Uma das principais alegações dos irmãos que gostam de subir ao monte para orar é: “O poder é tão grande no monte que até os gravetos pegam fogo!” Seria isso um sinal de Deus? Por que, então, ele só ocorre em montes?
“Não!” — um cristão místico argumentará — “Os gravetos trazidos do monte também brilham aqui em baixo”. É mesmo?
Bem, é claro que para o Todo-poderoso é muito fácil fazer gravetinhos pegarem fogo ou brilharem no escuro. Moisés esteve em um monte que fumegava (Êx 19). E o Senhor Jesus, em um monte, transfigurou-se diante de seus discípulos (Mt 17.1-13). Entretanto, cheguei à conclusão de que essa história dos gravetos incandescentes nada tem que ver com sobrenaturalidade.
Na escuridão de uma mata é comum ocorrerem fenômenos naturais. Um irmão de Francisco Beltrão-PR, Milton Rogério Seifert, o qual é engenheiro agrônomo, me enviou um e-mail pelo qual assevera: “Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.
O irmão Milton Rogério também afirma que já foram descobertos até cogumelos bioluminescentes, os quais emitem luz 24 horas por dia! Segundo ele, existem inúmeros trabalhos de pesquisa científica nessa área. E conclui: “Em qualquer mata fechada quem entrar e ficar por lá um bom tempo, se houver umidade, os fungos brilharão assim que a nossa pupila relaxar”. Os tais gravetos incandescentes são, por conseguinte, um fenômeno natural, e não uma manifestação divina sobrenatural.
Mas, por que certos irmãos têm a predileção por orar em montes? Os apóstolos oravam em montes? Não! Aonde Pedro e João estavam indo, na hora da oração? Ao Templo (At 3.1). Onde Pedro estava orando quando o Senhor lhe deu uma visão acerca da evangelização dos gentios? No terraço de uma casa (At 10.9). Nos tempos da igreja primitiva não se orava em montes.
Por que o Senhor Jesus orava em montes? Porque queria ficar a sós com o Pai (Mt 14.23; Lc 9.18), livre do assédio do povo, e não para ver gravetos pegando fogo. E observe que Ele também orava em lugares desertos, não necessariamente em montes (Lc 5.16), mas jamais realizava cultos em lugares assim.
O Senhor orava em montes e lugares desertos porque não havia à época templos como os de hoje. Ele foi claro, ao discorrer sobre o local predileto para a oração: “A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21.13). E também: “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai” (Mt 6.6).
Não chega a ser uma heresia orar em montes ou vales, em nossos dias. Se houver um local em que não se ponha em risco a integridade física dos seus frequentadores, não vejo problema em visitá-lo. Mas essa história de que os gravetos pegam fogo em cima do monte em geral é defendida por cristãos místicos, pois os verdadeiros milagres ocorrem onde e quando o Senhor quiser, e com propósitos bem definidos.
Ciro Sanches Zibordi
“Não!” — um cristão místico argumentará — “Os gravetos trazidos do monte também brilham aqui em baixo”. É mesmo?
Bem, é claro que para o Todo-poderoso é muito fácil fazer gravetinhos pegarem fogo ou brilharem no escuro. Moisés esteve em um monte que fumegava (Êx 19). E o Senhor Jesus, em um monte, transfigurou-se diante de seus discípulos (Mt 17.1-13). Entretanto, cheguei à conclusão de que essa história dos gravetos incandescentes nada tem que ver com sobrenaturalidade.
Na escuridão de uma mata é comum ocorrerem fenômenos naturais. Um irmão de Francisco Beltrão-PR, Milton Rogério Seifert, o qual é engenheiro agrônomo, me enviou um e-mail pelo qual assevera: “Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.
O irmão Milton Rogério também afirma que já foram descobertos até cogumelos bioluminescentes, os quais emitem luz 24 horas por dia! Segundo ele, existem inúmeros trabalhos de pesquisa científica nessa área. E conclui: “Em qualquer mata fechada quem entrar e ficar por lá um bom tempo, se houver umidade, os fungos brilharão assim que a nossa pupila relaxar”. Os tais gravetos incandescentes são, por conseguinte, um fenômeno natural, e não uma manifestação divina sobrenatural.
Mas, por que certos irmãos têm a predileção por orar em montes? Os apóstolos oravam em montes? Não! Aonde Pedro e João estavam indo, na hora da oração? Ao Templo (At 3.1). Onde Pedro estava orando quando o Senhor lhe deu uma visão acerca da evangelização dos gentios? No terraço de uma casa (At 10.9). Nos tempos da igreja primitiva não se orava em montes.
Por que o Senhor Jesus orava em montes? Porque queria ficar a sós com o Pai (Mt 14.23; Lc 9.18), livre do assédio do povo, e não para ver gravetos pegando fogo. E observe que Ele também orava em lugares desertos, não necessariamente em montes (Lc 5.16), mas jamais realizava cultos em lugares assim.
O Senhor orava em montes e lugares desertos porque não havia à época templos como os de hoje. Ele foi claro, ao discorrer sobre o local predileto para a oração: “A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21.13). E também: “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai” (Mt 6.6).
Não chega a ser uma heresia orar em montes ou vales, em nossos dias. Se houver um local em que não se ponha em risco a integridade física dos seus frequentadores, não vejo problema em visitá-lo. Mas essa história de que os gravetos pegam fogo em cima do monte em geral é defendida por cristãos místicos, pois os verdadeiros milagres ocorrem onde e quando o Senhor quiser, e com propósitos bem definidos.
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Um ótimo artigo para destruir misticismos sem fundamento. Aliás, a igreja vive um momento extremamente perigoso, onde a heresia e a apostasia tomaram o lugar do Evangelho simples de Cristo. É muito triste.
Em Cristo,
Ricardo
Mozarlandia-Go
Gravetos incandescentes ????????
TÔ FORA !!!
Que os cristãos da atualidade venham ser a luz deste mundo e não os gravetos.
A paz do Senhor .
Sinceramente eu gosto de orar no monte, vamos a uma chácara de um irmão nosso ( fica no pé de uma serra e o terreno dele sobre para essa serra ), com toda a segurança e tranqüilidade.
Um dos motivos que nos levaram lá, é a tranqüilidade do local, a distância do centro urbano, da agitação do trânsito e o melhor não tem aquele irmão ou irmã, que faz do culto um ponto de encontro social, que ama contar as novidades do dia a dia.
Concordo sim com o senhor, a casa de oração é a igreja sim, o lugar íntimo é o nosso quarto e nisso eu assino embaixo. Mas sinceramente caro Pastor e colega....há momentos que somente num lugar, como um monte bem afastado do burburinho da cidade grande e de certos "irmãos e irmãs" é que conseguimos orar, falar, se prostrar, se humilhar, diante de Jesus Cristo.
Infelizmente, tem e há certos cristãos que vão ao monte, desprovidos de toda sorte de segurança, que querem apenas uma experiência metafísica, ou esotérica, querem ver gravetos incandescentes, anjos e toda a sorte de misticismo que estão pregando por aí. Sinto muita saudades do tempo de minha mocidade, quando orávamos buscando a santificação, a regeneração, a sabedoria de Deus. Hoje, pelo que andei sabendo, só vão ao monte buscar bençãos materiais e curas disso e daquilo.
Quando puder, e se tiver tempo hábil, faça-me uma visita, sentiria eu muito honrado em ver em meu blog de estudos e comentários rhesus-kareca.blogspot.com
Nos laços do amor do Deus Eterno.
Pr. Sílvio
A Paz do Senhor!
Esta experiência de orar em monte, muitas das vezes tem sido uma alta sustentação de irmão que querem subsair entre os demais de serem mais crentes, que oram mais que os outros, que tem visões e revelações e profecias e assim sucessivamente, porem sentimos sempre a falta destes, nos culto de doutrina, nas campanha quando convolcados para orarmos pela Igreja em todos os aspecto.
Um forte abraço em Cristo.
Parabéns pelos esclarecimentos.
Abraços!
Já orei no monte uma vez, aqui em Curitiba. Na verdade, apenas um terreno um pouco elevado numa chácara. Éramos apenas quatro pessoas em busca de um lugar tranquilo, que poderia ser qualquer outro: uma praia, um campo, e assim por diante. Mas no Rio de Janeiro, principalmente, existe uma "subcultura do monte", onde se verificam episódios constrangedoras (nunca frequentei, mas já vi em vídeo e ouvi relatos de outros irmãos), semelhantes à cena que se vê no vídeo do Diante do Trono aí mais abaixo. Não bastasse isso, o culto aos anjos já chega ao extremo de, em alguns casos, substituir Cristo por Gabriel.
Escrevi sobre esse assunto no meu blog, e talvez interesse aos seus leitores:
http://judsoncanto.wordpress.com/2010/03/25/gabriel-o-cristo-alternativo
P.S.: Quanto aos gravetos incandescentes, eu também os vi, e alguns, de tamanho minúsculo, até se movimentavam. Não sei se era ilusão de ótica. Talvez fossem pequenos animais dotados de alguma fosforescência. Para mim, sempre pareceu um fenômeno natural.
Prezado Pr. Ciro, agradeço ao irmão pela deferência ao indicar o meu blog (Teologia & Graça) em seu blog. Não considere um desreipeito ou falta de consideração, mas nossos blogs não seguem a mesma linha e tema. Por isso, gostaria que o irmão excluísse o link correspondente ao Teologia & Graça.
Esdras Bentho
Gostei do esclarecimento, e farei menção do seu artigo na Coluna Do Ivan, na Rádio Sara Nossa Terra via Web, amanhã, dia 31/03 no horário das 9:15 as 9:30 + ou -
Que o bom Deus, continue abençoando sua vida em Cristo
Forte abraço
A paz do Senhor!
Matéria que faz "brilhar e pegar fogo" nas mentes de alguns.
Muitos quando a lerem, com certeza, encontrarão a possibilidade de compreenderem e assim, eliminar de suas mentes, a dúvida provocada por muitos que sentem o desejo de aproveitar este fenômeno,para se transformarem em FENÔMENOS, e saem por aí na mesma característica dos que andam caindo e se contorcendo, no morro, no monte, na montanha, ou nos palcos do cai-cai.
Denunciar é preciso, e principalmente com sabedoria e coragem. Parabéns por esta oportunidade aos crentes.
O Senhor seja contigo, nobre amigo,
O menor de todos. Certamente!
É claro que no presente século o monte tá midiático, corrompido, tem camelozada vendendo cuscuz,cd pirata, tem bandidagem de todo tipo.
Na descida do monte o pessoal recebe cartões de pregadores, cantores e um amigo meu recebeu um de um pastor que fazia ordenações por cinquenta mangos.
Eh uma pena...
Deve ser melhor orar no monte que com dois gatos pingados na quarta-feira...
Quem lê, entenda.
O meu critério para indicação de blog é bastante pessoal. Não costumo indicar blogs, por exemlo, por mera reciprocidade. E, ainda que o irmão não indique o meu blog, tenho indicado o seu, pois ele trata da interpretação das Escrituras.
Mas não vejo nenhum problema em o irmão não querer que eu indique o seu blog. Para mim, seria um prazer indicá-lo, porém respeito a sua decisão. Que Deus o abençoe.
CSZ
O objetivo de abordar o assunto é mostrar a minha preocupação em relação ao discernimento. O que é espiritual discerne bem tudo (1 Co 2.15).
É claro que Deus faz muitos milagres, hoje. Mas precisamos saber discernir entre naturalidade e sobrenaturalidade.
A paz do Senhor.
CSZ
(João
6:3 E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. )
eu ja fui apor varias veses ao montes orar,
em uma oportunidade eu vi os gravetos,(grama e todo o mato rasteiro) ficarem brilhando como se fosse uma lampada florescente, nao e todos os dias que isso acontese,
fenomeno da natureza? emtao todos os dias ou todas as veses que alguem entrar em uma mata a noite comteplaria o fenomeno,
pra mim acreditar na ciencia so com provas concretas,
aimda creio no poder de Deus, e na sua manivestaçao,
por falar em oraçao no monte.
Isaías
4:5 E criará o SENHOR sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembléias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá proteção.
Marcos
3:13 ¶ E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
Marcos
6:46 E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.
Marcos
14:26 E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Marcos
9:2 E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
Êxodo
19:18 E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
Êxodo
19:20 E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu
Salmos
68:16 Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para a sua habitação, e o SENHOR habitará nele eternamente.
Mateus
15:29 ¶ Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galiléia, e, subindo a um monte, assentou-se lá.
Lucas
22:39 ¶ E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
(DETALHE COMO COSTUMAVA)
Mateus
24:3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
João
8:1 ¶ Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
UFA..
chega se for falar aqui os versiculos consenente a jesus e monte, vai ficar muito extenço esse comentario
fica na paz
helio costa
A paz do Senhor!
A iluminação do Espírito é, de fato, melhor que o brilho dos gravetos pretensamente incandescentes.
Um grande abraço.
CSZ
Respeito a sua crença. Mas na igreja primitiva ninguém mais orava em montes, e sim no Templo e nas casas. O Senhor Jesus orava nos montes, no deserto, em barcos, para ESTAR A SÓS com o Pai, e não para ver "coisas extraordinárias".
O Evangelho não é misticismo, mas poder de Deus (Rm 1.16). Por isso, eu prefiro ver vidas que brilham, crentes cheios do Espírito, incendiados pelo poder do Alto.
Em Cristo,
CSZ
Grato pela deferência. Que Deus o abençoe mais e mais.
Em Cristo,
CSZ
Grato pela honrosa visita e pelo comentário. Definitivamente, o Evangelho não é místico. Não podemos nos apartar de sua simplicidade, como nos ensina a Palavra do Senhor (2 Co 11.3).
Em Cristo,
CSZ
No evangelho de João 20:27, O Senhor Jesus o exorta Tomé a não ser incrédulo, e sim crente. Note-se que ele não disse "crédulo", e sim crente. Tambem em outras passagens no Novo Testamento a palavra crente é oferecida em contra prosição à incredulidade.
Nas igrejas, hoje em dia, muitas pessoas no afã de nao serem incrédulos, acreditam em tudo o que veem ou ouvem. Tornam-se crédulos, o que não necessariamente os tornam crentes. O que estou querendo dizer?
Entendo que o crente crê e deposita sua confiança somente no Senhor Jesus, enquanto o crédulo crê "inclusive" em Jesus. O crente obedece as palavras do Mestre, já o crédulo obedece somente o que lhe convém. O crente traz tudo à luz da Palavra de Deus; o crédulo traz à sua consciência deformada. O crente mortifica a carne e dá lugar ao Espirito; o crédulo espiritualiza a carne. Os sinais seguem os crentes, enquanto os crédulos seguem sinais. E por ai vai... (rs)
Não vou me extender mais. Mas creio que existem pessoas confusas, decepcionadas e frustradas nas igrejas, por não discernirem essa questão.
Se o amado Pastor entender oportuno, poderia nos brindar com uma postagem sobre essas diferenças com a profundidade e a clareza, segundo o dom que Deus lhe deu.
Seria edificante e muitíssimo bem recebida.
Abçs fraternos em Jesus.
Daniehl
Agora em se tratando do monte, concordo em partes... Veja bem, o Pastor Hélio citou vários versiculos e não gostaria de cometer a redundância de citá-los novamente.
Mas eu pergunto: Porque tanta insistência em desistimular aos irmãos que oramm no monte (como eu por exemplo)?
Esquisitices, por esquisitices eu já vi em Igrejas (Templos), cultos domésticos, etc, etc, etc.
Não seria melhor que estimulássemos aos crentes a orar em qualquer ora e lugar desde que sejam observados a doutrina e os bons costumes???
Ora, o que dizer de alguns heróis da fé (LIVRO HERÓIS DA FÉ- CPAD), como Charles Finney e outros que oravam em matas??
Será que não tinham templos naquela época??
Estou tentando dizer que o segredo não é combater algo que em si mesmo não é errado, e sim instruir os crentes para o fazer com sabedoria e discernimento..
PAZ.
(Desculpem os erros de ortografia)
PRESBITERO ASS. DE DEUS
ANSELMO DIAS DE CARVALHO
ORA PELO TEU SERVO,CAREÇO DAS SUAS ORAÇÕES POR MIM E PELA MINHA FAMILIA.
Embora haja um cavalheirismo no pedido, por fora demonstra um pouco de orgulho.
É uma pena esse tipo de atitude.
Como poderei ler artigos de pessoas assim!
Eli Leite
Se este Blog não tem nada a ver com a sua linha, porque esteve aqui "visitando". sei lá... O pior que o nome do tal Blog é teologia & Graça. Graça?
O mais curioso que na relação de Blog que o Pr. Esdras aprecia,tem alguns que nada tem haver com a sua linha e tema. Tá parecendo mais algo pessoal do que "linha e tema".
Pr. Santos
A paz do Senhor!
Não vejo problema nenhum no pedido do pastor Esdras Costa Bentho, pois ele deixou claro que o seu pedido está relacionado ao fato de nossos blogs não terem a mesma linha editorial. Entretanto, aproveito os comentários acima para fazer alguns esclarecimentos.
Desde a criação deste blog, em 2007, tenho adotado critérios bem pessoais quanto à indicação de blogs e sites. Indico os que pertencem a alguns amigos, os que tratam de temas de minha preferência, como Teologia, Hermenêutica, Apologética, etc. Não costumo indicar blogs ou sites por mera reciprocidade, ainda que isso ocorra, mas de modo natural, e não mediante acordo das partes. Às vezes, indico blogs que não me indicam, simplesmente porque considero interessante indicá-los.
Como os editores de blog não são obrigados a gostar de ter o seu blog associado ao meu, a despeito de muitos outros pedirem para terem o seu nome citado aqui, esclareço: (1) é um direito que me assiste indicar blogs de minha preferência; (2) mas, se algum editor de blog não desejar que eu indique o seu blog, por algum motivo, peço-lhe que me avise, por favor. E o seu blog será retirado de imediato da lista, assim como atendi ao pedido acima.
Em Cristo,
CSZ
Aliás os segredos de Deus não são para todos.
Nem todos crêem em dons de visão, em anjos, em profecia, parece que os dons para alguns letrados sumiu da bíblia, ou seerá que eles perderam a simplicidade de buscar a comunhão íntima com Deus.
O jejum, a busca particular, os momentos a sós com Deus.
Pois, a Glória de Deus não é revelada a todos.
Se voce não crê deixe que os outros que buscam creiam naquilo que voce não conseguiu obter.ou seja ver.
Como por ex: há quem critica quem vê anjos, que temos se outros não veem, não temos culpa da sua incredulidade.
Esse negócio de "nossos blogs não seguem a mesma linha e tema" está muito contraditório. Sei que o ECB está no seu direito mas isso não pega bem para servo de Deus.
Com exceção de uns poucos aqui, todo o restante está me fazendo recordar o caso de Paul Tillich, o crente e a maça. E pra dizer a verdade, aposto que os irmãozinhos que contemplam esta experiência, não estão na tibieza como os críticos de plantão, mas estão é cheios até o tutano!
Graças a Deus que temos um pastor que sempre vai ao monte com a igreja. Eu mesma nunca tinha visto, mas pude contemplar por várias vezes recentemente. Na primeira vez em que pude ver os gravetos, estávamos num círculo, todos de mãos dadas, muitas pessoas com olhos fechados, mas eu estava de olhos totalmente abertos. De repente, senti que um estreito facho de luz veio meio que na diagonal, passando ao meu lado, parecia algo como se alguém estivesse acendendo uma lanterna muito potente de certa distância em direção ao chão. Logo em seguida, vi pedaços de gravetos brilhando no chão e colhi alguns. E isso ninguém me contou, eu vivi. Por isso, tenho algumas considerações a fazer:
Primeiro: Antes de criticarem, sugiro que procurem experimentar a maça, para poderem falar com propriedade, ao invés de flertar com a ciência. Que a ciência é inimiga da fé isso é fato.
Segundo: E nem adianta dizer que vamos ao monte buscando experiências místicas. Estas experiências acontecem quando e como Deus quiser, vamos ao monte por causa Dele, se Ele fizer, é Deus, se não quiser fazer, continua sendo o mesmo Deus e pronto!
Terceiro: Quando vamos ao monte, não é sempre que acontece de os gravetos ficarem acesos, mas sinceramente, não se parecem nada com material em decomposição, são gravetos grandes e duros, totalmente secos, mas não podres e em lugares até de circulação de pessoas. E até já quebrei alguns, estão secos, mas são novos, não estão envelhecidos...
Quarto: Coisa curiosa é que quando estamos com algum deles na mão, normalmente orando, glorificamos a Deus eles brilham mais ainda... Estranho não esse tal "material em decomposição"?
Quinto: Formigas inteiras vivas que estavam normais ficarem acesas e andando totalmente incandescentes podem por acaso ser material em decomposição? Porque meu esposo já pegou em formigas comuns no chão que estavam normais e ficaram totalmente acesas e vivas.
Sexto: Folhas nas árvores completamente verdes ficarem brilhando de uma hora para outra é porque são material em decomposição?
Sétimo: já acampei inúmeras vezes em passeios com meus pais e irmãos e saí pela madrugada andando em nenhum deles gravetos soltos em decomposição ficaram acesos pelo caminho, onde há inclusive poeira, nem com mais ou menos tempo perto deles para as minhas pupilas modificarem...
Oitavo e último: Saiam da tibieza, e deixem a fé do povo em paz, ninguém valoriza mais os sinais da presença de Deus do que deve valorizar o próprio Deus. Ele é a razão de tudo.
Paz seja com todos!
Amém!
Quando as pessoas como o pastor"E.C.B" comecam a se esquivarem dizendo: Não temos a mesma linha de pensamento é porque a fama ja atingiu a cabeça. e Cristo diminuiu nessas vidas.
Continue firme, pois o Senhor é contigo.
Quando as pessoas como o pastor"E.C.B" comecam a se esquivarem dizendo: Não temos a mesma linha de pensamento é porque a fama ja atingiu a cabeça. e Cristo diminuiu nessas vidas.
Continue firme, pois o Senhor é contigo.
Crente é crente, e a língua é a mesma, aqui, na Europa, nas Américas, e confins da terra.
Quanto aos gravetos já vi falar, mas não pelo pessoal da minha igreja e sim pelo de outra igreja que todos sabem que é cheia de misticismo e legalismo.
Acho que deve ser bom sim ir ao monte, pois lá só se vai com o único objetivo de estar diante da presença de Deus.
Faz muitos anos que estive em um monte próximo ao Pico do Jaraguá - SP e vi, sim, folhas acesas. Para mim, certamente aquilo foi uma manifestação do nosso Deus...
A Paz do Senhor Pr.
COncordo que esses fenômenos (Sobrenaturais) não acontecem, o que acontece nos dias de hoje, é que as pessoas estão perdendo o interesse em adquirir "Conhecimento", que envolve toda e qualquer circunstâncias, inclusive científica, Deus usa a Ciência sim a nosso favor, pois temos vários relatos de descobertas científicas para nos beneficiar, e isso não vem de "Deus"?
O que falta para o a maioria do povo de Deus é "acesso a informação", pois acreditam naquilo que falam a eles, e sem buscar a verdadeira fonte de informação acreditam e passam adiante.
Venho ressaltar que:
"Não são as respostas que giram o mundo, e sim as Perguntas"
O que falta mesmo é interesse de buscar informçãoes, pois acreditar que acontecem coisas sobrenaturais, tipo gravetos incandescentes, materialização de dinheiro a nossa frente, e etc... ja basta para os mais humildes (em relação a estudo e informação) acreditarem e assim assumir essa fé.
É uma pena o que acontece hoje dentro das igrejas.
Fiquei muito contente com a postagem do assunto tão complicado de expor uma verdade comprovada a muito tempo, pois existem muitas pessoas que acreditam que é o poder de Deus que faz brilhar os gravetos, e na realidade não passa de um fenomeno normal da Natureza, que é uma obra maravilhosa sim, mais não passa de ser fatos reais de processos e não "Sobrenatural".
Deus o abençoe Pastor Ciro.
Atenciosamente:
Samuel Fernandes∴
Obs: A brilho que desejo ver é o da santidade na minha vida e da igreja!
A PAZ
Para citar apenas no livro de Josué, lembremos de Js 10:11 em que vemos Deus intervendo em uma guerra contra os inimigos de Israel, no momento em que o exercito inimigo de Israel fugiam pela descida de Bete-Horon, e o Senhor fez cair do céu uma chuva de pedra que feriu mais soldados do que as armas dos soldados Israelitas, segundo o relato Bíblico. Então vemos aqui Deus se utilizando de um fenômeno natural, que pode ser considerado raro, pelo tamanho das pedras que foram capazes de matar muitos soldados inimigos. Destacando também o fato desta chuva de pedra se localizou em um local estrategicamente determinado por Deus , tendo como alvo apenas os inimigos dos Israelitas mesmo que estes estivessem a pequena distancia destes, porém não foram atingidos. Então aqui temos um evento natural , de grandes proporções, no local e na hora certa, capaz de efetuar uma grande mortandade em um exercito inimigo, com a finalidade especifica de mostrar o juízo Divino e que podemos confiar em sua ajuda quando ele nos promete sua ajuda, conforme o relato bíblico.
No mesmo capitulo 10 no verso 12 a 14, na sequência desta mesma batalha contra os Amorreus o Senhor em resposta a oração de Josué de deter o sol e a lua esticando assim o dia a fim de lhe proporcionar melhores condições de guerrear, assim fez o Senhor e o dia não apressou a pôr-se por quase um dia inteiro.
A pergunta ou especulação é : seria um eclipse - um raro fenômeno cósmico com reflexo na rotação solar , etc ?Esses dois relatos podem ser explicados como fenômenos naturais ? Deus estaria utilizando -se de fenômenos naturais raros - que embora raros podem ser explicados e compreendidos pela ciência- embora seja inexplicável sua ocorrência em momentos e circunstancias tão peculiares . Ocorreram e sucederam em resposta a uma oração em um momento critico na vida do povo de Deus.
Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.
Conforme o relato acima nada há de extraordinário em simples gravetos brilharem no escuro em condições próprios.
Talvez não seja tão simples explicar gravetos se acendendo em diferentes condições de solo e clima, quando apenas um crente afligido, confiante, e humildemente se prostra com o rosto no chão clamando pela ação divina em sua vida , sua família, sua igreja e se alegria e ver que simples gravetos do chão brilham apos um certo tempo de clamor e lagrimas diante do Senhor.
Sou um defensor ferrenho da decência e da ordem, em qualquer lugar que nos encontremos, da observância dos preceitos bíblicos a despeito de qualquer pratica secular considerada aceitável.
Entendo que a santidade a moderação e sobriedade em nossas vidas sejam condições essenciais para nossa salvação.
Rejeito veementemente qualquer pratica mística, inovações teológicas e qualquer pratica estranha ao bom procedimento do Cristão.
Mas acredito também que a fé Bìblica algumas vezes confrontam o que naturalmente quisermos explicar através da ciência e seus conceitos científicos.
Para citar apenas no livro de Josué, lembremos de Js 10:11 em que vemos Deus intervendo em uma guerra contra os inimigos de Israel, no momento em que o exercito inimigo de Israel fugiam pela descida de Bete-Horon, e o Senhor fez cair do céu uma chuva de pedra que feriu mais soldados do que as armas dos soldados Israelitas, segundo o relato Bíblico. Então vemos aqui Deus se utilizando de um fenômeno natural, que pode ser considerado raro, pelo tamanho das pedras que foram capazes de matar muitos soldados inimigos. Destacando também o fato desta chuva de pedra se localizou em um local estrategicamente determinado por Deus , tendo como alvo apenas os inimigos dos Israelitas mesmo que estes estivessem a pequena distancia destes, porém não foram atingidos. Então aqui temos um evento natural , de grandes proporções, no local e na hora certa, capaz de efetuar uma grande mortandade em um exercito inimigo, com a finalidade especifica de mostrar o juízo Divino e que podemos confiar em sua ajuda quando ele nos promete sua ajuda, conforme o relato bíblico.
No mesmo capitulo 10 no verso 12 a 14, na sequência desta mesma batalha contra os Amorreus o Senhor em resposta a oração de Josué de deter o sol e a lua esticando assim o dia a fim de lhe proporcionar melhores condições de guerrear, assim fez o Senhor e o dia não apressou a pôr-se por quase um dia inteiro.
A pergunta ou especulação é : seria um eclipse - um raro fenômeno cósmico com reflexo na rotação solar , etc ?Esses dois relatos podem ser explicados como fenômenos naturais ? Deus estaria utilizando -se de fenômenos naturais raros - que embora raros podem ser explicados e compreendidos pela ciência- embora seja inexplicável sua ocorrência em momentos e circunstancias tão peculiares . Ocorreram e sucederam em resposta a uma oração em um momento critico na vida do povo de Deus.
Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.
Conforme o relato acima nada há de extraordinário em simples gravetos brilharem no escuro em condições próprios.
Talvez não seja tão simples explicar gravetos se acendendo em diferentes condições de solo e clima, quando apenas um crente afligido, confiante, e humildemente se prostra com o rosto no chão clamando pela ação divina em sua vida , sua família, sua igreja e se alegria e ver que simples gravetos do chão brilham apos um certo tempo de clamor e lagrimas diante do Senhor.
Sou um defensor ferrenho da decência e da ordem, em qualquer lugar que nos encontremos, da observância dos preceitos bíblicos a despeito de qualquer pratica secular considerada aceitável.
Entendo que a santidade a moderação e sobriedade em nossas vidas sejam condições essenciais para nossa salvação.
Rejeito veementemente qualquer pratica mística, inovações teológicas e qualquer pratica estranha ao bom procedimento do Cristão.
Mas acredito também que a fé Bìblica algumas vezes confrontam o que naturalmente quisermos explicar através da ciência e seus conceitos científicos.
Para citar apenas no livro de Josué, lembremos de Js 10:11 em que vemos Deus intervendo em uma guerra contra os inimigos de Israel, no momento em que o exercito inimigo de Israel fugiam pela descida de Bete-Horon, e o Senhor fez cair do céu uma chuva de pedra que feriu mais soldados do que as armas dos soldados Israelitas, segundo o relato Bíblico. Então vemos aqui Deus se utilizando de um fenômeno natural, que pode ser considerado raro, pelo tamanho das pedras que foram capazes de matar muitos soldados inimigos. Destacando também o fato desta chuva de pedra se localizou em um local estrategicamente determinado por Deus , tendo como alvo apenas os inimigos dos Israelitas mesmo que estes estivessem a pequena distancia destes, porém não foram atingidos. Então aqui temos um evento natural , de grandes proporções, no local e na hora certa, capaz de efetuar uma grande mortandade em um exercito inimigo, com a finalidade especifica de mostrar o juízo Divino e que podemos confiar em sua ajuda quando ele nos promete sua ajuda, conforme o relato bíblico.
No mesmo capitulo 10 no verso 12 a 14, na sequência desta mesma batalha contra os Amorreus o Senhor em resposta a oração de Josué de deter o sol e a lua esticando assim o dia a fim de lhe proporcionar melhores condições de guerrear, assim fez o Senhor e o dia não apressou a pôr-se por quase um dia inteiro.
A pergunta ou especulação é : seria um eclipse - um raro fenômeno cósmico com reflexo na rotação solar , etc ?Esses dois relatos podem ser explicados como fenômenos naturais ? Deus estaria utilizando -se de fenômenos naturais raros - que embora raros podem ser explicados e compreendidos pela ciência- embora seja inexplicável sua ocorrência em momentos e circunstancias tão peculiares . Ocorreram e sucederam em resposta a uma oração em um momento critico na vida do povo de Deus.
Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.
Conforme o relato acima nada há de extraordinário em simples gravetos brilharem no escuro em condições próprios.
Talvez não seja tão simples explicar gravetos se acendendo em diferentes condições de solo e clima, quando apenas um crente afligido, confiante, e humildemente se prostra com o rosto no chão clamando pela ação divina em sua vida , sua família, sua igreja e se alegria e ver que simples gravetos do chão brilham apos um certo tempo de clamor e lagrimas diante do Senhor.
Sou um defensor ferrenho da decência e da ordem, em qualquer lugar que nos encontremos, da observância dos preceitos bíblicos a despeito de qualquer pratica secular considerada aceitável.
Entendo que a santidade a moderação e sobriedade em nossas vidas sejam condições essenciais para nossa salvação.
Rejeito veementemente qualquer pratica mística, inovações teológicas e qualquer pratica estranha ao bom procedimento do Cristão.
Mas acredito também que a fé Bìblica algumas vezes confrontam o que naturalmente quisermos explicar através da ciência e seus conceitos científicos.
A Bíblia é clara! As pessoas que gostam de manterem "suas" opiniões emocionais em primeiro lugar, é quem defendem heresias como estas e como que o batismo com fogo é uma coisa boa!!! Paz de Cristo a todos!
E digo mais, passei grande parte da minha infância na zona rural, sempre andávamos e até pescávamos a noite, e nunca vi nada brilhar a não ser vaga lumes, por que exatamente isso acontece só onde os irmãos oram e não acontece em volta?
E digo mais, isso acontece tanto no calor como frio.
Detalhe Jesus também orava no monte.
Que a pessoa for no mato fechado você ver esses brilhos nos galhos secos molhados nem presiza de oração. As pessoas tem que discernir o que é natural do sobrenatural.a verdade e que o fogo do Monte ñ passa de uma ação natural da natureza.E nem tem base ou apoio bíblico.
1 Antes de eu ser cristão eu era espirita, e como ex espirita eu afirmo que matas fechadas é habitação de demônio, e a bíblia diz e 1Jo 4.1 que não devemos crer em todos os espíritos e sim devemos provar se os espíritos são de Deus. Vi no montes muitos "Irmãos" que não tinham comunhão com Deus e viam o tal foguinho... Vi um que fumava, outros que estavam na prostituição e até um que era contra o dízimo que também viam foguinho e pior, isso não mudou a vida deles continuaram em pecados e não abandonaram o erro.
2 Vi pessoas que não eram cristão que me relataram que foram fazer pic nique na mata e viram o tal foguinho.... isso me deixou desconcertado e aumentou minha desconfiança.
3 Um dia no culto de Doutrina o pastor estava ensinando a igreja e surgiu a oportunidade de comentar o tal figuinho na mata e contou que um irmão lhe trouxe várias folha seca brilhando o o pastor lhe desafiou então: Ele trouxe um pau de lenha do mato e disse se era Deus então que fez a folha seca acender certamente ele faria acender aquele pau de lenho e também os bancos e púlpito de madeira em plena luz do dia. E argumentou... porque Deus iria colocar a glória dele em pau podre e folhas podere... A bíblia diz que o nosso corpo é o templo do Espirito Santo. Então logo esse fenômeno explicado pela ciência não tem nada a ver com o poder e a glória de Deus. Milagre não se Explica, se tem explicação então não é milagre.
Um Abraço a Todos.
Fiquem com Deus.
QUANTO MAIS PODER DE DEUS
MATO GRAVETO TA BOM
ENTAO ME ESPRICA A MINHA CALCA ASENDIA E PASAVA A MAO ESPALHAVAM PELAS PERNA
MAIS DE 20 PESSOAS VIRAM
E FUNGO TAMBEM
PARA DE ENGANAR O POVO
Eu já fui ao monte, vi o inacreditável, folhas, galhos e o mais incrível é os bichinhos completamente verde fluorescente, as lagartas andavam em minhas pernas, eu pegava nas mãos e elas acesas, é mistério de Deus.
Ao meu ver, o monte representa apenas uma coisa: lugar afastado do restante do mundo. Um local onde se pode orar de modo despreocupado. Desse modo, o desligamento físico é maior, ampliando a conexão espiritual e fenômenos, ao meu ver podem acontecer.
Eu já vi, uma vez, os gravetos luminosos. Com uma luz fluorescente, esverdeada. Peguei uma delas e coloquei no meu bolso. Ela permaneceu assim por horas, inclusive já no ônibus de volta. Horas mais tarde se apagou e era apenas um graveto comum. N
Não acho que seja correto ir ao monte para ver isso. O monte é lugar de oração. Agora, não considero misticismo esse fenômeno, ao qual não encontro explicação. Pode sim, ser um milagre!
Se são fungos, qualquer pessoa que ficar tempo suficiente, talvez uma hora, verá os gravetos brilharem, mas isso não é absolutamente verdade.
Portanto, a explicação não convence.
Irmãos em profunda comunhão tiveram e tem essa experiência, não é uma experiência mais mística do que um dos muitos milagres que costumam até hoje ocorrer.
Racionalizar tudo foi um dos motivos que levaram a igreja do século XIX a falhar na Europa, não tendo forças para resistir aos movimentos totalitários do início do século XX, que desancaram em duas guerras mundiais.
Mas por se tratar de uma coisa da natureza, porq só acende onde tem gente orando?? Eu andei algums metros londe de onde o pessoal tava orando e não vi nada aceso