Como ser um webereano na World Wide Web


Os bereanos (crentes de Bereia) foram considerados mais nobres que os cristãos de Tessalônica (At 17.10,11). Os tessalonicenses também foram nobres: recebiam a palavra da pregação de Deus proferida pelo apóstolo Paulo, não como palavra de homens, mas como Palavra de Deus (1 Ts 2.13).

Por que os bereanos foram considerados mais nobres do que os de Tessalônica? Porque, além de receberem com toda avidez a pregação de Paulo e de outros expoentes, examinavam “cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”. Eles tinham total segurança de que andavam segundo a Palavra de Deus.

Como, neste mês, a World Wide Web (conhecida como WWW) completa 21 anos, a partir de agora, nesta postagem, empregarei web como prefixo em algumas palavras. “O que isso tem que ver com bereanos e tessalonicenses?, algum web-leitor poderá perguntar a este webescritor.

Na grande rede há muitas webmensagens, boas ou ruins; bíblicas ou antibíblicas; proveitosas ou não, etc. Sejamos webereanos, crentes nobres na World Wide Web; isto é, webcristãos que, de bom grado, leem um webtexto, ouvem um podcast ou assistem a um webvídeo no YouTube; examinam tudo, mas não abrem mão do conselho transmitido originalmente aos tessalonicenses: reter o que é bom (1 Ts 5.21).

Os webereanos são cristãos seguros, que visitam os blogs antigos ou novos;
os “badalados” ou pouco visitados; os que “censuram” comentários ou que usam o espaço de comentários para atacar webeditores “amigos”, direta ou indiretamente, etc. Eles (os webereanos) sabem reter o que é bom; respeitam a opinião de todos, mas preferem ter as Escrituras como a sua fonte primária de autoridade, sempre.

Que Deus nos ajude a sermos webverdadeiros na World Wide Web.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Ventura Neto disse…
Quero lhe parabenizar pela postagem
mas confesso que fiquei surpreso por não ver tantos comentários por aqui,
que Deus continue te abençoando no uso dessa ferramenta poderosa na divulgação da Palavra de Deus.
Tenho aprendido e compartilhado o que leio na rede, entretanto tenho filtrado as informações através da analise de tudo à luz da Bíblia,e sempre pedindo a Deus que o Espírito Santo testifique confirmando a soberana vontade do Pai para todos nós.
Sou um Webereano Glória a Deus!!!
Caro Pr. CSZ

A Paz do Senhor!

Parabéns pela excelente postagem!
Assim como o Ventura Neto, pergunto:
Onde estào os webcomentaristas?rsrs

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto
Caro webpastor CRS,

Não são todas as postagens que despertam o interesse dos webcomentaristas. Muitos preferem assuntos polêmicos, que, no momento, encontram-se alhures (risos).

Um web-abraço!

CSZ
p.s. Creio que, na sexta-feira, finalmente, nos conheceremos pessoalmente, se Deus quiser
Caro irmão Ventura Neto,

Grato pelas palavras de incentivo. E parabéns por sua postura bereana.

Como eu disse ao pastor Carlos Roberto, as postagens que geram mais comentários são as polêmicas. Veja, por exemplo, neste blog, as abordagens sobre Benny Hinn, pirataria, falsos milagres, Bíblia de Estudo Dake, música, etc.

Para mim é importante diversificar, pois há leitores de todo tipo na grande rede. Mas reconheço que a maioria dos comentaristas prefere os assuntos polêmicos.

Em Cristo,

CSZ
Alexandre Braga disse…
Paz do Senhor,

Valiosas informações.
Filtrar fontes de pesquisas é importantíssimo, pois más leituras nos levam ao empobrecimento espiritual e cultural. Valiosas informações, servem também como cajado, para nos trazer de volta ao caminho correto. A prioridade à Palavra de Deus.
Excelente post!

Em Cristo,
Alexandre Braga
Walter Filho disse…
Nessa era digital em que vivemos, todo cristão verdadeiro deve ser um Webereano. Deparamo-nos com tantos modismos na grande rede, que se não passarmos tudo pelo filtro Santo da palavra de Deus, uma confusão sem precedentes acontecerá (ICO 14,33).

Recentemente, vi em um blog um rapaz vendendo uma "espada de Davi" supostamente usada para "derrubar o gigante que ameaça a sua vida". Os interessados podem adquiri-la pelo preço de R$ 500,00 à vista, ou com três cheques com 30, 60 e 90 dias de prazo(risos).

Ser um Webereano hoje é urgente, "é pra ontem!". O Senhor Jesus esta à porta e com a mão na maçaneta.

Em Cristo
Walter Filho
Unknown disse…
paz do senhor pr. ciro muito boa webpostagem,realmente a web tem se tornado um rica fonte de pesquisas para os webestudantes da palavra de Deus. Eu por exemplo ainda sou aspirante a defensor do evangelho verdadeiro e tenho lançado mão muitas vezes da web pra meus estudos, principalmente nos blogs e o seu blog está nos meus favoritos, mas, tenho que admitir que encontramos na web muito material nada ortodoxo, daí a necessidade de seu um crente webereano.
Que o Deus continue a lhe abençoar.
Amado Pr. CSZ

Parabéns pela bela postagem, não é de se admirar que muitos procuram postagens com assuntos polêmicos para comentar, pois estes Webcomentaristas gostam de ver o circo pega fogo.
Dificilmente eles gostam de assuntos relacionados a Palavra de Deus, como o senhor postou acima, ele não gostam de examinar e assim não conseguem reter o que é bom.
São desses que Paulo se refere:
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : 3)
Que o senhor continue anunciando a Fiel Palavra de Deus, e não se preocupe com as criticas, as pedradas só nos fazem se aproximar mais de DEUS.

A Paz do Senhor
Tamar disse…
O critério é sempre o mesmo, o conteúdo do site está relacionado com a formação e o caráter do autor. Árvore boa dá bom fruto.
Não importa se é calvinista, wesleyana,pentencostal, cessacionista, quacker ou nda

Bjs.
overbooverbooverbo.blogspot.com disse…
Parabéns Pastor Ciro,otima postagens,continue sempre assim, sendo usado por Deus.
Glauco Carvalho disse…
CSZ , parabens!
que rico essa mensagem vejo
como Irmão tem trazido a Palavra Deus
tambem! para os nossos Jovens eles precisam Grato Pastor!
ROBSON SILVA disse…
Querido Pr. Ciro Zibordi, a quem tenho em grande estima.

O texto a seguir foi escrito para ser publicado no PPA, mas preferi fazê-lo primeiramente aqui, por considerar que grande parte das reflexões nele contidas foi produzida a partir da análise da vossa escrita.

Portanto, recebe-o, bem como a mim, como um subproduto da vossa mente, na qual tenho me espelhado, e com a qual me filio.

Perdoe-me, ainda, o número excessivo de linhas...

SEM CENSURA...

Como podemos ver (e até ouvir), a blogosfera “verdadeiramente” cristã veio para ficar, e com ela a “outra”. Sendo assim, cabe a nós – aqueles cujo alvo é o céu e cuja dependência está no ETERNO – buscar entendimento junto ao Pai das Luzes, que tudo trás às claras (NELE não há trevas), a fim que “compreendamos bem todas as coisas” (Dn 12:10), e “experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2).

Infelizmente, os membros da “outra” discernem sempre TUDO à luz da razão, da censura (aqui entendida por crítica), da política, da economia, da ética e dos valores ESTRITAMENTE HUMANOS... Não que estes não tenham o seu valor, ou o seu lugar em nossas vidas, do contrário “ser-nos-ia “necessário sair do mundo”. (1Co 5:10).

Por sua vez, como WEBereanos precisamos SIM ouvir, ler, discutir, assistir, opinar, discorrer, refletir sobre “quase” TUDO e RETER O BEM, mas NÃO nos calando diante das atrocidades que se cometem em nome da “falsa liberdade cristã” ou da “falsa autoridade eclesiástica”. Chega de BLEFES!

Paulo, o apóstolo, ao tomar conhecimento das barbáries praticadas na igreja de Corinto, não a poupou da “pena” – digo: de palavras duras de exortação. E sobrou pra “todo mundo”! Sendo necessária, inclusive, uma TRÉPLICA.

Conquanto soubesse que os coríntios estivessem “santificados em Cristo”, “enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento”, bem como nos dons, a notícia “bombástica” de que dissensões, divisões e contendas também permeavam o modus vivendi daquela igreja provocou no apóstolo uma reação imediata.

Paulo já tinha ouvido TUDO e RETIDO O BEM, mas não estava CONFORMADO COM O MAL, nem faria VISTAS GROSSAS para ele. A sobrevivência de muitos dependia da coragem, não apenas dele, o apóstolo, mas de toda a congregação para, se necessário, entregar alguns a Satanás. (1Co 5:3-5).

Havia ainda testemunhos plúrimos de que tais fatos eram verídicos, pelo que o apóstolo não titubeou, abrindo mão do sigilo da fonte: “A respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé...” (1Co 1:11). Deu “nome aos bois”! (Figura de linguagem).

Mas os de Cloé não eram os únicos. As práticas infames de falsos irmãos (ou seria irmãos falsos? Ver http://portuguesnarede.blogspot.com/2010/03/o-sentido-das-frases-ordem-pode-alterar.html) estavam incomodando uma grande parcela da igreja, pelo que as notícias corriam de um lado para o outro. E olha que nem existia a WEB. Vivesse o apóstolo em nossos dias, certamente teria um Blog!

continua...
ROBSON SILVA disse…
Segue...

“Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade...” (1Co 5:1).

Quem poderiam ser os que “geralmente” comunicavam ao apóstolo o as imoralidades dos coríntios? Timóteo (4:17)? Outras famílias além da de Cloé (7:1)? Certo é que toda a carta esta baseada nos relatos que chegavam ao apóstolo através daqueles mensageiros, os quais detalhavam os eventos que se praticavam entre os crentes (?) daquela igreja. Hoje certamente seriam taxados de mexeriqueiros.

Se houve “exagero” por parte de alguns, ou falha na comunicação (reprodução noticiosa dos fatos) – é possível que tenha havido –, não saberemos ao certo.

A este respeito poderá o nobre amigo Pr. Geremias do Couto nos brindar com seus comentários, posto tratar-se de uma área da qual ele é mestre: COMUNICAÇÃO.

“Antes de tudo ouço que quando vos reunis na igreja, há entre vós divisões, em EM PARTE o creio.” (1Co 11:18).

O versículo acima parece sugerir que o apóstolo está a ponderar as palavras noticiadas pelo “Corinthians News”. Não que os portadores da notícia estivessem mentindo, mas havia ali uma consideração a ser feita acerca da questão da DIVISÃO e da DIFERENÇA entre os irmãos.

Neste ponto, teríamos que recorrer ao preclaro Dr. Esdras Bento, já que não domino o Grego, e não poderia confirmar o sentido original das palavras naquele contexto.

Não obstante, em nosso vernáculo, encerra o texto que, para o apóstolo, era plausível, aceitável, e até salutar para a igreja, que houvesse DIFERENÇAS entre os irmãos a fim de que aqueles que tinham a aprovação de DEUS se manifestassem (v. 19) em prol e para o BEM da obra.

DIFERENÇAS, por exemplo, na forma de profetizar (na medida da fé); na forma de ministrar; na forma de ensinar (com dedicação); na forma de exortar; na forma de repartir (com liberalidade); na forma de PRESIDIR (com cuidado); na forma de exercer a misericórdia (com alegria). (Rm 12: 6-8).

A DIVISÃO, por sua vez, era nociva, perversa, maligna e altamente prejudicial à vida e à saúde da comunidade, por isso precisava ser severa e publicamente combatida.

“Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja PODEROSO, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância. [...] Portanto, REPREENDE-OS SEVERAMENTE, para que sejam sãos na fé, não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o SEU ENTENDIMENTO E CONSCIÊNCIA ESTÃO CONTAMINADOS. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.” (Tt 1:7-16).

Concluo, portanto, na certeza de que todo WEBereano que diligentemente atenta para a Palavra do Senhor não terá dificuldade, em sua carreira cristã, para discernir e discorrer com segurança, sobriedade, amor e temor no ETERNO. sobre TUDO o que for BOM ou de BEM para o aperfeiçoamento da blogosfera cristã,

Forte abraço,

Estamos juntos nesta peleja.

Em Cristo Jesus, o Mestre por Excelência,

Robson Silva
Caro pastor Robson,

Grato pela valiosa participação em meu modesto blog.

Em Cristo,

CSZ
Glaukinho,

Meus primeiros dois livros foram escritos exclusivamente aos jovens/adolescentes. Gosto muito desse público.

Um grande abraço.

CSZ
Tamar,

Grato pela sempre relevante participação.

Um abraço.

CSZ
Laudinei- NEI disse…
Prezado Pastor Ciro:


O senhor usa o termo bereanos para os crentes de beréia.
O correto não seria bereianos?

Criei meu blog com o nome "exemploberano" depois de criar é que percebi um possivel erro na grafia. ( a falta do i)

A grafia usada no meu blog e citada no seu texto esta correta?

E possivel as duas grafia? Bereano e bereiano?

Grato...



Nei
exemplobereano.blogspot.com/
Shalom!

Amado Pr Ciro, continue com sua nobre missão de escrever com diáfana clareza.

Em tempo, o sr é um escritor weblogocêntrico?

abraços do companheiro,

Pr. Marcello
Caro pastor Marcello,

A paz do Senhor!

O weblogocêntrico seria alguém centrado no blog. O prefixo "web" acaba por enfraquecer o sentido de logocêntrico, designação de alguém centrado na Palavra.

Portanto, respondendo à sua pergunta, gosto muito de blog, mas tenho procurado ser LOGOcêntrico, BIBLICOcêntrico (e não BIBLIOcêntrico).

Em Cristo,

CSZ
Caro Laodinei,

O correto e usual é BEREANO.

Em Cristo,

CSZ
RUBEN disse…
Pr. Ciro, a paz do Senhor!

Mais uma vez reafirmo que artigo como este devem ser não somente lido mais compartilhado, pois é extremamente edificante, parabéns por mais esta postagem! Pastor estou muito feliz (como os demais de nossa congragação) pois o senhor estará nos dia 28 - 31 de Julho em nossa igreja (Assembléia de Deus em Gov. Valadares), estamos ansiosos aguardando sua visita, temos certeza que seremos grandemente abençoados!

Que Deus continue derramando bençãos sobre ti e sua família!

Dc. Ruben.
Dini Kelly disse…
Muito bom pastor. Você sempre me surpreende.

Vou compartilhar no meu blog.
Paz do senho, Pastor.

Logo quando comecei no ministerio da pregaçao da palavra de Deus, Tinha muitas duvidas no que diser sem afetar a palavra de Deus. Não que eu ja saiba tudo, tenho duvidas até hoje,rsrs.

Ma li um livro seu que foi de suma importancia pra mim "erros que os pregadores devem evitar", Deus te abenço ricamente.

Visite meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.
Nosso webprezamado webpastor webCiro webZibordi,

Uma maravilhosa webpaz do Senhor!

Este webtexto está websensacional, nesta webmatéria.

Creio que os webirmãos estarão webaprendendo webmuitíssimo com esta webidéia de webanunciar o Evangelho da Verdade.

É sempre webfantástico, poder webverdadeiramente webaprender com as suas webmatérias.

O Senhor seja com o webamado e webcompanheiro, webpastor em sabedoria e conhecimento pela webrede,

O webmenor de todos os webereanos.
certamente Deus tem sempre agido no tempo certo sempre agirá.
Unknown disse…
Amado Pastor,
Gostei do Post. A fidelidade na WWW como em qualquer lugar ou circunstância é ingrediente indispensável a um Cristão. Para agradar a Deus não devemos nos privar da ferramentas disponíveis na atualidade e sim saber usa-las com nobreza. Paz!
Arildo Silva disse…
Muito boa postagem,Pastor Ciro,hoje mais do que nunca temos que ser webereano,porque o papel do inimigo é confundir e enganar.
Anônimo disse…
Fabio
Sorocaba, SP.

Graça e paz da parte de Deus e da do Senhor Jesus Cristo pr Ciro.
Caro pr Ciro, depois de 375 de férias, o Senhor abre novamente uma grande porta de emprego.
Amanhã dia 15/03/2010 estarei iniciando.
Só Deus em nossa vida!!!
Um grande abraço.
Anônimo disse…
Eu continuo aguatdando uma materia sobre a webmaconaria e os webpastores macons, conforme voce disse na sua resposta a mim dirigida.
Estou aguardando.

Reginaldo felix
Ministerio Voz que Clama no Deserto.
sylasneves disse…
Olá Pr. Ciro,

A PAZ DO SENHOR!

veja no meu blog as fotos do lançamento do meu livro.
Anônimo disse…
PQ o senhor não aderiu ao selo pela UNIDADE na Comemoração do centenário?
Por acaso está com medo de desagradar os que se acham donos da CPAD? E com isso perder vantagens?

triste e lamentável!
O anonimato é triste e lamentável.

Não devo satisfações a anônimos ímpios e promotores de desordem e discórdia, como já disse aqui várias vezes, e aproveito para repisar.

Grato, "anônimo", pela "sugestão" (provocação), mas este blog é independente.

CSZ
ROBSON SILVA disse…
Paz nobre Pr. Ciro,

Me permita um acréscimo...

O Anônimo é verdadeiramente um filho do CÃO... E assim como seu "pai" ninguém o conhece pelo nome, apenas por apelidos depreciativos, como: diabo, capeta, cramunhão, serpente, imundo, chufrudo, rabudo, infeliz...

E por aí vai...

Abraços, e parabéns pela firmeza!

Em Cristo Jesus, em quem temos plena comunhão,

Robson Silva
Prosseguimos unidos para um Alvo maior, mais precioso, sublime, incomparável...