Muitas passagens neotestamentárias — especialmente 2 Coríntios 9 — têm sofrido na mão de homens como Mike Murdock. Segundo ele, o Novo Testamento nos ensina a “semearmos” dinheiro para “colhermos” mais dinheiro. Sua tese é simples e, aparentemente, convincente: Quem planta sementes de laranja, colherá muitas laranjas. Quem “semeia” dinheiro “colherá” muito dinheiro. E quem “semeia” muito dinheiro “colherá” muitíssimo dinheiro.
A visão desse “homem mais sábio do mundo” sobre o Evangelho é reducionista. Para ser mais claro, ele prega “outro evangelho” (2 Co 11.4), que induz os incautos a acreditarem que a vida cristã se limita a “semear” e “colher” dinheiro, bens e riquezas.
Conquanto Deus abençoe quem contribui para a sua obra, o texto de 2 Coríntios 9 e seu contexto imediato mostram que o ensino de Paulo visava a motivar os cristãos a ofertarem, antes de tudo, movidos por generosidade e alegria, e não por necessidade, como que desejando “colher” mais do que foi “semeado” (v.7).
Paulo apresentou a lei do “semear e colher” com a intenção de despertar os crentes de Corinto para o auxílio generoso aos pobres. Seu ensino nada tem a ver com desafios para obter riquezas ou para comprar aeronaves, casas, carros, etc. Quando ele motivou os coríntios a serem generosos em favor dos santos de Jerusalém, era notório que estes passavam por sérias dificuldades (2 Co 9.1-5). Os apóstolos haviam solicitado a Barnabé e Saulo que se lembrassem dos pobres (Gl 2.9,10), e eles trouxeram uma contribuição de Antioquia a Jerusalém (Rm 15.25-32).
Foi com base nesse contexto que Paulo disse aos crentes de Corinto: “Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Co 9.6). Ele desejava que os coríntios contribuíssem com espontaneidade e alegria, e não por causa do que receberiam em troca. Mas também deixou claro que, a despeito de a motivação do salvo para ofertar não ser interesseira, Deus abençoa os generosos.
Se o que nos estimula a contribuir para a obra do Senhor é prioritariamente a generosidade, por que Murdock e seus discípulos usam de poder de persuasão e pressão psicológica? Recentemente, num programa de televisão, esse “doutor” norte-americano (como se tivesse a certeza de que os seus admiradores estavam hipnotizados) ordenou: “Eu quero que você vá ao telefone, saia da sua cadeira, saia do seu sofá. A obediência retardada se torna uma rebelião”.
Murdock não merece crédito, pois torce o princípio da generosidade e estimula os crentes a “semearem” interesseira e egoisticamente. Ele ignora ou despreza o que está escrito em 2 Coríntios 9.10,11: “aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça; enriquecendo-vos em tudo para toda a generosidade”.
Por que Murdock e todos os propagadores da teologia da prosperidade fazem questão de citar versículos bíblicos? Porque sabem que, se convencerem as multidões incautas de que eles são ensinadores compromissados com a Palavra de Deus, serão atendidos por elas em seus desafios milionários.
O evangelho pregado por Mike Murdock nada tem a ver com o verdadeiro Evangelho. Esse famoso palestrante, infelizmente, faz parte do seleto grupo de telemilionários que andam pelo mundo espalhando invencionices, como: “Jesus nasceu numa estrebaria porque os hotéis de luxo estavam todos ocupados”; “Sua roupa era da moda, sem costura”; “Ele entrou em Jerusalém de ‘BMW’, pois o jumentinho era o melhor transporte da época”; “Por que ele tinha um tesoureiro? Porque arrecadava muito dinheiro”, etc.
Se o leitor não estiver convencido de que Mike Murdock tem pregado “outro evangelho”, leia os grandes ensinamentos do Mestre dos mestres contidos em Mateus 5-7,24,25, João 13-17 e Apocalipse 2-3. Verifique se o Senhor Jesus estimula os seus servos a buscarem riquezas materiais. Atente também para o alerta da Palavra do Senhor acerca dos falsos mestres, avarentos, que, mediante “palavras fingidas” (2 Pe 2.1-3), falsificam a Palavra do Senhor (2 Co 2.17), a fim de enriquecerem (1 Tm 6.8-10; Ef 5.5).
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
O evangelho de Cristo tem sido trocado pelo prazer e desejo do homem.
É facíl pregar o que é só "semear", mas e o ide de Jesus? As pessoas só estão atrás do bem estar financeiro, já das almas perdidas pelas quais Cristo morreu...
Agradeço a Deus pelos sempre oportunos e bem elaborados post´s de seus blog. Eles são sempre de grande edificação.
Um grande abraço e a Paz do Senhor.
Abraços!
Realmente ele é o homem mais Sábio Segundo o Mundo!
Muito bom o que vc disse. Sabe que eu acho que aquilo que a IURD, em especial o Edir Macedo faz muito pior do que isso. Lá eles mandam a pessoa dar tudo o que ela tem, ficar sem nada. Dai eles falam que quando a pessoa faz isso ela fica na dependência de Deus, e Deus é OBRIGADO a se manifestar. Ou é tudo ou é nada. Ou Deus existe ou você taca fogo na Biblia e isso tudo é uma palhaçada.
É exatamente assim que eles falam.
Fique com Deus
T++
Luciano Lourenço
Não lhe devo satisfações quanto à obra que tenho feito para Deus, pois é a Ele que tenho de apresentar, e não aos homens (2 Tm 2.5; Gl 1.10).
Use uma conta válida, identifique-se claramente e exponha sua opinião sem ataques pessoais, na próxima vez, caso queira ver seu comentário publicado aqui.
CSZ
A paz de CRisto, o Nosso maravilhoso Senhor!
Mais uma vez, sinto a satisfação em ler a sua matéria.
Falar de Mike Murdock, nesta postura, significa hombridade espiritual e compromisso com o Rei dos reis.
Se nestas suas palavras diretas e contudentes, muitos não desistirem desta armadilha falaciosa, pergunto o que fazer?
Claro que o mínimo que podemos fazer é lembrar... lembrar... lembrar... e persistir sem titubear diante deles, por causa do impulso que o Espírito Santo nos concede.
Que o Senhor seja contigo, nobre atalaia,
O menor de todos os menores. Um Tradicional Pentecostal.
Bíblico e Verdadeiro sem perder a graça
Poucas igrejas podem pregar isso hoje em dia sem estar enquadradas neste pecado, roubar os pobres, e usar a maior parte do dinheiro para sustento pastoral e aluguel de templo e não para os necessitados.
Paz seja com todos.
Anderson
pare com isso pastor
pare de pregar a verdade
se continuar desse jeito seu aero ciro nao vai decolar nem no pensamento
sua cobertura de predio inteiro na beira mar do rio de janeiro nao vai sair mesmo
muito menos sua ilha particular ou melhor seu pais particular e o planeta que todo grande pregador do outro evangelho pretende comprar nao vai se realizar
pelo que esotu vendo pastor voce nunca sera consagrado a serafim, querubim ou arkanjo e creio que nao tem a menor chance de concorrer a 5º pessoa quintrindade
Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor a luz da bíblia.
Afinal de contas, nem Make Murdock e nem Morris Cerullo são dignos de credibilidade, pois comercializam o evangelho de Cristo na maior cara de pau. Estive outro dia vendo um vídeo de um programa de um certo telepregador - não me pergunte o nome - (risos), em que o tal telepregador dizia ter aprendido muito, tanto com Murdock como também com o Cerullo, realmente, pois ultimamente esse telepregador tem colocado em pratica seus aprendizados, pois tem feito cada apelo "$$", que chega a dar medo.
Mas cabe a nós ficarmos atento, pois a bíblia diz: tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Cl 2-8.
Fica na Paz!
Gostei muito, continue divulgando a verdade sem medo, pois Deus é contigo, varão valoroso.
Não repare os erros ortográficos, pois eu sou péssimo nisso, estou aprendendo ainda, risos...
Parabéns mais uma vez pelo excelente artigo! Infelizmente muitos crentes tem aderido à estes "ensinamentos" falsos e interesseiros, pois na verdade estão piores do que os ladrões que vendiam no templo conforme relatado em Marcos 11:15,16 e 17! São "oradores" com falas persuasivas, cautelosas para não perderam um centavo se quer!
E o que dizer "daqueles" que usam a tribuna para enganar sabiamente o povo? Usam a psicologia para incentivá-los! Que Deus tenha misericórdia, e jamais devemos nos cansar de anunciar o Evangelho Genuíno, pois é nele (no Evangelho) que descobrimos a justiça de Deus, conforme descrito em Romanos 1:17. Que surpresa terão os falsos pregadores da "teologia da prosperidade" no dia do Arrebatamento!
Tomemos cuidados com aqueles que dizem serem "grande pregadores"!
Fraternalmente,
Pb. Adriano Aoki
Blog:www.pbadrianoaoki.blogspot.com
Partilho integralmente da sua opinião
há muito tenho alertado meus alunos de EBD sobre as alianças do Pr. Silas Malafaia, e o lixo que esta virando o seu horário na TV que deveria ser usado para pregar O Verdadeiro Evangelho.
Tanto o ""DR""Mike Murdok com suas pérolas de sabedoria como o Sr. Morris Cerullo mais o senhor Silas Malafaia são servos do engano pois divulgam o ""OUTRO EVANGELHO"" há um outro chamado Mylles Monroe qua algum tempo atrás participou de um seminário promovido pelo Sr. Silas
tive a oportunidade de assistir um dos videos, e não foi dificil flaga-lo em inúmeras heresias, essas são as alianças do Sr.Silas que pode ser considerado como um dos maiores destaques faz questão e pregar uma palavra misturada e acaba por enganar o povo de Deus.
Fernando Silva
Quanto ao artigo, concordo plenamente com sua posição. Porém, creio que o Murdock, vêm aqui a convite de alguém.E, esse alguém é o responsável, por essa "SEMEADURA" de ervas daninhas. Fique na Paz!
Pior do que ir a um estádio assistir a uma partida de futebol é estar no templo, no horário de culto, assistindo a exibição de grupos musicais, bandinhas e cantores individuais góspeis, cujas melodias só enaltecem ao homem, ao invés do criador;
Pior do que ir a uma missa é estar no templo no horário de culto, sendo quase que obrigado a assistir “os pregadores de plantão”, saírem totalmente do texto sagrado, quando o lêem, e entrarem na área do emocionalismo, abusando de Dons Espirituais, tais como: Línguas Estranhas e Profecias, que na maioria das vezes não passam de línguas forjadas e profetadas;
Pior do que ir a um parque de diversão é estar no templo no horário de culto, o que deveria ser um ambiente de adoração, e ter que assistir a encenações de grupos de coreografias que em nada diferem dos que se apresentam muitas vezes nos programas animados de televisão. Em algumas ocasiões, inclusive as vestimentas que são usadas fazem até vergonha;
Pior do que ir a um circo é permanecer no templo durante uma, duas ou mais horas, assistindo (porque é isso mesmo que se faz hoje na maioria das vezes), os mensageiros tipos palhaços que, pelo fato de não terem mensagem e muito menos conhecimento bíblico, ocupam todo o tempo que lhes é dado, fazendo gracejos e levando os crentes incautos ao delírio. E, ainda há aqueles que falam línguas (línguas?) e dizem glória, em alto e bom som;
Quer se aceite ou não, tais conclusões se fundamentam no fato de que nos dias atuais, está se tornando cada vez mais difícil sair de casa para ir ao templo, repita-se, em horário de culto, visto que na maioria das vezes o espaço que deveria ser de adoração, tem se tornado num ambiente em que o que se percebe e se pode vê são modismos, invencionices, estrelismos, além da ênfase que se dá aos “hinos” recheados de heresias. E o que é pior: nossos líderes estão assistindo a tudo passiva e silenciosamente, como se nada estivesse acontecendo. Aliás, muitos deles até recomendam esses indivíduos (de ambos os sexos) que, na ausência de seus líderes, “casam e batizam” se não tiver quem os corrija. Já chega de ôba, ôba.
Na mesma simetria, os púlpitos estão sendo entregues àqueles que muitas vezes se apresentam travestidos de pregadores e cantores, que na maioria das oportunidades só causam tristezas e repugnância aquém chega ao templo para ouvir uma mensagem que tenha sabor, conteúdo e fundamentação bíblica.
Tá na hora de os nossos líderes começarem a coibir tais abusos, doa a quem doer. Penso que essas pessoas descomprometidas com Deus e sua Palavra, não merecem sequer ter oportunidade. Infelizmente, há na Igreja aqueles obreiros precipitados demais que, inclusive quando vêem chegar alguém visitante, quer seja conhecido ou não, a primeira coisa que fazem é conduzi-lo ao púlpito. Isto não é correto. Precisamos ter sabedoria para melhor servirmos ao Senhor! Que Deus se apiede de sua Igreja nestes últimos dias.
Alguém deve saber alguma coisa do passado deste homem. Por exemplo: o Pr. Ciro diz que foi 'discípulo' do Pr. Bícego. Meu pai diz ser discípulo do Pr. Luiz de França Moreira. Conheço outros que invocam ser discípulos de grandes Homens de Deus.
E esse Murdock, quem é o seu mentor espiritual?
Acho que assim a gente acaba de vez com essa ladainha! Certo?
www.cwmarinho.blospot.com
Que DEUS prossiga abençoando a sua visão de Reino, amém.
nossa igreja tem sido envadida por essas perniciosas doutrinas, ontem mesmo tinha um pregador pregando triufalismo, essa história vc pode vc ñ é calda é cabeça enfim, depois tudo acaba na questão do semear muita grana.Não vamos nos deixar levar por isso vamos combater o bom combate, Caro Pastor, o senhor não estar só nessa batalha, vamos dar as mãos e juntos venceremos esses telenganadores. conte comigo graça e PAZ.
nossa igreja tem sido envadida por essas perniciosas doutrinas, ontem mesmo tinha um pregador pregando triufalismo, essa história vc pode vc ñ é calda é cabeça enfim, depois tudo acaba na questão do semear muita grana.Não vamos nos deixar levar por isso vamos combater o bom combate, Caro Pastor, o senhor não estar só nessa batalha, vamos dar as mãos e juntos venceremos esses telenganadores. conte comigo graça e PAZ.
O resultado vai ser a importação de doutrinas menos a exportação;
A Teologia da prosperidade está assim porque o resultado do BCD é bastante positivo;
César Filho, 20 anos, Fortaleza-CE
Meu Blog:
http://ircesarfilho.blogspot.com
Rev.Cleiton Gomes - "Compromisso com o Deus da Palavra, com a Palavra de Deus e com o próximo."
Paz e graça!
É uma pena os crentes de hoje não atentarem para as palavras do mestre,sobre os profetas e ensinamentos.Estamos nos tempos do fim e temos que ser bereanos e pedirmos a Deus dicernimento.Dou gloria a Deus por homens como o Sr,o Pr Guedes e nosso Pr Jecer Goes.
Ótima análise, em forma de artigo. Gostei.
Devemos denuncias esses "pastores" materialistas, triunfalistas, etc.
E aqui no Brasil infelizmente há um bando de discípulos de Murdock, Cerullo, Hinn e outros pseudopregadores da prosperidade(a falsa).
Deus o abençoe!
Esses dias atrás estive em um culto na Ass. de Deus em Sorocaba, e confesso que senti enorme vontade de sair correndo de lá na hora da mensagem, mais parecia "massagem" do que mensagem, a palavra só tinha jargões como: "- Você pode, você faz, você é vitorioso, você vai comer o melhor desta terra, você e você e você e você e você e você... foram tantos "você" que "tentei" me colocar no lugar de Jesus naquele instante e "tentar saber o que Ele estava pensando naquele momento. Amado irmão, essa falaciosa teologia da prosperidade é como um cancer em nossas igreja! Está dificil encontrar uma igreja que pregue a palavra de Deus genuina. Socorro Senhor Jesus, até quando?!
Abraço
Não tenho um título pomposo como o seu: "reverendo". Mas procuro ter compromisso com a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.
Com todo o respeito, diga o que me disse ao Senhor Jesus, pois Ele condenou as heresias e a conduta dos enganadores (Ap 2-3; Mt 23). E Ele é o meu paradigma (1 Jo 2.6). O que o irmão pensa a respeito do apóstolo Paulo? Já leu 2 Coríntios 11? Já leu Gálatas?
Outrossim, meu dever é defender o Evangelho (Fp 1.16). E estou fazendo isso com ética e respeito. Mas o irmão não é obrigado a concordar comigo.
Em Cristo,
CSZ
Não é preciso ir muito a fundo nos versículos bíblicos, para ter confirmação de que esse evangelho é diabólico e terreno. O deus desse povo é mamon e toda sua glória terrena. Servem ao seu próprio ventre, mascaram o verdadeiro evangelho pelo engano de seus corações ambiciosos e cheio de malícias.
Ai nos perguntamos: será que as pessoas que seguem eles não vêem isso?
Os que seguem esse tipo de doutrina são do mesmo jeito, só se aproximam de Deus pra pedir, não compreendem a mensagem da cruz. Nunca perdi meu tempo diante de pregações de pessoas como esse homem. O que Deus espera de nós não é uma conta gorda no banco. No céu Ele não vai olhar pra mim e dizer: ficou satisfeito com o carro do ano que te dei e apartamento na beira da praia? Me da aqui teu cartão de crédito pra todos aqui verem como te abençoei. O Deus que sirvo não é esse ai. Que barganha com homens soberbos e que cede diante de seus gritos e exigências.
Parece que vivemos, também, uma era de "cristianismo violento" a julgar pelos comentários daqueles que discordam de uma opinião (ainda que biblicamente avalizada). Talvez isso se prenda a um profundo desconhecimento da Palavra de Deus ou à defesa cega de um mensagem que não penetra no coração, mas satisfaz a vontade humana. Por isso mesmo, multiplicam-se os tais "pregadores".
Prossiga e fique com seu coração na Paz do Senhor Jesus
Esta assembléia do vídeo é uma força aqui na baixada santista, e infelizmente de igreja séria passou a ser tratada como uma adepta da teologia da prosperidade e da angelolatria. Infelizmente a mesma foi contaminada pelo Oriel de Jesus ( só no nome) e agora vive de falar de anjos e de pedir dinheiro aos fiéis e obreiros. Ela tem algo chamado alvo, que nada mais é do que as congregações terem de pagar para a sede em Santos alguma quantia pedida a mais, e que deixa os pastores e dirigentes loucos atrás desse dinheiro. Até os departamentos ( mocidade,jovens,circulo de oração,novos convertidos,missões) tem de pagar para trabalhar( tem de levar uma quantidade fixa por mês para a sede, e se não levar esta fora do trabalho).
É uma tristeza ver uma igreja séria se tornar uma vergonha para o evangelho.
Segue link de um vídeo ( não caiam para trás ao verem).
http://www.youtube.com/watch?v=0E_71XuZRlU
http://reformacrista.blogspot.com/
O novo blog apologético.
Pastor, ja conhece a campanha "cem vezes tanto"? Ela funciona assim, o dirigente oferece aos irmãos notas de todos os valores(sem valor real) e a nota que o irmao pegar, ele deposita na salva uma de mesmo valor porem verdadeira, assim, pela fé Deus dá cem vezes a quantia que este escolhera da nota!
Quanta coisa não acha? Se Jesus demorar mais um pouquinho vão começar a financiar terreno no céu... kkk, Um abraço em Cristo. Augusto.
Concordamos com sua preocupação, à luz da Bíblia, contra o comportamento daqueles que defendem com unhas e dentes a teologia da prosperidade.
É lamentável, mas é público e notório, hoje em dia principalmente, vermos pastores que eram contrários a tal prática,defenderem-na como nunca.
Acontece,todavia, apesar de alguns não a defenderem de maneira aberta, mas o acúmulo de bens adquiridos com os dízimos e ofertas das ovelhas,diz-nos o contrário.
Há um grande divisor de águas entre muitos discursos que ouvimos com a prática do dia a dia.
Em Cristo,
Tadeu de Araújo
embora esteja escrito em Joao 7.24, "Não julgueis segundo a aparencia mais sim segundo a reta justiça". Cá entre nós, ta mais do que na cara, ou seja, na aparencia que esse senhor é um lobão!
como diz o Pastor Ciro
Amem?
Estes são a causa de muitos serem consumidos.
Triste saber que ainda se denominam reverendos.
Pura tristeza. Tristeza pura.
o Senhor nos ajude contra estes que não conhecem a Palavra de Deus e muito menos o Deus da Palavra.
Ai... Ai... Ai...
O Senhor seja contigo, nobre atalaia pastor Ciro Sanches Zibordi,
O menor de todos os menores. Um Tradicional Pentecostal.
Disse o pegador que a um ano atrás tinha um carro caindo os pedaços,então ele o deu em oferta e no ano seguinte Deus o deu um 0km.
Disse também que as primeiras 60 pessoas que ofertassem acima de 200 reais receberiam suas bençãos em 1 semana, e quem não pudesse pagar á vista teriam varias maquinas de cartão de credito para parcelar.
E por aí vai! Foi uma decepção!
Louvo a Deus pelo seu Santo Espirito que me ensina a reter apenas o que os verdadeiros pastores pregam,isto é:sempre observando a Bíblia.
Deus continue abençoando a sua vida, a sua família e o seu ministério. Sei que são muitos os comentários de elogios a sua pessoa por causa da maneira como Deus o tem usado e, sei também que o pastor Ciro tem estrutura suficiente para administrar os elogios aqui direcionados a sua pessoa, Nós o elogiamos pastor Ciro, porque reconhecemos que a mão do Deus dos céus é sobre a sua vida. Deus o abênçoe em nome de Jesus.
Meu blog é www.ebdbrasil.net
Quase todas as postagens do meu blog são minhas, mas duas das últimas postagens eu gostei muitíssimo! Por isso, queria sua permissão para postá-las em meu blog!
Fica na paz do Senhor Jesus!
O que nós devemos semear cada vez mais é o amor para com as almas,e nos esforçarmos sobremaneira para ganhar mais e mais almas para o REINO de DEUS, sempre na direção do ESPIRITO SANTO.E não nos esqueçamos das SAGRADAS ESCRITURAS:
"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo.Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 Jo 2-15.
"Filhinhos,guardai-vos dos ídolos." 1 Jo 5-21.
Quais serão os ídolos que muitos de nós estão amando, e colocando no lugar que só pertence ao SENHOR?
Que DEUS vos abençõe grandemente,em NOME do Nosso SENHOR JESUS CRISTO.
O que nós devemos semear cada vez mais é o amor para com as almas,e nos esforçarmos sobremaneira para ganhar mais e mais almas para o REINO de DEUS, sempre na direção do ESPIRITO SANTO.E não nos esqueçamos das SAGRADAS ESCRITURAS:
"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo.Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 Jo 2-15.
"Filhinhos,guardai-vos dos ídolos." 1 Jo 5-21.
Quais serão os ídolos que muitos de nós estão amando, e colocando no lugar que só pertence ao SENHOR?
Que DEUS vos abençõe grandemente,em NOME do Nosso SENHOR JESUS CRISTO.
Pr Silas o senhor é um homem inteligente, sai dessa.