Em nossos dias, a pregação está cada vez mais interativa e pouco ou quase nada expositiva. O comportamento dos pregadores (pregadores?) e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos, formado por manipulador e manipulados.
No teatro de bonecos, o manipulador, é o que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Na pregação hodierna, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação não são os bonecos, e sim as pessoas.
Continue lendo >>
Ciro Sanches Zibordi
No teatro de bonecos, o manipulador, é o que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Na pregação hodierna, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação não são os bonecos, e sim as pessoas.
Continue lendo >>
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Po0r favor fale sobre isso.
Pr. Ciro,
Esta é realidade calamitosa em que se encontra o meio evangélico. Estes tais crentes, quando tem a oportunidade de ouvir realmente a exposição da Palavra, não gostam, ou até dizem que não entenderam nada, pois a verdadeira exposição da Palavra de Deus, não faz o homem mexer com o corpo, mas sim toca no espírito e na alma.
Ouvi alguém dizer que os hinos da Harpa Cristã e do Cantor Cristão são coisas ultrapassadas, e que as Igrejas precisam de musicas mais atuais, que vão ao encontro do gosto popular, para assim atrair pessoas para dentro das Igrejas. A moda do louvor é rock, funk, rap, samba, pagode, axé e por aí vai. As "baladas" estão se mudando para dentro das Igrejas.
As Igrejas estão apenas inchando.
Crente Cristocêntrico, está em extinção.
Em Cristo,
André Gonçalves.
Mozarlandia-Go
O que foi dito nesta postagem é a pura verdade.
Alguns cultos "evangélicos" da atualidade parece mais um teatro do que uma reunião de adoradores.
Abraços Fraternais!
Por que usar o anonimato para uma pergunta tão simples?
Eu vi sim o debate. Já sabia como ele seria, por conhecer muito bem o pastor Silas Malafaia. Mas, como eu estava em casa, aproveitei para assisti-lo. Ele, que é realmente especialista em debates (por conseguir expor o seu pensamento com muita clareza e convicção e, ao mesmo tempo, irritar o oponente de tal modo, que ele não consegue mais argumentar de igual para igual) foi muito bem e demonstrou por que o PL 122 não pode ser aprovado do jeito que está.
Em Cristo,
CSZ
Obrigado,
em Cristo,
Flávio.
obs.: parei com os três pontos de exclamação hein!
Meu texto não chega a ser sarcástico, porque o sarcasmo pende para a zombaria. É claro que o sarcasmo como figura de linguagem pode ser usado em um texto, em casos específicos, mas no presente artigo eu só usei a comparação com o teatro de bonecos, com um leve toque de ironia. Creio que não cheguei a ser sarcástico. Se o fui, não percebi... Risos.
Grato pela participação.
Em Cristo,
CSZ
Brilhante a sua reflexão!
Parabéns pelo texto extremamente inteligente.
Abraços,
Renato Vargens
Agradeço-lhe pelo elogio e pelas palavras de incentivo.
Eu sempre ouvi falar que o culto "evangélico" (ou "gospel", como o irmão escreveu como muita propriedade em "Cristianismo ao Gosto do Freguês"), em muitos casos, é um circo. E alguns escritores gostam de pôr lenha na fogueira para ver o "circo" pegando fogo. Agora vão dizer que eu quero ver o "teatro" pegando fogo!
Um grande abraço!
CSZ
Amado Pr Ciro, sua analogia é perfeita. Infelizmente os púpitos estão empobrecendo. A casa do pão não tem pão. Os fornos estão frios. Há inquietação. Há fome. Há ilusão.
O que mais me chama atenção é que Jesus, o Pão da Vida, nasceu na casa do pão (Belém). E por que há tanta escassez de pão em nossas igrejas? Simples. O pão da vida (Jesus) vem sendo substituído pou um outro alimento (prosperidade, autoajuda) e não a ajuda do alto.
O púlpito tornou-se um balcão, o evangelho um produto, a igreja num grande mercado religioso e os crentes tornaram-se consumidores (das bençãos de Deus), e não em verdadeiros adoradores!
"Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos"
Pr. Ciro, continuemos a glorificar nosso ministério, como disse o apóstolo da graça - Paulo em Rm 11.13
abraços do companheiro, Pr. Marcelo
http://davarelohim.blogspot.com/
Seu texto e bem claro e inteligente, realmente é bom que o "teatro" pegue fogo, mas fogo do espírito e se transforme de fato em uma igreja de Cristo.
Verdadeiramente,estamos vivendo o tempo do evangelho espetacularizado, dos shows gospel, da manipulação das massas. Em muitas igrejas o verdadeiro Evangelho bibliocêntrico parece estar em declínio. O que se vê são pirotecnias e maneirismos dos mais extravagantes e bizarros em nosso meio.
Um irmão, conhecido meu, cujo nome por uma questão ética não citarei, disse-me que numa determinada vigília "pentecostal", um irmão saiu fazendo aquelas já conhecidas evoluções e contorções corporais no meio do salão até que, de repente, num salto, lançou-se contra a parede.
Como ele demorava a levantar-se, alguns acharam que ele tinha sido arrebatado. Os minutos se passaram e para estupor geral, percebeu-se que o mesmo não tinha mais pulso,morrera de traumatismo craniano.
Agora imaginem a vergonha para aqueles crentes e para o pastor daquela igreja ter que se explicar diante da polícia as razões que levaram aquele irmão à morte. Será que isso é evangelho? Eu acho que não!
Mudando de assunto, eu postei uma nova postagem no meu blog falando sobre o comportamento de alguns crentes "piratas". Esta postagem foi o comentário que eu fiz a uma postagem do Pastor Newton Carpinteiro pertinente a essa mesma questão. Eu gostaria que o senhor me desse a honra da sua visita e comentário, caso seja possível, à referida postagem.
Meu blog é: http://cristianismoemdia.blogspot.com//
A paz do Senhor Jesus!
Sofro muito na igreja que sou membro, pois sempre que tento abrir os olhos dos “meus irmãos” sobre esses “pregadores manipuladores”, recebo várias críticas e acabo sendo taxado de “mente fechada”, legalista, etc.
Jesus continue te abençoando.
Um abraço e continue edificando nossas vidas e formando cada dia mais a opinião de nossos futuros pastores, ministros e etc.
Muito oportuno seu texto, pois alude a religião de espetáculo que se transformou boa parte do meio cristão.
Li num comentário que a palavra hipócrita que Jesus muitas vezes dirigiu a classe religiosa dominante em seus dias, fazia referência a teatralidade, mais especificamente ao teatro de máscaras. Uma religiosidade de espetáculo com atores, palco, enredo e platéia.
Espero que seu texto alcance muitos "teatros" e converta os atores em discípulos de Jesus.
Um abraço fraternal.
É verdade. A hipocrisia tem tudo a ver com teatralidade. Que Deus nos guarde desse pecado!
Mas sugiro que o irmão, que demonstra apreciar o étimo das palavras, que procure o sentido original de "sincero", se é que já não fez isso.
Um grande abraço.
CSZ
Infelizmente é com muita tristeza que observamos o povo de Deus sendo enganado com esse "entretenimento" dentro de parte de nossas Igrejas, e tem mais, quando eles não podem fazer isso durante os cultos o fazem nas casas nas chamadas "campanhas", so que de campanha evangelística eles também não querem saber.
Que Deus continue usando-o poderosmante em suas mãos para a Glória de Deus.
Ev. Neto
A paz do Senhor!
Excelente Calidoscópio da situação atual. Quanto mas se move, mais encontraremos em contra a verdade.
Se colocarmos os olhos bem próximos do que está ocorrendo e denunciarmos de verdade, como o amado pastor o faz, deixaremos a muitos de boca ABERTA.
O Senhor seja contigo, meu amigo pastor,
O menor de todos.
Não quero que me interprete mal, não sou de fazer isso, mas, através desse comentário, venho pedir para ler o email que lhe mandei: "Pedido de oração para meu irmão."
Minha família se encontra em um momento difícil com um problema de saúde que meu irmãozinho está tendo, pois, não achamos as causas. No email coloquei alguns detalhes.
Aqui em casa, o Enzo é o nosso "xôdozinho", porque, depois de 15 anos do meu nascimento o Senhor deu o Enzo para nós, pois, minha mãe não engravidava.
Me desculpe mais uma vez por usar este espaço. Mas, acredito que com as nossas orações tudo terminará bem.
Estou orando pelo senhor!
Que Deus o abençoe.
Em Cristo,
Igor.
Gostei de sua postagem, apropriada para o tempo em que estamos vivendo.
Pastor, sou também tocador aqui da Igreja e passo uma luta grande aqui na área musical.
Já que a música Evangélica pode ser considerada uma pregação cantada, queria tirar algumas dúvidas.
Muitas vezes as dirigentes mandam nós tocarmos músicas que vejo que não estão de acordo com a Palavra de Deus.
Uma das músicas é de um grupo musical chamado 4 por 1, e diz o seguinte:
CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS
Nem sempre se sabe detalhes de um milagre
Mas eu vou contar a história de um menino que um dia levantou
Venceu, e sua mãe lhe perguntou com medo: aonde é que você vai?
E o menino então lhe respondeu: o Mestre está a me chamar
Uma multidão vou ajudar a alimentar.
Sua mãe lhe disse que isto é impossível. O que tem aí neste cestinho?
E com muita fé o menino disse: cinco pães e dois peixinhos.
CORO
Quem poderia imaginar que o menino ia ajudar alimentar
A multidão
É assim que Deus faz
Usa quem Ele quer
Menino, homem ou mulher 3x no final
Eu posso imaginar os olhos do menino a brilhar, muita alegria em
Poder ajudar, então Jesus levantou os seus olhos e viu que era
Preciso manifestar o seu poder e alimentou a todos que tinham fome
Grande foi o milagre e todos poderam vê, que com Jesus
O pouco é muito
Assim também creu aquele menino que com muita fé
Trouxe com seu cestinho
Cinco pães e dois peixinhos
E quando analisei a música percebi que a letra não está de acordo com a Palavra de Deus, e disse a irmã que não iria tocar, pois não tem base Biblica.
Eu fiz certo agindo assim?
Se o Sr. puder também mostrar que a música de "Como Zaqueu" está errada gramaticalmente em relação a comparação Biblica(pois um irmão disse que ela está certa grmaticalmente), ficarei grato.
Que a paz do Senhor Jesus seja com todos.
DESPERTEM! DESPERTEM! DESPERTEM!
O MESTRE, está voltando! O MESTRE esta VOLTANDO!
lucas cap.12.vers.40.
Evitem serem degolados pelo sistema do anti-cristo, após o arrebatamento.
Salmo 133
Hino 175 e 91 da harpa cristã.
Bom post Pr. Ciro, e DEUS em CRISTO JESUS o abenço-e e a todos que almejam irem ao Paraíso Eterno.
RECIFE - PE
A semana passda estava com o pastor da minha congregação,em seu escritorio e vi um cartaz de um congresso que vai haver em simões filho(BA),quando peguei para da uma olhada,olha quem estava la,no meio dos palestrantes convidado,"O PASTOR CIRO ZIBORDI",eu falei ô gloria DEUS (RISOS).
eu moro proximo a simões filho pastor Ciro,na cidade de camaçari (BA),a ums 20km,vou fazer um esforço pra estar lá no sabado"dia 20/03/10" para poder,se possivel conhecelo de perto se DEUS quiser,AMÉM.
Que DEUS o abençoe!
kleber de sá
Em Cristo.
Tem pra todos os gostos.
Shalom.
2 DIAS DEPOIS o doente morre
que Deus e esse que fala que vai curar e ñ cura?...há e a fé do doente que ñ estava muito grande....
FALA SERIO