Na escola gondimista, do filósofo Ricardo e outros, a volta de Cristo é uma utopia


Muitos teólogos aplaudiram, no passado, certo pastor e filósofo por causa de suas ideias revolucionárias, pelas quais contestava algumas proibições “inúteis”. Ele sugeria que as Assembleias de Deus eram, desde os primórdios, uma igreja legalista.

Boa parte dos expoentes conservadores observou, na época em que tais ideias foram propagadas, que havia mais do que contestação a usos e costumes no discurso de tal filósofo. Surgia, então, o gondimismo (não confunda com gondinismo), que só seria plenamente conhecido a posteriori.


A escola gondimista se revelou, ao longo dos anos, antibíblica e relativista. Ela defende, por exemplo, o perigoso teísmo aberto (que se opõe à incontestável soberania de Deus); relativiza os valores inegociáveis da família esposados na Bíblia, ao apoiar a união entre pessoas do mesmo sexo (cf. Mt 19.4); e nega doutrinas fundamentais, como o Arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.50,51, etc.). Além disso, ignora que a santificação plena, realizada pelo Espírito em nós (mas respeitando a nossa livre-vontade), abarca espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23).


Também me oponho ao legalismo farisaico, que supervaloriza usos, costumes, práticas, etc. (cf. Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria, CPAD). Mas, no gondimismo, o combate ao legalismo é apenas uma capa, por trás da qual se escondem, além dos liberalismos consuetudinário e eclesiástico, o moral e, principalmente, o teológico.


Observe, no vídeo abaixo, que o idealizador e principal propagador do gondimismo considera a volta de Cristo uma utopia (!), a ponto de recomendar à plateia um 
“precioso” teólogo liberal, que “trabalha o milenarismo não como essa coisa de que Jesus vai voltar”... Como pode um pastor, que já foi um referencial de pregador no Brasil, ignorar as promessas do Senhor registradas em João 14.1-3 e Apocalipse 22.20?


Maranata!


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Aelson Júnior disse…
A Paz do Senhor, pastor!

Isso não é de se impressionar muito, até porque o número de falsos profetas e obreiros são grandes e já "acostumamos" com isso. Mas, devemos, é claro, defender as verdades da Bìblia, como Paulo fazia e não permitir que doutrinas como essas se infiltrem em nossas igrejas.

Pastor, eu lhe enviei um e-mail, na sexta-feira, sobre o pedido de dois livros. Quando puder, da uma olhada lá e me responde, por favor.

Aelson Júnior.
Xavier disse…
Paz do Senhor pr.Ciro.
Me desculpe pelo que vou dizer; mas nesses últimos dias estou achando que os pastores ja perderam certeza de várias promessas dada até pelo próprio Cristo.

Como alguem diz que um dia provou dessa Água e agora vai dizer contrario ao provou.Algo está errado nos pastores. Porque naquilo que sei Deus continua sendo o mesmo. A palavra continua a mesma. Só os homens é que estao mudando todos os dias.

Essa luta teológica que se vê nesses últimos dias vai trazer muitas desgraças para as familias porque o deveriamos saber sobre a vida, Deus ja a revfelou em Sua Palavra.

Teologia é uma ciencia também; e ela também falha, porque cada teólogo agora quer ser cientista- inventando coisas antíbíblicas.
Mas essa vai para os teologos: A teologia é boa. Mas ela nunca estará no mesmo pé de igualdade com as Escrituras Sagradas.

Opiniões, são opiniões ,mas baseado na Bíblia Sagrada.

JESUS ESTÁ VOLTANDO: Acorda teólogo cego.

Graça e Paz.

Xavier Campos Joaquim
Prezamigo e nosso pr. Mosquitinho OPS! Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Por isto, você continua a escrever, mesmo no momento em que o seu Leão(pai), está hospitalizado, mas seguro nas mãos deste Deus.

A nossa oração foi recebida, por misericórdia, como aroma suave no trono de Deus, e certamente a vontade de Deus, prevalecerá.

Quanto a este em seu vídeo, infelizmente, se perde em suas conformadas análises e se acomoda em sua mente, já sem o respaldo bíblico e no fundamento de uma nova religião. Triste!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores.
Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Tenho muito interesse pelo assunto (usos e costumes) e gostaria que o Sr. me indicasse um livro que trata sobre o assunto de maneira equilibrada.

No livro Verdades Pentecostais, do Pr. Antônio Gilberto, no prefácio, o Sr. fala um pouco sobre isso, só que quero mais informações.

Atenciosamente,

Gilmar
Anônimo disse…
"Gondimismo",as vezes o pastor Ciro parece engracado quando escreve certos textos.
Unknown disse…
Antes de mais nada quero expressar minha solidariedade sobre seu pai. Que Deus esteja no controle de todas as coisas que dizem respeito à sua saúde.

Sobre o comentário, quero dizer que a gente só conhece os verdadeiros pastores pelos fritos, e sua opinião a respeito desse senhor que pensa ser alguma coisa, é oportuna, haja vista, os estragos que o mesmo tem causado em muitos incautos, inadvertidos e deslumbrados praticantes do evangelho de Cristo Jesus. Com certeza o Apóstolo Paulo teria problemas com esse dito cujo.
klebersantos disse…
A Paz do Senhor Jesus,Pastor Ciro!

Ciro,esse é o problema de achar que sabe mais do que os outros.
daqui á pouco ele vai dizer que até Jesus é uma UTÓPIA.

um homem que tem esses pensamentos filosoficos está caminhando a passos largos para APOSTASIA.

em Cristo Jesus
kleber santos
Anônimo disse…
MEU CARO....
O Q HÁ DE HERESIA NAQULO Q O RICARDO ARGUMENTA? A HISTÓRIA DA IGREJA REVELA OS INÚMEROS PENSAMENTOS SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA...AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES SOBRE ESCATOLOGIA ESTÃO DE ACORDO COM A SITUAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DE CADA ÉPOCA...
VC DEVERIA ESTUDAR UM POUCO DE DIREITO CONSTITUCIONAL PERCEBER Q O ESTADO DEVE LEGISLAR PARA TODOS, INCLUSIVE AOS HOMOAFETIVOS,VC DEVIA FALAR DOS ACORDOS ESCUSOS QUE OS DEPUTADOS DE SUA DENOMINAÇÃO FIZERAM PARA PROIBIR O KIT CONTRA A HOMOFOBIA... DENUNCIE MEU QUERIDO!!!!!!!!!!!
VOZ PROFÉTICA??????? A GRAÇA DE DEUS NÃO ESCOLHE, ELA ALCANÇA QUEM ELA QUER...
Lays disse…
Pastor ontem eu estava pesquisando uns livros em um site da editora MC e encontrei este livro - Ricardo Gondim - É Proibido - O Que A Bíblia Permite E A Igreja Proíbe. Confesso que eu fiquei curiosa em saber do que se tratava, e agora lendo o seu blog, já descobri! :) (Julgando pela "capinha" do livro que está ai)
Mas não é o que eu estava pensando. Eu gostaria de fazer uma pergunta! Mesmo que não estamos vivendo debaixo da lei de Moisés e sim da graça de Jesus, creio que através dos evangelhos, Deus nos revela seus preceitos, princípios que nos ajudam a viver uma vida de santidade. Eu sei que o fato de estarmos praticando o "usos e costumes" da nossa igreja não nos leva para o céu, porque salvação é somente é de graça e pela fé Cristo Jesus e não por obras ou por práticas dominacionais. Mas para que a igreja, esteja separada do mundo, é necessário que se faça diferença, no que tange a usos e costumes, se quisermos ser diferentes temos mostrar isso tanto no interior, como no exterior. Então não há problemas, e não é errado nossa igreja, dizer que não podemos cortar cabelo, andar como andam as mulheres mundanas, mulheres se vestir como homens,e coisas mais... Não é necessário que se pratique tais coisas para sermos diferente no exterior? Temos que fazer diferença!! Não adianta também ser santo por fora, e impuro por dentro. Mas o exterior e o interior, devem ser dia após dia, regerados e transformados. Então não podemos chamar de legalismo, nossa pratica de usos e costumes. Estou certa pastor? Se puder me responda por favor! E que Deus continue abençoando sua vida cada dia mais. E seu bom humor de escritor. :)

Paz do Senhor.
Anônimo disse…
ENTENDI !!!!!!!!!!!!AQUI A GENTE SÓ PODE CONCORDAR COM VC, NÃO PODEMOS DISCORDAR DE VC
Isaac Marinho disse…
Um triste equívoco... dele.

O Gondim pode ser bom poeta e/ou filósofo, mas como cristão ele derrapou na baba de sua própria filosofia...

Eu não entendo porque, para ser uma "força motivadora", a volta de Cristo precisa ser necessariamente uma utopia...

Creio na volta de Cristo como os anjos disseram:

--
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1.11)
--

Se a ascensão de Cristo é um fato, sua volta há de ser literal também, e não uma mera utopia; ou isto ou aqueles anjos contaram uma "mentira branca", se é que existe tal coisa.

Acredito na volta de Cristo, e creio ser esta esperança um fator motivador de uma vida piedosa, de ações em favor do próximo etc. Esforço-me em fazer minha parte, aguardando aquele dia; não fico na inércia, como se a espera me desobrigasse de fazer o bem.

Não é porque o Rei viajou que os súditos devem viver como lhes parecer bem. Se o reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo, é isto que buscamos, para nós e para os nossos semelhantes; e "aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens".

Promover a justiça e a paz, e comunicar a graça que nos proporciona a alegria da salvação devem ser exercícios diários, enquanto vemos que vai se aproximando aquele dia.

Em tempo, para quem não sabe bem o significado de utopia...

Utopia - a palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".

Portanto, dizer que a volta Cristo é uma utopia é o mesmo que dizer que ela "não existirá na história", ou seja, que ela não é um fato pelo qual devamos esperar.

Que Deus tenha misericórdia de nós.
Emmanuel Martins disse…
Paz amado!
Quero que saiba que estou orando por seu nobre Pai.
Constantemente eu o apresento ao Senhor em oração.
Quero também pastor Ciro Rogar as suas orações pelo meu pastor presidente, um grande homem de Deus que está com 95 anos mais com um ímpeto e vigor tremendo na obra de Deus, Pastor Francisco Pacheco de Brito.

Eu já tive a oportunidade de ler este lixo, quando ainda adolescente eu o vi na prateleira do meu pastor da época (nesta tempo eu era Batista), e eu como um ati-assembleiano me interessei pelo tema e o tomei para ler.
Na época gostei.
Porém quando eu amadurecí e li outras obras de porte bibliocentrico superior vi que a vida cristã de santidade não era composta de valores relativos, levando em consideração temas discutidos no livro, da forma que Godim transmite nele.

Mais gráças à Deus que existem homens que denuciam esses erros.

Ps: Ricardo Godim por muitas vezes foi preletor oficial do Encontro para a Consciencia Cristã aquí minha querida Campina Grande.
Dilson disse…
Graça e Paz da parte de nosso Senhor, pastor!
Cada dia que passa aparecem "mestres" com novas fábulas e palavras de sabedoria humanas. Doutores conforme seus próprios conhecimentos!Porém, nós, que somos salvos, com toda sobriedade, padecemos em favor do evangelho de Cristo, combatendo essas mentiras e heresias na verdade do Evangelho.
Amargo anônimo,

Primeiro: poupe-nos de seus gritos e de seu anonimato, se desejar opiniar novamente neste espaço.

Segundo: O que há de heresia no gondimismo? Você não leu a presente postagem?

Terceiro: modéstia à parte, conheço um pouco de Direito Constitucional. Se você se identificar, podemos debater sobre o assunto.

Quarto: a legislação é para todos, e a Bíblia, para os cristãos. Por isso mesmo, quem observa o que diz a Bíblia não concorda com a união entre pessoas do mesmo sexo, visto que depõe contra os valores esposados nas Escrituras.

Quinto: não seja incoerente, amargo anônimo. O aludido kit do MEC nada tinha de anti-homofobia. Trata-se de um kit gay mesmo. E por isso foi rejeitado pela sociedade.

Bem, vou parar por aqui. Peço-lhe que se identifique e seja respeitoso, na próxima participação.

CSZ
Meu querido é bém verdade que nós estamos diante de homens e mulheres sem nenhum conhecimento biblico, pessoas por não conhecer a palavra de Deus estão promovendo rebeliões dentro de nossas igrejas, infelismente temos ainda hoje dentro de nossas igrejas pessoas envolvida em um espirito gondomico, isso é muito reprovavél...
Anônimo disse…
Pr. ciro!

A parte q fala do Arrebatamento da Igreja, a Bíblia não é mt clara.
E qto ao Teismo Aberto, Gondin apenas expõee seus pensamentos. Pensamentos ese que tbm me passam a cabeça, pois sou pequeno demais para entender coisas grandes do altissimo.
Caro anônimo,

A Bíblia é muita clara sobre a certeza do Arrebatamento da Igreja. O Senhor Jesus, inclusive, em suas últimas palavras registradas nas Escrituras, afirmou: "Certamente, cedo venho". A 1 Carta aos Tessalonicenses fala do Arrebatamento com muita clareza, especialmente nos caps. 3 a 5.

Reconheço que alguns teólogos divergem quanto à maneira do Arrebatamento. Uns não creem que ele será secreto, como eu creio, à luz da Bíblia. Entretanto, uma das doutrinas fundamentais do cristianismo é o Arrebatamento, visto que o Senhor Jesus prometeu: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. [...] E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde estou, estejais vós também" (Jo 14.2,3).

Quanto ao Teísmo Aberto, trata-se de um conjunto de pensamentos passível de contestação à luz da Bíblia. E, como temos visto, ao ser submetido ao teste da Palavra, revela-se uma grande heresia, que se contrapõe à soberania divina. O cristianismo biblicocêntrico caracteriza-se pela certeza de que Deus é o Todo-poderoso, isto é, onisciente, onipotente, onipresente, onicompetente, imutável, eterno, transcendente, etc.

Em Cristo,

CSZ
Graça e Paz, Pr. Ciro!

Apenas 3 versículos acerca da situação que é Brasil, mundo afora:

1:Isaías 5.13;
2: Oséias 4.6;
3: Eclesiastes 7.29.

Caro pastor e amigo, sei não, mas...

Tá feia a coisa. Como dizemos na web: esse evangelho(?) é FAKE.

Na Graça de Cristo Jesus,

Márcio Cruz
Pr. Ciro,

lembro-me do que Paulo escreveu em sua segunda carta aos Coríntios, quando ele diz que era um representante de Cristo e que mais lhe importava ter o aroma de Dele do que subverter a mensagem para que essa fosse mais bem aceita (comprada) por eles.
E ele ainda menciona claramente que não tinha mérito algum nas almas que haviam sido ganhas por meio da sua pregação. Não! Ele deixa bem claro que tal feito foi produzido pelo agir de Deus na Sua vida, que lhe dava a capacidade necessária.
Enfim, o que aprendo com isso é que devemos buscar o conhecimento, mas jamais colocá-lo acima da sabedoria que provém de um relacionamento diário com Deus por meio da Sua Palavra (e não de livros de quaisquer escritores - hereges ou não) e de uma vida de oração (e não apenas de conversas com filósofos e ou pensadores mundanos).
Não julgo o referido pastor no seu caráter e na sua conduta cristã, mas que suas palavras têm demonstrado que abraçou uma teologia que está distante daquilo que lemos (simplesmente lemos) na Bíblia, não tem como ser negado!
Oremos!!!
Em Cristo,
MARCOS PAULO disse…
CARO PR. CIRO , A PAZ DO SENHOR JESUS ! QUERO FAZER AQUI E JÁ ESTOU FAZENDO UM COMENTÁRIO A RESPEITO DA POSTAGEM EM PAUTA . SOU UM ADMIRADOR DO PR. RICARDO GONDIM MESMO DISCORDANDO DE ALGUNS PONTOS DE VISTA DO MESMO , ATÉ ACREDITO QUE ELE NÕ SEI POR QUAL MOTIVO , MUDOU MUITO A SUA MANEIRA DE PENSAR EM RELAÇÕES A ALGUNS TEMAS , ISSO NINGUÉM PODE NEGAR . AGORA TAXA-LO DE HEREGE COMO ALGUNS ESTÃO FAZENDO , É UM GRANDE ERRO , SE ELE FOR HEREGE , LUTERO TAMBÉM FOI , AFINAL DE CONTAS PELO QUE CONTA NA HISTÓRIA NEM PENTECOSTAL ELE FOI , OU FOI ? VEJO QUE O SENHOR PR. CIRO TEM MUITOS POSICIONAMENTOS QUE A PRÓPRIA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ALGUMAS DE SUA IGREJAS , DISCORDAM , MESMO LHE RESPEITANDO , COMO HOMEM DE DEUS QUE O SENHOR É . O GRANDE PROBLEMA HOJE É QUE AS PESSOAS ESTÃO MUITO NO EU ACHO E POUCO NO QUE A BÍBLIA DIZ . NO TOCANTE AO LIVRO É PROIBIDO DO RICARDO GONDIM , QUERO LHE DIZER QUE O LI TODO E SE EU FOSSE O ANALIZAR PELO QUE FOI ESCRITO , DIGO A SENHOR QUE CONCORDO EM NÚMERO , GENERO E GRAU COM O QUE O LIVRO EXPÕE , AGORA A INTENSÃO COM QUE ELE FOI ESCRITO ISSO É COM ELE E DEUS , FICO COM AS PALAVRAS DE PAULO "Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda"Fl 1.18 . A ASSEMBLÉIA DE DEUS GRAÇAS A DEUS EVOLUIU MUITO , DESDE SUA FUNDAÇÃO O LEGALISMO A ACOMPANHAVA SIM , MUITOS PASTORES O PRATICAVAM ATÉ COM UMA BOA INTENSÃO DE VER UM POVO SANTIFICADO , JÁ OUTROS E CONHECI UNS 4 POR AUTORITARISMO , EXCLUINDO PESSOAS POR TAMANHO DE CABELO , TAMANHO DA MANGA DA BLUSA E ATÉ POR IR A PRAIA , ESSE TEMPO EM ALGUNS LUGARES JÁ PASSOU . É HORA DA ASS. DE DEUS QUE GORA CENTENÁRIA CRIAR UMA CARTILHA NACIONAL E ATUANTE , ONDE TODOS APRENDAM A DIZER A MESMA COISA , FAÇA PASTOR COM TODO RESPEITO , UMA VISITA EM MUITAS IGREJAS DO INTERIOR DO CEARÁ E O SENHOR VERÁ CADA COISA SENDO PREGADA , QUE O SENHOR DIRÁ , ONDE É QUE EU ESTOU ? COM MUITO RESPEITO E SINCERIDADE . DC MARCOS PAULO
Alan Reis ツ disse…
Pr. Ciro, Paz do Senhor!!!

Poderia nos esclarecer ou até mesmo nos enviar "links" e opções bibliográficas sobre este tema?

Sempre procuro manter-me atualizado, mas confesso que este é um tema novo para mim. Nunca ouvi falar sobre essa corrente teológica.

Em Cristo,
Alan
marcelo_adelino disse…
Eu Li o referido livro nos idos de 2000 , ou seja próximo de sua publicação 1999, o que eu vi na verdade foi uma tentativa de negar TODOS comportamentos morais da Igreja, não só o uso e costumes,uma visão idêntica com a da Igreja Episcopal e Presbiteriana Americana . No qual coloca o homem como a base da moralidade conforme o espirito da época e não a Palavra de Deus como Luz do nosso Caminho. Pois até onde sei Legalismo é dizer que a observância de Regras é essencial para Salvação(Guarda de Dias, Batismo, etc) o que as Igrejas como Assembleia fazia era interpretar que algumas praticas relacionada a costumes de vestuários e comportamentais eram pecados, mas sem interferir na Salvação , o autor foi leviano com sua própria denominação, mas na época era visto como um intelectual e talvez a igreja queria ter alguem com essa pecha . Deu no que deu .

Paz
claudiopimenta disse…
esse povinho que esquece a graça e so se dedica a leitura sem oraçao e crer nas escrituras nem crentes mesmo sao!
Caro Alan,

Não há livros que tratam do gondimismo, mencionando esse termo, haja vista ser um neologismo empregado por este editor de blog.

Entretanto, na Internet, há muitos artigos, de vários expoentes, de confissões evangélicas diversas (pentecostais, presbiterianos, etc.), os quais têm combatido com rigor as incongruências do gondimismo, como o teísmo aberto, a relativização dos valores da família e a negação de várias outras verdades bíblicas fundamentais.

Um abraço.

CSZ
Matheus Carrel disse…
Parabéns pela matéria pastor Ciro !!!
E seu livro novo quando sai? Já não está pra sair por esses dias?
Aproveitando que vc está falando sobre o apocalipse, vc poderia me dizer se os anjos caidos presos no tartaro serão soltos na grande tribulação?Onde está isso na Biblia?

Obrigado !!!
Fique com Deus
T++
jorge melo disse…
São tantas besterelogias e bobagens que determinados pastores estão falando,como este tal de Ricardo Gondim, que nem leio estes tipos de comentários.
JESUS está voltando, e como diz um hino que as crianças gostam de cantar " Quem ficar ficou, quem subiu, subiu, quem ficar só lágrimas , mas quem subiu só festa...."

DEUS abençõe o pastor Ciro por alertar sempre a Igreja.
Recife - Pe.
E ainda tem gente que compara Gondim a Lutero... pelo amor de Deus! Se os defensores de Gondim lessem a Bíblia com tanto entusiasmo quanto defendem seu mestre herético, com certeza há muito tempo já teriam abandonado o "gondimismo" e seu fundador. Herege, sim. A Bíblia continua a mesma, e heresia continua sendo heresia, mesmo em nossa era pós-moderna. É tempo de os cristãos proclamarem que existe uma Verdade absoluta, sim, e que essa Verdade chama-se Palavra de Deus.
Oziel Castanho disse…
Caro Pastor Ciro,

Infelizmente, esse "pastor", a cada nova declaração, se encaixa perfeitamente naquilo que Paulo chama de falso irmão.

A Paz do Senhor.
hugo C da Silva disse…
Como ele entende I Ts 4?
Prezamigo e nosso pr. Ciro Zibordi,


A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Estou querendo entender, qual a diferença entre:

Um anônimo covarde e um covarde anônimo.

Impressionante a maneira absurda em tentar combater a verdade com o impulso à mentira, em comentários que passeam pela rede, sem o mínimo de comprometimento com a Palavra de Deus.

Bom ler as suas matérias que apesar do seu conhecimento bíblico, demonstrando com direta e oportuna capacidade, nos proporciona a certeza, que conheces o Deus da Bíblia e que Ele, o conhece muito bem.

Siga em frente nesta decisão de proclamar o Evangelho da Verdade, sem medo e com a atitude de um atalaia,

O menor de todos os menores.
Lidiane Villas Bôas disse…
A Paz Pr,
Sem comentários...
Esse Pr ja se perdeu ha muito tempo.

Vou postar o que está no meu facebook:

‎1 Timoteo 4:1, 2
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência

É triste um homem de Deus ter entrado pelo caminho da apostasia.

Deus te abençoe Pr Ciro
Lidi
Allan Ferreira disse…
Ilustre pr. Ciro;

É com prazer que leio e observo esse maravilhoso canal de ensino e reflexão.

No entanto, neste seu post gostaria de fazer algumas observações.

Não sou advogado do pr. supramencionado em seu último post, mas percebo que de alguma forma ele tem incomodado à muitos, não em relação as questões teológicas e doutrinárias, mas quando denuncia o nepostismo, a falta de amor, o farisaísmo que permeia os "macabros bastidores eclesiáticos" mui especialmente os da Assembleia de Deus Brasileira.

Neste diapasão, até mesmo o nobre pr. Ciro, foi "ridicularizado por seus pares da CPAD, quando da questão JESUS 100% Deus - Homem.

Conheço Ricardo Gondim, e conheço muito bem os bastidores doutrinários de pastores assembleianos que são defensores da ortodoxia.

Aliás, muito do que é feito na Igreja betesda em São Paulo, não é feito pela Assembleia de Deus do qual eu já fiz parte.

Portanto nobre pr. acredito que seu blog é um canal de benção, desde que, continue ensinando e anunciando a verdade da palavra de Deus, sem no entanto, tripudiar em cima de outras pessoas, tidas como "hereges".

Aproveito o ensejo para dizer que, como escritor e pregador, pr. Ricardo Gondim tem se destacado por sua coragem em pensar "fora da caixa" e não ser mais um repetidor de opinião.

Já não posso dizer o mesmo daqueles que tem vendido muitos livros mais apenas no arraial dos pentecostais!

Nele Jesus Cristo, Deus trino, Soberano, Onipresente, Onisciente, e Onipotente;

Att;

Allan Ferreira
Caro irmão Allan Ferreira,

Grato pelo "ilustre" e pelos elogios ao Blog do Ciro. Mas os apreciaria muito mais se eles se confirmassem como sinceros, e não apenas como "recursos suavizantes" de quem deseja expressar "acusações infundadas" a quem elogia...

Não sei de quem o irmão está falando, ao mencionar escritores que vendem livros apenas dentro do arraial pentecostal. Penso que certos juízos de valor só devemos quando temos informações confiáveis em mãos. O que posso lhe garantir é que minhas obras atingem ao público evangélico como um todo, e não apenas aos pentecostais; se bem que tenho orgulho de ser muito lido nesse meio, o que não é tão fácil. Esse público não aprecia floreado poético.

Quanto ao gondimismo (não me refiro a uma pessoa, mas a todos que têm abraçado as falácias gondinistas), essa escola de fato tem incomodado a muitos... Tem incomodado a quem zela pela sã doutrina, pois a afirmação de que a vinda de Cristo é uma utopia não tem precedentes, no meio evangélico brasileiro! E mostra que essa escola se perdeu nas divagações filosóficas, deixando de lado a autoridade primacial das Escrituras.

De que adianta denunciar o nepostismo, a falta de amor, o farisaísmo, etc., e aceitar a união entre pessoas do mesmo sexo, contrariando Mateus 19? O que aproveita ao escritor ser tão famoso e vender livros fora dos arraiais pentecostais, mas se opor à soberania divina e relativizar a sã doutrina?

Caro irmão, o senhor está completamente equivocado ao sugerir que este editor de blog está tripudiando "em cima de outras pessoas, tidas como 'hereges'". Muito pelo contrário, pois não sou leviano a ponto de chamar um colega, por mais que ele esteja equivocado, de herege. Mas assumo inteiramente a responsabilidade pelas afirmações acima, visto que são verdadeiras.

Já torceram as minhas palavras, em outras ocasiões, fazendo julgamento calunioso. E por isso mesmo sou cuidadoso com as minhas críticas. No presente artigo, não há tripúdio nem julgamento calunioso. O gondimismo de fato nega a soberania divina; relativiza os valores da família; e afirma que a vinda de Jesus é utópica. Convença-me do contrário, se puder.

Portanto, seja coerente, amado irmão. Julgue segundo a reta justiça (Jo 7.24). Pois, se eu publiquei a presente postagem, é porque tenho zelo da sã doutrina e não posso me calar ante tantos ataques à autoridade da Palavra de Deus perpetrados pela escola gondimista.

Lembre-se de que o próprio Senhor Jesus prometeu que voltará. E João conclui o livro de Apocalipse dizendo "Ora, vem, Senhor Jesus". Por favor, não defenda um pensamento indefensável. Defenda a sã doutrina. Sofra por ela, e não por heresias.

Em Cristo,

CSZ
Diego disse…
O mais impressionante é ver pessoas simplesmente ignorando os ensinos dele, onde ele defende e propaga um deus fraco, impotente e humano, que nada sabe, vê ou pode fazer. Um deus aberto ou relacional que somente pode "torcer" pelos seus e nada mais, uma idolo, nao o Deus da Escritura, e defender um pastor desse. Ainda bem que a Biblia deixou aviso...
Ivair J Lehm disse…
A Paz do Senhor.

Pasto Ciro dizer a verdade nos torna semelhantes a Jesus e assim nos tornamos perseguidos. O amado irmão trás um assunto importante para todos nós e mesmo estando certos, ainda tem gente que acha que devemos apenas orar.
Isso é hipocrisia. Pedro disse que o julgamento começa pela casa de Deus.
Parabéns pelo post e o pastor Gondim que reveja seus conceitos.

Em Cristo

Pr Ivair J. Lehm
Paulo Cezar disse…
"O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica". II Coríntios 3:6

Acredito que o Pr. Ricardo Gondim, assim Caio Fábio e muitos outros, se perdeu nas "teias" do conhecimento teológico e científico e, entorpecido pela soberba intelectual, se esqueceu de que o "espírito vivifica. ...". Como resultado disso, temos "novas interpretações da palavra de Deus" dignas de palestrantes de auto-ajuda, etc. etc., que nada têm a ver com as verdades e promessas bíblicas. Ou seja, não passam de "discursos da alma" de homens secos, que não dão mais vez ao Espírito Santo.
Vandim disse…
Lembro quando li o livro é proibido. Comentei com um amigo q o Gondim começa o livro com um argumento emocional. Ele diz q a rigidez dos costumes é causa d suicídio de filhos de pastores.
Isac Sena Alves disse…
Ele poderia ter dito toda aquela coisa de "pulsão motivadora" sem negar o evento como fato histórico, mas não, ele não consegue mais crer em profecias. Eu vi todos os 12 vídeos dessa palestra e tive o desprazer de escutar de escutar frases do tipo: “O Deus deles não é mais o nosso deus. Nós mudamos de deus... É óbvio que eles vão ficar chateados... o deus que estamos apresentando não os interessa “ (http://www.youtube.com/watch?v=3HQ5S2F4nhQ&feature=mfu_in_order&list=UL)

“A gente tem que se assumir. Nós somos outra coisa. Você é o diferente... Você é o gay! A grande dificuldade do Gay é sair do armário, no dia em que ele sai... Pronto, sou! Acabou a preocupação. Acabou o estresse. Ah mais vocês tão na heresia?... estamos cara!” (link: http://www.youtube.com/watch?v=HyMR2Gsvqls&feature=BFa&list=ULW1rtSgsPYPQ&index=3)
Tetrico!
Cícero disse…
Paz, Pr. Ciro e irmãos

A pessoa palestrando sobre a volta de Cristo, afirmando a mesma ser utópia, é no mínimo contraditória. Como pode o senso da volta de Cristo ser apenas uma força propulsora da fé e não uma realidade? Acaso, quem tem prazer em lutar em favor de uma causa utópica? E se de fato é utópica, qual a diferença entre Cristo e os demais falsos messias da história? Sinceramente, eu não me sentiria bem em anunciar algo irreal, apenas como mola propulsora de motivação. Todavia, por que de fato Ele voltará, continuo seguindo a Cristo e aguardando Seu bendito retorno.

A paz
http://ciceroservodecristo.blogspot.com
Eduardo Medeiros disse…
Prezado Ciro

um teólogo de verdade sempre incomada. as razões são óbvias: ele ousa pensar fora dos padrões rígidos da ortodoxia e dos dogmas. paul tillich (que você não deve gostar muito) disse que os dogmas até são necessários mas eles não podem ser um gaiola. pássaros gostam de liberdade...

não vejo qualquer relação do livro "é proibido"(que eu li) com o que você chama de " gondimismo", aliás, em minha opinião, um neologismo bem ruim. afinal de contas, como devemos nomear o seu sistema de pensamento teológico e de crenças? cirodismo? cirodinismo? talvez você prefira "bibliologismo" por achar que tudo o que você pensa é bíblico e não pode ser contestado?

meu caro, não veja em minhas palavras nenhuma revolta, ou "grito" ou ofensas a você como homem e como pastor, mesmo por que não o conheço profundamente para tal.

mas como não concordar que a assembleia de deus sempre foi legalista? digo isso com a autoridade de filho de assembleianos e que foi assembleiano por mais de 20 anos.

eu mesmo conheci vários amigos meus que sucumbiram(não, não morrerem mas existem muitas formas de morrer) ao extremo legalismo do não faça não toque, não veja, por que "o salvador do céu está olhando prá você".

o livro do gondim faz uma análise inteligente ao que o título propõe, segundo minha opinião...
jorge melo disse…
Muito boa e inteligente a resposta do Pr. Ciro para o Allan Ferreira.

É isso aí, Pr. Ciro," Nada pode ser contra a verdade senão pela verdade "
2 corint. 13.8

EM CRISTO,

Recife - Pe.
Caro Eduardo Medeiros,

Não é verdade o que o irmão disse. Um teólogo verdadeiro não apenas incomoda. Ele incomoda porque é fiel à Palavra de Deus, e não porque ousa ser contra ela. Quem nega a vinda do Senhor Jesus, pregada pelo próprio Senhor Jesus, está prestando um desserviço a causa do Evangelho. E incomoda quem ama a verdade. Isso, sim. Veja quantos homens de Deus sérios estão contra o gondimismo. Issmo mesmo: gondimismo.

O neologismo que eu empreguei está de acordo com a lógica da Língua Portuguesa. E eu preferi usá-lo para adotar um tom mais suave em minhas críticas. Afinal, é desagradável ficar citando o nome de uma pessoa o tempo todo. Não gosto de web-linchamento. Ademais, o prezado comentarista é uma prova de que o gondimismo não se limita a um filósofo. Já há muitos adeptos...

Se você não conhece a lógica da Língua Portuguesa, posso ajudá-lo. Caso queira dar nome à minha escola biblicocêntrica, empregue cirismo, e não cirodismo, etc.

Finalmente, saiba que admiro muito mais os homens simples quem ousam ser fiéis às Escrituras do que os intelectuais que ousam dizer heresias para serem diferentes.

Grato pela sua participação.

CSZ
Elaine disse…
Bem...

É preciso muita fé para acreditar nas mazelas teológicas que o sr. Gondim sonhou e explicou no vídeo abaixo.

Tem que ter muitíssima fé para esperar, segundo a visão do sr. Gondim, que este mundo melhore com a implantação do Reino de Deus aqui na terra, contradizendo a Palavra do Senhor que diz que tudo isso que estamos vivendo é só o princípio das dores e que tudo isso deixará de existir, menos a Palavra de Deus, que se cumprirá totalmente...

É preciso extremada fé para desejar continuar vivendo neste mundo já condenado pelo Senhor, quando Cristo deixou bem claro que ele passará e que Seus servos irão morar com Ele no Céu, inclusive com novos corpos.

Eu, heim! É muita coragem abrir mão das promessas simples e fiéis do Senhor Jesus para abraçar a ideia de viver num mundo sem Ele.

Que o sr. Gondim permaneça neste mundo do jeito que Ele quiser. Enquanto isso, eu e quem mais acreditar que Cristo voltará em corpo presente para nos buscar [Apocalipse cap. 19.11-16, e cap. 21 e 22] estaremos caminhando em ruas de ouro com Ele!

Em Cristo, que nos alertou sobre os falsos profetas dos últimos dias.

Shalom.

Elaine Cândida


*********

Minha solidariedade ao seu papai e orações em favor da boa, perfeita e agradável vontade do Senhor sobre todos vocês!

No amor do Eterno.
Francelio disse…
A paz do Senhor, amado!
Parabéns pelo blog!

Estou certo de que ele tem sido um instrumento norteador para muitos cristãos brasileiros.

Mas quanto a este assunto, creio eu ser um cumprimento das escrituras implícita na parábola das 10 (dez) virgens, quando diz que todas tosquenejaram e dormiram, ou seja, se cansaram de esperar o noivo...

Esse é apenas um dos muitos que irão começar a propagar a doutrina antiarrebatamento...

Maranata!
Isaac Marinho disse…
É bom lermos isto aqui:
O que penso sobre a volta de Cristo, Ricardo Gondim -
http://ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=61&sg=0&id=1853

Fala da volta de Cristo como força motivadora, mas não me pareceu negar o seu cumprimento...

Se julgamos o vídeo, é bom lermos o texto também.

P.S.: O texto não é uma retratação.

Que Deus tenha misericórdia de nós!
Ao ver os desvios da Universal no seu início, eu disse: "Uma heresia nunca vem só", e todos podem ver que isto é real hoje. O mesmo aconteceu com o Ricardo Gondim.
LevidiSuethi disse…
Horizonte Utópico???

Que comentário mais em noção bíblica.

"Virei outra vez!!"

Eu creio em Quem disse isso!!