Quem disse que a Bíblia não manda celebrar o Natal?


Disse alguém, alhures: “A Bíblia não nos autoriza a comemorarmos o Natal. De acordo com 1 Coríntios 11.26, o verdadeiro cristão deve anunciar a morte do Senhor, e não o seu nascimento. Não existe nenhum mandamento para celebrarmos o Natal”. Vejamos como esse “argumento” se autodestruirá em alguns segundos.

O texto citado, relativo à Ceia do Senhor, não proíbe o cristão de anunciar o nascimento do Senhor. Diz apenas que devemos anunciar a morte do Senhor até que Ele venha. E a obra redentora de Jesus reside em um tripé, isto é, em três fundamentos: a encarnação, a crucificação e a ressurreição. Logo, se Cristo não tivesse nascido, não teria morrido. E, se Ele não tivesse morrido, não teria ressuscitado para a nossa justificação.

De fato, não há nenhum mandamento específico a respeito do Natal nas páginas da Bíblia. Mas eu 
pergunto ao leitor:
— Há alguma ordem bíblica para celebrarmos o nosso aniversário, fazendo um culto de ações de graça por mais um ano de vida e oferecendo bolo aos convidados?
— Existe mandamento específico para as mulheres casarem com vestido de noiva, branco, com véu e grinalda? Há ordem nas Escrituras para o homem casar de terno e gravata? Há ordem bíblica para o casamento ser realizado primeiro no cartório e depois no templo? Aliás, há mandamento específico que indique o local onde o matrimônio deva ser oficializado? Existe ordem nas páginas sagradas para os noivos fazerem uma recepção aos convidados e, depois, viajarem em lua de mel?
 — Haja vista ser a Ceia do Senhor uma ordenança de Jesus Cristo, onde está o mandamento para a celebrarmos de mês em mês ou a cada semana?
— Existe ordem bíblica para fazermos a Escola Bíblica Dominical?
— Há mandamento na Palavra de Deus para começarmos o culto às 19 horas, aos sábados, e às 18, aos domingos, por exemplo?
— Existe mandamento bíblico para termos uma conta no Facebook, no Twitter ou no Instagram?
— Há ordem de Deus na sua Palavra para eu escrever este texto ou ter um blog?

Bem, não existe mandamento específico para celebrarmos o Natal nem para o que citei acima. Mesmo assim, o cristão que se preza tem prazer em anunciar e celebrar o nascimento do Salvador, visto que essa grande festa precede e transcende qualquer tradição pagã. Embora Jesus não tenha vindo ao mundo em 25 de dezembro, Ele nasceu!

E, se há uma data convencionada para essa celebração, por que o cristão não pode usá-la para glorificar ao Senhor por sua gloriosa obra expiatória e apresentar o Evangelho ao mundo? Celebrar o Natal de Cristo é lícito e conveniente ao cristão, visto que a obra redentora abarca a encarnação do Verbo, a sua morte vicária e a sua ressurreição para a nossa justificação.

O Natal é uma festa legitimamente cristã, a qual foi celebrada pela primeira vez por anjos e pastores, naquela sublime noite de Belém (Lc 2.8-20). Essa festa também foi celebrada pela família do Senhor, em uma casa, juntamente com sábios do Oriente, cerca de dois anos após seu nascimento (Mt 2.1-16).

So my family and I wish you a Merry Christmas and a Happy New Year!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Excelente reflexão Pastor. A paz do Senhor Jesus!
Unknown disse…
Pastor Ciro, sou coordenador dos jovens de uma AD da Missão em alagoas gostaria de sua ajuda por favor. Tenho que aconselhar um jovem a respeito do homossexualismo, e gostaria de pedir que o senhor me mandasse tudo a respeito de sobre a bíblia condenar esse ato, pois esse jovem está sustentando que a bíblia não condena e diz que Deus tem lhe mostrado que isso não é pecado. Por favor me ajude
Unknown disse…
Pastor Ciro, sou coordenador dos jovens de uma AD da Missão em alagoas gostaria de sua ajuda por favor. Tenho que aconselhar um jovem a respeito do homossexualismo, e gostaria de pedir que o senhor me mandasse tudo a respeito de sobre a bíblia condenar esse ato, pois esse jovem está sustentando que a bíblia não condena e diz que Deus tem lhe mostrado que isso não é pecado. Por favor me ajude
Unknown disse…
Pastor Ciro, sou coordenador dos jovens de uma AD da Missão em alagoas gostaria de sua ajuda por favor. Tenho que aconselhar um jovem a respeito do homossexualismo, e gostaria de pedir que o senhor me mandasse tudo a respeito de sobre a bíblia condenar esse ato, pois esse jovem está sustentando que a bíblia não condena e diz que Deus tem lhe mostrado que isso não é pecado. Por favor me ajude.
to disse…
Bons argumentos, pastor Ciro.
Anônimo disse…
A paz do Senhor, pastor Ciro!
Gostaria primeiramente de parabenizá-lo por este blog. Já li diversos textos publicados aqui e tenho aprendido muito, pois vejo que o irmão sustenta uma opinião equilibrada e embasada nas escrituras. Gostaria de sugerir, se possível, que o senhor escreva um post abordando usos e costumes...

Abraço!
Aliny.