Halloween não é brincadeira, e Reforma é coisa séria


Muita gente não sabe, mas o Dia das Bruxas, o Samhain ou Halloween, Ano Novo céltico (31 de outubro), tem uma conexão com o Dia de Todos os Santos da Igreja Católica Romana. Este era originalmente celebrado em maio, e não no primeiro dia de novembro.

No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja.


Foram os imigrantes europeus, especialmente os irlandeses, que introduziram o Halloween nos Estados Unidos. Hoje, o Dia das Bruxas
 é muito importante para os lojistas, inclusive no Brasil. Salém, em Massachusetts (Estados Unidos), é a sede da bruxaria norte-americana. Ali celebra-se, na época do Halloween, o Festival da Assombração, para expandir a temporada turística de verão. Tudo parece uma grande brincadeira, mas — conscientemente ou não — os participantes dessa festa estão se envolvendo com o ocultismo e o satanismo.

Por outro lado, algumas denominações evangélicas, além de realizarem festas similares às juninas (o que já é um absurdo), estão promovendo também, no fim de outubro, uma espécie de Halloween, decorando o ambiente com abóboras, etc. Elas alteram o nome da brincadeira satânica para Jesusween ou Elohin! Aos pastores destas igrejas quero apresentar um motivo melhor para festejar.


Em vez de comemorarem o Dia das Bruxas, os pastores que se prezam deveriam se lembrar da Reforma Protestante. Na manhã de 31 de outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero — sacerdote romanista, professor de teologia e filho de um minerador bem-sucedido — começou a questionar de modo mais contundente a Igreja Católica e a atacar a autoridade do papa.

Lutero, então, afixou na porta da Catedral de Wittenberg (pronuncia-se vitemberk) um pergaminho que continha 95 declarações. Estas, conhecidas como teses, eram quase todas relacionadas com a venda de indulgências (pacotes caros pagos pelo perdão, inclusive das pessoas que já haviam partido para a eternidade).


Em junho de 1520, Lutero foi excomungado por uma bula — decreto do papa que continha o seu selo oficial. Em dezembro do mesmo ano, com ousadia, ele queimou esse documento em reunião pública, à porta de Wittenberg, diante de uma assembleia de professores, estudantes e o povo. No ano seguinte, foi intimado a comparecer ante as autoridades romanistas, em Worms. E declarou: “Irei, ainda que me cerquem tantos demônios quantas são as telhas dos telhados”.


No dia 17 de abril de 1521, Lutero apresentou-se à Dieta do Concílio Supremo, presidida pelo imperador Carlos V. Para escapar da morte, teria de se retratar. Mas ele não faria isso, a menos que fosse desaprovado pelas próprias Escrituras. E asseverou perante todos: “Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém”.

Considerado herege, ao regressar à sua cidade Lutero foi cercado e levado por soldados ao castelo de Wartzburg, na Turíngia, onde ficaria “guardado”. Ali, ele traduziu o Novo Testamento para o alemão, obra que, por si só, o teria imortalizado. Ao regressar a Wittenberg, reassumiu a direção do movimento a favor da Igreja Reformada, e a partir daí os princípios da Reforma Protestante se espalharam por toda a Europa, com ajuda de homens de valor, como Ulrico Zuínglio, João Calvino, Jacques Lefevre, João Tyndale, Tomás Cranmer, João Knox, etc.


Assim como muitos teólogos estão fazendo hoje, os católicos romanos haviam substituído a autoridade da Bíblia pela autoridade da igreja. Eles ensinavam que a igreja era infalível e que a autoridade da Bíblia procedia da tradição. Os reformadores afirmavam que as Escrituras eram a sua regra de fé, de prática e de viver, e que não se devia aceitar nenhuma doutrina que não fosse ensinada por elas. A Reforma devolveu ao povo a Bíblia que se havia perdido, passando a considerá-la a fonte primária de autoridade.


Nesses tempos difíceis, em que muitos estão brincando com o pecado e até com festas satânicas, quantos cristãos sérios estão dispostos a protestar contra as heresias verificados entre nós (2 Pe 2.1; At 20.28), à semelhança de Lutero?

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Sergio disse…
Pastor Ciro, mais uma vez, uma explanação equilibrada da Palavra de Deus, alertando o povo cristão dos perigos das festas pagãs. Que Deus continue lhe abençoando!
Parabéns Pastor Ciro por mais uma postagem, esclarecedora e edificante, muitos cristãos não sabem nem um pouco a respeito da reforma, e o motivo que levou Lutero a fazê-la.Parabéns.
Izaldil Tavares de Castro disse…
Amado irmão e amigo, Pr. Ciro, a Paz do Senhor Jesus.
Acabo de ler sua postagem sobre o Halloween. Parabéns! Seus ensinos dispensam quaisquer elogios, mas é impossível não elogiá-los. Graças a Deus por sua preciosa vida, meu irmão.
Como é de seu conhecimento, tomei a liberdade de compatilhar uma nota que escrevi no facebook: ONDE ESTÃO OS PROFETAS?, que o irmão já leu. Dou glorias a Deus por notar que lutamos pela mesma causa e estamos unidos pelo Espírito. Eu, pois, eu não lera o seu texto antes de escrever o meu, mas ambos compartilham um ideal único: a luta pela pureza da fé em Jesus Cristo. Agradeço o imerecido comentário que me enviou. Deus continue usando-o para a honra e glória do seu Reino. Peço suas orações em meu favor.
Precisamos de um Avivamento no Brasil,como o ocorrido no sec XVI,Isso acontecerà quando "pastores",deixarem esses movimentos de entretenimento e,se voltarem para a Bíblia sagrada,e como Lutero,Calvino,os puritanos e outros,pregarem sermões que EXPÕE todo o conselho de Deus (at 20:27;ne 8:8,9) e somente esse conselho (jd 3;gl 1:8 ).Paulo iguala as Escrituras ao próprio Deus (rm9:17. cf - ex9:13-16).
Foi isso o que os Reformadores viram,e parece ser isso o que. Evangelicalismo brasileiro não quer ver.
Querido Pastor Ciro,ótimo post,Que o senhor sempre lhe. De a iluminação para expor a sua Poderosa Palavra.
SOLI DEO GLORIA.
Bela postagem, pr. Ciro. Lutero foi grandiosamente usado por Deus para mudar o sistema religioso dominante em sua época, totalmente desviado dos ditames da Bíblia Sagrada. Uma das facetas impregnadas com o sistema religioso dominante daquela época era a antibíblica “indulgência”. Lutero fez tremenda oposição a essa prática que tanto enganou os incautos e indoutos que se diziam cristãos.
É triste ver que, quinhentos anos depois de Lutero, serem alguns “evangélicos” os maiores distribuidores de “indulgências” na atualidade. Em muitas igrejas ditas evangélicas é apregoada a prática dos “sacrifícios”, dos “carnês”. Os falsos pastores triunfalistas e materialistas têm tratado os dízimos, as ofertas e demais contribuições como “investimentos”, como um “toma-lá-dá-cá”, como se Deus Se prendesse a gestos feitos pelos homens.
Certamente, Deus tem compromisso com a Sua Palavra e é evidente que há uma regra bíblica para as finanças da igreja local, mas nada disso é previsto nas Escrituras como um laço que obrigue Deus a enriquecer quem quer que seja. Tais práticas em nada diferem das “indulgências” do romanismo, que são concebidas como perdão de pecados que a Igreja Romana pode dar em troca de obras meritórias feitas pelos fiéis, entre as quais a contribuição financeira para a organização religiosa. A Bíblia diz que Deus ama a quem dá com alegria (2Co 9:7), não a quem dá com ganância. Se participarmos destas atitudes, destas práticas, estaremos não só ajudando a enriquecer pessoas inescrupulosas, como também selando a nossa própria condenação, pois, com este gesto, denunciaremos que, tanto quanto estes exploradores da fé, também amamos o dinheiro e, por causa deste amor, nos desviamos da fé, tornando-se idólatras, já que isto é característica de avarentos e gananciosos (Cl 3:5).
Um abraço!
Luciano Lourenço
zilda disse…
Pastor se não me falhe a memoria no dia 31 de outubro foi o dia em que Lutero colocou as teses no castelo... porque a igreja não comemora este dia como um marco de libertação?
Blog Tia Alê disse…
Pastor Ciro estava esperando uma postagem sua sobre o Halloween! Deus é fiel! Irei postar no blog para os professores lerem. Que o Senhor continue o abençoando e inspirando cada dia mais.

Alessandra.
estudosgospel disse…
A paz, meu prezado irmão. Eu sou um que luta contra essas heresia que tem entrado dentro de nossas igrejas. Coreografias, banhos de óleo, corredores de fogo e tantas outraspor ai. Que Deus o abençoe e que continue a atacar essas heresias hediondas.
silvania disse…
A paz do Senhor Pastor Ciro!
Sou seguidora do seu blog e gosto muito dos artigos que apresenta,mas estava esperando o irmão falar de Lutero e como surgiu esta oportunidade pedirei ao irmão que me dê algumas explicações sobre ele.
Meu professor de HISTÓRIA,estava comentando sobre Lutero na aula e eu entrei no assunto,falando defendendo a coragem deste homem,só que ele me disse uma coisa e ainda me mandou pesquisar sobre o Lutero,uma coisa que eu não sabia,e fiquei intrigada.
Ele me disse que Lutero,depois de convencer as pessoas dos erros da igreja católica,criou um ódio tao grande dos Judeus,que escreveu uma carta os amaldiçoando para que os Judeus fossem destruídos,porque eram do diabo,por não crerem no evangelho que ele(Lutero)defendia e ainda chegou a matar alguns destes Judeus.Eu pesquisei sobre isto e é verdade.
Será que Lutero jogaria fora tudo de bom que defendeu?Como pode a igreja evangélica, ter como exemplo um homem que não entendeu bem o evangelho de Cristo em relação aos Judeus?
Por favor eu preciso tirar minhas duvidas,até porque eu tenho um professor que precisa de uma boa resposta!
Deus continua o abençoando!
Casal 20 disse…
Perfeito!!!

Precisamos estar atentos.

Sigamos salgando!

Abraços sempre afetuosos.
Auli Júnior disse…
Pr.Ciro,
o pior é que estas malignidades nos
chegam disfarçadas, como por exemplo
em tema nas aulas dos cursos de inglês.
Quando meu filho estudou inglês num
deles, ao chegar no "dia das bruxas"
não o deixei ir e expliquei o porque.
Depois, quando já de maior idade já
há quatro anos no curso, ele mesmo
já tomava a iniciativa de não ir ao
curso nesse dia.
Mas são milhões de crianças que frequentam tais cursos e até em escolas particulares que promovem
tal festa como se fosse folclóre, e
vão assim iniciando nossas crianças nas artes da feitiçaria
com imagem de inocência.
Um forte abraço,
Auli Júnior
Anônimo disse…
A igreja (igreja?) catolica, não deveria nem ser chamada de cristã, pois rejeitam a biblia é jesus como o unico meio de salvação. Pastor ciro gostaria muito que o senhor falasse destes evangelicos que estão voltando ao catolicismo tem até uns tais ex- pastores que gravam até testemunhos. Claro se o senhor tiver tempo pode até responder aqui mesmo nos comentarios ficarei muito grato.
Prezamigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Bom ter um amigo professor!

Vivemos o tempo do cuidado e precisamos cuidar do nosso tempo.

Não há mais tempo! Pouco falta para sermos arrebatados.

O pior está por vir! Vigiar e orar!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia!

O menor de todos os menores.
Anônimo disse…
Pasto, sem querer dei uma olhada no Twuiter de Ana P. Valadão e vi a mesma defender veementemnete o ministério apostólico nos dias de hoje e sinceramente eu fiquei em dúvida.

Miqueias Lima
Alex da Silva disse…
Paz do Senhor Pr. Ciro.

Excêlente post! Vivemos em dias onde
Igrejas Evangélicas adotam sistemas
mundanos, modificando algumas coisas, para segurar crianças, pré-adolecentes, adolecentens jovens. É como se fosse um Mundo Santificado para o povo de Deus
se deleitar.

Denominações onde é COMUM realizar eventos, como por exemplo : " A Noite do Brega", onde jovens são premiados por estarem usando a roupa mais brega da "Noite", outra sim, foi a "Noite do Esquisito", onde o Pastor, de uma certa denominação, estava vestido
com um terno metade calça e a outra bermuda, cabelo, estilo Neymar, tingido de verde.

Fantasiar o Halloween, com uma imagem, aparentemente, santa, seria até "Normal".
Anônimo disse…
Resposta a luciano lorenço concordo que há pastores (pastores?) mau entencionado Mt 7.15. Mais não podemos exagerar pois a igrejas sincera que envestem em evangelização em outros paises sustendo missionarios e creio que é de Deus. Não podemos nos esquecer que Deus aceitou o sacrificio de abel e não de caim; Hb 11.4. mostrando que até nossas ofertas Deus observa. muitas das vezes não damos o melhor para Deus mostrando que somos avarento que é Idolatria Cl 3.5. Não devemos ofertar para enriquecer mais por gratidão e amor a obra de Deus e assim teremos um tessouro no céu Mt 6.19 - 21. Antunes
EsquiZilton disse…
Obrigado, pr.Ciro, pela coerência e postura! Permaneça assim!!
Quenia disse…
Obrigada pelo post. Com a proximidade da data precisamos estar perto da verdade para ensinar e corrigir, a nós mesmo e àqueles a quem Deus nos confiou. Continue sendo usado por Deus!
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Lamentavelmente, algumas igrejas meninas, em nome da chamada "estratégia de evangelismo", tem assimilado culturas pagãs na propagação do "evangelho". E aí temos os decretos, atos proféticos, cultos de adoração radical, shows gospel, baladas gospel, bloco de carnaval gospel, arraial junino gospel, Halloween gospel... é parece mesmo que a palavra "gospel" tem poder transformador por ela mesma: qualquer coisa profana vira sagrada com um simples adjetivo pós-posto.

Crentes insanos! Que nunca provaram de um verdadeiro encontro com Cristo! Que nunca viveram a plenitude do Espírito Santo em seus corações! Que jamais se libertaram totalmente do paganismo e da escuridão sombria da idolatria que os cercava! Sejam velhos ou meninos, a exemplo dos hebreus que saíram do Egito, mas que ainda carregavam a escravidão em seus corações, trazendo sempre à memória lembranças dos pepinos, das cebolas, e das ABÓBORAS dos opressores! Que lástima! Precisam nascer de novo, viver novidade de vida em Cristo, desapegarem-se completamente do que é mundano, para poderem ser feitos verdadeiramente Igreja de Deus, coluna e baluarte da verdade, propriedade peculiar do Altíssimo!

Permita-me, nobre pastor, fazer honrosa menção a um dos mais poderosos sermões que já li, do pregador Charles Spurgeon, pois afinal com tanta secularização e mundanização da igreja, estamos ALIMENTANDO AS OVELHAS OU DIVERTINDO OS BODES?

Deus nos ajude.
A paz do Senhor Pastor!

Segue abaixo alguns fatos históricos do dia 31 de outubro, que podem nos remeter a grandes reflexões:


Acidente mata 99 em SP

Em 31 de outubro de 1996, a queda de um avião da companhia aérea TAM, em São Paulo, matou 99 pessoas, sendo 96 que estavam no avião e três que estavam em terra. O acidente ocorreu por um problema no reverso da turbina. A aeronave caiu em cima das casas no bairro de Jabaquara, após decolar.

1517 - Martinho Lutero prega suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o começo da Reforma Protestante na Alemanha.

1714 - Jorge I da Inglaterra é coroado rei da Grã-Bretanha e da Irlanda.

1790 - Surge o Periódico de Havana, primeiro jornal literário-econômico publicado na capital cubana.
1794 - O físico e químico inglês John Dalton descobre o daltonismo, anomalia ótica que impede a pessoa de distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde.

1943 - Em Londres, diante do prédio da Aliança Francesa, o general De Gaulle homenageia os escritores franceses resistentes.

1952 - A primeira bomba de hidrogênio é detonada pelos Estados Unidos nas ilhas Marshall, no atol Eniwetok, região do Pacífico.

1954 - A Frente para a Libertação Nacional da Argélia começa a revolução contra a dominação francesa. A independência só seria conquistada em 1962.

1968 - O presidente norte-americano Lyndon Johnson anuncia um completo cessar-fogo de bombardeios contra o Vietnã do Norte.

1972 - Polícia paulista desvenda ramo brasileiro da máfia italiana e prende o chefe Tomaso Buscetta.

1974 - Grã-Bretanha, França e Estados Unidos vetam uma moção das Nações Unidas de expulsar a África do Sul.

1978 - Aprovada a nova constituição espanhola.

1979 - O jornalista Fernando Gabeira lança o livro O que é isso, companheiro?, que se tornou filme e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

1982 - João Paulo II é o primeiro papa a visitar a Espanha. Ele condena o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos artificiais.

1984 - A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa.

1985 - Manifestantes judeus impedem a estréia de uma peça de Rainer Werner Fassbinder no Teatro Municipal de Frankfurt. A peça enfocava a especulação imobiliária na cidade nas décadas de 60 e 70. Os manifestantes acusavam Fassbinder de tendências antisemitas por ter incluído na peça especuladores judeus.

1987 - Nélson Piquet conquista o tri-campeonato mundial de Fórmula-1.

1988 - A Câmara Federal de Buenos Aires condena a 12 anos de prisão os militares que dirigiram a Guerra das Malvinas.

1988 - Paul McCartney torna-se o primeiro músico ocidental a lançar um álbum exclusivamente na União Soviética.

1988 - O Iraque anuncia que não vai mais permitir inspeções de sua indústria bélica pelas Nações Unidas.

1992 - João Paulo II reconhece que a condenação de Galileu foi injusta.

1993 - Morre Federico Fellini, cineasta italiano.

1996 - Um Fokker 100 da TAM cai logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas.

1998 - O finlandês Mika Hakkinen conquista o Campeonato Mundial de Fórmula 1 depois de vencer o GP do Japão.

1998 - Inicia a ajuda humanitária a Honduras, o país mais afetado pela passagem do furacão Mitch na América Central, que causou a morte de milhares de pessoas.


Fonte
Redação Terra
Anônimo disse…
Saudações em Cristo!, excelente artigo, como todos que o senhor escreve. É por isso que sou se fã e tenho todos os seus livros rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
A propósito quando será lançado "ERROS ESCATOLÓGICOS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR", esotu nasioso para comprá-lo, mas está demorando muito pra sair rsrsrsrs.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.
maia disse…
Pastor Ciro paz amado. posso te fazer UM sublime pedido. Gostaria muito que senhor me ajude. O senhor falou sobre a igreja católica a ligação com estes dias.
é verdade que existe diferença entre escritura e bíblia, alguém esta me fazendo esta pergunta dizendo que quando Jesus citou as escrituras falou no A.t.e quando Paulo fala em Timóteo que toda escritura e divinamente inspirado. Paulo falava do antigo testamento que não há inspiração no novo testamento.e que a bíblia foi feita por são Jerônimo . E como Deus pode inspirar um pagão a escrever um livro tão santo? me ajude Pastor HÁ explicar este tema porque estou sem uma resposta bem pautável.

se puder me ajudar agradecerei muito.

pr ELISEU MAIA.
Anônimo disse…
MARCOS...
A PAZ DO SENHOR PASTOR CIRO SANCHES.. PASTOR, TENTEI ACHAR PELO BLOG SE TINHA ALGUMA MANEIRA DE ESCREVER PARA O SENHOR, A UNICA FOI ESTA, POSTANDO UM COMENTÁRIO.
PASTOR, SOU BATISTA, BATIZADO COM O ESPIRITO SANTO DESDE 2005, E SOU MUITO QUESTIONADO E CRITICADO POR ISSO. UM AMIGO DISSE PRA MIM QUE BATISMO SÓ EXISTE UM, CONFORME EFESIOS : "UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO" E ESTE BATISMO ESTA RELACIONADO COM O IDE, PREGAI O EVANGELHO, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO, E QUE O CERTO NAO SERIA FALAR BATISMO NO ESPIRITO SANTO, E SIM ENCHIMENTO, CONFORME EF 5.18.......QUE SERIA UM ERRO DIZER : FUI BATIZADO COM / NO ESPIRITO SANTO. ELE DISSE TBM, QUANDO FOI ACEITA A JESUS, VC É CONVENCIDO PELO ESPIRITO SANTO, ENTAO NESTE MOMENTO VC É BATIZADO, ELE ESTA EM VOCE. A DISCUSSÄO FOI LONGA E COMEÇOU A IR PRO LADO PESSOAL, DAI ACHEI MELHOR PARAR. ESCREVO POIS GOSTARIA DE UMA RESPOSTA DO PASTOR, SOU UM LEITOR DO SEU BLOG, O ADMIRO PELA EXPOSIÇÄO DA PALAVRA,POR SER CONSERVADOR, UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS...... E GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE BATISMO NO ESPIRITO SANTO E COM O ESPIRITO SANTO; OS TIPOS DE BATISMO QUE A BIBLIA RELATA; FALAR EM LINGUAS É SINONIMO DE BATISMO COM E.S??; A PESSOA PODE SER BATIZADA COM O ESPIRITO SANTO E DEPOIS NAO FALAR MAIS EM LINGUAS???? A DIFERENÇA ENTRE O DOM DE LINGUAS E VARIEDADES DE LINGUAS....PASTOR, AGUARDO SUA RESPOSTA ..PODE ENVIA-LA PARA MEU E-MAIL MV_HONDO@HOTMAIL.COM .....ABRAÇO A PAZ DO SENHOR
Kevin disse…
Pastor Ciro, o que o Senhor falou é a mais pura verdade. As pessoas voltaram a dormir espiritualente e não estão orando e nem vigiando. Desde criança meu pai dizia que Halloween parece ser uma coisa boa pelo que a festividade traz (como doces e chocolates), mas por dentro dessa alegria se encontra o ocultismo e o agir do satanismo. Nós, servos do Senhor, devemos obedecer ao que está escrito na Palavra de Deus, atender ao chamado do Senhor e lutar contra este mundo. Pois como uma música da Nívea Soares diz: "Ele [Jesus] vem e toda a glória que este mundo tem já vai passar".

Que Deus continue te usando ricamente. Estou sempre lendo os seus artigos. =]
Daniel Freire disse…
Pastor,

Pela informação que eu li no "Gospel Prime" o grupo não quer criar uma festa paralela ao halloween (o que eu seria totalmente contra também), parece que eles estão apenas incentivando que, quando as crianças vierem e pedirem doces, os cristãos dêem bíblias e lembrem as crianças que Jesus Venceu a morte. (por isso o nome Jesus"Ween", uma alusão à Jesus Win (Jesus Vencedor). Bom, pelo menos foi o que deu a entender no site.

"Agora, um grupo cristão canadense tenta mudar a história, incentivando as pessoas a doarem Bíblias e presentes cristãos como “uma forma amigável de lembrar as crianças” quem Jesus venceu a morte." (trecho da matéria)

Veja o link:
http://noticias.gospelprime.com.br/grupo-cristao-quer-trocar-o-halloween-por-jesusween/

Abraço!

Nos laços do calvário,

Daniel Freire
http://riquezasdecristo-danielfreire.blogspot.com
Caro Daniel,

Conheço o movimento Jesus Ween, que, na verdade, se aproveita do Dia das Bruxas para evangelizar. Mas, por incrível que pareça, aqui no Brasil há grupos que se aproveitaram do nome para promover festas, às quais dão o nome de Jesusween, além de Elohin.

Um abraço.

CSZ
Anônimo disse…
Fiquei triste porque meu comentário não foi publicado. Gostaria de saber o por que?
A paz...
jusileide pinto disse…
Obrigada pela pronúncia correta, eu pronunciava com "u", agora sei qual é a correta. Abraços
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade, teve uma igreja cristã que se diz protesteante que comemorou as festas juninas. O eles fizeram uma missigenação entre o nome da festa e os crentes. Ficou a festa com o nome: "Crentilhas". Quase saiu: "Cretinos".

Abraços Alexandro