Temos um anjo de luz que nos conduz?


Recebi um e-mail de minha amiga Tamar Soares de Souza, de São Paulo, pelo qual ela me incentiva a analisar a canção “Anjos”, de um grupo que faz muito sucesso na atualidade.
Disse-me ela: “... essa letra tem sido uma prova para mim. Na minha igreja já tentaram empurrar ela no coral e não conseguiram, mas terminaram empurrando nas crianças. Será possível que alguns produtores evangélicos estejam gravando discos para atender ao gosto do público católico também?”
É, meus amigos, os interesses comerciais continuam falando mais alto... Quais são as palavras e frases que mais aparecem nos hinos (hinos?) evangélicos (evangélicos?) da atualidade?
A palavra-campeã deve ser “sonho” ou “anjo”. E a frase-campeã? Deve ser algo como “Deus vai mudar a sua história”, ou “Você é vencedor”, ou ainda: “Não desista”. Se for para agradar pessoas ou vender CDs, vale tudo, até mesmo desprezar as Escrituras...
Bem, "ressuscitando" esta série cujo objetivo é alertar o povo de quanto aos "louvores" que têm sido cantados em nossas igrejas, analisarei a canção “Anjos”.

"Anjos me livram todo instante do astuto tentador". Na verdade, não são os anjos que livram os crentes, diretamente, por iniciativa ou amor próprios. Eles são enviados por Deus para nos livrar (Hb 1.14; Sl 91). Eles cumprem ordens. Nesse caso, vemos uma sutil, porém clara distorção da verdade bíblica. A ênfase maior do “hino” deveria recair sobre a Pessoa que de fato nos livra (às vezes, enviando anjos): o Deus Todo-poderoso.
"Às vezes descuido e não percebo; o anjo está a me amparar". Isso que é evangelho angelocêntrico! Ora, quando fracassamos e nos arrependemos, quem nos socorre e nos sustém é o Senhor, e não os anjos! Deus pode até enviar anjos, mas que nos ajuda, de fato, é o Pai celestial. O que disse o salmista? “Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR... Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão” (Sl 37.23,24). Quem sustém o crente? O anjo? Não! O SENHOR!
"Eu tenho um anjo de luz que me conduz; grato eu sou a ti pra sempre". Quer dizer, então, que o crente é guiado por anjos? Claro que não! Quem nos conduz é o Senhor Jesus, posto que o seguimos (Lc 9.23; Jo 8.12). E somos, também, guiados pela Palavra de Deus (Sl 119.105).
"Deus os aqui enviou em nosso favor; para guardar e avisar que Ele voltará". Isso, isoladamente, está correto. Os anjos estão mesmo acampados ao nosso redor e são enviados por Deus, se necessário (Sl 34.7; Dn 6.22; At 12.11). Não existe, por outro lado, anjo da guarda ou "anjo de luz que conduz", ou ainda anjos pessoais, como os esotérios afirmam. Mas o Senhor não envia anjos para anunciar a Segunda Vinda de Cristo ou qualquer outra doutrina das Escrituras, conquanto na ascensão de Jesus os anjos tenham prometido que Ele voltará (At 1.1-11). São os salvos os responsáveis pela pregação da Palavra de Deus, e não os seres angelicais. Vemos essa verdade em Atos 11.13,14. O anjo entrou na casa de Cornélio, e, em vez de pregar-lhe o evangelho, disse: “Envia varões a Jope e manda chamar a Simão... o qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa”.
"Vai me levar neste lugar, onde irei morar com meu Jesus". Tudo parece perfeito, nesta canção; tudo aparenta ter base bíblica. Esse é o problema: o falso bem. O Inimigo não se vale apenas do mal declarado. Ele também lança mão das falsificações, do falso bem. E estamos diante de uma grande falsificação do evangelho! Por quê? Porque “estamos” cantando um “hino” angelocêntrico, que supervaloriza o trabalho dos anjos em nosso favor! Verifique se há na Bíblia um único salmo que enalteça tanto o trabalho dos anjos. Eles até são citados nos Salmos, mas como mero coadjuvantes, diferentemente do que acontece na canção em análise.
"Anjos militam todo tempo em meu favor, obedecendo o Pai do Céu que tudo formou. Anjos criados e treinados para lutar contra aquele que veio pra matar e pra roubar..." Observe que, nessa canção, Deus Pai e o Senhor Jesus são citados, mas em segundo plano, como se fossem coadjuvantes. Note quantas vezes os anjos são mencionados. Eles são os protagonistas. Tem-se a impressão de que Deus é citado apenas com o intuito de se dar uma satisfação ao público, a fim de que fique implícita (e não explícita) a idéia de culto aos anjos, condenada enfaticamente pela Palavra de Deus (Cl 2.18). O que é isso? Camuflagem! Falsificação!
Em 2 Pedro 2.1,2, a Palavra de Deus menciona o perigo das heresias introduzidas em nosso meio de maneira "sorrateira". Que Deus nos guarde do antropocentrismo, do angelocentrismo, do pragmatismo, do mercantilismo... Sigamos ao evangelho bíblico-cristocêntrico, que nos ensina a cultuar ao Deus trino, em espírito e verdade, e pregar somente a Cristo e sua obra redentora.

Sinceramente,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Edson Simão (edsonsimao_cg@yahoo.com.br)

Adorei as colocações linha a linha da música, por mais q uma análise de uma forma literal da musica não ia matar ninguém. Exemplo quando é citado de Deus está como um mero coadjuvante e os Anjos em primeiro plano, o hino tem o objetivo de mostrar o papel dos anjos na bíblia (com lamentável má colocação em poucas partes do hino). Lembrando que foi feito uma poesia da missão dos anjos que ganha em mil de muitos hinos considerados de fogo, da atualidade e até um pouco mais antigo.
Parabéns pelas colocações bíblicas, mas cuidado com "O Inimigo não se vale apenas do mal declarado" por que nos dá a entender que o autor do hino está sendo usado pelo diabo, e se ser usado pelo diabo é escrever algo antibíblico comece a ler alguns livros por aí que estão escritos inverdades que merecem ser criticadas (dispenso passar as bibliografias)
A paz do Senhor e sempre busque ouvir a voz de Deus para que tenha palavras de edificação e não de dissensão.
Caro Edson Simão,

Não adore as colocações. Adore somente ao Senhor Jesus, por favor... Risos.

O irmão diz que o "hino" tem o objetivo de mostrar o papel dos anjos na Bíblia, mas é fácil notar que a composição, a começar pelo próprio título, tem como finalidade exaltar e dar destaque ao trabalho dos anjos, e isso não tem apoio das Escrituras. Quem merece todo o crédito é o Senhor Jesus. E qualquer desvio disso, por menor que seja, compromete a veracidade do evangelho.

Sua lembrança de que foi feita uma poesia da missão dos anjos que, segundo a sua opinião, ganha em mil de muitos hinos considerados de fogo da atualidade e até um pouco mais antigo não atenua o tal desvio das Escrituras.

Agradeço por me parebenizar, se bem que eu não entendi se o irmão queria mesmo me parabenizar ou usar este verbo para suavizar as críticas à análise...

Mas o seu alerta: "... cuidado com 'O Inimigo não se vale apenas do mal declarado' por que nos dá a entender que o autor do hino está sendo usado pelo diabo" é totalmente equivocado. Se fosse verdadeira a sua afirmação, nenhum crente daria lugar ao Diabo. Jesus teria se equivocado ao repreender a Pedro (Mt 16.18 ss). Lembre-se de que o Inimigo age por possessão, mas também age por influência. Compositores da atualidade podem não estar necessariamente possessos, porém sofrem influências do mundo, de seu próprio coração e do Diabo.

Agradeço-lhe pelos "parabéns" e pelas palavras. Mas analise melhor as questões abordadas e seja menos afoito ao tirar conclusões de qualquer texto. Afinal, não é minha missão denegrir imagens, e sim analisar à luz da Palavra de Deus, a nossa fonte primária de autoridade.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Pr Ciro

Venho te pedir uma análise desta música que já vem sendo tocada em várias igrejas.

Se tentam destruir-me
zombando da minha fe
e ate
tramam contra mim

querem tulhar meus possos
querem frustrar meus sonhos e me fazer desistir

mas quem vai apagar
o selo que ha em mim?
a marca da promessa
que Ele me fez
e quem vai me impedir
se decidido estou
pois quem me prometeu
é fiel pra cumprir

o meu Deus
nunca falhara
eu sei que chegara minha vez 2x
minha sorte ele mudara
diante do meus olhos

eu tenho a marca da promessa 5x

mais quem vai apagar
o selo que ha em mim
a marca da promessa que ele me fez
e quem vai me impedir
se decidido estou
pois quem me prometeu é fiel pra cumprir
Caro Rafael,

Agradeço-lhe pela sugestão. Já foi registrada. Aguarde...

A paz do Senhor!

CSZ
Anônimo disse…
Caro Pastor Ciro, a paz do Senhor Jesus!
Sou batista, frequento uma igreja Batists, porém meus avós por parte de pai e alguns primos por parte de mãe foram e são da Assembléia de Deus, o que me faz crer e aceitar que o Espirito Santo de Deus se manifesta sim ainda hoje da maneira como o pastor tem comentado em seu Blog, e sei como é maravilhoso quando a presença do Senhor chega quando estamos em oração e quando ele atravez de seus vazos, fala conosco! Aleluia!!!
Bom quanto ao artigo da musica dos anjos, ao meu ver, esta musica é uma das maiores eresias já compostas e aceitadas no meio evangelico, que o Senhor Jesus tenha misericordia da vida que compos esse louvor, e venha abrir seus olhos para a verdadeira palavra de Deus!
Perfeita a analize do pastor sobre a musica. Meus parabéns! Dessa irmã em cristo que agradeçe ao Senhor por seu ministério.
Karin Peixoto.
Anônimo disse…
Paz do Senhor! pr. Ciro análisando este artigo, os "irmãos", deixarão de adorar a Deus, e estão adorando a anjos! tudo é o anjo, quem pode livrar é o anjo, meu Deus tem misericordia do teu povo, pois onde estar o temor a Deus, quem pode livrar é Deus apenas os anjos são nossos conservos e mensageiros de Deus. eita povo que não examinam as escrituras e acabam caindo em em heresias.
VILMA disse…
ANALISA ESSA LETRA

Disseram que Deus te esqueceu
É apenas mais um na multidão
Caído, esquecido
Já te humilharam demais
Te deixaram prostrado pelo chão
Isso te entristeceu, feriu teu coração
Mais não é pra vida inteira
Esse quadro em breve Deus vai mudar
E vai mostrar pro inimigo que Deus é ainda contigo
Se esqueceram, que o quadro vira
Se esqueceram, que a roda gigante gira
Uma hora está lá embaixo
Outra hora está lá em cima
A roda gigante gira
Está girando, está girando, está girando
E quem estava embaixo, está subindo
Deus hoje está erguendo alguém aqui
Fica ligado, pode ser você...
Está virando, está virando, está virando
E quem estava embaixo, está subindo
Deus hoje está erguendo alguém aqui
Fica ligado, pode ser você...
Pode ser você que hoje vai ser abençoado
Pode ser você que hoje vai ser exaltado
Hoje é o dia que Deus muda a tua história
Pode ser você, pode ser você
Pode ser você que hoje vai ser abençoado
Pode ser você que hoje vai ser exaltado
Hoje é o dia que Deus cumpre as promessas
Pode ser você, não há inferno que impeça.
Pode ser você, pode ser você (3x)
Pode ser você, não há inferno que impeça!