A pregação moderna e o teatro de bonecos


Em nossos dias, a pregação está cada vez mais interativa e pouco ou quase nada expositiva. O comportamento dos pregadores (pregadores?) e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos, formado por manipulador e manipulados.

No teatro de bonecos, o manipulador, é o que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Na pregação hodierna, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação não são os bonecos, e sim as pessoas.

Continue lendo >>

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pastor o senhor viu o debate do pr. Silas Malafaia no SBT?
Po0r favor fale sobre isso.
Andre Gonçalves disse…
Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus!

Pr. Ciro,

Esta é realidade calamitosa em que se encontra o meio evangélico. Estes tais crentes, quando tem a oportunidade de ouvir realmente a exposição da Palavra, não gostam, ou até dizem que não entenderam nada, pois a verdadeira exposição da Palavra de Deus, não faz o homem mexer com o corpo, mas sim toca no espírito e na alma.
Ouvi alguém dizer que os hinos da Harpa Cristã e do Cantor Cristão são coisas ultrapassadas, e que as Igrejas precisam de musicas mais atuais, que vão ao encontro do gosto popular, para assim atrair pessoas para dentro das Igrejas. A moda do louvor é rock, funk, rap, samba, pagode, axé e por aí vai. As "baladas" estão se mudando para dentro das Igrejas.

As Igrejas estão apenas inchando.

Crente Cristocêntrico, está em extinção.

Em Cristo,
André Gonçalves.
Anônimo disse…
Rodrigo Sales
Mozarlandia-Go

O que foi dito nesta postagem é a pura verdade.
Alguns cultos "evangélicos" da atualidade parece mais um teatro do que uma reunião de adoradores.
Honório Guedes disse…
Pastor Ciro, a Paz do Senhor! suas observações apesar de sarcásticas e bem humoradas, infelizmente são verdadeiras...e no teatro da vida muitas almas estão indo para o inferno por falta da pregação do Evangelho Genuíno e Cristocêntrico... que o Senhor tenha misericórdia de nós!
Abraços Fraternais!
Anônimo,

Por que usar o anonimato para uma pergunta tão simples?

Eu vi sim o debate. Já sabia como ele seria, por conhecer muito bem o pastor Silas Malafaia. Mas, como eu estava em casa, aproveitei para assisti-lo. Ele, que é realmente especialista em debates (por conseguir expor o seu pensamento com muita clareza e convicção e, ao mesmo tempo, irritar o oponente de tal modo, que ele não consegue mais argumentar de igual para igual) foi muito bem e demonstrou por que o PL 122 não pode ser aprovado do jeito que está.

Em Cristo,

CSZ
Flávio disse…
Pastor Ciro bom dia! Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida. Sou de uma igreja batista e tenho dúvida em relação a batismo no Espírito Santo, pois não se fala muito nisso. O batismo no Espírito pode ser revelado por qualquer dom relacionado em coríntios? Logo, se não falo em línguas não sou batizado? Tenho que buscar (dando um entendimento de merecimento próprio)? Não me entenda mal, pois não estou confrontando o senhor e sim gostaria de uma explicação pois isso me incomoda. Sei quais são meus dons, porém não quero enganar a mim mesmo com minhas filosofias. Vejo este blog pela graça de Deus quase todos os dias e sou muito edificado em tudo, pois sou como dizem por aí sou "legalista e um crente frio que não acredita no poderoso mover de Deus". Se o senhor não quiser me responder aqui, pode ser para hora_flavio@hotmail.com
Obrigado,
em Cristo,
Flávio.
obs.: parei com os três pontos de exclamação hein!
Caro Honório Guedes,

Meu texto não chega a ser sarcástico, porque o sarcasmo pende para a zombaria. É claro que o sarcasmo como figura de linguagem pode ser usado em um texto, em casos específicos, mas no presente artigo eu só usei a comparação com o teatro de bonecos, com um leve toque de ironia. Creio que não cheguei a ser sarcástico. Se o fui, não percebi... Risos.

Grato pela participação.

Em Cristo,

CSZ
renato vargens disse…
Prezado pastor Ciro,

Brilhante a sua reflexão!
Parabéns pelo texto extremamente inteligente.

Abraços,

Renato Vargens
Querido pastor Renato Vargens,

Agradeço-lhe pelo elogio e pelas palavras de incentivo.

Eu sempre ouvi falar que o culto "evangélico" (ou "gospel", como o irmão escreveu como muita propriedade em "Cristianismo ao Gosto do Freguês"), em muitos casos, é um circo. E alguns escritores gostam de pôr lenha na fogueira para ver o "circo" pegando fogo. Agora vão dizer que eu quero ver o "teatro" pegando fogo!

Um grande abraço!

CSZ
Shalom!

Amado Pr Ciro, sua analogia é perfeita. Infelizmente os púpitos estão empobrecendo. A casa do pão não tem pão. Os fornos estão frios. Há inquietação. Há fome. Há ilusão.

O que mais me chama atenção é que Jesus, o Pão da Vida, nasceu na casa do pão (Belém). E por que há tanta escassez de pão em nossas igrejas? Simples. O pão da vida (Jesus) vem sendo substituído pou um outro alimento (prosperidade, autoajuda) e não a ajuda do alto.

O púlpito tornou-se um balcão, o evangelho um produto, a igreja num grande mercado religioso e os crentes tornaram-se consumidores (das bençãos de Deus), e não em verdadeiros adoradores!

"Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos"

Pr. Ciro, continuemos a glorificar nosso ministério, como disse o apóstolo da graça - Paulo em Rm 11.13

abraços do companheiro, Pr. Marcelo

http://davarelohim.blogspot.com/
Pr. Ricardo Santos disse…
Caro Pastor Ciro,

Seu texto e bem claro e inteligente, realmente é bom que o "teatro" pegue fogo, mas fogo do espírito e se transforme de fato em uma igreja de Cristo.
Unknown disse…
A paz do Senhor Jesus,Pastor Ciro!

Verdadeiramente,estamos vivendo o tempo do evangelho espetacularizado, dos shows gospel, da manipulação das massas. Em muitas igrejas o verdadeiro Evangelho bibliocêntrico parece estar em declínio. O que se vê são pirotecnias e maneirismos dos mais extravagantes e bizarros em nosso meio.

Um irmão, conhecido meu, cujo nome por uma questão ética não citarei, disse-me que numa determinada vigília "pentecostal", um irmão saiu fazendo aquelas já conhecidas evoluções e contorções corporais no meio do salão até que, de repente, num salto, lançou-se contra a parede.

Como ele demorava a levantar-se, alguns acharam que ele tinha sido arrebatado. Os minutos se passaram e para estupor geral, percebeu-se que o mesmo não tinha mais pulso,morrera de traumatismo craniano.

Agora imaginem a vergonha para aqueles crentes e para o pastor daquela igreja ter que se explicar diante da polícia as razões que levaram aquele irmão à morte. Será que isso é evangelho? Eu acho que não!

Mudando de assunto, eu postei uma nova postagem no meu blog falando sobre o comportamento de alguns crentes "piratas". Esta postagem foi o comentário que eu fiz a uma postagem do Pastor Newton Carpinteiro pertinente a essa mesma questão. Eu gostaria que o senhor me desse a honra da sua visita e comentário, caso seja possível, à referida postagem.

Meu blog é: http://cristianismoemdia.blogspot.com//

A paz do Senhor Jesus!
Elton Morais disse…
Postagem excelente, Deus continue levantando pessoas para mostrar o verdadeiro evangelho.
Sofro muito na igreja que sou membro, pois sempre que tento abrir os olhos dos “meus irmãos” sobre esses “pregadores manipuladores”, recebo várias críticas e acabo sendo taxado de “mente fechada”, legalista, etc.

Jesus continue te abençoando.
Unknown disse…
pasto eu gostaria de pedi ao senhor uma menssagem paras essas pessoas que"se dizem ser cristão e vivem a vida em debater avida de pastores em sayts e em blog"
Luiz Filipe disse…
Pr Ciro nós jovens que estamos iniciando na carreira ministerial precisamos de referenciais que valham a pena, e eu me conforto em Deus ao ver seus artigos, suas mensagens, e demais postagens de seu blog. Comento com meus amigos que possuem o mesmo ponto de vista quanto a igreja e ministério, o quanto a nossa geração está cegada pela busca da fama, dinheiro, status e outras coisas que jamais deveriam ser relacionadas ao ministério, e boa parte disso por causa dos referenciais modernos que alimentam esses sonhos, essas expectativas. Mas é lendo seus artigos e de demais pessoas que eu julgo serem os referenciais contemporâneos a serem seguidos por nós, que como ja disse, eu me conforto e espero que a cada dia, mais e mais jovens aspirantes ao ministério, sejam conduzidos por Deus a se espelharem em vc's. Louvo a Deus pela sua vida, e a cada dia espero que consigamos levantar mais alto essa bandeira, a bandeira do verdadeiro evangelho, por mais simples que ele seja.
Um abraço e continue edificando nossas vidas e formando cada dia mais a opinião de nossos futuros pastores, ministros e etc.
Pr. Ciro

Muito oportuno seu texto, pois alude a religião de espetáculo que se transformou boa parte do meio cristão.
Li num comentário que a palavra hipócrita que Jesus muitas vezes dirigiu a classe religiosa dominante em seus dias, fazia referência a teatralidade, mais especificamente ao teatro de máscaras. Uma religiosidade de espetáculo com atores, palco, enredo e platéia.

Espero que seu texto alcance muitos "teatros" e converta os atores em discípulos de Jesus.

Um abraço fraternal.
Irmão Cláudio,

É verdade. A hipocrisia tem tudo a ver com teatralidade. Que Deus nos guarde desse pecado!

Mas sugiro que o irmão, que demonstra apreciar o étimo das palavras, que procure o sentido original de "sincero", se é que já não fez isso.

Um grande abraço.

CSZ
Ventura Neto disse…
Pastor Ciro
Infelizmente é com muita tristeza que observamos o povo de Deus sendo enganado com esse "entretenimento" dentro de parte de nossas Igrejas, e tem mais, quando eles não podem fazer isso durante os cultos o fazem nas casas nas chamadas "campanhas", so que de campanha evangelística eles também não querem saber.
Que Deus continue usando-o poderosmante em suas mãos para a Glória de Deus.
Ev. Neto
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Excelente Calidoscópio da situação atual. Quanto mas se move, mais encontraremos em contra a verdade.

Se colocarmos os olhos bem próximos do que está ocorrendo e denunciarmos de verdade, como o amado pastor o faz, deixaremos a muitos de boca ABERTA.

O Senhor seja contigo, meu amigo pastor,

O menor de todos.
Igor Borges disse…
A Paz do Senhor, Pr. Ciro.

Não quero que me interprete mal, não sou de fazer isso, mas, através desse comentário, venho pedir para ler o email que lhe mandei: "Pedido de oração para meu irmão."

Minha família se encontra em um momento difícil com um problema de saúde que meu irmãozinho está tendo, pois, não achamos as causas. No email coloquei alguns detalhes.

Aqui em casa, o Enzo é o nosso "xôdozinho", porque, depois de 15 anos do meu nascimento o Senhor deu o Enzo para nós, pois, minha mãe não engravidava.

Me desculpe mais uma vez por usar este espaço. Mas, acredito que com as nossas orações tudo terminará bem.

Estou orando pelo senhor!
Que Deus o abençoe.

Em Cristo,
Igor.
A Paz do Senhor Jesus Pastor Ciro

Gostei de sua postagem, apropriada para o tempo em que estamos vivendo.

Pastor, sou também tocador aqui da Igreja e passo uma luta grande aqui na área musical.

Já que a música Evangélica pode ser considerada uma pregação cantada, queria tirar algumas dúvidas.

Muitas vezes as dirigentes mandam nós tocarmos músicas que vejo que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

Uma das músicas é de um grupo musical chamado 4 por 1, e diz o seguinte:

CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS

Nem sempre se sabe detalhes de um milagre
Mas eu vou contar a história de um menino que um dia levantou
Venceu, e sua mãe lhe perguntou com medo: aonde é que você vai?
E o menino então lhe respondeu: o Mestre está a me chamar
Uma multidão vou ajudar a alimentar.
Sua mãe lhe disse que isto é impossível. O que tem aí neste cestinho?
E com muita fé o menino disse: cinco pães e dois peixinhos.

CORO

Quem poderia imaginar que o menino ia ajudar alimentar
A multidão
É assim que Deus faz
Usa quem Ele quer
Menino, homem ou mulher 3x no final

Eu posso imaginar os olhos do menino a brilhar, muita alegria em
Poder ajudar, então Jesus levantou os seus olhos e viu que era
Preciso manifestar o seu poder e alimentou a todos que tinham fome
Grande foi o milagre e todos poderam vê, que com Jesus
O pouco é muito
Assim também creu aquele menino que com muita fé
Trouxe com seu cestinho
Cinco pães e dois peixinhos

E quando analisei a música percebi que a letra não está de acordo com a Palavra de Deus, e disse a irmã que não iria tocar, pois não tem base Biblica.
Eu fiz certo agindo assim?

Se o Sr. puder também mostrar que a música de "Como Zaqueu" está errada gramaticalmente em relação a comparação Biblica(pois um irmão disse que ela está certa grmaticalmente), ficarei grato.

Que a paz do Senhor Jesus seja com todos.
JORGE MÉLO disse…
Irmaõs, crentes marionetes, fantoches, mamulengos, jôruri, e os que dizem que os hinos da harpa cristã e cc estão ultrapassados e os que semeiam contendas,etc,

DESPERTEM! DESPERTEM! DESPERTEM!
O MESTRE, está voltando! O MESTRE esta VOLTANDO!
lucas cap.12.vers.40.
Evitem serem degolados pelo sistema do anti-cristo, após o arrebatamento.

Salmo 133
Hino 175 e 91 da harpa cristã.
Bom post Pr. Ciro, e DEUS em CRISTO JESUS o abenço-e e a todos que almejam irem ao Paraíso Eterno.

RECIFE - PE
Sandro Moraes disse…
Pr. Ciro, Graça e Paz! Descobri a sua existência poucos meses atrás e pra mim foi um achado. Estou lendo seu blog há algum tempo. Mais do que criatividade e inteligência, o seu discernimento une-se a outras vozes para despertar aqueles que estão embriagados pelo evangelho sem cruz exposto como espetáculo aos consumidores de sermões(?) dominicais. A sua leitura neste artigo do universo "gospel", possui a ironia e a dureza de palavras tão necessárias atualmente. Não só me tornei seu seguidor, como recomendo o seu blog a muita gente. Fiz um link direto do meu blog ao seu. Convido o Sr. a visitá-lo se desejar: http://nocaminhodagraca.blogspot.com/. Um abraço!
Anônimo disse…
A Paz do senhor Jesus!,pastor ciro

A semana passda estava com o pastor da minha congregação,em seu escritorio e vi um cartaz de um congresso que vai haver em simões filho(BA),quando peguei para da uma olhada,olha quem estava la,no meio dos palestrantes convidado,"O PASTOR CIRO ZIBORDI",eu falei ô gloria DEUS (RISOS).
eu moro proximo a simões filho pastor Ciro,na cidade de camaçari (BA),a ums 20km,vou fazer um esforço pra estar lá no sabado"dia 20/03/10" para poder,se possivel conhecelo de perto se DEUS quiser,AMÉM.

Que DEUS o abençoe!
kleber de sá
Em Cristo.
Elaine disse…
Acredito que ainda cabem comparações da nossa triste realidade com os teatros de "dedoches", "fantoches de varas", "teatro de máscaras", "teatro musical", e tantos outros...

Tem pra todos os gostos.

Shalom.
TANIA ALMEIDA disse…
sabe o que pior?! e que eles dizem DEUS esta te curando... afirmam e maioria dos crentes vão ão deliro

2 DIAS DEPOIS o doente morre
que Deus e esse que fala que vai curar e ñ cura?...há e a fé do doente que ñ estava muito grande....
FALA SERIO
PALAVRA disse…
PARABENS PELA EXOPOSIÇÃO É CORAGEM. ESPERO QUE HÁ CADA DIA APAREÇA UM REMANEÇENTE COMPROMETIDO COM A VERDADE.
PALAVRA disse…
PARABENS PELA EXPOSIÇÃO. ESPERO QUE HÁ CADA DIA DEUS LEVANTE UM REMANEÇENTE FIEL A SUA PALAVRA.
Pb Fernando disse…
É lamentável o que estão fazendo em nossos púlpitos Pr. Ciro, e mais lamentável é ver que essa prática está se propagando em nosso querida assembléia de Deus!
bonecotérapia disse…
Pastor Ciro eu me chamo Missionário andrei sou da Assembleia de Deus de vila rosário,em Duque de Caxias RJ,sou Mestre na area de animação com bonecos,seja ele qual for luva,fios,balcão,vara e ventrilogo,fui eleito o melhor manipulador do rio em 2004,em 2006 fui campeão da comunidade de bonecos orkut, e 2008 ganhei o titulo de talento do carrefour WL,hoje me encontro sem trabalhar com isso nas igrejas por que estou casado e trabalhando muito pro homem,pois quando fazia apresentações eu fazia por amor a obra sem me importar com dinheiro ou bens matériais mas quando fiquei desempregado e sem patrocinio comecei a pedir uma ajuda de custo pra manter o Ministério e ai então nunca mais me convidaram são muito poucas as apresentações por mes,eu fazia em media de 5 a 8 eventos por mes tinha meses q eu chegava a fazer 15 eventos na maioria em comunidades carentes,favelas,hospitais,creches,abrigos de idosos,cultos nos lares mais na maioria em igrejas,muitas almas se renderam aos pes do Senhor ,hoje estou procurando algum patrocinio ou igreja que possa ajudar esse Ministério posso ganhar muito dinheiro em festas infantins mas esse trabalho não me interessa o que eu quero mesmo e pregar o evangelho,Pastor Ciro se por acaso se interesar ver meu trabalho está no yotube tem trabalhos evangélicos e secular,pois precisei fazer trabalhos na area pra me torna mestre pois no meio evangelico não tem associação de bonecos pois bem o endereço dos videos é bonecos da luz,bonecos da luz ufb,um video de luta vc vai gostar muito ou em bonecoterapia e bonecos da luz.é isso a Paz do Senhor Pastor meu facebok é andrebonecos@hotmail.com