Por que ainda publico comentários anônimos?

Está se tornando uma prática comum na blogosfera em parte cristã impedir os comentários anônimos. Não tenho nada contra isso e já tenho sido aconselhado por pessoas idôneas a não tolerar os anônimos.

Por que ainda continuo permitindo a inclusão e a incursão de comentários anônimos, após três anos de blog?

Primeiro: é a minoria das pessoas que usa o recurso do anonimato para xingar, ameaçar e ridicularizar editores de blog, na blogosfera em parte cristã. Na verdade, é uma mesma “meia dúzia” de desocupados que se dá a esse “nobre” trabalho.

Segundo: muitos internautas inserem comentários como anônimos porque ainda não sabem que podem criar um perfil no Blogger (ou noutro provedor) ou usar o perfil que já possui no Orkut, e assim se identificarem.

Terceiro: neste blog não há liberdade total para os anônimos. Eu avalio cada mensagem. Algumas são simplesmente publicadas ou recusadas. Outras são publicadas e respondidas. Outras, ainda, não são publicadas, mas respondidas. No caso de agressões contra este editor ou outras pessoas, posso publicar ou não, dependendo do teor do comentário. Quando as publico, no entanto, respondo ao agressor à altura.

Quarto: os anônimos mal-intencionados — principalmente aqueles que se dizem pastores, teólogos ou apologistas — precisam ter cuidado, pois hoje há recursos avançados de detecção e é fácil descobrir (sem precisar de adivinhação) quem são os que se passam por anônimos. Eu até já dei algumas dicas a alguns desocupados de plantão, a fim de que não sejam desmascarados publicamente, o que seria muito vexatório. Eu jamais faria isso, pois não pretendo humilhar a ninguém, nem aos meus desafetos “anônimos”.

Quinto: alguns desocupados vão além. Em vez de inserirem comentários sob anonimato, estão criando perfis apenas com um primeiro nome qualquer, como Judas, Hitler, Diocleciano, Lúcifer, Jezabel, etc., mas sem nenhuma especificidade. Eu tenho sempre o cuidado de verificar isso, principalmente quando o conteúdo do comentário é ofensivo e zombeteiro. Em tempo: os nomes citados são apenas sugestões deste editor, mas os tais desocupados preferem nomes mais comuns.

Sexto: não publico bajulações sob anonimato, pois até os elogios precisam ser embasados. Bajulações, em geral, são armadilhas de pessoas mal-intencionadas. Também não publico mensagens anônimas como: “Veja o que estão falando de você nos blogs judasiscariotesotraidor.blogspot.com, alexandreolatoreiro.blogspot.com ou demasamouopresenteseculo.blogspot.com”.

Sétimo: promovi recentemente um concurso alusivo aos três anos deste blog, com a intenção de presentear três internautas com um exemplar de meu novo livro, Erros que os Adoradores Devem Evitar. Resultado: 205 inscritos, sendo, mais ou menos, 50% anônimos! Se eu tivesse restringido o acesso aos anônimos, cerca de cem irmãos não teriam feito a sua inscrição. E, nesse caso, não houve problemas com falsários, uma vez que todos os inscritos pelo blog tinham de me enviar também um e-mail com o seu endereço.

Posto isto, peço aos anônimos que apreciem este blog com moderação, sabendo que seus comentários estão sujeitos a “moderação”.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Rubira disse…
Concordo Pr. Ciro,

Acho que não devemos impedir todo e quaquer comentário anônimo, afinal há quem precise deste recurso, porém devemos ter o devido discernimento para identificar o que é bom e o que é mau.

Algumas pessoas não compreendem a moderação de comentários, mas deve-se levar em conta que nem todos os comentários vão de encontro ao objetivo do editor ao fazer uma postagem, e muitas vezes geram debates intermináveis que só provocam agressões e contendas.

No mais acredito que a posição do senhor é correta, é a mesma que utilizo em meu blog e tenho assim evitado problemas e contendas.

Que Deus lhe abençoe Pr. Ciro.

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Anônimo disse…
Concordo contigo. Sempre posto no anonimato, mas nunca xinguei ou agredi ninguem. A educação é fundamental pra mim. É possivel discordar com alguem com educação e respeito.
Caro anônimo,

O anonimato é tolerável, mas acho estranho que alguém insista em permanecer no anonimato, posto que não xinga nem agride.

Aconselho o irmão a se indentificar, nas próximas vezes, ainda que Deus o conheça muito bem e saiba quais são as suas intenções.

Em Cristo,

CSZ
Caro irmào e amigo Pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Sempre pensei assim, porém na discussào do assunto Dake, quando alguns abusaram dessa prática, tornando-a um tanto desgastante, precisei moderar e por fim anular os anônimos.
Entendi perfeitamente seus argumentos aqui postados.
Quanto ao comentarista "anônimo" acima, se for da maneira que se expressa, pode muito bem deixar de ser anônimo!rsrs

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Querido pastor e amigo Carlos Roberto,

Primeiramente, fiquei feliz com a sua ligação.

Como eu disse no texto, em outras palavras, tenho tolerado, suportado, os "anônimos", por causa dos anônimos. Para mim não significa prejuízo isso, pois há visitantes novos, que nunca entraram em um blog, e têm vontade de comentar. É claro que os usuários antigos devem procurar criar um perfil.

O grande problema com os "anônimos" ocorre mesmo quando tratamos de questões polêmicas, com a mencionada pelo irmão. Mas tenho notado que é sempre a mesma "meia dúzia" de desocupados os promotores da desordem.

Que Deus o abençoe, meu amigo! Ah, estou ansioso pela chegada daquele material.

Um grande abraço!

CSZ
Eli disse…
Pastor Ciro

Sou um desse anônimos inseridos no item "segundo".

Creio que os do item "primeiro" estejam com a missão de lhe provocar.
Assim eles buscam a sua atenção com o intuito de desviá-lo de seu propósito neste blog.
Deste modo acredito que o tempo que se dispõe a responder esse "anônimos" seja o que estes esperam da sua parte.
Que o Senhor continue abençoando-lhe.
Eli Leite
michele thiele disse…
A paz do senhor! pastor Ciro sou leitora do seu blog e livros .Agradeço a Deus por existirem homens corajosos e comprometidos com a palavra como o senhor (nao e bajulaçao , acho que e´desabafo).De certo modo acho que sei o que significa ter compromisso com a palavra de Deus e desagradar a muitos ,mesmo que essa nao seja nossa intençao .Em minha congregaçao tenho tentado levar a palavra com sinceridade , temor de DEUS e coerencia . Porém é Desanimador concluir que 99% nao gosta de ouvir a palavra quando nos leva a reflexao de nossas praticas. Domingo na ceia o pastor usou palavras pesadas a fim de me julgar, disse que o diabo tambem conhece a palavra de Deus... E tudo terminou com a musica tem sabor de mel ! fui criada na assembleia de Deus, mas há dias que vou ao culto e me sinto um peixe fora d´agua ,pois me nego a cantar: olha eu aqui ,eu determino, tem sabor de mel...O pastor disse que é espirito contrario . Como devo me comportar diante de tudo isso ?Pois amo a Deus e vivo somente para propagaçao do evangelho de Cristo nosso Senhor e Salvador! Michele Thiele Duarte A.D. J. monteiro Campo Grande R. J.
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Sempre, e por vezes, sinto a vontade de não publicar mais um comentário de anônimos. Mas, acabo publicando, pois, por vezes, são endiabrados, que tentam às escondidas provocar. Somente provocar!

Não possuem o que fazer, e muito menos, possuem a coragem e a dignidadede em mostrar alguma máscara, somente a máscara, que significa um nome não verdadeiro.

São covardes até mesmo,escondidos nas mentiras.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia!

O menor de todos.
jorge mélo disse…
Os anônimos desocupados e semeadores de contendas, são apenas almas humanas que precisam da salvação de CRISTO, ou que são crentes convencidos e não convertidos ao evangelho do SENHOR JESUS,são os chamados joios que estão misturados com o trigo.
A estes, precisamos pedir a DEUS misericórdia.
' O desejo de DEUS é que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade" 1 timóteo cap.2 vers.4.

Salmo 133 para toda a igreja do SENHOR JESUS.
ELE está voltando.!
Recife - pe