Se perguntarmos “Qual é o primeiro mandamento?” a um cristão (cristão?) judaizante, guardador da lei mosaica — a qual perdurou até os dias em que Jesus se manifestou em carne (Mt 11.12,13; Lc 16.16; Jo 1.15-17) —, o que ele nos responderá? Certamente, dirá: “O primeiro mandamento da imutável lei de Deus está no Decálogo, em Êxodo 20.2 e Deuteronômio 5.7: ‘Não terás outros deuses diante de mim’”.
E se fizermos a mesma pergunta acima a um cristão que se preza? Ele, seguramente, responderá: “O primeiro e grande mandamento, de acordo com Mateus 22.37, é ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento’”.
A essa altura, um adventista do sétimo dia — que se diz cristão, mas, ao mesmo tempo, se esforça em guardar o sábado, ignorando que esse mandamento é um sinal entre Deus e Israel (Êx 31.13ss) — poderá dizer: “Está vendo? O primeiro mandamento do Decálogo permanece até hoje, com palavras diferentes. No Antigo Testamento, somos proibidos de adorar a outros deuses. E, no Novo, recebemos a ordem de amar o único Deus. Portanto, estamos diante do mesmo mandamento”.
Mas... E se perguntarmos, novamente, a um cristão pretensamente guardador da lei mosaica e a um cristão que se preza: “Qual é o segundo mandamento que o cristão deve guardar?”, o que eles responderão? O primeiro, obviamente, recorrerá aos dez mandamentos: “O segundo mandamento, de acordo com o imutável Decálogo, é ‘Não farás para ti imagem de escultura’”. O outro, por sua vez, citará as palavras de Jesus registradas em Mateus 22.39: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Haja o que houver, o irmão (irmão?) adventista do sétimo dia vai continuar dizendo que o cristão deve guardar, hoje, todos os dez mandamentos, inclusive (ou principalmente?) o relativo ao sábado. Mesmo diante do que está escrito em Romanos 10.4 — “o fim da lei é Cristo” — e sabendo que os destinatários originais do Decálogo são os israelitas (Êx 20.1,2; Dt 5.1-6), o sabatista não desistirá da guarda do sábado...
Penso que o único que tem autoridade para convencer os cristãos judaizantes do século XXI, que ainda querem viver segundo a lei mosaica, é o Senhor Jesus. Este, aliás, ao ser interpelado por um doutor da lei (mosaica) — “Mestre, qual é o grande mandamento da lei?” (Mt 22.36) —, não citou o Decálogo. Ao confirmar que “a lei foi dada por Moisés” e “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17), Ele preferiu mencionar o amor a Deus e ao próximo, respectivamente. E, depois disso, decretou: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.40).
Ciro Sanches Zibordi
E se fizermos a mesma pergunta acima a um cristão que se preza? Ele, seguramente, responderá: “O primeiro e grande mandamento, de acordo com Mateus 22.37, é ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento’”.
A essa altura, um adventista do sétimo dia — que se diz cristão, mas, ao mesmo tempo, se esforça em guardar o sábado, ignorando que esse mandamento é um sinal entre Deus e Israel (Êx 31.13ss) — poderá dizer: “Está vendo? O primeiro mandamento do Decálogo permanece até hoje, com palavras diferentes. No Antigo Testamento, somos proibidos de adorar a outros deuses. E, no Novo, recebemos a ordem de amar o único Deus. Portanto, estamos diante do mesmo mandamento”.
Mas... E se perguntarmos, novamente, a um cristão pretensamente guardador da lei mosaica e a um cristão que se preza: “Qual é o segundo mandamento que o cristão deve guardar?”, o que eles responderão? O primeiro, obviamente, recorrerá aos dez mandamentos: “O segundo mandamento, de acordo com o imutável Decálogo, é ‘Não farás para ti imagem de escultura’”. O outro, por sua vez, citará as palavras de Jesus registradas em Mateus 22.39: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Haja o que houver, o irmão (irmão?) adventista do sétimo dia vai continuar dizendo que o cristão deve guardar, hoje, todos os dez mandamentos, inclusive (ou principalmente?) o relativo ao sábado. Mesmo diante do que está escrito em Romanos 10.4 — “o fim da lei é Cristo” — e sabendo que os destinatários originais do Decálogo são os israelitas (Êx 20.1,2; Dt 5.1-6), o sabatista não desistirá da guarda do sábado...
Penso que o único que tem autoridade para convencer os cristãos judaizantes do século XXI, que ainda querem viver segundo a lei mosaica, é o Senhor Jesus. Este, aliás, ao ser interpelado por um doutor da lei (mosaica) — “Mestre, qual é o grande mandamento da lei?” (Mt 22.36) —, não citou o Decálogo. Ao confirmar que “a lei foi dada por Moisés” e “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17), Ele preferiu mencionar o amor a Deus e ao próximo, respectivamente. E, depois disso, decretou: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.40).
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Concordo com o senhor sobre o seu comentário acerca do assunto em apreço, tenho ouvido muito acerca desse assunto, e apesar de ser bastante jovem (16 anos) possuo uma opinião formada acerca desse assunto, que por sinal corrobora com a sua e de muitos outros que guardam a sã doutrina, ao ler sobre esse assunto e os demais sobre guardar o sábado, o domingo, etc., fiquei feliz, pois a cada vez que acesso esse blog fortaleço a minha fé e aprendo cada vez mais para que posso defendê-la.
Em Cristo.
Desculpe-me... Mas o irmão não entendeu o que eu quis dizer sobre "aquele assunto". E é por causa de interpretações assim que eu preferi não escrever mais sobre "aquele assunto". Muitos não entenderam que a minha abordagem se deu a partir da Bíblia, exegeticamente.
Que Deus o abençoe.
CSZ
Seu comentário me deu uma ideia. Alguém poderia fundar a Igreja Adventista do Amor a Deus sobre Todas as Coisas, não é mesmo?
CSZ
Continuando a citar a confissão, para esclarecer melhor:
Cap-9.
Seção VI-Embora os verdadeiros crentes não estejam debaixo da lei como um pacto de obras,para serem por ela justificados ou condenados,(Rm 6.14;Gl 2.16;3.13;4.4,5;At 13.39;Rm 8.1),contudo ela é de grande proveito tanto para eles quanto para os demais.Como NORMA de vida,ela os informa da vontade de Deus e de seus deveres,os dirige e os OBRIGA a andarem convenientemente;(Rm 7.12,22,25;Sl 119.4-6;1Co 7.19;Gl 5.14,16,18-23.)descobre-lhe também as poluições pecaminosas de sua natureza,de seus corações e vidas;(Rm 7.7;33.20)de maneira que,examinando-se à luz dela,podem chegar a uma convicção mais profunda do pecado,a uma mais profunda humilhação e aversão por ele;(Tg 1.23-25;Rm 7.9,14,24)ao mesmo tempo que dá mais clara visão da necessidade que têm de Cristo e da perfeição de sua obediência.(Gl 3.24;Rm 7.24,25;8.3,4)Ela é igualmente de UTILIDADE aos regenerados,para refrear suas depravações,pois proíbe o pecado;(Tg 2.11;Sl 119.101,104,128)e suas ameaças servem para demonstrar o que seus pecados merecem,e quais as aflições que nesta vida podem esperar por causa deled,ainda que estejam LIVRES DA MALDIÇÃO AMEAÇADA NA LEI.(Ed 9.13,14;Sl 89.30-34)A promessa dela,de igual modo,lhes mostra que Deus aprova sua obediência,(Lv 26.1-14;2Co 6.16;Ef 6.2,3;Sl 37.11;Mt 5.5;Sl 19.11)ainda que essas bênçãos não sejam devidas pela lei como um pacto de obras;(Gl 2.16;Lc 17.10)assim como fazer um homem o bem,e refrear-se do mal,só porque a lei estimula isso e proíbe aquilo,não é evidencia de estar ele debaixo da lei,e não debaixo da graça.(Rm 6.12,14;1 Pe 3.8-12;Sl 34.12-16;Hb 12.28,29)
seção VII-Nem são os supracitados usos da lei CONTRÁRIOS à graça do evangelho,senão que suavemente se HARMONIZAM com ela;(Gl 3.21)o Espírito de Cristo submete e capacita a vontade humana a fazer livre e alegremente aquilo que a vontade de Deus,revelada na lei,requer que se faça.(Ez 36.27;Hb 8.10;Jr 31.33)
-SENHOR, ME AJUDA A OBEDECER A TUA SANTA LEI,QUE É IMUTAVEL-
SOLI DEO GLORIA!
Não tem acordo. Ou guardamos toda a lei mosaica, ou aceitamos a graça de Cristo (e os mandamentos para o povo do Novo Testamento). Medite em Tiago 2.10.
A lei MOSAICA não é para os cristãos. A Lei, no sentido de Palavra de Deus, é para os cristãos. Aprendamos com Jesus: Mt 11.13; Lc 16.16; Jo 1.17.
Em Cristo,
CSZ
Estou falando do princípio de obedecer a lei moral(espiritual)isso não mudou,nem mudará,nem no céu isso vai mudar,
La no céu não entra,quem é rebeude contra a lei de Deus(Ap 12.17;14.12;22.15)
Entendi perfeitamente o que o irmão disse no comentário anterior. E respondi com base no que o irmão dissera, em outros comentários, dando conta que a lei moral estaria ligada aos 10 mandamentos, que, por sua vez, fazem parte da lei mosaica, perdurou até a manifestação do Verbo (Jo 1.14-17).
A lei mosaica não é para a Igreja. Os 10 mandamentos fazem parte da lei mosaica. Devemos obedecer à Lei de Deus, mas não à lei mosaica. A tentativa de separar o Decálogo da lei mosaica é inútil, pois o Senhor Jesus não citou apenas os dez mandamentos. Quem quiser guardar a lei mosaica, precisa aceitar o bônus e o ônus dela.
Diante do exposto, reitero: não precisamos guardar o sábado nem guardar o domingo no lugar do sábado. Ambas as guardas conduzem ao legalismo. Cultuamos a Deus no domingo por (boa) tradição, e não por força de mandamento.
Em Cristo,
CSZ
Quando se quer torcer a Palavra, recorre-se a subterfúgios. Mas os tais precisam provar que Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José guardavam o sábado, como afirmou a senhora Ellen G. White. Ademais, precisam provar que a guarda do sábado é um mandamento neotestamentário.
Em Cristo,
CSZ
Discordo... Jesus não se limitou a citar a lei. Ele disse: "Está escrito assim? Mas eu vos digo que..." Ou seja, Ele modificou, ampliou e omitiu.
Não tem acordo com os judaizantes. Ou eles guardam toda a lei ou são culpados perante ela (Tg 2.10). Por isso, é melhor crer na salvação pela graça e andar nas boas obras preparadas por Deus (Ef 2.8-10).
CSZ
Por favor, leia o artigo anterior a este.
CSZ
Não são minhas técnicas. Julgar, discernir, provar, examinar, etc. são ações inteiramente bíblicas (1 Co 2.15; 14.29; Is 5.20; Hb 5.12-14; 1 Jo 4.1; 1 Ts 5.21.
Seja firme ao julgar, mas julgue segundo a reta justiça (Jo 7.24).
Um abraço.
CSZ
Um bom dia na paz do senhor,
Perdoe-me a simplicidade da pergunta mas...
é correto considerar pessoas irmãos na fé, visto que não compartilham a mesma fé?
arettuza.
O adventismo tem como principal característica, recorrente em todas as seitas, secundarizar a Obra de Cristo no calvário, tornando-a insuficiente para justificar o ser humano. Isso fica bem claro nos ensinos de Ellen Gould White, quando vincula a salvação à guarda do sábado, afirmando, assim, que a Obra de Cristo é incompleta sem o sábado. O próprio nome da aludida seita reflete essa realidade (Adventistas do SÉTIMO DIA).
Eles idolatram o sábado, como um SUPER MANDAMENTO entre mandamentos menores, e distorcem textos bíblicos para corroborar suas heresias de perdição, como o juízo investigativo, sono da alma, entre outras aberrações que nem de longe encontram guarida nas páginas da Bíblia Sagrada.
Diante do exposto, só me resta fazer minhas as palavras do apóstolo dos gentios:
"Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." Gl 5 vs 4
Pensava que você era um cristão confuso. Agora, depois de seus comentários, descobri que você é lobo em pele de ovelha. Procure outro espaço para difundir suas heresias. Aqui, não. Só concedo oportunidade a pessoas que sabem dialogar, mesmo que discordem. Um bom exemplo é a irmã Thalita.
CSZ
Amar não é condescender com o erro. Como diz o apóstolo Paulo:"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" Gálatas 4:16.
O próprio Jesus foi duro com os que amava, com os cambiadores no Templo, e com os próprios discípulos em João 6, a maioria foi embora, achando que amar é passar a mão na cabeça e concordar com os erros.
Te amo em Cristo Jesus, por isso digo-lhe a Verdade, para tentar livrar-lhe do peso de guardar uma lei superada pela GRAÇA (Jo 1:17)
Em Cristo,
Marcelo Lima