A Assembleia de Deus está se neopentecostalizando?

Em muitas Assembleias de Deus:

- O tempo da exposição da Palavra de Deus foi suprimido ou reduzido por causa de shows de coreografia ou peças teatrais.

- Pregações sobre a obra expiatória do Senhor Jesus e as ministrações do Espírito Santo cederam espaço para a falaciosa Teologia da Prosperidade e o famigerado "reteté". 

- A exposição das Escrituras sob a unção do Espirito não é mais suficiente. É preciso animar auditório e recorrer a práticas bizarras, como derramar jarras de azeite sobre a cabeça. 

- O culto não é mais para Deus e faz-se de tudo um pouco para agradar as pessoas e massagear seus egos. Capoeira, gospel funk, street dance, festa jesuína e outras formas de entreter o povo têm sido adotadas como estratégias de "evangelização".

Está a Assembleia de Deus se neopentecostalizando? A bem da verdade, o Deus da Assembleia tem as suas reservas na terra. Há pastores e expoentes das Escrituras que têm cuidado de si mesmo e da doutrina (1 Tm 4.16) e não se deixaram influenciar pelo místico neopentecostalismo. Mas muitos líderes que se dizem assembleianos já se neopentecostalizaram, a fim de agradarem a uma multidão de interesseiros.

Quanto a mim, continuo, por graça do Senhor, andando pelo caminho estreito (Mt 7.13,14).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

É meu amado irmão, tive o desprazer de presenciar algumas das aberrações citadas, e olha que eu me converti e sou membro da Assembléia de Deus só de 2006 para cá. Na verdade, algumas pessoas pensam que a Palavra de Deus pura e simples não tem mais nenhum atrativo e passam a "enxertar" o mundo gradativamente em nossos cultos. Lastimável. Mas já sabíamos que isto iria acontecer o importante é seguir firme na Rocha Inabalável.
Thiago Boudny disse…
A Paz do Senhor pastor Ciro!
Gostei de sua posição, e é essa que cada cristão deve adotar!
Mas, como o senhor tocou no assunto de "neopentecostalização", gostaria de saber, pois ao início da minha fé pensava: O que faremos se a grande maioria, ou a convenção estadual, se desmembrar da convenção geral e acabar cedendo ao comportamento neopentecostal, deve os membros que são realmente pentecostais abandonarem a igreja ou permanecer na mesma mesmo a igreja mudando de postura quanto ao ministério de um modo geral? O que o senhor diz a respeito?
Acredito ser algo que deve ser pensado com cautela, pois não são poucas as divisões ministeriais no Brasil...
jaredy nunes disse…
Pastor Ciro por não conseguir nenhum e-mail pessoal do senhor para responder a minha duvida, me utilizarei deste canal.Eu moro perto da Ass.de Deus em Cordovil e recentemente surgiu em mim a vontade de visitar esta Casa de Deus para ouvir a mensagem do Evangelho.Porem minha duvida surge agora,sou uma jovem,fui criada num lar evangélico porem só uso calças jeans e de outro tecidos e não uso saia ou vestido,porem tenho conhecimento que certas Assembleias impedem o uso de calças para as mulheres e eu queria saber se esta de Cordovil também impede, pois estou com muita vontade de visita-la e não quero me sentir constrangida,colocarei meu e-mail para que o senhor ou sua esposa possam me responder desde ja grata,jaredynunes@yahoo.com.br,um abraço,e fique com Deus.
jaredy nunes disse…
Pastor Ciro por não conseguir nenhum e-mail pessoal do senhor para responder a minha duvida, me utilizarei deste canal.Eu moro perto da Ass.de Deus em Cordovil e recentemente surgiu em mim a vontade de visitar esta Casa de Deus para ouvir a mensagem do Evangelho.Porem minha duvida surge agora,sou uma jovem,fui criada num lar evangélico porem só uso calças jeans e de outro tecidos e não uso saia ou vestido,porem tenho conhecimento que certas Assembleias impedem o uso de calças para as mulheres e eu queria saber se esta de Cordovil também impede, pois estou com muita vontade de visita-la e não quero me sentir constrangida,colocarei meu e-mail para que o senhor ou sua esposa possam me responder desde ja grata,jaredynunes@yahoo.com.br,um abraço,e fique com Deus.
jaredy nunes disse…
Pastor Ciro por não conseguir nenhum e-mail pessoal do senhor para responder a minha duvida, me utilizarei deste canal.Eu moro perto da Ass.de Deus em Cordovil e recentemente surgiu em mim a vontade de visitar esta Casa de Deus para ouvir a mensagem do Evangelho.Porem minha duvida surge agora,sou uma jovem,fui criada num lar evangélico porem só uso calças jeans e de outro tecidos e não uso saia ou vestido,porem tenho conhecimento que certas Assembleias impedem o uso de calças para as mulheres e eu queria saber se esta de Cordovil também impede, pois estou com muita vontade de visita-la e não quero me sentir constrangida,colocarei meu e-mail para que o senhor ou sua esposa possam me responder desde ja grata,jaredynunes@yahoo.com.br,um abraço,e fique com Deus.
Infelizmente! resumindo a postagem do irmão, o mundo está entrando na igreja ao invés da igreja está no mundo para evangelizar e ganhar almas, tudo está mudado, cabe aos servos verdadeiros não se deixar contaminar pelas vaidades desse mundo e expusar as práticas jezabeicas de dentro da igreja. Pastores acordem! Jesus está voltando.
Graça e paz,

Infelizmente este é um fenômeno que atinge a muitas denominações, não só a AD, mas inclusive as reformadas.

Que o Senhor nos conceda graça e fortaleça-nos para que possamos suportar ao dia mal.

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão
Daniela Pinheiro disse…
Perfeito o seu post Pr. Ciro. Tenho medo de que isso realmente possa estar acontecendo, pelo que vemos em muitas igrejas Assembleias,aqui em Salvador-BA só o sangue de Cristo para nos manter em certos "cultos", o retete, a falta de sabedoria e meninice correm soltas... que o Senhor tenha misericórdia de nós.
Matheus Carrel disse…
Infelizmente essa é uma verdade que não podemos negar.
Ainda bem que existem homens como você pastor Ciro. Sabe que a única igreja que ainda não perdeu o foco e é totalmente voltada pra Jesus é a Congregação cristã no Brasil, apesar de ter alguns pequenos erros. Eu posso estar enganado nisso.
Quando vc vai voltar com o ´´pastor Ciro responde´´?
.
Bom final de semana !!!
Fique com Deus !!!
T+++
1000NOTICIAS disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Verdade pastor. Infelizmente muitos líderes assembleianos estão abrindo mão do pentecostalismo clássico e migrando para o neopentecostalismo na maior cara de pau. A meu ver houve um descuido muito grande por parte das lideranças assembleianas em orientar, esclarecer e detectar o perigo a frente. Foi feito muito pouco a nível de seminário, mídia e prevenção. O problema já começa com a falta de unidade e preparo apologético e por aí passa o resto...
Saudações Pr.

Infelizmente, essa é a lei do mercado. Ou você segue a tendência ou você será terrivelmente engolido pela concorrência.

Esse é o lado negro do capitalismo!

Sad 'n Tired!!!
Weslei Rocha disse…
Com certeza Pr. Basta ver o programa do Samuel Ferreira da AD Brás. Se não fosse mencionado sempre, ninguém imaginaria que tal igreja é uma AD.
Isso para mim é motivo de bastante preocupação.
Weslei Rocha disse…
Certamente Pr. Observe o programa do Samuel Ferreira na AD Brás. O estilo dele é neopentecostalismo puro.
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz amado!

Apesar do caminho ser estreito, creio que, não haverá nenhuma dificuldade. A maioria prefere a porta larga.

Triste... saber o que acontece com as Assembleias de Deus, inclusive com as brasileiras nos EUA

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor.
Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Quanto à prática das campanhas (campanha de sete dias para isso, campanha de 21 dias de Daniel, etc.), quero saber se isso também é reflexo de neopentecostalização nas Assembleias de Deus, como eu acredito (porque para mim Deus não metodizou isso, era algo particular entre Deus e alguns homens), ou se hoje podemos fazer essas campanhas com base na Bíblia.

Grato,

Gilmar
Anônimo disse…
Saudações em Cristo!, prezado Pr. Ciro infelizmente existem igrejas que de Assembléia de Deus só tem o nome e mais nada, o restante é uma mistura de tudo.
Não estou me referindo a usos e costumes, pois não sou ignorante quanto a isso, mas igrejas tradicionais como a Presbiteriana servem de exemplo pra nós quanto a manutenção de liturgia cristã e ética.
Mudando de assunto gostaria de tirar uma dúvida com o senhor sobre escatologia: Jl 2.28-32, começará a se cumprir nos 144.000 logo após o arrebatamento da igreja?, pois os sinais citados nos versículos 30 e 31 começarão a acontecer no inicio da tribulação, estou certo?.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.
Anônimo disse…
Não há mais dúvida disso!
Dois exemplos claro é a AD Bom Retiro e a AD Braz.

Parabéns Ciro pela coragem de tocar neste ponto.

Abraços
Anônimo disse…
Não há mais dúvida disso!
Dois exemplos claro é a AD Bom Retiro e a AD Braz.

Parabéns Ciro pela coragem de tocar neste ponto.

Abraços
Luiz Henrique disse…
Conforme o tempo passa e se aproxima a Vinda Do Senhor, aqueles que perseveram na doutrina dos apóstolos, vão ter que lhe dar cada vez mais com inovações e modismos em nosso meio. O irmão, nosso pastor Ciro, conhece melhor que ninguém as perseguições, acusações e zombarias (conforme escreveu no seu último post.) sofridas pelos militantes do verdadeiro evangelho de Cristo, imagino. Com sinceridade, ás vezes, falo por mim, a vontade é de "escapar por minha vida" somente; parar de confrontar os erros, modismos e até mesmo heresias que vemos constantemente presentes nos cultos, e na postura de boa parte da congregação de uma forma em geral. É certo que a vontade do Senhor é que aqueles que perseveram na fé genuína alerte, ensine, admoeste e, assim, ajude aqueles que sem conhecimento, vivem uma vida cristã inconsistente e praticam uma fé diluída em modismos, emocionalismo e invencionices humanas. Que nosso Senhor Jesus, pelo Seu Santo Espírito, nos dê sabedoria para lhe dar com a situação atual de nossas congregações, sem que deixemos nos levar por tais práticas, tampouco nos tornemos egoístas, espiritualmente falando, e nos abdiquemos de ser atalaias e apologetas da mensagem da cruz de Cristo, do evangelho puro e simples e ,da bíblica, doutrina dos apóstolos. Glórias a Deus!
Luiz Henrique disse…
Pastor Ciro a paz do Senhor Jesus!

Permita-me mais um comentário relevante sobre o tema da postagem em questão.
Trata-se de um sonho espiritual e profético de um amado presbítero assembleiano, amigo meu, um homem que tem minha admiração por seu conhecimento bíblico e comprometimento com a verdade.
No sonho, Deus lhe pôs dentro de um templo (desconhecido por ele), onde aparentemente algumas pessoas (as quais também ele não reconhecia) cultuavam ao Senhor. Ele observava que os diáconos daquela igreja estavam trajados como garçons, com as típicas gravatas borboleta, e passavam, com bandejas tampadas, como que servindo aos que ali estavam. Quando sua curiosidade já estava se aguçando, dirigiu-se a ele, como que oferecendo o suposto alimento, um daqueles "garçons", que destampando a bandeja em suas mãos, viu o irmão ser um potinho com gelatina ali sobre aquela bandeja. Observando ele ao redor, viu que todos os outros serviam ao povo a mesma coisa: um pequeno pote com gelatina.
Como o irmão não reconheceu principalmente o lugar, não acredito em uma situação de alguma congregação específica. Creio que Deus estava lhe mostrando a situação espiritual de muitas igrejas atualmente, de uma maneira geral. O que muitos "ministros" tem servido ao povo, e com o que muitos estão se alimentando.
Anônimo disse…
hoje pastor infelizmente esta cada vez mais dificil discernir pentecostais e neopentecostais.
Anônimo disse…
hoje pastor infelizmente esta cada vez mais dificil discernir pentecostais e neopentecostais.
elielgaby disse…
Prezado Pr. Ciro, a cada dia está mais difícil pregar. Por diversas vezes, a mensagem tem seu início por volta das 21h30, ou seja, depois de 3 horas de culto, o "restinho" do tempo é do pregador. Quando a mensagem é Cristocêntrica, a "cara" de alguns é de decepção plena. A A.D. rendeu-se aos encantos falaciosos do "reteté". Eliel Gaby
Tadeu de Araújo disse…
Pastor Ciro, graça e paz!
Não temos dúvidas que os irmãos mais antigos na Assembleia de Deus têm saudade dos tempos passados.
É claro que dificuldades e maus exemplos sempre houve.
Reconhecemos também, muitos de nossos pastores da chamada velha guarda, ainda que tivessem a melhor das intenções, mesmo sem maldades, cometeram exageros que prejudicou o nosso melhor aprendizado sobre vários assuntos.
Era o zelo excessivo, no entanto, sem sabedoria.
Depois que evoluímos e amadurecemos em muitas coisas, modéstia à parte, surgiram "pastores" que copiaram a neo-ortodoxia, isto é, reinterpretaram as Escrituras, apenas com o interesse de agradar a grande maioria dos crentes, sendo eles o centro dos "cultos", e não Jesus Cristo.
Esquecem-se esses "líderes", que Deus não divide a sua glória com ninguém, conforme Isaías 42.8.
Alegra-nos, entretanto, pastor Ciro, que o Eterno nunca deixará de ter seus remanescentes, na Assembleia de Deus, tanto nos púlpitos quanto nos bancos.
Se bem que todos que procuram pôr em prática a Bíblia sagrada, ainda que façam as discordâncias respeitando os que não concordam, infelizmente, são tachados de santarrões e outros adjetivos irônicos.
No entanto, mesmo assim, apesar de nossas imperfeições, o que não é a mesma coisa de não termos caracteres íntegros, vale apena continuar, fazendo a diferença, conforme nos admoesta Mateus 5.13-16.
Em cristo,
Tadeu de Araújo
Anônimo disse…
Na Realidade a AD precisa ser refundada. O irmão em um comentário acima citou a AD Bras e a AD Bom Retiro como perdidas. Sou um verme (apenas membro) da AD Belem e esses dias houve uma Igreja do Interior que convidou Voz da Verdade para um Congresso, evento que foi amplamente divulgado. Todo momento de oferta é uma tortura e em alguns casos chamam pelo nome os condenados ao inferno aqui na terra por não ofertarem.
Confesso que ainda tem Pastor que se preza na AD, visto as últimas liçoes da EBD, serem biblicas e instrutivas, mas a maioria...
Só lamento...

Otavio Ferreira
Interior de São Paulo
Anônimo disse…
A Paz de Cristo, irmãos! A Assembleia de Deus, mudou faz tempo e realmente a cada dia fico perplexo com o que está acontecendo. A cada dia surge uma nova campanha, carnê disso, daquilo, pois dizimos e ofertas nao sao suficientes. Esquecem das almas,nao ensinam novos convertidos, por isso vem as quedas de muitos na Fé. Sempre fui e continuo sendo servo de Deus, sirvo Deus na Assembleia de Deus. Mas visito e admiro muito a Congregação Cristã no Brasil, embora lá existem muitos "religiosos", más também existem homens cheios do Espirito Santos que prega muito. De maneira simples mesmo sem usar teologia. Sao sinceros em suas pregaçoes, dao enfase aos Dons Espirituais, tem ordem no culto, respeito acima de tudo e nao fazem comércio em seus templos. Acredito que daqui alguns anos. Muitos Assembleianos, que querem um evangelio simples, sem barganha, passaram a servi Deus na CCB, já conheço muitos e admiro também. ASSEMBLEIA DE DEUS, vamos voltar ao principio da Obra no Brasil quando os Suecos chegaram ao nosso país de maneira simples, com um unico objetivo Anunciar o Santo Evangelio de Cristo, e a promessa do Espirito Santo.
Toda Honra, Glória e Poder, Há Quem é digno para sempre. Amém.

Que a Paz do Eterno, vos abunde com graça, sabedoria e misericórdia.


Vinícius
Mendes disse…
A paz do Senhor,
Acrescento-vos as chamadas "campanhas". Em todo lugar que vou onde tem Assembléia de Deus é notório as "sete quintas para a vitória", "oito terças da restituição" e aí vai. Cada vez mais perde-se membros ou obreiros e a saída que utilizam é imitar as campanhas das igrejas neopentecostais. Uma forma de trazer de volta e freiar esses hábitos novos seria colocar na próxima revista sobre os modismos neopetencostais enfatizando o evangelho da prosperidade, capítulo por capítulo, exemplificando em cada um, ao menos três passagens bíblicas com duas interpretações: a do evangelho da prosperidade e outro da correta interpretação bíblica, juntamente com as frases conhecidas e divulgadas por eles. Daqui um tempo, caso não haja alertas desta natureza,a próxima vítima será a EBD, pois os cultos de ensino na semana são substituídos por três hinos da harpa, duas músicas, três sudações, avisos e finalmente 15 minutos de mensagens não preparadas. Perdem todos. Novamente reitero a necessidade do ensino semanal de seitas e heresias ao longo de dois ou mais anos. Já pensou? Com todo respeito, a revista de José Gionçalves não abordou de forma detalhada o evangelho da prosperidade. Reafirmo que há mais de 50 passagens utilizadas pelos pregadores da prosperidade. Basta mostrar as suas reais interpretações. Vem aí o 7º congresso EBD. Que Deus levante alguém para alertar a importância de se ministrar no próximo trimestre os assuntos acima.
Afinal, dízimos e ofertas são assuntos que há mais de dez anos, em todas as revistas se fala alguma coisa. Tá mais que na hora de "repetir"a farra do neopentecostal.último ALERTA! A moda é culto de jovens e somente jovens nas igrejas neopentecostais. Agora já tem Assembléia de Deus realizando "arena jovem". Outra ténica neopetencostal.
Jonathan Yamamotho disse…
Estou impressionado com o que vem ocorrendo dentro das assembleias de Deus, a mesma está se envolvendo em escândalos e modismo gospel que, a outros tempos seria impossível de imaginar essas coisas na Casa de Deus:
É pastor misturado com Rev. Moon, outros com maçonaria. O que está acontecendo?
De minha parte só me resta clamar:
VOLTE LOGO JESUS!!!
Luciano Santos disse…
EStamos juntos nessa pastor! Nas fileiras do exército dos valentes que nao dobram diante dessa neopentecostalização! Não cederemos!
Meu nobre Pr. Ciro!

Tomei a liberdade de copiar este assunto de relevante apreço!

Onde eu assino?

Um abraço pentecostal!

Pr. Daniel Sales Acioli
Anônimo disse…
Abraço Pentecostal. kkkkkkkkkkkk
Essa foi boa....
Mais um modismo?
Daqui a pouco surge Beijo Pentecostal, Olhar Pentecostal e até Sexo Pentecostal e vão acha versículo na Bíblia.

Misericórdia Jesus!

Mas o que mais me chamou a atenção foi o comentário do sr. T. Mendes me chamou a atenção: "Até EBD corre perigo"; e isso é verdade. Como Superintendente da EBD, percebo que a maioria dos frequentadores, tem um conhecimento teológico fraquissimo(isto falando daqueles que têm mais de 10 ano scomo cristão (?) e obreiros (?)). Preferem frequentar cultos do tipo "Campanha da Vitória das 21 Quintas"... Onde tais cultos são recheados de modismos e inovações da prosperidade, onde o espaço da exposição bíblica é tomado pelo nojento "rétété" . Isso sem contar a quantidade de carnês que existem... Da Construção, da Missão, da Assistência e por ai vai, pois os dízimos e as ofertas não são mais suficientes. Fora que raros são os líders da AD que prestam conta aos seus membros daquilo que entra e daquilo que sai, abrindo portas para a corrupção.

Certa vez no passado, ouvi um Pastor da AD dizendo: "Assembléia de Deus - ou ame-a, ou deixe-a". Penso que muitos ainda estão na AD (Assim como eu) pelo amor à placa, à história de vida (sou desde 84) e aos ensinamentos deixados pelos Suecos (Adoração à Deus e Exposição). Acredito que se a não acontecer um revuloção na AD muitos serão obrigados a deixa-la.

Que D'us tenha clemência de nós, e da nossa tão amada "Guds Församling"

Obs: Sou leitor do Blog e nunca escrevi sequer um comentário, mas hoje, vi-me compelido a falar o que estou sentindo.

Fernando Braga
São Paulo - Capital
01/10/2012
Soli Deo Gloria
Quenia disse…
Quem se propõe a enfrentar pregadores ditos espirituais que não admitem que a Palavra de Deus seja aplicada aos seus sermões e profecias (1Ts 5.20 e 21)sente na pele a desconfiança e a reprovação de seus irmãos de fé.
Dou graças a Deus ao encontrar pessoas que ainda tem as Escrituras como guia de suas vidas espirituais. Jesus breve vem!
1000NOTICIAS disse…
Seria bom se esses assuntos que tocamos na internet, chegassem em todas as igrejas Assembléias de Deus.
Olha, não sei porque os lideres eclesiásticos, não se preucupam, não debatem esses assuntos em convenções, quando tem convenção, me dá até receio, de mais liberações. Eles preferem não melhorar a qualidade da igreja.
1000NOTICIAS disse…
Seria bom se esses assuntos que tocamos na internet, chegassem em todas as igrejas Assembléias de Deus.
Olha, não sei porque os lideres eclesiásticos, não se preucupam, não debatem esses assuntos em convenções, quando tem convenção, me dá até receio, de mais liberações. Eles preferem não melhorar a qualidade da igreja.
renatocantarino disse…
É triste chegar na Igrejas 19:30, e escutar "louvores" até as 21:00, e o termino do culto as 21:30.
O pregador, tem que virar nos 30(literalmente), e apresentar um pão requentando, um fastfood pobre para as pessoas.
voceeumamarca disse…
Não sou da ASSEMBLEIA, mas isso é fato, o desejo de viver e pregar apenas o Espirito Santo passou, o Egos das doutrinas e Shows gospel esta forte.

Oremos ao nosso Senhor para que isso passe, e vivamos a sua palavra em retidão e caminho estreito para honrarmos e glorificarmos o seu nome.
Admilson disse…
Paz ao amado pastor e a todos companheiros e irmãos em Cristo.
Concordo plenamente com sua observação e deixo aqui o meu descontentamento com as lideranças que concordam com essas práticas, os nossos pioneiros fundadores da assembleia Gunar Vingre e Daniel Berg, foram verdadeiros homens dedicados e instruidos pelo Santo Espirito do Senhor, Que Deus nos de entedimento para nos desviar-mos deste mal que nos contamina.
Anônimo disse…
A igreja física está em colapso, as ideologias adotadas estão formando cristãos mimados e místicos, que firmemente acreditam que estão acima de qualquer sofrimento ou mal tempo... cristãos que tem em mente uma visão deturpada de Deus... a característica que mais me enoja na igreja atual é o terrível reteté... quem conhece o Espírito Santo e seus dons sabe que aqueles exageros são um meio farisaico de se mostrar mais espiritual que o próximo. Aff... vem Jesus.
Anônimo disse…
NA VERDADE PRA MIM O NEOPENTECOSTALISMO NÃO É PIOR QUE O LEGALISMO, OS DOIS SIMPLESMENTE PROVOCAM RELACIONAMENTO SUPERFICIAL COM DEUS E SUA PALAVRA, MANIPULAM A PALAVRA DE DEUS EM BENEFICIO PRÓPRIO E OLHE QUE O LEGALISMO É MAIS MILITAR, MENOS DEMOCRÁTICO EM NOME DE UM RELACIONAMENTO BASEADO EM UM NUMERO GIGANTE DE NORMAS E REGRASA,CRIADAS POR HOMENS PRA TENTAR AJUDAR DEUS, E ESQUECEM DE VIVER O AMOR BÍBLICO NA PRATICA ( ÉTICA, PRINCÍPIOS DE VIDA QUE É ONDE A LUZ E O SAL DEVEM APARECER, E NÃO E SIMPLISMENTE EM ROUPAS E CABELOS ), QUE DEUS ABRA OS OLHOS DO SEU POVO.
Anônimo disse…
NA VERDADE PRA MIM O NEOPENTECOSTALISMO NÃO É PIOR QUE O LEGALISMO, OS DOIS SIMPLESMENTE PROVOCAM RELACIONAMENTO SUPERFICIAL COM DEUS E SUA PALAVRA, MANIPULAM A PALAVRA DE DEUS EM BENEFICIO PRÓPRIO E OLHE QUE O LEGALISMO É MAIS MILITAR, MENOS DEMOCRÁTICO EM NOME DE UM RELACIONAMENTO BASEADO EM UM NUMERO GIGANTE DE NORMAS E REGRASA,CRIADAS POR HOMENS PRA TENTAR AJUDAR DEUS, E ESQUECEM DE VIVER O AMOR BÍBLICO NA PRATICA ( ÉTICA, PRINCÍPIOS DE VIDA QUE É ONDE A LUZ E O SAL DEVEM APARECER, E NÃO E SIMPLISMENTE EM ROUPAS E CABELOS ), QUE DEUS ABRA OS OLHOS DO SEU POVO.