É possível perder a salvação, se ela nos foi concedida pela graça de Deus? (2)


Dando sequência ao diálogo sobre a segurança da salvação, respondo a mais perguntas.

Thiago André Monteiro disse:

Você realmente acredita que uma pessoa que verdadeiramente foi salva (convertida, não apenas convencida) pode perder esta salvação a qualquer momento? Deve ser muito difícil e angustiante viver com este peso — “Oba! Agora estou salvo! Ops, agora não! Ufa, agora estou salvo de novo! Ai caramba, agora não!” Tomara que essa pessoa morra no minuto certo, senão pagará eternamente só por causa de alguns segundos.

Minha resposta:

Caro Thiago André Monteiro,

É óbvio que uma pessoa verdadeiramente salva e convertida não pode perder a salvação por qualquer motivo e a qualquer momento, enquanto permanecer em Cristo (Jo 15.1-10; 10.26,27). Mas ela pode, sim, perdê-la se passar a ter uma vida relaxada e sem compromisso com a Palavra de Deus (1 Co 15.1,2; 2 Pe 2.20-22; 1 Tm 4.1).

Os predestinalistas, que defendem a eleição arbitrária e a graça irresistível (entre outros desvios do evangelho), têm levado esse assunto ao extremo. Pensam que os que prezam a verdade bíblica de que é possível perder a salvação (Ap 3.5) acreditam que uma pessoa é salva e perdida, salva e perdida, salva e perdida, salva e perdida... Num minuto é salva; no outro, perdida.

Não, prezado irmão, eu não defendo essa argumentação simplista do salvo-perdido-salvo-perdido-salvo-perdido, pela qual se afirma que alguém pode perder a salvação por qualquer motivo banal, como ficar irritado no trânsito ou cometer um pecado qualquer.

Entretanto, não tenho dúvidas de que a permanência consciente no pecado implicará perda da vida eterna. Isso à luz da Palavra de Deus, é claro. Afinal, pensar que uma vez salvo, salvo para sempre é outro extremo.

A resposta dos predestinalistas a isso tem sido: quem perdeu a salvação é porque nunca foi salvo. Mas isso não é verdadeiro, principalmente à luz de textos claros como 2 Pedro 2.1. Nesta passagem emprega-se o verbo "resgatar", o qual só se aplica a quem um dia realmente foi salvo, resgatado da vida de pecado (vv.20-21).

Thiago André Monteiro disse:

Acho muito bom e produtivo esse tipo de discussão. Primeiramente obrigado pela resposta e, apenas tentando entender quem pensa diferente de mim e que se defende com argumentos bíblicos e sólidos (o senhor sabe que a maioria apela mesmo sem qualquer critério), gostaria de saber como o senhor entende o texto de 1 Coríntios 5.1-5 frente a este assunto. “[...] entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor” (v. 5).

Dentro do contexto geral do texto, devo entender que este homem foi ou não salvo? Ele, no meu entendimento, cometia o pecado sistematicamente, sem se preocupar com as conseqüências; no entanto, o texto dá a entender que, mesmo excluído da comunhão dos irmãos e entregue para ser morto fisicamente (“para que o corpo seja destruído”), ele será salvo no dia do Senhor. Novamente insisto que não quero apenas discordar, mas crescer ao ouvir aqueles que se dedicam na Palavra de Deus (mesmo que suas conclusões sejam contrárias às minhas, mesmo porque eu não sou infalível).

Minha resposta:

Caro irmão Thiago André Monteiro,

Fico feliz com o seu interesse. E agradeço-lhe pelas palavras de gratidão e incentivo quanto ao meu trabalho.

O texto de 1 Coríntios 5.1-5 não é de fácil interpretação, haja vista a contundente declaração do apóstolo Paulo contida no versículo 5. Mas o irmão, em sua pergunta, dá uma pista de como chegar à resposta, ao mencionar a necessidade de conferir o contexto geral da passagem. De fato, o versículo 5, em específico, só pode ser compreendido levando-se em consideração os seus contextos imediato e remoto.

Observe que a expressão “seja entregue a Satanás” também aparece em 1 Timóteo 1.19,20: “Alguns fizeram naufrágio na fé. Entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”. Veja: eles não foram entregues a Satanás para serem condenados, mas para aprenderem a não blasfemar.

Em outras palavras, “ser entregue a Satanás” significa deixar alguém novamente aos cuidados do Diabo, como estava antes (Cl 1.13), para que aprenda a ser obediente a Deus. É claro que alguns nem sofrendo aprendem (Pv 29.1). E, nesse caso, só lhes restará a perdição, a qual trazem sobre si mesmos, ao permanecerem na iniquidade (2 Pe 2.1).

O que Paulo quis dizer, então? Que a igreja de Corinto não deveria ser conivente com o erro do irmão (irmão?) iníquo, mas excluí-lo da comunhão, a fim de que houvesse possibilidade de ele vir a ser salvo, caso se arrependesse.

Deus permite, em alguns casos, que o Diabo seja um instrumento no castigo físico de um crente desviado, que peca de maneira continuada, rejeitando todas as oportunidades que o Senhor lhe dá. Veja o caso da falsa profetisa Jezabel. Jesus disse que lhe dera tempo para se arrepender, e ela não havia se arrependido. Por essa razão, Ele asseverou: “Eis que a porei numa cama...” (Ap 2.20-22). Depreende-se que essa mulher, no leito de dor (enferma), pudesse, enfim, se arrepender. E, caso ela viesse a morrer em decorrência da enfermidade, seria salva. Ou seja, o seu corpo seria destruído, mas o seu espírito, salvo.

Por outro lado, o caso mencionado em 1 Coríntios 5.5 não se refere especificamente a enfermidades, e sim a sofrer nas mãos de Satanás. Não é seguro afirmar (pois o texto bíblico não é suficientemente claro quanto a isso), porém tudo indica que esse mesmo iníquo, antes impenitente, é mencionado em 2 Coríntios 2.5-9, já reintegrado à comunhão, depois de ter passado pelo período “entregue a Satanás”, isto é, afastado da comunhão.

Em resumo, o propósito da ação drástica recomendada pelo apóstolo Paulo é a salvação final do irmão que estava insistindo em permanecer na vida de pecado, e não a sua destruição eterna por ocasião do julgamento final.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
QUANTO AOS USOS E COSTUMES ASSEMBLEIANOS AMADO PR CIRO, PORQUE QUE A ASSEMBLÉIA HOJE NÃO É MAIS DE UNS 10 ANOS ATRÁS COM RELAÇÃO AO CITADO ACIMA?
Anônimo das letras GARRAFAIS,

Primeiro, a Assembleia de Deus dividiu-se e subdividiu-se. Há Assembleias de Deus ainda fiéis ao seu perfil original, no que tange aos aspectos teológico, eclesiástico e consuetudinário.

Segundo, usos e costumes são mutáveis mesmo (Cl 2.20ss). Então, é natural que em 10 anos haja mudanças nessa parte consuetudinária. O que nos é vedado é alterar a sã doutrina, a qual é imutável.

Em Cristo,

CSZ
Felipe disse…
Pr. Ciro, não sei se o senhor escreveria este tipo de texto, mas aproveitando o primeiro comentário, gostaria de pedir um texto sobre usos e costumes.
No meu entendimento, melhor do que uma lista do que pode ou não ser usado é o bom senso da pessoa (não que eu seja infalível). Por exemplo: hoje em dia, com tantas e tantas mudanças tecnológicas, muitas vezes of filhos descobrem as coisas antes dos pais. Caso a criança ou adolescente (ou até mesmo adulto) se depare com algo que ele sabe, através de princípios, que não agrada a Deus, mesmo não estando em uma lista, ele irá evitar (ou pelo menos acho que teria a tendência a evitar). Abraço, paz do Senhor.
Dinho disse…
Pastor Ciro.É verdade que a salvação não se perde por qualquer coisa. Mas, na minha infancia e começo da adolescencia fui da Assembleia, e inumeras vezes ouvi sermoes do tipo:"se Jesus voltar e vc estiver assistindo televisao vc vai ficar;irmao vc tem que dormir de camiseta pq Jesus pode voltar a qualquer momento...." Pra mim esse tipo de sermao é banalizar a Graça de Deus e isso a sua igreja pelo menos nesse aspecto sabe fazer muito bem. Falta de preparo teologico dos seus pastores. E conivencia da alta liderança da igreja. O Senhor é um dos poucos que tem preparo teologico, biblico e apologetico.

Fica com Deus
Caro irmão Dinho,

Os exemplos que o irmão citou relacionam-se com pessoas extremistas, que pensam de forma extremada por falta de conhecimento. Infelizmente, há muitos pensando que a salvação pode ser perdida por qualquer ato isolado ou mesmo pela prática esporádica de pecados. Não, isso não ocorre, pois temos um Advogado, Jesus Cristo (1 Jo 2.1,2).

Agradeço-lhe pelas palavras.

CSZ
Prezado Felipe Huvos Ribas,

Agradeço-lhe pela excelente sugestão. Realmente, é importante tratarmos dessa questão de usos e costumes, pois, em algumas igrejas, muitos pensam que só há liberalismo consuetudinário, ignorando que este é a porta para os liberalismo eclesiástico e teológico.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Muitos são chamados e poucos escolhidos, pr. Ciro - não tem jeito!

Há vasos que o senhor fez para honra e há vasos que ele reservou para o inferno - isso é fato.

e não sou quem diz isso e sim a Bíblia.

Os nomes dos salvos estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, isso ninguém pode mudar tbm.

mais: Jesus disse que todos que o PAI lhe enviou de maneira alguma se perderá.

Agora não confunda com aqueles que dizem que por serem escolhidos podem pecar a vontade - não é assim: Deus coloca no coração de seus filhos o desejo pela santidade.

o sennhor não aceita comentarios fortes sobre isso, por isso fui ebm fraquinho aqui tipo leito eledon antigo entendeu?
Debochado anônimo,

Eu já conheço esse tipo de postura, de pessoas que se consideram superiores e gostam de desqualificar os que se lhe opõem à luz das Escrituras. Por isso, não perderei o meu tempo respondendo ao seu desprezível comentário.

Vá debater com a sua corja, em suas comunidades do Orkut.

CSZ
Anônimo disse…
Pr. Ciro, creio que nem adianta muito ficar argumentando com estas pessoas...
A pergunta feita pelo Thiago, no começo deste seu texto, mostra com clareza (pelo menos para nós pentecostais...) que ele usa simplesmente argumentos racionais, com se a Salvação fosse uma coisa lógica, como uma "programação de computador"...
Ele que nunca sentiu aquela sensação ruim de quando você vê algo que desagrada a Deus, por exemplo (O Espírito Santo te "cutucando", te cobrando...).
O homem natural não tem noção de pecado, ele tem noção daquilo que é bom ou ruim em uma sociedade, aquilo que é errado para ele, pode ser certo para outra pessoa e vice-versa, mas o homem cheio do Espírito Santo sabe o que é pecado para com Deus, pois um novo Ser está vivendo dentro dele para o santificar, guiar a sua vida, e se ele desobedecer a ordem de Deus, o Espírito Santo se afastará dele ("E se ele recuar, a minh'alma NÃO TÊM PRAZER NELE..."), fazendo com que seu estado fique pior do que o original (o homem carnal), a carne, a lógica racional neste voltará mais forte do que quando ele era natural (antes de ter um novo nascimento)....
Para o senhor ver como a Salvação é dinâmica, que a Salvação não é uma lógica, como o Thiago apresentou, não é racional...
Fale para o Thiago pedir para Deus o Batizar com o Espírito Santo, para ele entender o que o senhor está falando...
A Paz do Senhor Jesus!
André disse…
A paz do Senhor Jesus Pr. Ciro ! Meu nome é André Ferreira, e aprecio muito o trabalho do senhor, e gostaria de ajuda numa questão, até hoje mesmo sendo um estudante da Palavra de Deus, não consigo achar explicação para para os irmãos que insistem em dizer que devemos dormir de calça comprida e camisa, pois à noite o '' anjo'' pode vir nos visitar para nos abençoar e caso ele ao chegar nos encontre em tal estado ele volta com a benção, estou perguntando isso com sinceridade, não é para testar o senhor, pois como já disse antes respeito muito o seu trabalho, ficarei aguardando uma resposta do senhor, pois sei de sua agenda lotada, que Deus te abençoe muito !
André disse…
A paz do Senhor Jesus Pr. Ciro ! Meu nome é André Ferreira, e aprecio muito o trabalho do senhor, e gostaria de ajuda numa questão, até hoje mesmo sendo um estudante da Palavra de Deus, não consigo achar explicação para para os irmãos que insistem em dizer que devemos dormir de calça comprida e camisa, pois à noite o '' anjo'' pode vir nos visitar para nos abençoar e caso ele ao chegar nos encontre em tal estado ele volta com a benção, estou perguntando isso com sinceridade, não é para testar o senhor, pois como já disse antes respeito muito o seu trabalho, ficarei aguardando uma resposta do senhor, pois sei de sua agenda lotada, que Deus te abençoe muito !
@Vagner disse…
Gostei muito do texto e gostaria de expor que, muitos acreditam que uma vez salvo salvo para sempre. Com isso o bonus da graça obtida lhe dá o direito de continuar no pecado. Isso acontece claramente, é irmão vivendo em adultério, pornografia, roubo. Se a pessoa foi lavada do pecado, o velho se fez novo, anda por muito tempo na presença de Deus e cai em pecado e mesmo assim continua no pecado. Isso vai contra o que o próprio Jesus disse: "vai e não peques mais para que não te aconteça coisa pior". Como que é a questão? Se a porca depois de lavada, voltar para a lama. Não adiantou muito ela ser lavada não é?
@Vagner disse…
Gostei muito do texto e gostaria de expor que, muitos acreditam que uma vez salvo salvo para sempre. Com isso o bonus da graça obtida lhe dá o direito de continuar no pecado. Isso acontece claramente, é irmão vivendo em adultério, pornografia, roubo. Se a pessoa foi lavada do pecado, o velho se fez novo, anda por muito tempo na presença de Deus e cai em pecado e mesmo assim continua no pecado. Isso vai contra o que o próprio Jesus disse: "vai e não peques mais para que não te aconteça coisa pior". Como que é a questão? Se a porca depois de lavada, voltar para a lama. Não adiantou muito ela ser lavada não é?