É possível orar enquanto dormimos?


Você já percebeu que, ao sair da cama, pela manhã, ao colocar o pé no chão — a não ser que você tenha tido um belo sonho ou um pesadelo horrível —, o que vem à sua mente é exatamente a última coisa que você conversou, pensou, ouviu ou assistiu antes de ir para a cama?

Se, antes de dormirmos, por exemplo, assistimos a um jogo de futebol e ficamos acompanhando os comentários pós-jogo, de manhã cedo será isso a nossa primeira lembrança. Se assistirmos a um programa de entrevistas, logo cedo nos lembraremos de quase tudo, e assim por diante.

Não é por acaso que, em Cantares de Salomão 5.2, está escrito: “Eu dormia, mas o meu coração velava”. Quando dormimos pensando em Deus, em suas obras; quando oramos e meditamos em sua Palavra antes de encostarmos a cabeça no travesseiro, continuamos em sintonia com Ele durante toda a madrugada. E, pela manhã, o nosso pensamento continuará firme no Senhor. Aliás, há, em Isaías 26.3, uma promessa para quem mantém-se em sintonia mental com o seu Criador: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”.

Ao dormirmos, damos descanso ao nosso corpo. E todo trabalhador precisa de um sono reparador. Mas não pense que o repouso noturno impõe ao “homem interior” descanso. Não! A nossa alma e o nosso espírito não dormem. E, por isso mesmo, precisamos desenvolver a nossa comunhão com o Senhor Jesus de modo contínuo, a fim de orarmos até dormindo!

Parece estranha a afirmação de que oramos enquanto dormimos, mas é preciso entender que o nosso culto individual nunca deve acabar, nem quando dormimos! As reuniões nas igrejas, os cultos coletivos, terminam. O culto individual, ao contrário, deve continuar. Veja o que disse o profeta Isaías: “Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te” (26.9). Além de distinguir espírito e alma, esse profeta mostra que o servo de Deus que se preza o cultua até durante o seu repouso noturno. Afinal, ao dormirmos, o espírito e a alma continuam em plena atividade.

Se a nossa alma estiver cheia de futebol, de filmes violentos ou eróticos, de preocupações, não cultuaremos a Deus em espírito enquanto dormimos. No momento em que pusermos o nosso pé no chão, no dia seguinte, o que virá à tona? Futebol, violência, desejos ilícitos, preocupações... No entanto, se orarmos antes de dormir; se lermos com meditação a Bíblia Sagrada, se fizermos um culto familiar; se estudarmos a lição da Escola Bíblica Dominical; se lermos um bom livro evangélico; se assistirmos a um programa instrutivo; se conversarmos com alguém sobre as grandezas de Deus, etc., é isso que virá à tona pela manhã.

Portanto, é possível orar enquanto dormimos? Claro que sim! Se não fosse, não fariam sentido os textos de 1 Tessalonicenses 5.17 e Salmos 34.1: “Orai sem cessar” e “Louvarei ao SENHOR em todo o tempo”.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

A paz do Senhor.

Pr. Ciro

Obrigado por mais este texto edificante.

Um abraço,

Artur Ribeiro
A paz do Senhor.

Deixe-me fazer uma sugestão ao senhor: o que acha de pôr em seu blog um recurso de compartilhamento, isto é, aquele de compartilhar como o AddThis?

Seria muito proveitoso para todos.

Abraço,

Artur
obreiromateus disse…
A Paz do Senhor.

Me aconteceu exatamente isso hoje, achei engraçado o fato de acordar continuando uma oração rsrs, entendi nada, mas foi bom.
Paz, Pr. Ciro!

Primeiramente, parabéns pelo novo visual do blog - continua leve, no entanto, o predomínio da cor branca deixou o template mais interessante.

Quanto a postagem, realmente tenho detectado isso também - normalmente a última ação enquanto acordado, continua na lembrança durante o sono. Tenho observado também que não somente acontece em relação à oração. Estou lendo o livro "Nao Tenho Fe Suficiente Para Ser Ateu - Norman L. Geisler; Frank Turek" (fico até tarde, às vezes) e as argumentações do livro tem martelado minha mente durante toda a noite, até mesmo em sonhos.

Realmente dá pra ficarmos ligados no Senhor incessantemente.

Um abraço na paz do Senhor Jesus Cristo,

Elian Soares
Philadelfia - Evangelismo e Louvor
www.evangelismoelouvor.com
Alex Gandra disse…
A paz do Senhor Pr.Ciro.

Obrigado por edificar nossas vidas atraves de textos como esses.
Deus te abençoe.

Alex Gandra Cada de Deus.
silvania disse…
Concordo plenamente,as vezes no meio da noite,penso que estou pregando pra mim mesma!
Um Abraço em Cristo.
. disse…
A doce paz de Jesus!

É muito bom ler suas palavras, pastor Ciro. Ao ler estes textos edificantes sinto uma imensa alegria na alma. Sinto (é apenas um sentimento, não sei se corresponde à realidade) cada dia mais o primeiro amor vai esfriando entre os cristãos. Necessitamos cada vez mais de palavras como as suas. E, conforme elas vºao se tornando raras, também vão se tornando mais preociosas e necessárias. Por favor, não deixe de pregar a verdade.

Deus te abençoe, querido pastor,


Gile.