Tragédias de início de ano. O que dizer aos que ficaram?


Assisti há pouco, perplexo, à entrevista de uma senhora que perdeu dez pessoas da sua família, em um dos desabamentos ocorridos no litoral sul do Rio de Janeiro. Ela, que perdeu a mãe, o marido, filhos, irmã, sobrinhos, lamentava: “Minha vida ficou destruída. Todo mundo morreu. Não sei mais o que fazer”.

Mas não morreram apenas os pobres, ocupantes de morros, desta vez. Em uma casa de veraneio, em Angra dos Reis, havia dezessete pessoas de um grupo de amigos da cidade de Arujá, São Paulo, que costumavam passar o ano juntos. Quase todos morreram. Os hóspedes da Pousada Sankay, em Ilha Grande, e vizinhos também foram surpreendidos com uma avalanche de terra, e nem a filha do dono da pousada, Yumi Faraci, de apenas dezoito anos, que estava em uma casa, conseguiu escapar.

Que vida terão, a partir de agora, as pessoas que perderam parentes e amigos nessas tragédias ocorridas no início deste último ano da primeira década do terceiro milênio? Confesso que tentei me colocar no lugar de um pai que perdeu a sua filha... Como pai, posso tentar imaginar como é essa dor. Será que eu, por mim mesmo, a suportaria? Tenho certeza de que não. Mas, se eu fosse convidado a dizer uma palavra de conforto a todas as pessoas que perderam parentes e amigos nessas tragédias, o que lhas diria?

Lembrei-me de um texto que escrevi — e já republiquei várias vezes neste blog — para a extinta revista Mulher, da CPAD, em 2005. Na época, logo após ter recebido o pedido do artigo por parte da editora, fui informado também de que uma amiga havia perdido o seu bebê, que ela tanto desejava... Orei a Deus, e a mensagem que veio ao meu coração foi: “Fim ou recomeço?” Naquela manhã de domingo, o Senhor me mostrou, através de sua Palavra, que o nosso fim não é a cessação de tudo. Afinal, para Ele não existe passado e futuro, e sim um eterno presente.

Quando olhamos para a Bíblia vemos que todos os fins ensejaram recomeços. Lembra-se do que aconteceu quando as águas do Dilúvio inundaram o Globo terrestre? Ali, não morreram apenas alguns membros de algumas famílias, mas todas as famílias, exceto a de Noé! Aquela inundação até agora, sem dúvidas, foi a tragédia das tragédias — não houve, ao longo da história, terremotos, tsunamis, guerras, epidemias, etc. que aniquilassem a vida na Terra. A despeito disso, o Dilúvio não representou o fim, e sim um recomeço para a humanidade.

Uma única família conseguiu sobreviver aos difíceis dias pós-diluvianos. Como? Sobretudo porque contaram com a Ajuda do Alto. Sim, a Ajuda do Alto! Afinal, a autoajuda pode ser útil no mundo dos negócios, na vida profissional, porém não conheço ninguém que se lembre de bordões como “Acredite, a sua história vai mudar”, “Você é insubstituível” ou “Nunca desista dos seus sonhos” em meio a tragédias.

Quantos sonhos não foram sepultados para sempre no primeiro dia de 2010! Adolescentes e jovens sonhadores partiram para a eternidade... Foi encontrado um vídeo da mencionada filha dos donos da pousada parcialmente soterrada, em Ilha Grande-RJ, em que ela tocava o seu violão com alegria, cheia de sonhos e de vida... Como diz a Palavra do Senhor: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor é a resposta da boca” (Pv 16.1).

A morte sepulta os sonhos de quem morre, mas não é o fim para os aqui permanecem. É possível recomeçar! Mas, como? Lembrei-me também das pessoas que perderam familiares no atentado às Torres Gêmeas (World Trade Center), nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. Como elas estariam agora? Li na revista Seleções e acompanhei pelo Discovery Channel que muitas delas recomeçaram a vida... Mas, como? Deus o sabe.

Como será o recomeço para quem perdeu um filho, uma companheira, de repente, no primeiro dia de 2010? Mesmo para quem serve a Deus de verdade é difícil suportar uma dor como essa... E, para os que ainda não seguem ao Evangelho? Eu pensei, pensei, pensei... e realmente não tenho, de mim mesmo, uma palavra de conforto para quem perdeu familiares no primeiro dia do ano... Imagine qual será a lembrança dessas pessoas, a cada novo ano! Se alguns dos que morreram, partiram com Cristo, a tristeza dos que ficaram pode ser atenuada, aos poucos, com a certeza de que o Senhor Jesus ressuscitará os mortos salvos, naquele Dia (1 Ts 4.16-18), e estaremos com eles para sempre!

Mas, o que dizer àqueles que ainda não conhecem a Palavra da verdade? Nada posso dizer-lhes, a não ser mencionar a Palavra daquEle que está no controle de todas as coisas e conhece os sentimentos de cada criatura sua: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4). “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Fp 4.19).

Os sobrecarregados, cansados, podem verdadeiramente ir ao Senhor Jesus e encontrar descanso. Os tristes, angustiados, podem verdadeiramente ir a Ele e encontrar consolo. E os necessitados, com sentimento de abandono, podem verdadeiramente pedir a Ele o suprimento necessário para todas as suas necessidades.

De minha parte, continuarei orando pela salvação e consolo dos que ficaram...

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Meu querido Pr.Ciro, estas palavras são muito prazerosas.Naturalmente, nós choramos do fundo das nossas almas, mas Deus, como você poderia deixar algo desta magnitude acontecer? A palavra de Deus nos diz:"O Senhor é bom, um refugio em tempos de dificuldade. Ele cuida e conforta aqueles que Nele confiam" mesmo que não percebemos Ele nunca nos abandona nos momentos
difíceis. Que o nosso Deus venha confortar estas familias, e que chequemos mais perto de Deus em Oração.
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Ao ler o seu texto sobre o ocorrido, lembro-me que senti uma dor em pensar no desespero das Famílias envolvidas e como prosseguirão. Qual será a mudança em cada ser, como ouvirão de Deus e como se comportarão.

Sabemos que a dor é insuportável após um acidente desta envergadura. E devemos orar e pedir a Deus que console a cada coração e meditemos no valor que é estar nas mãos de Deus.

Os acidentes e as mortes ocorem com qualquer um e são como a chuva que não escolhe a quem molhar.

Viver como se fôssemos morrer a qualquer momento para que sejamos encontrados fiéis até a morte.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero - servo
Querido pastor:
a paz do Senhor Jesus Cristo.
Realmente, esse início de ano foi horrível para esses que perderam seus familiares e seus bens nessa tragédia, infelizmente.
Mas a cada dia que passa, mais perto está a Volta do Senhor para nos tirar desse mundo tenebroso.
E sabemos que as coisas vão piorar muito até o dia do Arrebatamento.
Só nos resta orar pelos que ficaram para que encontrem em Deus e Sua Palavra o conforto e a Graça para superar suas perdas.
Que o Senhor Nosso Deus continue te iluminando e seja contigo sempre.
Um 2010 com muitas postagens abençoadas!
MARANATA! JESUS VEM BREVE!
Unknown disse…
Olá, Pastor Ciro. É com muita tristeza e pesar que escrevo este comentário. Estou tentando achar palavras desde pela manhã para este momento. Não tem um cristão que não se comova com tamanha tragédia. Fogem as palavras...ficamos vulneráveis, sem ação, sem saber o que fazer, dizer, comentar. Somente podemos orar e pedir ao Nosso Senhor que console essas pessoas, e também todos os que trabalharam nestes resgates. Deixo aqui minhas palavras com pesar no coração.

*Pregação de hoje na igreja foi para voltarmos ao primeiro amor. E realmente sejamos sinceros meus irmão em Cristo, precisamos voltar ao primeiro amor em que orar era um prazer, e ir ao culto era motivo de grande alegria.

Alexandre R.S.
Unknown disse…
Shalon Pr.ciro

A alegria do senhor é nossa força. é lamentável,mas Deus nos deu livre arbitrio { A qui em paratibe 2 no matutino estamos orando pela familia]
Anônimo disse…
Estimado Prº Ciro Sanches Zibordi
Shalom.


Querido Espírito Santo: Por favor, não deixe que a tragédia nestas vidas apague a essência de Deus que há nos corações.

Quando os dias estiverem passando, sê com estes corações dilacerados.

Quando a dor apertar o coração conforte a cada um.

Não permita que a depressão se asenhorie destes corações.

Faça-os lembrar apenas do bons momentos ao lado dos entes queridos.

Realize o milagre na mente e coração de cada familiar.

Não permita que o desespero tome conta destas mentes.

Não permita que fiquem dependentes de anti-depressivos.

Nas caladas da noite, por favor querido Espírito Santo, socorre-os.

A cada manhã visite-os.

Nos dias que se seguirão, realize o milagre a cada momento nestas vidas.

Espírito Santo, tão forte como a morte, toque nestes corações.

Quando o tempo passar, permita que a ausência seja uma doce lembrança nestes corações.

Querido Espírito Santo, entre nestes corações fragilizados.

Fale com cada um deles. Sussurre aos seus ouvidos e não os deixe confundidos quando isto acontecer.

Não deixe o maligno influenciá-los. Toma conta deles, por favor.

O chão sumiu debaixo dos pés destas pessoas. Segure-as.

Alguns estão sem rumo. Dá-lhes a direlçao certa.

Faz renascer a esperança.

Tudo isto tu fizeste no meu coração e no da minha esposa, quando nosso querido André 19 foi despedaçado por uma composição ferroviária a um ano e meio sobrando somente a cabeça e o rosto intactos para o até breve querido ,por isto oro desta forma.


Fraternalmente em Cristo Jesus,

José Roberto Santana. 45 Pb.
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares"
Jesus prometeu. Ele cumprirá.

Min. Ass. de Deus de Cubatão -SP.
Paulo sergio disse…
Infelizmente é muito dificil dizer palavras de conforto para quem ficou, mas para a igreja isto serve de alerta, pois os nossos pregadores estão se esquecendo de pragarem sobre a vinda do Senhor, por isso que a natureza estar gritando que Jesus estar voltando. Maranata (ora vem senhor Jesus)