Pregação ou teatro de bonecos?

Na pregação hodierna — cada vez mais interativa e pouco expositiva —, o comportamento dos pregadores e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos. O manipulador, nessa modalidade teatral, é aquele que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Nos grandes congressos evangélicos, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação são multidões incautas.

Conheçamos alguns tipos de crentes que se deixam manipular:

CRENTE MARIONETE. Marionetes são os mais elaborados bonecos entre os vários tipos usados no teatro. Geralmente, são construídos com madeira, com articulações nos pulsos, cotovelos, ombros, cintura, quadris, joelhos e, ocasionalmente, pescoço e tornozelos. Uma marionete padrão é movimentada através de uma série de nove fios que obedece à seguinte distribuição: um para cada braço, um para cada perna, dois para a cabeça, um para cada ombro e um para as costas. Os fios de sustentação da marionete são ligados a um controle central de madeira em forma de cruz que é movimentado por uma única mão do manipulador.


Os pregadores manipuladores também têm os seus “fios”, isto é, os seus clichês, as suas frases de efeito, para mecanizar o culto e manipular o povo, afastando-o da Palavra de Deus e do Deus da Palavra: “Quem nasceu para vencer levante a mão”, “Aperte a mão do seu irmão até que ele diga ‘aleluia’”, “Tire o pé do chããão”, etc. Mas veja que curioso! Na manipulação de marionetes há uma cruz na mão do manipulador! E, na pregação moderna, não existe mais cruz! Além disso, o pregador não está mais na mão do Senhor, o Controlador de todas as coisas!


CRENTE FANTOCHE.
A montagem do fantoche é feita numa luva, calçada na mão do manipulador, que dá movimento ao boneco. Ele tem tamanho e gestos limitados às dimensões e possibilidades gestuais do operador. A sua construção é relativamente simples: cabeça e mãos são feitas geralmente de material resistente, como madeira, unidas entre si por uma roupa folgada de tecido aberta atrás, por onde é introduzida a mão do manipulador. 

Pregadores manipuladores costumam ter facilidade para enganar crentes fantoches, que costumam ser “cabeça dura”, por não frequentarem a Escola Bíblica Dominical e os cultos ensino da Palavra, além de fazerem “corpo mole” para a obra de Deus. Esses crentes não têm firmeza e vivem atrás de movimentos. Quando ficam diante de um manipulador, comportam-se como se estivessem hipnotizados e obedecem a todas as suas ordens...


Certos milagreiros, à semelhança dos manipuladores de fantoches, que introduzem a mão no interior do boneco, têm conseguido tocar na alma de crentes desavisados, fazendo-os ter sentimentos nunca antes experimentados! Alguns, ao ouvirem esses “pregadores”, caem ao chão anestesiados, riem sem parar, rugem, latem, unem as mãos e não conseguem mais separá-las, etc. E assim caminha o teatro, ops!, o culto “evangélico”, sem pregação expositiva da Palavra de Deus e muita hipnose, considerada hoje uma grande manifestação do Espírito!


CRENTE MAMULENGO.
Mamulengo é uma corruptela de “mão molenga” e alude a um tipo de boneco comum nos teatros do Nordeste do Brasil. O manipulador — ou mamulengueiro — emprega um tom bastante crítico nos diálogos e improvisa bastante, ao fazer piadas de humor pesado, que ridicularizam fatos ou pessoas da comunidade.

Não é difícil de identificar os mamulengueiros e os mamulengos no meio “evangélico”. Ambos, ignorando o evangelho cristocêntrico, valorizam as pregações e as canções revanchistas, ridicularizadoras, zombeteiras, pelas quais se tripudia dos inimigos, que não são as hostes do mal, o mundo ou a carne. Os seus inimigos são os seus vizinhos, patrões, colegas de trabalho e irmãos que os viram na prova e os não ajudaram, e agora são hostilizados “entre a plateia” por aqueles que estão no palco...


CRENTE JÔRURI. Comum nos teatros de bonecos do Japão, o jôruri adquiriu grande requinte a partir do século XVIII, com movimento de olhos e articulação dos dedos. Mas a sua movimentação não é fácil. São necessários três manipuladores: o mestre, vestido com traje cerimonial, responsável pela cabeça e o braço direito, e dois manipuladores assistentes, vestidos de preto e com um capuz cobrindo o rosto.


O crente jôruri geralmente é classe média alta e catedrático. Não é fácil manipulá-lo. Clichês de autoajuda como “Ouse sonhar” não funcionam com ele. Ele é muito racional e submete tudo ao teste da lógica. Para convencê-lo, é preciso um manipulador-mestre — capaz de mexer com a sua cabeça e com a sua mão direita, induzindo-o a colocá-la no bolso!


Um dos mais famosos manipuladores de crente jôruri da atualidade tem nome e sobrenome estrangeiros e é conhecido como o homem mais sábio do mundo. Não há rico e intelectual que resista aos seus argumentos! Dizem que ele, quando usa a “sua sabedoria” e conta com a ajuda de seus assessores (bispos e apóstolos brasileiros), consegue arrecadar dinheiro até para comprar jatinhos!


Fazer o quê? Na falta de exposição da Palavra de Deus, sobram as representações teatrais. E aumenta cada vez mais o número de manipuladores e manipulados nesse grande circo, ops!, grande teatro que se tornou o culto “evangélico” nesses tempos pós-modernos.


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Pastor Ciro, acho que as vezes todos nós somos marionetes mesmo, quando menos espero aparece um animador pra brincar com agente. A coisa tá tão séria, que os Pastores mais tradicionais se tornaram um pouco chatos, frios e distantes com medo de cair na esparrela da animação... Bom é quando a Palavra vem quentinha do Céu, com a liberdade do Espírito e invade o nosso coração e ai o Crente fica explodindo de alegria e de gozo na alma, ai começa a dar Glórias ao Deus Poderoso! Oh Glória! como sinto falta disso. Ultimamente quando não encontro uma coisa encontro outra.
Unknown disse…
Gostei muito da postagem, através dela podemos debater o outro lado da moeda. Geralmente falamos que pregador fulano de tal é animador de auditório e etc. Desta forma podemos ver os manipulados e que eles também tem responsabilidades, e um dia quem sabe através do verbo, da verdade um dia eles possam ser libertos, mas primeiro eles precisam conhecer a verdade!
Paz de Cristo!

Rodrigo Amorim da Luz
3k MÍDIDAS disse…
É preciso,entretanto, que se diga que somos pentecostais e não nos deixemos engessar também por regrinhas criadas por homens e que não acham apoio na Bíblia. Concordo que há manipuladores, mas precisamos enxergar que há também "expositores" enfadonhos. Uma pregação bíblica com vida no altar e centrada na palavra é coisa linda de se ver.
Em Cristo.
Pr. Semir Lira
www.semirlira.blogspot.com
Vânia Luz disse…
Eu não gosto quando o pregador manda os ouvintes agirem de forma maquinal:

Pergunte para a pessoa que está ao seu lado se ela...
Bata no ombro de seu irmão ao lado e fale...
Vire pro lado e um sorriso pro seu irmão e faça...

Acho muito chato isso.
kelen disse…
OII ESTOU TE SEGUINDO !!!
ACABEI ACHANDO SEU BLOG PORKE ESTAVA PROCURANDO ALGO A RESPEITO SOBRE CAIR NO ESPIRITO E ACABEI ACHANDO UM VIDEO SEU SOBRE ISSO ...
FICA NA PAZ
TE +
Anônimo disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro! Pr. Ciro, eu comparo alguns crentes com as duas escolas filósofica de Atenas epicureus e estoicos sempre em busca de novidade de ensino falsos. Hoje o povo não estar satisfeito coma Pavrala de Deus , viram bonecos nas mão dos supostos avivalista. Inserindo na mensagem, chavões extravagantes demonstra despreparo para pregar. Eis algus: Olhe o anjo, Miguel e Gabriel vão batizar com(no) Espírinto Santo, olhe o anjo, olhe o anjooooooo! Shiiiiiiiiiiiii, escuta, escuta, shiiiiiiiiiii. Pr. Ciro infelizmente a igreja local está sofrento , já mais vou dizer no sentido geral que a igreja apostator da fé, mas como está escrito na (1 Tm 4.1" algus apostatarão da fé"). Vamos da o basta Pr. Ciro a esses modismos dos manipuladores da fé ! Na teologia da prosperidade, atos profetico, dança no espírito, levitas( quem é da tribo de Levi .Obs.: Nada contra os usos e custumes e tradições pertecente ao povo judeu, mas está fora do contexto da Igreja) , maldição hereditaria, profetiza, determina a tua benção, a tua palavra tem poder, cabeça e não calda, todas as musicas são de Deus, e tome posse de todas bênçãos, o triufalismo, cai supostamente no espírito, bispas, apóstolas, semente de R$ 1.000,00, e G-12. Ufa! terminei.
Fernando Pinheiro disse…
na igreja quem se recusa a ser manipulado pelos animadores de auditório são tachados de frio, morno, cara de delegado, incrédulo etc

Pr. Ciro, um forte abraço.
Fernando Pinheiro
de Sorocaba, SP
Nunes disse…
E nos últimos dias muitos serão enganados se possível até os escolhidos, mas enquanto Deus contar com Elias e Eliseu, confrontando o pecado e seus laços e mostrando o verdadeiro Cristo a humanidade, haverá esperança, Deus te abençoe Pastor, Senhor eis-me aqui, usa-me a mim.
Leonardo rosa disse…
Parebéns irmão Ciro muito boa a postagem que Deus te abençõe
Leonardo rosa disse…
Paz de cristo irnmão Ciro, que Deus te abençõe otima postagem que coloca não somente o pregador em evidencia mais também o povo!
abraço
Anônimo disse…
Paz irmão! Como professor da EBD vejos neste ultimos dias a verdadeira palavra perder força na pregação de grandes congresso. Mais oro a Deus que levante verdadeiros espositores da sua palavra.
Matheus Carrel disse…
Pastor Ciro, o fato de eu discordar de algo de um pastor e não se submeter ao que ele ensina e prega não contradiz o texto de Hebreus 13:17 que diz para nos submetermos aos nossos pastores ? Se eu vou contra o que meu pastor ensina independente de estar certo ou não eu não estou contradizendo Hb 13:17 ?, e neste caso, pecando contra Deus ? Diante desse seu texto o que você acha da cobertura espiritual, onde a pessoa fica debaixo da cobertura espiritual do seu pastor ?Você concorda que se eu sair da sua Igreja eu tenho que pedir permissão e avisar o pastor disso ?
.
Obrigado !!!
T++
Brasilino Moreira disse…
O pior de tudo e que pregam em nossas igrejas, fico perguntando quem os convida?
Resposta- Nossos lideres
Porque convidam?
R- nao sei. ou sera que sei? alguem sabe?
Ramon Zimbicki disse…
"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens. " (Atos 17:10-12

Hoje temos visto várias pregações em que o apelo emocional destes sobre os ouvintes supera a pregação da sã doutrina. E não só com relação ao exibicionismo exagerado.
Temos o exemplo dos crentes de Beréia, confrontando o que era pregado com as Escrituras
Cito aqui uma cena que vi recentemente. Um pregador, um missionário do interior convidado pelo pastor, expôs puramente a palavra, usando uma linguagem simples e objetiva, realmente tocando os nossos corações, e muitos na igreja reclamaram da ausência do poder de Deus; entretanto, em um culto posterior, um pregador (pregador?), utilizando-se de chavões e erros doutrinários ("crente que tem promessa não morre", "vou usar uma palavra profética de vitória liberando bençãos sobre você", "os sonhos de Deus serão cumpridos em você" e etc) e fazendo gestos e barulhos até mesmo assustadores, foi elogiado por vários, como ungido de Deus e etc. E onde tem ficado o apelo às almas? E o culto racional?

Lembro da passagem de 2ª Reis 4.38-42, sobre a morte presente na panela. Temos realmente nos alimentado da genuína palavra do Senhor? Ou comemos alimentos venenosos, com heresias e erros...

Um grande abraço Pr Ciro.

Ramon Zimbicki
Pb Fernando disse…
Texto maravilhos! Infelizmente em muitas igrejas Brasil afora a exposição da palavra de Deus está relegada a segundo plano. A meu ver a nessecidade premente da igreja é que Deus levante homens cujas vidas tenha como foco único e exclusivo a glória de Deus. Dessa forma esses manipuladores da fé do povo serão afugentados de nosso meio.
Anônimo disse…
Muito bom. E ai pr. O que vc acha do congresso dos gideões.
benção,gostei muito!Deus continue te inspirando....