Pregadores “com a macaca”

Tem se tornado comum hoje em dia o fato de renomados “pregadores” xingarem seus desafetos, ameaçá-los ou amaldiçoá-los de cima do púlpito. Quando isso ocorre, alguns crentes desavisados dizem: “Aleluia”. Mas outros, em silêncio, lamentam: “Fulano está com a macaca”.

Você sabe o que significa “estar com a macaca”, originalmente? Significa estar endemoninhado! Em algumas culturas, a palavra “demônio” é sinal de má sorte. E, para atenuá-la, costuma-se substituí-la por “cão” ou “macaca” — cão no Nordeste e macaca no Centro-Oeste e em algumas cidades do Sudeste. A expressão caracteriza, em geral, a pessoa nervosa, estressada, irritada, descontrolada, desequilibrada.

Saul foi um rei que, ao se desviar do Senhor, ficou “com a macaca”, como está escrito em 1 Samuel 16.14: “E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau da parte do Senhor”. Quando o Espírito de Deus saiu de Saul, um espírito maligno teve permissão de Deus para agir imediatamente naquele rei de Israel. Não há, pois, como alguém estar possuído pelo Espírito Santo e, ao mesmo tempo, “com a macaca” (Jo 8.49; 1 Jo 4.4).

Tenho visto “pregadores” e seus fanáticos e desavisados fãs ficarem “com a macaca” quando as suas heresias são confrontadas à luz da Palavra de Deus. Mas o verdadeiro cristão, que se sujeita a Deus e é vigilante, resiste ao Inimigo e prevalece sobre as forças do mal (Tg 4.7; 1 Pe 5.8,9; Lc 10.19).

Um pregador fiel a Jesus jamais xingará ou amaldiçoará alguém de cima do púlpito, tampouco fará ameaças. Quando um “pregador” fica “com a macaca”, é porque se desviou da fé, da verdade, do Senhor, tornando-se apóstata, maldizente, soberbo, rebelde, desobediente à Palavra, etc. (1 Tm 4.1). Que Deus nos guarde disso.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

m disse…
A paz do Senhor Pastor Ciro, isso já é de se esperar daqueles que deturpam, adulteram a inerrante, infalível palavra de Deus, mas não devemos baixar a guarda para esses hipócritas, naquele grande dia, o Senhor vai dizer a seguinte frase: Apartai-vos de mim MALDITOS, porque não vos conheço.
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

Fico muito triste. Mas concordo com esta sua afirmativa!

Não creio em hipótese alguma, ou nenhuma, que um homem de Deus em sua pregação encontre tempo para zombaria, ou piadas sem necessidade, bem como, chingamentos contra outros, em sua própria defesa, e defender-se todo o tempo ou o tempo todo de "calúnias", que realizaram contra a sua maneira hipócrita de ser, e totalmente contrária a Palavra de Deus, resultado do pouco conhecimento do Deus da Palavra.

O Senhor seja contigo e não te cales!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
PAULO HENRIQUE disse…
E, para atenuá-la, costuma-se substituí-la por “cão” ou “macaca” — cão no Nordeste

Aqui no Ceará,fala-se : " Ele tá com o cão nos coro"...hehehehe
Anônimo disse…
Pastor Ciro, você deveria trabalhar no CQC!

Na época de solteito tinha bons amigos, e eu meio estressadinho que era, era chamado por eles pra sair, ou congregar em alguma cidade fora, e não aceitando o convite, me diziam que eu estava com a macaca.



Certo, dia congregado, em um culto, o pregador estava irritadísimo, e disparava pra todo lado. E como sentávamos pertos um do outro, soltei: "xiiii hoje ele tá com a macaca" pra minha infelicidade, não apenas meus amigos ouviram, mas outros irmãos também.

Todos riram, concordando com o que disse.

Pensei que seria chamado pra uma conversinha, mas acho que os ministros e o pregador birrento não ouviram, graças a Deus!

Isso faz uns 5 anos, e só por curiosidade: o pregador continua com a macaca.


Até,

Daniel Pereira
Meu caro Ciro!

Poderá uma fonte jorrar o doce e salgado ao mesmo tempo?

Deus tenha piedade de nós, principalmente de quem tem esse tipo de obreiro no púlpito de sua igreja!

Um abraço!

Em tempo: Tua agenda não abre espaço mesmo, hein?
claudio pimenta disse…
Cuidado pastor Ciro! ele com seus super-poderes de pai-postolo-mega-star-super-teleconferecnias-arkanjos-magnificus-phd-thd-doutor-magnanimo-super-profeta , pode lançar um determinaçao e seu aero-ciro nao sai do chao!!!!!


O senhor já descobriu quem é ele ?


http://exejegues.blogspot.com/2009/06/quem-e-ele.html
Caro pastor Daniel Acioli,

A paz do Senhor! É sempre bom ler os seus comentários em meu modesto blog.

Poderá uma fonte jorrar o doce e salgado ao mesmo tempo? Não! Como pode alguém pregar a Palavra (ou pensar que faz isso) e, ao mesmo tempo, xingar, ameaçar e amaldiçoar, ao som de "glórias a Deus" e "aleluias"?

Que Deus tenha piedade de todos nós, principalmente de quem convida e paga altos cachês para ter esse tipo de "pregador" em seus eventos... Mas graças a Deus que há expoentes da Palavra de Deus e pastores que têm discernimento.

Quanto à minha agenda, meu amado pastor, o senhor sabe que será um prazer para mim estar com o senhor novamente. Neste ano está difícil, a menos que haja desistências ou adiamentos. Mas conte comigo para 2010.

Um grande abraço.

CSZ
Unknown disse…
Prezado Pr. Ciro,

sempre acompanho os seus comentários sobre o decadente estado de alguns que se dizem "homens de Deus". Fazes de uma forma satírica, creio pra não assustar as pessoas, pois fatos como estes são de uma gravidade sem tamanho.
TENHO DERRAMADO MINHAS LÁGRIMAS diante de Deus, pois sei que a credibilidade no povo de Deus tem sofrido desgaste, por causa desse tipo de homens. Que pregam o "evangelho de homens".
Eu sei que eles carecem de nossas orações e súplicas, para que se convertam, verdadeiramente ao Único Senhor: JESUS!
O que nos ensinou a amar os nossos inimigos, perdoar aos nossos ofensores, ao contrário do que estão fazendo por ai. DENEGRINDO O QUE É SANTO... EXALTANDO MAIS A SI MESMOS DO QUE AO DEUS SOBERANO.
O fato é que já fomos advertidos pelo apóstolo Paulo:

II Tm 3:2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."

QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS E NOS LIVRE DE CAIR EM TAL SOBERBA!

Em Cristo,

irmã Angélica.
paulo santos disse…
Lastimavel, em Cuiabá MT, tem pastor que ataca pastores no pulpito, diz que vai morrer pastores que e contra seu ministerio, ja rasgou o seu livro pastor ciro, chama os pastores mais velhos de museu,e agora pede uma tal de oferta com fé de l00 reais, as primeiras 12 pessoas que levar essa oferta de 100 reais sera abencoada em dobro, mas sempre aparece 20 , 30, mas não manda essas pessoas sentarem, aceita assim mesmo. vai alguem falar mal disso, e xingado ,massagrado,. JESUS ESTA VOLTANDO....MARANATA..
Marcelo Oliveira disse…
Nobre pastor Ciro, a paz do Senhor!

Infelizmente muitos realmente desapercebidos têm apoiado atitudes de pregadores que se chocam frontalmente com a Escrituras!

Que o Senhor continue te usando para exortar o povo de Deus!

Marcelo Oliveira.
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com
Caro Pr. Ciro,
A paz do Senhor!

Nada a acrecentar, pois creio que os cometaristas anteriores já falaram tudo a respeito desse desrespeito.

Que Deus tenha misericórdias de nós!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Anônimo disse…
a paz de jesus cristo, pr Ciro

moacir, rio claro, sp

eles deveriam usar esse "poder" todo para curar enermos e paraliticos já que dizem possuir o "poder". para amaldiçoar a quem quizer e bem como entender eles estão sempre prontos , estão mais parecendo aqueles filminhos japoneses do tipo jaspion, power rangers é "poder" pra todo lado que não surtem efeito nenhum...é só marabalismo...
Max Daylle disse…
a paz do senhor pr...
veja no link abaixo o novo blog do pr. Jose Gonçalves...
abraço.........

www.prjosegoncalves.blogspot.com
E ainda tem gente que paga "zilhões" para ver este "tipo" de indivíduo fazer suas apresentações, a igreja do Senhor precisa tomar uma posição de Santidade e não ser levado por qualquer vento de doutrina...
Graça e Paz
Ricardo Coriolano/Curitiba
Anônimo disse…
Foi o caso do Pr. Paulo Roberto (que não tem nada de pastor)que xingou de cima do púlpito o Pr. Ciro, o chamando de canalha
Como a maioria sabe o sr.Paulo roberto, disse que foram batizadas com o ESPÍRITO SANTO e o galo era o intérprete e .......etc,etc.
Boa foi a defesa do Pr. Ciro no seu blog, que verdadeiramente deixou o suposto Pr. Paulo Roberto envergonhado de suas ações.
Talvez o próximo passo do suposto Pr. Paulo é dizer que elefantes, rinocerantes, macacos, raposas, búfalos, bode, cabras, etc., estão sendo Batizadas no ESÍRITO SANTO e recebendo dons de profecias, milagres, fé ,etc.mas acredito que o Pr. Ciro estará de plantão mais uma vez para combater estas invencionices de quem não tem o que fazer.

Jorge Mélo
Recife - Pe.
Anônimo disse…
Retificando acima;

" O Pr. Paulo disse que as galinhas eram batizadas com o ESPÍRITO SANTO e galo era....

Jorge Mélo
Recife - Pe.
edna disse…
em uma festividade na sede da minha congregaçao,assb.de Deus despertando vidas, fiquei chocada com a pregaçao do preletor,um pastor convidado e muito bem pago,q ficou com a macaca pq a igraja stava calada,eu acho q ele queria glorias pra ele e nao pra Deus,mandou a igreja baixar a cabeça e sentir,SUA MISERIA E SUA IMUNDIÇIA,como se o povo de Deus e lavado e remido c o sangue do cordeiro? eu repreendi na hora , mas a maioria da igreja aceitou, misericordia .

eu pensei q fosse um caso a parte mas ja vi q nao, q bom q encontrei esse blog pastor ciro ,pos tem aberto minha mente e dissipado muitas d minhas duvidas.

verdadeiramente , jesua st voltando.

irma edna.
Anônimo disse…
A Paz Pastor.
Hoje pertenço a uma igreja tradicional e os pastores tradicionais tem muito cuidado ao usar o pulpito.Nossos cultos sempre acabam no horário e quando volto pra casa passo na AD de minha cidade para pegar minha sogra.Há uns anos ouvi uma absudo do pastor da igreja num domingo dizendo que estava orando para o Senhor colocar cancer na cabeça das irmãs que tiram a sombrancelha.Fiquei assustada com esse comentário,além das demais acusaçoes e absurdos dito no microfone .Achei interesante comentar isso pois creio que a casa do Senhor não é lugar para se falar o que quiser,mas sim exortar e ensinar os crentes de acordo com a Bíblia,vejo no meio dos pentecostais muita gente despreparada para ocupar determinadas posições.Não quero dizer que os tradicionalista são perfeitos,mas cuidadosos.Quero parabeliza-lo pelo bom trabalho que o senhor tem desenvolvido em seu blog,tenho aprendido muito.
Unknown disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor!!!

Pastor encontro-me deverás preocupado com o rumo que nossas igrejas estão tomando. Sem delongas tentarei colocar-lhe aparte das dificuldades que tenho encontrado. Pode ser que o senhor me aponte uma solução.

Tenho 32 anos, nasci em lar Cristão (AD) no ceará. Atualmente terminei um mestrado em Física e viajei por conta do meu trabalho pro estado do maranhão.

E em busca de uma igreja pra me congregar tenho visitado a muitas e tentado buscar noticias através da net. Acontece que, inesperadamente, o que mais vejo na net é pastor atacando pastor, O Valdomiro fala mal do Macedo, que por sua vez fala mal do Silas, que por sua vez saiu da CGADB e fala que lá tem muita sujeira e é caso de polícia. Visitei atualmente uma batista e descobri que funciona no molde de células, fui numa que se chama VERBO da VIDA e quando pesquisei vi que a igreja se baseia nos ensinamentos do Kennety Haigan. Ai fico sem saber o que fazer e olha que nos meus 32 anos sempre estive atuante na igreja com toda a minha família. Será que o evangelho corre algum risco de se desfazer, ao menos nos moldes que estamos acostumados?Encontro-me um tanto quanto entristecido. O que o sr.me diria?É erto frequentar uma igreja mesmo sabendo que ela prega algumas coisas erradas, tentando reter apenas o bem?
Aguardo resposta.
Att. Rubens Pinheiro