Sonhar ou entregar o caminho ao Senhor?

Antes que alguém com pouco senso de humor interprete mal a montagem acima, antecipo-me para dizer que respeito os ideiais e a memória de Martin Luther King... Mas um(a) internauta anônimo(a), bem-humorado(a) e portador(a) de um excelente texto me escreveu o seguinte:

Oi, pastor Ciro, a paz do Senhor!

Eu acredito que a vida sem sonhos é um tanto sem cor e beleza. Por esse motivo, acredito que é importante sonhar; afinal, muitas pessoas realizaram grandes feitos, e alguns destes tiveram seu início em simples sonhos. Vai me dizer que, quando o senhor escreveu os seus livros, antes de fazê-los, não havia sonhado com eles? Muitos também tiveram êxito e foram bem-sucedidos na obra de Deus, e tudo começou com um sonho.

Entendi sua crítica a Augusto Cury, mas creio que o autor, ao ressaltar as potencialidades humanas, tem a intenção de incentivar os leitores a alcançar os seus objetivos. Quantas pessoas dizem: “Se Deus quiser, vou conquistar isso ou aquilo...”, mas nada fazem para que algo aconteça. Nós também precisamos dar a nossa parcela de contribuição.

Não sei se me fiz entender, mas espero que não se ofenda com o que disse. Quem sabe se, ao ler a coleção que fala sobre a Análise da Inteligência de Cristo, o senhor não muda um pouco de opinião. Para finalizar, desejo que você seja sempre um sonhador, pois um sonhador não morre... (Risos... Apenas para descontrair).

Que o Senhor continue abençoando ricamente o seu ministério. Fica na paz.

Minha resposta:

Prezado(a) anônimo(a):

Parabéns pelo seu fluente texto e pela clareza na exposição de suas ideias. Mas, como já era de se esperar (risos), não posso concordar com você.

Modéstia à parte, conheço bem a obra do psiquiatra Augusto Cury. Inclusive, é muita pretensão dele querer analisar a inteligência de Cristo! Ele não deve conhecer o texto de Romanos 11.33: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” Por isso, para os salvos em Cristo, o melhor mesmo é examinar a Palavra de Cristo (Cl 3.16)!

É claro que eu sonho! Quando durmo e também de olhos abertos. Mas, sinceramente, discordo que alguém precise, necessariamente, sonhar para conseguir alguma coisa! José nunca sonhou na prisão que um dia seria o governador do Egito! Para um servo de Deus, o que vale é a priorização da vontade do Senhor. Por isso, deleita-se no Senhor, preferindo entregar o seu caminho a Ele (Sl 37.4,5) a ficar sonhando de olhos abertos.

A vida sem sonhos é um tanto sem cor e beleza? Talvez, mas para quem não conhece o Senhor Jesus. Um servo de Deus tem o seu prazer na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite (Sl 1.1-3). Não são os sonhos, efetivamente, que fazem a diferença na vida de um cristão. Afinal, a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10). Quem tem o Senhor Jesus em seu coração, neste ocorre um banquete contínuo (Jo 14.23; Ap 3.20).

É importante sonhar? Em parte. Eu sonho com muitas coisas, mas deleito-me no Senhor e tenho certeza de que Ele está no controle da minha vida. O que está escrito em Provérbios 16.1? “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR, a resposta da boca”. O que é mais importante: sonhar ou ser guiado por Deus? Sonhar ou estar no centro da vontade dEle?

Muitas pessoas realizaram grandes feitos, e algumas tiveram seu início em simples sonhos? Oh, sim, é verdade! Mas pergunte a Davi se o grande sonho dele, de construir o Templo, se realizou. Pergunte a Paulo se os sonhos dele, de pregar o evangelho na Ásia e na Bitínia, se concretizaram. Esses homens sonharam, sim, pois não é pecado sonhar de olhos abertos, desejar, fazer projetos (1 Tm 3.1). No entanto, eles foram, sobretudo, obedientes a Deus, a fim de que a vontade dEle se cumprisse.

Se eu sonhei que escreveria livros? Fui obrigado a rir ante essa pergunta. Afinal, eu nunca sonhei sequer em ter um artigo no Mensageiro da Paz! Foi Deus quem guiou a minha vida, a ponto de me colocar entre os príncipes da literatura evangélica. Não é isso que está escrito em Salmos 113.7,8? “[Deus] do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo”. Aliás, no meu novo livro — Erros que os Adoradores Devem Evitar (veja os detalhes na barra lateral, neste blog) — eu conto um pouco da minha trajetória como escritor.

É triste ver crentes em Jesus, que têm um tesouro dentro de si (2 Co 4.7), valorizando a a autoajuda, em detrimento da Ajuda do Alto. Acreditam tanto em teorias de palestrantes que enriquecem discorrendo sobre como aumentar a autoestima, esquecendo-se de que é muito mais importante (para o salvo, é claro) humilhar-se debaixo da potente mão do Criador (1 Pe 5.6,7). Quem prioriza a vontade de Deus não fica frustrado quando um sonho não se realiza, pois sabe que a sua vida está nas mãos dEle. Essa é a grande diferença entre o crente sonhador e o cristão dependente do Ajudador (Hb 13.5,6).

Eu ouso sonhar! Mas não me entristeço quando um projeto não se realiza. Já recebi muitos “nãos” na vida. Sei que Deus é “poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Ef 3.20). E, quando preciso, ao contrário do que ensina o cientista Augusto Cury, eu desisto dos meus sonhos, pois tenho convicção de que a vontade de Deus é o melhor para a minha vida (Rm 12.1,2).

Portanto, não deixe de sonhar, mas priorize a vontade do Senhor!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

the WalterWorld disse…
Walter Filho Tupaciguara-MG

Alguns dias atrás minha cunhada ia fazer a prova do ENEM (ser aprovada nessa prova é um dos "sonhos dela!).Por morarmos em uma cidade pequena, ela teria que fazer a prova em uma cidade mais próxima onde ia ser ministrada a prova, no caso, Uberlândia. Bom, o projeto dela era pagar a passagem e ir fazer a prova, mas não tinha dinheiro no dia. Procura de lá, procura de cá, e nada de arrumar o dinheiro emprestado com ninguém. Foi então que a mãe dela, evangélica também soltou a seguinte máxima(equivocadamente): "Tá vendo, não sei o que tá acontecendo, a gente pede, pede, pede,...e Deus não faz nada pra ajudar a gente!" RESULTADO: Roubaram a prova e cancelaram o Enem! (risos) Fazer planos, sonhar não é errado, mas Deus sabe sempre o que é melhor para nós, consequentemente é melhor se entregar a vontade Dele!
A mãe da moça não quiz argumentar sobre o acontecido! (risos)
Paz do Senhor pastor Ciro e irmãos internautas!
Meu querido Pr.Ciro Zibordi,sou grato a Deus pelo seu excelente ministério. Críticas vêm e vão, assim como elogios, mas a Palavra de Deus permanece pra sempre.Dou graças a Deus de sempre me lembrar do semhor nas minhas orações.Um GRANDE ABRAÇO!AMIGO.Apaz do Senhor!
Ivan Clayton disse…
A Paz do Senhor!

sinceramente ?
depois de ler esse artigo passei a sonhar em ter um artigo tambem no MENSAGEIRO DA PAZ ( hahaha) brincadeirinha....

concordo plenamente POR QUE é o que a Palavra de Deus nos exorta!

abraços


Ivan Clayton - Servo de Cristo
Paz do Senhor,pastor Ciro!
Não sei se o senhor ja postou algo a respeito, mas gostaria de saber a sua colocação a luz da bíblia em relação à música secular (música mundana).
Estava lendo o Blog Genizah e me deparei um com post em relação ao assunto supracitado...
Sinceramente...fico triste com o modo dessa nova geração se posicionar em relação a determinados assuntos. Comentei no post e vi que a minha opinião fazia parte da minoria...Não que eu tenha que ser a dona da razão...
Gostaria muito de saber qual o seu embasamento...
O post era : http://www.genizahvirtual.com/2009/12/musica-do-mundo-breaking-all-rules.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Genizah+%28Genizah%29
Grande abraço na paz do Senhor!
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

ZZZZ... ZZZZZ... ZZZ... ZZZZZZZZZZZ....ZZZZZ ....ZZZZ

Sem comentários, estou tentando ser o Presidente dos EUA. Portanto: ZZZZ . ZZZ.. ZZZZZZZ.. ZZZZ....zzzzzzzzzzzzzzzzzzz

O Senhor nos ajude a estar com os olhos bem abertos! Vigiar e orar!

pr. Newton Carpintero
"Não sei se o senhor ja postou algo a respeito, mas gostaria de saber a sua colocação a luz da bíblia em relação à música secular (música mundana)."

Pr. Ciro, desculpe fugir do assunto, mas eu tenho um anseio (sonho?!) diante do Senhor, pois esse assunto citado pela irmã Cristiane nos confronta bem de perto, e nossos irmãos em Cristo estão diretamente envolvidos.

O motivo do questionamento da irmã Cristiane e do meu questionamento que é de igual modo, entre eles, é um artigo da blogosfera, que, ao mer ver, poderia estar estimulando a oração, a leitura da Palavra de Deus, entre demais coisas, mas ao invés de tudo isso, está estimulando-nos a ouvir "músicas seculares" ou "mundanas".

Eis o artigo:
http://www.genizahvirtual.com/2009/12/musica-do-mundo-breaking-all-rules.html?ext-ref=comm-sub-email

Espero que atenda o nosso pedido.
Que o Senhor continue lhe sustentando em tudo, dentro da vontade dEle!
Prezados irmãos Lucas e Cristiane,

A paz do Senhor!

É claro que o assunto "ouvir música secular" pede um novo artigo, o qual passará, necessariamente, pelo tema "as nossas prioridades". Na vida cristã, as nossas prioridades, "grosso modo", são, nessa ordem: relacionamento com Deus; relacionamento com a família; ministério; outros, outros e outros...

É claro que o entretenimento e a satisfação de ouvir a música predileta é lícito. Mas em que lugar isso está, em nossa escala de prioridades? Seria isso tão importante, a ponto de eu condenar os irmãos que não ouvem música secular, tachando-os de legalistas? O que é pior, afinal?

Não vou dizer que, eventualmente, alguém não possa ouvir uma boa música. Mas também não devo condenar quem opta pela abstinência total de música secular, sob a alegação de que nada de bom pode advir dos músicos e cantores mundanos.

De fato, os compositores e cantores do mundo não têm nada de especial para acrescentar à nossa vida cristã. Mas valorizo (e não priorizo) o lado artístico e do entrenimento. Somos cristãos, e não alienados ou extraterrestres.

Repito que, como a nossa prioridade é buscar o Reino de Deus, o tema "ouvir música secular" não deveria nos incomodar tanto assim, a ponto de alguém querer defender o direito de o cristão poder "curtir um som mundano". Eventualmente, por que não ouvir música? Mas, de modo banal, com frequência, como se não tivesse "nada a ver", ignorando-se inclusive os efeitos deletérios de estilos musicais e letras erotizantes ou satanistas? Isso é perigoso, perigosíssimo.

Não nego que os músicos e cantores do mundo sejam talentosos, porém não posso dizer que "não tem nada a ver" ouvir música secular. Até porque não há música neutra. Inclusive, boa parte da música executada no meio do povo de Deus é perigosa, não apenas pela letra antibíblica, mas pelas suas características mesmo. O que dizer das músicas mundanas, isto é, seculares?

Reitero que qualquer cristão pode ouvir música secular, se quiser. Isso é uma questão pessoal. No entanto, o cristão que conhece os princípios da Palavra de Deus sabe que nem tudo convém e que nem tudo edifica; sabe que o seu tempo é precioso e que deve priorizar o Reino de Deus; sabe que algumas coisas, aparentemente inofensivas, não glorificam a Deus e podem se tornar dominadoras ou embaraçadoras, etc. (1 Co 6.12; 10.23,31; Ef 5.15,25; Hb 12.1,2).

Bem, como eu disse no início desta resposta, o assunto "ouvir música secular" exige uma análise mais abrangente. Aguardem, por favor.

Em Cristo,

CSZ
Daniel Ferreira da Silva disse…
Paz do Senhor, Pastor Ciro !!!

Se não há poder em nossas palavras, como explicar o versículo que diz " A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto ". ?( Provérbios 18:21 ) Qual é a sua interpretação correta?


No amor de Cristo,

Daniel Ferreira da Silva

Catalão-Goiás
Caro irmão Daniel, de Catalão-GO:

A paz do Senhor.

Fique atento. Ainda hoje vou escrever sobre a Confissão Positiva no blog, a partir da sua pergunra.

Em Cristo,

CSZ
Borboleta disse…
Bravo!!!

Louvo a Deus pela sua vida, Pr. Ciro, pois a cada texto seu que leio aprendo um pouco mais da Palavra.

Estou "quase" chegando neste ponto de deixar de sonhar...rsss. Confesso que ainda sou sonhadora, mas sempre entrego meus sonhos nas mãos do Senhor e, incrivelmente, não me decepciono mais como antigamente se os mesmos não se realizam.

Acredito que para tudo há um propósito e, sendo Ele o meu Pai, nada menos posso esperar do que o melhor.

Nosso restrito entendimento muitas vezes dificulta essa compreensão, enevoando nossos olhos e não nos deixando enxergar que Seus propósitos são muito maiores e melhores do que os nossos humanos sonhos.

Obrigada, querido irmão, por compartilhar sua sabedoria conosco.

Um fraterno abraço e que Deus abençoe sua vida hoje e sempre!!!
Janilson Bezerra disse…
Caro Pr. Ciro, a paz do Senhor.

Mais uma vez obrigado por compartilhar conosco daquilo que o Senhor lhe revelou.
Este assunto tem sido muito debatido e é impressionate como existem pontos de vista tao distintos dentro de nossa igreja.
Alguns deles, inclusive, totalmente anti-biblicos, mas que arrebanham uma multidao de seguidores.
Dou graças a Deus pois ainda dispomos de defensores daquilo que a Biblia nos ensina, sem a preocupaçao de receber os louros por sua posiçao, mas sim de glorificar o nome do nosso Deus e trazer muitos incautos ao conhecimento da verdade, que e Cristo.

Abraço fraternal, em Cristo.

Janilson Bezerra
Natal-RN
Anônimo disse…
A PAZ DO SENHOR PR.CIRO ZIBORDI.GOSTARIA DE SABER CLARAMENTE O QUE É SER UM CRISTAÕ RELIGIOSO?QUAIS ATITUDES DEVEMOS EVITAR SEGUNDO A PALAVRA DO SENHOR JESUS CRISTO?PODEMOS DAR ORDEM AOS DEMONIOS PARA SAIREM EM O NOME DO SENHOR COMO PAULO FAZIA?RESPONDA-ME POIS QUERO APRENDER MAIS E MAIS.QUE DEUS O ABENÇOE..