Quem é a mulher vestida do sol, em Apocalipse 12?


Três personagens aparecem em Apocalipse 12: a mulher vestida do sol, o Dragão e o Menino. O catolicismo romano, desconsiderando o simbolismo profético dessa passagem, afirma que a mulher é Maria, mãe de Jesus. Alguns teólogos — ignorando o fato de a Igreja ter saído de Jesus (Mt 16.18), e não o inverso — têm afirmado que a mãe do Menino é a Igreja. Não há dúvida, à luz de um conjunto probatório, de que aquela mulher representa Israel.

Em Apocalipse 12.17 vemos que o Dragão (Satanás) fará guerra “ao resto da sua semente”, numa clara referência ao remanescente israelita que será protegido e absolvido por Deus, no fim da Grande Tribulação (Rm 9.27). 
A mulher está vestida do sol, que representa a graça e a glória do Senhor (Sl 84.11; Ml 4.2), pelas quais Israel foi envolvido desde a sua origem.

A mulher tem a lua debaixo dos pés, numa referência à supremacia de Israel como nação escolhida (Dt 7.6). E também tem uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. O que isso representa? Os patriarcas que deram origem às doze tribos formadoras do povo de Israel, incluindo José, são chamados de estrelas (Gn 37.9, ARA). Sol e lua, no sonho de José, aludem aos seus pais.


Observe que ela está grávida, com dores de parto, gritando com ânsias de dar à luz. O privilégio de ter sido escolhido como a nação do surgimento do Messias (Jo 1.11,12) trouxe — e trará — a Israel experiências dolorosas (Is 26.17). 
Quanto ao Dragão, não pode ser outro, a não ser o Diabo (Ap 20.2, ARA).

O Dragão é grande. Isso prova que o Inimigo, como “deus deste século” (2 Co 4.4), possui grande força (Lc 10.19). Ele é vermelho. Numa tradução literal, “avermelhado como fogo”, o que representa a sua atuação violenta e sanguinária no mundo (Ap 6.4; Jo 10.10). Essa cor também está associada ao pecado (Is 1.18).


Ele tem dez chifres, que se referem, à luz da Palavra profética, aos dez reinos que formarão a base do império do Anticristo (Ap 17.12; cf. Dn 7.24). E também possui sete cabeças com sete diademas, que dizem respeito à plena autoridade que exercerá sobre os reinos da Terra. A semelhança do Dragão com a Besta enfatiza que esta virá com o poder de Satanás: “o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio” (Ap 13.2).


Menciona-se também uma grande cauda. Isso alude à astúcia do Inimigo e ao seu baixo caráter (Is 9.15), ao levar consigo, no princípio, a terça parte dos anjos que não guardaram o seu principado (2 Pe 2.4; Jd v.6). Muitos hoje ficam impressionados com a facilidade que alguns falsos obreiros têm de “arrastar” multidões. Não nos esqueçamos de que o primeiro a fazer isso foi o próprio Diabo.


Em Apocalipse 12.4 está escrito que o Dragão parou diante da mulher, “para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho”. Desde o princípio, o Inimigo tem lutado contra Israel, sabendo que por meio dessa nação o Senhor realizaria a redenção da humanidade. Mesmo assim, o Filho de Davi, o Filho de Abraão, o Unigênito do Pai (Mt 1.1; Jo 3.16), nasceu em Belém da Judeia (Mt 2.1), no tempo estabelecido pelo Deus soberano (Gl 4.4,5).


Alguns teólogos afirmam que o Filho da mulher vestida do sol representa a Igreja, ou os mártires, ou os 144.000 judeus selados durante a Grande Tribulação. Todavia, à luz de Salmos 2.9 e Apocalipse 2.27, não há dúvida de que o Menino é Jesus Cristo: “E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono” (Ap 12.5).


Foram muitas as tentativas do Dragão (Satanás), ao longo da História, de destruir a mulher vestida do sol (Israel), para que não desse à luz. Caim matou Abel, mas Sete deu continuidade à linhagem santa e piedosa, da qual sugiram os primeiros hebreus (Gn 4-12). Nos dias de Moisés, quando Faraó mandou matar os meninos israelitas, Deus preservou a muitos deles com vida, inclusive o próprio Moisés, que se tornou o libertador do povo de Israel (Êx 1).


O rei Saul tentou matar a Davi, pois o Diabo sabia que o Messias descenderia do trono davídico. Deus mais uma vez frustrou o plano maligno, preservando a vida de seu servo (1 Sm 18.10,11). Mais tarde, o Inimigo usou a rainha Atalia para matar os herdeiros do trono de Davi. Mas o futuro rei Joás foi escondido por sua tia, e, com apenas sete anos, assumiu o reino em Judá (2 Rs 11). Nos tempos do império medo-persa, o cruel Hamã convenceu o rei Assuero a exterminar, de uma vez por todas, “um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei” (Et 3.8). Deus interveio, e o mal se voltou contra aquele “adversário e inimigo” de Israel (7.6-10).


Já no período neotestamentário, Herodes intentou matar Jesus, ainda em sua primeira infância. Mas o Todo-poderoso avisou os magos e José, o qual levou o Menino para o Egito (Mt 2). No deserto, Ele, já adulto, ao ser tentado pelo Inimigo, venceu-o por meio da repetição de uma poderosa declaração: “Está escrito” (4.1-11). Em Nazaré, numa nova tentativa de impedir que o Senhor chegasse à cruz, o Diabo procurou matá-lo. Milagrosamente, Ele escapou, “passando pelo meio deles” (Lc 4.17-30).


O Inimigo também exerceu influência psicológica sobre Pedro, levando-o à tentativa de induzir Jesus a desistir de sua obra redentora. No entanto, a resposta do Senhor a essa tentação foi contundente: “Para trás de mim, Satanás” (Mt 16.22,23). No Gólgota, finalmente — como o Diabo não conseguiu matar Jesus antes da cruz —, tentou, em vão, convencê-lo a descer do madeiro (Mt 27.40-42; Lc 23.39), pois temia o poder do sangue do Cordeiro (1 Pe 1.18,19; Hb 2.14,15). Ali, o Senhor deu o brado da vitória: “Está consumado” (Jo 19.30).


Mesmo depois de Jesus ter sido assunto ao Céu (At 1.9-11), a perseguição contra a mulher (Israel) continuou. E ela se intensificará na segunda metade da Grande Tribulação, quando o Diabo terá maior liberdade — permitida por Deus, evidentemente — para, através do Anticristo, atacar Israel: “Quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher [...] E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente” (Ap 12.13,15).


Na simbologia profética, águas representam reinos (Is 8.7; Ap 17.5). Isso mostra que os exércitos do Anticristo marcharão contra Israel (Ap 16.12,16). Mas o Espírito do Senhor arvorará contra o Inimigo a sua bandeira (Is 59.19). Ele protegerá o remanescente israelita (Ap 12.6). “E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente” (v.14). Essas asas de águia representam a direção de Deus (Êx 19.4), através da qual Israel será levado a um lugar seguro (cf. Sl 27.5; 91:1,4).


A mulher (Israel) também terá ajuda dos povos e nações a ela favoráveis, como vemos em Mateus 25.34-40 (parabolicamente) e em Apocalipse 12.16 (simbolicamente): “E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a boca e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca”. Por fim, o remanescente israelita será absolvido pelo Justo Juiz e estará seguro, enquanto o Inimigo ficará parado sobre a areia do mar sem poder prosseguir com seus intentos (Ap 12.16-18, ARA).


Maranata!


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Matheus Carrel disse…
Oi Pastor Ciro tudo bem?
Você disse que desde o principio Satanás lutou contra Israel pois sabia que por meio dessa nação Deus realizaria a redenção da humanidade, e também satanas tentou varias vezes impedir de Cristo morrer na cruz, como por exemplo ao usar Pedro e o ladrão na cruz a fazerem Cristo desistir da ideia da morte de cruz, pois satanás sabia que se Cristo morressse na cruz ele seria aniquilado.
Mas como Satanás sabia disso, sendo que esse era um plano de Deus e já que Satanás não tem revelação ( rhema)? Como ele sabia disso desde o principio? Alguém pode dizer que satanas conhece as Escrituras o que é verdade, mas o livro de Genesis foi escrito muito tempo depois e satanas já sabia disso muito tempo antes de algum livro do AT ser escrito.
Como Satanás sabia de tudo isso?
.
Obrigado !!!
Fique com Deus !!!
T++
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Bom ler e contemplar a beleza da Palavra de Deus, principalmente, qando o Espírito Santo, nos induz por misericórdia e bondade a discernir o que nos cerca e o que foi providenciado por Deus para os seus.

Antes havia a afirmativa: Assim, diz o Senhor!

Hoje, podemos afirmar: Está escrito!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores.
Matheus,

A quem foram dirigidas as palavras constantes de Gênesis 3.15?

Satanás sabia desde o princípio que Deus enviaria o Redentor ao mundo.

CSZ
Matheus Carrel disse…
Obrigado pela resposta...
Essa passagem de Gn 3:15 é outra que os catolicos usam pra dizer que é Maria que esmaga a cabeça da serpente.
Eu tenho uma boa explicação dela no livro do Norman Geisler.
Obrigado !!
Fique com Deus !!!
T+++
Anônimo disse…
Saudações em Cristo!, Pr. Ciro parabéns pelo excelente texto, por gentileza gostaria que o senhor me esclarecesse uma dúvida.
Adão e Eva sempre tiveram livre arbítrio, antes da queda eles podiam ser tentadaos a partir de sua própria concupiscência?, ou seja, de dentro pra fora?.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.
Adeilton disse…
pr.Ciro na antiga dispensação o povo de Deus era Israel,hoje é a igreja.

O novo testamento ensina que os muros das distinções raciais já foram derrubados.Todos os crentes são um em Cristo,cf(Rm10.12;1Co12.13;Gl3.28;Ef 2.14-16;Cl 3.11).Em suma Israel representa todo o povo de Deus.
Queria dar enfase em Ef 2.14-16,que diz "o qual ambos fez um"e"reconciliace ambos em um só corpo"Deus derrubou a parede de separação definitivamente.

consideraçõe praticas...

O que podemos aprender em Apocalipse 12?
Aprendemos que estamos em guerra contra satanás,todo o povo de Deus está em guerra contra o inimigo em(Ef 6.10-18)Paulo ensina isto.
Esta guerra espiritual começou no jardim do eden (Gn.3.15)quando adão e eva caiu em pecado.
portanto a mulher(igreja) está em guerra neste momento,contra as hostes de satanás,mas graças a Deus a igreja militante,será com certeza triunfante,porque o Rei dos Reis está lutando contra seus inimigos.
Em Cristo.Que Deus nos faça entender sua gloriosa palavra.
to disse…
Amado pastor, a paz do Senhor!

Damos graças a Deus por sua vida! Como sempre: trazendo esclarecimentos bíblicos à Igreja.

Deus continue lhe iluminado!

www.joaopaulomsouza.blogspot.com
Adeilton,

Pensei que o irmão não era dispensacionalista...

Respeito sua opinião. Mas o conjunto probatório EVIDENCIA que a mulher é Israel. Aconselho o irmão a reexaminar as evidências contidas no artigo.

Um abraço.

CSZ
Perfeita interpretação! Deus o abençoe cada vez mais!
Um abraço!
Unknown disse…
Isto é o que eu chamo de Escatologia-Profunda, racional, Bíblica, educativa e não especulativa.
Parabéns Pr. Ciro Zibordi.

Abraços...
Vanderléa disse…
Muito bom artigo pastor, sou uma estudiosa de apocalipse e amo a Palavra de Deus. Gostaria muito que o irmão escrevesse um artigo que falasse sobre a maneira que nós cristãos devemos olhar para a nação de Israel em nossos dias e que acontecimentos aguardam o povo judeu nos fins dos tempos. Desde já agradeço, caso possa ser atendida. Deus o abençoe.
Anônimo disse…
pastor Ciro,o que achou do "terror"
do link que mostrei?
james bomfim disse…
!! a paz do senhor pastor, é muito bom ler os teus artigos, são ricos principalmente escatologia. mais pastor já que os irmãos estão fazendo pergunta eu também queria fazer, e as babilônias que aparecem em apocalipse quem são? são realmente igreja católica, e império romano? grato que Deus abençoe.!!!
Fábio Santos disse…
Bom dia, Pastor Ciro.

A bíblia apresenta em diversos textos a simbologia da mulher pura/virgem para se referir a Igreja e não somente a Israel exclusivamente.

“Porque zelo por vós com zêlo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo”. (2 Coríntios 11:2).

Mateus 25:1-13 - Na parábola das dez virgens a Igreja que existirá antes da segunda vinda de Cristo é representada em duas classes de cristãos (virgens néscias e prudentes), ou seja, os que estão preparados para volta de Jesus e os que não estão.

Toda a Igreja triunfante sobre o pecado pelo poder de Cristo, é representada como sendo a esposa do Cordeiro (Ap. 19:7, 21:9).

Fique com Deus.
Fábio Santos,

Na Bíblia os termos variam de significado de acordo com o contexto. Veja o caso do termo "alma". Em alguns lugares, denota "pessoa". Em outros, "vida". Em outros, "a parte imaterial que vivifica o corpo". Em outros, "o homem interior na sua totalidade", isto é, alma+espírito.

O fato de haver passagens em que a mulher representa a Igreja não anula a significação contida no contexto imediado de Apocalipse 12. Pela descrição contida nessa passagem, que inclusive alude ao REMANESCENTE israelita, não há nenhuma dúvida: a mulher é Israel.

Penso que, em vez de citar passagens paralelas, convém ao bom hermeneuta esforçar-se para extrair primeiro da passagem em análise a verdadeira significação, à luz do conjunto da frase. O paralelismo é um segundo passo, comprobatório do primeiro, e não o primeiro passo, quando realizamos uma exegese imparcial.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
A paz do Senhor.
Muito boa esta postagem. Muito esclarecedora, apesar de que, mesmo antes de lê-la, já tinha esta interpretação. Desde novo convertido já tinha essa consciência que a mulher representa Israel. Obrigado Pr. Ciro. Que Deus, nosso Senhor continue te abençoando cada vez mais.
james bomfim disse…
!! pastor o senhor não respondeu minha pergunta qual é a resposta ? responde aos outros leitores e a minha não porque? abraçosss.!!
dheymes disse…
!! agora em relação a mulher que foge para o deserto é israel sim, antes eu ficava perguntado que mulher é essa? depois que eu estudei escatologia ficou mais fácil, israel.!! graça e paz.
Pastor Ciro, quero sugerir ao senhor, mesmo porque está ultimamente fazendo muitos artigos a respeito da sabadolatria, em fazer um artigo explicando minuciosamente o fato de derrubar a tese egoísta que os adventistas usam para si dois versos isolados de Apocalipse 12; que é Apocalipse 12.17 e 14.12 onde um me afirmou que estes versos falta apenas, quase dizer o nome da igreja Adventista do sétimo dia por enfatizar: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Dizendo eles que a mulher é a igreja; onde até mesmo em um programa adventista vi um pastor dizendo que mulher na Bíblia significa a igreja e usou o verso de 2 Co 11.2 distorcendo o real sentido.

Sei que o senhor explicou bastante sobre o capítulo, mas eu ficaria muito grato em nos mostrar a luz da Palavra o real sentido desses 2 versos que os sabatistas usam com muita soberba.

Grato desde já. Na paz de Cristo!

Neymarques Feitosa.
Lacerda disse…
A Paz do Senhor pastor Ciro. Estou feliz por saber que o amado irmão tem postado estudos referente a Escatologia e, principalmente levando em consideração que neste trimestre estremos estudando o Livro do Apocalipse, ainda que superficialmente em alguns pontos. Sou membro da Igreja da Lapa (setor 3), onde tive o privilégio de ser o seu aluno. Que Deus continue te abençoando. Lacerda.
jones disse…
Pr. Ciro,a Paz do Senhor!
Lendo esse artigo, gostaria q vc visualizasse o mapa mundi, pois mesmo nos mostra a visão do dragão e da águia,pelos quais desfaz sua teoria a respeito da mulher vestida do sol.
Unknown disse…

Boa tarde, vejo uma grande dificuldade de aceitar "Maria" como a mulher vestida de Sol, pois se o "Dragão" é satanás, o filho da mulher grávida é "Jesus", quem seria a mulher grávida a não ser a "Mãe de Jesus", conhecida por "Maria", abraço e que Deus Abençoe a todos!
Unknown disse…
A mulher vestida de sol e a igreja ! Em apocalipse 2:27 está falando sobre a igreja e não sobre cristo,quando Jesus nasceu, ele não foi Arebatado, depois da ressureição ele foi Ascenso aos ceus, e no texto estar arebatado , e na história do povo de Israel não tem nenhum relato que israel ficou três anos e meio no deserto ,depois que cristo , segundo vc fala foi Arebatado ,e a base do povo de Israel e Abrão, Sara,Isaque, e Jacó E os patriarcas , então não da base pro sonho de José.e o livro do apocalipse estar falando de eventos escatológico e não da protologia acontecimentos passados. O capítulo 12 ele é todo armonico ! No versiculo 11 fala que eles venceram pelo sangue do cordeiro, a nação de Israel não tem a cristo como cordeiro vc sabe . Então meu irmão me explica ai como entender seu estudo .
?
Irmão Edson,

1) Quando Cristo nasceu, não foi arrebatado. Mas... quando Ele foi para o Céu, quando era um infante? Óbvio que não. Nesse caso, está subentendido, à luz da analogia geral da Bíblia, que Ele foi arrebatado depois de ter cumprido a sua obra na Terra.

2) Israel não ficou 3,5 anos no deserto porque isso diz respeito ao futuro. A Bíblia é análoga. Estude-a com cuidado. Observe que, a partir de Apocalipse 4, tudo aponta para o futuro, e que, no capítulo 12, há revelações parentéticas.

3) Se a mulher é a Igreja, Jesus então saiu da Igreja? E o que Ele disse em Mateus 16.18: "estabelecerei a minha igreja"? Por favor, não me venha com esse argumento de que Israel e Igreja são o mesmo povo, pois há clara distinção nas Escrituras.

CSZ

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
1= PastorCiro depois que Jesus completou o seu ministério ele foi Ascenso aos céus e não Arebatado Atos1:9 confirmar! Se tive alguns vers que fala que Cristo foi Arebatado o irmão me diz ! 2=Se isso diz respeito ao futuro,então Israel vai fugir p deserto e cristo vai nascer outra vez E vai ser Arebatado? Não tem lógica isso,é o texto fica sem nexo ! Concordo a parti do cap4 e futuro ,e é por isso que fica s nexo esse pensamento seu ! 3= A mulher e a Igreja! "E o Filho Varão não é Jesus" pq Jesus não foi Arebatado a Igreja sim vai ser Arebatada. Eu não falei que Israel e a Igreja São um mesmo povo ! Isso eu vejo claramente na biblia. Mas nos não podemos deixar de pensar que aqueles que é da nação de Israel, que creu que o messias iria vim eles vão ressuscitar junto c a igreja , e os que creem em Jesus Cristo como o messias, eles tbm vai ser transformados junto com a Igreja! E todos vai ser um povo só p Deus ! Ou não?
Edson Santos, se o Menino não é Jesus, e a Mulher é a Igreja, quem é o Menino?

CSZ
Unknown disse…
O menino e Parte da Igreja! Que vai ser Arebatada.vemos a luz da bíblia que Nei todos vai ser Arebatados ,pq muitos não vai estar preparados!Mas Deus separe tem gerado um povo forte,um remanescente fiel,que e representando pelo filho 'Varão' que vai ser Arebatado! E a "Mulher" é todo o povo de Deus em todas as eras ! Patriarçao Estrela : Da lei Lua :E da Igreja Sol!
Edson Santos, quer dizer então que, segundo sua opinião, parte da Igreja regerá TODAS AS NAÇÕES com cetro de ferro?

CSZ
Unknown disse…
Não é minha opinião é a Bíblia que fala. APOC:2.26 !o vencedor de apc2:26,27. E o Filho Varão de Apc12:5 .
Os vencedores vão participar do Reino com Jesus, quem regerá o mundo com vara de ferro. Da mesma forma, os vencedores vão se assentar no trono com Jesus. Mas quem reina e julga, de fato, é Ele. A Igreja participa, junto com Ele.

Agora, se o Menino é a Igreja, segundo sua interpretação, quem é a Mulher? Mulher e Menino representam a Igreja? E o que o irmão pensa da profecia do Salmo 2, especialmente o versículo 9? A quem se refere essa profecia, a Jesus ou à Igreja?
Unknown disse…
Pastor Ciro ! Na sua opinião, e na visão biblica,todos os que dizem ser cristãos,e professam que servem a Deus vão ser
Arebatados,"todos" E Porque ? Logo eu respondo sua pergunta !
Unknown disse…
1:Quem tá junto tbm Reina Pastor Ciro .2:já foi respondida ! 3: sim .4: O salmo 2:9 está falando de Cristo! Uma pergunta e Apocalipse 2:27 estar se referindo a QUEM?
A Igreja saiu da Igreja? Quem é a Mulher? Quem é o seu Filho?
Unknown disse…
Toda a igreja vai ser Arebatada?
Unknown disse…
Muito boa essa explicação pastor, por favor me tire uma dúvida a igreja vai ser arrebatada antes da grande tribulação? Me tire essa dúvida por favor.obg. Paz de DEUS.
Unknown disse…
Ótima explicação pastor, por favor me tire uma dúvida: A igreja vai passa pela grande tribulação? Por favor me responda.obg. Paz do Senhor.
Grato pelo seu comentário.

Acesse, por favor:

https://youtu.be/PLvUDri1Jgk

Em Cristo,

CSZ
Igreja de Cristo? Sim.

CSZ
Não. Veja link acima.

CSZ
Anônimo disse…
Primeiramente, a pa de Cristo.

"Segundamente": Querido, que malabarismo, heim... pqp. É LÓGICO que a mulher vestida da Sol é Maria. A mulher vestida de sol, o menino e o dragão, acho que fica muito evidente quem são os personagens. Me desculpe, até alguem com déficit cognitivo percebe. Óbvio ululante, pra qualquer um com minimo de boa fé e sem fanatismo, que é Maria. Lide com isso. Beijo.
ton02 disse…
Respondendo ao comentário do anônimo de 24 de agosto de 2017, a mulher não pode ser Maria a mãe de Jesus. Essa cegueira mariólatra não permite o povo ver que essa mulher é sim Israel, mais propriamente a cidade de Jerusalém, porquanto a igreja que é o restante da sua descendência, nasceu lá na ocasião do derramamento do Espírito Santo sobre os apóstolos. Em nenhum momento o dragão que é o diabo se irou contra Maria a mãe de Jesus, mas em vários momentos vemos o diabo usando vários personagens pra tentar destruir a mulher que é Israel.
Kleber disse…
🕯📖🕯
“Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1).
🕯📖🕯

*Nesta visão profética, essa Mulher excepcional aparece grávida, esperando um filho, e em luta contra o “dragão” o eterno inimigo de Deus e dos homens (v. 2-3). Ou seja, essa Mulher é a Virgem Maria e é por isso que Jesus Cristo por duas vezes se refere à sua Santíssima Mãe como "Mulher" nos Evangelhos.*

A Paz de Cristo!
Luiz disse…
Se a mulher for a Nação de Israel então o povo de Deus se dividiria em dois grupos de santos ou seja a Igreja e Israel e isso não tem lógica, depois que Jesus morreu só existe um povo que é a Igreja Católica.