Crente que tem promessa não morre?


Por onde tenho passado, irmãos me perguntam: “Pastor Ciro, crente que tem promessa morre ou não morre?” Esta pergunta é mais complexa e intrigante do que aparenta ser, posto que é preciso, a fim de respondê-la, verificar-se a fonte, a condicionalidade e a maneira como a promessa poderá ser cumprida, caso seja mesmo uma promessa da parte de Deus.

Há pouco tempo, em uma grande escola bíblica, mandaram-me essa pergunta por escrito, e eu a respondi com outra: “Quantos aqui têm promessas de Deus?” E todos levantaram as mãos... Nesse caso, antes de qualquer consideração, afirmei: “Então, nenhum de nós morrerá, até à Vinda de Jesus, haja vista todos nós termos promessas?!”, deixando todos ainda mais curiosos...

Ora, é preciso considerar que para Cristo vivemos e para Ele também morreremos, caso o Arrebatamento não aconteça logo (Rm 14.8-10). Basta lermos Hebreus 11 para entendermos que nem todas as promessas que os heróis da fé (mencionados ali) abraçaram se cumpriram em suas vidas (vv.13,39). Em Atos 13.32, está escrito: “E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus”. Observe que a promessa foi dirigida a uns, no passado, e cumprida na vida de outros, que viveram muito tempo depois.

Qual é a nossa maior promessa? É a de que moraremos com Cristo, na glória (Fp 3.20,21; Tt 2.11-14). Mas, infelizmente, o bordão em apreço tem levado alguns crentes a se esquecerem das “coisas de cima” (Cl 3.1,2), impedindo-os de viverem como se o Arrebatamento da Igreja fosse acontecer a qualquer momento (1 Co 15.51,52).

As promessas que recebemos por meio de profecia não devem ser abraçadas cegamente, como se fossem a garantia de que jamais morreremos enquanto elas não se cumprirem. É claro que as verdadeiras promessas de Deus se cumprem, mas muitas delas são condicionais, como a do dia de Pentecostes (Lc 24.49; At 1-2). Se aqueles crentes não tivessem ficado em oração, em Jerusalém, não teriam recebido a promesa (2 Cr 7.14,15; Is 1.18-20; Dt 28).

Segundo a Palavra de Deus, é possível sim morrer antes do tempo (Ec 7.17). Essa história de que há um “destino” para cada um, e que “só quando chegar a hora a pessoa morre” não tem base bíblica. O fato de termos muitas promessas não garante que não morreremos até aos seus cumprimentos. Esse chavão é perigoso, pois anda de mãos dadas com outros clichês perigosos, como: “Quem não vem pelo amor vem pela dor” ou “Uma vez salvo, salvo para sempre”.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Temos vivido na Assembléia de
Deus certa "teologia" de frases de efeito, que contraria o ensino da CGADB, da CPAD e de líderes como o senhor, que defendem a doutrina histórica da nossa denominação.
Nilson disse…
nossa!! "teologia de frase de efeito" é verdade irmão Alex, cada dia isso tem tomado uma proporção assustadora, e olha que essas frases não são de hoje, como lembrou o pastor Ciro, infelizmente é o culto da auto ajuda, da palavra de fé , da declaração de vitória, deixando para trás o bom senso e é claro a autêntica mensagem da cruz. fiquem na Paz!!!!
Roberto Sousa disse…
Pator Ciro, concordo com o irmão. Vivemos hoje a promessa feita aos irmão do passado, mas se, e somente se, Deus falou e não há a condicionalidade Ele cuidará de nós para que elas se cumpram cabalmente, Ele é fiel para cumprir. Eu não tenho nenhuma promessa especifica para minha vida, mas tenho gozado das promessas feitas à igreja.
Mas uma vez agradeço a Deus pela sua vida.
Que o Senhor que é fiel para cumprir suas promessas continue te usando e abençoando.
Leonardo Araújo disse…
A paz do Senhor irmão Ciro,corcordo contigo em relação ao texto;porém gostaria que o irmão me explicasse um pouco melhor o texto de Lucas 2.26 que fala a cerca de Simeão,o qual "fora-lhe REVELADO PELO ESPÍRITO SANTO QUE ELE NÃO MORRERIA ANTES DE ter visto o Cristo do Senhor".Tenho visto muitos irmãos e pregadores por aqui usando este texto como pretexto para defender que "quando Deus no revela algo nós não morreremos até que vejamos o cumprimento" ou seja,"Quem tem promessa não morre"!

Gostaria que o irmão me explica-sse o porque este texto não serve como base para este jargão,em qual contexto ele foi aplicado e por que não serve para hoje...

Agradeço pelo atenção,Leonardo Araújo.
Anônimo disse…
Amado Pastor Ciro,

Estou lendo o seu blog já faz mais de 5 horas seguidas e realmente é impossível não concordar com estas palavras de sabedoria e revelação da parte de Deus. Na verdade cheguei ontem (sábado 30/01/10) da igreja onde pude participar da CEIA DO SENHOR.

Uma maravilha de culto! Na mensagem baseada em Êxodo 12:43 o Presbítero pregador falou sobre a importância de termos a MARCA DO SANGUE em nossas vidas e que em muitos ditos cristão não é possível ver as marcas de CRISTO. Realmente Deus falou aos nossos corações!

Após a celebração da CEIA, depois de termos cantados os hinos 301, 39, 192 sob a regência de um diácono ele achou que poderia manipular a graça de DEUS e pediu que todos dessem as mãos e cantassem o hino tal que Deus iria operar grandemente, pois ele havia "sentido" isso desde o começo do culto.
Deus só opera com hino A ou hino B? É preciso fazer “correntes” para Deus operar? Quantas meninices!

Sempre fui assídua às escolas Dominicais e lembro muito bem quando em uma das revistas foi tratado a respeito dos hinos do grupo Voz da Verdade (não sei se poderia citar aqui) e hoje parece que muitos se esquecem de consultar a fonte antes de beber da água.
O fato é que realmente após ele cantar o tal hino foi um barulho só! Até crentes que dormiram o culto todo, pulavam e glorificavam (glorificava a quem eu não posso afirmar).

Entoar os hinos que falam do poder do Sangue, da salvação, do arrebatamento e amor de Deus para com os pecadores para muitos já não faz sentido e se deixam levar por sons vazios de mensagem da parte de Deus e de criatividade musical, pois não passam de enjoativas repetições.

Pois bem, cheguei em casa e fui estudar a lição da EBD e encontrei um link para o seu blog no site da CPAD.
Aproveitei cada momento que me dediquei a ler as postagem e confesso que me identifiquei.

Já é Domingo (31/01/10). São exatamente 03:18 da manhã!

Dou uma pausa na leitura, mas o coração transborda de felicidade em saber (ou melhor ter provas) que "muitos não se dobraram diante da onda de manipulação dos cultos".


Conclusões minhas:

Assim como o povo de Deus no deserto se enfastiaram do maná (Nm.11:4), hoje também muitos se cansaram do louvor puro, da adoração sincera a Deus. Adorando-o não somente pelo que Ele nos deu, dará ou pode fazer em nossas vidas. Adorado a Deus porque só Ele é digno de toda a adoração. Esquecem que se Ele fizer: Ele é Deus! E se não fizer: Continua sendo Deus ainda!
E quando Deus atendeu ao pedido do povo que queria “CARNE” tiveram que comeram por um mês inteiro até que lhes saiu carne pelos narizes (Nm. 11:18-20).
Muitos hoje comem ‘CARNE’ até sair pelo nariz, e desprezam o ‘PÃO DESCIDO DO CÉU’!
Que Deus abençoe cada dia mais esse ministério que Ele lhe concedeu!

Graça e Paz!

Márcia