Pedro: o Primeiro Pregador Pentecostal

Sumário de PEDRO: O PRIMEIRO PREGADOR PENTECOSTAL (240 páginas), novo livro de minha modesta autoria, #CPAD, terceiro da série #PregadoresDaBiblia:
Dedicatória
Agradecimentos
Prefácio
Introdução — Origem do Movimento Pentecostal
Capítulo 1 — Provado pela Água
Capítulo 2 — Pregador, Apóstolo... Papa Não!
Capítulo 3 — Treinamento de Pedro
Capítulo 4 — Assentado para Ver o Fim
Capítulo 5 — Em Pé para um Novo Começo
Capítulo 6 — Primeiro Pregador Pentecostal
Capítulo 7 — Linha de Chegada
Referências e Notas

Clique aqui para informar-se melhor:

Pedro: O primeiro pregador pentecostal 

Comentários

rodrigo disse…
1 Pedro 1: A salvação pronta para ser revelada

Pedro diz a seus leitores que o objetivo da sua fé, a salvação, estava "pronta a ser revelada no último tempo" (1 Pedro 1:5). Poucos comentaristas percebem o background da previsão do apóstolo Pedro, Daniel 12. O gráfico mostra como Pedro recorre a Daniel.
Daniel 12
1 Pedro 1:5-10
Tempo do fim (v. 4, 9)
Último tempo presente (v.5, 20); “no fim dos tempos”
Muitos serão purificados e refinados pela provação (v. 10)
Prova da fé mais preciosa que o ouro (v. 7)
Recompensa, vida eterna (v. 2), "deve surgir à sua herança" (v.13)
Herança incorruptível, incontaminável (v. 3); a salvação de vossas almas (v.9)
Predita por Daniel
Salvação predita pelos profetas (v.10)
Não para os dias de Daniel; ‘Tempo do fim’, ‘tu descansarás’ (v. 9, 13)
Não para eles, mas para nós; pronta para ser revelada (v. 10-12)

Pedro sabia que ele estava vivendo no tempo do fim predito por Daniel (Atos 2:17). Ele aguardava a recompensa eterna prometida por Daniel. Mas, enquanto que para Daniel foi dito que sua previsão estava longe, Pedro afirma que estava muito perto e "pronta para ser revelada."
Aqueles que insistem que as afirmações de tempo bíblicas não significam nada têm de lidar abertamente com esse contraste. Pedro diz que o que um dia foi distante agora era iminente. (Veja também 1 Pedro 4:5,7, 17) Ele estava errado ao dizer que os profetas sabiam que a profecia não era para o tempo deles? Se as declarações de tempo bíblicas são tão "elásticas" e inexpressívas, como os profetas poderiam saber que as previsões não eram para o seu tempo? Pedro estava errado ou equivocado ao dizer que o que não era para o tempo do profeta agora era iminente?
Pedro previu claramente a chegada daquilo que para Daniel foi dito estar muito distante. A salvação para vir no dia do Senhor não estava mais longe. Ela estava pronta para ser revelada. Se o Dia do Senhor e a revelação da salvação eterna ainda não chegaram, temos esperado quatro vezes mais desde o tempo de Pedro até agora, do que Pedro fez em relação a Daniel! Esta visão zomba do contraste que Pedro fez entre o tempo de Daniel e seu tempo.
A menos que Pedro estivesse falando de um ‘tempo do fim’ diferente, uma salvação eterna diferente, um processo de "refinamento da fé" diferente, do que o predito por Daniel, então os paralelos precisos entre Daniel e 1 Pedro 1 devem ser honrados.
À Daniel foi dito que sua previsão seria cumprida "quando o poder do povo santo fosse completamente destruído" (Daniel 12:7). Nenhum outro evento qualifica-se tão bem como a queda de Jerusalém em 70 d.C. A Epístola de Pedro foi escrita apenas poucos anos antes daquele evento... Quando Jesus disse que a redenção viria (Lucas 21:28).
Daniel 12 predisse a vinda de coisas terríveis e também de coisas maravilhosas. A Audiência de Pedro estava experimentando o "refinamento" predito por Daniel, mas estava ansiosamente prevendo a perfeição da salvação. A Salvação eterna já veio ou as afirmações e expectativas de Pedro falharam.

É algo Para refletir.