Há quase 20 anos, fui convidado pela primeira vez para participar de uma agência nacional de pregadores. Um companheiro de púlpito me ofereceu um cartão e disse: “Seria um prazer tê-lo em nossa agência”. Então, lhe perguntei: “Como funciona essa agência?” E a sua resposta me deixou estarrecido: “As igrejas ligam para nós, especificam que tipo de pregador desejam ter em seu evento, e nós cuidamos de tudo. Negociamos um bom cachê”.
É impressionante como o pregador, nos últimos anos, se transformou em um produto. Há alguns meses, depois de eu ter pregado em uma igreja (não me pergunte onde), certo pastor me disse: “Gostei da sua pregação, mas o irmão conhece algum pregador de vigília?” Achei curiosa essa pergunta, pois eu gosto de oração, já preguei várias vezes em vigílias, porém, segundo aquele irmão sugeriu, eu não serviria para pregar em uma vigília!
Em nossos dias — para tristeza do Espírito Santo — pertencer a uma agência de pregadores tornou-se comum e corriqueiro. E os convites para ingressar nessas agências chegam principalmente pela Internet. Nos sites de relacionamento encontramos comunidades pelas quais os internautas mencionam quem é o seu pregador preferido e por quê. Certa jovem, num tópico denominado “O melhor pregador”, declarou: “Não existe ninguém melhor que ninguém; cada um tem a sua maneira de pregar, e cada pessoa avalia segundo o seu gosto”.
Ela tem razão. Ser pregador, hoje em dia, não basta. Você tem de atender às preferências do povo. Já ouvi irmãos conversando e dizendo: “Fulano é um ótimo pregador, mas não é pregador de congresso” ou “Fulano tem muito conhecimento, mas não gosta do reteté”.
Conheçamos alguns tipos de pregador e seus públicos-alvo:
Pregador humorista. Diverte muito o seu público-alvo. Tem habilidade para contar fatos anedóticos (ou piadas mesmo) e fazer imitações. Ele é como o famoso humorista do gênero stand-up comedy Chris Rock (que aparece na imagem acima). De vez em quando cita versículos. Mas os seus admiradores não estão interessados em ouvir citações bíblicas. Isso, para eles, é secundário.
Pregador “de vigília”. Também é conhecido como pregador do reteté. Aparenta ter muita espiritualidade, mas em geral não gosta da Bíblia, principalmente por causa de 1 Coríntios 14, especialmente os versículos 37 e 40: “Se alguém cuida ser espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor... faça-se tudo decentemente e com ordem”. Quando ele vê alguém manejando bem a Palavra da verdade (2 Tm 2.15), considera-o frio e sem unção. Ignora que o expoente que agrada a Deus precisa crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18; Jo 1.14; Mt 22.29). Seu público parece embriagado e é capaz de fazer tudo o que ele mandar.
Pregador “de congresso”. Entre aspas porque existe o pregador de congresso que faz jus ao título. Mas o pregador “de congresso” (note: entre aspas) anda de mãos dadas com o pregador “de vigília”, mas é mais famoso. Segundo os admiradores dessa modalidade, trata-se do pregador que tem presença de palco e muita “unção”. Também conhecido como pregador malabarista ou animador de auditórios, fica o tempo todo mandando o seu público repetir isso e aquilo, apertar a mão do irmão ao lado, beliscá-lo... Se for preciso, gira o paletó sobre a cabeça, joga-o no chão, esgoela-se, sopra o microfone, emite sons de metralhadora, faz gestos que lembram golpes de artes marciais... Exposição bíblica que é bom... quase nada!
Pregador “de congresso” agressivo. É aquele que tem as mesmas características do pregador acima, mas com uma “qualidade” a mais. Quando percebe que há no púlpito alguém que não repete os seus bordões, passa a atacá-lo indiretamente. Suas principais provocações são: “Tem obreiro com cara de delegado”, “Hoje a sua máscara vai cair, fariseu”, “Você tem cara amarrada, mas você é minoria”. Estas frases levam o seu fanático público ao delírio, e ele se satisfaz em humilhar as pessoas que não concordam com a sua postura espalhafatosa.
Pregador popstar. Seu pregador-modelo é o show-man Benny Hinn, e não o Senhor Jesus. É um tipo de pregador admirado por milhares de pessoas. Já superou o pregador de congresso. É um verdadeiro artista. Veste-se como um astro; sua roupa é reluzente. Ele, em si, chama mais a atenção que a sua pregação. É hábil em fazer o seu público a abrir a carteira. Seus admiradores, verdadeiros fãs, são capazes de dar a vida pelo seu pregador-ídolo. Eles não se importam com as heresias e modismos dele. Trata-se de um público que supervaloriza o carisma, em detrimento do caráter.
Pregador milagreiro. Também tem como paradigma Benny Hinn, mas consegue superar o seu ídolo. Sua exegese é sofrível. Baseia-se, por exemplo, em 1 Coríntios 1.25, para pregar sobre “a unção da loucura de Deus”. Cativa e domina o seu público, que, aliás, não está interessado em ouvir uma exposição bíblica. O que mais deseja é ver sinais, como pessoas lançadas ao chão supostamente pelo poder de Deus e fenômenos controversos. Em geral, o pregador milagreiro, além de ilusionista e “poderoso” (Dt 13.1-4), é aético e sem educação. Mesmo assim, ainda que xingue ou ameace os que se opõem às suas sandices e invencionices, o seu público é fiel e sempre diz “aleluia”.
Pregador contador de histórias. Conta histórias como ninguém, mas não respeita as narrativas bíblicas, acrescentando-lhes pormenores que comprometem a sã doutrina. Costuma contextualizar o texto sagrado ao extremo. Ouvi certa vez um famoso pregador dizendo: “Absalão, com os seus longos cabelos, montou na sua motoca e vruuum...” Seu público — diferentemente dos bereanos, que examinavam “cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (At 17.11) — recebe de bom grado histórias extrabíblicas e antibíblicas.
Pregador cantante. Indeciso quanto à sua chamada. Costuma cantar dois ou três hinos (hinos?) antes da pregação e outro no meio dela. Ao final, canta mais um. Seu público gosta dessa “versatilidade” e comemora: “Esse irmão é uma bênção! Prega e canta”. Na verdade, ele não faz nenhuma das duas coisas bem.
Pregador “massagista”. É hábil em dizer palavras que massageiam os egos e agradam os ouvidos (2 Tm 4.1-5). Procura agradar a todos porque a sua principal motivação é o dinheiro. Ele não tem outra mensagem, a não ser “vitória”, principalmente a financeira. Talvez seja o tipo de pregador com maior público, ao lado dos pregadores humorista, popstar e milagreiro.
Pregador sem graça. É aquele que não tem a graça de Deus (At 4.33). Sua pregação tem bastante conteúdo, mas é como uma espada: comprida e chata (maçante, enfadonha). Mas até esse tipo de pregador tem o seu público, formado pelos irmãos que gostam de dormir ou conversar durante a pregação.
Pregador chamado por Deus (1 Tm 2.7). Prega a Palavra de Deus com verdade. Estuda a Bíblia diariamente. Ora. Jejua. É verdadeiramente espiritual. Tem compromisso com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus. Seu paradigma é o Senhor Jesus Cristo, o maior pregador que já andou na terra. Ele não prega para agradar ou agredir pessoas, e sim para cumprir o seu chamado. Seu público — que não é a maioria, posto que são poucos os fiéis (Sl 12.1; 101.6) — sabe que ele é um profeta de Deus. Esse tipo de pregador está em falta em nossos dias, mas não chama muito a atenção das agências de pregadores. A bem da verdade, estas também sabem que nunca poderão contar com ele...
Qual é a sua modalidade preferida, prezado leitor? Você pertence a qual público? E você, pregador, qual dos perfis apresentados mais lhe agrada?
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Pastor, seu artigo, é simplesmente indizível! Maravilha dos Céus! Isso é o cotidiano em nossas igrejas, e isso entristece muito... ainda ontem passei para conversar com um irmão de "cabelinho branco" da minha igreja, cheio de sabedoria, com histórias lindíssimas, e nós espomos isso que o sr. mencionou. Nosso povo prefere pessoas que vem nas igrejas chamá-las pelo nome, em vez de ouvirem a genuína e inefável palavra de Deus! Estamos vivendo em meio à um povo que deixa os cultos de ensino e EBD, mas que no "culto de vitória", lota e abre galerias. O pior, é que quando damos nossa contribuição, de chamar aqueles que não se enquadram no "modelo" que a "massa" quer, somos reprovados. Pastor, oro e peço a graça a Deus para que venha ir na contra mão destes! Quero em tudo ter compromisso com a palavra, e somente através dela inserir Cristo na vida de todos aqueles que ouvem a voz do Senhor, "encucando" assim, a maior revelação que um pregador pode proferir; trazendo um povo que alcança vitória pela vida obediente e consagrada na qual nosso Deus quer, e que foi ratificada na EDB desse trimestre.
Deus o abençoe grandemente, e espero velo em breve em nossa igreja.
Muito tenho aprendido com seus artigos, por isso meus sinceros desejos que Deus venha cada vez mais derramar do melhor dEle sobre sua vida...
Em Cristo
Rafael
O irmão se esqueceu do pregador Tim Maia: é aquele que falta a um compromisso, porque assumiu outro que lhe pagará um cachê maior. Eles também estão por aí...
Abraços
Parabéns pelo texto. Por várias vezes ouvi que não sou do tipo que prega em um culto de domingo! Isso mesmo, no domingo é preciso ser show! Infelizmente!
Bem Verdade é que, tais pastores (Pastores?) (rsrs) ou como a propria palavra do Senhor de ante-mão já diz ( Isaías 56:11
E estes cães são gulosos, nunca se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.) e tambem (Judas 1:12
Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;) e mais (Jeremias 23:1
Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor.)
e então (II Pedro 2:1
Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
Amém....
Muito Obrigado Pr.Ciro, Fique na Paz do Senhor...
Paz do Senhor!
Sou um grande adimirador de seu minitério e lhe parabenizo por tão importante blog.
Quanto ao tema, o que me deixa triste é, como grandes pregadores podem entrar em caminhos tão estranhos para quem prega a Bíblia, caminhos como, fama recebida com glória própria, dinheiro, caches etc.
Recentemente vi um pregador que estava fazendo algo semelhente a fogueira santa de uma outra denominação neo pentecostal, porém o mesmo pregava contra isso enfáticamente, o que houve com este e tantos outros pregadores?
É dificil pra mim entender na minha humilde forma de pensar como alguem pode até cobrar para pregar em uma igreja, será que isso virou um negócio lucrativo?
Que Deus nos livre disso, e que ele possa levantar homens comprometidos apenas com o Senhor!
Como sempre, suas palavras são verdadeiras e usadas pelo Espírito Santo para abrir nossos olhos e coração. Elas nos guiam para a verdadeira forma de adorar e agradar ao nosso Mestre Jesus.
Sabemos que um bom pregador não é medido por sua forma de falar ou gesticular, mas por seu EXEMPLO. O servo de Deus aprovado é aquele que prega o que vive (a transformação e a revelação do Senhor em sua vida) e vive o que prega (a mensagem santificadora de Jesus).
Continue orando por nós!
Abraços e saudades!!!
Pr Ciro, infelizmente este é o perfil dos pregadores hodiernos, sem generalizar, mas damos graças a Deus por estes, pois, neste homens sem compromisso com Deus, nós vemos o cumprimento da Palavra de Deus. Jesus está voltando...
Qual dessas categorias vc se insere ?
É muito fácil falar mal dos outros.
Odilon - Santa Maria - Rs
Odilon? Risos.
Tudo bem?
Eu tenho certeza da minha chamada. Estou convicto de que fui chamado por Deus para pregar a sua Palavra com verdade, segundo à sua vontade, à semelhança de Paulo (1 Tm 2.7; Rm 1.1; 2 Co 1.1). Prego o evangelho, e não os efeitos dele (Mc 16.15-20). Apresento a Cristo, e não a mim mesmo (1 Co 2.1-5). Por graça de Deus, vivo o que prego e prego o que vivo.
Espero ter respondido à sua indagação.
Como está o tempo aí em Santa Maria? Não minta, pois, pela Internet, dá para obter informações sobre as condições meteorológicas em cada cidade brasileira...
CSZ
Acompanho diariamente seu blog, que para mim tem sido uma benção!
Infelizmente existem vários exemplos como esses que o Pr citou no texto acima, mas seja dada a boa notícia, que na minha AD de Sta Cruz do Sul ainda não se vê muito disso, e concordo com o irmão acima, sobre os líderes, em verdade eles tem que funcionar não só como pregadores-administradores, creio que eles tem o duro papel de serem, além de todas as demais tarefas, os moderadores.
Dou graças a Deus pelo Sr. e pelos nossos pastores daqui da Assembléia de Deus de Santa Cruz do Sul, RS, que são umas bençãos e trasem consigo muitos, preparando-os para os santos ministérios da Igreja de Cristo!
Lamentável verdade a gente tem que conviver. Mas sabemos que é assim e sempre será...pois cada vez que se aproxima o Senhor, mais e mais joio aparece, mostrando quantos deles devem ser queimados. deus em Cristo guarde a todos que ñ confundem o seu chamado e para isso trabalham; edificar a Ob ra do Mestre.
Pr. Ciro fiz uma pergunta no ano passado para a seção "Pastor Ciro responde" mas infelizmente ñ fui atendida. Mesmo sabendo dos seus compromissos, ainda aguardo a resposta; a menos que ñ tenha chegado na caixa. Um grande abraço, a paz do Senhor, e muitas vitórias através de Jesus. Graça Souza.
Graças a Deus o conheci no ceara na ass de deus caucaia e constatei o que ja pensava,O tipo de pregador que ele e: PREGADOR DE BIBLIA a santa palavra de deus sem malabarismos nem senssacionalismo ,nem com pegadinhas contra o povo ,nem manipulador ,nem palhaço , nem forçador falso avivalista
Pregador da palavra o fogo verdadeiro
A Paz do Senhor!
É muito triste, quando somos obrigados a rir e a sorrir com esta verdade.
Sorrir de tristeza, como pode? Pode sim, pode acontecer com quem possue o Espírito Santo de Deus em suas vidas!
O que possue o Espírito Santo, reconhece esta tristeza em muitos templos construídos pelos homens, que o elevam com o título de "A CASA DE DEUS", e sem nenhum escrúpulo, contam suas anedotas e se limitam a proporcionar momentos de positivismo ao povo que está em busca, na sua maioria, infelizmente, de divertimento e ajuda financeira.
Conforme está escrito em I Coríntios 6:19: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
É fácil identificar um pregador sem o Espírito Santo de Deus, se o que o ouve, com atenção, está buscando a santificação em Jesus Cristo, e o possue em sua própria vida, mas, se não for assim, o ouvinte ficará à deriva com os seus sentimentos da alma, e aceitará qualquer motivação psicológica, vinda destes seres impertinentes, que ouvirão no Grande Dia, conforme está escrito em Mateus 7:21: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos estão vivendo como vaso de deshonra, e não o sabem, pela sua mente já cauterizada, e assim, levam outros ao genocídio espiritual.
Deus seja contigo!
Pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Publique umas pequenas palavras no meu pequeno blog que to iniciando, se o amado tiver um tempinho e fazer uma "vizita" deixando um comentário lá, ficarei muito grato...
Fique na Paz do Senhor Jesus,
Saúde e Paz á familia...
EAS...
Seus textos são sempre como bálsamo para minha alma, pois temos muito em comum na maneira de pensar em alguns aspectos.
Quero convidar o irmão para criarmos a nossa agência; a PCPB "Pregadores Criticados por Pregarem a Bíblia".
Membros associados: Ciro Zibordi, Geremias do Couto, Mozart Paulino e outros.
Observação: Nessa agência não se permitem anônimos, pois quem é de Cristo Jesus não se esconde, e sim, reflete a verdadeira luz do Senhor.
O irmão e familia está sempre em minhas orações.
Paz,
MSP
E enquanto pregadora, tenho me esforçado para ser enquadrada nesse perfil também.
Deus me ajude.
Paz do Senhor Jesus, nosso modelo fiel de vida e ministério.
É muito triste mas é a mais pura verdade os pregadores dos nossos dias estão mais preocupados com o marketing pessoal do que a pregar o evangelho do Senhor Jesus, e infelizmente muitos de nossos jovens tem se espelhado nestes tipos de oradores pois na mente de alguns o bom pregador é aquele que está na mídia, não querem espelhar-se nos antigos Pastores compromissados com a Palavra e com o Deus da Palavra. Não querem pregar como Daniel Berg, Samuel Nystron, e outros mais que estão na ativa e dando frutos, mas querem ser como o pregador das vigilias, dos congressos querem ser famosos.
A estes lembramos o que disse João Batista.....convem que Ele cresça e eu diminua..... Parabéns pela postagem.
Paz,
Uilson Camilo
Infelizmente parece que ta tudo desandando mesmo. Só a minoria se importa com o Deus. A grande maioria soh quer saber de dinheiro. Muito triste mesmo.
Deus abencoe
ONTEM ESTAVA CONVERSANDO COM UM EVANGELISTA E ESTAVAMOS FALANDO SOBRE ISSO.
E O MOTIVO DE EXISTIR ESTES TIPOS DE PESSOAS É PORQUE AS IGREJAS E MUITOS OBREIROS APOIAM E AINDA LEVANTAM UMA GRANDE OFERTA ( SACRIFICAM A IGREJA ) PARA TRAZER ESTES TIPOS DE PESSOAS QUE SO INTRODUZEM MODISMOS E HERESIAS E CONFUSÕES NO MEIO DO POVO DE DEUS.
MAS GRAÇAS A DEUS QUE TEMOS MUITOS PASTORES CIROS POR AI ( RSRSRS ).
EU PREFIRO UM PREGADOR QUE FALE A PALAVRA DE DEUS.
PREFIRO PUVIR 2,10OU 15 MIN DE PALAVRA DO QUE OUVIR 45,50 OU 90 MINUTIS DE BLÁ BLÁ COMO MUITOS FAZEM POR AÍ.
UM ABRAÇO PASTOR E QUE DEUS CONTINUI TE INSPIRANDO EM SEUS ARTIGOS.
Pb Uilton
ADC-Cubatão/SP
Não sei se dou risada, ou se choro. Dentro da Assembléia de Deus (minha denominação), não falta agenciadores de preletores.
Ótimo texto!
Um abraço Vitor.
A Paz do Senhor.
Uma geração de pregadores contagiados.
A Bíblia diz que Deus não muda e nem tem sombra de variação Tg 1.17.
A Bíblia também diz que em um determinado tempo se levantou uma geração que não conhecia os feitos (obras) que Deus tinha realizado para com os seus pais. Jz 2.10.
Os homens que se distanciam de Deus e se aproximam do mundo, são assim mesmo! Contagiados com as novidades do mundo, querem trazê-las para dentro da igreja. Será que eles são alunos da Escola Dominical?
Será que eles participam dos trabalhos da igreja? Ou será que apenas aparecem segundos antes de sua preleção e após terminá-las já vai avisando a igreja que terá que sair antes de terminar o culto, pois outros compromissos importantes no Reino de Deus o esperam! Absurdo isso, não acham!!!!!!!!
A Bíblia nos encoraja a não conformarmos com tudo isso Rm 12.2 e por isso eu louvo a Deus pela vida do Pr. Ciro e por todos os irmão que visitam este blog e como verdadeiros apologistas ortodoxos colocam seus pensamentos santos.
Falando em parábolas para descrever o Reino dos Céus, Jesus disse que seria como um grão de mostarda que se tornaria uma árvore frondosa(grande), e que, a aves dos céus fariam seus ninhos........... O que me parece é isso mesmo. As aves dos céus estão fazendo seus ninhos nas igrejas de Jesus Cristo. Um grão de mostarda não se torna em árvore frondosa (aqui pode estar falando do crescimento artificial (fermento)) que a igreja teria momentos antes da volta de Jesus e que, estas aves, fariam seus ninhos.
Prezados irmãos, a Bíblia diz que a ovelha conhece a voz do seu pastor Jo 10.27. Não são levados por vento de doutrina. Falemos em tempo e fora de tempo sobre a verdadeira Palavra de Deus para todos aqueles que pedem a nossa razão de viver.
Um grande abraço a todos os irmãos ortodoxos.
A Paz do Senhor.
O que o amado Pr. Ciro escreveu é a mais pura verdade. esta semana mesmo um obreiro que está organizando um congre$$o me perguntou se eu conhecia algum pregador para pregar no tal evento, e eu disse que sim, e citei os nomes de dois amigos meus que tem compromisso com a Palavra de Deus, mas o irmão me disse que quer um famoso que atraia a multidão, então eu falei que os dois que eu indiquei não serviriam e deu vontade de dizer "se é para atrair a multidão por que não contratam a dupla sertaneja Zezé di camargo e Luciano?"
É lamentável que os líderes (principalmente das AD´s) deixem de observar a advertência "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"
Não entra na minha cabeça que, à véspera do centenário da AD, nossos líderes ainda coadunem com tais comportamentos que são contrários a nossa identidade. Espero que na próxima convenção tal assunto seja tratado e os rebeldes devidamente sancionados disciplinarmente, a fim de mantermos a sã doutrina (principalmente aquele caso do Pr.(?) de um certo Grande Templo que xinga outros pastores no púlpito, censura a CGADB, diz "que e letra mata"(!!!) e parece que fica por isso mesmo. É lamentável.
É o parecer.
A paz do Senhor!
Ao ler o seu artigo fiz um retrospecto na minha vida e, tristemente, cheguei a conclusão de que tal fato é pura verdade.
Na semana passada, recebi o telefonema de um 'pastor' me pedindo para indicar um pregador de para um grande evento aqui em BH. Este evento é realizado todo o mês de abril, durante uma semana inteira, ao ver os dias livres em sua agenda, resolvi indicar o nome do sr. para ele e, infelizmente, fui forçado a ouvir: O Pr. Ciro é muito bom, mas, para este evento ele não serve, pois, prefiro aqueles que sopram, chogam as pessoas no chão, etc, etc.
Ao ouvir isto, indaguei: É por isso que o sr. não me convida também?
Ele me disse:
- Exatamente.
Muito bom este comentário, sou leitor fiel de seus textos, seus livros, e dou graças a Deus porque na igreja no qual congrego, nosso Pastor Antonio Lemos Filho, não permite esses "Pop Star".
Usa muito seus obreiros, pois são do seu rebanho, tenho me esforçado para pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo, sem animar auditório, tendo Jesus sempre no Centro da mensagem, e a salvação em Cristo como base.
Deus me resgatou, me salvou ... não consigo ouvir essas "loucuras" pois a palavra de Deus não é assim, cheia de bombas, risadinhas e tal...
Estou de acordo com o texto, aprendo muito com seus textos, ouço muito seus vídeos, e se for a vontade de Deus estou me preparando, estudando, orando, para ser um Pastor fiel a Deus e a sua palavra, ore por mim Pastor, grande abraço, e que Deus continue te abençoando e dando sabedoria do alto.
Ax. e Maestro: Zeriky de Souza
Prefiro o tipo "Pregador chamado por Deus ", este sim pode transmitir algo divino,do contrário é perda de tempo submeter nossos ouvidos e faculdades mentais à algo que se diga ter vindo do Senhor.
Abraço,
JP
Tenho realmente me alimentado através de suas postagens e Textos condizentes a sua "pessoa", Glória a Deus... que ainda existem ainda homens de Deus que tem um papel fundamental em preservar cada vírgula,versículo e capitulo sem perder a essência e a lucidez da Palavra de Deus.... Somos sim criticados, e até mesmo chamados de frio como o nosso irmão bem colocou. Mas estamos no caminho certo... Iremos sim Pregar um Evangelho com característica de Evangelho.... È isso que o Senhor espera em Nòs...
Somos Capazes Sim !!!
Prº Neilton Campos- São Paulo
A Paz do Senhor Jesus!
O senhor foi claro e conciso em mostrar a realidade que sorrateiramente se instalou nas igrejas.
Domingo fiquei indignada com o "pregador da noite" que comparou a corrida de um político para conquistar o poder com a corrida do crente para alcançar o céu. Comparação infeliz, visto que, a política aqui é marcada pela corrupção.
Isso acontece por essas pessoas não terem compromisso com a Palavra e nem temor de Deus e por não haver estudo verdadeiro e sério
da Bíblia.
Sônia Farias - Anajás/Pa
Existem os judeus que vão à igreja atrás de milagres, sinais e maravilhas, principalmentes quando relacionado a dinheiro (é o que mais tem na igreja brasileira atual); existem os gregos que vão atrás apenas do conhecimento e que acabam se alegrando e se alimentando com toda a sorte de sabedoria e filosofia humana (que é, essencialmente, corrupta e falha), descartando a "loucura da pregação"; e existem os cristãos verdadeiros que seguem a mensagem da cruz (negar a si mesmo e perder a vida), visto que compreendem o poder de Deus.
Erramos, e erramos muito, por não conhecermos as Escrituras e o poder do Altíssimo!
Parabéns pelo tópico, pastor.
Que Deus te abençoe ricamente!
Abraços e a paz do Senhor Jesus!
Jordanny Silva
Brasília
Prefiro também como o irmão citou acima o pregador chamado por Deus que pode ser até iletrado, mas quando prega fala da Palavra de Deus , anuncia a Cristo e o arrependimento para salvação de almas como o apóstolo Pedro (At. 2.14-41)
Que o Senhor continue abençoando sua vida e ministério!
Marcelo Oliveira
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com/
Congrego atualmente numa igreja pentecostal, que geralmente tem deixado MUITO a desejar com pregadores, não, não é NEO-PENTECOSTAL, é sem o NEO mesmo.
Será que as igrejas pentecostais, não estão precisando de mais homens como vc, que pregam a Palavra? Pq francamente, é muito triste ver que o pentecostalismo estar a alguns anos atrasado em relação ao Protestantismo Histórico em pregação da Palavra. Tenho visto ao longo destes 10 anos na minha igreja, muita preocupação em falar em linguas, do que pregar a Palavra! E nesta brecha, MUITA heresia é pregada no púlpito e isso tem me irritado a ponto de procurar outra igreja para congregar, mas que seja histórica, pois o que me importa é que a Palavra seja pregada, seguindo as regras da Hermenêutica. Afinal, saimos do seio romano por isso, principalmente. Pela Palavra, muitos homens, derramaram seu sangue para que hoje tenhamos a Palavra em nossas mãos e muitos de nós não damos o devido valor. Muitos na época de Wycliff(sec XIV) pagavam em valores de hoje, mais de R$ 10.000,00 por uma versão do novo testamento em inglês. Que hoje temos por menos de R$ 10,00 os 66 livros.
Tenho chamado para pregação, apesar de não querer, mas Jesus tem me chamado a cada dia mais. Quanto mais eu busco, mais Jesus me mostra quão carente está o povo de ouvir a Palavra DEle.
O que vc acha? Devo tentar fazer a diferença e pagar o preço(correr risco de ser criticado por líderes)? Ou devo ser mais um nas igrejas históricas, de pregadores com Chamado Divino?
Quando criarem a agência "PCPB", me chamem!
Abraço,
Em Cristo.
C 22a
A Paz do Senhor!
A Igreja deste século está dentro do deserto, e muitos, não o sabem.
A chamada movimentação do Espírito, está proporcionando claramente, a construção de bezerros de ouro, tais como, podemos observar na Internet via youtube.com, a diversidade de líderes, levando não a Palavra de Deus, mas o que interessa aos seus bolsos e desejos carnais.
A necessidade de se eliminar o proselitismo e os indocumentados do Espírito, só acontecerá com a divisão de responsabilidades, em um país tão grande como o Brasil.
É chegado o momento de se eleger responsáveis de verdade, em todas as áreas, e sem os interesses políticos, já visíveis, em muitas igrejas. Esquecidos que o púlpito, somente deve ser frequentado por homens de Deus. Santos que desejam estar cada vez mais limpos e sem heresias.
Hoje, é comum, trazer aos púlpitos e com toda a honra, políticos mentirosos, que apenas desejam usufruir de tudo e de todos, para os seus interesses mesquinhos.
Basta desta pouca vergonha. Querer dar aos do mundo as regalias que pertecem aos santos do Senhor.
Estão violentando o local que somente deveria ser utilizado por pregadores do Evangelho - e de verdade.
Creio, que nos encontramos em um momento de divisão de águas, e importante para as Assembléias de Deus no Brasil. Deste momento não passará o juízo de Deus, sobre os que estão sem juízo correto.
Vivemos hoje, o final do Final dos Tempos, e assim, necessitamos voltar ao início dos tempos das Assembléias de Deus no Brasil, onde o Espírito Santo se movimentava com liberdade em todos os sentidos.
Deus o abençoe com muita saúde, ousadia, conhecimento e sabedoria nesta distribuição do que falta em muitas igrejas -A Palavra de Deus, de maneira correta e exaustiva.
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Não cobro cachê, pois recebí de graça e de graça dou (Mt.10:8), não exijo hotel cinco estrelas , não gosto de chegar ao templo já quase na hora de pregar para não chamar a atenção para mim, não levo Dvds para vender no púlpito, não minto para o povo dizendo que estou vendo anjos e bola de fogo no templo, não mando o povo levantar a mão e dizer glória ou olhar no olho de seu irmão e dizer que o ama, não imito língua estranha de outro pregador, não prego sermões repetidos e nem de outros pregadores, não faço ameaças no púlpito, não lanço maldição sobre ninguém, não faço parte de agência de pregadores, não bajulo o pastor que me convidou para ser convidado novamente, não dou ordens aos anjos, não xingo meus irmãos tradicionais que não creem na atualidade dos dons espirituais, não luto carater no púlpito, não dou soco no ar, não fico enchendo linguiça na hora da mensagem falando em língua sem interpretação, não conto piadas no púlpito (aliás nem em outro lugar), não tenho como mentores espirituais homens como: Benny Rin, Morris Cerullo, Kenneth Hagin, R.R. Soares, Edir Macedo, Robson Rodovalho, Silas Malafaia, Rene Terra Nova, Estevam Hernandes, Valnice Milhomens, Fadi Faradi, etc...
Mas quando faço citações de homens de Deus me espelho em: Gordon D. Fee, Hank Hanegraaf, D. A. Carson, John Stott, John Piper, John Macarthur, Josh Mcdowell, Rick Watts, Russell P. Shedd, Erwin Lutzer, Norman Geisler, James Packer, Antonio Gilberto, Ciro sanches Zibordi, Esequias Soares, Geremias do Couto, Elienai Cabral, Paulo Romeiro, Natanael Rinaldi, Hermistein Maia, Augustus Nicodemus, Ewerton Tokashiki, Abrãao de Almeida, Hernandes Dias Lopes, Severino Pedro da Silva, Dave Hunt, Lutero, Calvino, John Kinox, John Owen, Os Puritanos, etc...
Quando me convidam para pregar, oro, jejuo, leio e estudo a Bíblia, consulto comentários, faço exegese do texto, peço a direção do Espírito Santo, prego com sinceridade e dou toda glória a Jesus. Prego o Evangelho que Jesus e Paulo pregou.
Será que alguém vai ter coragem de me convidar para pregar?
Se ninguém me convidar não tem problema, vou continuar sendo um cristão que ama a Plavra de Deus.
Edinei Siqueira - Servo do Senhor
Também lhe farei uma pergunta: "O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me!" (*)
CSZ
(*) Mc 11.30
De fato os tais rpegadores da atualizade têm infestado a Casa do Senhor, mas com fé, oração e ação, havemos de vencer este mal.
Que Deus continue te abençoando.
PS: sou Presbítero na AD interior do CE. Como podemos ter a honra de vê-lo ministrando em nossa humilde igreja? Paz
GOSTEI MUITO DESSA MATÉRIA,VEJO QUE PRECISO ME DEDICAR MAIS NAS COISAS DO SENHOR JESUS CRISTO E EMPREGAR MAIS ESFORÇO INVESTINDO NO MINISTÉRIO QUE DEUS ME DEU.
QUÃO GRANDE É A RESPONSABILIDADE DE SE PREGAR PARA OS REMIDOS DO SENHOR,VEJO QUE ANTES DE PREGAR PRECISO APRENDER A OUVIR BONS CONSELHOS COMO ESTES.
É POR ISSO QUE MUTAS VEZES NÃO VEMOS RESULTADOS ANIMADORES APÓS A PREGAÇÃO,PRECISAMOS SER REALMENTE ESPÍRITUAIS,COMPROMISSADOS COM A VERDADE SEM BAJULAR OU OFENDER OS OUTROS.
QUE AS NOSSAS PALAVRAS TRANSMITAM GRAÇA AOS QUE OUVEM.MUITO OBRIGADO.
EM CRISTO.
RANIERI.
Não pude me conter em rir das descrições e ilustrações (bem pertinentes) que destes aos falsos pregadores! Porém, ao mesmo passo que ria, chorava em meu coração em ter que concordar que isto é verdade. E pior, em saber que milhares de milhares (ou milhões de milhões) não podem discernir que tais pregadores e seus discursos para nada servem, senão, para desviar da verdadeira piedade aqueles que não conhecem as Escrituras nem o Poder de Deus.
Embora não te conheça, deixo meus cumprimentos de irmão em Cristo, e louvo a Deus pelas tuas expressões que, saiba, edificam muito nossa vida espiritual.
Deus te ama!
Luiz Henrique Sarmento de Oliveira
Só faltou um, O PREGADOR DE FORA;
Como está difícil encontrar "pregadores" que A conheçam. Fica entendido que esses "pregadores" parecem está "presos" em seus entendimentos e conhecimentos! Que através desse ministério eles sejam libertos de seus conhecimentos, e aqueles que desejam ser verdadeiros expositores da Palavra, se orientam a ministrar a Verdade.
Deus seja contigo!
Temas como esse levará o povo de Deus a refletir sobre tudo o que está ocorrendo em nossos arraias.
Ps.: Permissão pra publicar esse artigo e outros mais que julgar interessante.
Gostei muito do seu artigo.
Vou indicá-lo no meu blogger e também vou acompanhar o seu.
Estou começando a escrever alguns temas sobre a igreja. É incrível a semelhança do que o pastor tem escrito aqui, com o que eu penso a respeito do evangelho, nesses 37 anos de experiência em que tenho vivenciado todas as transformações ruins pelas quais o evangelho tem passado.
Ainda há 7 mil que não dobraram seus joelhos ao Baal deste século, graças a Deus.
Em meu blogger http://josevideira.blogspot.com/
colocarei um link para o seu blogger.
Um grande abraço, pastor.
Pr. José Videira.
A Paz, e que Deus continue abençoando seu ministério! :)
Realmente estamos vivendo tempos difíceis quanto ao exercício do ministério. Os que desejamos fazer a obra de Deus com seriedade e transparência temos que enfrentar uma "concorrência desleal" que apregoa em alto e bom som o "vale tudo" para se "pregar o evangelho e ganhar almas para o Senhor", não importando os meios e artifícios usados para se alcansar os objetivos desejados. É lamentável.
Quero aproveitar este espaço para divulgar uma matéria encontrada em um noticiário gospel. Veja a que ponto estamos chegando. Se o irmão entender que o material possa servir de munição para ser discutido aqui, fique a vontade.
Curso ensina pastor a ser empresário da fé
Por Renato Cavallera em quarta-feira, 11 março 2009
Tags: Dinheiro, Dízimo, fé, Igreja, Pastor 4 Comentários
A seara exige obreiros empreendedores, criativos, capazes de trabalhar em grupo e de liderar com visão global
Desmerece a obra de Deus aquele que se nega a entregar o dízimo. Deus não é mendigo e não precisa de resto
A igreja é uma empresa, e uma empresa difícil de ser conduzida porque o seu estoque são almas
O ser humano é interesseiro e quer que a igreja manifeste a presença de um Deus vivo com retorno imediato
O povo não pode ouvir os obreiros falar sobre as doenças deles. Como crerão se o próprio mensageiro não recebe a benção na prática?
A cartilha dos grandes empresários diz que, para se dar bem nos negócios, é fundamental estar atento às mudanças na sociedade, empregar com eficiência a propaganda, estudar o público-alvo, cuidar bem dos funcionários e vigiar a concorrência. Pois essas regras também valem para os que desejam abrir a própria igreja evangélica, segundo um curso oferecido pelo Seminário Brasileiro de Teologia (SBTe).
Uma frase presente na apostila do “Curso de Formação de Pastor” dá o tom do seu conteúdo: “A igreja é uma empresa, e uma empresa difícil de ser conduzida, porque o seu estoque são almas”.
Partindo da premissa de que os meios de comunicação transformaram a sociedade, o curso convoca os pastores a uma adaptação aos novos tempos: “As igrejas que não seguirem a cultura dos povos tendem a ficar vazias”.
A advogada e aluna do curso Laudicéia Koschitz, 39, concorda. Não acha errado, por exemplo, que as evangélicas se embelezem. “A mulher é uma obra maravilhosa de Deus e precisa se arrumar.”
Hoje, diz o curso, o pastor deve ser “empreendedor, criativo, capaz de trabalhar em grupo e de liderar com visão global”.
Marlene Bergamo/Folha Imagem
Pastor Marcelo de Souza ora por religiosos que pedem milagres ao Espírito Santo (Foto)
As igrejas pentecostais já parecem ter entendido. Em 2002, segundo pesquisa do Eseb (Estudo Eleitoral Brasileiro), seus seguidores já eram 11,1% do total da população, número quatro vezes maior que em 1980.
Para aproveitar esse crescimento vertiginoso, o curso lista atitudes que devem ser tomadas pelo pastor empreendedor (leia quadro ao lado).
Antes de abrir uma igreja, por exemplo, ele deve estudar a região e o público-alvo. Se o local for pobre, ajudam a atrair gente a distribuição de lanches e o sorteio de cestas básicas.
Na Assembléia de Deus do Jardim do Apurá (zona sul de São Paulo), o fiel que fica até o fim do culto recebe um cachorro-quente.
Renata Freitas/Folha Imagem
Pastor parte o pão para distribuir a fiéis (Foto)
É importante ainda que o pastor seja “um ator, um dramaturgo” para “acomodar o povo, chamar a sua atenção e fechar a sua boca”.
Para ser eficiente, ele é aconselhado a se alimentar bem e a se exercitar com musculação e corrida. Quando tiver de ministrar por tempo muito longo, deve evitar o sexo nos quatro dias anteriores.
Marcelo de Souza, 36, é um aluno que concorda com a importância do preparo físico. Se não jogasse futebol sempre que possível, talvez não conseguisse andar sem parar enquanto prega e nem ficar na ponta dos pés nos momentos mais dramáticos.
Outro fator determinante para o sucesso é pregar conforme a vontade do público. Em geral, diz o curso, pessoas mais pobres tendem a gostar de “ver coisas sobrenaturais” (como sessões de exorcismo), de dançar, cantar e ouvir o pastor falar em línguas estranhas (glossolalia).
Renata Freitas/Folha Imagem
Homem lê a Bíblia (Foto)
Também se deve empregar o maior número possível de fiéis na igreja. “Os que participam e se sentem valorizados não migram para outra igreja, pagam o dízimo todo mês e trazem a família e amigos para vê-los.”
“O curso se vale dos melhores textos da área de administração e ensina recursos que uma empresa moderna utiliza para se manter competitiva num mercado globalizado”, diz o coordenador do MBA de Marketing da Fia (Fundação Instituto de Administração), Dilson Gabriel dos Santos.
Renata Freitas/Folha Imagem
Mulher chora em culto na Igreja Evangélica Assembléia de Deus (ministério Apurá)(Foto)
Para o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo) Antônio Sauaia, o curso ensina uma técnica utilizada por empresas de produtos de consumo, que atraem o consumidor por meio de vendedores que vivem no mesmo bairro dele.
Administração eclesiástica
A apostila é dividida em cinco módulos. Os quatro primeiros, com 75 páginas, tratam da legislação sobre a prática religiosa (como obter subvenções do poder público, por exemplo), das diferenças entre as principais correntes evangélicas, da importância do emprego de técnicas de oratória na pregação e de como convencer os fiéis a pagar o dízimo.
O quinto e maior, com 63% do total de páginas, é intitulado “Administração Eclesiástica”. Nele, são indicados “projetos para multiplicar a quantidade de membros, templos e de caixa da igreja a cada 90 dias”.
O curso pode ser encomendado pela internet (www.cursodepastor.com.br) ou por telefone, custa R$ 450 e deve ser feito por correspondência em prazo estipulado de 90 dias.
Ao seu final, o aspirante a pastor deve enviar por correio à instituição, que tem sede em Ituiutaba (MG), as respostas a um questionário que fica nas últimas páginas da apostila. Se aprovado, ganha um diploma e uma carteirinha que, segundo o SBTe, “pode ser aproveitada em qualquer das diferentes denominações de igrejas evangélicas”.
O guru dos pastores
O pastor Omar Silva da Costa, 49, é o criador deste e de outros 17 cursos por correspondência também oferecidos pela internet. Os mais caros, chamados de “Bacharelado em Teologia Eclesiástica”, “Mestrado em Bíblia” e “Doutorado em Divindade”, custam, respectivamente, R$ 750, R$ 1.050 e R$ 1.350. Todos também têm duração de 90 dias e dão direito a carteirinha e diploma “para enriquecer o currículo”.
“Decidi oferecer os cursos assim, por correspondência, porque muita gente não tem condições de pagar escolas caras e passar quatro ou cinco anos estudando até se tornar pastor. Além disso, não há escolas de teologia em todas as cidades brasileiras.” Segundo Costa, o curso de formação de pastor, oferecido desde fevereiro deste ano, já foi vendido a mais de 500 pessoas –se o número estiver correto, as vendas já renderam R$ 225 mil, pelo menos. A procura tem sido tão boa que, no curso, ele prevê: “Em pouco tempo vai haver nas faculdades cursos de administração de igreja, como já há de administração hospitalar”.
Fontes: IBGE e Eseb (Estudo Eleitoral Brasileiro)
Todos sabemos que para exercer o ministério com excelência, precisamos estar bem informados, se possível nos especializarmos em áreas específicas do ministério com o objetivo de servir melhor a Igreja. Todavia não podemos confundir o Ministro do evangelho com um simples administrador de empresas. O Ministro do evangelho não lida apenas com questões naturais mas sobretudo com as espirituais. Ele não deve depender de técnicas humanas para ser um obreiro excelente. A sua capacitação principal vem do Senhor. É o revestimento espiritual que Deus lhe concede.
Querer tratar uma igreja como se fosse meramente uma organização, é extrair dela o elemento espiritual. Talvez o líder até a faça crescer em número, mas jamais será um Organismo vivo uma extensão do Corpo de Cristo.
Que o Senhor nos livre de tal coisa
Perdoe-me por haver selecionado erradamente a opção "anônimo" em minha postagem acima onde menciono sobre o Curso de pastor.
À guisa de informação, a fonte da matéria é: www.noticias.gospelmais.com.br
Leia de novo o Artigo de Edinei Siqueira - Santo Antonio do Descoberto - GO : Goias : Brasil
Sabe pastor Ciro, tenho dois de seus livros em minha estante (“Erros que os pregadores deve evitar” e “Mais erros...”) quando li o primeiro fiquei encantado (confesso e dou a mão à palmatória que teve horas que pensei que o senhor estava um pouco exagerando principalmente quando me lembrei dos irmãos que não têm “letra”, estudo, bom, você entende). Amei o seu livro, tanto que comprei o 2º e estou procurando pelo “O evangelho que Paulo não pregaria”. E sempre nas oportunidades que tenho faço menção de seus livros aos meus alunos e irmãos pra que eles adquiram os mesmos.
A bem da verdade é que quando iniciei a minha carreira como pregador da palavra, embora sem consagração eclesiástica, imaginei que, pra ser bem quisto e bem visto pelo povo eu tinha que me enquadrar a um destes tipos de pregador que o senhor menciona acima. Foi o meu sonho ser um pregador “avivalista”, ver o povo “caindo” no chão, fazendo barulho. Sabe o que aconteceu? Vou lhe contar: Não funcionou (rsrsr-kkk). Aí eu resolvi fazer uma coisa: “Enterrar” a minha cara na Bíblia estudá-la com afinco, tentar vivê-la (digo “tentar”, pois não creio que haja alguém que seja perfeito ou 1000%, mas sim pessoas que se esforçam para assim fazê-lo) e pregá-la e como ela é. Além de, é claro, procurar “Ler bons livros, de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra” (7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO, fonte: Pr Ciro Ziborde). Sabe qual foi o resultado? Bom, aí só Deus pra dizer...
Um abraço meu querido. Continue combatendo “o bom combate da fé” (grifo meu)
Para o Pb. Edinei Siqueira - Santo Antônio do Descoberto.
Varão, me perdoe eu não resistí tive que te plagiar. Bom, se eu te citar será mais plágio (rs).
Meu irmão, eu estou quase chegando ao seu perfil. Queria te conhecer melhor. Gostei de você! Gostei do seu comentário. Verdade Pura. Me escreva: ecfranca2000@yahoo.com.br
Moro em Coxim/MS, e tive a oportunidade de lhe ouvir na Escola Bíblica de Campo Grande, confesso-lhe que voltei maravilhado,pois, sou presbítero e também prego a palavra de Deus. deus lhe usou de poderosamente naquele tema e trouxe ao meu coração um bálsamo... pois, tenho percebido que nos dias hodiernos os animadores de platéia estão cauterizando muitas mentes por aí, mais louvo a Deus por vossa vida... Que mesmo com os espinhos do árduo ministério que exerce tem propagado o evangelho de Cristo de forma genuína!!!
Aleluia!!!
ESTE MEU COMENTÁRIO É PARA AQUELES QUE ESCREVEM ANONIMAMENTE QUE, COM SUA VISÃO IMPOSSIBILITADA PELAS ESPESSAS ESCAMAS IMPREGNADAS EM SEUS OLHOS, NÃO CONSEGUEM ENXERGAR A VERDADE COMO ELA É (ATÉ MESMO PORQUE NÃO QUER)E TAMBÉM NÃO TÊM A CAPACIDADE DE ESCUTAR E ACEITAR A VERDADE PORQUE SE ENQUADRAM PERFEITAMENTE NOS VERSÍCULOS DA PALAVRA DE DEUS QUE ESTÁ ESCRITO EM 2 TIMÓTEO 4.3-4.
LEIAM ESTES VERSÍCULOS E EXAMINEM-SE.PERGUNTEM A DEUS SE VOCES ESTÃO REALMENTE AGRADANDO-O OU QUERENDO SOMENTE GANHAR FAMA E VIVER DISSOLUTAMENTE DE ACORDO COM SUAS VONTADES.
PASTOR CIRO, CONTINUE SENDO ESTE SERVO DE DEUS! LOUVO A DEUS POR SUA VIDA, QUERIDO IRMÃO!
A PAZ DO SENHOR!
O COMENTÁRIO POR MIM ESCRITO ACIMA SOBRE OS COMENTARISTAS ANÔNIMOS É COM RELAÇÃO ÁQUELES QUE DESFAZEM DO PASTOR CIRO COM COMENTÁRIOS INCABÍVEIS. OK?
A PAZ DO SENHOR A TODOS!
Primeir vez que participo do blog do senhor.
Deus continue usando o senhor com esses artigos vindo céu para ajudar as igrejas.Estou esperando o senhor aqui em juiz de fora.
parabens pelos arigos e pelo mseus livros tenho todos.
um abrçoo
paz do senhorr
Realmente e de doer o coração ver tanta gente do povo de Deus ser enganada por: Obreiros fraudulentos e falsos profetas.
Mas o que parece que virou moda é o tal do Conferencista,queria saber da onde surgiu tal ministério,pois a Bíblia não fala dessa função tão em voga hoje.
Se for possível faça um comentário sobre essas novos falsos Pastores de nome conferencista!
CITEI A FONTE, DEI O ENDEREÇO DO SEU BLOG.
DESDE JÁ ME PERDOE PELA AUDÁCIA.
NÃO PRECISA PUBLICAR OS COMENTÁRIOS SE NÃO DESEJAR.
ABRAÇOS
O senhor está de parabéns!
Que Deus continue lhe abençoando e lhe dando graça!!
Um abraço, e fique na paz.
kkkkkk
Essa sua postagem sem dúvida é uma obra prima, é claro uma obra do Espirito Santo sempre é prima.
Mas vemos hoje uma enxurrada desse pastores que você citou emotivo ou não eles querem somente uma coisa vender seu cd´s e dv´s, sabe pr. essa sua postagem me fez refletir ainda mais no que vemos, no que se diz santo...
Em primeiro lugar, quero lhe parabenizar pelo seu trabalho em geral, seus livros, seu blog, seus vídeos postados no you tube, enfim.
Em segundo lugar, em relação a esta postagem, certamente qualquer cristão sincero concordará com o sr. em relação a esta classificação dos pregadores, pois, há muito que os tais citados já se tornaram a regra, deixando o pregador chamado por Deus figurando como excessão. Homens que hoje poderiam ser vultos dentro da nossa denominação, valendo-se de seu carisma para influenciar as pessoas a seguirem a Cristo, hoje se tornaram aberrações inimagináveis aos pioneiros deste nosso movimento. O que não diria Willian Seymour a respeito destas fanfarrices? E Daniel Berg ao ver seus "sucessores" cobrando quantias indizíveis para "anunciar as boas novas", ele que tanto trabalhou em prol da obra do Mestre sem cobrar nada.... Se não fosse deprimente seria engraçado. A situação na qual estamos submersos é tão gritante que até mesmo aqueles que deveriam influenciar o povo a rejeitar estas inserções satânicas na igreja estão confusos, indecisos, não sabendo se é preferível agradar a Deus ou aos homens, visto que estes últimos pagam seu salário, logo estes pretensos líderes terminam por convidar os tais pregadores para desonra própria e descrédito da já tão sofrida Assembleia de Deus. Que Deus tenha misericórdia de nós, do nosso povo e da nossa instituição, pois, se permanecermos nesse ritmo quanto mais poderemos suportar?
Em terceiro e último lugar deixo-lhe um conselho, mas, espero que o sr. não me leve a mal, porque este é de todo o coração em Cristo. Percebi pastor que suas duas únicas respostas nessa postagem foram a pessoas que lhe fizeram uma pergunta capciosa. Com isto quero dizer que aparentemente o sr. deu mais atenção aos seus "algozes" do que aqueles que tem admiração pela sua pessoa e obra, e, como um menino ante sua já elevada estatura espiritual eu lhe deixe humildemente este conselho: Pastor Ciro todos (tenho certeza que falo por todos seus mais de 2900 seguidores)conhecemos a sua profundidade bíblico-teológica, seu comprometimento com o Senhor Jesus e sua dedicação a nossa denominação que sofre duros golpes ao passar dos anos. Nenhuma palavra de pessoas que apenas desejam usar a honra que Deus concedeu ao sr. para alcançarem seus minutos de fama, poderão ofuscar todo o seu trabalho, mas responder tais comentários apenas proporcionará a seus autores cada vez mais ousadia, porque estão sendo ouvidos...
Um grande abraço fraternal em Cristo Jesus... Paz do Senhor...
A paz do Senhor.
Grato pelas palavras de incentivo.
Não tenho como responder a todos, pois o meu tempo é curto. Respondo aos discordantes porque eles, de fato, precisam de uma resposta. Jesus também respondia a doutores da lei que queriam apenas experimentá-lo. Por outro lado, se eu deixar um ataque pessoal sem resposta, alguém dirá: "Quem cala consente".
Olha, é muito difícil manter um blog. Não é por acaso que muitos já desistiram... Quanto aos que concordam comigo, só me resta ser-lhes grato por isso.
A paz do Senhor.
CSZ
Eu quero, eu anseio, eu busco esse pregador!
Aquele que, regenerado, justificado por Cristo, santifica-se a cada dia pelo estudo e conhecimento da Palavra e pela comunhão com Seu Autor.
Ele prega: edificando, animando, confortando, convertendo........e a gente recebe com tanta alegria que, como ele, "voa como águia...."
Teologia: Asa que nos conduz às alturas!
É inegável a bagunça nesse meio. Eu porém não convido, tampouco assisto pregadores, não por que seja desnecessário, mas por conta de muitos trabalhos na congregação onde sirvo a Deus.
Num simpósio que houve na cidade de Presidente Epitácio, promovido pela Comadespe, sugeri aos diretores que fizessem eventos e dessem oportunidades aos obreiros da base, os anônimos, os presbíteros, Evangelistas e Pastores que não tem seus nomes na galeria dos médios ou grandes pregadores. Também escrevi que os culpados por essa bagunça não são apenas os membros da universal igreja de Cristo, mas sim e em maior parte os dirigentes dela pois viciam o povo com tudo isso.
Na última vez que investi cerca de dois mil reais para trazer em nossa congregação um renomado pregador que tem uma carreira com mais de 40 anos e que prega em todos os eventos da CGADB onde somos filiados, fui questinado pela igreja que indagou o porque o disperdício de tempo e dinheiro do povo com pregadores assim. A partir desse episódio em 2005, não trouxe mais nenhum, e em todos nossos eventos uso meus companheiros da mocidade,circulo de oração,enfim pessoas da comunidade e com quem convivo e isso além de economizar bastante, faz a igreja aceitar e gostar dos pregadores que tem.
Portanto seu texto foi de fato preciso, mas tenho uma ou mais perguntas.
Nunca o ouvi pregar, apenas tenho uma imagem por conta de seus escritos, também não consegui detectar em seu texto a qual tipo de pregador que o sr se assemelha. então em qual delas o sr se enquadra? Em qual escola de pregadores se formou?
Se for dirigente de uma igreja quais foram os últimos pregadores que o sr levou em suas últimas festividades,congressos e outros pelo menos nos ultimos 3 anos?
se for possível me envie essas informações, pois gostaria de saber.pois é muito importante pra mim saber o que o sr pensa, mas mais importante saber o que o sr faz.
Minha oração é para que Deus continue te usando.
paz!
Se formos colocar as coisas nos devidos lugares hoje, creio que teríamos que desmarcar com os pregadores de 90% dos congressos e cultos especiais que estão acontecendo hoje, porque esse tipo de trabalho, tão valiosos e legítimos no seu nascedouro, acabaram se transformando numa "indústria" de pregadores profissionais, existe uma moda até para essa classe de "trabalhadores", com "uniforme" e tudo, tipo, ternão inventado, (os normais não servem mais, talvez seja a psicologia do ascendente, não tinha nada, quando começa a ter, exagera e cai no ridículo), anelzão (o aumentativo é para descrever o tamanho mesmo), brochão, sapatão (quanto mais colorido e "cheguei" melhor), gravatona, "relojão", e por aí vai, e a moda está lançada, você vê pequenos imitadores por onde passa, garotos bons, mas que não conseguem se encontrar como pregadores da palavra, se não for dentro desse formato de grandeza, riqueza e extravagância, exagero. A falta de noção e de senso crítico em alguns é tão grande, que eles tem a coragem de passar grande parte do sermão batendo forte por exemplo na "vaidade" das irmãs que vão para a escola de "calça comprida", etc..., enquanto parecem pavões de púlpito, lembram aqueles generais africanos que se autodenominam líderes de nações em fragalhos e enchem seus “uniformes” de medalhas que você não sabe se está olhando para um homem ou uma parede com condecorações.
Igrejas em lugarejos difíceis, pobres, gastam milhares de reais para terem suas “festas” abrilhantadas (literalmente) por celebridades do mundo da pregação, e uma receita conseguida a muito custo, a base de venda de cochinhas, pasteis, picolés, trabalho árduo de gente de mão calejada e sangrando, se transforma em estilo de vida de uma classe que o “piso salarial” é inflacionado a medida que seus nomes ficam mais e mais conhecidos. Irmãos, sem generalizar, é LA-MEN-TÁ-VEL! Essa grana investida na igreja local, daria para fazer trabalhos maravilhosos de cunho social, formar jovens e adolescentes missionários voluntários para atuar nos bairros da cidade nas horas de folga do trabalho ou da escola, e trazer muitos outros benefícios, pois uma vez a igreja local se envolvendo no campo a sua volta, Deus começaria a mudar essa mesma igreja local, não há limites para o que Deus pode fazer através de uma igreja comprometida com a sua obra. Viramos em muitos lugares uma igreja de consumo, pagamos por “boas” apresentações, serviços religiosos, e voltamos para casa para continuarmos o “desenvolvimento” da nossa irrelevância.
Em Cristo,
Pr Paulo Lemos
Deus o abençoe e continue te usando.
Aqui na Bahia, uma certa vez um pregador, desses que andam com um cantor de contra-peso, falou para o cantor que o mesmo depois da sua performance, precisava da uma rajada de línguas para a igreja ir ao delírio...é fórmula?
O senhor já percebeu que os pastores tambem quando pregam,ou querem corrigir , muitas coisas que eles dizem , eles não fazem?
É Deus admoestando, mas eles não percebem. ou estou enganado.? O senhor pode me dizer sobre isto?.
a paz do Senhor
Sou um grande adimirador de seu ministério e lhe parabenizo por tão importante blog.
Atualmente criei o blog: oedificado, para que eu possa divulgar as verdades do dia a dia
fique com a paz de Jesus
João 3:21 VOZ, continuaaa!!! Deus te abençoe ricamente!
http://muralhadebronze.blogspot.com/2011/03/pulpitos-magificados.html
Com amor,
Obrigado pela atenção.
Estou à disposição.
que Deus te abençoe.
Anderson Gomes
Lendo seus textos é quase impossivel identifica-lo como Assembleiano,pelo menos com o tipo de assembleianos que tem por aqui no Mato grosso, e que ocupam o pulpito no grande templo, copiando gideões, que por sua vez influencia os milhares de pastores a adotarem estes mesmos comportamentos.
Já assisti no you tube suas prregações, parece que vc não imposta a voz, e não Fala aos berros,então não dá para identificalo como assembleiano.kkkkkk
(da forma que eu conheço)
A assembleia aqui de minha cidade, até uns 2 anosa atrás erá muito agradavel, mas agora ela está corrrendo com os visitantes.Conheço pessoa que estavam interessadas e já na 1ª vez que foram , queriam convertela na marra, "revelando" que tinha um demonio persiguindo ela,e que portantodeveria asseitar jesus naquele momento para se lebertar.Resultado: apessoa nunca mais pois os pés lá<Enfim, até se prega, com o fundo musical dos gideões, mesma intonação de voz , etc.
Parabens,pelo blog e por suas publicações não tive ainda oprazer de ler,mas sei que são fantasticos.
Apesar de discordar de algumas quesstões defendidas pelo srº, isto não diminue minha admiração por seu trabalho.O meio evangelico presiza de mais ciros.
AGRADEÇO A DEUS POR TER EM NOSSO TEMPO HOMENS COMO O SENHOR QUE VERDADEIRAMENTE TEM A PREOCUPAÇÃO COM O REBANHO DE DEUS. ATRAVÉS DAS SUAS OBRAS E CITAÇÕES A VERDADE APARECE E RESPLANDECE COMO LUZ NAS TREVAS. QUE DEUS NOSSO SENHOR LHE CONSERVE SEMPRE FIRME NESTE PROPÓSITO AO QUAL FOI CHAMADO! QUE UM DIA POSSAMOS NOS ENCONTRAR PARA CONVERSARMOS E PARA QUE EU POSSA AMPLIAR MEU CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS PÉROLAS QUE LHE SÃO CONFIADAS PELO NOSSO BONDOSO E QUERIDO MESTRE. "EU, QUE TAMBÉM SOU SEU IRMÃO E COMPANHEIRO NA AFLIÇÃO, E NO REINO, E NA PACIÊNCIA DE JESUS CRISTO", DESEJO QUE "A PAZ DE DEUS, QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO, GUARDE O SEU CORAÇÃO E OS SEUS SENTIMENTOS EM CRISTO JESUS". UM FORTE ABRAÇO EM TI E EM TODA A SUA FAMÍLIA.
Eu e mais um amigo lemos essa matéria e realmente é pura realidade, pois as Igrejas de hoje estão anêmicas por falta da força da Palavra de Deus que são as pregações que priorizam a Bíblia.
o que acho interessante, é as pessoas falarem, meu pastor podia pregar igual aquele, e o outro tal, ou fulano...
uma vez uma irmã falou isso, eu respirei fundo, olhei bem para o olho dela e disse:
O pastor tem que pregar do jeito que ele prega, pois o que importa é a palavra de Deus. Do que adianta a pessoa ser de puro "fogo", se a palavra não está sendo pregada.
Ela comparou o pastor da igreja com um pastor que na verdade estava lá para dar testemunho (ou seja, usou pouco a palavra de Deus e contou as maravilhas. Alias que testemunho!).
Eu ainda completei. Eu gosto muito mais do meu pastor por ele falar sereno, calmo, não gritando. Mas isso não quer dizer que eu tenho que deixar de ouvir a outros pregadores que tem seu estilo próprio de pregar, pois muitos deles seguem fielmente a palavra também.
Este artigo mostra que realmente a pessoa só vai para a igreja por interesse pessoal e não por interesse da palavrade Deus
Falta-se, porém, muita legitimidade diante dos padrões bíblicos e comportamentais. Prova disto, são todos estes perfis que estão acima, onde deveria existir um só modelo de pregador, no qual o "pregador chamado" se destaca no final do artigo.
E refletindo um pouco, eu poderia, se me permite, adicionar outro perfil que poderia ser mencionado. São eles: "Pregadores de palácios ou de conveniência" é aquele que só prega se for em grandes templos, enormes e numerosos de gente. Se não for assim, não conte com ele.
A seara é grande, e poucos são os cefeiros aprovados.
Creio que de maneira geral tudo o que o amado tem dito é verdade, no entanto penso que a momentos é que o pregador poder ser empático, ou cantar um hino, pois tudo deve ser feito com ordem e decência logicamente, no mais a culpa dos excessos é dupla dos senhores pastores que aceitam a situação a nivel de denominação pois poderiam chamar os errados e dar um basta, e também vejo que a culpa é do povo que aceita a situação, o que mais falta hoje é lideres de peso que diga não para o que é errado e não deixem a bagunça entrar na igreja. Outra coisa já lhe vi pregar é gostei do conteúdo, porém vi o amado muito preso ao esboço.
A paz do Senhor.
Grato pelas suas críticas construtivas.
Que Deus abençoe a sua família e o seu ministério.
Em Cristo,
Ciro Sanches Zibordi
Pois os efeitos alguns pregadores são diversos, de acordo com os que foram citados acima.
A mensagem de alguns causam, emoção no púplico, outras mensagens causam avareza no coração das pessoas, tem até mensagens que causam medo, mas a MENSAGEM vinda de um pregador cheio do Espírito Santo causa MUDANÇA na vida das pessoas.
defensores da verdade, igual au Pastor Ciro. Esta é a mais pura verdade que eu já li em toda minha vida,para bens pr. Deus continue lhe usando sempre AMEM.
Quero muito um dia ser o pregador chamado por Deus. Sobre este assunto despensa qualquer comentário, o senhor disse tudo.
Que o Senhor nosso Deus nos guarde.
Na verdade o Senhor falo tudo que realmente está acontecendo hoje em diversas organizações religiosas ditas assim,não vejo mais a palavra verdadeira do reino de Deus sendo pregada por mais ninguém verdadeiramente.É muito triste pois o Senhor deixo uma missão para todos nós para pregar a palavra dele a toda criatura,mas hoje em dia as pessoas não o seguem mais pelo que ele é o Deus o nosso pai,mais seguem a ele pelo que ele pode dar de bom .. Creio que quando ele nos diz '' Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas eu vos acrescentarei'' é por esse grande motivo ... Basta buscarmos á ele e as coisas viram normalmente .. se estuarmos e trabalharmos né ... verdadeiramente nada cai do céu ... somente chuva!!!
Prezado pastor, eu agradeço a Deus pela sua vida e pelo seu blog. Este assunto abordado me foi de grande valia. Há assuntos que precisamos ouvir outros que tenham grandes conhecimentos e sabedoria de Deus para não ficarmos iludidos. O importante é o conteúdo que precisa estar baseado na Bíblia e não em modismos.
Deus o abençoe grandemente.
09 de Fevereiro de 2017.