O autor tenta colar o g12 no mda. Parece mais um texto para atender aos interesses políticos de sua denominação que está em disputa eleitoral; do contrário, está a demonstrar que não há compromisso com a verdade. Além de ignorar o que tem acontecido, na prática, nas igrejas que tem feito adaptações (nem tudo que dá certo numa igreja, dará em outra) e usado o mda; de crianças a idosos, voltando ao estudo da palavra e à oração. Outra demonstração de desconhecimento é quanto a EBD; que historicamente surgiu como uma forma de evangelismo, mas ultimamente negligenciada pelos crentes históricos, com o mda, a EBD torna a ter importância para o estudo da bíblia, e não apenas em um horário, mas, assim como a oração, de uma forma mais dinâmica e interessante. Me perdoem os que gostaram do texto; Caiam fora; o texto é um engodo.
Meu irmão, caia fora você do MDA enquanto há tempo! MDA é irmão mais novo do G12! Há abundância de vídeos no YouTube com pregações, shows, testemunhos que comprovam tudo o que escrevi! Pesquiso sobre o modelo celular desde o início dos anos 2000! Caia fora! Ainda há tempo! MDA é outro evangelho!

CSZ
Daí para pior.

CSZ
Anônimo disse…
Participei e è bem verdade...sò n colocaram ninguem na cruz...
Leandro disse…
Fiz parte de uma igreja com visão G12 e é exatamente isso o que ocorre nos encontros, logo em seguida você é posto a escola de líderes, em seguida lhe tornam um líder e as cobranças por multiplicações são muito grandes, assim como em uma empresa você é cobrado por resultados, nestas pseudo igrejas as fazem da mesma forma. Lamentável a crise que vivemos.
Unknown disse…
Para a galerinha que diz que o texto fala mentiras, peço que me diga então o nome da igreja de utilização este método de forma coerente com as sagradas escrituras. No início da minha caminha cristã eu fui membro de uma igreja muita conhecida por utilizar estes métodos, a igreja Sara Nossa Terra, e la funciona exatamente igual ao descrito no texto com algumas poucas mudanças na ordem do texto mas no fim tudo o que foi dito é verdadeiro.
Anônimo disse…
Pr. CIRO, o fundador do MDA eh o pr. ABE HUBER que fez um trabalho brilhante em Santarem e regiao amazonica nas decadas de 80 e 90. Pregava o ebangelho genuino! Nao sei como ele foi cair nezza! Pois eh de uma familia de pastores de orogem protestante. Seu irmao Lucas Huber que fundou a Igreja da Paz morreu em 1994 em acidente de aviao ultra leve em 1994 pregando aos ribririnhos. Depois dessa morte o pr. Abe veio a se fncantar com o G12 nao sei pq. Seu outro irmao Gtimothy Huber que eh geande teologo, mora no japao e hoje nâo estah mais ligado ao ministerio do pr. ABE hubet, justamente por disvordar do MDA. HUBER ainda tem outra irmá Angela Huber q tb eh teologa que tbm se desligou da Igrja do pr. Juber por tbm discordar do MDA. AH e a viuva do fundafor principal morto em 1994 conforme disse acima tbm disvorda do MDA. Meu nome eh Marcos Alves e fui membro da Igreja da paz por 20 anos. Ah ezqueci, hoje pastor Abe estah em SP caputal fundando uma igreja daz Paz e a mesma ja tem uns 2 mil a 3 mil mbros em menos de 1 ano. A igreja de Gortaleza q ele dirigia e funfou em 2005 ele deixou nas maos de um pastor auxiliar. A Igreja de Santarem q eh a mae de todas as igrejas da paz e tem 70 mil membros, Hubet tb deixou nas maos de outro padtorligado a ele qdo se mudou para GFortaleza. Uma coisa positiva eles tem: ndo ha traiçao entre eles.
Marcos Alves.
Rosivan disse…
É verdade ja participei pela quadrangula e a maioria das palestras citadas pelo texto de fato acontecen mais lambramos que sao varias as igrejas que trabalham com esse modelo entao a ondem de alguns rituais muda mais na essencia é isso mesmo que o texto fala nao é mentira
Unknown disse…
Pastor Ciro, há anos venho estudando e lutando contra esse modelo de igreja. Na minha cidade há uma mega igreja (Pato Branco - PR) que arrota santidade e até cogitam que se não pertencer e andar juntos com eles Deus não está na vida, hehe, sou assembleiano e não me deixo enganar com esses ventos de doutrinas falsas! Obrigado por seu texto, só reafirma o que tanto tenho estudado é refletido, vou firme até o fim, mesmo que pra isso eu seja taxado como idiota e metido a entendido! Abraços e a paz do Senhor. Ass. Paulo Vinícius
Anônimo disse…
Tudo isso é. Verdade pura verdade na igreja q participei os maridos e mulheres dançavam fank ate o chão. Eles trocao o puro simples evangeevangelho por celular i dizem q se não. Fose de Deus não. Crescia,minha biblia dis q os falsos enganariao a muitos muitos ..
Anônimo disse…
Kkkkk o q adianta a igreja cheias com um monte de analfabeto biblico q não conhece biblia a igreja em celulas estão fora de Deus ie muito.. Onde ja si viu quebra d maldita. .fico tristi ao sabe q tem um monte de pastores negando a morte de jesus ele q quebrou a maldiçao na cruz tudo ele e só para ele...esse nome celula ja to com nojo
Unknown disse…
Isso é a mais pura verdade, trabalhei em mais de 30 encontros cuidando do som, e vi de tudo lá, me arrependo por que a palavra me abriu os olhos e glória a Deus por isso, novamente digo, quem defende ainda esta com a mente cauterizada.....
Unknown disse…
Lamentavelmente, o que se vê sao2 defensores de um modelo criticando outro modelo, penso eu...e me dou esse direiro de ter opinião, que ambos os modelos tem seus prós e contras...o verdadeiro cristão segue a Cristo, e tendo intimidade com o Espirito Santo...ele vai reter o que é bom e abster se do ruim. Vamos falar mais do AMOR de Cristo...isso sim faz a diferença. Pensem nisso!
Ah..pra conhecimento...fui Metodista por 16 anos, fiz pré teológico...por motivos pessoais tive que ir para outra igreja que se reuniam em células...e participei do "encontro". Hj nem uma nem outra.E passei a ser só mais um para os "irmãos".Que amor é esse pregado nos dois modelos???
Silvio Ferreira da Rocha disse…
Ola Ciro não te conheço pessoalmente ,mais confirmo tudo que disse realmente esse esquema se G12, e MDA..é totalmente herege por 15 anos fiz parte do ministério Sara nossa terra e o sistema é o mesmo com poucas variações, ja fui líder de célula, e por muito tempo questionei esses acontecimentos porem, a mais ou menos 2 anos preferi, abandonar esse ministério.. Pois toda a liderança da igreja, não me apoiava e ao contrario se afastou de mim e da minha família..
EDIFICANDO VIDAS disse…
Só igrejas que não conseguem crescer que criticam aff. Pentecostais! Afff.
Unknown disse…
Queridos, a paz de Cristo!!! Muito interessante a reportagem, mas já tive a experiência a um tempo atrás no movimento G12 e também do "Encontro com Deus". Tudo que foi dito acima posso afirmar que parte acontece sim nos encontros e que não sei se foi por acaso, mas tive minha vida transformada. Deus me curou de uma magou que eu tinha com meu pai devido a separação com a minha mãe. Eu acredito que foi obra única e exclusiva do Espírito Santo de Deus, pela forma que aconteceu. Mas vamos para o segundo ponto, recentemente eu estou me congregando em uma igreja batista que usa esse método, o MDA, mas diferente do engessamento do modelo G12, o MDA pode ter modificação no modelo dá Igreja da Paz. Diferente do que foi dito, meu pastor não abre mão dá EBD que é das 9 as 10 horas e após temos o Treinamento de Líderes (TADEU) que são estudos para toda a igreja sobre carácter Cristão, em sua maioria exemplos bíblicos, muita ênfase em Jesus Cristo como o modelo excelente e perfeito. Mas células são expostos os estudos dá mensagem de domingo, que o pastor faz um resumo e passa para os líderes de célula. Nos encontros, que tem o nome de Vida Vitoriosa, nada mais são do que palestras bíblicas, até parecem mais estudos de áreas do carácter Cristão. Por ser uma igreja história vinculada a CBB não existe os batismos com Espírito Santo. Na programação semanal, temos nosso culto de oração e Ensino bíblico as sextas feiras. Com isso, não tenho visto distorção bíblica nessas ações. Vejo que o método, pelo menos para nós, tem sido muito eficaz é bíblico. Nosso pastor tem muito receio desses movimentos. Quem quiser mais informações, pode procurar Igreja Batista Nova Esperança, em Canaã dos Carajás (PA). Fiquem com Deus.
Unknown disse…
A Igreja Batista Nova Esperança em Canaã dos Carajás usa o sistema MDA, mas tem EBD cultos de ensino e oração e nas células, que nada mais são do que cultos nos lares. Igreja de Deus, uma igreja Tradicional, mas que usa o modelo.
Unknown disse…
Perfeito meu irmão Joás, concordo com você. Eu sou membro dá Igreja Batista Nova Esperança em Canaã dos Carajás e é isso mesmo, temos EBD e depois estudo de liderança que é com a igreja toda que tem o foco no carácter Cristão. Temos nossos cultos de doutrina e oração as sextas feiras e nas células, que nada mais são do que cultos nos lares com o intuito de levar a mensagem as famílias. Não veja nada de heresia. Para o modelo G12 concordo em gênero, número e grau. Mas pelo que tenho visto é lido com o modelo MDA, essas críticas não se aplicam.
Unknown disse…
Eu acho que participaram dá celula errada, encontro errado e lugar errado.

Há muitos que se aproveitam, mas o MDA e a visão celular que eu pratico tem a base de ensino dá Palavra e principalmente, Jesus como o centro das atenções...

Renovar o modelo não é alterar a palavra.

Deviam procurar lugares sérios que discipulam, apascentam, tratam, e enviam!

Minha dúvida, o artigo bem mal intencionado... É, por que estão perdendo membro pra essas igrejas?
Mauro disse…
Kkkkkkkkkk
Quem vive a Visão MDA sabe que esse pôster não condiz com a realidade da visão. Viver em Célula não é para pastor preguiçoso e muito menos para pastores centralizadores.
Anônimo disse…
Justamente pelo a ênfase no misticismo. A pessoas são místicas e querem algo tremendo, e para esses que vão o ensino ortodoxo não é suficiente.
neto disse…
Estão perdendo o foco, ficam preocupados com G12, MDA, Assembleia de DEUS, falam, discutem e não se ver falar do principal que o Principe da Paz ' JESUS '. Por que não falar e ensinar o evangelio simples e com conteudo mais proveito, o que tem de pessoas que sabem tudo de DEUS é brincadeira, falem de JESUS por favor, esqueça placa, estratégia, vamos pro evangelio.
Anônimo disse…
Então acho q pode ser até verdade pois existem líderes que mudam a visão. Mas a visão pra quem leva a sério é pregada a palavra de Deus .Não tem nada a ver com o modelo.o MDA é transmitido e o líder pega e aplica . Só que muito que já estão fora dá bíblia coloca coisa que não existem nele. Mas não podemos culpar o MDA é sim a pessoa que utilizou de maneira errada .
Daniel Marcos disse…
"Perdendo membros pra essas igrejas", "renovar modelo"... me senti lendo algum relatório comercial lá do meu trabalho!

Seria engraçado se não fosse trágico. De todo modo, é de retinir os ouvidos, mas estava previsto o joio misturado ao trigo. Apenas a Escritura se cumprindo.
Unknown disse…
Paz , sou membro da igreja da paz de São Vicente na visão Mda , sobre o encontro com Deus há um exagero nos comentários, pois não há andar como animal, cura interior etc , fui e vi seriedade no encontro, enfim muitos boatos são falados para afirmar tais palavras . Deus abençoe
Unknown disse…
O MDA,G 12, VISÃO CELULAR É A PRATICA DE UM EVANGELHO ANÁTEMA GL.1.8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
SEM FUNDAMENTO.
VOCÊS PRECISAM É NASCER DE NOVO.
MARCELO ANDRADE.
PRONTO FALEI
Misael disse…
Graça e paz meu amado pr. Ciro.

Meu nome é Misael, e acabei de vir de um retiro, no caso é chamado de outro nome e é o segundo retiro.

Quanto ao primeiro que fui, muitas das coisas mencionadas acima aconteceu, não com um grau de exagero, pois meu pastor eu entendo que é um pastor tradicional e que creio ser bem intencionado e tentando pegar o lado bom e está aderindo a este modelo de MDA. Vejo, na minha percepção que muitas coisas são boas, mas o problema que vejo é justo este, no meio de alguma coisa boa está a ruim, e ai é que pega preço....
Vim deste retiro de final de semana e 70 % me incomodou, parece mensagens de alienação, submissão total a liderança e a "visão".

Olha, me criei na igreja, já vi bastante coisa, e a tempo me preocupa a ladeira que estamos descendo....

Tem coisas boas, mas o joio está misturado, ai é que devemos saber discernir e filtrar o que é bom, se não vai estar contaminado, bom o tempo dirá ......

Um abraço a todos...
Anônimo disse…
Bom dia Pr...
Sou Debora e eu gostaria de saber como refutar isso tudo...meu Pastor aderiu ao MDA e não sou a favor ...mais tbm não tenho muito material para refutar ...ou vc aceita ou está fora da igreja , essa é frase ...me ajuda por favor
meu email...extintorescostaoestemcr@gmail.com
Anônimo disse…
Fiz parte disso durante um tempo, e agora que saí não consigo desejar esse sistema para a vida de ninguém.Precisamos orar e lutar para que esse movimento vá embora do nosso país.
Anônimo disse…
Tudo verdade.
Unknown disse…
graça e paz amados sinceramente vou falar de mim eu era ruim , uma mulher que bebia , que fumava , e depois do encontro com DEUS eu sou uma nova mulher , minha igreja trabalha com discipulado um a um ,e conheço o amor de cristo e o agir do espirito santo em minha vida , sou uma otima mãe , tenho visto o agir de DEUS em minha vida .
Unknown disse…
Esse cara, nem pastor de Deus é, muito previsível, não conhece a visão e posta asneiras, idiotices. Que Deus tenha misericórdia da rua alma.
Unknown disse…
Olá queridos sou um profundo conhecedor do MDA pois durantes alguns anos o adotei .
Hoje não estou adotando mais nenhum modelo como estes, embora podemos aprender com todos.
No que vi nos encontros não existia nada do que o Pastor Ciro refutou, só se o amado pastor viu isso feito por alguma Igreja.
O que te garanto é que o MDA é bíblico, tem teologia,tem muito estudo biblico, nos encontros não acontece isso mencionado pelo Pastor Ciro.
A única coisa que discordo no MDA e outros modelos semelhantes há estes é certa pressão em forçar as pessoas a cumprirem metas e alvos dentro do prazo estabelecido pelos líderes, isto eu discordo por que o crescimento da Igreja deve ser Natural.
Unknown disse…
Olá queridos sou um profundo conhecedor do MDA pois durantes alguns anos o adotei .
Hoje não estou adotando mais nenhum modelo como estes, embora podemos aprender com todos.
No que vi nos encontros não existia nada do que o Pastor Ciro refutou, só se o amado pastor viu isso feito por alguma Igreja.
O que te garanto é que o MDA é bíblico, tem teologia,tem muito estudo biblico, nos encontros não acontece isso mencionado pelo Pastor Ciro.
A única coisa que discordo no MDA e outros modelos semelhantes há estes é certa pressão em forçar as pessoas a cumprirem metas e alvos dentro do prazo estabelecido pelos líderes, isto eu discordo por que o crescimento da Igreja deve ser Natural.
Unknown disse…
amado pastor Ciro. Sou assembleiano desde criança e nossa igreja aderiu essa visão mda. Foi a melhor coisa que fizemos. O amado está equivicado, pois não conhece profundamente o mda. Estude mais,queridão ��
Thimoteo disse…
Eu faço parte de uma Assembleia com visão MDA. Na minha igreja tem EBD, tem 3 cultos aos domingos, tem virgília todas as sextas, tem orações à tarde, tem hino da harpa, tem estudos. Não vejo os pastores ou liderança com anseios excessivos de crescimento. Os encontros são ministrados com intuito de trazer pessoas para cristo através do arrependimento, e isso vejo que vale pra muitos "crentes velhos". Lá não tem aberrações. Lá, a preocupação é com a qualidade, ganhar vidas, porém cuidar delas e não importa a quantidade. O discipulado 1 a 1, faz isso com maestria, porque eu não conheço um pastor que consegue se dedicar 100% a todas as ovelhas. Claro que, existe um grande preparo para que pessoas possam liderar e assumir responsabilidades de cuidar de outros.

Não conheço o autor do texto, mas compreendo que o texto se baseia num prejulgamento de acordo com vários movimentos que fogem totalmente do contexto principal, JESUS.

Entretanto, não podemos generalizar. É necessário sabedoria para implementar qualquer coisa nas igrejas. Nasci num berço cristão, minha avó é pastora, minha familia toda envolvida com a igreja desde cedo, então posso dizer que já vi de tudo entre diversos movimentos cristãos, e posso lhe afirmar, que deve-se ter cuidado com a generalização, ainda existem igrejas que utilizam o melhor das visões, sem perder a essência.

Att,

Thimóteo.
Sim, foi colocado exatamente como é,literalmente,... só não concordo com, os pré julgamentos, inserido e colocados ,junto com os fatos, ...fui muito tempo contra essa visão, (celular),pelo fato de mexer no meu ego,.fui assembleiano por muito tempo,e hoje compreendo,o que é criar raiz, e o que é ser apenas religioso.
Temos que matar nosso égo,todos os dias, e parar de mínimo,e ficar julgando outras denominações.
Sim, foi colocado exatamente como é,literalmente,... só não concordo com, os pré julgamentos, inserido e colocados ,junto com os fatos, ...fui muito tempo contra essa visão, (celular),pelo fato de mexer no meu ego,.fui assembleiano por muito tempo,e hoje compreendo,o que é criar raiz, e o que é ser apenas religioso.
Temos que matar nosso égo,todos os dias, e parar de mínimo,e ficar julgando outras denominações.
Unknown disse…
Amados vejo uma coisa terrível acontecendo estamos nos atacando, se fazemos parte de um mesmo reino, coisa damos espaço para o verdadeiro inimigo.
Amo tudo que sinto Jesus Cristo presente, mas vejo homens lutando não por Jesus mas por suas ideias e maneira de pensar um abraço a todos Jesus e o único caminho( Juarez Silva Soares Belo Horizonte - MG)