Deseja ter um 2011 especial? Participe da Escola Dominical!


No domingo passado, por graça de Deus, participei da última Escola Bíblica Dominical do ano, na Assembleia de Deus em Jandira-SP, liderada pelo pastor e amigo Héber Ribeiro. Fiz um resumo abrangendo as treze lições, dando ênfase à última. Gosto da EBD e tenho uma grande dívida com essa instituição que transcende e precede a quase-centenária Assembleia de Deus. Foi na EBD que, ainda criança, aprendi a apreender a sã doutrina em meu coração.

Ao me despedir dos irmãos, na mencionada igreja, agradeci ao obreiro que me ajudou com a venda dos livros de minha autoria que sempre me acompanham, e ele me disse: “Conheço um irmão do Ceará que o ama muito, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente. Ele lê os seus livros. Ontem foi o seu aniversário. Depois vou ligar para ele, a fim de avisar-lhe que estive com o senhor”. E eu lhe respondi: “Por que o irmão não liga agora para ele? Gostaria muito de lhe dar os parabéns”.

Falei com o leitor cearense pelo celular, e ele ficou imensamente feliz. Ganhei o dia! E aproveito para lhe dar uma palavra de incentivo, caro internauta. Quando você estiver sendo hostilizado por alguns irmãos (irmãos?) invejosos ou maldizentes, lembre-se de que há muito mais pessoas que se importam com você! E mais: não se esqueça de que o Senhor Jesus, o melhor amigo, está sempre ao seu lado. Glória a Deus!

Bem, voltando à Escola Dominical, no primeiro trimestre de 2011 a revista da CPAD traz um ótimo estudo sobre o livro de Atos dos Apóstolos, também conhecido como Atos do Espírito Santo. Esse segundo título é valido e aplicável em razão de os servos de Deus da igreja primitiva terem feito a obra do Senhor sob a influência direta do poder dinâmico do Espírito (At 1.8; 4.31).

Atos dos Apóstolos é um livro maravilhoso. Ele possui 28 capítulos, mas não tem uma conclusão, haja vista a obra da Igreja de Cristo ainda não ter acabado. A gloriosa obra redentora do Senhor Jesus — a qual envolve encarnação, morte e ressurreição — já foi concluída. Cabe a nós, membros da Universal Assembleia, a Igreja do Senhor, independenemente da denominação à qual pertençamos, cumprir a Grande Comissão (Ap 28.19; Mc 16.15).

Para quem não sabe, 2011 é o primeiro ano da segunda década (2011-2020) do primeiro século (2001-2100) do terceiro milênio (2001-3000). Ufa! Que continuemos nesse novo ano a fazer a obra que Deus nos outorgou. Mas façamos isso seguindo o modelo da igreja de Atos dos Apóstolos, e não os atos das igrejas de “apóstolos”.

E lembre-se: Para ter um 2011 especial frequente a Escola Bíblica Dominical!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Rô Moreira disse…
Então sigamos o modelo da igreja de Atos dos Apóstolos.
Ah, gostei da rima no final. Paz!
Anônimo disse…
Á paz do senhor Jesus!, caro pastor Ciro, concordo com suas palavras. Pela bondade de Deus, dou aula na classe da mocidade em minha igreja, e estou empolgado com o estudo em Atos dos apóstolos.
Tenho certeza que seremos ricamente edificados pela palavra de Deus e pelo Deus da palavra.
Olha quero lhe desejar um feliz ano novo pra o senhor e toda sua família, e que as bençãos de Cristo sejam abundantes em suas vidas em todos os aspectos.
Também sou seu leitor (tenho todos os seus livros). Espero um dia ter o prazer de lhe conhecer pessoalmente, o convite para vir em minha casa continua de pé hein? rsrsrsrsrs.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.
Anônimo disse…
Caro Pr. Ciro

Paz do SENHOR!

Meu nome é Emerson, sou um dos leitores de seu blog. Estava estes dias na igreja e fui surpreendido por uma pergunta, onde tem na Bíblia confirmando que Samuel era Sacerdote? E quando fui observar, realmente não tem versículo que confirme seu oficio como sacerdote, ou será que tem? Pois vemos em 1Sm. 3.20 ele é confirmado como profeta e em At. 13.20 ele é confirmado como o ultimo juiz de Israel. Mas não encontrei nenhum versículo que confirmasse seu oficio sacerdotal. Por favor, Pr. Ciro será que o senhor pode me ajudar com essa duvida? Samuel era ou não Sacerdote em Israel?

Obrigado pela atenção, desde já agradeço pelas informações.

Paz do Senhor.

E-mail: emerson_junior11@hotmail.com
Adriano Lima disse…
Caro Pastor Ciro,

a paz do Senhor!

Sempre no final e início do ano, ouvimos muitos conselhos nos mais diversos meios de comunicação. Pessoas dizendo "para ser feliz no ano que se aproxima, faça isso ou faça aquilo", mas com sinceridade, esse foi o melhor conselho de todos que já ouvi. Também tenho uma dívida com essa agência de ensino. Enquanto muitos planejam viajar mais no ano que vem, outros querem trocar de carro, de casa, etc., ano de 2011, meu grande objetivo, é não perder nenhuma escola dominical. Com a permissão do Eterno Deus, quero está na EBD nos 52 domingos do ano vindouro.

Estamos juntos nessa campanha.

Com sua permissão, vou estendê-la no meu blog, informando a fonte.

Um grande abraço.

Adriano Lima.
Pedr disse…
Pastor Ciro,

Neste ano de 2011, nos presenteie com subsidios para essas lições.


Abraços,
silvania disse…
A paz do Senhor Pastor Ciro!
Sou seguidora de seu Blog,sempre venho aqui dá uma olhadinha em seus artigos e fico feliz em saber que ainda tem igreja que dão total apoio a EBD e aproveito esta oportunidade para rogar suas orações em favor de nossa EBD em algumas igrejas de SP.Já não existe classe de jovens ,não temos apoio total da liderança e qualquer feriado é motivo pra não haver a escola bíblica,estamos a beira de ver o falecimento de nossa EBD,que a pouco tempo era nos motivos de orgulho,não sei se 2011 veremos nossa EBD ressuscitar,oro pra que as coisas mudam e aguardo ansiosamente por uma intervenção de Deus,não por que sou ensinadora,mas por que amo a EBD,esta é uma obra de Deus muito importante que por falta de apoio da liderança, ela esta morrendo.Em suas pregações ou palestra não deixe de alertar os lideres e de pedirem a eles que não deixem a EBD morrer,pois é ela que ajudará muito crentes a permanecerem firme nestes últimos dias da igreja na terra.Que Deus continue abençoando sua vida e de sua familia,tenham todos um Próspero Ano Novo na Paz do Senhor Jesus!
Elaine disse…
Pois é...

Em 2011 sou eu dentro da fornalha outra vez: Recebi [pela Graça] a superintendência da EBD da nossa Congregação.

É um desafio que me faz sonhar com uma transformação nos corações dos irmãos, os quais têm contribuido com sua ausência para que a EBD chegasse até a não acontecer algumas vezes neste ano pelo simples não comparecimento dos alunos. [Diga-se de passagem, é uma igreja com mais de cem membros!]

Jesus tem nos dado alguns projetos e estratégias para trabalharmos ano que vem com o propósito de mudar essa triste realidade de evasão em massa na EBD da nossa Congregação. Mas se o senhor também puder e quiser nos ajudar enviando dicas e indicações de qualquer material de apoio, tudo será bem-vindo!

E só pra constar: Eu sinto uma "inveja santa" de quem estuda na EBD com as revistas da CPAD. Nossa congressação está "nas garras" da Ed. Betel. É uma boa editora, mas suas revistinhas além de fraquinhas em teor dos conteúdos, ainda têm uma visão muito terrena da coisa...

Em tempo, seu lembrete sobre haver muito mais pessoas se importando conosco do que aquelas que nos desprezam, hostilizam e maldizem, veio em bom tempo.

Que Jesus faça seu 2011 ainda mais produtivo e feliz!

No amor dEle, que nos capacita e abençoa.

Shalom.

Elaine Cândida
A paz do Senhor pr Ciro...Como é bom poder contar com o incentivo do amado pr em relação à E.B.D,esta tão valorosa instituição que tem sido banalizada por tantos.Tenho o privilégio de lecionar em duas congregações e tenho tido os seus livros como grandes aliados para essa "tarefa".Tive o prazer de conhecê-lo aqui em São João Del Rei(MG) e também o privilégio de vender os livros seus(e lógico...adiquirir alguns também).Que o Senhor continue lhe usando com grande autoridade em tempos tão difíceis como os atuais.Um grande abraço!!!
Edinei Siqueira disse…
A EBD está na UTI
Com tristeza tenho que dizer que a EBD está á beira da falência em nossas igrejas. Apesar de todo esforço da Cpad em promover a EBD, nossos lideres não a apoiam. O excesso de atividades na igrejas, principalmente no sábado (os embalos de sábado á noite -kkkkkk); são tantos eventos, shows, aniversários, festas, encontros, etc... tem tirado a disposição dos crentes de frequentar a EBD. Isso sem falar na incapacidade dos "professores". Ora, com tantas opções no domingo de manhã (ir ao Zoológico com a família; assistir fórmula 1; ir á feira; dormir mais um pouquinho para recuperar as energias gastas na dura semana de trabalho; ir ao clube, etc...)quem vai se levantar cedo pra ficar ouvindo historinhas contadas por professores que não querem aprender para ensinar? falo desta forma porque sei que é isso que tem enfraquecido a EBB.
Sobre a revista da Betel, além de fraco conteúdo, é cara pra xuxu.
Mas pensando bem, pra que EBD, se numa noite os pregadores de congressos jogam fora tudo que foi ensinado na EBD?
Na igreja ode congrego a frequência é de cinco (05) alunos. É uma igreja com 230 membros, nem o "pa$tor" frequenta. Que lástima!

Pb. Edinei, Th.B
Luciano de Paula Lourenço disse…
Bela recomendação, pr. Ciro! Fico feliz que isso venha de uma pessoa como você, que é um exemplo para muitos pastores no Brasil. Se pelo menos 50% do contingente daqueles que se dizem cristãos frequentassem a EBD não teríamos tantos incautos e indoutos sendo ludibriados com doutrinas heréticas, como, por exemplo, a falaciosa teologia da prosperidade material.
Pr. Ciro, há mais de 30 anos que frequento a EBD. Não me lembro quando deixei de ir a uma aula dominical. Confesso que isso tem contribuído substancialmente para o fortalecimento da minha fé e comunhão com o Senhor. Cada lição que estudo é um néctar para a minha alma. O maior problema, hoje, na EBD é a falta de preparo de muitos professores, por causa do indiferentismo que muitos pastores, que comandam igrejas locais, demonstram com a EBD. Por falta de conhecimento da Palavra de Deus, por falta de maturidade dos congregados, esses pastores podem manipulá-los fazendo deles balcão de negócio(2Pedro 2:3).
Em tempo, a maior parte do conteúdo do meu blog(luloure.blogspot.com)é destinado à divulgação de subsídios concernentes aos tópicos propostos das lições de jovens e adultos da CPAD.
Um grande abraço! Feliz Ano Novo!
Luciano de Paula
Prezamigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Certamente, este irmão do Ceará, é parte do resultado que não conheces. O Senhor que o utiliza como instrumento, bem sabe quantos ouvem o bom som por Ele inspirado em sua vida, através de seus livros e matérias distribuídas pela internet.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia!

O menor de todos os menores, em oração por sua vida e família.
Andre Gonçalves disse…
Graça paz da parte de nosso Senhor Jesus!

Pr. Ciro,

Bela postagem, um incentivo para que os cristãos frequentem a EBD. Sou aluno assiduo da EBD, e quando não posso ir a uma EBD, é como se para mim faltasse alguma coisa no dia de domingo.

É na EBD que o crente cresce espiritualmente, a falta de frequencia à EBD é o resultado de termos em nossas Igrejas um grande número de crentes imaturos, ou seja, meninos na fé.

Que em 2011 venhamos a buscar cada vez mais o conhecimento do alto, para que o homem cresça na graça e conhecimento do Senhor!

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." AP.3.11 Guardamos o que temos, seja muito, seja pouco!

Em Cristo,
André Gonçalves.
Anônimo disse…
Fabio Pinheiro
Sorocaba, SP

Olá pr Ciro, a paz do Senhor.
É a pura verdade, a EBD é uma grande benção.
Feliz 2011 para você e sua família.
O Senhor é contigo.
Anônimo disse…
Caro Pr. Ciro,

Paz do SENHOR!

Sou o Emerson que lhe perguntou sobre o profeta Samuel e estou, de certo modo, ansioso pela sua resposta. Gostaria muito de retirar essa duvida com o senhor.
Mais uma vez, agradeço a sua atenção.
À paz do Senhor!

Att: Emerson Júnior IEAD-PE
Hubner Braz disse…
Ótima materia e rimas amigo Ciro... Isso faz lembrar da EBD, não podemos esquecer de nenhuma maneira da importância que a escola dominical trouxe para o nosso tempo.

Foi um paradigma implantá-lo na A.D. do passado e agora é de livre acesso a todos os brasileiros. Glória a Deus por isso!!!

Paz do Senhor Jesus Cristo
Anônimo disse…
Paz do Senhor irmão Ciro. Seu blog encontra-se em minha lista de favoritos "blog que eu recomendo".

Se desejar adicionar-me em sua lista de favoritos, ficarei muito feliz.
Deus o abenço ricamente.
Queridos internautas, sou-lhes grato pelo que disseram em prol da Escola Dominical. Depois lhes respondo...

A paz do Senhor!

CSZ
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor Ciro!

Meu blog está de volta! Pra comemorar, já que o Blog do Ciro está fazendo campanha para a Escola Dominical, vou colaborar postando meu primeiro texto que fala sobre esse assunto!

Leia minha postagem de reinauguração e veja se o senhor se identifica com alguma coisa! rsrs

Ah, agora tenho Twitter tbm, e já sou sua seguidora aqui e lá!

Deus continue te abençoando!
Anônimo disse…
Amigo Pr Ciro, agradecemos a Deus por aceitar o convite e ir a ADJandira-SP, bem como pelo ensino, vida e ministério no Reino de Deus.
Abraços, Pr Heber
JORGE MELO disse…
Já faz vários anos que trabalho na obra do SENHOR, como dirigente de EBD, e sinto um prazer muito grande ao ensinar a palavra de DEUS e junto com os demais professores, estamos vendo muito alunos crescendo no conhecimento e na Graça do SENHOR JESUS.
Neste ano de 2011, a CPAD está com um projeto a ser colocado em prática, visando atrair mais crentes para as EBD, e com certeza a Glória será para CRISTO.
EM CRISTO, DEUS abençoe o Pr. pelo grande incentivo que sempre faz para os irmãos frequentarem as Escolas Dominicais.
cristiane disse…
Gostei da iniciativa.
Será que o Sr. permitiria que eu levasse a campanha para a minha igreja?
Pr. Ciro, que bom seria se todos os nossos líderes, a seu exemplo, dispensassem especial atenção a este departamento tão importante como a EBD. Mas infelizmente a realidade está um pouco distante disto, ao menos, na cidade onde resido.

Por aproximados 3 anos fui superintendente da EBD em minha igreja e também tive o privilégio de lecionar na mesma; mesmo que uma atividade um pouco cansativa para aqueles que buscam fazer com apreço, porém foram os melhores momentos da minha vida ministerial, pois pude contemplar vidas sendo edificadas por intermédio das pequenas coisas que fez este frágil "vaso de barro" que lhe escreve.

No tocane a falta de apoio por parte de alguns líderes, percebo ainda uma certa resistencia por parte de alguns irmãos em privilegiar as atividades desenvolvidas por este tão nobre departamento. Não é raro encontrarmos irmãos tratando a Escola Bíblica Dominical com descaso e como a última opção a ser adotada o domingo pela manhã. Percebo isso ainda, até na própria expressão usada por uma grande maioria dos cristãos a fazer alusão ao departamento, citando-o por intermédio do substantivo dimitutivo "escolinha".

Sinceramente, espero que esse quadro possa mudar, pois na minha região o povo não tem muita intimidade com o Ensinamento Bíblico; alguns até repudiam. Preferem oba-oba!

No demais, forte abraço, e continue sendo usado desta maneira tão especial e singular que você tem sido.


Fraternalmente em Cristo,

Ângelo S. Monteiro
Edinei Siqueira disse…
Não sei se é do conhecimento dos irmãos, mas existe um grupo de ateus nos Estados Unidos que já tem uma "Escola dominical" onde a cada domingo seus filhos aprendem como desacreditar o cristianismo. E a frequência é levada bastante a sério. Lá eles aprendem lições que ridicularizam a inerrância das escrituras; a existência de Deus e tudo que se trata de religião.
E nossos filhos onde estão no domingo de manhã? E os pastores e obreiros onde estão? Pescando? asistindo formula 1? Ou na escola dormindo em casa?
A propósito, certa feita um "professor" de EBD ligou para o Superintendente no sábado á noite e disse que não poderia dar aula no outro dia, pois tinha um compromisso muito importante e não poderia faltar ao mesmo. Depois o superintendente ficou sabendo que o "compromisso" importante era na verdade uma pescaria. Pois é o "professor" preferiu pescar do que dar aula. Vejam aí um dos motivos que faz a EBD estar do jeito que está.

Pb. Edinei, Th.B
Unknown disse…
Eu já tenho seu blog nos que recomendo. Gostaria que vc fizesse a mesma coisa com o meu..
Seu blog é 10...
Eudiran Carneiro
Precisamos realmente que nesse ano de 2011 tenhamos mais crentes compromissados com a palavra de Deus, pois o que vemos são muitos que não tem o mínimo compromisso com as verdades da Escritura Sagrada, só querem o oba...oba, mas sem compromisso, ora, o compromisso começa na EBD.