É possível não ser cristão e ser salvo?

Como interpretar João 10.16: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco”?

Todos os salvos têm a certeza da salvação porque creram no Senhor Jesus e se arrependeram de seus pecados (Jo 3.16 e Rm 10.9,10). Mas, o que o Mestre quis dizer em João 10.16, ao mencionar “outras ovelhas”, de outro aprisco? Estaria Ele aludindo à salvação fora do cristianismo? Haveria, a partir dessa passagem, uma abertura para acreditarmos que muçulmanos, budistas, espíritas, etc. poderão ser salvos, mesmo permanecendo nessas religiões?


Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5 e At 4.12). Qualquer religioso, ao se converter de verdade, passa a trilhar o único caminho para a salvação (Jo 14.6), visto que é impossível receber a Cristo como Salvador e continuar abraçando a reencarnação ou outras doutrinas anticristãs. A quem, pois, o Mestre se referiu em João 10.16? Alguns estudiosos argumentam que as “outras ovelhas” seriam os judeus helenistas, dispersos pelo mundo. Mas o próprio Evangelho de João mostra que o Mestre se referiu aos salvos do mundo todo. Considerando que, em João, o Senhor afirma que a mensagem de salvação é para o mundo inteiro (1.10 e 12.32), as “outras ovelhas” seriam judeus e gentios, indistintamente (7.35-39). Aliás, nesse mesmo Evangelho, o Senhor Jesus é chamado textualmente de “o Salvador mundo” (4.42).


Não existe salvação fora de Cristo e, consequentemente, do verdadeiro cristianismo, posto que este é formado por indivíduos que obedecem àquEle. Ao dizer “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco”, o Senhor se referiu, à luz do Novo Testamento, ao resultado da Grande Comissão (Mt 28.19 e Mc 16.15), que teria início após sua morte e sua ressurreição (Jo 11.46-52; 17.20-23). Aliás, no próprio capítulo 10 de João, o Senhor Jesus asseveou: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” (v9 – ARA).


Diante do exposto, a resposta bíblica à pergunta em apreço é a seguinte: as condições para se obter a salvação em Cristo Jesus — que se dá exclusivamente pela sua graça (Tt 2.11) — são duas: arrependimento e fé, as quais estão casadas (Mc 1.15 e At 2.38ss). O infrator crucificado ao lado de Jesus, por exemplo, não era evangélico, mas, ao arrepender-se de seus pecados e crer no Salvador, ouviu deste a seguinte promessa: “hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43).


Ser evangélico não é uma condição para ser salvo. Mas pertencer a uma igreja evangélica — compromissada com a Palavra de Deus, que ama o próximo, prega o Evangelho e obedece à sã doutrina — em geral indica que houve conversão (At 3.19). Por outro lado, diferentemente do que assevera o papa Bento XVI, a salvação não é exclusividade de uma religião pretensamente cristã, como o catolicismo. Religião alguma pode salvar alguém (Ef 2.8-10). Pertencemos a uma igreja porque temos a necessidade de cultuar a Deus de modo coletivo, desfrutar de comunhão e aprender uns com os outros etc.


Ciro Sanches Zibordi

Artigo publicado no jornal Mensageiro da Paz de março de 2013

Comentários

Matheus Carrel disse…
Oi pastor Ciro tudo bem ?
Muito bom artigo !!! Parabéns !!!
E minhas perguntas sobre Jesus, você não esqueceu delas né? Falando nisso, posso te mandá-las de novo, pois tive que fazer uma pequena correção numa delas devido ao estudo que estou fazendo.
Fique com Deus !!!
Boa semana !!!
T+++
Amado Pastor Ciro a Paz do Senhor!

Sempre acreditei que esta afirmação do Senhor se referia aos gentios;os discipulos do Senhor Jesus ainda não sabiam ,mas eles iriam "descobrir" ,depois da ressirreição do Senhor, que o evangelho fora "aberto" também aos gentios(não judeus).

Em Cristo,
Mário
Aricio disse…
Muito bom artigo pastor Ciro, Que Deus continue lhe abençoando. Pois só Jesus Cristo salva!
Anônimo disse…
Paz pastor Ciro!

Como que fica a situação daqueles que morreram sem conhecer a Palavra?

Em Cristo,
Adoni, Registro-SP
Olá Pastor Ciro a Paz do Senhor Jesus!
Excelente este seu artigo é muito bom ver pessoas defendendo a sã doutrina, há tempos venho visitando seu blog e lhe tenho no meu Facebook, não sei se você já observou a minha participação nos seus artigos, venho lhe parabenizar por continuar a defender a palavra de Deus, sou auxiliar de mocidade e professor da EBD da classe Juvenis aqui no estado do Maranhão da capital São Luis na Assembleia de Deus do Cohatrac. Sempre recomendo meus amigos a visitarem seu blog por conter muitos argumentos em pró do evangelho e lhe admiro, pois vejo a sua sinceridade, em outros casos muitos, não vou citar nomes, que possuem blogs apenas para criticar as situações da atualidade e de alguns líderes estes na verdade se aproveitam da situação para terem audiência em seus blogs, mas dificilmente postam alguma coisa para edificar os irmãos. O que não é seu caso, claro que as vezes você publica algo que acontece na atualidade mas de uma forma bíblica e não oportunista, por isso caro Pastor meus parabéns.
Que o Senhor te abençoe o seu ministério e a sua família
Pb Fernando disse…
Pastor Ciro Zibordi, a paz do Senhor!

E assim mesmo, salvação fora de Cristo não existe. Parabéns pelo o ótimo texto!

Johnatas Silva disse…
Artigo ótimo e esclarecedor! Graças ao Senhor fomos tirados do mundo e tragos para Seu aprisco. Ele é nosso bom Pastor!

Paz do Senhor!
EfeitoCristao disse…
Como vai meu pastor? A Paz! Billy Graham, deu uma entrevista a um repórter, ao estilo Jô Soares e a um bispo considerado herege, na TV americana e disse que acreditava que a salvação se estenderia a esses grupos: Budistas, Islâmicos e etc. Por causa de sua ignorância; Pq Deus é Amor. Eu acho que tenho esse vídeo gravado no meu PC... Mas acredito que é pq ele já está com a idade bem avançada(90 e poucos) e está com seu emocional desequilibrado; pois ele não pregaria algo assim em outras circunstâncias. MINHA OPINIÃO! Já faz um tempinho essa entrevista. Gostaria de sugerir uma postagem. Explique como será nossa consciência, Memória, Lembranças, depois que estivermos no, NOVO CÉU E NOVA TERRA.

Quero divulgar nossa rádio na Web se possível:

Rede Super Jovem (RJ- Cordovil)
debates 11:00 AM 2ª A 6ª F.
EfeitoCristao disse…
Pastor, ñ publique isso! Lembra-se de nós ainda? Renato e Thiago (Efeito Cristão). Estamos montando uns vídeos em Defesa da Fé; pois estamos vendo isso acontecer bastante da parte dos reformados e ñ estamos vendo o povo pentecostal fazer semelhante. Apesar de ter algumas coisas mal feitas aí e para se autopromover... Gostaria de saber se te interessava ouvir o projeto? Mas, Pregaríamos em nome de Jesus, sem placa de Igreja. Somente as Doutrinas Fundamentais e faríamos isso com grande riqueza de edição, cenário, vinhetas e etc.

Se gostou me retorna nos E-MAIL's:

renatosantana82@yahoo.com.br
efeitocristao@gmail.com

Obs: Ouça nossa rádio web: rede super jovem
Anônimo disse…
Bom dia Pr. Ciro
Meu nome é Lindembergue!
Parabéns pelo artigo, principalmente, porquê esclarece para alguns que tentam de todas as formas acharem outro meio de salvação, sem passar por Cristo, o que é impossível. Que o Senhor Deus continue a iluminar sua vida, guiando-o sempre pelo caminho da Verdade, Cristo Jesus, o Senhor!
Anônimo disse…
Hi therе just wanted to give you a bгief heads up and let
you know а few of the pіctures aren't loading properly. I'm not suгe
why but I think its a linκing iѕsue.
I've tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

My blog - Daniel Chavez Moran
Anônimo disse…
Bom dia Pr Ciro, primeiramente quero dizer-lhe que louvo e agradeço a Deus por sua vida.Desde que encontrei seu Blog tenho sido muito abençoado com os artigos que são realmente de alguém que procura servir a Deus fielmente, como deve ser. Que o Todo Poderoso continue derramando sobre o Sr bênçãos sem medidas na proclamação do verdadeiro evangelho.
Tem alguma chance de o Sr vir ao Acre pregar algum dia? rsrsrs.
Vou orar pra que Deus abra as portas, pois tenho certeza que seremos grandemente abençoados.
Paz!
Edimar Goulart
IPB Rio Branco - AC
Anônimo disse…
E se ele se referia ao outro mundo ( planeta)? O Deus todo poderoso que fez os céus e a tera e o firmamento não seria capaz de fazer isso? E se esse aprisco não fosse a terra?
Agra explicarei essas questões postadas. Algumas pessoas me pergurntaram se acreditava em vida em outros planetas e citavam alguns verciculos que supostamente deixava transparecer que Jesus falara de outro lugar, que não era o céu.
Os versos são esses: João 14:2 e João 10:16 que foi comentado.
Soli Deo Glória!
Mendes disse…
"Não somos perseguidos pois não somos plenamente cristãos"
(C.Supergon)
Miqueias Sousa disse…
Boa tarde pastor,
Gostaria de agradecer a Deus pois o mesmo tem usado o sr. como instrumento para nos edificar. Queria pedir-lhe seu e-mail para poder comunicar-lhe assuntos alheios aos posts e questionamentos e reflexões acerca do evangelho de Cristo. Gostaria de sugerir que o sr. reavaliasse a indicação do site GENIZAH, uma vez que muitos textos produzidos ou postados não refletem , ao meu ver, um postura condizente ao de cristãos. Diferente dos seus textos que não ofendem as pessoas e dificilmente citam e criticam nominalmente as pessoas, apesar de irônicos e as vezes "ácidos", não ofendem. Um exemplo clássico é a "perseguição" ao Pastor Silas Malafaia, que o referido site nem reconhece mais como pastor, ainda o usam o codinome de "MALA CHEIA"; postam fotos e títulos de seus posts com denotação depreciativa e por muitas vezes sensuais e com duplo sentido.

Na Paz do Senhor Jesus
Miqueias Sousa disse…
Boa tarde pastor,

Gostaria de agradecer a Deus pois o mesmo tem usado o sr. como instrumento para nos edificar. Queria pedir-lhe seu e-mail para poder comunicar-lhe assuntos alheios aos posts e questionamentos e reflexões acerca do evangelho de Cristo. Gostaria de sugerir que o sr. reavaliasse a indicação do site GENIZAH, uma vez que muitos textos produzidos ou postados não refletem , ao meu ver, um postura condizente ao de cristãos. Diferente dos seus textos que não ofendem as pessoas e dificilmente citam e criticam nominalmente as pessoas, apesar de irônicos e as vezes "ácidos", não ofendem. Um exemplo clássico é a "perseguição" ao Pastor Silas Malafaia, que o referido site nem reconhece mais como pastor, ainda o usam o codinome de "MALA CHEIA"; postam fotos e títulos de seus posts com denotação depreciativa e por muitas vezes sensuais e com duplo sentido.

Na Paz de Cristo Jesus
João Paulo Cruz disse…
Pastor Ciro, paz do Senhor...
Excelente texto e gostaria muito que toda igreja dita cristã lê-se para assim sanas as dúvidas quanto a salvação.

Grande abraço
Anônimo disse…
http://adpesqueira.blogspot.com.br/

Como é que o pastor Ailton jose deixa, ainda, certos homens liderar a igreja do senhor??? Deveria barra tipos de pessoas com alguns requezitos, como: 1) saber pelo menos ler, inclusive a bíblica, e escrever. 2) exemplo de cristão, líder, pastor ... 3) ser amante da palavra 4) pregar a palavra, inclusive aos domingos, sempre que puder 5) ser humilde e manifestar amor pelos outros além de reconhecer outros como seres humanos 6) parar de dizer( ou repetir) os mesmos salmos todo o santo mês.7) disciplinar os filhos para a igreja sentir justiça nas ações de um líder ( não acontece pois são, na maioria, coniventes) 8) estimular a mocidade, os jovens, conversar (pra que existe, sei lá se existe, a psicologia pastoral??? hha só pra os gRaNdES né!!!) dá oportunidades e oportunizar a eles uma chance de aprender a pregar, cantar e pregar a apalavra etc 9) fazer uma reunião anual com cada igreja , utopia eu sei, senhor Presidente ou mandar sempre que puder alguém confiscar expiar vigiar lei lá o que as igrejas e ver o adiantamento dela, claro que nunca haverá isso, se não a maioria voa e sai né????? 9) instruir os lideres com: didática, homilética, ética, teologia (difícil visto que grande parte não tem a 8 série alguns até a 3 série) e fazer provas anuais, mensais algo do gênero para disperta pois se o cara fica numa droga de uma faculdade durante 4 anos ou 5 anos e depois faz uma pós de 2 anos e uma mestrado ou doutorado e fica mais 4 anos estudando e é coisa secular pra o mundo e pra DEus??? fica dessa forma faz como quizer né?? Ailton tem teologia né? se não prestasse não faria... e o resto :??? fica só no inroleixon... Ailton a coisa está feia em pernambuco o quanto de gente ainda com a mente atrasada... não pode assistir tv, meu Deus do céu !!! e o que tem de líder atrasado em todo canto vc encotra,..10) aprender a perdoar e pedir perdão, ensinar que quando o pastor pecar pedir perdão na igreja ou quando ficar INTRIGADO COM PRESBITERO, DIÁCONO E ATÉ COM AUXILIARES saber ser humilde e então ceiar com a igreja, caso não fazer isso nem inventar de ceiar todo mês, inclusive em recife, nem na igreja local, utopia tambem....
Ailton jose deveria tomar grande providência, o quanto antes, com esse líderes do ventre, em Arcoverde nas faculdade, cursos técnicos e outros vc fica abismado com os possíveis problemas que levaram a alguns se desviarem dos caminhos do senhor: 60%. E isso da seguinte forma: 35 a 50 % dos 100% em relação aos 60% foram por causa dos líderes e por motivos banais, perigosos, do ponto de vista “deles”. PAstores pedantes, arrogantes, prepotentes, ignorantes, atrasados e mais, não é verdade?? será que é só ovelhas desviadas ou gente do mundão que fala e pensa assim??? Tremendo engano.( a pior coisa é vc virar o rosto para a realidade). SOu presbítero a 5 anos com muita honra e vejo muitos irmãos saindo por causa dessas dificuldades existente nas igrejas e nada é feito...
Unknown disse…
A paz do Senhor pr Ciro.
Ótima essa explicação, Deus continue te abençoado.
A paz do Senhor Jesus.
Pastor gostaria de saber se no céu haverá continuação da Palavra, ou seja, estudos Biblicos.
Unknown disse…
Pastor, o problema de toda a confusão sobre a salvaçao é a falta de entendimento sobre envento do eden e o evento da cruz de Cristo, a confusão está em confundir perdão com justificaçao, enquanto o perdão indica claramente que alguem cometeu erros e precisa de perdão, a justificaçao é uma delaraçao que não existe base legal pra alguem ser condenado,em romanos cap;5 está uma maravilhosa esposiçao de paulo sobre quem é salvo, como ser salvo, o elemento que[a fé]que por meio dela e só por ela temos a justificaçao pela graça gratuita de Jesus, se entendermos que perdão e justificaçao são sinonimos aí o senhor tá certo, mas isso nao pode ser verdade pelos significados que ja citei,todas as discurssões a respeito de santidade,permanencia e etc, deve ser cuidadosamente analizada sob á luz das Escrituras.
Cconcluo o meu entendimento dizendo: se a nossa salvaçao depender da nossa obidiencia então quando chegar la no ceu eu terei de que me gloriar,se a minha salçao é exclusivamente pela justificaçao[novo nascimento]então toda honrra e glória pertence ao Senhor,a salvaçao foi iniciativa de Deus, visto que não havia nenhum justo, ninguem que buscasse, todos se estraviaram e juntamente se tornaram inutil,se nos buscamos a Deus agora é pq Ele nos declarou justo pela fé no sacrificio de Cristo, é por isso que obedecemos, o arrependimento só acontecedepois da justiça que vem pela fé,é por isso que nem todos que chamam o Senhor de Senhor entrará no reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de Deus, e a vontade de Deus é: (S. João 6.28,29), portanto, eu fui justificado por isso sirvo a DEUS, e não sirvo a DEUS pra ser justificado,doutrs forma Jesus não teria dito para um dos mestre do judaismo: importa nascer de novo!

Que a paz seja com todos nós!
Mendes disse…

No programa "zorra total" exibido pela Rede Globo neste último sábado, um quadro de humor aparece com a satira da passagem do início do livro de Gênesis,

com dois personagens representando Adão e uma Eva.

Bem, a emissora que apregoa tolerância, respeito, parece que não mediu esforços em cumprir o que fala. Desrespeitosamente, coloca um Adão com folha de figueira maior que a do outro Adão enquanto Eva assiste os mesmos discutindo argumentos de disputas e já entendemos o que quizeram dizer.

O fato é que quando no mundo é feito uma caricatura o islã, logo em seguida tem-se a notícia de queimas de móveis, ruas interditadas pessoas às ruas revoltadas e por aí vai.

Curioso, é que os crentes são vistos como homofóbicos, intolerantes. Redicularizam a emissora, em uma novela da 20h recente, uma evangélica no final da novela tira as roupas e sai pela rua quase pelada em ar de "saco cheio" da crença e ar de liberdade. No "esquenta", antipenúltimo domingo, numa tentativa ecumênica tenta distorcer a mensagem real do evangelho. Enquanto isso, no esquenta, programa de alguns domingos atrás, interpelaram: "vocês aceitam o homossexual? respondeu o cantor gostel:- claro. (disse claro e ponto). Porque ele não completou a frase, sim, aceitamos mas é pregado a Palavra de Deus na qual mostrará o pecado e a necessidade de novos desejos com a conversão. Ninguém bota a cara. sabe porquê? - "é , fácil demais viver em paz, agente é que complica tudo"

Tô pra vê a CGADB reagir. É, bem cabia um tema de revista de ebd, "ecumenismo", Apocalipse 13 e o "sistema religioso no futuro", ou memo em um congresso.

A frase ouvida nos principais jornais locais foram "vamos construir mais casas de oração";

que evangelho é esse?

Paz
Nunes disse…
Parabéns Pastor Ciro, Excelente artigo, todos os dias eu entro no blog para ver se teve novas postagens rsrs.
Anônimo disse…
Não seriam os muçulmanos? Eles inclusive acreditam em Jesus e que ele voltará ( mas acreditam que ele é apenas um profeta e não o filho de Deus)
Daniel disse…
O texto refere-se aos gentios, estranhos à antiga aliança e que seriam trazidos para perto por meio do Espírito Santo quando da instituição da igreja (At 2).
Ola Pastor

Gosto do seus textos e da maneira como o sr. prega a Palavra de Deus, eu apenas creio (minha consciência em fé)que muito que nunca pisaram numa igreja, serão salvos, que a graça de Deus alcançara a muitos, pois ninguém sabe o que ocorre na hora da morte, concordo com o sr de que a conversão é um ato da graça, através do arrependimento e da fé. Que Deus abençoe o senhor e sua família. Abraço