Por que muitos evitam o número 13?

Atenção, atenção! Este artigo nada tem que ver com numerologia esotérica ou superstição. É apenas uma defesa do malfadado número 13, considerado por muitos — talvez a maioria das pessoas, como o cantor Roberto Carlos — um número que dá azar.

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Zagallo, é um caso à parte. Ele trata o 13 como um número de sorte, mas por pura superstição. Após vencer a Copa América, em 2004, contra a Argentina, ele declarou: “Argentina vice tem 13 letras”. Mas, em 2006, um argentino deu o troco: “Brasil sem hexa também possui 13 letras”.

De onde veio a crendice de que 13 dá azar? Possivelmente, da mitologia nórdica. Uma lenda diz que Odin, tendo estabelecido o seu reino na Escandinávia, escolheu 12 sábios para um banquete na “morada dos deuses”. Loki, o deus do fogo, não foi convidado e, por inveja, arrumou uma grande confusão, tornando-se um indesejado 13º. participante, na festa. Teria surgido aí a crendice de que 13 é sinônimo de azar e desgraça.

Alguns pesquisadores fazem conexão da referida lenda com a história de Judas, que, ao trair o Senhor, tornou-se, da mesma forma, um indesejado 13º. participante, na chamada última Ceia — na verdade, a última Páscoa, “até que ela se cumpra no Reino de Deus” (Lc 22.16). Como o Senhor foi crucificado numa sexta-feira, supõe-se que daí advenha a sexta-feira 13, Jason e cia.

Para se ter uma ideia de como há pessoas que levam a sério esse assunto, existem vários prédios, no mundo todo, em que o número 13 é omitido, nos elevadores; isto é, o 13º. andar é chamado de 14º. Eu era office-boy em São Paulo, quando vi isso pela primeira vez no prédio do Banco Safra, na Avenida Paulista. Estranhei quando o elevador passou do 12º. para 14º. andar e imediatamente olhei para os botões e não encontrei o número 13. O prédio onde resido, em Niterói, no Rio de Janeiro, possui 13 andares! Quem mora no 13º. é o zelador; e todos têm medo dele (risos).

Quando olhamos para a Bíblia, vemos que 13 não é de azar nem de sorte. Mas um número significativo. Basta observar que o Apóstolo Jesus Cristo (Hb 3.1) e os seus 12 seguidores formaram um grupo de 13 apóstolos; e que Jericó foi rodeada 13 vezes pelos israelitas — alguém pensa que foram apenas 7 voltas, mas o texto de Josué 6.3-4 mostra que foram 13, ao todo.

Você sabia que os livros de Neemias, 2 Coríntios e Hebreus também possuem 13 capítulos? E que a bênção apostólica está registrada em 2 Coríntios 13.13? Ou seja, o último capítulo dessa carta possui 13 versículos! Glória a Jesus! (13 caracteres); aleluia, Senhor (13 letras).

Para finalizar, um último fato atrelado ao suposto número de “azar”: no próximo dia 13 deste mês a CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) comemorará, se Deus quiser, 70 anos de fundação!

Grande abraço! (13 caracteres)

Pr. Ciro Zibordi (13 letras)

Comentários

não PUBLIQUE!

Amado Pr Ciro, falou a letra "n" na expressão: "ate que se cumpra o rei [n]o de D'us.

um abraço companheiro!

seu conservo, Marcelo Oliveira
Caro pastor Marcello de Oliveira,

Grato pela visita e pela revisão. Nós, editores de blog, deveríamos fazer uma parceria, a fim de que um revisasse o texto do outro. Às vezes, lemos e relemos o nosso texto e não percebemos pequenos detalhes, que outro escritor notará na primeira passada de olhos.

Grato pela ajuda.

CSZ
não PUBLIQUE!

Amado Pr Ciro, não estou revisando seu texto. Isso acontece muitas vezes comigo. Apenas falei, por saber que o sr prima pela excelência da língua de Camões.

Depois veja meu texto: A trindade em Isaías 63, e [veja]a "invertida" que dei num TJ.

um abraço, Marcelo Oliveira
Unknown disse…
bela postagem pr. ciro,as vezes esses detalhes passam despercebidos,eu não tenho nada contra o numero 13, afinal o nome do meu filho também tem 13 letras,......franklin braga,rsrsrsr
pazzz.
Caro pastor Marcello,

A sua revisão é bem-vinda e qualificada. Aliás, é uma honra para mim ter o meu texto lido e revisado por um exegeta.

Visitarei o seu blog e também deixarei ali as minhas considerações. Fiquei curioso com a "invertida" dada no TJ (risos).

Um grande abraço.

CSZ
Thiago Schmidel disse…
Ufaaaa pastor, me tirou um peso danado das costas. Meu aniversário é no tal dia 13 de Abril e às vezes surge numa sexta 13, dai já viu né rsrsrs.
Claro que não falei sério mas adorei o modo como o senhor trouxe humor junto ao conhecimento através da Palavra de Deus.

Deus continue a te abençoar.

Em Cristo Jesus(13) ;)
Anônimo disse…
Parabéns pela postagem Pr. Ciro, e gostei muito da idéia de que um blogueiro fizesse parceria com outro, a fim de que um revisasse o texto do outro. Eu também nunca soube porque tanta especulação com o 13, as vezes eu até acho que as pessoas que fazem isso não sabem nem o que estão dizendo, se guiam pelos outros. Na verdade, o 13 não é nada, além de um número comum, eu tenho 13 anos e é uma idade confusa, mas não é ruim, é uma idade como todas as outras, creio que essas coisas de superstições não são nada, uma vez vi um gato preto e no outro dia ganhei meu notebook, o que foi? Azar? Tudo está dentro da vontade de Deus, e que Ele cuide do 13 e dos gatos pretos, para que eles não entrem em extinção! (risos)

Rilson Joás,
http://rilsondossantos.blogspot.com/
Thiago Holanda disse…
rsrsrsrs....muito bom seu texto. Eu não tinha conhecimento dessa lenda nórdica!

Pastor Ciro,
DEUS TE ABENÇOE (13 letras).... rsrsrsrs
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Sinto informá-lo, mas nunca mais, verificarei o sei blog nos dias com términos 13. Risos.

Deixarei para verificar a matéria do dia 13, sempre no dia 14.

O Senhor seja contigo, nobre servo.

O menor de todos.
Jean Patrik disse…
Paz do Senhor pastor Ciro!!!

Achei muito legal esse artigo, sem falar do mito do n°13 que veio dessa história contada pelo senhor.

Em um país supersticioso como o Brasil, vejo uma grande necessidade de pessoas que estão tão presas a esses costumes mitológicos, e que precisam se libertar desse jugo. O Texto que o senhor escreveu com certeza irá colaborar para o dispertamento desse povo.

Deus continue lhe abençoando pastor!!!
Shalom!

Amado Pr Ciro, permita-me voltar à esta tribuna.

Primeiro este revisor falhou ao "revisar" seu texto (risos)! No 1º comentário fal[t]ou a letra [t]....

Agora, permita-me ampliar a idéia do nº 13, visto que o sr disse do prédio do Safra pular direto para o nº 14.

Na Cabala (lado místico do judaísmo) o nº 13 é um ótimo número! O sr bem sabe que as letras na língua hebraica são números.

Por exemplo: a palavra - "ahaváh" (amor) dá o nº 13

a palavra "echad" do Shemá de Dt 6.4 - também dá o nº 13 - que coisa hein!

Agora, penso que eles não usam o nº 13, pois no Tanakh este número é o número da rebeldia e apostasia senão vejamos;

Gn 10.9 - Ninrode, que vem duma raiz hebraica: "marad" - rebelião

Gn 14.4

Gn 17.25 - Ismael foi circuncidado apenas com treze anos! Lembrando que a circunsição era realizada no 8º dia. Portanto, um ato de rebeldia.


Et 9.1 - o dia que era para ser executado o edito do rei (13º dia)

El Méler Neeman, são 13 letras (risos)!

Pr. Marcelo
Unknown disse…
Procurando eu em seu blog nada há sobre maçon ou maçonaria...É proibido isso no seu blog?
"Alexandre",

Procurei no seu perfil alguma informação e nada encontrei. Por quê? Você é maçon? Não pode se expor?

Aguardo sua resposta.

CSZ
Unknown disse…
caro pr. ciro eu morro de rir com uns caras cheio de gracinhas que entram no seu blog pra tentar tirar um casquinha e se arrebentam, como diz o velho ditado: quem fala o que quer ,ouve o que não quer. paz pr.ciro
Pb.PEDRO disse…
Saz do Senhor pastor Ciro. tantas pessoas querendo disvendar misterios,
dos numeros profecias biblicas arespeito do fim e o pior muitos deixaram a biblia para seguir suposições veja por exemplo o que o site:http://www.tempofinal.com/prepare-se_cidadaokane.htm. uma forma sutil de ganhar dinheiro facil e pior interpretando a biblia de forma erronia. usando o seguinte bordon; (PREPARE-SE A CHEGADA DO ANTI CRISTO) NÃO DEVERIA SER PREPARA-SE POIS BREVE VOLTAR.
Anônimo disse…
13, 7, ou qualquer outro número são apenas números, só são outra coisa quando Deus assim deseja dar um significado para um deles.
Estudar numerologia e ficar comparando com acontecimentos da vida isso para quem quer servir a Deus só atrapalha principalmente porque Deus nos mandou analisar as Santas Escrituras e não procurar segredos pois quem estuda números para achar significados para a vida são cabalistas e astrólogos que teêm isso como sua religião esquecendo da vontade soberana de Deus sobre todo e qualquer acontecimento pois não cai uma folha de uma árvora se não for da vontade de Deus.
Faço aniversário no dia 13 do mês 07 e várias vezes caiu em uma sexta-feira, muitos me diziam para eu tomar cuidado mas nunca dei idéia pra isso pois minha fé está no poder de deus e não em maldição humana e tenho certeza que por esta razão foram meus melhores aniversários.
Devemos ter a bíblia como foco de leitura para sabermos a vontade de Deus e não buscar "mistérios e segredos" em números e outras coisas pois coincidências sempre existirão mas é a palavra de Deus que nos separa dos iludidos e nos mostra a verdade e se todos vocês procurarem com fé agora mesmo acharão no mínimo um versículo de qualquer passagem da bíblia que que falará com cada um sobre esta parte.