O evangelho-show do MDA, do M12 e do G12


Modelos como G12, M12 e MDA (Modelo de Discipulado Apostólico) priorizam números, números, números... Seus líderes “decretam” que São Paulo é de Jesus Cristo, que pelo menos 50% de Belo Horizonte já são do Senhor, etc. Mas Jesus não prioriza crescimento numérico! Ele mesmo — que disse “Entrai pela porta estreita”, asseverando que poucos são os que a encontram (Mt 7.13,14) — “dispensou”, ao apresentar à multidão que o seguia por interesse um “duro discurso” (Jo 6.60-66). E Ele estava disposto a “mandar embora”, por assim dizer, os doze apóstolos que restaram, caso não quisessem entrar pela “porta estreita”, mas Pedro disse: “para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (vv. 67-69). Embora Deus valorize o crescimento numérico, Ele prioriza o crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.

Se modelos de crescimento como G12, M12 e MDA são tão bons e eficazes, gerando milhões e milhões de pessoas devidamente discipuladas, por que não vemos uma mudança real no comportamento da cristandade brasileira? Onde estão os resultados do tão festejado reavivamento do MDA, por exemplo? Se os cristãos “produzidos” em células e encontros são tão especiais e diferentes dos que frequentam igrejas históricas, tradicionais — que ainda utilizam o “ultrapassado” modelo EBD (Escola Bíblica Dominical) —, onde está o reflexo desse resultado “tremendo” na sociedade brasileira, que vai de mal a pior?

Onde está a igreja de Atos dos Apóstolos, que abalou o mundo por ser cheia do Espírito Santo e de sabedoria e, principalmente, por ter uma boa reputação perante a sociedade? Aquela, sim, crescia espiritual, numérica e geograficamente (At caps. 2-13). Sim, reconheço que as igrejas históricas, tradicionais, poderiam fazer muito mais pela evangelização do mundo e pelo discipulado. Mas, por que, em vez de combatermos a falta de engajamento, temos de adotar modelos de crescimento prioritariamente numérico?

A bem da verdade, o MDA, o M12 e o G12 não são idênticos. Mas esses modelos de crescimento prioritariamente numérico são muito semelhantes. Eles — que pregam um tipo de universalismo — acreditam que, à semelhança de um “rolo compressor”, vão conquistar e dominar o mundo. E, por isso, empregam declarações de fé, “decretos”, como “O Brasil é do Senhor Jesus”. Eles têm alcançado muita gente em razão de oferecerem um evangelho-show, que diz às pessoas o que elas desejam ouvir.

Sinceramente, prefiro o Evangelho da cruz! Prefiro a mensagem “antipática” de Jesus: “Arrependei-vos”. Prefiro o crescimento numérico lento e gradual, mas verdadeiro, ao crescimento rápido e “extraordinário” dos mencionados modelos. Prefiro entrar pela “porta estreita” e andar pelo “caminho apertado” que conduz à vida eterna. Respeito a opinião de todos os leitores, até mesmo dos mais exaltados. Mas não tenho medo de dizer: Deus reprova o evangelho-show! Por quê?

Porque o Evangelho deve ser comunicado, não da maneira que as pessoas desejam ouvi-lo, e sim da maneira que precisam ouvi-lo. O evangelho do entretenimento não produz verdadeiros discípulos de Jesus, como ordena a Palavra do Senhor, literalmente, em Mateus 28.19: “fazei discípulos de todos os povos”. O falso evangelho-show desvia as pessoas da verdade. Ele as distancia da Palavra de Deus e as aproxima do mundanismo. Ele integra, admito, e induz os jovens a dançarem, a balançarem o corpo, a se divertirem, a se alegrarem, a se exibirem, a serem “o povo mais feliz da terra”... Mas estes — ainda que não admitam — continuam vazios, pois o que dá prazer realmente é andar segundo a lei do Senhor (Sl 1.1,2).

Sim, Deus reprova o evangelho-show porque este oferece ao povo o que ele deseja, repito, assim como fez Arão (Êx 32.1-6). Mas esse show precisa acabar. Voltemos a cultuar ao Senhor Jesus em nossas igrejas! Com menos cantoria e mais louvor. Com menos triunfalismo e mais pregação cristocêntrica. Com menos sofisticação e mais simplicidade. Com menos performance gestual e mais quebrantamento do coração. Com menos descontração e mais arrependimento. 

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Paz do Senhor pastor Ciro, mais um ótimo artigo. Muitas vezes se compara uma conversão ao plantio de uma semente. É preciso muito trabalho intenso para fazê-la crescer e posteriormente frutificar.Esse método apresentado, pelo que percebi, faz justamente o contrario, o famoso fogo de palha. Deus o abençoe.
Unknown disse…
"Obrigado Senhor por ainda haver homens que não se curvam diante desse oba-oba evangélico, que não colocam números acima da Tua palavra, que não apoiam as esquizitices evangélicas de nossos dias somente para encher templos e entreter as massas, que prezam por uma liturgia de culto pura e verdadeira, e que não apoiam pregadores que pregam para agradar e atrair multidões. Obrigado Senhor, continue conosco, continue nos abençoando, continue nos dando mestres fiéis".
Caro atalaia pr. Ciro Zibordi,

Paz amado!

Diante deste "evangelisquês" oferecido como barganha em qualquer esquina do país.

Prefiro, sem sombras de dúvidas, ouvir quantas vezes forem necessário, o nosso irmão João Batista, proporcionarmos a tão "ULTRAPASSADA", mas, atual e atômica frase:

Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Lucas 3:7

Necessitamos de um Evangelho que impacte e crie expectativas de transformação e não um de apenas cunho social.

O evangelho utilizado é apenas caracterizado com a fôrma do mundo e com os mesmos ingredientes adoçicados da carne.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor.

Gilmar Valverde disse…
Muito bom esse artigo. Nos faz refletir sobre o tipo de cristianismo que estamos vivendo.

Aprendo muito com o senhor, pastor Ciro. Não é à toa que já li todos os seus livros e tenho o seu blog, junto com o do irmão Gutierres, como um dos meus preferidos, em que mais acesso.

Que esse ano o seu blog volte com cada vez mais postagens(o que faltou um pouco em 2013, devido a compromissos que o senhor certamente teve).

Um abraço,

Gilmar
sousa disse…
LI SEU ARTIGO E LEMBREI QUE UMA CERTA VEZ FUI CONVIDADO POR UM AMIGO
ME CHAMANDO PRA IR EM SUA "IGREJA"
POIS AQUELE DIA SERIA DIA DOS JOVENS
E NESSE DIA SÓ ROLAVA "FUNK GOSPEL".
ANTES DE IR PERGUNTEI PORQUE FUNK,
ELE ME DISSE, QUE O PASTOR FALOU QUE FUNK
ATRAIRIA JOVENS,PRA IGREJA.
LOGO PENSEI,CARAMBA "O SACRIFICIO DE JESUS" Ñ É SUFICIENTE.
ALIAS O NOME DE JESUS,JÁ Ñ ESTÁ
ATRAINDO NINGUEM,TEM QUE INVENTA
COISA NOVA.
HÁ,ESQUECI ,Ñ ACEITEI O CONVITE.
DASSAYEV disse…
Paz do Senhor pastor Ciro. Que Deus lhe dê forças para continuar falando a verdade, sei que o senhor tem sido muito atacado, mas persevere, pois Deus tem algo preparado para o senhor. Um grande abraço.
Blog do Edimar disse…
Paz do senhor pastor Ciro!
Muito esclarecedor este post,não o conheço pessoalmente mas oro a Deus para te dar cada vez mais coragem e força e sabedoria do alto, para pregar as verdades do evangelho de cristo,neste tempo tão difícil,onde a falaciosa teologia da prosperidade tem enganados a muitos,com a tentação do dinheiro fácil,e da vida estilo"mar de rosas",tenho observado aqui na minha cidade inúmeras igrejas evangélicas,lotadas de crentes que dizem ser seguidores e servos do Senhor,mas não conhecem Jesus,não obedecem ao Mestre,pois não sabem quem è Jesus.Não pregam o evangelho,não fala da graça de Deus,não vai as ruas ganhar almas pra Jesus,não gosta de meditar na palavra,alias não gostam da bíblia,escola dominical não tem, mas não perdem uma reunião no templo,do jeito que entram sai,pois não há quebrantamento de coração.inclusive a Icar tem enganado a muitos por aqui,inclusive evangélicos(evangélicos?) com uma nova idolatria sobre um padre que morreu, e agora segundo o catolicismo se tornou um santo milagreiro,mas este é outro assunto.Temos que observar bem o que diz em Mateus 7:15-20 e Romanos 16:17-18.Parabéns pelo seu trabalho,este blog tem sido benção na vida de muitos,inclusive eu,pois aprendi muito com o senhor através deste blog.
Que o Deus continue abençoando a vida do estimado irmão em Cristo.
Edimar,membro da AD missão de nova serrana Mg.
Luis Paulo Silva disse…
Pastor Ciro, sei que o Senhor é um homem de Deus que ama a Palavra, mas acredito que esteja errado quando diz que as igrejas adeptas do MDA não ensinam a Palavra e não pregam salvação da firma como a Bíblia indica. Congrego na igreja Ass de Deus e vejo nela, assim como em outros ministérios uma certa acomodação no que se refere ao trabalho evangelístico.
Pouco do que se faz na igreja é feito com o objetivo principal de ganhar almas.
Por outro lado vejo igrejas que seguem o modelo MDA, e percebo que muitas pessoas se convertem nos trabalhos dos lares,pessoas que jamais iriam a uma igreja, e ao contrário do que o senhor pensa, são ensinadas a deixar o que a BÍBLIA CHAMA DE PECADO. Faça uma pesquisa séria e veja os frutos que este trabalho tem dado em Santarém, por exemplo. Se o Brasil se encontra da forma como o senhor citou, atribua a culpa disto aos membros da SUA denominação, e ai pastores políticos, muito do quais o senhor conhece bem.
A Ass de Deus é a maior denominação brasileira, e qual é a relevância dela na sociedade, se é formada em sua maioria de crentes que conhecem pouco da Palavra, e não sabem abrir a Bíblia para explicar as doutrinas básicas do cristianismo. Quer fazer o teste? PERGUNTE à maioria dos jovens assembleia nos qual o nome dos honrados fundadores de sua denominação. Garanto que poucos saberão responder.
Li esses dias o livro "enviado por Deus" que o senhor com certeza conhece. Tive que pausar a leitura no final para não chorar de emoção e sentindo a minha inutilidade no reino. Ao mesmo tempo que penso nisto busco alguém que se pareça com aqueles homens de Deus e não acho ninguém. A Ass de Deus está em decadência amado, preocupe-se mais com os problemas de casa, do púlpito e DEPOIS SOMENTE critique o trabalho dos outros. NENHUMA da almas que já foram alcançadas no lares por estes CRISTÃOS seriam ganhas pelo senhor. Fique na paz do Senhor Jesus. LPS. (OBS: DESCULPE-ME POR ALGUM ERRO DE DIGITAÇÃO, POIS ESCREVO DO CELULAR)
Caro irmão Luís Paulo da Silva,

A paz do Senhor.

Agradeço-lhe por me considerar um homem de Deus, que ama a Palavra. Tenho procurado agradar ao Senhor e andar segundo a sua vontade. Mas gostaria que soubesse que não escrevo para agradar ou desagradar pessoas. Escrevo para comunicar uma mensagem, quer gostem, quer não gostem dela.

O irmão se congrega na igreja Assembleia de Deus? Interessante... Pensei que o irmão era do movimento MDA! Bem, isso ficou confuso, para mim. O irmão diz que é da AD, faz uma série de críticas generalizantes a ela (suas críticas, sim, foram generalizantes, pois a AD, ao longo da História, se dividiu e se subdividiu, a ponto de não podermos criticar a denominação sem dizer a qual nos referimos) e depois exalta o modelo MDA, como se dele fizesse parte!

Ora, os defeitos que o irmão enxerga na AD (qual?) eu também vejo. O irmão já leu meu livro "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria"? Se não, leia, se possível. O irmão verá que não sou denominaciólatra. O irmão descobrirá que defendo as Escrituras, e não uma denominação ou um modelo.

Mas o que o irmão quis dizer, ao criticar a AD de modo generalizante? O irmão acha que erros justificam outros erros? Acha que, por haver erros em alguns ministérios da AD, o modelo MDA e outros estão acima da crítica? Minha fonte de autoridade, repito, é a Bíblia, amado irmão, e não as igrejas A, B, C. Não estou comparando esta com aquela igreja. Antes, estou dizendo, com base nas Escrituras, que o modelo MDA é herético e perigoso.

Quanto ao trabalho evangelístico das igrejas/pessoas ligadas ao movimento MDA, não é isso que eu estou criticando, e sim o "pacote herético" atrelado ao modelo. Ademais, ninguém deve se vangloriar de evangelizar e supostamente fazer discípulos, pois isso é nossa obrigação (1 Co 9.16).

Quando o irmão diz: "Faça uma pesquisa séria", está sugerindo o quê, que sou irresponsável? Saiba que já fiz (e tenho feito) uma pesquisa séria sobre os modelos G12, M12 e MDA e assumo tudo o que disse. E ainda vou dizer muito mais, segundo a graça de Deus. Não falo por falar. Falo com conhecimento de causa. E, quanto ao que afirmei sobre os tais movimentos, não retiro uma única vírgula.

Sobre os festejados "frutos" mencionados pelo irmão, digo-lhe o seguinte: muitos afirmam que só se joga pedras em árvores que dão frutos... Mas o Senhor Jesus ensinou: "Por seus frutos os conhecereis" (Mt 7.15ss). Isso significa que a árvore que dá frutos precisa ter seus frutos examinados. O MDA tem dado frutos? Muito bem. Mas, por que não podemos examinar a qualidade desses frutos?

Por outro lado, se o irmão pensa que vou ficar incomodado ou irritado com as suas críticas generalizantes à Assembleia de Deus, o irmão está muito enganado. Nem eu nem essa igreja estão acima da crítica. Ser criticado não me incomoda. Mas, sinceramente, fico preocupado quando vejo pessoas ficarem indignadas com uma crítica à sua igreja ou ao seu modelo de crescimento prioritariamente numérico. A impressão que tenho é que elas são inseguras. Também penso que elas defendem mais um modelo ou um líder de modo do que o Evangelho em si.

Que Deus o abençoe, amado irmão.

Ciro Sanches Zibordi
Atenção, anônimo cheio de opiniões. Quer ver seus comentários publicados? Identifique-se. Seja homem. Diga seu nome e sobrenome.

CSZ
Agradeço a todos os queridos irmãos e amigos pelos comentários. Pastor Newton Carpintero, meu especial amigo, que Deus o abençoe mais e mais!

CSZ
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Paz do Senhor pastor Ciro, concordo plenamente com seu artigo. Nós, como pentecostais históricos, devemos ter nossa vida cristã dirigida pela Palavra do Senhor, e não por modismo, inovações, novas revelações, novas unções, como propõem tais modelos. Que o Senhor Jesus nos guarde de todo o engano!
Sirvo a Deus como presbítero na AD Belém setor 107...
Unknown disse…
Que a Paz do Senhor Jesus habite abundantemente na sua vida, família, e ministério!
Caro pastor Ciro, eu talvez me posso considerar se não estou precipitado, como o angolano que mais lê os livros escritos pelo senhor reverendo (risos), bom, como já terminei de ler todos eles, e já emprestei todos aos meus amigos para lê-los, estamos a espera apenas que escreva o próximo, a não ser que porque Angola fica muito distante e ainda não tenha chegado por aqui!... Graça e Paz amado, todo dia entro na internet fundamentalmente para ver novas publicações, muita força querido pastor! de seus irmão:
Deolindo Elavoko
Unknown disse…
Que a Paz do Senhor Jesus habite abundantemente na sua vida, família, e ministério!
Caro pastor Ciro, eu talvez me posso considerar se não estou precipitado, como o angolano que mais lê os livros escritos pelo senhor reverendo (risos), bom, como já terminei de ler todos eles, e já emprestei todos aos meus amigos para lê-los, estamos a espera apenas que escreva o próximo, a não ser que porque Angola fica muito distante e ainda não tenha chegado por aqui!... Graça e Paz amado, todo dia entro na internet fundamentalmente para ver novas publicações, muita força querido pastor! de seus irmão:
Deolindo Elavoko
Luis Paulo Silva disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor.

Deixe-me esclarecer algo:

1)Não pertenço a nenhum modelo de crescimento numérico.
2)Congrego na AD Madureira, mas cresci na AD Belém.
3)Minha intenção não é defender cegamente nada e nem ninguém.

Eu definitivamente não concordo com tudo o que o Pr. Abe prega, mas já pensou como cresceríamos além do que temos alcançado se nas igrejas fosse fortemente incentivado o discipulado e estudo bíblico nos lares? Não estou falando de crescimento numérico apenas,embora creia que seja consequência mas me refiro ao crescimento espiritual que cada crente experimentaria.
Na igreja onde congrego, tenho desenvolvido um projeto de discipulado, onde nos reunimos nos lares para conversar, tirar dúvidas sobre as doutrinas básicas da fé cristã. O resultado é que pessoas se voltam para Cristo, se tornam mais amigas por causa da convivência que aumenta, e estou agora ministrando instrução para o batismo, onde algumas pessoas são fruto do trabalho nos lares.
Não quero que pense que tenho o objetivo de afrontar o irmão, mas é fácil perceber nos maiores ministérios da Ass de Deus que o povo está voltado para dentro. As igrejas em sua maioria crescem por causa dos filhos dos crentes e não por causa de novas conversões. Os jovens em sua maioria são analfabetos de Bíblia, e muitos obreiros até. Não estou generalizando, estou falando do que tenho visto.
Encontrei nestas reuniões nos lares uma excelente estratégia para trazer pessoas a Cristo, e tenho visto frutos de muita qualidade, embora a quantidade esteja aumentando gradativamente.
Achei interessante o que o irmão disse sobre estudar um modelo ao invés de estudar a Palavra, e concordo, por isto que focamos o ensinamento da Palavra, e olha que temos visto pessoas ficarem quase duas horas a fio ouvindo a Palavra sobre os temas: Conversão, Pecado, Justificação, Como andar no Espírito, Obras da carne, e outros.

Deus te abençoe!

LPS
Caro Luís Paulo Silva,

O irmão disse: "Na igreja onde congrego, tenho desenvolvido um projeto de discipulado, onde nos reunimos nos lares para conversar, tirar dúvidas sobre as doutrinas básicas da fé cristã. O resultado é que pessoas se voltam para Cristo, se tornam mais amigas por causa da convivência que aumenta, e estou agora ministrando instrução para o batismo, onde algumas pessoas são fruto do trabalho nos lares".

Que mal existe em tudo isso? Nenhum! Então, é claro que a minha crítica não é à evangelização e ao culto nos lares, com o estudo da Palavra. Minha crítica é ao "pacote herético" que acompanha modelos como MDA, G12 e M12. Não tenho nada contra reuniões nos lares. Muito pelo contrário. A Assembleia de Deus começou nas casas.

Bem, amado irmão, já entendi seu ponto de vista. Que Deus abençoe o seu ministério.

CSZ
Unknown disse…
Bem sou de uma igreja M12 e tem sido uma benção apesar de q nenhum desses modelos é perfeito todos tem falhas, mas o que importa é as vidas que estão sendo salvas e a qualidade espiritual de cada uma delas.
Anônimo disse…
Caro Luís Paulo Silva,
Estou desesperado, pois a igreja que congrego esta entrando na visão do MDA,responda-me algumas perguntas e se possível seja direto.
1) Se eu permanecer na igreja, mas não fazer parte da visão eu estou sendo rebelde?
2)Os cultos nos lares são uma benção, mas o que o senhor quer dizer com heresias e shows no MDA?
3) O que é esse encontro que é tremendo?
4) Onde posso saber mais sobre o Mda?
Por favor seja claro e simples nas explicações... abraços.

Unknown disse…
É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,
Filipenses 1:15-18

Sabe o que é triste ?????
Comentários maldosos sobre as igrejas !!!! Dizendo que "minha igreja está certa e a do irmãos está errada !!!!" ou que igreja e essa irmãos !!!! Parecem que esqueceram do crescimento explosivo da igreja de atos ????? Por algum acaso vcs que acusam, já ouviram em alguma reunião seja de qualquer visão celular invocarem demônios ?????

Eu acho que a palavra diz que o Senhor sonda corações e mentes !!!!! E não o homem !!!! Como vcs podem julgar se nem conhecem a intenção do coração de cada servo de Deus , independente de visões !!!!

VIGIA IRMAOS ......
Unknown disse…
É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,
Filipenses 1:15-18

Sabe o que é triste ?????
Comentários maldosos sobre as igrejas !!!! Dizendo que "minha igreja está certa e a do irmãos está errada !!!!" ou que igreja e essa irmãos !!!! Parecem que esqueceram do crescimento explosivo da igreja de atos ????? Por algum acaso vcs que acusam, já ouviram em alguma reunião seja de qualquer visão celular invocarem demônios ?????

Eu acho que a palavra diz que o Senhor sonda corações e mentes !!!!! E não o homem !!!! Como vcs podem julgar se nem conhecem a intenção do coração de cada servo de Deus , independente de visões !!!!

VIGIA IRMAOS ......
luciana disse…
sou uma sobrevivente desse movimento mda é heretico e perigoso o discipulado é só um disfarçe pode ver lotam as igrejas de um povo aleijados espiritualmente pq quanto mais pessoas mais dizimos e mais dinheiro entram na igreja vejam da onde veio de uma visão que ele disse que recebeu de Deus?todas as seitas que tem os fundadores dizem que recebem "visaõ" de Deus essa é mais uma cuidados meus amados a igreja tem mais de mil anos até hj funcionou e vai continua funcionando não precisa de movimentos e fogos estrados precisa de um povo compromissado e fiel a Deus e obediente fique na palavra è a maior revelaçao pra sua vida
Unknown disse…
A Paz do Senhor Jesus á todos. Amado Pastor Ciro Sanchez. Simples e direta pergunta pra simples e direta resposta. Quer dizer então que: Os adéptos ao G12, M12 e MDA, são eréticos, não herdaram o reino de Deus ao seu modo de ver o estilo de vida e ensinamentos pregado nos templos e nas células? As almas que ganham não são para o Reino do Senhor dos senhores. É eresia tomar o reino a força tirando das mãos dos ímpios os ritimos, danças, instrumentos enfim que estão sendo usados no mundo pra adorar falsos deuses, ídolos? Eu particularmente gosto demais de musica, todos os ritimos e tipos variados de instrumentos musicais. Me responda, satanás consegue ou conseguiu criar alguma coisa? Que eu saiba ele usa nos os homens desse mundo pra criar pra ele. E o sábio vai la e toma dele de volta pois, quem nos deu o dom de criar foi Deus.
Unknown disse…
A Paz do Senhor Jesus á todos. Amado Pastor Ciro Sanchez. Simples e direta pergunta pra simples e direta resposta. Quer dizer então que: Os adéptos ao G12, M12 e MDA, são eréticos, não herdaram o reino de Deus ao seu modo de ver o estilo de vida e ensinamentos pregado nos templos e nas células? As almas que ganham não são para o Reino do Senhor dos senhores. É eresia tomar o reino a força tirando das mãos dos ímpios os ritimos, danças, instrumentos enfim que estão sendo usados no mundo pra adorar falsos deuses, ídolos? Eu particularmente gosto demais de musica, todos os ritimos e tipos variados de instrumentos musicais. Me responda, satanás consegue ou conseguiu criar alguma coisa? Que eu saiba ele usa nos os homens desse mundo pra criar pra ele. E o sábio vai la e toma dele de volta pois, quem nos deu o dom de criar foi Deus.
Unknown disse…
A Paz do Senhor Jesus á todos. Amado Pastor Ciro Sanchez. Simples e direta pergunta pra simples e direta resposta. Quer dizer então que: Os adéptos ao G12, M12 e MDA, são eréticos, não herdaram o reino de Deus ao seu modo de ver o estilo de vida e ensinamentos pregado nos templos e nas células? As almas que ganham não são para o Reino do Senhor dos senhores. É eresia tomar o reino a força tirando das mãos dos ímpios os ritimos, danças, instrumentos enfim que estão sendo usados no mundo pra adorar falsos deuses, ídolos? Eu particularmente gosto demais de musica, todos os ritimos e tipos variados de instrumentos musicais. Me responda, satanás consegue ou conseguiu criar alguma coisa? Que eu saiba ele usa nos os homens desse mundo pra criar pra ele. E o sábio vai la e toma dele de volta pois, quem nos deu o dom de criar foi Deus.