Edir Macedo: o único líder evangélico (evangélico?) que apoia abertamente o aborto

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) existe desde 1859. É uma denominação protestante, calvinista e reformada. Como pentecostal e assembleiano, é evidente que não estou de acordo com algumas das suas doutrinas. Mas concordo plenamente com a sua posição em relação a certas denominações neopentecostais. Para a liderança da IPB, por exemplo, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma seita.

Muitos poderão considerar o posicionamento da IPB exagerado e afirmarem que ela não tem o direito de considerar a tal denominação pretensamente evangélica uma seita. Mas eu estou de acordo com os líderes da aludida denominação histórica e considero a sua posição exemplar, nesse caso.

Além da falaciosa Teologia da Prosperidade, acompanhada de outras heresias e modismos injustificáveis, de uns tempos para cá a Record (emissora da IURD) e o seu líder, Edir Macedo, passaram a defender abertamente o aborto, contrariando a Palavra de Deus. Até a crítica secular tem se manifestado quanto a isso. Reinaldo Azevedo, colunista da Veja on-line, é um dos críticos que questionam a incoerente posição de Macedo.

Quais são os argumentos de Edir Macedo em prol do aborto? Segundo ele, muitas mulheres têm perdido a vida em clínicas de fundo de quintal. Se o aborto fosse legalizado, elas não correriam mais o risco de perder a vida. Ele pergunta: “O que é menos doloroso: o aborto ou ter crianças vivendo como camundongos nos lixões de nossas cidades, sem infância, sem saúde, sem escola, sem alimentação e sem qualquer perspectiva de um futuro melhor? E o que dizer das comissionadas pelos traficantes de drogas?”

Macedo, usando ao final de cada argumento a sua tradicional pergunta “não é verdade?”, afirma que não interessa a ninguém uma multidão de crianças sem pais, sem amor e sem ninguém. E ataca: “O que os que são contra o aborto têm feito pelas crianças abandonadas?”

Assemelhando-se a Hitler, Edir Macedo defende o aborto para fazer uma “limpeza” na sociedade. Ele tem perguntado, em suas palestras: “Por que a resistência ao planejamento familiar? O aborto diminuiria, e muito, a violência no Brasil”. Para saber mais sobre o posicionamento de Macedo, leia o blog de Reinaldo Azevedo, em http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo.

Você conhece alguma personalidade evangélica influente favorável ao aborto? Pergunte aos seguintes líderes e expoentes, considerados evangélicos — de diferentes denominações e ministérios, citados aleatoriamente —, o que eles pensam a respeito do aborto: Hernandes Dias Lopes, Billy Graham, Antonio Gilberto, José Wellington Bezerra da Costa, Rick Warren, Samuel Câmara, Silas Malafaia, David Young Cho, Caio Fábio, James Dobson, David Wilkerson, Márcio Valadão, R.R. Soares, John Piper, Jaime Kemp, Philip Yancey, etc. Por serem de denominações e/ou ministérios diferentes, eles podem divergir sobre vários assuntos. Mas todos eles se mostrarão contrários ao aborto.

Segue-se que Edir Macedo é o único líder evangélico (evangélico?) influente que defende o aborto de modo veemente e peremptório. É possível que haja outros líderes “evangélicos” influentes que, intimamente, sejam favoráveis ao aborto. Mas eu não conheço nenhum que faça campanha aberta ao aborto.

As argumentações de Edir Macedo são falaciosas, totalmente inconsistentes e, como eu já disse, hitleristas, em certo sentido. Quem somos nós para considerar que um inocente deva ser morto antes de vir ao mundo, sob a suspeição de que o tal viverá sem saúde, sem escola, sem alimentação e sem qualquer perspectiva de um futuro melhor, podendo ser comissionado por traficantes de drogas?

Há dois tipos de aborto: o voluntário (homicídio, em regra geral) e o involuntário. O aborto voluntário, salvo exceção, é contrário aos princípios e mandamentos bíblicos, pois Deus é contra todas as formas de homicídio (Êx 20.13; Mt 15.19,20; Ap 21.8). O aborto voluntário consiste na destruição da vida intra-uterina em qualquer estágio do período de gestação. E é exatamente isso que Macedo defende, por mais que esteja, segundo aparenta, cheio de boas intenções.

Por que o aborto é contrário à Palavra de Deus? Porque só o Senhor tem o direito de tirar a vida, pois é Ele quem a forma ainda no ventre materno (Jó 10.9; 31.13-15; Sl 94.9; Is 44.2,24; 49.5). Deus conhece o ser humano quando ainda é apenas um plasma, uma substância informe (Jr 1.5; Sl 139.13-16). Um ovo informe de quatro semanas (Jesus) foi chamado de “Senhor”, e um feto de 24 semanas (João Batista) ficou cheio do Espírito Santo (Lc 1.39-44).

Não têm as mulheres o direito de abortar, por quê? Primeiro, porque a vida é um dom de Deus, e o fruto do ventre, galardão dEle (Gn 2.7; Jó 33.4; Sl 127.3). Desta premissa decorre outra: a mãe é apenas o meio pelo qual uma criança vem ao mundo, e não a dona dela.

O chamado aborto honroso — provocado nos casos de gravidez resultante de estupro — e o aplicado em caso de crianças que poderão nascer defeituosas ou até sem cérebro não são exceções, pois não cabe ao ser humano tirar a vida do próximo (Dt 32.39; Êx 23.7).

Há alguma exceção? Penso que, numa intervenção médica, para salvar a vida da mãe, o aborto não se constitua um assassinato. Por quê? Porque, nesse caso, se a criança não for tirada, ela e a mãe morrerão. Não há outra alternativa, a não ser salvar a mãe, em detrimento da vida da criança.

Edir Macedo defende o aborto para evitar problemas futuros para mulheres jovens... Quer dizer, então, que, para evitarmos problemas, devemos matar uma pessoa indefesa? E, se ela fosse adulta e estivesse nos incomodando, deveríamos matá-la também? Ora, se não devemos matar um ser humano adulto para ter paz e tranquilidade, por que tiraríamos a vida de um ser humano inocente e indefeso?

Portanto, meus amados irmãos, ou a Palavra de Deus está desatualizada (e é claro que não está!), ou o senhor Edir Macedo não tem nenhum compromisso com o Deus da Palavra. Parabéns, Igreja Presbiteriana do Brasil e todos os líderes e expoentes que já tomaram uma posição exemplar em relação ao referido líder pretensamente evangélico. Os verdadeiros seguidores do Senhor Jesus jamais apoiarão a tese hitlerista pró-aborto do senhor Macedo.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Wallysou disse…
apz, amado.

bem, se é para evitar problemas de camundongos humanos vivendo em lixões, pq o sr. Macedo não propõe também a eliminação de vidas improdutivas, socialmente falando?

já q sua tese (dele, Macedo) é evitar essas coisas ruins, em breve poderíamos esperar ele sugerir fechar asilos e matar idosos imprestáveis, doentes terminais em UTIs, consumindo recursos públicos, esterilizar mulheres com mais de tantos filhos...

se ele teve tal capacidade, de chamar crianças de camundongos, sugerindo o aborto para evitar isso, do que mais ele não será capaz?

e outra, e não lhe dá o benefício da dúvida, a tentativa de mudar a situação, uma oportunidade para tentar ser diferente?

ok, se eu não faço nada (em tese) pelas crianças abandonadas, isso dá a ele o direito de matá-las antes de elas se tornarem, na visão dele, "ratos"?

q evangelho é esse que ele prega? e pensa q Jesus é besta para acreditar nisso.

parabéns por denunciar isso e se posicionar contra esses absurdos.

apz.
Anônimo disse…
Amei o post, pr.Ciro, parabéns mais uma vez.

André Vital
Rô Moreira disse…
Também concordo com a IPB. Para mim a IURD sempre foi seita, devido ao seu sincretismo. Agora então, com estas declarações do tal Bispo, só veio a confirmar o que já pensava a respeito da mesma. Paz!
Anônimo disse…
PASTOR CIRO, NAO SOU DUBIO, CALUNIOSO OU (EVASIVO)QUALQUER OUTRA COISA,O ''ANONIMO'' É PROBLEMA DE SENHA, ENFIM... ACHO QUE ME EXPRESSEI MAL (MUITO MAL POR SINAL) PEÇO DESCULPAS SINCERAS DE UM ASSEMBLEIANO DO PÉ ROXO(RSRS) NAO QUERO QUE VOÇE PENSE QUE SOU DESSES QUE FICAM MANDANDO MENSAGENS MAL EDUCADAS E ETC, NAO SOU CALUNIOSO, ME PERDOE POR TER DADO ESSA MA IMPRESSAO. ORO POR SUA VIDA VIU? DEUS TE ABENÇOE... HA, E VOÇE NAO VAI SE VER LIVRE DAS MINHAS MENSAGENS NAO TA! KK.. MAS AGORA, MAIS FILTRADAS... PAZ DO SENHOR
Clenio Daniel disse…
A paz do Senhor pastor Ciro. Imagino como os fiéis da IURD não reparam isso em seu líder Edir Macedo. Imagino também como ele diante do verdadeiro ensino das Escrituras, adquire tamanha coragem de defender em público a questão do aborto. Há muito tempo venho analisando as intuiçoes do Bispo Edir Macedo e o vejo preconizar tantos ensinos que estão em pleno desacordo com a sã doutrina. Bela postagem pastor Ciro! Deus te abençoe!
Olá Pr Ciro,

Sem dúvida, a IPB é uma das mais importantes denominações protestantes, e isso se conclui em razão de sua fidelidade bíblica (pondere os pontos convergentes, que são essenciais à fé cristã e somam além dos pontos divergentes), erudição teológica e por último, sua posição opondo-se a tais denominações com suas práticas crassamente anti-bíblicas. Isso é a evidência de que ela se agiganta como uma igreja que prima pela sua fidelidade à escritura.
Que seja de exemplo a todas as denominações que como ela, se consideram ortodoxas.

Graça e Paz
Mizael Reis
BLOG DO FILEMON disse…
É a velha seleção da raçã pura, conhecida como "eugenia", que foi praticada por precursores do anticristo como HITLER, por exemplo e, é resultado das observações ateístas de Darwin e experimentações de por Francis Galton .
Sabe-se que a IURD, através de sua liderança, obriga jovens pastores submeterem-se à cirurgias de vasectomia. Isso mesmo, esterilização masculina em massa. São adolescentes de 18, 19 anos, castrados sob argumentos de controle de natalidade.
O resultado dessa aberração será, num futuro próximo, mulheres infelizes com seus esposos por falta de filhos.
A forte argumentação da liderança, associada à busca por cargos de destaque e acesso aos “luxos” como carro, apartamentos maiores, programas de TV, transferência para o exterior, entre outras vantagens promovem a aceitação desta distorção abominável no meio que no meio dos jovens obreiros (de que obra?).
No fundo, o que se almeja é o controle do regime monástico implantado na IURD, isso mesmo, os pastores residem em prédios pertencentes à instituição e dedicam todo o seu tempo à igreja. Os filhos certamente causariam um desequilíbrio nas contas da igreja e na disposição de tempo de seus funcionários.
Além do aborto, Macedo apóia o divórcio e o novo casamento.
Você está de parabéns, pela coragem cristã de denunciá-lo à luz da palavra de Deus.
JOAB disse…
Só falta defender a eutanásia...
Ótimo artigo!

O Edir Macedo deve esquecer que a PALAVRA DE DEUS é o nosso livro de regra de fé e prática.

Salmo 119.105

Mas ele não deve se importar com isso, para ele mais vale o ditado: "O fim justifica os meios".

Plenitude em Cristo! VIVA A VIDA!
Clebio Lima disse…
Pr. Ciro, lendo seu comentário sobre o aborto, lembrei-me de outro assunto que considero polêmico: a pena de morte. Têm-se manisfestado alguns políticos defendendo-a. Se for possível, gostaria que fisesse um comentário centrado na Bíblia sobre este assunto.
Luciano Lourenço disse…
Vou deixar que Jesus responda a esse infame líder: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”(Mt 7:22,23).
Rafael disse…
Saudações em Cristo,prezado Pr.Ciro.

Como o comentário que fiz na postagem anterior, seria uma ótima oportunidade dos demais líderes realmente cristãos se manisfestarem abertamente dando o seu parecer bíblico igual à IPB dizendo:Sim,IURD é realmente uma seita.

Prezado, Ir.Ciro espero conhecê-lo pessoalmente na II conferência da EBD em Fortaleza, capital do meu Ceará.Apesar de não ser assembleiano estarei presente na IAD bela vista,dias 24 e 25 de setembro na posição de um mero e simples adimirador da sua pessoa,porém acima de tudo um mero e simples estudante e amante da auréa e reluzente palavra de Deus.

Um grande abraço e fica na paz da parte do Nosso Deus,Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Tamar disse…
Assisti o vídeo. Cara que medo!
A melhor maneira de defender uma causa indefensável é usar a bondade e o bem estar do próximo como argumento. O que é pior é que ele conseguiu verbalizar e tornar viável aquilo que muita gente nesse país pensa.
No final ele usa até a própria mãe.

Juntando isso aí com os argumentos das feministas com certeza teremos o aborto legalizado no Brasil.
Penso que até as mulheres casadas e crentes serão obrigadas pelos maridos a abortarem se passarem da conta.
Outra coisa que vai acabar são os processos por paternidade.
Será que a Igreja do Senhor tem alguma estratégia para os tempos que virão?
Ao amigo Pastor Ciro.
Tomei conhecimento do video e da posição do "bispo" Edir Macedo. Simplesmente chocante. Penso que a Sindrome de Lucifer já subiu na cabeça dele e pode determinar quem vive ou quem morre. Quanto a omissão em relação as questões sociais, realmente pecamos todavia ao tomar conhecimento do "templo de Salomão" em que pretende gastar alguns bilhões, um verdeiro escandalo, vê-se que ele não tem qualquer intensão de cumprir uma das mais rigorosas cobranças bíblicas: Cuidados com os pobres, viuvas e órfãos. Como ele manda matar, teremos um país do jeito que hitler queria.
abraços.
Pastor Genivaldo.
claudiopimenta disse…
Nao so o mais cedo como o erre erre, entre outros do mesmo tipo que tem como finalidade apenas o LUCRO , o vil metal nao sao evangelicos mas seita , humana de arrecadaçao, o unico fim desses elementos e o lucro
Honório Guedes disse…
A Paz do Senhor, Pr. Ciro! concordo em gênero, número e grau com o posicionamento coorente e corajoso da IPB em relação a IURD, bem como considero que o Sr. Edir macedo - precisa de um encontro real com o Senhor Jesus, para que aprenda a valorizar a vida seja ela em que estágio se encontre.

Fraternalmente em Cristo,

Honório Guedes
Anônimo disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Acho que essa era a gota d'água para que a nossa Assembléia de Deus também manifestasse publicamente repudio às afirmações do sr. Macedo, bem como incluir a sua referida igreja no rol de seitas! Afinal, o que mais falta a uma igreja-seita que já se manifestou a favor do assassinato descarado de vidas inocentes?

Lamento o imensurável número de gente sincera que tem se deixado enganar pela astúcia desse herege! Mas por outro lado, vejo perene a lamentação do profeta Oséias "O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento", e o que dizer do sentimento de nosso Senhor expresso nas palavras "quantas vezes quis eu ajuntar-vos como a galinha ajunta seus filhos debaixo de suas asas e vós não quisestes"?

Deus nos ajude.
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Acho que essa era a gota d'água para que a nossa Assembléia de Deus também manifestasse publicamente repudio às afirmações do sr. Macedo, bem como incluir a sua referida igreja no rol de seitas! Afinal, o que mais falta a uma igreja-seita que já se manifestou a favor do assassinato descarado de vidas inocentes?

Lamento o imensurável número de gente sincera que tem se deixado enganar pela astúcia desse herege! Mas por outro lado, vejo perene a lamentação do profeta Oséias "O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento", e o que dizer do sentimento de nosso Senhor expresso nas palavras "quantas vezes quis eu ajuntar-vos como a galinha ajunta seus filhos debaixo de suas asas e vós não quisestes"?

Deus nos ajude.
silvania disse…
A paz do senhor Pastor Ciro!
Concordo plenamente com seus comentarios e penso o seguinte: A muito tempo que esta igreja ja deixou de ser igreja do Senhor Jesus,pelas novelas e filmes satânicos,que passam na rede que diz ser da igreja,pelas perseguições que fazem a outros lideres de igreja,e por distribuir camisinhas em pleno culto la na África,por isto não me assusto com este artigo que o irmão postou,que Deus continue abençoando sua vida!Um abraço!
Rô Moreira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Acorda igreja! Ainda tens uma chance!

Estamos próximos de mais um pleito eleitoral, e como bom cidadãos acompanhamos a euforia dos canditados, no intuíto de entender o que podem oferecer-nos como futuros representantes públicos.

Muitas campanhas, promessas, embates, críticas, debates e notícias e mais notícias sobre os canditados.

Leia Mais no http://consistenciacrista.blogspot.com/

Que Deus continue te usando na blogosfera.

Ezequias Anacleto
Costuma-se dizer que algumas das celebridades da TV tem pacto com Demônios.

Acabo de perceber que ao se tratar dos donos delas, se faz isso e muito pior.
Anônimo disse…
Esse cão do "bispo" edir macedo deveria ser extirpado da sociedade cristã. O que me deixa furioso é que ainda tem gente burra pra seguir um calhorda desse. Vamos ler a Bíblia povo burro!!!! Vocês bancam a Record para propagar a prostituição - o que é o de menos por lá, e ainda por cima enchem os bolsos desse miserável. Como pode um cara que se diz "líder denominacional" chamar crianças de ratos? O que será que tem que ser feito para parar com essas abominações em nosso meio evangélico??? Infelizmente a Constituição diz que todos temos liberdade de culto, mas um babaca desse fazer o uso desse "culto" para estorquir e manipular o "seu" povo é demais... Sou um admirador do sr. Pr. Silas Malafaia, mas agora eu queria ver o que o mesmo diria diante dessa porcaria de IURD. Meu nome é Erico....
DESATIVADO. disse…
nossa ..
é realmente um absurdo.
As palavras do livro apocalipse está se cumprindo nos dias de hoje....
É , realmente está perto a vinda de Cristo ....
claudiopimenta disse…
queria ver um satanas desses que se diz bispo ver UM VIDEO de um feto tentado defender-se dos intrumentos abortivos defender esse metodo totalmente (des)humano !
Anônimo disse…
Reflexão digestiva neste blogue, postagens como aqui vemos dignificam aos que aparecer aqui !!!
Escreve mais do teu espaço, aos teus leitores.
Jose Antonio disse…
Meus irmãos, a Paz do Senhor! Depois dessa, eu acredito que o tal lider ( Edir Macedo ), apóia pena de morte, apóia tudo que vai contra os princípios da Palavra de Deus. Temos de orar, pra que Deus tenha misericórdia das pessoas que cegamente acredita neste homem, que de Deus não tem nada.
Thiago Sabino disse…
eu dou graças a Deus todo o dia quando perseguem a igreja, eu tenho certeza que o bispo esta certo minha opiniao e essa, sou da iurd a 4 anos, fiquem com Deus vou orar por você pastor para Deus abrir os seus olhos
Tenho 13 anos
Anônimo disse…
Eu estava procurando por este fórum maravilhoso, e achei . Agora eu sou o seu utilizador regular.rnObrigado pela administração deste fórum.
Anônimo disse…
Guy .. Excelente .. Maravilhosa .. Vou marcar o seu site e tomar os feeds alsoI -me feliz por encontrar tantas informações úteis aqui mesmo dentro do até colocar, nós precisamos trabalhar mais técnicas a este respeito, obrigado por compartilhar . . . . . .
Unknown disse…
pr.ciro tenho acompanhado ums livros seus ,axo de bastante ajuda suas obras. jesvs estaja cm vc . amem . kkkk
Unknown disse…
suas obras sao profundas, meu irmao em cristo. creio que ê de grande ajuda suas obras para aqueles que querem aprender mas sobre a biblia. que Jesus tn abencoe ,Amem kkkk