Gravetos que pegam fogo: fim do mistério (2)

Segundo a Palavra de Deus, o homem espiritual discerne bem tudo, isto é, julga bem todas as coisas (1 Co 2.15; 1 Ts 5.21, ARA). Por isso, precisamos nos esforçar para distinguir entre milagre e fenômeno da natureza; entre sobrenaturalidade e naturalidade.

A fim de avalizar a informação que eu vinha apresentando neste blog, há mais de um ano, de que a luminescência de gravetos no meio da mata é um fenômeno natural, e não um sinal divino, o engenheiro agrônomo e irmão em Cristo Milton Rogério Seifert — CREA-PR 25554/d, formado pela Universidade Federal de Pelotas-RS — tem me enviado voluntariamente informações valiosas por e-mail.

“Entendo a sua preocupação, ao ver muitos crentes se desviando do verdadeiro sentido das vigílias de oração. Quando falei que esse fenômeno, estava sendo interpretado erroneamente, muitas pessoas não aceitaram... Mas, quando meu pai caçava, via esses fenômenos; eram vistos sem nenhum mistério. Temos aqui na cidade um monte onde os irmãos oravam, e o solo era muito rico em matéria orgânica. Então, quando pulavam na mata, saíam ‘línguas de fogo’ do chão, e eles interpretavam como sinais dos céus. Na verdade, era apenas o gás retido no solo da decomposição, o qual é expulso e fica incandescente” — explica Seifert.

Há muitos irmãos e místicos, como os ufólogos, que acham que os tais fenômenos são coisas do além. Seifert enfatiza que “existem insetos que brilham e principalmente as larvas (coleópteros), que emitem luz na noite. Se olharmos os gravetos, vemos que eles não brilham na totalidade, mas nas regiões onde a decomposição é maior”.

O irmão Seifert indica também o link http://uleinpa.blogspot.com/2009/01/nico-fungo-bioluminescente-da-amaznia.html, que informa a respeito do fungo bioluminescente da Amazônia. “Pensa-se, inclusive, em usar, no futuro, esses organismos para gerar energia” — conclui.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

SILVANIA disse…
A paz pra todos!
Ao ver este assunto em pauta ,me lembrei de um episódio que aconteceu em minha casa!
Um certa pessoa se dizendo irmão,disse a mim e ao meu esposo que sempre ele orava no monte e que lá eles viam a presença de Deus através de gramados que ficavam em brasa e nos disse que iria trazer uns gravetos e nos mostraria em um quarto escuro,depois que orássemos como que o graveto ficava.
Meu esposo acertou comigo que nós não iríamos orar,e que deixássemos que o tal irmão orasse só.
A noite o irmão veio e entramos para o quarto escuro e eu meio que desconfiada deixei os olhos bem aberto,e não é que o graveto acendeu?
Mas guardamos o graveto para que no outro dia fizéssemos o mesmo,agora só eu e meu esposo sem oração e o graveto acendeu de novo,e isto por três dias consecutivoso graveto acendeu e não mais.
Constatamos que era algo normal da natureza.
Fica aqui o alerta!vigiamos para não sermos enganados,vamos examinar as sagradas escrituras!
E ler sempre este Blog do Ciro ,pra não ficarmos iludidos com a mentira!
Ficam na paz!
A paz do Senhor Pr. Ciro!

Meu pai, que é um "homem da mata", confirma o que o senhor "postou" aqui! Esses fenômenos são naturais e não tem nada de sobrenatural!
Eu mesmo já vi isso e não vi nada de sobrenatural. É preciso discernir melhor as coisas!
A Paz do Senhor Jesus Pastor Ciro.

Gostei do seu esclarecimento sobre fenônemos naturais e sobrenaturais.

Fugindo um pouco do assunto, gostaria que o Sr. pudesse esclarecer algumas coisas sobre a Páscoa.
Como por exemplo: Pode comer-se ovos de chocolates?
Nossos filhos podem participar nas Escolas desse tipo de comemoração que envolve ovos, coelhos, etc...?
Como se comportar em situações assim?

Se o Sr. puder esclarecer essas coisas e outras serei grato.
Precisamos dessas orientações aqui.

Que a Paz do Senhor Jesus seja com Sr.
Unknown disse…
Pastor Ciro,
Eu sempre tive essa dúvida, desde que fui uma vez ao monte e vi esses fenômenos com os gravetos, folhas e árvores. Foi a única vez que fui ao monte, depois de mais ou menos um ano de convertida, e desde então sempre quis entender qual era realmente a procedência desses fenômenos. E este texto me ajudou a esclarecer.
Unknown disse…
Pastor Ciro,o senhor acredita queo fim dos tempos se dara tao em breve quanto varios conspiradores apregoam na internet?Inclusive há alguns que afirmam categoricamente queo anicristo é o principe Charles.O que o senhor pensa disso?
Olá Ir. Ciro. A Paz do Senhor Jesus.

Esta explicação já tinha conhecimento, pois uma amiga minha me disse que isso é comum em meio à mata, principalmente nas folhas em decomposição que, naturalmente adubam as árvores aqui no Amazonas, pelo fato de o solo ser pobre.

Lembra o fato ocorrido com Jesus no monte (suou sangue: hematidrose), em que algumas pessoas pensam ter sido milagre, quando na verdade, há explicação médica para tal fato.

Agora...

Nada que uma boa intimidade com o Espírito Santo e conhecimento da e na Palavra de Deus, para ter o discernimento necessário para algumas coisas que acontecem no meio evangélico, principalmente o pentecostal.

Em Cristo,

Ir. Márcio Cruz
Unknown disse…
A paz do Eterno, Pr Ciro.

Enquanto procuramos "sinais" nos montes, curas, casas, carros, bens materiais de toda a sorte, veja o que acontece com quem verdadeiramente arrisca a vida por amor a Jesus, um vídeo impactante.

http://www.youtube.com/watch?v=kTUOmmZsHfE&feature=player_embedded#

Nos laços de quem nos amou primeiro e se entregou por nós.
Walter Filho disse…
Certa vez um irmão me disse:"-Se passaram mais de 2000 anos e creio que quando o Senhor Jesus voltar, não vai buscar uma igreja menina!" Concordo com ele em gênero, número e grau.

Quando crianças, a imaginação é tão fertil que um cabo de vassoura se torna uma espada medieval, uma goiabeira se torna uma nave espacial..., e por aí vai.

O ensino Paulino em ICO 13.11, denota que um cristão maduro, deve largar as coisas de menino, e se voltar para a verdadeira realidade das coisas.

Os "gravetos luminosos" são uma dessas fantasiosas coisas do mundo infantil. Existem cristãos que tem medo de questionar esse fenômeno, por temer blasfemar o "sobrenatural de Deus".

Claro, é um fenômeno natural criado por Deus. Mas não podemos colocar "palavras na boca de Deus", dizendo que é o "fogo da presença Dele".

Nessa última página da história da igreja na face da terra em que nos encontramos, devemos analisar essas supostas manifestações sempre com um olhar bereiano.

Excelente trabalho elucidativo pastor Ciro,

Em Cristo,

Walter Filho

PS.: Uma sugestão de um título para o próximo livro do senhor: "Erros que os canelas de fogo devem evitar!"(risos) um Web abraço!
JORGE MÉLO disse…
A minha sugestão é que estes irmãos que vão ao monte orar, o melhor é irem para a casa do SENHOR,orar e aprender a palavra, e se preferem o silencio, orem pela madrugada no seu lar.
Aqui em Recife, graças a DEUS, temos diariaménte de segunda a sexta-feira nas Assembléias de DEUS, uma média de 160 reuniões de "Círculo de oração" com horário das 08hs da matina até ás 16 horas da tarde para os irmãos orarem nos seus tempos disponíveis, ouvir a palavra de DEUS pelo obreiro escalado pelo Pr. Presidente, e realizarem seus pedidos e agradecimentos.
Quando os irmãos que frequentam este blog, vierem de férias ao Recife, aproveitem e visitem os Círculos de oração.
No mais irmãos, quem sempre estar fortalecido na Graça do SENHOR JESUS não se embaraça com negocio desta vida.... 2 timóteo cap. 2 vers.4, e atentar também para cap. 2 vers.14,15 do livro de 1 corintios já mencionado pelo Pr. Ciro neste post.
Grande abraço e DEUS abençoe a todos, parabéns ao Pr. pelo Ciro por este alerta ao povo de DEUS.
Salmo 133
RECIFE - PE
claudiopimenta disse…
otimo texto muito interessante
MARCELO LIMA disse…
Paz, Pr. Ciro,

Acompanhei outro dia na TV um fato muito triste. Uma senhora que gostava de orar em montes levando consigo as três netinhas. Numa certa noite, levou apenas uma das três. Chegando lá encontrou-se com um grupo de marginais que as torturaram e mataram.
Como o senhor afirma, não há segurança em montes. O melhor mesmo é obedecer à Palavra de Deus, deixando o misticismo de lado e orando no Templo e no aconchego do lar (no monte de cobertores). Que delícia!!!

Que Deus, em Cristo vos abençoe,

MARCELO LIMA
Anônimo disse…
pastor ciro a paz
permita-me o seu estaço em seu blog, para responder a alguns dos comentaristas, -irmaos
sei que pastor e favor, ao fenomeno, nao me tenha por mal,

agradeço desde ja.

SILVANIA
cara irmã,a paz lemdo o que escrevera a senhora sinplesmente duvidou das coisas de Deus, o irmao por falta de vigilança fez isso e nao deveria e a senhora e seu esposo zombaram ate da oraçao do irmao, nao brinque com as coisas de Deus, o preço e alto a ser pago.

PR AURIBERTO FEITOSA
a paz, o sr deve acreditar em muitas coisas do seu irmao da mata, eu ja morei no interior em sitio tambem sei do que estou falando, nunca vi esse "fenomeno" mais no monte orando sim ja vi. procure um monte e ore ate um dia o sr ver, ai poderas tirar suas conclusoes.

SILENE
irmã a paz, parece ironia mais a irmã teve um previlegio muito grande em contemplar no primeiro monte que foi, porem nao foi mais por que se tivesse ido nao teria visto todos os dias, depois de um ano, nossa um ano sem ir a uma vigilha no monte,(meu Deus)

MACIO CRUZ
a paz, o sr me desculpe mais pelo que li o sr nao teve uma esperiencia no tocante ao asunto, falo de esperiencia com Deus, uma amiga falou para o sr, que bom, mais lamento, comvido a subir ao monte e orar e buscar a presença de Deus e a gloria do senhor ser manifestada isso sim e esperiencia com Deus.

SILVIO
a paz, eu sempre fui ao monte e vou todas as 02° sexta feira do mes temos uma vigilha em um monte, nao vou para buscar carro, casa, bens materiais, vou sim para buscar cada ves mais a presença de Deus, e poder de Deus para minha vida, crente que nao ora e crente vazio, e calculista, comvido o irmao a subir ao monte e buscar a presença de Deus, indepedente de graveto,

WALTER FILHO
a paz , creio que o irmao precisa deixar de ser menino, e crescer na presença de Deus, creio tambem que numca teve uma esperiencia de ver Deus manifestar um pouco da sua gloria, e do seu poder, buscai o sr emquanto se pode achar, invocaio enquanto estar perto.

JORGE MELO
a paz, o irmao esta equivocado, e valandopor si propio, nao faça isso, eu mesmo nao perco uma escola dominical, ate porque sou superitendente, nao perco um culto de emsino, e nas campanhas de oraçoes na igreja participode todas, nem por isso deixo de ir al monte orar, nao para me emgrandecer, mais para buscar mais de Deus, eo irmao deveria feser o mesmo, nao tire concluçoes precipitada.

MARCELO LIMA
a paz , o sr foi muito ironico na sua colocaçao, uma fatalidade aconteseu por falta de figilança da irmã, pois ao sair para orar em um monte senpre vamos em um grupo de pessoas e nao uma ou duas so, isso acontesse em qulquer esquina de ruas dezertas , nao comfuda as coisas, se nao ora tenho do dó irmao, nao tente ridicularizar as coisas de Deus.

todos fiquem na paz
HELIO COSTA
claudiopimenta disse…
Onde orar ? no monte ?ou em jerusalem ? esse negocio de orar no monte (atualmente)teve inicio com esse pessoal do re-te-té, que sabem que nas igrejas serias os pastores nao aceitam as aberraçoes e misticismo que ali ocorrem.
A maioria nao gosta de orar na igreja por que na igreja nao e permitido gritar freneticamente, cair como em tranze no chao, e contar revelagens de todo jeito
Alem de mistificarem o monte como lugar escolhido para oraçao (coisa de mistico) ali nao tem doutrina 1 co 14, nem nenhuma liderança seria para supervisionar o negocio
Entao os meninos sem biblia dao vazao as suas emoçoes, cai cai, gritos, pulos e ganga-pés ungidos e brincadeira de ciranda cirandinha, sem falar nos corinhos que 99 % sao anti-biblicos como o heretico desceu miguel desceu gabriel e fica na posiçao de vaso que lá vai azeite quente
Hoje alem da igreja lugar de orar e no seu quarto em secreto com o pai ou em qualquer lugar com maos santas sem ira nem contenda quando solicitados
Unknown disse…
OLA A PAZ DE CRISTO,
QUERO REGISTRAR O FATO QUE VIVI E VI OS GRAVETOS NAS VIGILIAS SE ACENDEREM ISSO É UM SINAL PRESENÇA DE DEUS , E TEM MAIS JA VI ANJOS EM VIGILIA TÃO ILUMINADO QTO OS GRAVETOS E EM TAMANHOS MAIORES QUE SERES HUMANAOS , PRA QUE ISSO PRA FORTALECER A FÉ DOS IRMÃOS AI DAQUELE QUE VE E ESCAARNECE DO QUE VIU E AI DAQUELE QUE BLASFEMA CONTRA O ESPIRITO SANTO, E DAS COISAS SANTAS DE DEUS, MELHOR SE CALAR DO QUE MURMURAR E DIZER COISAS QUE DESCONHECEMOS BLASFEMANDO CONTRA O ESPIRITO SANTO ESSE PECADO NAÕ TEM PERDÃO VALE LEMBRAR OS IRMÃSO... E VAI DA FÉ SE FÉ FOSSE ALGO EXPLICÁVEL NAO SERIA FÉ... ENTENDEM?
BJOS A TODOS E APAZ DE CRISTO...
Elvis Lima disse…
A Paz do meu amado Senhor e Salvador esteja com todos, entao gostaria de exprimir um comentario sobre este assunto que parece mais polemico que deveria ser. Acredito eu que o nosso Deus è sim poderoso pra fazer os gravetos, as arvores e ate a mata toda pegar fogo e se eu visse nao duvidaria, quando eu ia ao monte isso na decada de 90 tinha um irmao que via de tudo, anjo, fogo, bola de fogo etc.. mas quando a gente olhava pra vida dele nao viamos a Gloria do nosso amado Deus, ai eu mi pergunto sempre, onde deve estar a Gloria de Deus? Onde tem que estar a Presença de Deus? O nosso Senhor Jesus disse que seriamos a luz desse mundo, o sal dessa terra,que como Ele fariamos feitos, sinais e ainda maiores que Ele fez, entao pensando com a cabaça, examinando a Escrituras pergunto, o que realmente deve pegar fogo? o que realmente deve brilhar no meio a escuridao? acredito que deve ser a minha vida, pois que Gloria Deus tem em fazer brilhar ou queimar uns gravetos no meio do nada, para que alguns crentes sejam do que Ele è capaz? Vai amados irmaos, devemos nos preoculpar verdareiramente em sermos o milagre de Cristo para erste mundo cheio de Trevas e nao ficar esperando que Deus acenda uns gravetos no meio do mato pra eu ver o Seu poder. Eu espero em Deus a Sua Santa Presença para que o mundo creia que Ele esta aqui pra curar-los e para salva-los, quando oro clamo ao Pai que acenda a minha vida, que faça queimar o meu coraçao do Seu amor e nao gravetos, arvores ou uma floresta, pois isso no que Glorificam ao Deus
que abriu o mar e parou o sol? Entao amados, mato relusente nao converte minguem a Cristo Jesus e sim uma vida de santidade dentro da escritura sagrada.


Graça e Paz, conheçamos e prossigamos em conhecer o nosso amado Deus e Senhor.
Importante artigo! É um fenômeno realmente muito comum. Entretanto, talvez para alguns cristãos seja importante estar no monte em vigílias de oração e acreditar que essa ação de bactérias esteja relacionada com a manifestação direta do Poder de Deus nas folhinhas e gravetos... Enfim! Indiretamente, é contemplação da obra de criação Dele mesmo! O problema é quando isso se torna um atrativo do sobrenatural forçado e multidões de curiosos passam a desviar o objetivo central da vigília de oração, que seria adorar a Deus, buscá-lo, ter um momento com Ele, 'et caetera'.

Grande abraço e paz,

Marcos Paulo Blasques Bueno
Unknown disse…
A paz do Senhor Irmãos:

Sou bacharel em teologia, advogado militante, e evangelista da Ass. de Deus, e o assunto trazido à lume muito me interessou, sobre os "gravetos que pegam fogo". Ora, de fato vejo e sempre quis investigar o referido fenômeno à luz da ciência, tendo em vista que já presenciei tal fato, e o que sempre me chamou a atenção foi a cor sempre idêntica "verde fluorescente". Ocorre porém, que mesmo que o mistério esteja solucionado à luz das explicações explanadas aqui, ficam algumas dúvidas: Porque estas só acendem após longos períodos de oraçao? (esperando as pupilas se acostumarem??? Acho difícil), e porque até as árvores acendem e folhas que não estão secas (sem a presença de material orgânico em decomposição?) e porque acende mais em determinados locais e em outros não? (analisando o contexto dentro da própria mata). De fato, não se pode mistificar a fé cristã, nem buscar oração em montes por causa de "efeitos milagrosos", tampouco deixar de orar na casa de deus prescindindo o monte, mas agora fazer uma explicação simplista e genérica, desculpem meu posicionamento, mas, não deve prosperar. Até porque tudo deve ser analisado com cautela, sem radicalismo ou estremos, e sem espiritualizar as coisas, mas nunca deixar de crer na palavra e no poder de Deus. Fiquem na Santa Paz!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
E por acaso todos fenomenos da natureza nao sao de DEUS?
CLARO que sao, e se a natureza faz isso, é lindo, é divino sim
pq nao foi o homem quem inventou
e sim DEUS
Anônimo disse…
Paz,Eu "concordo" parcialmente com essa teoria dos gases e tal, mas quando fui ao monte uma vez ele ascendeu e ficou um cheiro muito bom no ar ( detalhe estava chovendo muito e eu sentia a chuva cair muito quente em mim nem parecia q estava na chuva,Foi uma experiencia muito boa,), e minha mãe me contou uma vez q foi ao monte e umas arvores também ascenderam.Mas não podemos afirmar nada pois só Deus sabe o que acontece de verdade e outra quem vai ao monte só pra ver "fogo" ta errado pois nós devemos ir para interceder e louvar a Deus.
Elton Wagner disse…
Bom pelo que observei se depender de comunhão e inteligencia na hora de se associar interpessoalmente com o próximo, metade dos seres que debateram não adentrarão no reino que tanto buscam, o fato é que é uma situação cientificamente explicável, o fato dos galhos e folhas que ascendem em meio a natureza, também comento a fusão atômica, e as super novas, e todo o universo infinito e suas leis físicas, comento também as anãs brancas, os black holes, outras formas de vida em outros sistemas solares que tenho em meus pensamentos grande probabilidade de ter alguma relação com a glória que tanto se busca aqui de nossa terra, que por ventura com tanto poucos recursos científicos. Mais interessante que isso tudo é olhar para o alto para fora deste caverna de pensar e indagar... Existe algo por traz de tudo isso sim, uma força maior que toda tecnologia humana, algo muito maior que nem o maior teólogo possa explicar... o que me deixa mais feliz é que em alguns comentários a religião se associa a ciência como irmãs, e este para o meu perceber é o caminho para novas descobertas... Eu penso no paraíso como uma grande empresa e que o dono dela já esteve aqui por vários motivos e um dia irá voltar para selecionar os melhores no que fazem, para aprimorar ainda mais o existente aos espaços que nunca com nossa bruta inteligencia puderíamos imaginar, Deus, Jesus anjos e demônios são fisicamente mais reais do que a a maioria das pessoas imaginam. Então galera não se preocupem em indagar com seus irmãos que por ventura tem os mesmos objetivos_Certo? se preocupem em cada vez mais se tornarem inteligentes e aprender cada vez mais e criticar o que veem, as informações, todas elas são importantes e não ocupam espaço em suas memórias... HA ia me esquecendo,,, Que a ignorância va para o inferno em nome De Jesus...Yeshua Hamashia...Apaz para todos... Meu nome é Elton Wagner, Um ex membro d a assembléia... E um eterno amante de Deus... (11)66516271 http://wagnerelton.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html
miriã soares disse…
Claro que é um fenômeno científico! Precisava de um agrônomo pra confirmar? Já presenciei várias vezes esses fatos, aliás, a maioria das pessoas do interior do país.Gostei muito da publicação. A paz!
Anônimo disse…
Paz do senhor jesus só para dizer quando voce disse amante de cristo voce esta declarando que tem outro senhor e eu vi e tenho a plena convicsao que e o senho por que esta escrito que o sinais acompanhariam todos aqueles que o amam deus abençoe
Unknown disse…
paz a todos os que tem fe , pelo que vejo muitos chamam os outros de meninos sem nem ao menos conhecer
no dia de pentencostes tambem foi assim por isso nao blasfemo nem falo da fe de ninguem , mas realmente so ve a gloria de DEUS os que creem .
se voces nao tem fe nesses acontencimentos e ficam procurando esplicacao cientifica ; como podem crer na biblia?
Anônimo disse…
Já participei de várias vigílias no início dos anos 80-90, época em que o cristianismo era muito mais verdadeiro e puro e as manifestações de Deus eram abundantes e tremendas. Nelas vi objetos pessoais como lenços que estavam nos bolsos se acenderem. De pé, nós os abríamos e passávamos os dedos neles e as fagulhas de fogo, intensas, voavam e se dissipavam pelo ar. Pouco provável os lenços estarem em decomposição e estarem acesos justo na noite da vigília, já que nunca apresentaram esse fenômeno em uma noite de uso normal. Já vi grandes rochas e árvores parcialmente acesas. Acredito sim que gases e outros fenômenos possam ocorrem e causar luminância, mas afirmo também que o fogo de Deus nas vigílias é um fenômeno sobrenatural, com toda certeza. Assim como já vi anjos e já vi dentes de ouro se materializarem, em várias pessoas, em retiros espirituais. Já vi pessoas sendo curadas de câncer. Hoje pouco se vê acontecer pois existe muita ciência, o que causa confusão em alguns e a sensação errada, nas mentes mais pretensiosas, de conseguir explicar fenômenos como esse. Conseguimos estudar a nível celular e subatômico organismos e partículas, manipula-los, altera-los até recria-las sinteticamente, mas nunca entenderemos como surge a vida, de onde ela vem, e os outros mistérios do universo. O muito que se sabe ainda é pouco, e sempre será... Conseguem mapear galáxias e descobrir milhares de complexos sistemas solares, mas nenhum com vida inteligente... Enfim, essas são coisas motivadas pelo ego do homem. Quem é motivado pelo Espírito Santo não se preocupa com essas coisas...
Unknown disse…
Como Paulo diz na palavra de Deus que nós como cristãos não devemos nos conformar com este mundo, mas antes transformá-lo com a renovação da nossa fé.
Então devemos continuar crendo que é Deus quem faz esses sinais para mostrar que ele sempre está com seu povo.
Unknown disse…
Como Paulo diz na palavra de Deus que nós como cristãos não devemos nos conformar com este mundo, mas antes transformá-lo com a renovação da nossa fé.
Então devemos continuar crendo que é Deus quem faz esses sinais para mostrar que ele sempre está com seu povo.