Trajetória como escritor e articulista

Comecei a escrever em 1993. Como presbítero, dirigia um ponto de pregação e era professor de evangelismo e missiologia na Escola Teológica Pastor Cícero Canuto de Lima (hoje, Faculdade Evangélica de São Paulo-FAESP), em São Paulo. Numa noite, perdi o sono e senti-me impulsionado a escrever um texto sobre a evangelização, baseado nos tópicos de uma apostila que eu preparara para o seminário.

Não passou pela minha mente que aquele modesto texto, escrito por um iniciante, poderia ser publicado no Mensageiro da Paz! Como isso, para mim, estava muito distante, sequer pensei na CPAD. Minha intenção era publicar o texto, talvez, no jornalzinho da igreja, mas tudo mudou em um culto, na Assembleia de Deus da Lapa, em São Paulo, então pastoreada pelo saudoso Valdir Nunes Bícego.

Naquela segunda-feira, quando eu cheguei à reunião de obreiros, o pastor Valdir Bícego já estava pregando a cerca de oitocentas pessoas. E, ao discorrer sobre os dons que o Espírito Santo dá aos servos do Senhor e a chamada divina, apontou em minha direção e disse: “Você, irmão, que recebeu de Deus essa chamada, esse dom de Deus para escrever, mande o artigo para o Mensageiro da Paz”.

Num primeiro momento, pensei que o pastor Valdir estava falando de maneira genérica. Mas convenci-me depois de se tratava de uma profecia, pela qual Deus me incentivara a enviar o artigo sobre evangelismo à CPAD. No dia seguinte, encaminhei o texto e entrei em contato com a mencionada editora, a fim de saber se a minha correspondência havia chegado.

Primeiro artigo para a CPAD

O tempo passou, e eu acabei me esquecendo de tudo. Mas, depois de três meses, num sábado em que eu estava desgastado após seis aulas
seguidas, no seminário, resolvi visitar a loja da CPAD, no Belenzinho, em São Paulo, localizada na mesma rua do seminário. Quando ali cheguei, o novo Mensageiro da Paz já estava exposto, e uma chamada de artigo, na capa, chamou-me muito a atenção, pois estava relacionada com a matéria que eu ministrava:

No momento, não passou pela minha mente que poderia ser o meu artigo, pois o título que eu dera era diferente, mas, quando fui conferir, meu coração disparou. Lá estava o meu nome!

Por graça de Deus, escrevi livros
, comentários de Escola Dominical para juvenis e adolescentes, bem como dezenas de artigos para a CPAD. Entretanto, a alegria que senti ao ver o meu nome pela primeira vez no Mensageiro da Paz, órgão oficial das Assembleias de Deus no Brasil, não pode ser comparada a nenhuma outra. Ali Deus confirmou a minha chamada para propagar a sua Palavra também por meio da escrita.Nesses anos, tive o privilégio de escrever dezenas de artigos, em todos os periódicos da CPAD. De 1997 a 1999, assinei a coluna “Nosso tempo” da revista Seara. E, nesse período, foram trinta artigos publicados. Em 1999, fui convidado a escrever Lições Bíblicas para juvenis e adolescentes, e seis delas já foram publicadas.

Foi o SENHOR que fez isto!

A partir de 2003 comecei a escrever livros.
- O primeiro foi Perguntas Intrigantes que os Jovens Costumam Fazer (2003).
- Adolescentes S/A (2004).
- Erros que os Pregadores Devem Evitar (2005), que, para a glória de Deus, foi o livro mais vendido da CPAD no ano de seu lançamento, além de ser um best-seller.
- Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (2006), também best-seller.
-
Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar (2007), é, desde o seu lançamento, um dos dez livros mais vendidos da editora. Glória a Jesus!
-
Erros que os Adoradores Devem Evitar, lançado em janeiro de 2010, que teve a sua primeira edição esgotada em dois meses e quatro impressões no mesmo ano!
- Meu livro mais recente é
Autoajuda ou Ajuda do Alto, publicado pela Editora Candeia, em 2010.


Louvo a Deus pelas conquistas acima, mas tenho ainda outros motivos para glorificar a Deus, como o aniversário de 15 anos, em 2008, como escritor e articulista da CPAD.


Em setembro de 2008, foi lançada a histórica obra Teologia Sistemática Pentecostal, da qual faço parte como autor da unidade Escatologia e editor-assistente. Além disso, no mesmo mês, meu modesto nome foi incluído à Casa de Letras Emílio Conde, uma academia que reúne os principais autores da CPAD em atividade, como Antonio Gilberto, José Apolônio, Esequias Soares, Claudionor de Andrade, Elienai Cabral, Elinaldo Renovato de Lima, Wagner Gaby, entre outros.

Em 2008 e 2009, dois novos comentários de Lições Bíblicas da CPAD para adolescentes e juvenis, intitulados Cartas que Ensinam e O que a Bíblia Fala sobre o Futuro, foram produzidos por este escritor.

Em outubro de 2008, quando completei quinze anos como escritor da CPAD e articulista do Mensageiro da Paz, quis o Senhor que fosse publicado um artigo meu nesse periódico! Aleluia!


Além de glorificar a Deus, espero que essas palavras sirvam de estímulo àqueles que receberam de Deus a chamada para escrever. Saibamos que é Ele quem abre portas eficazes para nós propagarmos o seu evangelho e nos dá graça para vencermos todos os obstáculos, como disse Paulo, inspirado por Deus: “porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários” (1 Co 16.9).

Hoje, também sou, para a glória do Senhor, membro da Casa de Letras Emílio Conde, desde setembro de 2008, e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, desde março de 2009. Também sou colunista do conceituadíssimo jornal online norte-americano The Christian Post.


Todos os fatos acima confirmam, de modo inquestionável, a chamada e o dom que recebi do Senhor para escrever, apesar de minha pequenez. Vejo muitos hoje dizendo: “Eu tenho um sonho de escrever um livro”. Não é pecado “sonhar”, isto é, ter projetos, aspirações. Mas eu nunca “sonhei” que escreveria sequer um artigo pela CPAD. Eu jamais imaginei que teria tamanha honra! Como disse o salmista, “Foi o SENHOR que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos” (Sl 118.23). Foi Ele quem me despertou para isso (Is 50.4).


Glória seja dada ao maravilhoso nome de Jesus!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Pr. Ciro,

É muito importante esse relato da trajetória do senhor como escritor de livros e articulista. O talento que o senhor recebeu de Deus é comprovado por aquilo que o senhor escreve, o que já se percebe neste blog. E mais: a palavra proferida pelo saudoso Pr. Valdir Bícego revelou-se realmente um vaticínio, pois se cumpriu. Essa é uma grande diferença entre o que fala da parte de Deus e o que fala de si mesmo, motivado pela emoção. Que a bênção de Deus permaneça sobre sua cabeça!
Anônimo disse…
a paz de Jesus Cristo!!! pr Ciro

moacir, rio claro, sp.

parabéns por todos esses anos de trabalho pra obra do Senhor Jesus , não conheço todos os seus escritos, mas os que aqui se encontram no blog são muitos bons, mesmo que eu não concorde em tudo, mas desde que seje pra edificar vidas na direção da palavra de Deus, cabe a cada um nós lermos e analizarmos e por a prova com as escrituras sagradas como faziam os cristão bereanos nos tempos da igreja primitiva.
que Deus continue a te conduzir pelo caminho da verdade e santidade.
Unknown disse…
Parabéns pastor Ciro pela trajetória de escritor que prima pela ortodoxia pentecostal. Sempre é um prazer ler seus artigos no "Mensageiro da Paz" e outros periódicos da Casa Publicadora, além do Blog...

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com
Silvio Araujo disse…
Pr Ciro,
parabéns pela trajetória de bênçãos.
Que o Espírito Santo continue usando os dons e talentos que lhe foram confiados para edificar, exortar, consolar e proclamar.
Deus o recompense pela disposição.

Silvio Araujo
http://vedeoscampos.blogspot.com/
Pr. Ciro,

Aproveito o ensejo para noticiar que acabo de enviar ao senhor o material prometido.
Muito obrigado.
Alex Esteves.
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Esse artigo me inspirou...
Acho que vou mandar uma cartinha pra CPAD tbm! rsrsrsrsrs

Deus abençoe!
Pr. Ciro,

Parabéns por este período que Deus tem te erguido. Louvado seja o nome do Senhor!

Tenho o "sonho" de um dia estar escrevendo também. Mas, bem sei, que deve se sobrepor a vontade de Deus. Se Ele assim me permitir!...

Deus te abençoe! Tenho sido muito ministrado por seus textos.

Abraços e a Paz do Senhor!

Jordanny Silva
Gama/Brasília - DF
claudio pimenta disse…
pastor ciro
parabens pelos 15 anos escrevendo belas materias para o mensageiros da paz

quando o senhor começou a escrever eu ainda estava no discipulado

pela graça de deus dia 04/11 farei 18 anos que aceitei a cristo jesus
claudio pimenta disse…
ia me esquecendo

gostaria de sugerir que o senhor colocasse as materias escritas no mensageiros da paz desde o inicio no seu blog pois perdemos algumas
Irmão Cláudio,

Agradeço-lhe pelos parabéns. Na medida do possível, vou publicar alguns artigos antigos, pois eu tenho todos eles guardados. Grato pela sugestão.

A paz do Senhor.

CSZ
Caro Jordanny,

É bom "sonhar". Mas o que é melhor mesmo é fazer a vontade de Deus. Davi "sonhou" em levantar o Templo, mas não era vontade de Deus. Paulo "sonhou" pregar na Ásia e na Bitínia, mas não era vontade de Deus. Mais importante do que "sonhar" é ter convicção da chamada.

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

CSZ
Vanessa,

Deus nos surpreende! Fico pensando como Deus agiu em minha vida... Numa noite eu senti-me impulsionado a escrever um texto, e ele foi o primeiro de muitos, para a glória do Senhor. Mas isso porque o Senhor, literalmente da noite para o dia, mudou a minha vida.

Continue servindo ao Senhor com fidelidade, pois Ele nos abre portas grandes e eficazes (1 Co 16.9).

Um grande abraço!

CSZ
Lilas disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro!
Fiquei muito feliz em ver o blog do senhor, sou da assembléia de recife Templo Central.
Minha professora da EBD disse que o senhor era o comentarista da lição, e nossa essa lição ta uma benção, são muitas referencias biblícas o que incentiva mais e mais nos adolescentes a lermos a biblía! Realmente estou amando a lição e não da só para dar uma folhetada, tem que estudar mesmo!
Que Deus continue abençoando o senhor pastor, que Ele continue te ajudando e te inspirando mais e mais, pois tudo é pra Ele!

Jo 15.16
a Paz do Senhor!
Anônimo disse…
Parabéns, isso são bençãos!

Que Deus continue lhe abençoando, graça e paz vos sejam multiplicadas em Cristo!

Acesse o endereço abaixo, confira matérias e participe.

http://manancialvida.blogspot.com/

Em Cristo
Anônimo disse…
Parabéns !!
Pastor Ciro ,que honrra para um servo do Senhor ,ter uma comemoração como esta,15 anos escrevendo a verdade ,15 anos dedicados a vontade do nosso Deus,que muitos anos possam vir nessa sua fidelidade com a palavra de Deus .
Gosto de todos os seus textos,muito raro eu discordar,sempre bem escritos,com uma pitada de humor as vezes irônicos que eu acho ótimo,enfim muito bom ter vc como escritor preferido rsrs

Deus te abençõe !!
Anônimo disse…
Pastor Ciro,

A paz do Senhor!

Aleluia!
O melhor de tudo é que Deus está conosco(J.Wesley).A maneira correta de aprender é aprender com pessoas que apenderam corretamente.Parabéns!

Josiel.
Edson Dorna disse…
A paz do Senhor!

Pr. Ciro...

Se não for pedir muito para o Senhor... teria como postar o seu primeiro artigo pela CPAD neste blog???

Em Cristo
Edson Dorna
Parabéns Pr Ciro,

Graças a Deus poela vida do amado Pr, Deus usa quem ele deseja usar e isso cabe a Ele escolher e capacitar, é certo que o Pr tem se dedicado ao estudo e se esmerado para ensinar mas, como vemos em seus escritos, o Senhor é que nos capacita e a ele seja a honra e a glória, nós nos alegramos com o amado.
O desejo de meu coração é ser relevante durante meus dias de vida também através da escrita e vi aqui que Deus pode fazer mais do que pedimos ou pensamos.

abraço,

João Paulo,
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Qdo o senhor tiver um tempinho, dá uma lida num "artigo" (?) que eu escrevi no blog da EBD Itaquerão e fala o que o senhor achou.
Na verdade lá tem dois. O mais recente fala sobre o por quê de se freqëntar a Escola Bíblica Dominical.
Anônimo disse…
Laércio - São Paulo-SP

A paz e graça do único e verdadeiro Senhor e Salvador Jesus Cristo seja contigo pastor Ciro!

Venho através deste humilde comentário lhe dar os parabéns, visto que o sr. é um dos poucos atualmente que não se contaminou, não se vendeu por dinheiro, e não busca ser reconhecido por homens através da fama.

Pastor Ciro continue sempre batalhando pela fé que foi dada aos santos!

Um belo testemunho!

Deus te abençoe e te guarde!
Prezado irmão Laércio,

A paz do Senhor!

As suas palavras são muito animadoras! Agradeço-lhe pelo apreço demonstrado pela minha pessoa e peço-lhe que ore por minha vida e meu ministério!

Um grande abraço.

CSZ
Vanessa,

Você ainda não fez 22? Risos.

Li o seu artigo no blog da EBD Itaquerão. Seu texto está excelente. Fiquei surpreso com a sua desenvoltura. Parabéns!

Mas tenho sugestões. Evite usar itálico para o texto todo. Procure usá-lo apenas para palavras estrangeiras ou ênfases especiais. Outrossim, alinhe o texto à esquerda, pois acredito que fica melhor do que centralizado.

Um grande abraço!

CSZ
Caro João Paulo,

A paz do Senhor!

É verdade: Deus faz mesmo muito mais do que pedimos ou pensamos. E Ele nos abre portas maravilhosas para a propagação do evangelho.

Um grande abraço!

CSZ
Caro Edson,

A paz do Senhor!

Vou procurar atendê-lo. Tenho o Mensageiro da Paz de outubro/1993. Preciso localizar o artigo em Word. Se eu não localizá-lo, pretendo pôr uma foto do artigo.

Um abraço.

CSZ
Prezado Josiel,

Ao ler o seu comentário, lembre-me de uma frase do pastor Valdir Bícego, de saudosa memória:

"EU SEI POUCO, MAS APRENDI CERTO".

Um abraço.

CSZ
Prezada irmã Maria,

Senti-me profundamente grato a Deus ao ler o seu comentário. Toda glória seja dada ao maravilhoso nome de Jesus!

Um grande abraço!

CSZ
Caro anônimo que mantém o blog http://manancialvida.blogspot.com, a paz do Senhor.

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

Quanto ao supracitado blog, o seu conteúdo está bom, mas o irmão precisa ter cuidado com a parte gramatical. Se o irmão não tiver domínio dessa área, peça a alguém que revise os seus textos, pois isso é fundamental para quem mantém um blog.

Um grande abraço.

CSZ
Prezada professora Lilas, de Recife,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras! De fato, o comentário das Lições Bíblicas para Adolescentes (CPAD) deste trimentre são de minha modesta autoria. A linguagem é um tanto diferente da constante em meus livros para pregadores, haja vista o público ao qual me dirijo.

Que Deus abençoe grandemente a sua vida e o seu trabalho!

CSZ
Prezado Silvio Araújo,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras. Mande saudações para o estimado pastor Ailton José Alves, meu amigo.

Um abraço.

CSZ
Caro Gutierres,

Grato pelos parabéns. Que Deus o abençoe mais e mais, a fim de que esteja, a cada dia, firmado na Palavra de Deus.

CSZ
Caro Moacir,

Agradeço-lhe pelas palavras, ainda que eu não concorde com todas elas... Risos.

Que Deus o abençoe!

CSZ
Professor Alex,

De acordo com Ezequiel 33.33, o profeta é conhecido não no momento em que profere a profecia, e sim no momento que ela se cumpre. Por isso, verdadeiramente, o pastor Valdir Bícego foi usado por Deus para me transmitir aquela importante mensagem. E até hoje permaneço cada vez mais desejo de escrever, escrever, escrever... Aleluia!

CSZ
Anônimo disse…
a paz do Senhor!!! pr Ciro.

moacir, rio claro, sp.

amém!!! que você continue a ser uma benção nas mãos de Deus!!!
Anônimo disse…
Parabéns pastor!! Q o SENHOR continue abençoando e dando graça!!!

Vitórias!!!

Fernando Ortega
Blog: Não morda a maçã!
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Obrigada por sua atenção!
"Agradeço pelas palavras de incentivo!" (rsrsrs)
Eu acatei suas sugestões. Realmente, fica melhor pra ler!

Deus abençoe!
Anônimo disse…
Ah... mais uma coisa!

Eu ainda terei 21 anos pelos próximos 9 meses e 21 dias!!
Anônimo disse…
muito bom! Deus te abençoe,continue escrevendo,Deus esta contigo.hA! o Pr.Joel holder e o Pr.David Nascimento mandou um abraço.Pastor espero que um dia o senhor venha a Porto velho da um estudo para os obreiros; apaz do senhor do seu amigo Lucivaldo de Paula.
Anônimo disse…
A paz do Senhor meu irmão!
Eu tenho vontde de escrever mesmo antes de me converte,agora que sirvo ao senhor essa vontade aumentou;tenho estudado a bíblia e gosto muito de ler atigos que tratam principalmente de assuntos cristãos,gosto muito de navegar no seu blog e do Silas Daniel,Julio Severo e outros;tenho vontade de escrever coisas parecidas com as que voces escrevem,voce poderia me dar algumas dicas de como começar? por favor!
Nosso pr. Ciro,

A paz do Senhor!

Com certeza, “Foi o SENHOR que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos” (Sl 118.23).

É coisa maravilhosa aos nossos olhos! Repito! Vê-lo sendo utilizado como instrumento de Deus, inspirado pelo Espírito Santo, e inspirando a outros.

Agradecemos a Deus pela sua vida basada em Mateus 5:14:

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.

Desta maneira Deus produz resultados aos servos fiéis, que buscam alimento sólido e não leite açucarado com sabor fantasia.

Deus te proteja! O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Unknown disse…
Pr. Ciro
Agradeço a Deus por ter homens como o senhor no nosso meio, homens que tem um verdadeiro compromisso com a palavra da salvação, por ser um espelho para nós que iniciamos o seminario teologico, na vida temos que ter um espelho, meu maior espelho é Jesus mas como Ele tem colocado pessoas de respeito e dignidade no nosso meio espelho-me tambem no senhor e no Pr. antonio Gilberto, não perco nenhum artigo de vcs e as veses me pergunto como Deus tem dado tamanha sabedoria e unção que numa simples frase toca no profundo das pessoas. Verdadeiramente isso é um dom de Deus.

Obrigado, por me ajudar na casa de Deus.

Ademir Galdino dos Santos Junior
Linhares/ES
Ass. de Deus
Anônimo disse…
o pastor antonio gilberto sempre foi pra mim um referencial de mestre que ensina a sã doutrina, quando fiquei sabendo que o senhor era aluno dele fiquei muito alegre pois sabia que em breve o Senhor faria grandes coisas na sua vida e que o senhor acabaria si tornando o pologista e defensor da santa palavra de Deus. fico alegre por compartilha da sua historia de jornada.
Pr. Ciro,

li e achei MUITO edificante o testemunho da sua trajetória como escritor... Bom saber como começou, e o “passo a passo” até chegar ao estágio atual.
Uma coisa que me veio à mente enquanto lia, foi a importância de ser obediente a voz do Espírito Santo, bem como também de não se enterrar o talento que Ele (Espírito Santo) nos dá.

Louvo a Deus pelo fato de estar usando-o (seu dom) para a Honra e Glória do Senhor, e que Deus o abençoe mais e mais neste frutífero e abençoado ministério!

Abraços,
Pr. Robson Oliveira
J.T.I.I. disse…
Paz.

Pr. Ciro Zibordi

Aproveitando o seu trabalho no seu BLOG...gostaria de aproveitar e te sugerir um TEMA para que possamos aprender um pouco + da Palavra de Deus:
Lhe pergunto, gostaria que comentasse a Luz da Palavra sobre pregações com fundo musical...

Se o sr. tiver contato(s) com os Pastores responsáveis em/nos eventos em Camburiú...Alertas eles sobre a (origem) do fundo de pregações que eles ultimamente estão usando (principalmente essa) acesse:
http://gleisonelias.blogspot.com/2009/02/fundo-musical-em-pregacoes-conhecam-o.html

Isso acaba entrando em milhares de lares evangélicos.



Graça e Paz
José Roberto
IBLCB.
Unknown disse…
Paz do Senhor pr Ciro.
Sou recém chegado ao seu abençoado blog."Tenho-me por feliz"(no bom sentido, é claro)poder ouvi-lo.
Louvo a Deus por sua vida e por seu equilibrio ao responder perguntas das mais variadas mantendo sempre a serenidade necessária. Entendo que é tarefa realmente difícil agradar a "gregos e troianos".
Bem, Deus tem mesmo poucos "gideões que queiram malhar trigo no lagar"...
De vez em quando esterei "importunando-o" também.
Deus o abençoe.
Anônimo disse…
Nobre colega Pr. Ciro, você a quem Deus tem abençoado nessa área apologética, parabéns, lhe pergunto se o colega tem ou não escrito algum artigo sobre o Pr. José Rodrigeus ou Jotinha (como é conhecido). Se escreveu algo, onde posso encontrar, se ainda não escreveu nada, qual é sua posição sobre esse episódio ou seja, o testemunho do Pr. Jotinha. fico no aguardo.

Pr. Joiade Lima
Brasília - DF
Seu Projeto Aqui disse…
Parabéns pastor pelo seu trabalho. Tenho certeza que é dom de Deus para a obra do Senhor.
A boa leitura é sempre abençoadora. Ainda não tive oportunidade de ler os seus livros, mas os lerei em breve.
Ivan Duarte
edilza melo disse…
Desde 2005,quando o pr. participou da EBO Recife que venho comprando os seus livros uma benção para a nossa vida.Estou lendo "Erros escatológicos que os pregadores devem evitar!.