Pastor Ciro Entrevista (4)

Tenho o imenso prazer de entrevistar o blogueiro Newton Carpintero. Pastor brasileiro, ele vive nos Estados Unidos e mantém um blog apologético pelo qual tem propagado artigos e vídeos com mensagens firmes — provocativas, para muitos — contra falsos ensinamentos e modismos verificáveis no meio evangélico.

Blog do Ciro: Para iniciar a nossa conversa, uma pergunta de ordem política: Como o irmão vê a ascensão de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos?
Newton Carpintero: Creio que o presidente eleito tem uma grande oportunidade para realizar um excelente governo, num momento de extrema dificuldade para a América do Norte e o Mundo. A maior concentração de riquezas está nos Estados Unidos, principal consumidor de bens produzidos por todos os países, o qual recebe um de cada quatro containers da produção mundial. Podemos afirmar que, se os Estados Unidos reduzirem as suas compras, haverá uma grande recessão, gerando desemprego nos países emergentes e problemas na importação e na exportação. Presenciamos grandes mudanças no comportamento social, moral e principalmente no meio evangélico, com pregações farisaicas, egocentristas e voltadas totalmente ao materialismo. Tudo o que está acontecendo hoje é uma preparação para o surgimento do anticristo. Estejamos, portanto, preparados para o Arrebatamento da Igreja, que acontecerá como em um piscar de olhos. Aleluia!

Blog do Ciro: É verdade... Como foi a conversão do irmão e a sua chamada para o ministério?
Newton Carpintero: Não foi pela dor. Foi exclusivamente pela bondade e misericórdia de Deus, que através de um dos seus servos, me convidou a conhecer um culto de consagração, em uma congregação da Assembléia de Deus da Penha, no Rio de Janeiro, em plena quarta-feira pela manhã, em 1975. Fiquei curioso e, mesmo sem entender muito do que ouvia, estava ali com o meu coração sedento e faminto de justiça. Ouvi hinos que andam esquecidos atualmente, palavras de salvação e perdão. Deus, por misericórdia, usou durante aquele culto uma irmã em profecia, o que para mim era novidade, mas eu entendia que era Deus falando comigo. E era! Foi um momento inesquecível! Ali conheci ao Senhor Jesus Cristo e recebi, com muito choro, o meu Salvador. Depois de alguns anos, recebi o nobre título de diácono e, depois, o de pastor.

Blog do Ciro:
O irmão mora na América do Norte há bastante tempo, não é? Muitos pregadores têm dito que os Estados Unidos, outrora uma nação evangélica, estão indo de mal a pior, espiritualmente. Como está de fato a situação geral da igreja evangélica aí na outra América?
Newton Carpintero: Há quase 15 anos resido na América do Norte. Tenho três filhas brasileiras, casadas com brasileiros nos Estados Unidos, e três netas norte-americanas. Conheci várias denominações e posso garantir que está acontecendo aqui exatamente o mesmo que aí. O evangelho — não o de Jesus Cristo, mas o hollywoodiano, pregado por homens em sua arrogância e com bastante desenvoltura — é o padrão do show-man. As características das pregações de muitos, sem medo de errar, estão em desacordo com a Palavra de Deus; estão repletas de promessas fantasiosas de prosperidade financeira. O pior é saber que, apesar da quantidade de desviados da verdade, a qual aumenta a cada dia entre as lideranças, encontramos ainda alguns brasileiros com o sentimento de amor ao dólar, desejando abrir novas igrejas por aqui. Ora, necessitamos corrigir as que já existem! Digo isso sem medo de errar e com muita vergonha...

Blog do Ciro: Mas, pelo que o irmão tem visto aí, devemos esperar um poderoso avivamento para esses últimos dias, começando pela América do Norte, como muitos têm propalado, ou a tendência é que as coisas piorem a cada dia, até que ocorra o Arrebatamento da Igreja?
Newton Carpintero: Creio que, se houver qualquer avivamento, será em todas as partes do mundo. É possível que tudo se torne pior a cada dia, e o Arrebatamento da Igreja, que é uma realidade já está às portas. Se houver avivamento, creio que será bem definido como: “Quem for sujo, suje-se mais; e quem for limpo, limpe-se mais”. Penso que este é o Grande Avivamento para o nosso tempo. Uma vida na presença de Deus permite que o crente verdadeiro entre em choque com os crentes modernos, liberais e que se submetem ao deus deste mundo.

Blog do Ciro: E quais são as características dos pregadores mais requisitados nos Estados Unidos? O irmão também atende a convites para ministrar a Palavra de Deus?
Newton Carpintero: Aqui nos Estados Unidos é muito difícil participar de cultos em algumas igrejas de brasileiros. Não se pode pregar a verdade; caso contrário, somos excluídos do rol de pastores convidados... A Palavra de Deus fica de lado e há muita pregação formalista, artificial, com toque artístico. Os pregadores sensacionalistas, que berram bordões de prosperidade financeira, como se tudo acontecesse num passe de mágica, também são muito requisitados. Contanto que o pregador pareça ser espiritual, tudo bem... e alguns estão pregando até com a companhia de “dançarinas espirituais” ou “balé santo”.

Blog do Ciro: Meu Deus! É melhor mudarmos de assunto (risos). Falemos um pouco do escritor e blogueiro Newton Carpintero. Como o irmão começou a escrever e como se tornou um blogueiro cristão?
Newton Carpintero: (risos). Sou o menor de todos. Começei a escrever alguns textos para um livro que desejo produzir. E, em um excelente momento, encontrei o seu blog, o que agradeço a Deus, pois isso me deixou muito entusiasmado e desenvolvi também o meu próprio blog.

Blog do Ciro: Glória a Deus! Quais são os seus projetos como escritor? Está contente com o blog ou ainda pretende escrever um livro?
Newton Carpintero: Pretendo produzir o meu primeiro livro, pelo qual possa compartilhar as minhas experiências como servo de Deus com os que sentem o desejo de averiguar, examinar e discernir pensamentos, contrastando-os com o que já existe, tudo à luz da Palavra de Deus.

Blog do Ciro: Interessante... Mas, que tipo de sentimento o irmão deseja gerar em seus leitores, haja vista os seus artigos abordarem heresias e modismos de maneira contundente e sem rodeios?
Newton Carpintero: Qualquer sentimento que produza uma maior observação pelos crentes em geral, e assim permitir uma avaliação do que acontece nas diversas denominações.

Blog do Ciro: O irmão tem recebido mais críticas ou mais elogios dos seus leitores?
Newton Carpintero: A bem da verdade, infelizmente, as críticas são maiores, pois existe hoje uma questão que deve ser verificada. Muitos dizem: “Cuidado! Você está julgando. Não julgueis para que não sejais julgados”. E por ai vai...

Blog do Ciro: Realmente, existe uma confusão entre o julgamento no sentido de discernir, provar, examinar, com o julgamento calunioso. Mas, voltando aos Estados Unidos, muitos brasileiros ainda têm o sonho de morar aí, e alguns dizem ter chamada para fazer a obra de Deus em terras estadunidenses. Que mensagem o irmão gostaria de transmitir aos irmãos brasileiros que desejam viver na América do Norte?
Newton Carpintero: Infelizmente, muitos dos crentes que vieram do Brasil se perderam em mentiras, arrogâncias, vaidades e fraudes. Muitos, por não depositarem a sua confiança em Deus, utilizaram o artifício do preparo de documentos de legalização, com muitas falsificações em suas declarações — e... com a ajuda de seus líderes. Estes, “querendo ser bonzinhos”, caíram nas astutas ciladas do Diabo. Diversos deles, já voltaram, e outros já estão prontos para o retorno. A mentira tomou conta de muitas igrejas de brasileiros. E alguns voltaram e estão retornando para o Brasil, com certa arrogância, e continuam em seus desviados caminhos, com a intenção de encobrir a vergonha que sentem. Alguns — sinto vergonha — destruíram o bom nome, que foi construído por muitos brasileiros honestos. Por isso, se houver algum irmão que queira residir nos Estados Unidos, que esteja convicto de que Deus tem um plano para a sua vida nesse país. E, ao chegar aqui, não aceite convites misteriosos, promessas fantasiosas e cargos em igrejas lideradas por obreiros de vida duvidosa, os quais oferecem facilidades para quem não possui autorização para trabalhar. Muitos se enveredaram pelo erro, provocado pela necessidade de trabalho e, desesperados, aceitaram seguir os passos da mentira.

Blog do Ciro: Bem, pastor Newton, sou-lhe grato por essas palavras contundentes e que alertam os que pretendem se estabelecer na América do Norte. Deixe agora uma palavra final a todos os internautas.
Newton Carpintero: Agradeço-lhe, amado pastor Ciro, por esta oportunidade que muito me honra, em poder responder às suas perguntas com temor e tremor. O meu desejo é que a maravilhosa paz do Senhor Jesus Cristo, esteja sempre em sua vida e na de sua família.

Blog do Ciro: conheça o blog do pastor Newton Carpintero clicando AQUI

Comentários

Danilo Miguel disse…
Parabéns pr. Ciro pela entrevista. Assim como o seu blog, também sou visitante assíduo do pr. Newton.

Que Deus continue a abençoar a vida dos dois, que tanto tem lutado contra as mentiras destes últimos dias.

Em Cristo,

Danilo Miguel
Parabenizo a você, pastor Ciro, pela excelente entrevista.

Parabenizo, também, o pastor Newton Carpintero, pela obra que tem, com muita ousadia e temor do Senhor, desempenhado.

Deus tem levantado homens, em nosso tempo, piedosos e conservadores da sã doutrina.

Deus seja louvado!

A paz do Senhor!

Jordanny Silva
Brasília
Meu querido pastor, graça e paz!!

Muito boa... excelente mesmo sua entrevista. Diga-se de passagem, excelente, como tudo que o Senhor escreve.

Meu amigo, preciso muito conversar com o Senhor. Mande seu email para que eu te escreva...
mande pelo meu: williamdejesus33@hotmail.com

Em Cristo,

William de Jesus, Pr.
Jairo Costa disse…
Graça e paz, Pr. Ciro!
Gostei muito da sua entrevista com o Pr. Newton Carpinteiro. Verdades verdadeiras de ambos. Digo isto porque tenho uma amiga missionária nos EUA, que já está de volta.
De vez em quando conversamos sobre o tema, que é confirmado por ela.
Sou seu leitor assíduo e vou passar a ler também o Pr. Newton.
Deus os abençoe!
Excelente entrevista.

Só faltou colocar o enderço do blog do Pastor Newton.
José Mário disse…
Conheci o Pr Newton há "alguns anos atrás..." Trata-se de um homem de Deus voltado para Deus e sem querer o "estrelato". Fiquei muito feliz em "reencontrá-lo" ainda que via net ou telefone como há alguns dias passados. Parabéns pela entrevista Pr Ciro. Louvo a Deus pois sei que vcs dois fazem parte dos "... sete mil que não se dobraram a baal...