Teologia Sistemática Pentecostal

Lançada em setembro de 2008, a Teologia Sistemática Pentecostal junta-se à monumental biblioteca pentecostal produzida pela CPAD, formada por obras como a Bíblia de Estudo Pentecostal e o Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento, bem como os enriquecedores livros de Antonio Gilberto, Stanley Horton, William Menzies, Thomas Trask e outros expoentes do pentecostalismo.

Transcrevo abaixo partes das palavras do diretor-executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, e do editor geral, pastor Antonio Gilberto da Silva, a respeito da obra.

"A safra de teólogos pentecostais brasileiros não ficou no passado... Os teólogos aqui reunidos primam em manter a teologia verdadeiramente bíblica e conservadora... Nesta obra, empenhamo-nos por apresentar a mais pura e bíblica doutrina pentecostal... Bíblicas e puras, as doutrinas pentecostais levam-nos a reviver o avivamento que, deflagrado na Rua Azusa, em Los Angeles, vem incendiando o mundo com a flama do Pentecostes".
Ronaldo Rodrigues de Souza

"Agradeço primeiramente a Deus, por mais este privilégio, esta responsabilidade e esta oportunidade de, nesta obra Teologia Sistemática Pentecostal, servir como seu editor-geral. Agradeço à minha esposa Iolanda Valente Silva, que mais uma vez proporcionou-me a sua inestimável contribuição, de várias maneiras, no meu desempenho nesta obra. Agradeço sensibilizado ao Dr. Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor executivo da CPAD, que me confiou a missão de editação geral da obra em apreço. Agradeço penhoradamente ao Pr. Ciro Sanches, que trabalhou estrenuamente todo o texto da obra, como editor precedente; além de elaborar uma das unidades da obra, acima mencionada. Ao nosso bondoso Deus, toda glória e louvor, sempre e eternamente".
Antonio Gilberto da Silva

Ficha técnica de Teologia Sistemática Pentecostal

Supervisão Geral
Ronaldo Rodrigues de Souza
Diretor Executivo da CPAD

Supervisão Editorial
Claudionor Corrêa de Andrade
Gerente de Publicações da
CPAD

Autores:

SOTERIOLOGIA e PNEUMATOLOGIA
Antonio Gilberto — consultor teológico e doutrinário da
CPAD; editor da Bíblia de Estudo Pentecostal (Edição Brasileira); membro da Casa de Letras Emílio Conde; comentador das Lições Bíblicas; fundador do CAPED-Curso para Aperfeiçoamento de Professores de Escola Dominical; pastor, conferencista e articulista; autor de A Bíblia Através dos Séculos, O Calendário da Profecia, Manual de Escola Dominical e outros.

BIBLIOLOGIA
Claudionor de Andrade — gerente de publicações da
CPAD; membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras; comentador das Lições Bíblicas; pastor, conferencista e articulista; autor de Dicionário Teológico, Geografia Bíblica e Dicionário de Profecia.

ESCATOLOGIA
Ciro Sanches Zibordi
membro da Casa de Letras Emílio Conde; comentador de Lições Bíblicas para jovens e adolescentes; pastor, conferencista e articulista; autor de Erros que os Pregadores Devem Evitar e Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria.

HAMARTIOLOGIA
Elienai Cabral
membro da Casa de Letras Emílio Conde; comentador das Lições Bíblicas; pastor, conferencista e articulista; autor de Pregador Eficaz e Comentário Bíblico de Efésios.

ANTROPOLOGIA
Elinaldo Renovato
membro da Casa de Letras Emílio Conde; comentador das Lições Bíblicas; pastor, conferencista e articulista; autor de Perigos da Pós-modernidade e vários comentários bíblicos, entre eles o de Colossenses, que recebeu o prêmio Areté, em 2005.

TEOLOGIA
Esequias Soares
membro da Casa de Letras Emílio Conde; membro-presidente da Comissão de Apologia Cristã da CGADB e do Conselho de Doutrina da Convenção Fraternal Interestadual das Assembléias de Deus do Ministério do Belém; comentador das Lições Bíblicas; pastor, conferencista e articulista; graduado em Letras Orientais (Hebraico: Língua e Literatura) pela FFLCH da Universidade de São Paulo; autor de Visão Panorâmica do Antigo Testamento, Heresias e Modismos e Comentário Bíblico de Oséias.

ECLESIOLOGIA
Geremias do Couto
membro da Casa de Letras Emílio Conde; comentador de Lições Bíblicas; pastor, conferencista e articulista; autor da obra A Transparência da Vida Cristã.

CRISTOLOGIA
Severino Pedro da Silva
— membro da Casa de Letras Emílio Conde; pastor, conferencista e articulista; autor de Apocalipse Versículo por Versículo, Daniel Versículo por Versículo e a Doutrina da Predestinação.

ANGELOLOGIA
Wagner Gaby
membro da Casa de Letras Emílio Conde; teólogo com experiência em docência superior; comentador das Lições Bíblicas; pastor, conferencista e articulista; autor da obra Relações Humanas.

Glória seja dada ao maravilhoso nome de Jesus!

Clique AQUI para saber como adquirir esta obra com desconto

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pastor Ciro e a toda equipe.
Certamente será uma contribuição para a teologia pentecostal no Brasil...
Que possamos ver a “Teologia Sistemática Pentecostal” como o inicio de uma vasta produção erudita pelos pentecostais brasileiros.
A ExpoCristã só será aberta para o público geral a partir de sexta-feira... Vocês estarão nesse fim de semana autografando a obra?

Abs!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com
Anônimo disse…
Pastor Ciro,

A paz do Senhor!

Parabéns por mais esta conquista a glória e a honra pertence ao Senhor, mas a alegria é nossa.Faço minhas as palavras do pioneiro pentecostal Gunnar Vingren quando se referiu aos primeiros membros da nossa denominação:O que esta obra significa só a Eternidade irá revelar.

Deus os abençoe e obrigado pelas informações acerca do evento.

Josiel.
Caro Gutierres,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras. O Senhor Jesus seja glorificado!

Como eu disse no texto, a CPAD lança mais uma obra que se soma à sua monumental biblioteca pentecostal, a qual inclui obras de grande relevância, como as Teologias Sistemáticas de S.M. Horton e Eurico Bergstén, as obras de Antonio Gilberto, de Claudionor de Andrade, de Esequias Soares, etc., a Bíblia de Estudo Pentecostal, o Comentário Bíblico Pentecostal do NT e muitas outras obras de grande erudição, de tantos outros autores, nacionais e internacionais.

A CPAD, portanto, continua com a sua missão de produzir obras eruditas, escritas por homens piedosos, que zelam pela pureza doutrinária. Que Deus abençoe mais e mais a nossa Casa.

Quanto à seção de autógrafos, tivemos uma ontem somente para os livreiros, líderes e pastores que compareceram ao lançamento. Mas eu creio que a CPAD promoverá outros eventos em todo o Brasil.

Em Cristo,

CSZ
Prezado Josiel,

A paz do Senhor!

Realmente, trata-se de uma grande conquista, para a glória e a honra do nosso Senhor! Essa meritória obra certamente há de contribuir para o fortalecimento da fé pentecostal no Brasil e no mundo, a fim de que vidas sejam salvas e servos do Senhor edificados. Aleluia!

CSZ
Anônimo disse…
Graça e paz!
Parabéns pr Ciro.
Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. Rm 13-7.
Que estas palavras sejam extensivas a todos que colaboraram.
Em Cristo. Irmã Graça.
Anônimo disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro

Quero também deixar meus parabéns por mais esta conquista para o Reino de Deus.
Que Deus sempre continue lhe abençoando, para fazer a diferença em nossos dias.
Abc
Jairo - Curitiba
Anchieta Campos disse…
Caro irmão e amigo Ciro Sanches, a paz do Senhor.

Motivo de imensurável alegria ler este post. Há muito que agurdava o lançamento da referida obra, que inclusive será o brinde na promoção de aniversário de 01 ano do meu blog. Passa por lá e participe, mesmo o ilustre sendo autor dela, sua participação muito me honrará.

Abraços fraternos e muito sucesso nesta obra, que com certeza muito honra ao nosso Deus e a sua eterna Palavra.

Anchieta Campos
Anônimo disse…
Pr ciro.

Te mando esta pergunta pq estou um pouco sem saber o que pensar....

O que vc acha do novo cartão da mastercard, o Mondex?? É um chip do tamanho de um grão de arroz que será implantado na mão ou na testa do ser humano na substiuíção do dinheiro e do próprio cartão de crédito convencional?
Espero que responda. E ah, meus parabéns viu, Deus continue te abençoando sempre... li seu livro adolescentes s/a e gostei muito.
Abraços!
Leonardo Araújo disse…
Meu parabéns a casa publicadora,e toda a equipe envolvida.Fico feliz em saber que a igreja brasileira já tem condições de dar seus primeiros passos teológicos sem as muletas americanas.(Isto não é uma crítica!Pela misericordia de Deus os EUA e os missionários suecos dentre outros contribuiram muito para o alicerce teologico pentecostal de nossa denominação;porém o fato de Pastores Brasileiro publicarem uma obra teologica deste nível é motivo de muita alegria para a igreja brasileira.)
Oxalá,que o avivamento tão falado chegue de uma vez por todas ao brasil e que nós aos moldes da igreja americana no passado possamos enviar missionarios por todo mundo,abrindo trabalho,evangelizando ,emfim cumprindo o ide do mestre!

Sei que tudo isto já é feito muito bem e a muito tempo,porém creio que quando o verdadeiro avivamento bíblico varrer o Brasil,este gigante de Deus irá me mais longe...Creio que está perto e será ainda nesta geração,assim como a volta de Jesus(Pelo menos esse é o desejo de todo Cristão).

Obs.:Qual o valor da obra?

Paz!
Anônimo disse…
A paz do Senhor, pastor Ciro.

Apesar de Teologia Sistemática Pentecostal ter sido agora lançada, teremos ainda, de sua autoria, um presente de Natal, visto que sempre adquiri seus livros no mês de dezembro?

Existe algo no prelo?

Um abraço. Fique com Deus!

Artur.
Mozart Paulino disse…
Pastor Ciro é um homem que aprendi a admirar e respeitar somente pela sobriedade dos seus textos. Imagino que pessoalmente não é diferente. Fico feliz por mais esse trabalho de sua co-autoria. Não vejo a hora de adquirir essa monumental fobra para o engrandecimento do reino do Senhor Jesus.
Parabéns Pr Ciro, ao amado a todos os cooperadores dessa tão importante obra, é muito bom saber que temos uma obra de tão grande valor e conteúdo bíblico em nossos dias, sinto-me um privilegiado de ser tão jovem e ainda ter muito tempo pela frente para me dedicar ao conhecimento do Senhor e de sua palavra e, essa obra certamente fará parte dessa caminhada.


Deus os abençoe ricamente.

EM Cristo,

JP
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com
Prezada irmã Graça,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas lindas palavras de incentivo! Eu, nome da CPAD e de todos os autores de Teologia Sistemática Pentecostal, agradeço-lhe pelo carinho.

Que Deus abençoe a sua vida!

CSZ
Grande amigo Jairo,

A paz do Senhor!

Realmente, é uma grande conquista para o Reino de Deus, e que essa obra seja uma ferramenta na mão de pregadores, professores e servos de Deus em geral, a fim de que todos cresçamos em graça e conhecimento.

Em Cristo,

CSZ
Prezado amigo Anchieta,

A paz do Senhor!

Como está a festa em Natal? Não pude estar aí com os irmãos, pois cheguei hoje de São Luís-MA. Seria bom se a Teologia Sistemática Pentecostal fosse lançada nos 90 anos das ADs do Rio Grande do Norte. Mas não foi possível...

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo, e que a promoção de seu blog seja um sucesso, para a glória de Deus.

Em Cristo,

CSZ
Caro Rafael,

A paz do Senhor.

Responderei essa sua pergunta em meu outro blog, destinado exclusivamente a respostas a perguntas de interesse geral: pastorciroresponde.blogspot.com.

Um abraço.

CSZ
Caro irmão Leonardo Araújo,

Agradeço-lhe pelos parabéns.

Não é de hoje que a igreja brasileira tem condições de escrever a sua própria teologia. Aliás, temos obras de grande importância escritas por brasileiros.

Sempre tivemos por aqui homens de Deus versados em teologia. E essa nova obra não é com a intenção de "reiventarmos a roda" nem para mostrarmos que somos melhores do que outros teólogos, de outros países.

Trata-se apenas de uma maneira de os homens de Deus do Brasil apresentarem ao povo evangélico brasileiro e de todo o mundo o que eles têm recebido do Senhor, através da meditação constante das Escrituras.

Em breve, o preço da obra estará no site da CPAD.

Que Deus o abençoe, meu irmão.

CSZ
Caro Artur,

A paz do Senhor.

Estou sim escrevendo um novo livro e, se tudo ocorrer conforme o planejado e acordado com a diretoria da CPAD, isto é, se o Senhor Jesus confirmar, a tal obra será lançada ainda neste ano.

Mas é surpresa...

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

CSZ
Caro Mozart,

A paz do Senhor.

Agradeço-lhe pelas palavras. Em breve, se Deus quiser, oferecerei a obra também através deste blog.

Deus o abençoe!

CSZ
Caro João Paulo,

Agradeço-lhe pelas palavras de grande incentivo. Que Deus o use a cada dia como um mensageiro das boas novas de salvação.

A paz do Senhor!

CSZ
Anônimo disse…
Como posso obter esse livro?procurei no site da cpad,mas não encontrei!
Anônimo disse…
Paz do Senhor Pastor!

Me desculpe usar este espaço de comentários para lhe fazer um pedido, eu enviei um pedido pelo seu emael sobre USOS E COSTUMES,queria um explicação, uma ajuda pra entender biblicamente, mas até então não tive retorno, talvez não recebeu o mesmo no endereço "ciro.zibordi@uol.com.br",se não encontrar o emael por favor me de o retorno que enviarei novamente; desde já, um abraço e fique na Paz do Senhor Jesus Cristo...
Jean Ribeiro Maia
Anchieta Campos disse…
Caro irmão e amigo Ciro,

Por incrível que pareça, tudo indica que não poderei estar em Natal neste fim de semana festivo.

Sou de Pau dos Ferros, cidade do interior do RN, e já estava tudo praticamente organizado para a minha ida, juntamente com alguns irmãos de minha cidade, para a capital do nosso estado nesta sexta-feira (19/09), para retornarmos apenas na segunda (22/09). Ocorreram alguns imprevistos relacionados a trabalho, me obrigando a estar presente em Mossoró justamente neste final de semana. Mas tudo seja para a glória do Senhor.

Com certeza que Natal está diferente estes dias, e no próximo sábado (20/09) a cidade terá o evento ápice das comemorações dos 90 anos: um culto festivo no estádio Machadão, com um coral de 5 mil vozes e presença de aproximadamente 30 mil assembleianos do RN e de todo o Brasil. Louvado seja o nome do Senhor.

Abraços fraternos meu caro amigo e irmão em Cristo.

Anchieta Campos
Caro Anchieta,

A paz do Senhor!

Eu também gostaria muito de estar em Natal... Aliás, há quatro anos eu participo de eventos naquela bela cidade, e no passado tive o privilégio de passar uma semana de férias lá. Nesse ano, já tenho outros agendamentos.

Deus o abençoe, caro amigo.

CSZ
Caro Jean,

Eu recebi sim o seu e-mail, mas ainda não foi possível inserir a resposta em meu blog PASTOR CIRO RESPONDE (pastorciroresponde.blogspot.com). Em breve farei isso, se Deus quiser.

Um abraço.

CSZ
Caro Paulo Henrique,

A obra foi lançada na semana passada, mas ainda não está nas lojas. Em breve estará. Quando isso acontecer, o irmão poderá pedir pelo site da CPAD, por este blog, ou adquirir a obra nas lojas. Creio que, no máximo, até a semana que vem a obra esteja disponível.

Um grande abraço.

CSZ
Anônimo disse…
PR VOU QUERER UNS EXEMPLARES

SO QUE AINDA NAO TEM NA CPAD DE MINHA CIDADE

COMO FAÇO?

http://richard-sander.blogspot.com/
Anônimo disse…
PR VOU QUERER UNS EXEMPLARES

SO QUE AINDA NAO TEM NA CPAD DE MINHA CIDADE

COMO FAÇO?

http://richard-sander.blogspot.com/
Anônimo disse…
Que maravilhosa notícia Pr. Ciro!!! Agora é só aguardar para ler essa significativa obra para nós pentecostais, principalmente porque foi escrito por pastores assembleianos brasileiros. Parabéns a todos os envolvidos na elaboração do livro! Na paz de Cristo, Quédia.
Anônimo disse…
pastor ciro e demais autores do novo livro, parabéns!que a infinita graça do nosso Deus seja constante em vosso viver.a Ele toda honra e glória!continue firme, defendendo a nossa fé, pois não fostes escolhido debalde, Deus te escolheu para este tempo!estamos orando e cremos que o nosso Deus continuará fazendo maravilhas através de vós.Oreis por nós.Sou leitora de suas obras e as recomendo a todos os que anunciam as boas novas.
Anônimo disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro,

Tenho certeza que será mais uma ferramenta para o enriquecimento da obra de Deus. E espero que venham muitas outras em nome de Jesus.
Parabéns a todos que participaram dessa maravilhosa obra.
Fique com Deus.
Prezado Pr. Ciro!
A Paz do Senhor!
Parabéns ao preclaro companheiro pela brilhante participação em tão nobre obra, extensivo aos demais co autores.
Á CPAD também meus sinceros cumprimentos.
Essa obra é a organização e materialização do pensamento pentecostal brasileiro, o que já Há muito tempo era aguardado.
Um grande abraço!
Pr. Carlos
Caro pastor Carlos Roberto,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo! Oremos, para que essa obra meritória obra ajude muitos a crescerem na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Um abraço, meu amigo.

CSZ
Ivan Panicio disse…
Paz Pastor Ciro!

Meus mais cinceros parabéns pela Boa Obra. Já adquiri e fiquei muito satisfeito pelo conteúdo e por ser nossos os teólogos que a gerarão. Sinceramente já estava cansado de sempre ter que ler obras de escritores Norte Americanos ou Europeus.

Louvo a Deus pelas vossas vida. Acredito que estamos dando início a uma nova etapa na Teologia Brasileira.

Abrç

Amigo Ivan
Pastor Ciro,

Como eu faço para adquirir mais barato? Se for possível, responda-me por e-mail...

A paz do Senhor!

Jordanny
Essa eu preciso ter em minha casa!
Olá pastor Ciro, a Paz do Senhor!!! O GQL recebeu um prêmio comunitário e indicou o seu blog como vencedor também. para mais detalhes dê uma passadinha lá no blog.

Abraços e Paz do Senhor!!!
Clebio Lima disse…
A Paz do Senhor Jesus!

Pr Ciro, é com grande prazer que lhe comunico que você acaba de receber de meu blog a indicação de ganhador do prêmio Butefly Awards -For the Coolest Blog I Ever Know, um prêmio comunitário.

Entre lá e saiba mais detalhes.

Att,

Clébio Lima de Freitas
clebiolima.blogspot.com
Anônimo disse…
Estou lendo e divulgando esta abençoada obra.

Maravilha pastor Ciro, maravilha!

Um forte abraço.

Josiel
Rayele disse…
A paz do Senhor!
Ganhei esse livro do meu pai, quando ocorreu a CGADB aqui em Vitória/ES, maravilhada pelo conteúdo, alimento espiritual para a nossas vidas, conteúdo de alto teor, tamanho capítulo anunciando a doutrina das últimas coisas. Imensamente feliz, pelo presente e que Deus abençõe mais e mais a sua vida, Graça a Paz.
Anônimo disse…
Olá Pr. Ciro. Graça e Paz!!

Fiquei muito feliz com está obra de autoria tupiniquim, é um fato histórico, uma teologia sistemática de viés pentecostal, feita por pentecostais tupiniquins!! Glória a Deus por isso!! Também gostaria de deixar uma sugestão, já que o Sr. participa diretemante desta obra , tem outros livros pela mesma editora, e com certeza é muito estimado pela CPAD; Pr. Sr. poderia muito desmonstrar a CPAD, até mesmo por questão doutrinárias (pela permanência delas) que muito importante um foco mais teológico em suas publicações. A AD é uma igreja de teologia "Arminiana" o que entedemos ser Bíblica, e por isso gostaria muito (com a sua ajuda) que a CPAD se comprometesse em traduzir mais obras (principalmente teologias sistemáticas) desta linha, pois nosso membros então sendo assediados com dezenas de teologias calvinistas, e não sei se o Sr. tem percepido, mas tem havido alguns problemas pontuais já que acabam se tornando calvinistas, e tb alguns lideres de nossas igrejas!!!! continuarei essas postagem se o Sr. me der o previlégio da resposta!!!!
Me chamo Douglas, AD madureira, bacharel em teologia!!!
Rubira disse…
Olá amado Pr. Ciro, a Paz do Senhor!

Primeiramente quero lhe parabenizar por seus artigos recentes e por sua postura diante da polêmica Bíblia de Estudos Dake, embora muitos não tenham compreendido sua posição.

Em segundo lugar quero pedir um esclarecimento,já li a página com as instruções para efetuarmos a compra desta obra, mas tenho uma dúvida, a oferta é a mesma para quem mora fora do país? Gostaria que o senhor me respondesse pois tenho muito desejo em adquirir este livro.

Que Deus lhe abençoe grandemente.

Júnior Rubira
www.blogespadadoespirito.blogspot.com
Querido Júnior Rubira,

A paz do Senhor.

Eu preciso fazer um levantamento, a fim de saber quais são as despesas de correio para enviar-lhe a aludida obra. Mande-me, por gentileza, o seu endereço completo por e-mail.

FELIZ 2010!

CSZ
Anônimo disse…
Olá Pr. Ciro, Graça e Paz. Muito me intristeceu, pois o Sr. não considerou meu comentário e tb não o respondeu! Respondeu até um comentário de outro internauta posterior ao meu. Gostaria que o Sr. me respondesse

No Aguardo!

Douglas
Caro irmão Douglas,

Não lhe respondi porque o irmão me deu uma sugestão para ser apresentada à CPAD. Em todo caso, li a seu comentário e o considerei, haja vista tê-lo publicado. Aliás, só publico comentários depois de lê-los.

Outrossim, não concordo com o irmão quanto ao fato de afirmar que a CPAD siga à escola arminiana. Na verdade, essa editora, como extensão das Assembleias de Deus, através de seus principais teólogos e expoentes, esposa a sã doutrina, sem pender para os extremismos. E, na minha maneira de ver, com todo respeito a Calvino e Armínio, tanto o calvinismo como o arminianismo são abordagens extremadas da Soteriologia.

Em Cristo,

CSZ
Flávio disse…
Pastor Ciro, Graça e Paz!
Sei que este post já é antigo, mas estou interessado em adquiri uma Teologia Sistemática, e achei conveniente postar minha dúvida aqui neste post.Sou estudante de teologia e sou membro da AD, tenho a teologia de Stanley e Charles Hodge. Gostaria que fosse imparcial.....qual acha das duas abaixo quer é mais completa.....a do Franklin Ferreira ou a do Wolfhart?....Obrigado pela atenção e um forte abraço.

Flávio
Anônimo disse…
Graça e paz, Pastor Ciro

Tenho acopanhado suas publicações há algum tempo, e confesso que tenho sido edificado espiritual e intelectualmente. Glórias a Deus por sua vida, meu irmão! Que o Senhor Jesus continue lhe usando e capacitando para nos ministrar a poderosa e eficaz Palavra de Deus. Gostaria muito de adiquirir esta tão fabulosa obra que é a Teologia Sistemática Pentecostal, mas não a consigo encontrar em lugar algum. Onde eu poderia encontrá-la atualmente? Se puderes me ajudar, ficarei muito grato.

Um grande abraço,
Iuri Gomes de Oliveira