Continua crescendo o número de cristãos (cristãos?) que se dizem contrários à doutrina da Trindade. Seria possível alguém negar essa doutrina sem rejeitar a Palavra de Deus e o Deus da Palavra? Alguém pode ser cristão e, ao mesmo tempo, oponente da Trindade?
A doutrina da Trindade é uma das mais atacadas por movimentos pseudocristãos, dentre eles os unicistas. E, no Brasil, eles têm sido bastante convincentes na propagação de suas heresias antitrinitárias, principalmente por receberem o apoio de pastores, pregadores, cantores e líderes de louvor frouxos, sem compromisso com a sã doutrina, que valorizam as belas melodias de um famoso conjunto que diz ter a “voz da verdade”, ignorando a voz do Bom Pastor (Jo 10.27), a qual não poderá ser ignorada naquele grande Dia (Mt 7.21-23).
Viajo muito pelo Brasil e vejo que várias pessoas desavisadas, não somente apreciam os “louvores” aparentemente cristocêntricos do aludido conjunto, como também não valorizam muito a Trindade. Agem como se ela não fosse uma doutrina fundamental e inegociável.
Ora, Deus é uno e, ao mesmo tempo, triúno (Gn 1.1,26; 3.22; 11.7; Dt 6.4; 1 Jo 5.7). O Pai, o Filho e o Espírito são três divinas e distintas Pessoas. Ou seja, a Trindade implica tripessoalidade, e não triteísmo. E essa verdade contida nas Escrituras, a despeito de transcender a razão humana, deve ser aceita alegremente, pela fé, por toda pessoa que se diz cristã (1 Tm 4.6).
As três divinas Pessoas da Trindade são coeternas e iguais entre si. Mas, em suas operações concernentes à criação e à redenção, Deus, o Pai, planejou a criação de tudo (Ef 3.9); Deus, o Filho, executou o plano, criando (Jo 1.3; Cl 1.16; Hb 1.2; 11.3); e Deus, o Espírito Santo, vivificou, ordenou, pôs tudo, todo o universo, em ação: desde a partícula infinitesimal e invisível até ao super-macroscópico objeto existente (Jó 33.4; Jo 6.63; Gl 6.8; Sl 33.6; Tt 3.5). Ou seja, o Pai domina, o Filho realiza, e o Espírito Santo vivifica, preserva e sustenta.
Na redenção da humanidade, o Pai planejou a salvação, no céu (Jo 3.16; Gl 4.4,5); o Filho consumou-a, na terra (Jo 17.4,5; 19.30); e o Espírito Santo realiza e aplica essa tão grande salvação à pessoa humana (Jo 16.8-11; Tt 3.5). Contudo, num exame cuidadoso da Bíblia, vemos que, em qualquer desses atos divinos, as três Pessoas da Trindade estão presentes (cf. 2 Co 5.19; Jo 14.23; 16.23, etc.).
Uma tentativa de definição do trino Deus é: Deus Pai é a plenitude da divindade invisível (Jo 1.18); Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta (Jo 1.1-17); Deus Espírito Santo é a plenitude da divindade operando na criatura (1 Co 2.12-16).
Para os sentidos físicos do homem, por condescendência de Deus, vemos as três Pessoas da Trindade no batismo de Jesus. O Pai eterno falou do céu, o Espírito Santo desceu em forma visível de pomba, e o Filho estava sendo batizado no rio Jordão, para cumprir toda a justiça (Mt 3.16,17). Daí a fórmula batismal deixada por Jesus mencionar a tripessoalidade divina (Mt 28.19 [aqui, o termo “nome” não é mencionado três vezes porque tem função distributiva]).
É claro que a Trindade é um mistério para nós. Se a unidade composta do homem — espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23) — continua como um fato inexplicável para a ciência e para os homens mais sábios e santos, quanto mais a triunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Mas o fato de não a compreendermos jamais deveria ser um motivo para a rejeitarmos! Afinal, as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1 Co 2.15). E nós, que temos a mente de Cristo (v.16), devemos discernir bem tudo.
Em Cristo,
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Muito oportuno o seu post. Aprendi um pouco mais.
Quanto ao crescimento desta heresia, estamos sim, assistindo forte tendência.
Outro dia participei de um debate com dois renomados teólogos acadêmicos e um pastor e, do nada, pulo da cadeira ao perceber que os dois teólogos acadêmicos - de um seminário confessional tornado "faculdade" - eram unicistas!
Graça e Paz
Danilo
E interessane que a palavra traduzida para um(1) em Dt.6:4 "the Lord our God is one God is one Lord" e a mesma usada em Genesis quando diz " serao ambos uma(1) so carne.....
Gerson
leio quase que diariamente seu blog e me edifico muito com seus textos.
Bem, negar a trindade é negar a Palavra de Deus e negar a Palavra é negar o próprio Deus. Quem não recebe ao Filho não recebe ao Pai, quem não recebe o Espírito Santo, não recebe ao Filho.
Um grande abraço.
Alexandre
http://www.alewpereira.blogspot.com
O que você acha, Pastor Ciro?
Abraços, Paz de Cristo.
Amado Pastor Ciro,
Muito oportuna esta matéria e como não poderia deixar de ser,muito bem explanada e construida em cima da Palavra.
somos gratos ao Pastor por usar seus conhecimentos para desbancar heresias e defender o Santo Evangelho.
Em Cristo,
Mário
este aumento na crença unicista tem mãozinha de comunidades de orkuteiros,isto é, do orkut,ontem mesmo quando estava visitando o meu orkut caiu nas minhas atualizações um convite para para participar de uma comunidade anti -trindade,a febre da teologia antimaçonica está em alta lá no orkut,ela é delirante, amnéstica,confusa,algumas pessoas estão voltando ao Judaismo falando até hebraico kkkk ,não falam mais o nome de Jesus em nosso idioma ,mas yoshua. o rapaz fala contra a maçonaria e ao mesmo tempo prega algumas doutrina derivada da maçonaria.por exemplo este rapaz Crê que Extras -terrestres criado pela ficcção cinematográfica são seres alado angelicais é um absurdo,pois o sincretismo religioso adotando varias crenças com a crença Bíblica lá é alta,deixando muitas mentes confusas. que Jesus nos guarde das heresias dos finais do tempo. não participei da comunidade ,mas visitei para ver o que era e me deparei com absurdos grotescos lá, o lugar lá me lembra a carta de colossenses aonde havia mistura de doutrinas gnósticas com judaísmo,os quais o amado Irmão e Apóstolo Paulo combateu esta doutrina que estava invadindo na Igreja de colossos.
paz em Cristo
Paz do Senhor.
Link:http://ivanbarboza-teologando.blogspot.com/2011/08/de-deus-e-da-santissima-trindade.html
Que Deus venha abrir os olhos desta geração..
Deus abençõe pastor Ciro.. Ora jah ia me esquecendo, quando o livro ficar pronto o senhor pode reservar um exemplar com sua dedicatória??
Fica na Paz do Senhor...
Aquele jargão popular ´´ Deus se fez carne´´ não está errado?
Pois quando alguem diz isso a pessoa pode entender que toda a trindade se encarnou, já que a união perfeita do Pai, do Filho e do Esp santo forma o único e verdadeiro Deus.
Não seria correto dizer que Jesus, o Verbo se encarnou, ou que a segunda pessoa da trindade se encarnou? Eu sei que não há hierarquia na trindade mas usamos por pratica o termo ´´segunda, terceira, pessoa da trindade..
.
Obrigado !!!
Muito importante esse seu artigo. Eu gostaria de pedir a sua ajuda com uma pergunta que já me fizeram, mas que eu não soube responder:
Em Mc 13.32 diz "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai."
Segundo esse versículo a data e a hora da vinda de Cristo é conhecida apenas pelo Pai. Nem o Filho, nem o Espírito Santo sabem. Isso iria contra o atributo da onisciência de Deus, assim alguns dizem que só o Pai é Deus.
Como posso refutar essa afirmação?
Muito obrigado!
Tenho sempre visitado seu blog e crescido mais com tudo o que leio por aqui. Mas por falta de tempo, não tenho comentado o que gostaria nem quando gostaria.
Contudo, hoje tô de folga...
E até deu para escrever aqui e, mais uma vez, refazer meus sinceros votos de Paz, graça e capacitação da parte de Deus sobre sua vida, família e ministério.
Ricas bênçãos do Senhor sejam sobre todos.
Paz do Eterno.
Elaine Cândida
(...)
O V.T firmou o povo isrraelita na doutrina da unidade de Deus...houve por bem gravar esta verdade no coração dos judeus de maneira tal. que até hoje custa-lhes crer que Jesus é Deus."
(Esboço de teologia sistematica, A.B. Langston, pg 113, juerp),
examinem melhor qnto surgiu esta doutrina, onde e por vontade de quem.
Perganta-se:se a Trindade era tão contrária à crença religiosa judaica em Deus, porque é que Jesus e os seus
apóstolos não gastaram tempo suficiente, ensinando e explicando a Trindade, de forma a convencer os
judeus da sua verdade, assim como fizeram com outros ensinos cristãos?
Se Jesus é Deus, quem é o Deus de Deus? Jesus fala do "meu Deus" até mesmo já no céu.
Porque é que Jesus afirma que tem um Deus, se de facto ele é o Deus?
(João 20:17; Apocalipse 3:12; 1:6; 1 Pedro 1:3; 2 Cor. 1:3; Efésios 1:17; Salmos 89:26;-
Marcos 15:34; Col. 1:3; Hebreus 1:9; Salmos 45:7)
Porque a Bíblia nunca se refere ao Pai referindo-se ao Filho como "meu Deus", nem o Pai e o Filho
referindo-se ao espírito santo como "meu Deus"?
Somente os "cristãos" discutem a "doutrina" da trindade. Porém, somente os verdadeiros discípulos de Jesus é que não estão nem aí para nenhuma elucubração teológico-filosófica, que somente intelectualiza e envaidece o simples Evangelho, porém não produz nada em ninguém.
Vocês, teólogos e defensores da ortodoxia, pensam que estão seguros e protegidos sob o teto da ortodoxia... Não reconhecem que suas argumentações não passam de um arranjo teológico aparentemente bem estruturado e irrebatível. Todavia, a própria vida que levam; as mazelas que os afligem; as dores; as dúvidas, tudo isso, em vocês mesmos, contradizem o que escrevem com belas letras, raciocínios e frases bem construídas.
Senhores teólogos, guardiões da ortodoxia, reconheçam que "Deus está para além de Deus", e que tudo aquilo que o homem precisa saber acerca de Deus, está na pessoa humana de Jesus, pois sua vida é a sua doutrina; e tudo o que veio antes dEle, culmina nEle, e tudo o que veio depois dEle, converge para Ele (inclusive os textos neo-testamentários, credos e decisões conciliares estão sob o julgamento da pessoa humana de Jesus, ou seja, elas permanecem ou não, tudo depende se estão conformadas unicamente nEle ou não).
Oseias Balzaretti Ferreira
Não me tenha mal. Mas o irmão não está enganado. O irmão está RE-DON-DA-MEN-TE enganado!
Veja o que Jesus (J-E-S-U-S) disse ao pastor da igreja de Pérgamo: "poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a DOUTRINA DE BALAÃO [...] Assim, tens também os que seguem a DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS" (Ap 2.14,15).
Quem tem o maior interesse em que a SÃ DOUTRINA seja preservada, guardada, protegida, é o próprio Senhor Jesus. Portanto, meu caro, repense o seu cristianismo. Mais Bíblia. Menos filosofia.
Um abraço.
CSZ
Sua argumentação é tão confusa e tão contrária a Bíblia (na parte que dá para entender), denotando que o senhor desconhece o ABC do cristianismo, que prefiro não lhe responder, por enquanto. Mas agradeço-lhe pela participação.
CSZ
É verdade... A doutrina da Trindade é fundamental. Quem a nega, nega a teologia. Mas nega sobretudo a Bíblia, a Palavra de Deus.
Um abraço.
CSZ
Suas palavras como sempre respaldadas nas mais diversas referências bíblicas citadas. Isso demonstra a preocupação de quem deseja ensinar "a Bíblia pela Bíblia", levando todo pensamento cativo às Escrituras Sagradas!
Que a Trindade, por meio da sua inerrante Palavra, nos conduza a um sábio proceder.
.
Fique com Deus
T++
Parece que na Biblia desse povo, que desconhece a pessoa da trindade não tem IJo. 5.7,8; Jo 6.63; Ef. 3.9 Jo. 14.16!?.
Até hoje os estudiosos ainda não chegaram à uma conclusão a respeito do que realmente consiste as "doutrinas" de Balaão e dos Nicolaítas.
Você diz pra eu não filosofar, mas qeum "filosofou" as doutrinas do cristianismo não foi eu, e sim os pais da igreja - aqueles malucos, briguentos, e até que bem inteligentes, como Orígenes, por exemplo -; porém, foram eles que mergulaharam o cristianismo em conceitos puramente filosóficos.
Agostinho mesmo, um renomado teólogo (século 4), não deixou de expor o que aprendeu do neoplatonismo em suas obras.
Enfim, eu não sou unicista, trinitariano, ariano, ortodoxo... Não! Sou apenas um caminhante no Caminho que é Ele!
Simples assim!
(Ciro, gosto de você cara; já li praticamente todos os seus livros; leio seu blog; e você é um dos grandes pensadores de sua denominação. Me simpatizo contigo por ser você um cara humilde e de bom coração - pelo menos é essa a minha impressão)
Abraço mano!
Pessoas que crêem diferente de nós nesta questão, compartilham da mesma fé e amor em Cristo Jesus e o servem com muita intensidade.
Sim, é possivel pensar na trindade de forma diferente e seguir a Jesus da mesma maneira
Eu também prezo o irmão. Nós já não conversamos na Assembleia de Deus de Curitiba-PR?
Mas o fato de os teólogos não terem chegado à conclusão do que são as aludidas doutrinas mencionadas por Jesus em Apocalipse 2 não torna nula a minha argumentação. Qual? A de que o Senhor Jesus zela pela sã doutrina e quer que os seus ministros façam o mesmo.
Ser ortodoxo e, consequentemente, combater a heterodoxia fazem parte do labor evangélico. O próprio apóstolo Paulo, um imitador de Cristo (1 Co 11.1), defendia a pureza do Evangelho (1 Co 15.1,2; Gl 1.6-8; Fp 1.16, etc.).
Em Cristo,
CSZ
Não trate como jargão a frase "Deus se fez carne", pois ela tem apoio bíblico: "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1.14).
Um abraço.
CSZ
Como todo o respeito, o irmão está equivocado. Pessoas que creem de modo diferente de nós quanto à Trindade estão enganadas, pois a salvação também se dá pela OBEDIÊNCIA ao Evangelho: "E, sendo ele [Jesus] consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe OBEDECEM" (Hb 5.12). Leia também 1 Coríntios 15.1,2.
É impossível desprezar a Trindade e, mesmo assim, ser cristão. A Trindade (com "t" maiúsculo) deve ser aceita por todo o que se diz cristão, mesmo que ele não a compreenda. As doutrinas fundamentais devem ser aceitas pela fé, e não pela mente. A fé precede a razão (1 Co 2.15). Por isso, se um pastor (ou alguém que use esse título) rejeita a Trindade, ele sequer pode ser considerado um pastor.
O cristão (principalmente o pastor) que se preza não rejeita o que o Senhor Jesus ensinou ao andar na terra. O Senhor não apenas demonstrou que tinha relação com o Pai -- ao mencionadr que Ele, com o Pai, formavam DUAS TESTEMUNHAS; isto é, DUAS PESSOAS (Jo 8.12-18) --, como também referiu-se ao Deus Espírito Santo como OUTRO CONSOLADOR; isto é, OUTRA PESSOA (Jo 14.16).
Em Cristo,
CSZ
A paz do Senhor.
Tenho visto também, infelizmente, em meios que se dizem cristãos, a crença no triteísmo ou no biteísmo das Testemunhas de Jeová, onde Jesus é reduzido a uma mera criatura e o Espírito Santo a uma mera energia.
Na minha igreja (uma Assembléia de Deus), por exemplo, um jovem chegou a defender essas idéias (mesmo uma anulando a outra). E mesmo assim alguns jovens queriam um debate. Será que devemos debater aquilo que é inegociável e irrefutável como a doutrina BÍBLICA (repare no destaque que dei) da Santíssima Trindade?
Que Deus nos ilumine.
Em Cristo,
Gilmar
o senhor não respondeu meu comentário... está lá entre os primeiros... desculpe a minha insistência, mas estive desde de manhã esperando a resposta.
Abraços, Paz de Cristo.
É claro que nós que temos um conhecimento já sabemos que ao dizer a frase ´´Deus se fez carne´´ não se trata de toda a trindade, e sim apenas de Jesus(o Verbo).
Por isso que acho melhor a pessoa dizer que o Verbo se encarnou, mesmo sabendo que o Verbo é Deus, do que dizer Deus se encarnou...
Não sei se eu consegui explicar muito bem isso em palavras como estou pensando. Você conseguiu entender o que eu quis dizer?
Eliel Gaby
elielgaby@gmail.com
Obrigado,
Eliel Gaby
elielgaby@gmail.com
A paz do Senhor!
O e-mail do pastor Euder Faber é pastoreuder@yahoo.com.br.
Um abraço.
CSZ
A paz do Senhor.
Acabei de publicar uma postagem em resposta à sua pergunta.
CSZ
O que é um filho?
Se Jesus era o próprio Deus, porque ele é chamado de Filho de Deus, cerca de 85 vezes no Novo Testamento?
Está a Bíblia a fazer uma declaração inexacta em cada caso? Porque descrevê-lo como Filho de Deus, e confundir-nos, se ele era de facto o Deus Todo Poderoso? Porque não dizer simplesmente que Deus veio à terra, que
o Altíssimo nasceu de uma virgem, etc? Porque Jesus, vez após vez falou do seu Pai nos céus, se de fato
ele, Jesus, era o Pai na forma humana, enquanto na terra? Não seria isso inexactidão? (Lucas 1:30-32)
Faça uma pergunta de cada vez e aguarde a resposta. Não tenho tempo para lhe responder agora. Suas perguntas anteriores ficarão retidas. Tenha paciência. Mas lhe garanto que elas são bastante elementares.
CSZ
Um dos maiores argumentos para defender a trindade usando o antigo testamento,é o facto de Deus ter dito:"FAÇAMOS o homem...".
Mas para quem quer se achegar aos muçulmanos,parece que este argumento não lhes admira,pois no alcorão o Allah fala no plural VÁRIAS VEZES,e o Islamismo,mesmo assim,é uma das formas mais rígidas de monoteismo na terra,de tal maneira que todos os dias os muçulmanos repetem a "shahada".