Há exatos dois anos, o Vaticano divulgou um documento pelo qual afirmou que a Igreja Católica Romana é a única a reunir todos os requisitos da comunidade fundada originalmente por Jesus e seus apóstolos. O texto, que retoma um polêmico documento do ano 2000 — denominado Dominus Iesus, cujo autor é Joseph Ratzinger, atual papa —, é obra da Congregação para a Doutrina da Fé, a antiga casa de Ratzinger, no Vaticano. Trata-se do órgão responsável pela pureza teológica do catolicismo.
Bento XVI sempre se posicionou contra o relativismo. Mas a divulgação desse documento revelou uma estratégia para transformar o romanismo num referencial religioso e moral único, além de guardião da herança cristã. O papa defende a ideia de que não se pode igualar todas as religiões cristãs, colocando-as num mesmo “saco”. Além disso, reafirma, modéstia à parte, que o catolicismo é o único meio pelo qual se pode alcançar a salvação espiritual com a ajuda da fé em Jesus Cristo!
Segundo o padre Augustine di Noia, subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o tal documento não visa a alterar o compromisso com o diálogo ecumênico, mas a afirmar a identidade católica.
Mas pergunto: É mesmo o romanismo o único a reunir todos os requisitos da comunidade fundada por Cristo e seus apóstolos? Ora, quem conhece um pouquinho da História sabe que o cristianismo não teve início com a igreja católica romana. Antes, um pseudocristianismo surgiu em 312, quando o imperador Constantino, após derrotar Magêncio, fez uma aliança entre Estado e Igreja. Desde então, começou a emergir essa igreja cheia de desvios em relação à Palavra de Deus. Haja vista a mariolatria, a “infalibilidade” papal, a veneração de “santos”, etc.
O papa pretende manter a pureza teológica do catolicismo, que se arvora como o guardião da herança cristã... Meu Deus! Que pureza teológica é essa? Ah, sim, a “pureza” da teologia romanista, pois, como se sabe, a igreja da maioria vem, através dos séculos, “dando de ombros” para a teologia biblicocêntrica, não preservando a verdadeiramente pura e sã doutrina (cf. Tt 2.1; 2 Tm 3.16,17; Is 8.20; 1 Co 4.6).
Sabemos que o catolicismo romano não é o único meio pelo qual se pode alcançar a salvação (com a ajuda da fé em Jesus Cristo). Segundo o tal documento, Jesus seria um mero coadjuvante na obra salvífica, haja vista a mediação ser realizada de fato pelo romanismo! Isso é o que podemos chamar de “santa” prepotência! Por que o papa e seus cardeais não se curvam ante a verdade irrefutável de 1 Timóteo 2.5? Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens! Não é necessária a comediação do romanismo, que na verdade é uma “comédia em ação”, com todo o respeito...
Apesar do “coerente” e “imparcial” documento em apreço, a igreja da maioria pretende manter inalterado o seu ideal ecumênico... Ora, é óbvio que o romanismo continuará se aproximando das outras religiões, principalmente das consideradas “seitas evangélicas”, a fim de conquistar pela “simpatia” o maior número de fiéis. Aliás, certos cantores evangélicos têm cedido canções para padres pop star e dito que há católicos mais convertidos do que os evangélicos... Eu até concordo que haja evangélicos desviados, nominais, não-salvos ou que perderam a salvação por serem profanos... Mas, biblicamente, é impossível que um seguidor do romanismo (adorador de Maria) seja mais convertido que um verdadeiro cristão, salvo e compromissado com a Palavra de Deus!
Sinceramente, a julgar pela situação de muitas igrejas ditas evangélicas, me pergunto: O que seria pior, pertencer à igreja da maioria e adorar Maria, ou pertencer a certas igrejas “evangélicas” que estimulam os crentes a se autovalorizarem ao extremo, seguindo a um evangelho antropocêntrico, triunfalista, experiencialista ou predestinalista, que crê cegamente no bordão “Uma vez salvo, salvo para sempre”?
Sei que “duro é esse discurso”, mas não podemos chegar a outra conclusão à luz do que diz a Palavra de Deus em 1 Coríntios 15.1,2: “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão”.
Glória seja dada a Jesus Cristo, o único Mediador entre Deus e os homens!
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
"Sinceramente, a julgar pela situação de muitas igrejas ditas evangélicas, me pergunto: O que seria pior, pertencer à igreja da maioria e adorar Maria, ou pertencer a certas igrejas “evangélicas” que estimulam os crentes a se autovalorizarem ao extremo, seguindo a um evangelho humanista, antropocêntrico, triunfalista, experiencialista, e não ao evangelho de Cristo?"
Tenho essa mesma dúvida! A cada dia que observo nossas igrejas, vejo que estamos seguindo o mesmo caminho da decadência. Nessa semana que passou eu estava pensativo e me perguntando: "Ainda existe uma solução?". Os mesmos PECADOS da igreja Católica vejo no nosso meio: idolatria (aos cantores e conferencistas internacionais do reteté), aliança com o Estado (pastores que só pensam em política para benefício próprio), superstição (isso nem se fala, só é o que tem hoje nas igrejas evangélicas), infalibilidade papal (pastores que falam na "autoridade de Deus" e que não podem ser contestados) e outros equívocos que poderíamos citar.
Abraços!
Após conhecermos o Senhor Jesus,passamos a enxergar o quanto errávamos adorando santos e tudo o mais.
Quando aceitamos Jesus de coração, passamos a gozar de uma alegria e liberdade jamais sentida.
Liberdade por ter a certeza de que o Senhor Deus está presente e ouvindo nossas orações, INDEPENDENTE de qualquer padre ou "intercessor".
Muito boa sua afirmação de que a igreja católica tenta unir-se a alguns pela simpatia - o que realmente acontece.
De uns anos para cá, eles passaram a imitar os crentes na liturgia (alguns padres nao usam batina, mas terno), nos hinos, nas pregações.
O que mais me assusta é que muitos crentes estão conformados com isso !!!
Mesmo que os católicos queiram afirmar serem o único caminho para salvação, a BÍBLIA continua dizendo que o único caminho que conduz o homem ao céu é JESUS.
Não para o ecumenismo,
Não para o catolicismo,
Afinal, somos protestantes,
Protestamos contra o pecado, contra o erro, e contra o mundanismo.
Sim para Jesus, autor e consumador da fé.
Em Cristo.
Pb Luis Alberto
pbluisalberto.blogspot.com
Ultimamente eu tbm tenho me feito muito essa pergunta. Fiquei 2 anos fora dos caminhos do Senhor e acabei conhecendo um rapaz católico, que hj é o meu noivo. Toda vez que iamos conversar sobre o assunto"religião" acabavamos discutindo, isso pq "a virgem Maria" é a mais importante entre eles. E quanto mais eu tentava explicar, pior era. Ele disse que aprendeu que Maria estava assentada ao lado de Deus Pai. E que ela que ajudou Jesus a realizar os milagres. Pode uma coisa dessas? eu pergunto de onde ele tirou isso e ele me responde que aprendeu assim. A familia dele é toda catolica apostolica romana. Agora ele esta indo comigo na igreja, mas msmo assim esta sendo dificil, pq como ele msmo diz: "eu não estava la pra ver o que era certo ou errado. Como eu sei que o que estou aprendendo é o certo, e não o que eu sei?". Ele esta indo, participando, aprendendo e cada dia eu pesso a Deus que abra os olhos dele. A gente não discuti mais sobre isso, mas tbm não conversamos mais, rsrs, pra não dar problemas. Esse é um assunto que realmente precisa ser abordado, isso pq tanto os evangelicos quanto os catolicos colocam uma barreira entre si. Para os catolicos eles estao certos, e para os evangelicos(na sua maioria) os catolicos não tem Jesus. Estou aprendndo isso com ele, pq quando alguem perguntava e ele dizia que era catolico, as pessoas(evangelicos)diziam que ele tinha que aceitar a Jesus. Dai vem a perunta: mas eu estou indo a igreja fazer o que se não é louvar a Deus?- os evangelicos devem ter plena consciencia do que falam, pq uma palavra mal dita pode dstruir uma vida... gostei muito desse estudo.
Fica com Deus... ate mais =P
concordo com o Senhor, o ecumenismo é uma canoa furada. Mas o senhor está errado em querer comparar o romanismo e as seitas evangelicas com as igrejas reformadas que tem sim os seus defeitos, assim como a Assembleia de Deus e outars igrejas nao reformadas. a doutrina "uma vez salvo sempre salvo" é um erro doutrinario e nao uma heresia. Repito, esse bordao, nao provoca a vida de pecado de ninguem, quem o usa para viver uma vida de pecado, esta equivocado em relacão a doutrina reformada.É porque quer viver no pecado mesmo. Assim como esta errado alguns reformados considerarem o pentecostalismo uma heresia.
FiCa na paz de cristo
Apesar de não ser o assunto principal da presente postagem, sem duvidas os crentes e as igrejas que seguem ao bordão "Uma vez salvo, salvo para sempre" estão equivocados.
Eu louvo a Deus pela Reforma Protestante. Admiro e prezo os reformadores. Mas o maior benefício da Reforma para a Igreja foram os cinco "solas": "sola fide", "sola Scriptura", "solus Christus", "sola gratia", "soli Deo gloria", não o falso entedimento acerca da salvação, baseado em ALGUMAS ideias de Calvino.
Mas, do jeito que andam as coisas, daqui a pouco alguém acrescentará uma sexta "sola" à Reforma Protestante: "solus Calvinus".
Em Cristo,
CSZ
É irônico ver a igreja romana querer defender a herança do cristianismo. Logo ela que segue se fundamenta na teologia papista e não na Palavra de Deus.
Assim como o irmão Gutierres comentou acima, é triste ver que igrejas evangélicas - inclusive de nossa denominação - tem aberto os braços para as práticas idólatras que o romanismo pratica, embora de maneira velada. Fico me perguntando até onde isso vai parar. Será que esse quadro tende a piorar? Será necessário outra reforma, dessa vez dentro da igreja evangélica? São questões que ocupam a minha mente, mas o que cabe a nós é orar e ensinar a Palavra do Senhor, afim de que tais erros e heresias sejam extintos de nosso meio. Que Deus o abençoe Pr. Ciro.
Em Cristo,
Cícero Leandro Júnior
Assembleia de Deus em Teotônio Vilela/AL
Acredito sim que o Papa está redondamente equivocado ao dizer que a salvação está na Igreja Católica, isto é claro, se ele realmente fez tal afirmação. Sinceramente não me simpatizo muito com este Papa, mas em fim, simpatias á parte...
Ao dizer que a Igreja Católica adora Maria, vocês estão fazendo aquilo que mais sabem fazer: condenar, e querem que todos acreditem nisto para ver na ICAR uma igreja desviada. Como católico, posso dizer que há sim aqueles que adoram Maria, e Santos, infelizmente, mas isto não quer dizer que a Igreja católica pregue isto, pois muito pelo contrário, aquele que buscar mais á fundo a ideologia da Igreja Católica, verá que a adoração ao Deus uno é algo muito particular, e intransferível. Não teria cabimento algum na Igreja ensinar a adoração á outros deuses, ou homens, ou santos, porque estaria indo totalmente contra qualquer ensinamento bíblico. Veneração não é adoração. Procurem o significado das palavras louvor, adoração, e veneração, e tirem suas próprias conclusões.
Enfim, as pessoas não precisam "se render ao catolicismo", dizer que esta Igreja é santa, mas deveriam ao menos fundamentar melhor suas críticas, em vez de ficar apontando erros passados e dizendo coisas de que nem mesmo sabem. Quem são os protestantes, para afirmar veemente que católicos são todos idólatras, sondariam por acaso os corações destes pra ver se eles estão pondo Maria em primeiro plano, os se estão realmente rendendo culto de adoração á ela? Eu posso afirmar por mim que jamais, em hipótese alguma, renderia culto de adoração a outro, senão á Deus. A vida dos Santos são para mim como bons exemplos, de pessoas comuns como eu e você, mas que venceram as dificuldades da vida e tiveram uma vida reta. Não digo que foram melhores exemplos que o dado pelo próprio Cristo, mas não deixa de ser bons testemunhos de vida. No entanto, minha oração, raramente não é direcionada somente a Cristo, o verdadeiro e único mediador entre Deus e os homens. Mas vez ou outra Maria é lembrada em minhas preces, e posso sim vê-la como uma pessoa próxima á Jesus, afinal, foi ela quem o gerou, cuidou, e esteve com ele até o fim.
Se após meu relato, alguém ainda quiser apontar o dedo pra mim, dizendo "você é um idólatra", vá em frente, mas pense duas vezes antes de fazer isto, e reflita: "em que isto edificaria?"
De todo o certo, não adoro a Maria, nem a Santos, tão pouco aos superiores da igreja, e isto Deus, quem verdadeiramente sonda meu coração, bem sabe.
Paz e bem!
Creio que você foi sincero em suas colocações, mas com amor deselho dizer que apesar da sua sinceridade e boa intenção, você está equivocado com respeito a quem suas preces são dirigidas.
Você diz que raramente sua oração é direcionada somente a Cristo.
Ora, se você não crê na suficiência de Cristo como único mediador (1ª Tm. 2:5)e intercessor (Rm. 8:33,34)você está agindo errado.
Quando se confia em Cristo de todo o coração, não é preciso recorrer a outros mediadores, pis fazendo isto nega-se a suficiência daquele que é o nosso Sumo sacerdote.
Medite mais nas Santas Escrituras!
Um forte abraço.
Pb. Edinei Siqueira, Th.B
Creio que você foi sincero em suas colocações, mas com amor deselho dizer que apesar da sua sinceridade e boa intenção, você está equivocado com respeito a quem suas preces são dirigidas.
Você diz que raramente sua oração é direcionada somente a Cristo.
Ora, se você não crê na suficiência de Cristo como único mediador (1ª Tm. 2:5)e intercessor (Rm. 8:33,34)você está agindo errado.
Quando se confia em Cristo de todo o coração, não é preciso recorrer a outros mediadores, pis fazendo isto nega-se a suficiência daquele que é o nosso Sumo sacerdote.
Medite mais nas Santas Escrituras!
Um forte abraço.
Pb. Edinei Siqueira, Th.B
Parabéns Anderson, pela sua coragem em expressar seus pensamentos como um católico...
Você disse que nem todos os católicos são idólatras, ou seja; á maioria são idólatras..
Analise bem, se á Igreja Católica Apostólica Romana fosse tão boa, não teria a maioria de seus seguidores na prática da idolatria, atitude este condenada pela Palavra de Deus claramente..
Onde está na Bíblia que devemos venerar alguém..
Cuidado!!! Você disse também que lembra de Maria algumas vezes em suas preces, ela já está morta em Cristo, e alguém morto não pode fazer nada por ninguém...Agora Jesus não, ele morreu e ressucitou e está á direita do trono de Deus sendo mediador entre o homem e Deus..
Leia Lucas 2 e veja o que Maria disse à respeito de Jesus..
Sem Jesus, nem Maria, nem eu, nem você e ninguém pode fazer nada para chegar-se á Deus.
Já é dificil combatermos os desvios do circo de palhaçada com algumas estrelas, que fazem tudo por dinheiro, o tal do benny Ruim (Risos) que ja faz um estrago grande com o tal do cai cai....rsrsrs. O acerte acerte soares, com o tal do determine decrete declare...rsrsrs o valdo-do aqui eu dou de tudo e o meu negócio é só milagre e muito milagres e podem me chamar de valdomiro-só-milagre!..rsrsrs. O tal do pedir-mais-cedo no vale do sal grosso, água no copo pedindo aos néscio para pular a fogueira santa sem deixar derramar a água no copo e passar pela sessão do descarrego e se você conseguir irá ganhar uma rosa ungida e levar para casa de presente!....rsrsrs. è só JESUS pastor ciro para nos ajudar nestes ultimos dias da Igreja na terra a nos dar guarida destes mercenários enganadores! Um grande abraço.
Eu, como editor deste blog, agradeço-lhe pela sua participação. Este espaço é voltado ao povo evangélico, mas é um prazer ter você aqui.
Gostaria que você soubesse que não estou defendendo uma religião. Ainda que o cristianismo seja considerado uma religião, seguir a Cristo não significa necessariamente fazer parte de uma religião. Jesus Cristo é o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6). Ele é a porta (a única porta) para a salvação (Jo 10.9). Não há outro Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.4).
Sei que você ficou irritado com a minha publicação, mas eu a publiquei com fins apologéticos, visando ao público evangélico. Mas eu fiquei feliz em saber que você é contrário a certas posturas do papa, posto que elas não se coadunam com a Palavra de Deus.
Que Deus o abençoe, a fim de que, através da Palavra de Deus, conheça, mais e mais, a verdade acerca do único Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
CSZ
Como o Anderson eu já senti a necessidade de buscar a Deus, mas certo telepregador ensinou a oração do Salmos 13, alertando que o rei David, por mais sábio que fosse, pedia "alumia meus olhos para que eu não adormeça na morte".
Irmão, se David assim pedia, quanto mais nós devemos pedir que Deus abra nossos olhos espirituais para que venhamos a enxergar a mais pura, santa e perfeita vontade do Criador, Santo de Israel e de Jesus nosso Senhor?
Assim fui tocado por Deus e saí de uma vida vazia e de incredulidade entre outras misérias e hoje vivo em paz, no Senhor!
Que Deus ilumine nossos olhos, hoje, amanhã e sempre, para que venhamos a seguir suas pisadas e andar com Ele hoje, amanhã e sempre, amém!
A Paz do Senhor!
Segue parte da matéria em meu blog sobre a igreja católica:
A IGREJA CATÓLICA NÃO É UMA IGREJA CRISTÃ!
O Crente em JESUS CRISTO, precisa deixar de afirmar que: A religião católica é cristã!
ELA NÃO É! Precisamos dar um basta a este engano!
COM CERTEZA ABSOLUTA! ELES NÃO SÃO NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO!
Parece uma afirmação terrível, aos olhos de qualquer que seja. Mas, é verdade e podemos afirmar, quase sem balbuciar, que ela está bem posicionada na mentira.
Continua no meu blog.
Parabéns pela matéria, pastor Ciro.
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.om
Peço autorização para publicar esta postagem em meu blog (citando a origem é claro!).
Que Deus te abençoe ricamente e te use mais e mais, segundo Sua vontade.
Em Cristo,
Jordanny Silva
Antes eu pensava que era util a união do catolicismo, pensava eu: pode ser uma maneira de ganhar o catoicismo, mas Lendo o Livro A FACE OCULTA DO CATOLICISMO,descubri que: A atitude refratária da igreja a uma verdadeira reforma alcançou seu apogeu no estabelecimento da inquisição pelo Papa Inocêncio III, no IV Concílio de Latrão em 1215. A igreja esmagou todos os movimentos de oposição e rios de sangue se derramaram em holocausto. Houve assim mesmo alguns concílios, como o de Constância e o de Basiléia, pelo quais intentou-se uma reforma radical pela igreja, mas sem consegui-la, pois eles queriam absoluta autoridade, supremacia dos concílios gerais sobre o Papa, porém essa idéia não sobreviveu por muito tempo, nem na prática, nem na doutrina. Além de tudo isto, o concílio de Constância cometeu o horrendo crime de condenar à fogueira um homem cheio do Espírito Santo, João Huss, da Boêmia, que pregou contra o purgatório romano e trouxe à tona toda a sujeira por não concordar com o erro e com ele, milhões em todo mundo enfrentaram os horrores da inquisição, mas protestaram e não recuaram, mostraram e não recuaram, mostrando a verdade para o mundo, como fazemos hoje através deste livro, fitas e pregações por toda a parte.
Sejam muito bem-vindos ao mundo da politicagem papal e do clero.
Viviani Maldonado.
Pr Ciro, Saúde!
de:
Ev. Romulo Quintino
Jd Nova York - Cascavel / Pr
"...jamais darão testemunho contra a própria religião..."
Será que já não deixamos bem claro que não nos posicionamos contra qualquer pessoa ou instituição mas contra os abusos doutrinários que são propagados por falsos pregadores,que se valem da ingenuidade daqueles que se dizem religiosos,em toda ou qualquer instituição religiosa,inclusive entre as denominações evangélicas,e,em especial,os tais que se dizem pentecostais assembleanos?
Será que já não deixamos bem claro que quando colocamos uma doutrina herética,de quem quer que seja [papa,cardeal,bispo,padre,pastor,ancião,reverendo,gurú,pai-de-santo,babalorixá,líder ascencionado,avatar,etc],em confronto com a palavra de Deus estamos seguindo o exemplo do próprio SENHOR JESUS CRISTO e de seus piedosos Apóstolos?
Será que já não deixamos bem claro que todo o juízo pertence somente a DEUS e ainda dizem que o que nós mais sabemos fazer é "condenar"?Se o juízo pertencesse aos homens que espécie de justo seria Deus,impotente em realizar aquilo que só cabe a Ele?
Mas,a Bíblia ensina assim:
Rm13:12 ...A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz...
1Co6:14 ...Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?...
Ef5:11 ...E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as...
Nós não pedimos pra ser pregadores mas Ele,Jesus Cristo,é que tem chamado vidas que aceitem o desafio de pregar a verdade.Quando o SENHOR enviou os doze ele mesmo disse:
Mt10:16 ...Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas...
Disse isso e muito mais,é só ler o contexto.
Ora,não escolhemos uma religião ou denominação para condenar,apontar o dedo,criticar,amaldiçoar ou seja lá o que for,mas todo aquele que cumpre o dever do seu chamamento [pregador do evangélho] precisa ter compromisso com a única regra de fé e prática,a Palavra de DEUS.Porque está escrito:
Mt10:26 ...27 O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados...
1Tm4:1 ...CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina...
Jd3 ...Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos...23 ...E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne...
Ora,é isso que temos feito,pregado a verdade afim de que os incautos e desavisados vejam a verdadeira luz de CRISTO e não andem mais tropeçando nas trevas da ignorância e do sensacionalismo religioso,e ainda assim,católicos e evangélicos,quer dizer,pseudo-evangélicos,nos dirigem impropérios.
Mas isso tudo está escrito na Bíblia.Olha só o que Jesus disse:
Mt10:36 ...E assim os inimigos do homem serão os seus familiares...
Será que ainda não ficou claro que este blog incomoda mais a envangélicos,quer dizer,pseudo-evangélicos do que qualquer outro grupo ainda que não seja essa a intenção.
Que Deus abençoe com poder e graça a todo o apologétas do seu grande povo,Dn12:3.
Venho sempre enriquecer minha caminhada com suas palavras a respeito das Escrituras Sagradas.
A respeito da união, que comunhão tem a luz com as trevas?
Sobre salvação a palavra diz que somos salvos mediante a fé, pela graça, um dom imerecido. É a graça de Deus que nos da a salvação mediante a fé em Cristo Jesus, pecadores seremos até morrermos.
a paz pastor, e parabéns pelo blog.
Diego Marcelo
Paz e bem
CSZ
Pessoal, entendo que não haveria concordâncias, mas penso, com relação ao dito pelo Pr. New Carpinteiro, ser um absurdo que se fale tanto na Inquisição Católica, mas ninguém, digo, absolutamente ninguém, lembra da Inquisição Protestante, no qual luteranos fanáticos teriam matado mais bruxas, espíritas, e até mesmo crianças do que a própria ICAR. Não vou aqui citar a infinidade de textos que podem ser conferidos na internet, pois qualquer um que tenha o real interesse de saber vai poder encontrar. Peço por favor, que antes de falar só da Inquisição Católica, procure também conhecer sobre a Protestante, pois é muito fácil tirar o graveto do olho dos outros e nem se quer reparar na trave que está em seus olhos.
A Inquisição Católica, ao contrário do que muitos fazem parecer, não soma nem centenas de mortes. Mas a Igreja protestante consegue passar uma soma muito maior que esta, de milhares e milhões.
Assim dizia Marcus Moreira Lassance Pimenta: “Ao ignorante, basta uma mentira bem contada para que a tenha como verdade. E ao sábio, não há mentira que o impeça de buscar a verdade”.
Tanto a Igreja Católica quanto a protestante usavam (Lv 19,31; 20,6.27; Dt 12,1-5), principalmente o Êxodo (22,18); "Não deixarás viver a feiticeira" para justificar o extermínio.
Segue em outro comentário...
... Agora, eu não entendo porque quando as pessoas falam que saíram da Igreja Católica já vão logo dizendo: "deixei uma vida de incredulidade..." Se a pessoa deixou esta vida, glória á Deus, mas não era por ser católico que ela vivia assim, e sim por ser alguém que não queria ter uma vida em Cristo, somente, e precisa ser católico pra isso? Quantos evangélicos hoje não estão ai, derrubando a imagem da igreja, fazendo horrores em nome de Deus (IURD, Benny...) e ainda roubando dos fiéis? Precisa mesmo ser católico pra isso? Por outro lado, existem católicos que são verdadeiros exemplos de vida, e são porque atentaram para a vontade de Deus, e não porque estão na ICAR. Igreja e religião não salva ninguém, disto eu tenho certeza.
Não estou falando que a Igreja Protestante não possa ser de Deus, mesmo sabendo que ela tenha demorado incríveis 1.500 anos após a gloriosa ressurreição de Cristo para surgir, mas ela também não pode chegar impondo-se como verdade absoluta, porque senão cairíamos em um questionamento: "Teria Deus então deixado seu povo sem a salvação por longos 1.500 anos, enquanto sua verdadeira igreja não vinha?"
Eu acredito que nós católicos ainda tenhamos muito a aprender com os evangélicos em termos de fé e avivamento, e temos sim essa necessidade, por isso a RCC (Renovação Carismática Católica) cresce dentro da Igreja, mas não significa que sejamos uma igreja desviada, que precisa mudar completamente seus conceitos, pois o que precisa mudar são os católicos, e não a Igreja Católica. A ICAR, como já disse, não prega, em momento algum, a adoração á santos, Maria, imagens... Se isso ocorre por parte de alguns, é por que o povo é “cabeça dura”, e não entende as coisas de Deus. Estes não entenderiam nem que fossem protestantes. A Igreja e seus preceitos é TOTALMENTE fundamentada na bíblia, até mesmo no que diz respeito a imagens e a própria Santa Eucaristia, mas enfim, é algo complicado de explicar, principalmente para quem já tem sua opinião formada. E eu também não quero parecer que estou pregando a minha religião, pois não estou. Só mostro o ponto de vista de um católico.
Pr. Ciro, não me irritou ver seu artigo, já esperava, afinal, o senhor é um Pastor da Igreja Protestante. Incomodaria sim, se você não tivesse dado espaço pra que eu, católico, pudesse me expressar sobre o que penso. Agradeço, não só por ter só publicado meu comentário, como por ter sido educado em suas palavras também.
Sempre visito este espaço porque percebi que o senhor não é daqueles evangélicos que só vêem a trave nos olhos dos outros, pois se formos conferir todos os seus posts, fica evidente que você não condena apenas as práticas da Igreja Católica, condena sim toda a prática que considera contra a vontade de Deus, inclusive da sua própria igreja. E por incrível que pareça, vejo mais postagens suas falando da Igreja protestante, ou dos pastores, músicas, cantores-ídolos, que da ICAR, padres pedófilos, idólatras, he he...
Quero salientar que não sou contra seu texto, tudo o que publicou está certo, idolatrar é sim pecado, e o Papa esta totalmente equivocado ao fazer tal afirmação. Só não concordo, é claro, em dizer que todos os católicos pensam como o Papa, adoram Maria e os Santos... Isto não é verdade, e tenho certeza absoluta...
Alexsander, você poderia estar certo de que eu não tive um encontro com Jesus ainda, porém, o que importa é que EU estou certo, tão certo quanto o ar que respiro, que tenho tido um encontro pessoal com Jesus todos os dias, apesar de meus erros, sito-me muito amado. Pela minha vida, já tive tantas experiências com Ele, que se contasse, iria parecer mentira, ainda mais se tratando de um católico, não é mesmo?
Fiquem na paz! (agora sim, o último de hoje)
se a Bíblia á luz do Catecismo ou o Catecismo á luz da Bíblia.
Pb. Edinei Siqueira, Th.B
Impressionante como abusam do coneudo historico, bem deve ser por isso que esta cada dia mais sem credibilidade, e a cada dia mais e mais catolico abandonam a fé e migram para as igrejas evangelicas.
parabens pelo arigo.
Muito bom
Abraços.
PR. D.
BARBOSA
Eu amo todos vocês...