O que a Bíblia diz a respeito do futebol?


Hoje começa o Campeonato Carioca. Os torcedores aqui do Rio de Janeiro, principalmente os flamenguistas, estão empolgados, aguardando com ansiedade a estreia do craque Ronaldinho Gaúcho.

Muitos internautas me perguntam a respeito do futebol — principalmente depois de eu ter mencionado em meu livro Erros que os Adoradores Devem Evitar que ministrei uma palestra para um time que estava prestes a ser rebaixado para a segunda divisão —, e vou aproveitar essa oportunidade para lhes responder.

Nos tempos neotestamentários havia algumas modalidades esportivas. Mas o Novo Testamento nada fala especificamente acerca do futebol, embora apresente vocábulos futebolísticos, como estádio, campo, trave, etc.

O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 9.24, ao falar do atletismo, empregou um termo conhecido no meio futebolístico: estádio. Na parábola da grande ceia, o Senhor mencionou um homem que se esquivou, dizendo: “Comprei um campo, e importa ir vê-lo” (Lc 14.18). Há crente que deixa de ir ao templo para louvar a Deus aos domingos porque prefere ir ao estádio assistir ao seu time entrar em campo. E, depois, ainda quer falar mal do seu irmão... “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho” (Mt 7.5).

Não sou torcedor, pois isso me desviaria do alvo principal: amar a Deus sobre todas as coisas. Mas até que gosto de três times paulistanos: Palmeiras, Santos e São Paulo. Por quê? No Salmo 92 está escrito que os justos florescem como Palmeiras (v.12). Também encontramos na Bíblia o mandamento para sermos Santos (1 Pe 1.16). E São Paulo é o autor de treze epístolas! Agora, com toda a sinceridade, não gosto nem um pouco do Corinthians. Por quê? Num dia desses, estava lendo a Bíblia em inglês e descobri que esse time perde de goleada até no Novo Testamento! Veja: 2 Corinthians, Chapter 6. Aliás, você que é corintiano, já leu 2 Coríntios 6, especialmente o versículo 17?

Algum carioca deve estar pensando: “Que bairrismo! Vai começar o grande Campeonato Carioca, que terá em breve a estreia do R10 do Mengão, além do Fluzão, campeão brasileiro, e esse blog só fala dos times paulistas!” Calma, meu amigo. O futebol carioca tem pouco destaque até na Bíblia!

Mas, há alguns anos, ouvi uma conversa entre três operários que faziam uma reforma no prédio onde eu trabalhava. Tive de parar por um instante para escutar o que eles falavam... Um deles era crente pentecostal. Ao ouvir a pergunta: “Para qual time você torce, pastor?”, seguida de uma gargalhada, o irmão respondeu, sem hesitar: “Eu torço pelo Botafogo!” E emendou: “Botafogo no Diaaabo”.

Vascaínos fanáticos — aqueles que, ao preparar o seu prato, colocam duas porções de arroz, à direita e à esquerda, e fazem uma faixa de feijão preto no meio — costumam dizer que o Vasco também aparece na Bíblia: “Eis que estou convasco todos os dias”... Isso já é cegueira espiritual!

Para finalizar, estão dizendo que, neste ano, o Campeonato Carioca vai ser emocionante, especial, espetacular, pois contará com a presença de muitos craques, e que o Paulista, o Mineiro, o Gaúcho e os de outros estados serão uma decepção. Acho que o grande problema do futebol brasileiro, em geral, é que sempre aparece um juiz iníquo (Lc 18.2) para atrapalhar...

Por isso, querido internauta, não deixe de fazer coisas importantes, necessárias, urgentes, por causa do seu time de coração. É lícito se divertir. Mas sofra por causas nobres. E lembre-se: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21).

Amém?

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

to disse…
A paz do Mestre, pastor Ciro!

Boa postagem! Que pena que os crentes (crentes?) fanáticos por futebol não iram gostar nada disso... risos.

Um abraço.

www.joaopaulomsouza.blogspot.com
Unknown disse…
Graça e Paz Pr
Muito legal
Deis muitas Risadas
Mas compreendi a seriedade a respeito de administrar os momentos de diversão e a adoração a Deus.


Deus te abençoe

um Abraço
A paz do Senhor, pastor Ciro.
Amei a postagem; bastante criativa e de leitura muito agradável (como lhe é bastante peculiar).
O senhor muito oportunamente traz à lume uma velha e contenciosa discussão: é realmente pecado jogar futebol? E torcer para algum time? Huuuuummmm... A resposta pra muitos estaria já na ponta da língua.
Na minha, contudo, não.
Há ainda alguma dificuldade em minha compreensão sobre esta questão.
Sempre me disseram que tudo isso era pecado (e dos graves!). Até comentar alguma coisa sobre futebol (imagine!) me fizeram pensar que soa pior do que o pecado de idolatria (e não estou exagerando).
Sempre fui orientado a não me intrometer no que me disseram ser "uma roda de escarnecedores". Ouvi também que o "pecado" chamado futebol era pior do que o vôlei, o atletismo e o automobilismo, mas que diferença há entre eles?!
"Futebol é pecado e pronto, menino!" Nada de questionamentos. Apenas aceite e fique satisfeito.
Certa vez, ouvi na igreja uma argumentação não muito convincente, mas que infelizmente, com pouco conhecimento e argumentação, na ocasião, fui praticamente obrigado a me convencer; eis o argumento: "Você já leu na Bíblia que Jesus e os discípulos jogavam futebol? Não! Jesus nunca jogou futebol. Então, se devemos seguir as pisadas do Mestre, como implicação, não devemos ir por onde Ele não foi!"
Essa foi difícil engolir. Mas... fazer o quê?
Hoje, como professor de jovens na EBD, tento buscar responder, baseado nas Escrituras, contudo, ainda encontro muitas dificuldades.
Em minha igreja é permitido, ou melhor, é tolerado que os jovens joguem apenas quando vão a algum lazer e de preferência que seja só entre crentes (o que concordo até certo ponto, pois evita palavrões e expressões verbais e físicas que não agradam a Deus).
Disseram que torcer para a seleção brasileira é permitido pois representa nossa nação.
O que dizer pricipalmente aos jovens, se o futebol hoje não aparece apenas como uma opção de lazer, mas também é muito recomendado em escolas e por profissionais de saúde para o bem estar físico?
Não tenho uma resposta convincente e gostaria de ler mais de seus argumentos, pastor Ciro.

Um grande abraço.
Em Cristo, Jonatan Silva
Rô Moreira disse…
rsrsrsrs Muito legal.
Eu amei o artigo, mas sabemos que com certeza, o menguinho se dará bem, não por causa do Ronaldinho, mais por conta do Juiz iníquo. rsss
Adorei também a foto da primeira camisa, ou seja meu Botafogo, quanto a não ir ao estádio é difícil, devo confessar que sempre que não é dia de culto eu estou lá com minha bandeira, ainda mais que moro ao lado do Engenhão então vou andando, quando não vou eu escuto os gritos das torcidas e fico só cutindo meu time. Mas prometo fazer umas campanhas, arrastar algumas correntes para alcançar a libertação. rsss
Desculpa não resisti, quando se fala de futebol é meu papo predileto . Ore pro mim abençoado. Paz querido.
Sandavid Lopes disse…
GOSTARIA DE AJUDAR O IRMAO JONATAN PEREIRA DA SILVA. QUERIDO IRMAO ORE A DEUS PERGUNTE DELE. POIS COM TODA CERTEZA O ESPIRITO DE DEUS LHE ORIENTARA SOBRE O ASSUNTO E SUAS DEMAIS DUVIDAS.AJUDANDO NAO SO A VOCE, MAIS AQUELES QUE ELE (DEUS) TEM COLOCADO EM SUAS MAOS PARA ENSINALOS.A PAZ DE CRISTO JESUS
Ruan Balbi disse…
Muito bem, sempre bem humorado e na seriedade !

abraços, meu Amado Pastor Ciro .

Paz
Luciano Lourenço disse…
Muito bom, pr. Ciro! No decorrer da leitura é difícil não sorri, principalmente com o “torcedor do Botafogo”.
Deixo um versículo para os cristãos: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Fp 4:8).
Um abraço!
Luciano
Anônimo disse…
paz

Comprei um campo, e importa ir vê-lo” (Lc 14.18).

essas palavras revere-se a campo omde pessoas plantam vinhas etc , e nao campo de futebol

fica na paz
Engano seu, caro "????????". A Bíblia não diz qual era a finalidade do campo, mas apenas que o homem precisava vê-lo.

Leia todo o meu artigo para interpretá-lo corretamente, por favor. Eu não disse que o termo "campo" alude a futebol.

Um dos grandes problemas da maioria dos leitores da Bíblia e de textos em geral é a má interpretação do que leem...

CSZ
sousa disse…
sou evangelico é gosto tbm d futebol,mas ñ sou idolátra pela
bola assistou quando posso.
AGORA PELA FINAL DO SEU COMENTÁRIO,
DEU ME UMA IMPRENSÃO QUE O IRMÃO É
PALMERENSE,CERTO?
QUE DEUS VOS ABENÇÕE.
O irmão Sousa está vendo cousas...

Eu deixei claro que não sou torcedor. O que eu disse foi que gosto muito deste versículo: "O justo florescerá como a palmeira". E, se cada justo pode ser comparado a uma palmeira, eles florescem como Palmeiras!

CSZ
Unknown disse…
A paz do Senhor, pastor Ciro!

Bem elaborado a matéria, infelizmente muitos pastores são contra o jogo de Futebol. Armam tese e mais tese e não dá em nada. Onde os crentes vão bater sua bolinha nos domingos socialmente.

Não vejo nada contra quem joga bola, entretanto quando isso torna um meio de desviar os pés da casa de Deus, ou está em 1° Lugar no coração do homem aí tá o Pro.

Não jogo bola, mas não recusaria queimar uma gordurinha de vez enquando.


[ ]s

www.rcs7.blogspot.com
Gilmar Valverde disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rô Moreira disse…
kkkkkkkkkk
Esta do Palmeiras foi tudo. kkkkk Ai meu Deus eu me divirto. kkkkkkkkk
QUE TEXTO LEGAL!
Cidinha disse…
Ah! Pastor Ciro ,confesso sou corinthiana,e meu esposo São Paulino
Não somos fanáticos,mas gostamos de ver os jogos pela TV ,não deixo de fazer a obra do Senhor para isso,não faltamos aos cultos em dia de jogos.
Vejo isso como uma forma de lazer.
Paz!!Muito boa essa postagem,é uma otima reflexão com otimos e expancivos argumentos Biblícos.
Nossa página
http://cleitonc1.blogspot.com/

Qui Deus abençoe!!
Anônimo disse…
Paz do Senhor, gostei muito da materia, quero lhe dizer que eu tambem torço para o botaFOGO!
Rô Moreira disse…
kkkkk Eu não consigo parar de ri , e esta foto dos torcedores do menguinho, meu Deus olha só a cara do torcedor. kkkkk
Genislene Borges disse…
Ciro, de onde tira tanta inspiração, inteligência, sei lá!
Já sei a resposta nem precisa responder...rsrsrs
Amei o post!
Genis
@genislene
Pastor só faltou dizer que pode torcer pelo Internacional, isso pra que gosta de missoes. é claro.
Anônimo disse…
Pastor ciro, a atitude do flamengo para com o ronaldinho gaucho foi bem interessante. eles pagaram creio que mais de 17 milhoes, ele chegou achando que ia ser o cara e acabou ficando no BANCO. o tecnico do fla disse que ele vai ter que se adaptar primeiro. o que quero dizer é exatamente isso, tem pregador que chega em nossas igrejas achando que é o cara, principalmente aqui em minas gerais,e quando ficam um pouco no banco saem da igreja falando que o pastor nao tem visao de Deus e que ele nao foi chamado pra ficar no BANCO., rsrsr,.,,,, GABRIEL PAIXÃO.
Santa Criatividade!
A postagem é bem divertida, porém muito instrutiva e conscientizadora da prioridade que tem as coisas sagradas.

Paz!

Oseias.
Prezamigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

UAU!

Há muitos e muitos anos, torcia pelo América do Rio de Janeiro.

Consegui juntar o útil ao agradável:

Não torço mais pelo América e nem por outro time que seja.

Afinal o América somente perdia. Risos!

Excelente perfomance neste texto futebolístico.

Quem entender... entenderá!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores.
Rô Moreira disse…
Pr. Ciro não se esqueça que Jesus falou em para bola, então vamos para a igreja irmãos. rsss
Anônimo disse…
O post é muito inteligente, articulado e eficiente para o objetivo ao qual se destina. De fato, a Causa é excelentemente nobre, e a leitura do texto é edificante ao mesmo tempo que é divertida.

Particularmente não vejo problema nenhum em acompanhar práticas esportivas e ter agremiações preferenciais, sejam elas quais forem. Na Copa, torço pelo meu país, amada pátria Brasil, onde predomina o futebol, e não fujo a regra. Vou inclusive a jogos de futebol in loco, pois sou torcedor do melhor time do universo: o América de Natal.

Julgo o futebol um entretenimento altamente saudável, tal como qualquer outro lazer que todos nós precisamos, mesmo o cristão mais fervoroso, ainda que seja tomar um cafezinho na cantina. Cada qual tem o seu jeititinho de relaxar no âmbito do século XXl sem comprometer sua comunhão ou sede pelo Altíssimo.

Ademais, um abismo de qualidade me separa do privilegiado campeonato carioca. Pratico a disciplina do contentamento com o meu modesto campeonato potiguar, e me divirto muito com ele, o qual me presta uma grata descontração! Abraço.
Alinee Santos disse…
Ótima postagem...

E com certa dose de humor...

Concordo plenamente contigo.

QUE O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO.
Tiago Rosas disse…
"Eis que estou convasco todos os dias"

kkkkkkkkk

Essa foi ótima!

Alguns pastores precisaram se reunir para discutir questões de ministério, e resolveram levar seus filhos para brincarem enquanto estavam em reunião. No meio dos obreiros tinha um que DESTESTAVA FUTEBOL com todas as letras! Os garotinhos ficaram ali por perto conversando, vez por outra distraindo os homens de Deus. Agora justamente sobre o quê estavam conversando os meninos?

- Xii! Você viu que golaço fez o Rogério Ceni de falta para o São Paulo? Que time! Quem time!, disse um dos garotos.

- São Paulo?! Tá de brincadeira! Time mesmo é o Santos! Viu lá o drible do Neymar? E o golaço do Ganso? Santo, isso sim que é time!, retrucou o outro guri.

- Quer saber, nem São Paulo, nem Santos... time mesmo é o Corinthias! E agora com o Ronaldo ninguém segura! Salve o Corinthias, o campeão dos campeões!, fechou o outro a conversa.

O pastor que não gostava de futebol ouviu aquela euforia, se aproximou e e com cara de pastor bravo, inquiriu os garotos:

- filhos de pastores discutindo sobre futebol?!, qeustionou fazendo cara feia

- Não, não pastor, tentou escapar um

- Como não, se eu ouvi perfeitamente vocês falando do São Paulo, Santos e Corinthias?!!

- É que... é que... É que nós estávamos discutinho sobre as cartas que o apóstolo SÃO PAULO escreveu aos SANTOS da igreja em CORINTO!

Mas ilustre Pr. Ciro, como a palavra final é a do Senhor, então eu estou felissíssimo, pois disse "Sede SANTOS, porque eu sou..."
Anderson Ribeiro disse…
Graça e Paz Pr. Ciro

Parabéns pelo artigo, divertido, humorado mas ao mesmo tempo exortativo. Ao ler alguns comentários percebo a grande dificuldade de escrever, posto que muitos leitores sequer entendem o texto de uma maneira geral e logo querem fazer comentários precipitados.

Mas é bom lembrar Pr. que no Gólgota existiam 3 cruzes, a mesma quantidade de cruzes que existiam na caravela de Vasco da Gama. Mas contudo é preciso estar alerta para que não vaiscaino, afinal o nosso objetivo e subir e estar para sempre com o senhor.

A Paz seja com todos,

Anderson Ribeiro
Jean Patrik disse…
Pastor, de uma olhada nesse video.

http://www.youtube.com/watch?v=bAtZP96se8k&feature=fvw

Paz do Senhor

Jean Patrik
A paz do Senhor irmão Ciro.

O versículo 17 no capítulo 6 da segunda carta aos Corintos, se trata de retirar-se da idolatria.

Portanto alí, o irmão Paulo se refere a todos os "times". Não somente ao meu estimado Coringão, como o pastor tentou deixar claro no texto.



Grande abraço meu amado amigo!
Anônimo disse…
Graça e paz, Pastor Ciro.
Confesso que, como corinthiano, não gostei da referência a 2Corintios 6:17... Cousas impuras?!!!
Mas, o que a Bíblia fala dos porcos? (pérolas...), dos afeminados? e da baleia?...
Não façamos ascepção...
Deus continue o abençoando com mais e mais sabedoria e amor ao próximo!!!
Em Cristo Jesus, Senhor e Salvador nosso!
Dorival
Kaka disse…
A paz do Senhor!
Boa postagem,mas sinceramente não entendir porque o sr. pede para ler 2Co 6.17.
Rô Moreira disse…
Não consigo parar de ri com este post, ainda bem que tem um anônimo que também torce pelo Botafogo. Muito bom!
http://gutomarquesadore.blogspot.com/

Irmão Ciro se possível entrentre no meu blog para dar uma olhadinha ta?
Tenho um texto sobre Relegião e Futebol que gostaria que desse uma lida.
Estou lendo ERRO QUE OS ADORADORES DEVEM EVITAR muito bom.
Que Deus continue a lhe abençoar
Unknown disse…
shalon pr.ciro muito hilário. quando vier ao Recife olhai para mundão do arruda ( meu time santa cruz sta sem divisão não se esqueça de orar por nos rsrsrsr
Geder96 disse…
irmão ciro, você é impar!!! que criatividade!! nunca tinha lido um artigo assim, equilibradíssimo!! que seja tudo para glória de Deus!
Paz irmão!!!
Geder96 disse…
impar!!!
Anônimo disse…
Se o cristão joga entre os cristão até ai tudo bem, mas se ele joga no meio de impios ai começa a estreitar é só ler 9Salmo 1:1)
Igor SOusa disse…
Huuuuum bíblia diz la em galatas 5:20 idolatria feitiçarias inimizades porfias EMULACOES .... E no verso 21 diz que quem faz isso ou coisa parecida não herdarão o reino dos céus !, agora oque significa EMULAÇÃO? significa competição, querer ser o melhor . Se igualar ,..... Então em questão futebol ou outro esporte que estimula sermos melhor ou competir , e pecado , ta escrito OREMOS , graça & paz