Questões loucas


Um dos capítulos mais enriquecedores das epístolas pastorais é 2 Timóteo 2, haja vista apresentar os trabalhadores do Senhor em sete poses: filho (v.1), soldado (v.3), atleta (vv.4,5), lavrador (v.6), obreiro (v.15), vaso (vv.20,21) e servo. Quanto a este retrato, a Palavra de Deus diz: “E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão aos que resistem...” (vv.23-25).

Gosto de apresentar neste espaço verdades contundentes, que às vezes irritam certos irmãos. Mas evito debater com eles. Por quê? Porque a minha intenção, com os meus modestos artigos, é ajudar as pessoas que desejam crescer na graça e conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18). Humildemente, reconheço que tenho segurança no que tenho ensinado. E, quando exponho a Palavra de Deus — visto que não estou defendendo a “minha verdade” —, faço isso de maneira convicta e direta.

Isso não quer dizer que eu seja o dono da verdade. Não. A verdade está na Bíblia (Jo 17.17). E, se eu apenas reproduzo a verdade de maneira mais acessível, não posso ter dúvidas. Mas esse meu modo de escrever tem levado alguns a pensarem que sou presunçoso ou coisa parecida. Quando Jesus andou na terra, uns diziam que Ele era beberrão, outros que expulsava demônios por Belzebu... E o Pai bradava desde os Céus: “Este é o meu Filho amado”. Isso mostra que sempre as pessoas terão pensamentos diferentes acerca de alguém, não é mesmo?


Bem, já deu para notar que eu não costumo publicar comentários de pessoas que me desafiam para debates. Fujo disso. E olha que, modéstia à parte, se dependesse da minha natureza (tenho sangue italiano correndo em minhas veias), eu pagaria para participar de um debate!


Às vezes, quando me sobra tempo, gosto de navegar pela blogosfera cristã. E tenho visto o meu nome em vários blogues. Graças a Deus, na maioria deles há menções honrosas ao Blog do Ciro. Louvo a Deus por isso. Mas certos blogueiros e internautas também se valem de seus espaços para refutarem as minhas posições. Esses se dividem em, pelo menos, três categorias: os que argumentam de maneira respeitosa e elegante, aos quais sinceramente parabenizo; os que inutilmente me desafiam; e os que, de maneira carnal, me ofendem.


Certo blogueiro “cristão”, conhecido na blogosfera por suas “elogiosas” e “edificantes” postagens anônimas (ou ANÔNIMAS, visto que ele gosta de escrever em caixa-alta, às vezes), criou até um espaço pelo qual promete ir a campo para levantar os meus desvios e denegrir a minha imagem. Muito “nobre” o seu ideal! Outros, em suas comunidades preferidas, citam o meu nome com freqüência, desdenhosamente, talvez na esperança de que eu, um dia, valorize as suas “brilhantes” argumentações. Ora, se eles têm convicção do que abraçaram como verdade, para que tanta auto-afirmação?


Em resumo, se alguém pensa que vou desperdiçar o meu precioso tempo em debates inúteis ou questões loucas, desista. Saiba que sou capaz de fazer hora-extra para responder a perguntas de pessoas sinceras que desejam aprender a sã doutrina. E elas sempre serão bem-vindas em meu blogue, ainda que jamais venham a concordar com as minhas posições. Quanto aos debatedores profissionais, promotores de discussões inúteis, e aos maldizentes e zombeteiros de plantão, cujo prazer resume-se a “cutucar onça com vara curta”, podem “tirar o cavalo da chuva”. Este espaço para mim é literalmente sagrado.


Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

ROBSON SILVA disse…
Paz Ciro,

Acordado ainda à essa hora?
Certamente que por uma boa causa...

Para reforçar o coro, deixo os versos 12 à 14 de Filipenses:

"Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Quanto aos maldizentes Ciro, acho melhor não convidá-los para um "almoço"...

Abraços...

Robson(Not alone)
Pastor Ciro, muito obrigado por ter adicionado meu blog (Bruno Silva), não obstante por motivos maiores precisei que reformulá-lo, por favor gostaria que vocês o ignorassem e adicionasse o então reformulado.
PECADOFOBIA
http://pecadofobia.blogspot.com/
Sua participação seria honrosa, para mim.
Grato,
Bruno O. da Silva
Paz do Senhor Pr Ciro,

Graças a Deus por esses maldizentes de plantão!
Esses acontecimentos servem para mostrarem que o Pr tem tido compromisso com a Palavra de Deus.
Não foram afrontados também por causa de sua retidão Micaís, Estevão, Paulo e nosso Mestre?Inclusive Jesus, no sermão da montanha, disse "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa." (Mateus 5 : 11)
Alegremo-nos pois grande é o vosso galardão no céu.

Joao Paulo
blog bydudu disse…
Amado pastor,

Confesso que por vezes o acho um tanto presunsoso. Mas, tenha piedade dessa palavra, às vezes ela é muito pesada!

Tenho aprendido que discordar em algumas questões pessoais fere a convicção de muitos, por vezes, até a minha. Creio que isso seja um trabalho do Espírito Santo quanto ao meu melíndre... isso mesmo, não passo de um melindroso. Mas considero-me mais amadurecido quanto à isso.

No mais, o meu julgamento acerca de sua presunção, talvez seja o fato da impossibilidade de sermos iguais a Jesus. Impossibilidade essa, o pecado. Mas é possível sermos santos, pois Ele É Santo. Mesmo que pareça impossível!

E como diz Paulo: Regozijai-vos sempre!

Seja firme, meu irmão, você tem sido bênção em minha vida!

Eduardo Oliveira
A Paz Do Senhor Jesus!!

Digo um AMÉM, pra o que o Pastor escreveu, que temos na Palavra de Deus, e muitas vezes esquecemos...
Não devemos nos deixar levar pela carne, mesmo que de nossa boca saia a mais pura verdade!!

Cristo é a fonte de nossa salvação!!
Ronaldo Junior disse…
Graça e Paz Pr. Ciro!

Elogio muito sua postura nesse post, pois respondeu parte de um comentário meu não publicado pelo sr.
Confesso que já devo ter feito parte de pelo menos duas das categorias citadas (os que argumentam de maneira respeitosa e elegante e os que inutilmente me desafiam) e constatei que realmente ninguém chegaria a lugar algum com falatórios inúteis (2Tm 2.16).
No mais, continuo a ler seus artigos, indicá-los, mas me policiarei em comentar menos.

No amor dAquele que nos une,
Junior
Ventura Neto disse…
Prezado Pastor Ciro
Quero parabenizá-lo por ser uma voz profética nesse veículo de comunicação tão importante.
Que Deus continue te abençoando grandemente.
Anônimo disse…
A paz do Senhor Pastor Ciro Sanches Zibordi, para mim é um privilégio poder estar participando de seu blog, pois os mesmos tem me ajudado bastante em meu programa de rádio, onde tenho usado seus comentários para desefa do Evangelho.O artigo sobre música e a dessacralização da mesma foi uma ferramenta de muita utilidade pois com simplicidade e vasta erudição o senhor abordou um assunto tão importante em nossos dias. Não sou seu fã, pois o senhor não é estrela(risos), mais admiro e sego seus ensinamentos pois ao conferi-los nas Sagradas Escrituras, encontro apoio para os mesmos. Como o senhor mesmo disse, não és o dono da Veradade, mais com certeza tens sido um portador fiel desta Verdade, onde muitos tem distorcido a seu bel prazer (Cl.2:18). Por causa desses o evangelho tem sido distorcido e cheio de inovações. O evangelho da Ganãncia, o evangelho Mercantilista, o evangelho dos Sofismas, o evangelho dos surfistas, o evangelho dos funkeiros, o evangelho até dos pagodeiros, o evangelho do sopro, o evangelho do paraguai, parece mais não é. Que o Senhor nosso Deus, o Deus de toda a Consolação e Graça, possa continuar te sustentando. Pastor Ciro, não se preocupe, pois muitas vezes aqueles que até ceiam conosco são aqueles que nos querem ver pelas costas, porque a Verdade da Palavra de Deus sendo aplicado com temor e zelo os confrontam.Por causa de seus comentários me senti animado para criar um blog, claro que não possuo a mesma erudição que a do senhor e de tantos que tem usado o blog como meio de divulgar o evangelho (divulgar o evangelho e não de vulgarizar o evangelho), mais com simplicidade tenho procurado ser útil. Que Deus o Abençõe. Herloncharles.blogspot.com
Caro Robson,

Pois é, meu caro, tenho dormido tarde e acordado cedo, embora o ideal seja dormir cedo e acordar cedo. Mas, como o irmão disse, por uma boa causa.

Gostei do texto. Como a vereda do justo é como a luz da aurora, devemos mesmo prosseguir, prosseguir e prosseguir, como se estivéssemos subindo uma escada que não tem o último degrau.

Quanto à sua sugestão do almoço com os maldizentes, vou pensar... Risos. Bem, só seu estiver usando capacete, colete a prova de balas, etc.

Um grande abraço!

CSZ
Prezado Bruno ou BOS,

Vou atualizar a minha listas de blogues ainda hoje e acrescentarei o
http://pecadofobia.blogspot.com. Conte com a minha participação.

A paz do Senhor.

CSZ
Caro João Paulo,

A paz do Senhor!

Não entendi o porquê de o irmão ter dito: "Graças a Deus por esses maldizentes de plantão!" Risos... Graças a Deus se eles deixassem de lado os seus desvios! Porém, ao que me parece, alguns persistem em xingar, zombar, verberar, etc.

Deixando de lado as brincadeiras, entendi perfeitamente o sentido de sua afirmação e lhe agradeço pelo apoio ao trabalho que Deus tem me outorgado.

Micaís, Estevão e Paulo, ao lado de Jeremias, Ezequiel, João Batista e outros, são personagens que admiro muito. Mas, sem dúvidas, o nosso maior referencial é o Mestre Jesus Cristo.

A passagem de Mateus 5 é também um dos meus textos prediletos. E os versículos que tratam das bem-aventuranças de fato corroboram o que o irmão disse no princípio: "Graças a Deus pelos maldizentes", não, é claro, por eles estarem nessa deplorável condição, e sim em razão de isso denotar que estamos agradando a Deus.

Um grande abraço!

CSZ
Caro Eduardo,

Agradeço-lhe pela sua sinceridade ao me considerar presunçoso e, ao mesmo tempo, reconhecer que este blogue tem sido um canal de bênçãos para a sua vida. Glória ao Senhor Jesus!

O irmão é sempre bem-vindo.

CSZ
Caro Lucas,

A Paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo! E que o Senhor Jesus o abençoe mais e mais!

CSZ
Prezado Junior,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelo elogio e por compreender a minha postura. De fato, quando eu percebo que determinado assunto pode gerar debates intermináveis ou certas rusgas (às vezes, inevitáveis), me calo.

Mas saiba que o irmão é sempre bem-vindo neste espaço, e eu também, quando posso, tenho visitado o seu atraente weblog.

Um grande abraço!

CSZ
Prezado Ventura Neto,

Agradeço-lhe pelo "voz profética". A despeito de, hoje em dia, tudo, de modo banal, ser considerado "profético" (louvor profético, dança profética, voz profética, jejum profético, etc.), sei que o irmão usou o termo de maneira apropriada, com conhecimento de causa, e não apenas por influência do modismo citado.

Que Deus o abençoe, meu amado!

CSZ
Anônimo disse…
shuayhshsuah
Humildemente digo que EU SOU O ILUMINADO INTÉRPRETE SHhsuayhsuahuhaayh
A verdade está na biblia, mas eu sei interpretá-la do modo exato, e os demais não shuauhsyahsyahayhaya
Caro Herlon,

A paz do Senhor!

Para mim também é um privilégio receber comentários como os seus! Louvo a Deus em saber que este modesto weblog tem contribuído para o seu programa de rádio.

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo! Não condeno a palavra "fã", no sentido de admiração, carinho, respeito. O problema é quando alguém se torna um "fã-nático", não é mesmo?

Um grande abraço!

CSZ
Amados irmãos,

Vejam o caso desse internauta maldizente, irônico, zombeteiro e anônimo de plantão (acima), que sempre me visita com essa risadinha infernal: "shuayhshsuah".

O pior é que ele pensa que eu não o conheço... Pior ainda: ele pensa que pode fazer isso sem que Deus não o veja. Que engano!

Foi bom ele ter comentado agora, pois ajudou ilustrar o que acabei de escrever neste artigo.

Muito obrigado, maldizente de plantão!

Que Deus abençoe a todos!

CSZ
"evangelho do paraguai, parece mais não é"

Nem do Paraguai é, pois nesse país tem evangelho verdadeiro! Mas entendi a expressão...[risos]
A Paz do Senhor Jesus esteja conosco!!
Anônimo disse…
Caro Ciro,

Gostei do artigo e de outros teus.
Estava na internet e vi este artigo:

http://saulo.guerra.vilabol.uol.com.br/contradicoes.htm

Observei que você coloca esclarecimentos acerda da Palavra de Deus, principalmente a respeito dos falsos profetas de hoje.
E em relação a estas colocações que estão neste site, algumas coisas colocadas lá me parecem coerentes se considerarmos o texto pelo texto.
Eu gostaria de ver um esclarecimento teu, pois eu mesmo não sou teólogo...rsrsrs
Sou um simples professor de literatura.

A Paz de Cristo irmão e obrigado
Pastor Ciro, continue nessa empreitada.... eu sou dos que sempre que posso entro no seu blog para aprender um pouco mais contigo.... não de atenção a estes (anônimos de plantão) com certeza Deus já está trabalhando na vida dele(s).... saiba porém que jamais alguem joga pedras em arvores que não dá fruto....

obs....esses anônimos tem sorte do pastor Ciro nao ser como Elizeu.... senão as ursas iriam sair do jejum (risos)
Roberto Sousa disse…
Pastor Ciro, realmente às vezes é dificil ignorar e não se sentir ofendido por certos comentários, mas acredito que o senhor sabe e tem demonstrado isso "quem entra na chuva é para se molhar", contudo eu te garanto, querido pastor, esses zombeteiros e maldizentes de plantão, são nuvens sem chuva.
Portanto fique firme, pois sei que muitos tem orado pelo senhor e por seu serviço na net.
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Gostaria que o senhor, quando pudesse, publicasse alguns artigos falando sobre as práticas do G12 (hipnose para perdão de pecados desde o útero, queimar objetos na fogueira, manter segredo, etc).
E aguardo ansiosa pela publicação do "Um pouco mais de erros que os pregadores devem evitar" rsrsrsrs

Deus abençoe!
Anônimo disse…
Paz de Cristo Pr Ciro. Graças a Deus tenho a oportunidade de congregar na mesma igreja que o senhor faz parte, a IEAD de Cordovil e é muito edificante ter o privilégio de ouví-lo pregar na minha propria igreja.
Sabe pastor, uma das coisas que fizeram a IEAD no Brasil crescer, foi a vida consagrada que os irmãos missionários suecos tinham com Deus, os novos crentes constatavam que aquilo que eles pregavam, eles também viviam e a cada dia se acrescentava à igreja novos membros.
A base para a igreja de hoje tomar o mesmo rumo em busca do crescimento, está na boa conduta e caráter a ser priorizada pelos obreiros de hoje, e isto têm sido deixado de lado por muitos.
O seu empenho em incentivá-los à isto, não tem passado deapercebido por Deus, ainda que se levantem os opositores, continue nesta empreitada, pois Deus é contigo.
Obs. Sempre que posso dou uma passadinha por aqui, para ver as novidades. Abraços!!!
Caro Lucas,

De fato, usar a expressão "evangelho do Paraguai" pejorativamente, a fim de apontar um falso evangelho, não é nada elegante. Eu mesmo já estive em Assunção e verifiquei que lá se prega o verdadeiro evangelho.

A paz do Senhor!

CSZ
Caro professor Luís (de Formiga),

O artigo contido no site que o irmão indicou é trabalho de pessoas despreparadas, que atacam a Bíblia sem um conhecimento mínimo das ciências de interpretação da Bíblia e, sobretudo, sem a iluminação do Espírito (1 Co 2.9-15). Não vale a pena responder a pessoas assim.

Mas o que eu posso lhe garantir --pois, pela graça de Deus, como professor de Hermenêutica e Exegese, deparei-me com várias supostas contradições (muitas delas enumeradas em meus livros)-- é que a Palavra de Deus não apresenta NENHUMA contradição.

Toda aparente (note: aparente) contradição nas Escrituras é por parte do ser humano. Decorre de sua dificuldade em entender ou examinar determinados assuntos. Há alguns casos em que o copista falhou (casos de haplografia, etc.), uma vez que, em tempos remotos, todas as cópias de manuscritos eram feitos à mão. Mas o contexto, quer o imediato, quer o remoto, aponta sempre o real significado da passagem.

Um livro que pode ajudá-lo, e muito, é "A Bíblia através dos séculos", do mestre Antonio Gilberto (CPAD). Este livro cita vários exemplos de aparentes contradições e fornece bons princípios de interpretação da Bíblia. Falando em princípios, indico também "Princípios de interpretação da Bíblia", de Walter Henrichsen (Mundo Cristão).

Bons estudos.

CSZ
Caro Paulo Cézar,

Aproveitando que o irmão citou um bordão relacionado com árvores, é bom lembrarmos também do que disse o Senhor Jesus, em Mateus 7.15: "Pelos seus frutos os conhecereis". Mais adiante Ele assevera que a árvore má não produz frutos bons, tampouco a boa, maus frutos (vv.16-20).

Pelo que tenho visto, os maldizentes e zombeteiros de plantão são pessoas frustradas, que nunca foram chamadas por Deus, que (algumas deles) entraram no ministério, mas o ministério nunca entrou neles. São pregadores que verberam contra pastores, e não contra seus desvios doutrinários; são blogueiros e internautas que desejam ser pastores (sem ter chamada para isso), os quais invejam quem faz a obra do Senhor, mas não estão prontos para cumprir a obra para a qual foram verdadeiramente chamados.

Falando em árvores, os tais maldizentes, queixosos crônicos, fazem jus ao que está escrito em Judas vv.12-16: "Estes (...) são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas (...) Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse".

A paz do Senhor.

CSZ
Prezado Carlos Roberto,

Não me senti ofendido com os comentários de quem quer que seja, pois não me deixo levar por críticas e elogios. Os dois podem ser bons ou ruins. A crítica é boa quando construtiva e verdadeira. E o elogio é ruim quando se trata de uma mera bajulação.

Mas muitos pensam que reagir às críticas significa não aceitá-las ou viver acima do bem e do mal...

Ora, eu recebo muitas críticas e elogios e tenho de filtrá-los. Na Internet há muitos leitores apressados, que tiram conclusões precipitadas, quer positiva, quer negativamente. E não podemos nos deixar enganar por elas.

Quanto aos maldizentes de plantão, leia o que escrevi acima, na resposta ao irmão Paulo Cézar.

Em Cristo,

CSZ
Vanessa,

Ah, meus 21 anos... Aproveite essa linda idade, menina!

Fique atenta, pois eu já tenho publicado neste blog alguns artigos que tratam de práticas e doutrinas estranhas e antibíblicas verificadas no Movimento G-12.

Mas é claro que temos de distinguir o Movimento G-12, que inclui um "pacote herético", das igrejas que apenas empregam uma estratégia de evangelização nos lares, as quais não seguem as heresias de César Castellanos, da Colômbia, ou de qualquer outro apóstolo do Norte brasileiro que o imite, após ter rompido com aquele.

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

Em Cristo,

CSZ
Prezado irmão da AD em Cordovil-RJ,

É um prazer tê-lo aqui. Tenho lido as suas opiniões em seu blog e também em algumas comunidades do Orkut.

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. É-me gratificante saber que um irmão da igreja em que sirvo a Deus faça parte da blogosfera realmente cristã (pois existe a que se diz cristã, que, tal como joio e trigo, interage conosco, mas tendo as horrorosas características mencionadas acima).

Estou de pleno acordo com o irmão quanto aos fatores que fizeram a Assembléia de Deus crescer. Precisamos valorizar a comunhão com o Senhor, o fruto do Espírito. Muitos crentes dizem ter poder ou conhecimento, mas, pelas suas palavras e atitudes, verifica-se que não são crentes cheios do Espírito, isto é, controlados pelo Espírito Santo (Ef 5.18), como foram Filipe, Estêvão, Paulo e o próprio Senhor Jesus (At 6; 8; 16; Lc 4).

Que Deus abençoe o seu ministério!

CSZ
Paz do Senhor pastor Ciro, muito obrigado pelo apoio dado ao blog PECADOFOBIA. Estamos juntos nessa obra, de levar a mensagem do genuíno evangelho de Jesus Cristo.

http://pecadofobia.blogspot.com/

Paz em Cristo

B.O.S
Anchieta Campos disse…
"Certo blogueiro “cristão”, conhecido na blogosfera por suas “elogiosas” e “edificantes” postagens anônimas (ou ANÔNIMAS, visto que ele gosta de escrever em caixa-alta, às vezes), criou até um espaço pelo qual promete ir a campo para levantar os meus desvios e denegrir a minha imagem". Sei a qual espaço o amado pastor se refere. Inclusive tal cidadão deixou dois comentários em meu blog, me direcionando ao seu blog, onde só contemplei desrespeitos diretos e infundados a sua pessoa. Apaguei os dois comentários e publiquei um post sobre o ocorrido (ver http://anchietacampos.blogspot.com/2008/07/um-aviso-importante.html).

Sinceramente, irmão Ciro, vejo muita coerência bíblica em seus escritos. O senhor é uma pessoa a quem muito me espelho, e digo isso sem hipocrisia e medo de represálias (Deus me conhece).

Que o amado irmão continue sempre firme, constante e abundante na obra do Senhor, pois o trabalho pro Senhor não é em vão.

Abraços fraternos!

Anchieta Campos
Anônimo disse…
Pastor Ciro,

A paz do Senhor!

Comentando com minha esposa sobre o assunto em pauta, ela me dizia que assim como existem aqueles que apreciam o seus artigos existem aqueles que os detestam.

Eu prefiro ficar com os que apreciam não só os artigos mas que demonstram respeito e estma a sua pessoa.

Josiel.
Anchieta Campos disse…
Caro pastor Ciro, a paz do Senhor.

Passando para confirmar minha leitura de sua resposta ao meu comentário, bem como para dizer que estou sim por dentro de todo este ocorrido envolvendo a sua ilustre pessoa com a desse, digamos, "abençoado" irmão.

O irmão pode ficar sossegado que estamos sempre atentos e vigilantes, com a nossa humilda capacidade outorgada pelo nosso Deus.

Abraços fraternos meu amigo e companheiro de batalha.

Anchieta Campos
A Paz do Senhor Para Todos!
Pastor Ciro, posso afirmar com certeza de que só estão jogando pedra no irmão por causa dos frutos, é como criança que ao ver aquele fruto na árvore, procura uma pedra, um pedaço de pau, para tentar derrubar o fruto, porém depois que o fruto cai percebe uma coisa, para ter acesso ao fruto existe um muro intransponível, e agora o que fazer? (Sl.34v7)
Que Deus continue abençoando os irmãos, peço que orem pois estarei no dia 20 de Setembro iniciando um projeto: 1ª Escola Para Profetas Em Colatina-ES.
Rô Moreira disse…
Adorei. Também tenho sangue Italiano nas veias rs rs temos que nos segurar não é meu amado?? rs rs
Paz querido!