Pastor Ciro Entrevista (1)

O Blog do Ciro está iniciando uma série de entrevistas com pessoas do meio evangélico que verdadeiramente têm contribuído para a evangelização do mundo e edificação do povo de Deus. Neste primeiro Pastor Ciro Entrevista conheceremos melhor o jovem Gutierres Siqueira, 19 anos, editor do blog Teologia Pentecostal, o qual é bacharelando em comunicação social/jornalismo e professor de Escola Dominical da Assembléia de Deus em São Paulo-SP.

Blog do Ciro: Como foi a sua conversão?
Gutierres Siqueira: Desde cedo tive muito contato com parentes evangélicos, que de alguma forma me transmitiram as boas-novas. Meus pais eram católicos nominais, como boa parte dos brasileiros, e eu nunca tive uma educação católica. No dia 10 de novembro de 2001, vi minha avó arrumada e lhe perguntei: “Haverá festa na igreja?” Ela respondeu positivamente, e então senti um desejo muito grande de participar daquele culto. Fui e me sentei nos últimos bancos da igreja. Era um sábado, e o culto se estendeu demasiadamente... senti um profundo sono...
Mas na hora do apelo estava bem acordado! Um cooperador me chamou à frente a fim de “aceitar a Jesus” e resisti num primeiro momento, porém logo me decidi e saí daquele culto com um alivio na alma!
Percebo hoje que Deus já me chamava nas aulas de religião da escola secular; também por meio de um quadro com versículos na casa da minha avó; e, ainda, em pequenas pregações da minha tia evangélica e até por meio de algumas músicas de qualidade nas poucas missas católicas que eu freqüentava.

Blog do Ciro: Há pouco tempo você deixou de ser formalmente um adolescente, mas demonstra ter uma maturidade incomum para a sua idade. Por que você, sendo um jovem pós-adolescente, é tão compromissado com assuntos de grande relevância, enquanto outros de sua idade, conquanto evangélicos, só pensam em efemeridades?

Gutierres Siqueira: Penso que isso é questão de educação. Conheço muitos jovens da minha idade ou mais novos que estão preocupados com a superficialidade de conteúdos em que o nosso cristianismo evangélico tem vivido, mas outros não estão preocupados com nada e nem mesmo com o seu futuro. Os jovens de hoje perderam aquela fome de ideais e já não estão motivados a lutar por um futuro melhor. Não é à toa que um movimento tão niilista e pessimista como o dos “Emos” faça tanto sucesso entre os jovens. Isso é preocupante.

Blog do Ciro:
E a sua vida sentimental? O jovem Gutierres, 19 anos, tem namorada?

Gutierres Siqueira: Essa parte está fraquíssima (risos). Estou solteiro, literalmente, mas não aceito sugestões de “profetadas” e “revelamentos” (risos). Será que serei obrigado a fazer a oração do Salmo 70? (risos).

Blog do Ciro: (Risos). A partir de quando você começou a se interessar pelo estudo da Bíblia e, especialmente, pelas doutrinas esposadas pelo pentecostalismo?
Gutierres Siqueira: Como eu disse no início, a minha conversão aconteceu em um sábado; portanto, o primeiro culto que participei como crente aconteceu na Escola Bíblica Dominical (EBD). Foi paixão à primeira vista! Devo meu interesse pelas Sagradas Letras a essa instituição educacional maravilhosa e a alguns irmãos que me incentivavam a ler bons livros. Depois de algum tempo, já como professor de EBD, conversava bastante com meus amigos de igrejas reformadas e via a necessidade de defender e me aprofundar no estudo do pentecostalismo.
Na igreja via que as pessoas se conformavam com o básico e não buscavam aprofundamento, praticando meninices e falando coisas estranhas. Lendo os periódicos da CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), o meu interesse pelo assunto foi cada vez mais despertado e então busquei aprofundamento do assunto nos livros de teólogos pentecostais.

Blog do Ciro: Como você começou a
blogar”, e por que tantas pessoas estão lendo o seu blog?
Gutierres Siqueira: Se hoje eu sou um blogueiro, isso é culpa do Ciro! (risos). Quando busquei no Google o nome Ciro Sanches Zibordi, encontrei este maravilhoso blog e vi que era possível fazer um gratuitamente. Então, criei o meu próprio blog em fevereiro de 2007. Graças a Deus, tenho recebido uma média de quase 300 visitas por dia (média de novembro/2008), o que ainda é pouco, mas escrever para essa audiência é uma grande honra. Todos os dias estou sendo
“ouvido” por esse “auditório”, sempre com pessoas novas e aquelas que voltam.

Blog do Ciro: Que tipo de sentimento os artigos do jovem Gutierres, 19 anos, estão gerando em seus leitores, principalmente os jovens?

Gutierres Siqueira: Estou muito feliz com o público jovem que lê meu blog. Tenho recebido e-mails e mensagem de pessoas com idades entre 15, 17, 22 anos e que dizem ser freqüentadoras assíduas do blog. Normalmente esses amigos leitores me adicionam no Orkut. Os jovens que visitam o blog têm recebido bem as mensagens e textos publicados.

Blog do Ciro: Monteiro Lobato disse:
Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar alguém (...) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver: cadeia, forca, exílio. Qual é a sua opinião sobre essa declaração? Há um meio termo, ou os escritores têm de abraçar uma das duas alternativas?
Gutierres Siqueira: Penso que a segunda alternativa de Lobato é mais coerente, pois mostra amor pela verdade, porém não é uma tarefa fácil. É claro que devemos tomar o cuidado para, em nome da verdade, não ofendermos pessoas. Além disso, precisamos de humildade para reconhecer nossos eventuais erros. O problema é que uma pessoa comprometida com uma instituição em que trabalha nem sempre fala aquilo que precisa ser dito nos meios de comunicação da empresa. O blog é uma alternativa de falarmos sem censura, porém é preciso o bom senso.

Blog do Ciro: Muitos têm o sonho de escrever um livro ou pelo menos artigos para um periódico, a fim de que as suas idéias sejam compartilhadas. Hoje, com o blog, podemos partilhar o que pensamos sem, necessariamente, precisarmos de livros, revistas ou jornais. Você se dá por satisfeito por saber que o seu blog é bem acessado, recebendo diversos comentários diariamente, ou acredita que para um escritor sentir-se realizado precisa mesmo ser visto na mídia impressa?

Gutierres Siqueira: O blog é interessantíssimo, mas os livros têm uma aura apaixonante! Como comunicadores não podemos desprezar nem um nem outro veículo de comunicação. O meu sonho é escrever vários livros e artigos em periódicos, especialmente na temática pentecostalismo. Escrever é um exercício fantástico, pois você nunca saberá onde o seu trabalho chegará.

Blog do Ciro: O que faz o jovem escritor Gutierres, além de editar o blog Teologia Pentecostal?
Gutierres Siqueira: Estudo comunicação social com habilitação em jornalismo e trabalho prestando serviços na área de educação de uma empresa de software. Na igreja sou professor de EBD, ora ensinando jovens, ora ensinando irmãs do círculo de oração e obreiros.

Blog do Ciro: Para concluir essa agradável entrevista, você atende a convites para ministrar a Palavra de Deus, principalmente a jovens e adolescentes?
Gutierres Siqueira: A quantidade de atendimento a convites ainda é pequena. Mas, quando sou chamado normalmente, é para os cultos de mocidade. Ministrar para jovens é sempre uma experiência desafiadora, pois a escolha do tema é uma tarefa difícil. Na última vez que preguei para jovens tratei de Romanos 6 e contextualizei para a realidade da vida de um jovem na luta contra o pecado.

Blog do Ciro: Entrevistamos, portanto, o jovem escritor, pregador, ensinador, pesquisador e, sobretudo, um servo do Senhor compromissado com a Palavra de Deus, Gutierres Siqueira, a quem agradecemos por sua valiosa participação. Se alguém desejar convidá-lo para participar de um congresso ou escola bíblica para jovens em sua igreja, contate-o pelo e-mail: gutierresfs@yahoo.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Prezado pastor,
Muito me alegro em ver um jovem lembrando do seu Criado e remindo o tempo em uma época tão difícil que estamos vivendo.
Portando devo dizer que foi excelente a iniciativa em entrevistá-lo

Maravilha pastor Ciro , maravilha!

Josiel.
Anônimo disse…
VALEW PR. CIRO, GOSTO MUITO DO TRABALHO DO GUTIERRES, ABRAÇOS E FICA NA SANTA PAZ DE DEUS!
Parabéns pela entrevista pastor Ciro, Gutierres realmente é um blogueiro fantástico, um dia espero conhecê-lo pessoalmente. Que Deus possa abençoea-lo mais e mais na caminhada cristã.


Abraços e Paz do Senhor!
geziel disse…
A paz pr Ciro

Boa essa iniciativa de entrevistar pessoas meio evangélico, em especial o Jovem Gutierres. Trabalho com Jovens, a maioria universitários, e o exemplo cristão e compromissado do Gutierres, está sendo um bom exemplo para eles.

Abraços
Geziel
juberd2008 disse…
Pr. Ciro,

Meus parabéns pela entrevista. O jovem Gutierres, pelo tempo de convertido e pela idade, já demonstra uma maturidade espiritual formidável. É um exemplo positivo e inspirador, de alguém que entregou sua vida a Jesus e faz o que está a seu dispor para falar da Palavra de Deus, o que inclui a blogagem.

Graça e Paz.
Prezado Pr. Ciro:
A Paz do Senhor!
Feliz a idéia de entrevistar pessoas especiais comprometidas com o Reino de Deus.
A Primeira foi um verdadeiro furo da blogosfera.
Se Deus quiser, 300 visitas por dia ao blog do Gutierrez é apenas o começo!
Ouviremos muito falar de Gutierrez ainda!
Como ele é muito novo, que Deus no d~e vida e saúde para ver tudo isso, antes da volta de Mestre!
Parabéns ao preclaro amigo pela iniciativa e ao amigo Gutierrez!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
A paz do Senhor pastor Ciro.
Parabéns pela iniciativa de entrevistar um jovem tão abençoado como o Gutierres,tive o privilégio de conversar com o gutierres por telefone por algumas horas,e pude perceber o tamanho da chamada que Deus tem na vida dele, é um Jovem extraordinário, mesmo estando tão longe aqui no ESPÍRITO SANTO um dia com certeza quero ter o desejo de ve-lo pessoalmente para juntos conversamos sobre as coisas do mestre.
kerux Enteu disse…
não gostaria de comentar nada sobre esta entrevs=ista, mas sim gostaria de saber ciomo entrar em contato com o pastor Ciro.

se possivel, gostaria que ele me enviasse um e mail dele:

keruxpaulo@gmail.com
Wanderson Sabino disse…
Esta é a geração que deseja fazer a vontade de Deus. Ser íntimo do Senhor cada dia mais, espero que o mesmo desejo que ardia no coração de João Batista(ver Jesus) possa ser o dessa geração.

Abraços,
Wanderson Sabino.
Anônimo disse…
A Paz do Senhor, pastor!

Muito legal a sua idéia de entrevistar os blogueiros!

Mas me diga uma coisa: o blog "Pastor Ciro Responde" está em greve, fechado para balanço ou algo do tipo??
Marcelo Oliveira disse…
Paz do Senhor! Pr. Ciro!

O sr. e o Gutierres são bons exemplos de servos compromissados com o SENHOR e sua palavra têm ótimos blogs que são instrumentos de aprendizado e disseminação de conhecimento bíblico. Que o SENHOR continue dando vitória para vocês. (Js 1.8; nm 6.24-26)
Clebio Lima disse…
Pr Ciro,

Já disse isso outras vezes e repito, glorifico a Deus pela sua vida. Dificilmente vemos homens importantes como você interessando-se em ajudar os pequenos a crescerem também. Ao jovem Gutierres, parabéns! Você escreve como alguém altamente experiente e sei que esta sabedoria não é proveniente apenas dos livros de teologia, mas sim do Espírito de Deus que levanta seus ministros!

Att,

Clébio Lima de Freitas
clebiolima.blogspot.com
Unknown disse…
Agradeço o pastor Ciro pela entrevista. Foi um grande privilégio! O comentário de cada irmão me deixou muito feliz. Que Deus abençoe a cada um!

Abraços a todos!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com