Muitos pregadores, ignorando que a Bíblia é a nossa regra de fé, de prática e de viver, estão agindo por conta própria. E, quando são questionados, dizem: “Não podemos pôr Deus em uma camisa de força”. Esses “ungidos” deveriam atentar para o que está escrito em 1 Coríntios 14.37: “Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”. Afinal, se não quisermos ser guiados e controlados pela Palavra (Sl 119.105), para quê serve este livro?
Neste breve artigo, quero discorrer um pouco sobre o uso indevido da unção com óleo. Há igrejas e ministérios da atualidade empregando-a de modo indiscriminado, “dando de ombros” para o que as Escrituras ensinam. Escrevo este texto na esperança de poder lançar luz sobre esse assunto, desmistificando-o, a fim de ajudar quem tem desejo de agir segundo o que está escrito (1 Co 4.6; 15.3,4).
Em primeiro lugar, de acordo com a Palavra de Deus, a unção com óleo, para nós, que somos a Igreja neotestamentária, aplica-se somente aos enfermos. E apenas os ministros estão autorizados a ungir (os enfermos, repito). Em Marcos 6.13 vemos que somente os apóstolos do Senhor ungiam. Tiago, por conseguinte, ao mencionar presbíteros (5.14,15), referiu-se aos ministros chamados por Deus, vedando essa prática aos membros.
Certos pregadores, que não querem obedecer aos mandamentos de Deus, têm afirmado que os crentes devem ungir casas, carros, objetos, etc. Pasme! Em alguns encontros de casais pseudo-evangélicos, “pastores terapeutas” estão ensinando pessoas a ungirem os órgãos genitais!
Alguns “ungidos” ungem até cidades! Um deles contou, recentemente, que, ao chegar a uma cidade, Deus lhe revelou uma nova estratégia de evangelização — percorrer a cidade inteira de carro, derramando azeite por onde passasse. Haja azeite! Se essa é a solução, como ungir uma cidade grande como o Rio de Janeiro?! E se alguém resolver ungir todo o Brasil?!
Há alguns anos, seguidores de um grupo “evangélico” resolveram, num “ato profético”, escalar e ungir o Dedo de Deus, na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo eles, esse pico é um chamariz da presença de Deus. Além disso, bem próximo dele há outro que, de tão parecido, chega a se confundir com ele — a Agulha do Diabo, que também deveria ser ungido. Com isso, declararam “profeticamente” que o Estado pertence ao Senhor e que toda ação diabólica foi quebrada!
Os exageros são tantos que tenho ouvido falar até de pastores que enterram latas de óleo ou garrafas de azeite em montes, onde eles permanecem orando por algum tempo. Depois disso, desenterram o produto e o empregam para “curar” enfermos em suas campanhas de milagres, bem como ungem casas, carros, carteiras de trabalho, etc.
Como se não bastasse tudo o que já mencionei, ultimamente certos “ungidos” resolveram derramar uma grande quantidade de óleo sobre a própria cabeça... Se o leitor duvidar, procure os vídeos na Internet. Resolvi não inseri-los aqui para não expor as pessoas.
Ora, qual dos apóstolos do Senhor Jesus derramou óleo sobre a própria cabeça, ao andar na terra? Paulo, que disse “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” (1 Co 11.1), derramou óleo sobre a cabeça para dizer que é verdadeiramente ungido?
Nos tempos da Antiga Aliança, reis, profetas, sacerdotes e coisas (colunas, objetos, etc.) eram ungidos (Gn 31.13; Êx 30.26-30; 40.15; 1 Sm 10.1; 1 Rs 19.16; Sl 133). A unção simbolizava consagração de pessoas ou coisas ao Senhor. Mas, no Novo Testamento, Jesus afirmou, após ter lido um trecho de Isaías (61.1-2), que a profecia quanto à unção do Espírito sobre a sua vida tinha se cumprido (Lc 4.18-21). Deus o ungira, no plano espiritual, e isso em si já era o bastante para o cumprimento de sua missão na Terra (At 10.38).
Quanta invencionice, nesses últimos dias! Onde vamos parar? Mas quem tem a unção do Santo (1 Jo 2.20) não se deixa enganar. Que o Senhor nos ajude a aprender, a cada dia, que o Evangelho nada tem a ver com o misticismo. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê!
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Essa heresia do "óleo da unção" é um exagero!
Mas, que Deus possa ter misericórdia dessas pessoas, tirando-lhes as escamas dos olhos para que enxerguem as Escrituras como ela é verdadeiramente, e de nós também, para que não sejamos levados pelo vento de tais doutrinas.
Em Cristo,
Tiago Baldo
Parabéns, pr. Ciro por alertar aqueles que servem a Jesus Cristo e tem a Bíblia como regra de fé e prática.
Com nojo destes travestis,
Luciano Lourenço
E por que não exite fiscais pra fiscalizar as igrejas. Pelo que sei Paulo ia nas igrejas que davam problemas...e vivia escrevendo cartas para orientações das mesmas.
Hoje em dia com tanta tecnologia, é impossivel os lideres não saberem o que acontecem nas igrejas administradas por eles (do seu setor ou campo). Mesmo assim nas nossas Assembleias vivem acontecendo coisas anti-biblicas. E esse Pastores?...Por que ainda pregam em nossas igrejas? Só por que é biblico que as coisas vão ficar piores eles acham que não podem fazer nada? Não é o seu caso Pastor Ciro que graças a Deus tem feito um ótimo trabalho, e nos edificando cada vez mais. Mas os lideres de suas igrejas tem obrigação de fazer alguma coisa.
Luciana.
Agora, se vocês não querem dar crédito às Escrituras, aí é outro assunto...
ou Seja, Os presbítero, da o remédio e ora.
faz sentido?
Logo logo teremos uns loucos dizendo que receberam a unção da "imaculada" da "santa"... Tudo porque o retardado do "pregador" usou azeite "extra virgem" ou óleo composto MARIA... kkk!
"Santa" invencionice...
Abraços!
Abraços sempre afetuosos.
Quando vemos o vídeo de um deles (talvez o mais conhecido), fica claro três coisas lamentáveis (entre outras): falta de exposição da Palavra de Deus, comportamento de show-man e o povo agindo de modo vibrante ante os equívocos dele, sem discernir, à luz da Bíblia, as suas práticas como bem faziam os bereanos (At 17.11).
Aproveitando o momento, quero lhe dizer que a unção com óleo tem sido usada em algumas igrejas, como a minha, para separar obreiros ao diaconato e ao santo ministério, o que também é outro equívoco.
Em Cristo,
Gilmar
Somente um crente pode ser ungido com óleo?, respondi que a unção com óleo era para ser ministrada somente sobre uma pessoa que já é salva, visto que o óleo representa o Espírito Santo, e a pessoa precisa primeiro ser liberta para depois ser ungida.
Por gentileza respondi certo?, o que o senhor acha sobre isso?.
E o novo livro "Erros escatológicos que os pregadores devem evitar" quando sai?, já estou com o dinheiro reservado para comprar rrsrsrsrsrs, estou ansioso por seu lançamento.
Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.
Nada do que está escrito no artigo acima é opinião minha. Na verdade, eu apenas expus a Palavra de Deus. Se o irmão não quiser aceitar o que a Bíblia diz, isso é um direito que lhe assiste.
Que Deus o abençoe.
CSZ
Impressionar incautos para lhes arrancar o dinheiro.
O pior e que o heresiarca tem um cargo na CGADB na conissao de apologetica que e um braco do Conselho de doutrina
forte abraço ao Pr. Ciro
fernando pinheiro
de Sorocaba, SP
Pra mim isso é novidade !!! Nunca tinha visto isso antes...
Falando em aberração, está também dissiminando no meio evangelico essa história de que todo cristão deve estar debaixo da cobertura espiritual do seu pastor.E eles isolam textos biblicos para provarem isso.
Vc já ouviu falar disso?
.
.
Fique com Deus !!!
T+++
bom, acho que agora é cada um por si e Deus por todos.
se bem que o requsito para o ministério é estar em dia com o dízimo, pelo menos foi a única consulta que me tomaram, aí tá o resultado
extraído do site da CGADB
COMISSÃO DE APOLOGÉTICA
A Comissão de Apologética é composta de onze membros, sendo três da região sudeste, e dois das demais regiões, escolhidos dentre os ministros de notável conhecimento bíblico e apologético que representem o pensamento das Assembléias de Deus no Brasil, indicados pelo Presidente da CGADB durante o período da AGO e por esta referendados. A Comissão de Apologética terá um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário e um Relator, escolhidos dentre os seus membros.
não...ele não representa o pensamento das Assembléias de Deus no Brasil!
Sorocaba, SP (minha cidade maravilhosa) rsrsrsrs
Pr Ciro, a coisa tá feia.
Irmãos, desculpe a minha estupidez, to com vontade de bater nesses caras com gato morto até o gato miar. Entendeu?
Ah, tô cada vez mais angustiado com essa palhaçada no nosso meio.
Tô ficando com raiva, gente me perdoem.
quanta palhaçada!!!
Me perdoem.
Morro e não vejo tudo. Quanta bobagem esse pessoal comete? Impressionante a capacidade deste povo de criar falsas doutrinas.
Abraços,
Renato Vargens
Precisamos fazer aquele trabalho urgentemente! Lembra?!
Um abraço.
CSZ
Vocês estão indignados mesmo, hein! É por isso que este escritor e outros, como Renato Vargens, precisam continuar "falando mal" e "criticando" os "ungidos" de plantão. Não podemos nos calar ante tantas heresias e modismos que existem "ENTRE NÓS" (At 20.28-30; 2 Pe 2.1).
Um abraço para o povo de Sorocaba-SP. Saudades das delícias preparadas pela matriarca da família Pinheiro.
CSZ
Abraços, Paz de Cristo.
Tenho aprendido muito no seu blog, e tem me ajudado a esclarecer muitas dúvidas.
Que o SENHOR continue te abençoando. Amém!
abs e gostaria de trocar ideias a esse respeito.
fica na paz e Deus nos guarde...
rony.brandao@gmail.com
Para a igreja nascente, a unção não era nem mística e nem medicinal. Era usada simbolicamente, apenas na oração pelos doentes, a fim de estimular a fé deles. Há somente duas menções no Novo Testamento à unção com óleo, todas ligadas à oração da fé pelos doentes.
O azeite era usado como remédio, mas acompanho do vinho, como se lê em Lucas 10.
Um abraço.
CSZ
Respeito os cessacionistas e tenho até amigos que não concordam com doutrinas esposadas pelos pentecostais. Mas considero muito deselegantes os antipentecostais, que não sabem distinguir pentecostalismo de pseudopentecostalismo. Informo que não darei espaço a esses extremistas sectários aqui. Chamar a aberração mencionada no artigo acima de prática dos pentecostais, além de ignorância, é uma deselegância sem tamanho.
A paz do Senhor a todos.
CSZ
http://descansandoamente.blogspot.com/2011/09/eu-quero-ser-feliz-agora-oswaldo.html
Mas uma vez parabenizo sua publicação. Tenho aprendido muito com você. Tenho pregado na congregação sobre essas coisas, alertando os irmãos.
Mas creio que tudo isso é o que bem profetizou o apóstolo Paulo em I Timóteo 4:1 - "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios";
Ao meu ver isto é apostasia. Pois "todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece NÃO TEM DEUS" (II João 1.9(ARA))
Paz do Senhor.
Sinceramente não sei onde vamos parar. Em BH tem uma igreja que para entregar um tal sabonete ungido em suas "sextas-feiras" fortes inventaram um tal de "Enxu-da-lama" (vide you tube). Pelo amor de Deus! Quanto a ungir o RJ, quem sabe eles não usam um daqueles aviões usados para apagar incêndios?
Forte abraço,
Samuel Eudóxio
Claro que sim.
Vamos combinar.
abraços,
Renato Vargens
o senhor esta cada vez mais "incredulo"
e o que dizer do santo apostolo moderno que se revelou mijando todo uma cidade marcando o territorio feito leao ?
os animais nao marcam seu territorio ?
kkk
www.tiagobertulino.com
Grande abraço Pr Ciro
Ev. Padilha
O que destaco do exemplo da vida de Paulo (e não Paula), ao citar 1 Coríntios 4.6, é a disposição dele (e de Apolo) em ser fiel somente ao que está escrito, ao contrário dos que vivem no mundo experiencialismo. Medite em 1 Coríntios 15.1-4.
Procure entender melhor o que lê. E que Deus o abençoe mais e mais.
Um abraço.
CSZ
Não sei se já foi assunto no seu blog, sobre os "hinos" de fogo que estão muito comuns em nossos cultos. Falo sobre as letras criadas mais para animar o público do que para adorar ao Senhor. Fiquei chocado com as letras das musicas do grupo "fogo no pé" e outros do gênero. Está doendo nos meus ouvidos. Será que Deus tem se agradado desse "louvor"?
fique na paz!!