É pecado gostar de futebol?


Muitos cristãos sinceros me perguntam sobre o futebol. Em outro artigo, se Deus quiser, discorrerei sobre o futebol como uma profissão. Neste texto, atenderei aos que desejam saber se o cristão pode/deve torcer por um time, jogar com amigos e parentes, assistir a jogos pela TV, usar a camiseta do time de coração etc.


Não serei dogmático, pois quero que o leitor pense, reflita sobre a sua liberdade. A própria Bíblia assevera que somos livres, mas não devemos usar dessa liberdade para dar ocasião à carne (Gl 5.13). Precisamos ter cuidado com os extremos. Muitos dizem que não são legalistas, porém são piores do que os ímpios em sua maneira de viver. Outros, dizendo-se santos, agem com uma implacabilidade incompatível com o amor cristão pregado pelo Senhor Jesus.


Para início de conversa, se nos é lícito o divertimento — e é claro que é —, podemos, em férias ou em momentos de lazer, jogar futebol ou brincar de qualquer outro esporte com a família e os amigos. Aqui em Niterói, por exemplo, o pessoal gosta muito de peteca... Podemos, ainda, eventualmente, assistir a uma programação esportiva na TV. E assim por diante. Mas tenho outras ponderações a fazer.


Como eu disse no artigo anterior, não sou mais um torcedor. Penso que torcer é muito mais que acompanhar os resultados e informações de um clube pela mídia. Em geral, quem torce se envolve, xinga, sofre, expõe-se, deixa-se dominar pela emoção... Alguns (geralmente os corintianos e flamenguistas) querem ser até sepultados no caixão do seu time de coração!


Quando eu torcia por um grande time —
campeão do século XX (não me pergunte o nome dele!) —, sofria muito quando ele perdia. Mas, quando vencia, ficava eufórico. Em ambos os casos, na tristeza ou na alegria, me deixava dominar completamente. A paixão pelo... me possuía de tal modo, a ponto de ocupar meu intelecto, meu sentimento e minha vontade.

Em 1 Coríntios 6.12, está escrito que existem coisas lícitas — isto é, não pecaminosas, em si mesmas — que podem se tornar dominadoras e inconvenientes. É o caso do futebol. Se torcermos por um time, a ponto de ficarmos profundamente tristes, angustiados, quando ele perde, e alegres, eufóricos, quando ganha, estamos nos deixando dominar. Não podemos nos esquecer de que a Palavra de Deus nos manda deixar o pecado, mas também o embaraço (Hb 12.1).


É pecado usar uma camiseta — ou como dizem os portugueses, uma camisola — de um time de futebol? A rigor, não. Eu mesmo tenho várias camisetas de clubes e seleções do mundo. Mas nunca vestiria uma delas para ir a um culto de louvor a Deus. Por quê? Porque sou legalista? Não. Porque sou prudente. Lembremo-nos de que a Palavra de Deus nos manda deixar o pecado e o que parece pecado: “Abstende-vos de toda a aparência do mal” (1 Ts 5.22).


Também é preciso ter cuidado com a segurança. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e também em algumas cidades da Europa, usar uma camisola 
(tenho muitos leitores portugueses) de um time é perigoso, podendo provocar a ira de torcedores adversários. Digamos que você resolva ir ao culto de domingo à noite com a camiseta do São Paulo e, ao entrar no ônibus, dá de cara com a torcida do Corinthians... Depois não me venha dizer que foi mais uma vítima da violência das grandes cidades...

Crentes podem se reunir para assistir a uma partida de futebol? Bem, se quisermos fazer isso, em nossa casa, é lícito. Mas a pergunta é: Convém? O tempo dedicado à partida de futebol não fará falta depois? Às vezes, não. Às vezes, sim. Lembremo-nos de que o nosso tempo não volta. Por isso, a Palavra de Deus assevera: “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Ef 5.15,16).


Se não há na Bíblia mandamentos claros a respeito do nosso comportamento em relação ao futebol ou a qualquer outra modalidade esportiva, as questões ligadas ao assunto devem ser vistas sob a ótica dos princípios da Palavra de Deus. Não se esqueça disso: as Escrituras contêm promessas, mandamentos, doutrinas,
princípios, etc. É um Livro completo.

Portanto, como cristãos devemos ter maturidade, equilíbrio, a fim de saber o que é prioritário. O entretenimento não nos é vedado. Mas não deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida nem atrapalhar o que é realmente primaz, como a nossa comunhão com Deus, o bom relacionamento familiar e o ministério que nos foi confiado pelo Senhor.


Amém?


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Quem torce para os times de futebol,homo,espiritas (fazem até macumba)e voce apoiando e incentivando a ver isso???

MARIO.
Uai pastor, não sabia que o sr era cruzeirense, pois falou que já torceu para o campeão do sec xx. Boa postagem, graça e paz!
Ok, MARIO.

Parabéns pela compreensão "correta" do texto.

CSZ
Irmão Christofer,

Eu me baseio em informação oficial da FIFA.

Um abraço.

CSZ
Richelieu disse…
Muito bom pastor, muito sensata a sua argumentação.

Paz!
Parabéns, pastor Ciro por essas postagens. Infelizmente, muitos crentes tem que ter um "lista do que pode e não pode" pois não sabem exercer a liberdade cristã. O problema é que se existisse essa "lista" seria para eles ficarem apontado os erros dos outros.
Muito legal, gostei mesmo.
Pena que no meio assembleiano isso vai render(!!).
Abraço
Anônimo disse…
Pastor o que a bíblia REALMENTE fala sobre o homossexualismo?

Na Wikipédia há um artigo dizendo que não é pecado.

Segue o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade_e_Bíblia
Caro anônimo,

Quando você se identificar, eu poderei pensar em lhe responder.

CSZ
Apreciei muito o comentário do Pastor Ciro, penso da mesma forma e não teria problema em comer pipoca e gritar pelo time de preferência se percebesse que os torcedores oficiais, cristãos, tivessem pela obra do Senhor a mesma disposição e emprego de tempo. por JESUS, a mesma paixão.
Abraço ao amigo Pr. Ciro e sua digna família.
Elaine Castro disse…
Amem.
Concordo em gênero, número e grau.
Equilíbrar e ponderar tudo.
Ser crente é saber a diferença entre ser ou não ser.
Mais uma vez, pastor Ciro, eis o primor de seus posts.
A paz do Senhor.
Tenho certeza que estes comentários de sua parte são bastante esclarecedores para pessoas como eu. Certamente é uma ajuda valiosíssima vinda de alguém com tão rico conteúdo doutrinário/teológico.
Me chamou a atenção o comentário de irmão Edmilson Cruz Silva quando disse que muitos crentes tem que ter um "lista do que pode e não pode" pois não sabem exercer a liberdade cristã.
Há realmente muitas pessoas que precisam receber "comida pronta" para se alimentar e assim agem pois têm preguiça ou outra coisa qualquer. Mas há aqueles que mesmo buscando, sentem dificuldades de compreender certas questões, o que os leva a buscar respaldo no pensamento de pessoas mais experientes e esclarecidas.
Tenho certeza que o irmão, como qualquer um de nós, já buscou orientação com pessoas mais fundamentadas.
Pastor Ciro, agradeço a colaboração que tem dado a todos quantos necessitam.
Em Cristo, Jonatan Silva.
jorge melo disse…
" Aquele que diz estar NELE, tambel deve andar como ELE andou' Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo" " E vós tendes a unção do SANTO e a unção que vós recebeste DELE,fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine................como ela vos ensinou, assim NELE permanecei" 1 joão 2.6,10,20,27
Meditando nestes versículos, subtende-se que quem está na unção de CRISTO e permanece nesta unção, sabe muito distinguir entre pecado e não pecado, e entre o certo e o errado, e havendo dúvidas, através da nossa oração ao MESTRE, o mesmo responderá pelo seu ESPÍRITO SANTO.

Não tenho nada contra o futebol como esporte de quem o pratica, mas acredito que para o cristão o melhor é nos santificar cada dia mais, porque sem santificação, ninguém verá ao SENHOR, heb.12.14, e esta é a " vontade de DEUS" 1 TESSAL.4.3 e quem " é santo, seja santificado ainda" apoc.22.11

DEUS continue abençoando o Pr. Ciro e familia, e pelo alerta que ele sempre faz nos seus posts.

" A festa das bodas do CORDEIRO, nos espera" e bem- aventurados os que ali estiverem para a ceia das bodas" apoc. 19.7,8,9

Em CRISTO, salmo 133

Recife - Pe.
Paulo Cícero disse…
Pr. Ciro, interessante texto sobre o assunto. Gosto sempre de suas postagens, pois, de maneira descomplicada e divertida, argumenta sobre vários assuntos, até mesmo os mais polêmicos (os quais já li, e creio que não é o caso). Penso que as ações, atitudes, fala, agir, proceder do cristão deve ser com o inegociável equilíbrio. Deus o abençõe!
Anônimo disse…
Pr, com todo respeito, o senhor conhece a origem do esporte que vem da mitologia grega,e era para adoração à Zeus a Hercules e etc...a pergunta é, será que o futebol por ser um esporte não é um ato pecaminoso,se levarmos em consideção a origem do esporte? (Eduardo Santos)
Caro Eduardo Santos,

Essa origem do futebol ligada à mitologia grega é bastante questionável. Pesquise melhor, por favor.

Continuo não sendo dogmático, mas proponho que o irmão reflita sobre as seguintes ponderações:

1) O futebol, independentemente de sua origem, é inegavelmente um esporte. Exige preparo físico, competição, etc.

2) Se o futebol teve a sua origem primacial na mitologia grega, antes de ser redescoberto pelos ingleses, isso não muda absolutamente nada, hoje. Muitas palavras e costumes hodiernos, por exemplo, veem da mitologia grego-romana. O termo "Hermenêutica", por exemplo, deriva de Hermes (Mercúrio, para os romanos). A música também advém das nove musas da mitologia grega. Seria um incoerência não valorizarmos a Hermenêutica e a Música por causa do seu étimo.

3) Se o futebol é, em si mesmo, pecaminoso, o basquete, o vôlei, o atletismo, o salto com vara e todos as outras modalidades esportivas também o são.

Em Cristo,

CSZ
Wilton Lima disse…
Muito bom os dois artigos pastor...
E entendi o que o senhor quis nos passar!!

Campeão do Século? Huum! Tá! Ha Ha Ha

Sejamos realmente atentos a Palavra de Deus que com certeza não cairemos em pecado...
Tudo é lícito, mas nem tudo convém... Está muito certo NOSSO querido apóstolo SÃO PAULO!
:)

Abração e Paz de Cristo pastor!


Wilton Lima
Pastor Ciro,
Sou um dos moderadores da Central Jovem Brasil, um grupo interdenominacional de Jovens Cristãos que têm o intuito de fazer das redes sociais uma ferramenta útil e eficaz de evangelização e propagação da palavra de Deus.

Para nos conhecer melhor visite nosso blog e se gostar nos siga:

centraljovembrasil.blogspot.com

Gostei muito da postagem. Os argumentos são sensatos, claros e objetivos.

Estamos lhe seguindo.

Que Deus continue te abençoando pra continuar fazendo ótimas postagens como essa.

Fica com Deus
Unknown disse…
Parabéns pelo post pastor Ciro!
Muito pertinente e esclarecedor.
Paz de Cristo!
Unknown disse…
Parabens Pr Ciro
Que o Senhor continue lhe dando graça e sabedoria para colocar estas postagens que só nas traz esclarecimentos e edificação.

Concordo plenamente com que esta escrito.
Anônimo disse…
pastor ciro, rsrs eu ri tanto, mas tanto da resposta que o senhor deu ao mario kkk... mas falando da postagem pastor ciro, nessa ultima copa que o brasil PERDEU (por causa do felipe mello) a minha esposa em dia de jogo dava cada grito que eu acho que ate o dunga(aquele abençoado que nao levou o neymar,ganso e ronaldinho) ouvia lá!!!kkkk... minha esposa é uma benção... na igreja em que eu congregava, na escola dominical quando eles ouviam os gritos de gol DO BRASIL , os irmaos davam ate GLORIA A DEUS KKKK... um abraço pastor. GABRIEL PAIXÃO.
hilario disse…
e bom saber que existem pastores que ñ entregam tudo nas mãos do inimigo antes nos ensinam como usar e fazer as coisas de modo ponderado e licito afinal oque mais se ve na palavra é a moderação nas coisas em que fazemos ou usamos pois a biblia nos adverte sobre exageros até com comidas caso contrario os glutões entrariam no reino de Deus.que o Senhor o Nosso Deus continue te abençõando com toda sorte de bençãos em Cristo Jesus.Amém
Anônimo disse…
Pastor Ciro Sanches Zibordi a paz do Senhor Jesus.Entendi perfeitamente o seu texto,o que eu expus foi:será que devemos aceitar um tipo de entretenimento onde envolve pessoas que deturpam o evangelho,pois há jogadores de indole questionáveis e zombadores do evangelho,sem falar dos que torcem para esses times.Sera que fica bom para nós estarmos aplaudindo esses tipos de pessoas?Sera que Paulo perderia seu tempo aplaudindo e gritando para os que zombam da Palavra??

Mario,o minimo dos Santos (não o time,kk)
A Paz do Senhor,pastor Ciro.
Muito relevante a sua abordagem coerente sobre o assunto.
Muito se preocupa com os "deve, não deve" no meio das nossas igrejas AD,com este tipo de assunto,onde geralmente a polêmica vem a tona, e ai teremos assuntos, opiniões, dogmas, "doutrinas", etc... e nos esquecemos da nossa liberdade em Cristo.
Conheço pessoas que estão afastadas da comunhão da igreja em razão dos fanáticos religiosos inseridos no meio evangélico, se dizendo donos da verdade e não tendo compaixão nenhuma para com as pessoas.
Sejamos EQUILIBRADOS e que o Senhor nos dê ENTENDIMENTO, da sua PALAVRA.
Graça e Paz.
Ricardo Coriolano
Deus abençoe a nossa nação!
Nossa!!! ótima postagem, gostei muito do tema Pastor Ciro... Certa feita em um semestre da escola dominical foi discutido isto, a lição dizia que devíamos praticar esportes para cuidar do corpo e ter boa saúde.Mas...alguns professores extremistas, falavam que esporte( futebol) era coisa do mundo, sendo que era disciplinado aquele que praticasse (ou seja que jogava futebol),isso rendeu pano pra manga e logo surgiu a incógnita na igreja, principalmente na classe de jovens, a ponto do pastor fazer uma reunião para esclarecer( escurecer mais) o assunto.
Resumindo, até hoje esse assunto é um tabu em nossa congregação.
Enfim sem mais delongas, creio que em toda área da vida com cristo temos que saber exercer nossa liberdade nele, tendo um bom senso sobre o que posso e que não posso fazer. No mais,deixo outra pergunta para apimentar mais essa construtiva discussão.
É lícito igrejas evangélicas terem times de futebol? isso edifica de alguma maneira o corpo de cristo?
Maikon Evangelista
A.D BH
Anônimo disse…
Legalistas são contra o futebol. Outros, apaixonados demais, cometem extremos ao torcer pro seu time de coração (ou quando jogam ficam nervosos facilmente, dão pancadas, xingam...), assim desagradam a Deus. Mas quem está alicerçado na Palavra, na graça que há em Cristo, entende a questão exatamente como o senhor a colocou. Parabéns.
Unknown disse…
parabens, pastor. se todos evangelicos lessem este artigo no real sentido emanado, garanto que os cultos seriam diferentes. hoje, se alguem faz alguma coisa, por exemplo, um erro em horario de culto, os "utilitarios de pupitos" já gritam no microfone qeu o sujeito fez aquilo porque é palmeirense, corintiano (sei lá .. eu nao torço nem assisto)..
Pr Damasceno disse…
A paz do Senhor, nobre companheiro. Postagem, eu diria, elucidativa e equilibrada, para leitores equilibrados, que sabem discernir a responsabilidade de se manifestar sobre um assunto que é tratado, dentro de nossos "arraiais", às vezes, ou com muito legalismo, ou com muito formalismo, dependendo do lugar (e isso é notório) onde as pessoas congregam (se cidade do interior do nordeste, como no meu caso, ou se numa grande cidade). Contudo, como servos de Deus libertos que somos, e à luz da Palavra de Deus, acredito que, se somos realmente compromissados com a Obra de Deus, buscaremos sempre o equilibrio nessas questões, lembrando sempre que o foco de tudo em nossa vida é agradar a Deus.
Só pontuando, sou diretor pedagógico de uma instituição de formação missiológica, que ministra cursos nos níveis básico, médio e bacharel em missiologia e, no desejo de bem servir aos nossos alunos, de ofertar a eles elementos que possam lhes ser útil na parte prática do treinamento, trazemos professores com larga experiência transcultural para compartilhar com eles essas experiências. Numa dessas oportunidades, um de nossos docentes relatou a estratégia de uma igreja AD da região tocantina (ainda no Maranhão), que para enviar um casal de missionários para um país da Janela 10/40 via duas possibilidades: pagar para ele um curso de medicina (profissão que o país pretendido respeita e precisa muito) e técnico de futebol (outra profissão muito requerida por lá, sobretudo quando o técnico é brasileiro). Qual estratégia vocês acham que a agência missionária adotou? Lógico que, dado o sentimento de urgência em ganhar os PNAs (povos não alcançados), e tendo que escolher entre um curso de, em média 07 anos e outro, de em média 06 a 12 mêses, eles optaram pela profissão de técnico. Foi um choque para alguns... mas o casal foi para São Paulo, fez o curso (o esposo) e a esposa já era técnica em enfermagem. Foram enviados ao campo transcultural e estão ganhando muitas vidas. Evidente que cada caso é um caso. E essa estratégia pode não servir para missões em um outro país, onde o futebol não seja uma paixão e onde o Brasil não é o país do futebol. Mas não posso dizer que não aprovei a estratégia. Aprovei e aprovo outras, que a maioria poderia não aprovar. Resumindo, se é para o bem da Obra, entendo ser necessário fazer o que for preciso para replicar o evangelho. Não é para o bem da Obra ou é só para ostentar um status quo ou minhas vaidades particulares, alimentar uma "paixão" carnal? Não faço! Reitero, parabéns pelo post equilibrado.

Nos laços do Calvário,
Damasceno
Anônimo disse…
Pr Ciro só para deixar bem claro eu não sou contra a pratica esportiva,sou até a favor de nós cristão termos momentos de lazer como brincar de bola,etc etc.E tenho certeza que voce entendeu o comentario que fiz acerca do futebol fora do ambito Cristão,certo?


Mario,dos santos o minimo.
Anônimo disse…
Pessoal o carnaval tambem podemos ver e torcer afinal tambem é uma profissão,e afinal não tem nada de mais; é identico ao futebol,os que participam do carnaval são na maioria os que jogam e torcem.
Essa vai dar o que falar,em ciro.



Claudio Pedro.
Esdras Santos disse…
Apesar de não ser partidário de 100% das opiniões do pr Ciro, achei o comentário sobre futebol tão equilibrado que mesmo aos mais radicais fica difícil argumentar em contrário. E o que é melhor: sem ironias, sem ataques, enfim, a abordagem perfeita para fazer o irmão equivocado pensar sobre sua opinião e, quem sabe, muda-la. Parabéns pastor.
Tiago Aguiar disse…
Realmente muito bom o texto, bastante esclarecedor e à Luz da Bíblia. Pena que a maioria dos membros da AD não pensem desta maneira e julgam (mal) quem joga e torce.
Anônimo disse…
Na boa Jesus disse: Parábola, tira a trave e recolhe as redes.

Perdão pela brincadeira mais o post é esclarecedor, par os que não a luz de Cristo, e mesmo assim se dizem Cristãos.
maximizando disse…
pastor há controvérsias na Bíblia a respeito do homossexualismo. Pois as traduções bíblicas mudaram radicalmente..
ir:indiano jhon disse…
olá,a paz do senhor pr:ciro,gostei muito deste artigo.que Deus continue lhe usando grandemente ne dando á sabedoria que vem do alto.
tiago3.17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacifica, moderda, tratavel, cheia de misericordia e de bons frutos,sem parcialidade, e sem hipocrisia.
A paz do nosso Senhor jesus cristo.
jannes disse…
JANNES DE GOIANiA TENHO 27 anos
A paz do senhor meus amados, em primeiro lugar eu acho que como cristãos não deviria haver nem um tipo de discussão entre nós, em segundo, na minha infância, meu pai não permitia que eu jogasse futebol e eu não entendia muito por que, mais ao me desviar dos caminhos do Senhor aos 16 anos, fiquei livre, pois meu pai já não me dominava mais, então passei a jogar com frequência, e nos campos aprendi muitas coisas ruins, palavrões, então dai eu lembrei e descobri por que meu pai não queria isto pra mim!! meos irmãos se isto é algo que pode sim nos levar a pecar, então o melhor a fazer é não nos envolvermos, o melhor é dedicar este tempo para fazer a obra do Senhor!!! amem a paz do Senhor a todos!!
Pr Adiel Lopes disse…
Olá a Paz do Nosso Senhor Jesus a todos, quero dizer que o Pr Ciro é uma benção para o ministério Pastorado, eu até tinha uma dificuldade com os jovens da igreja em que DEUS me deu o prazer de Pastorear, Graças a DEUS que iluminou a mente do Pr Ciro eu pude com certeza ajudar os jovens (Adoradores por Excelência) de minha Igreja.
Louvado seja DEUS, por aquele que tem em 1º lugar em sua a vontade de DEUS, e depois quando haver tempo fazer um esporte, brincadeira, ou uma social junto com os jovens ou com toda a igreja.
Pr Adiel Lopes de Cotriguaçu-MT ministério ICPB. GRAÇA E PAZ A TODOS
Plabyo Geanine disse…
Paz Pastor.
Primariamente, receba minhas congratulações pelo blog; sou frequentador assíduo e tenho edificado muito minha vida através de seus ensinamentos.
Não sei se o senhor verá esse comentário, mas gostaria de saber o que o senhor acha sobre o esporte de montaria em touros, o tal de rodeio.

Obrigado.

Em Cristo.

Plabyo Geanine
Unknown disse…
Pastor ciro continue com esse ministério de DEUS que é clarear por meio da bíblia, que é a verdade .
Ajudando a muitos que desejam não debater mas sim aprender com a bíblia o verdadeiro sentido, DO VIVER o evangelho .


Fique na paz.
Unknown disse…
Pastor ciro continue com esse ministério de DEUS que é clarear por meio da bíblia, que é a verdade .
Ajudando a muitos que desejam não debater mas sim aprender com a bíblia o verdadeiro sentido, DO VIVER o evangelho .


Fique na paz.
Edney Pires disse…
apaz amigos e irmãos em cristo quero aqui dizer algo para as pessoas que tem o ESPIRITO SANTO um dia um irmão novo convertido de 50 anos conversando comigo entramos em um assunto sobre pintar o cabelo e ele disse pra mim que ele perguntou pra JESUS. si JESUS pintaria o cabelo e o ESPIRITO SANTO disse para ele que não porque a ovelha não pode ter manchas pois o SENHOS é o pastor e somos ovelha do seu pasto,efinal somos escolhido. resumindo amados pergunta pra JESUS SI ELE TORCERIA PARA QUALQUÉR UM DESSES TIMES E ELE VAI DIZERPRA CADA CORAÇÃO.ROMANOS 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Olá, estava procurando esclarecer isso para um amigo que é. Evangélico e não sabe explicar porque seu segmento tem essa doutrina não nem esclarecida, muito legal o esclarecimento ele estava pensando que era pelo motivo da competição, que não teria cabimento algum né.não sou de nenhum segmento evangélico sou católico e todos os domingos mostro quem está é a primacial para mim, mês quando o time que gosto está jogando eu abandono isso é vou para a igreja, pois sou músico, não vi meu clube ser campeão mundial pois estava na igreja e preferi seguir o que era mais importante para mim.acho que não se deve criar tantas doutrinas como alguns fazem, acho que se deve amadurecer o conhecimento e a fé, o resto será consequência.
Olá, estava procurando esclarecer isso para um amigo que é. Evangélico e não sabe explicar porque seu segmento tem essa doutrina não nem esclarecida, muito legal o esclarecimento ele estava pensando que era pelo motivo da competição, que não teria cabimento algum né.não sou de nenhum segmento evangélico sou católico e todos os domingos mostro quem está é a primacial para mim, mês quando o time que gosto está jogando eu abandono isso é vou para a igreja, pois sou músico, não vi meu clube ser campeão mundial pois estava na igreja e preferi seguir o que era mais importante para mim.acho que não se deve criar tantas doutrinas como alguns fazem, acho que se deve amadurecer o conhecimento e a fé, o resto será consequência.
Olá, estava procurando esclarecer isso para um amigo que é. Evangélico e não sabe explicar porque seu segmento tem essa doutrina não nem esclarecida, muito legal o esclarecimento ele estava pensando que era pelo motivo da competição, que não teria cabimento algum né.não sou de nenhum segmento evangélico sou católico e todos os domingos mostro quem está é a primacial para mim, mês quando o time que gosto está jogando eu abandono isso é vou para a igreja, pois sou músico, não vi meu clube ser campeão mundial pois estava na igreja e preferi seguir o que era mais importante para mim.acho que não se deve criar tantas doutrinas como alguns fazem, acho que se deve amadurecer o conhecimento e a fé, o resto será consequência.
Unknown disse…
Penso que andar com uma camisa de um clube, não é legal para um servo de Deus, pois quem carrega ídolos nas costas não pode servir a Deus. Além do mais esses times tem seus santos padroeiros.
Unknown disse…
Carregar ídolos nas costas não é para servo de Deus não. Me refiro as pessoas que gostam de usar camisa de clubes e além do mais esse times tem seu santo padroeiro.
O futebol me lembra o colizeu onde era uma festa para os imperadores, alguém tinha que vencer a fio de espada o seu adversário e havia muitas mortes. Hoje a espada foi substituida pela bola que sutilmente o diabo comtrola estas mortes a sua maneira. Acredite quem quiser.
Gessé disse…
O Tonon tá mandando saudações Palestrinas... rsss

Abs
Unknown disse…
Em gálatas 5 vs 20 fala sobre porfias, porfias seria disputa, competição, orgulho enfim querer ser mais e sempre ganhar e isso é desejo da carne e quem pratica essas coisas não herdarão o reino de Deus, então além de no futebol ter disputa, tem palavrões e violência, e Deus não se agrada dessas coisas, todas as coisas me são lícitas mais nem todas me convém (1 co 6:12) é pecado sim jogar bola ou qualquer outro tipo jogo, como por exemplo baralho, dominó e etc... Deus também não se agrada da idolatria, então adorar um jogador de futebol ou torcer pra um time é idolatrar e é perca de tempo, "Quer comais, quer bebais tudo que façais outra coisa qualquer, fazei pra glória de Deus" (1 co 10:31) e no futebol ou qualquer outro tipo de jogo, creio eu que não estão fazendo nada para glória de Deus, pare pra pensar quantas almas poderiam está sendo salvas ou até mesmo evangelizadas e quantas pessoas no mundo que não sabem ou não entendem o amor de Deus e a sua palavra poderiam saber e entender e serem salvas através de vc, só que vc está ocupado demais assistindo TV ou jogando futebol ou qualquer jogo, ou fazendo outra coisa que não agrada a Deus. Deus nois trouxe a terra com a missão de pregar o evangelho e fazer as obras dele, (1 TS 5-17) "Orai sem cessar" claro que orar sem cessar quer dizer que é orar sem parar, mais quando Deus fala assim é um tipo de alerta para que nois possamos entender que devemos está ocupados fazendo a obra de Deus e ligados com ele, por que o que é ligado na terra é ligado no céu.
Unknown disse…
Bom a palavra de Deus diz lá em gálatas 5 vs 20 sobre as obras da carne e os frutos do espírito e no versículo 20 tem uma palavra pequena mais com grande significado PORFIAS, porfias seria ( Disputa, competição e algo semelhante) e o apóstolo Paulo foi bem claro que quem pratica essas coisas não herdarão o reino de Deus, no futebol existe não só competição como também palavrões e violência, e essas coisas é abominável aos olhos de Deus. Deus também fala sobre idolatria ( 1 co 10 vs 14) "Portanto, meus amados, fugi da idolatria." e quem gosta de futebol não só idolatra o time com um jogador e isso também é abominável aos olhos de Deus, então usar uma camisa do time ou com a foto do cara(ídolo) séria idolatria e mais uma vez digo isso é abominável aos olhos de Deus, então portanto assistir e jogar futebol ou qualquer outro jogo que envolve porfias, e dinheiro e idolatria isso é abominável aos olhos de Deus. Saiba que "Todas as coisas são lícitas mais nem todas CONVÉM " (1 CO 6:12), PARE E PENSE! QUANTAS ALMAS PODERIAM SIDO SALVAS E EVANGELIZADAS ENQUANTO MUITOS ESTÃO PERDENDO TEMPO EM FERIADOS OU TEMPO LIVRE JOGANDO OU PERDENDO TEMPO NA FRENTE DA TV, quantas almas que poderiam ter conhecido e escutado falar sobre o amor de Deus e poderiam ter sido salvas nos hospitais, quantos cegos, paralíticos e etc... Poderiam está curados através dos dons que Deus emprestou pra usar aqui na terra, e muitos perdendo tempo com o que não agrada a Deus. "Quer comais quer bebais ou façais outra coisa qualquer fazei tudo pra glória de Deus" ( 1co 10 vs 31). "Orai sem cessar" ( 1 ts 5 vs 17) é óbvio que quando o apóstolo Paulo "orai sem cessar" quer dizer orai sem parar, porém quando ele fala assim é um tipo de alerta para que venhamos nois ocupar fazendo algo pra Deus, não perdendo tempo com algo que nem nois edifica e nem agrada a Deus.
Unknown disse…
Em gálatas 5 vs 20 fala sobre porfias, porfias seria disputa, competição, orgulho enfim querer ser mais e sempre ganhar e isso é desejo da carne e quem pratica essas coisas não herdarão o reino de Deus, então além de no futebol ter disputa, tem palavrões e violência, e Deus não se agrada dessas coisas, todas as coisas me são lícitas mais nem todas me convém (1 co 6:12) é pecado sim jogar bola ou qualquer outro tipo jogo, como por exemplo baralho, dominó e etc... Deus também não se agrada da idolatria, então adorar um jogador de futebol ou torcer pra um time é idolatrar e é perca de tempo, "Quer comais, quer bebais tudo que façais outra coisa qualquer, fazei pra glória de Deus" (1 co 10:31) e no futebol ou qualquer outro tipo de jogo, creio eu que não estão fazendo nada para glória de Deus, pare pra pensar quantas almas poderiam está sendo salvas ou até mesmo evangelizadas e quantas pessoas no mundo que não sabem ou não entendem o amor de Deus e a sua palavra poderiam saber e entender e serem salvas através de vc, só que vc está ocupado demais assistindo TV ou jogando futebol ou qualquer jogo, ou fazendo outra coisa que não agrada a Deus. Deus nois trouxe a terra com a missão de pregar o evangelho e fazer as obras dele, (1 TS 5-17) "Orai sem cessar" claro que orar sem cessar quer dizer que é orar sem parar, mais quando Deus fala assim é um tipo de alerta para que nois possamos entender que devemos está ocupados fazendo a obra de Deus e ligados com ele, por que o que é ligado na terra é ligado no céu.
dio55 disse…
bem explicado só não entende quem não quer.
Unknown disse…
Campeão do século é o Palmeiras "meu jovem" se está duvidando, digite aí no Google "campeã do século" a fifa irá te responder...
Unknown disse…
Campeão do século é o Palmeiras "meu jovem" se está duvidando, digite aí no Google "campeã do século" a fifa irá te responder...
Lionezio Martins disse…
Otima explicação Pr Ciro. Cada um pondere seus proprios entendimentos.
Eu, vejo como o Sr.
Unknown disse…
paz do Senhor pastor amo seus estudos posso compartilhar facebook que eu tenho uma pagina ai eu coloco seu nome no rodapé de todos os compartilhamento
Gilney Gomes disse…
tirou as palavras da minha boca.Claro, de maneira mais Sábia
Anônimo disse…
É verdade, antes de ir ao culto, assistia jogo do time que eu torcia, e as vezes ganhava ou perdia e mexia muito com a emoção e naquele dia eu dava o culto como perdido... por que acaba ficando pensando no jogo e deixamos Deus de lado... até que eu acordei... gosto de assistir jogo... mas antes de um culto já não assisto mais...