A verdadeira Assembléia de Deus

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, pioneira do Movimento Pentecostal no Brasil, completará em breve 100 anos.
Como assembleiano, sinto-me honrado em pertencer a essa instituição histórica que já teve em suas fileiras homens como Gunnar Vingren, Daniel Berg, Samuel Nyström, Orlando Boyer, José Amaro da Silva, Eurico Bergstén, Nels Nelson, Cícero Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalão, Alcebíades Vasconcelos, Estevam Ângelo de Souza, Bernard Johnson, Lawrence Olson, Lewi Petrus, João Batista da Slva, José Leôncio da Silva, Rodrigo Santana, Isaac Martins, Valdir Nunes Bícego e tantos outros.
Graças a Deus, ela ainda conta com homens piedosos, como Antonio Gilberto da Silva, Alfredo Reikdal, José Pimentel de Carvalho, Raimundo João de Santana, José Antonio dos Santos, Anselmo Silvestre, José Apolônio da Silva e outros pastores mais jovens, fiéis à Palavra do Senhor.
Às vésperas de seu centenário, no entanto, a Assembléia de Deus vem sofrendo na mão de alguns líderes, pregadores e cantores que não têm compromisso com a sã doutrina, os quais dão lugar a preferências pessoais, pontos de vista dissociados das Escrituras, experiências "transcendentais" e modismos injustificáveis. Tudo isso para atraírem multidões incautas e aumentarem receitas de igrejas ou patrimônios pessoais, ignorando textos como Mateus 7.13-23; 24.12; João 6.60-69; 2 Coríntios 2.17; 2 Timóteo 4.1-5; 1 Timóteo 6.9,10.

A "NOVA GERAÇÃO"

Muitos líderes da chamada "nova geração", sem visão espiritual e discernimento (Ap 3.17-19; Is 5.20; 1 Co 2.15), não convidam mais para os seus congressos pregadores e ensinadores que expõem a Palavra de Deus nem cantores que de fato louvam a Deus. Preferem animadores de auditório, super-pregadores e cantores famosos, celebridades que fazem muitas exigências. Por quê? Porque os astros do mundo gospel conseguem juntar mais gente e, conseqüentemente, arrecadar boas ofertas... No final, todos ficam satisfeitos com os resultados (principalmente, financeiros). Menos o Senhor Jesus.
Infelizmente, em muitos congressos, pregadores (pregadores?) famosos se valem de técnicas de manipulação de massa para conseguirem o seu intento: conquistar o público, para depois "arrancar" dele a maior quantia em dinheiro vivo, cheques (muitos sem fundo, que geralmente ficam na igreja) e bens, como relógios, alianças, etc., que também costumam ficar na igreja... Técnicas como mandar o povo juntar as mãos, para as separarem apenas depois da ordem de super-pregadores (exibicionistas), têm sido usadas para supostamente demonstrar o poder de Deus. Mas isso nada tem que ver com o evangelho. É produto da auto-sugestão.
Outra estratégia usada por super-pregadores é derrubar pessoas e "anestesiá-las", a fim de que recebam uma "cirurgia celestial". Quando vários irmãos incautos estão deitados no chão, o "pregador" brada: "Agora vou tirar a anestesia por alguns instantes". Isso basta para várias pessoas começarem a gritar, deixando a platéia bastante eufórica. Sabe como se chama isso? Hipnose!
Nosso tempo tem sido marcado por imitações, más inovações (pois existem as boas), misticismos e falsificações dentro das igrejas (At 20.27-30; 2 Pe 2.1,2; 1 Tm 6.3,4).
Mas a Assembléia de Deus cresceu no Brasil seguindo ao modelo bíblico (2 Tm 1.13; Hb 8.5), e não a opiniões de homens, que passam (1 Pe 1.24,25).
Os pioneiros do Movimento Pentecostal foram fiéis à Palavra do Senhor e puseram o fundamento (1 Co 3.10). Cabe a nós, que cremos na operação multiforme do Espírito Santo (1 Co 12.4-11), saber como devemos edificar.

O MODELO DO VERDADEIRO PENTECOSTES

O modelo para nós, hoje, está no livro de Atos dos Apóstolos (ou melhor, Atos do Espírito Santo), especialmente no capítulo 2. Ali encontramos as características do verdadeiro Pentecostes, que gera crentes e igrejas genuinamente pentecostais. As aberrações que vemos em nossos dias se devem ao distanciamento do modelo bíblico-apostólico, as quais são praticadas por movimentos ditos pentecostais, que são, na verdade, neopentecostais ou neoliberais.
Em Atos 2.1-4, vemos que todos estavam reunidos. A palavra “todos” é inclusiva, o que denota unidade no Espírito Santo. Não havia lugar para discordâncias, contendas, divergências pessoais em torno das coisas de Deus; todos estavam ali, juntos, reunidos. Será que havia naquela igreja espaço para disputas desleais por posição, cargo, etc., como vemos em nossos dias, principalmente em convenções de ministros?
No dia de Pentecostes, veio do Céu um som como de um vento (At 2.2). O que está ocorrendo atualmente nas igrejas vem mesmo do Céu? Reflitamos sobre a origem daquilo que ouvimos, vemos e sentimos (At 17.11). O verdadeiro revestimento de poder do Espírito vem do Alto (Lc 24.49; At 11.15). A Palavra de Deus nos alerta quanto a “outro espírito” (2Co 11.4), isto é, espíritos que se passam pelo verdadeiro Espírito de Deus (1 Jo 4.1).
O som que veio do Alto era como de um vento. Não houve vento natural de fato, e sim algo semelhante a seus efeitos. O que isso representa? O vento tem as seguintes características: impulsiona; separa (Sl 1.4 e Mt 3.12); movimenta; fertiliza (Cl 4.16; Jo 3.5,8); limpa; não tem cor (favoritismo, individualismo, discriminação); move-se continuamente (cf. Ec 1.6 e Gn 1.2); espalha perfume; suaviza no calor; vivifica (Ez 37.8-10). Mas devemos ter cuidado com os ventos que não provêm do Espírito de Deus (Mt 7.25; Ef 4.14).
Línguas como que de fogo também foram repartidas (At 2.3). O verdadeiro Pentecostes tem algo para se ouvir, para se ver e para se repartir, mas “do Céu”. Textos como Atos 2.4; 10.44-46 e 11.15 evidenciam que as línguas estranhas são o sinal físico inicial do batismo com o Espírito Santo. Elas são apresentadas, também, como um dos dons espirituais (1 Co 12.10,30). É isso que evidencia o batismo no Espírito, e não “quedas de poder” ou risos intermináveis.
As línguas foram “como que de fogo”. O que isso significa? O fogo tem as seguintes características: alastra-se; comunica-se; purifica; ilumina; aquece. A Assembléia de Deus, bem como toda e qualquer igreja que deseja caminhar sob poder do Espírito, precisa desse fogo do Céu!
Diante da manifestação do Espírito de Deus no dia de Pentecostes, muitos zombaram, dizendo: “Estão cheios de mosto” (At 2.13). Esses escarnecedores não eram pessoas ímpias, e sim religiosas. Hoje não acontece a mesma coisa? Há muitos zombadores e críticos religiosos. A Palavra de Deus afirma que, no último tempo, haveria escarnecedores (Jd v. 18).
No entanto, Pedro, cheio do Espírito Santo, pôs-se em pé e, além de dar uma resposta aos zombeteiros, pregou a Palavra de Deus (At 2.14-15). O verdadeiro Movimento Pentecostal é formado por crentes cheios do Espírito, que ficam de pé para pregar o evangelho, e não por aqueles que, dando lugar às suas emoções ou seguindo a modismos, caem ao chão para usufruir de “novas unções”...
Em muitos púlpitos (ou palcos?) não há mais espaço para a Palavra de Deus. O tempo é ocupado por excesso de música, peças teatrais, coreografias... A Assembléia de Deus precisa olhar para os pioneiros e se lembrar do temor que eles possuíam, do amor à Palavra e à oração, do desejo de evangelizar...
Só assim o capítulo 29 de Atos do Espírito Santo continuará sendo escrito por essa igreja e outras, fiéis à Palavra do Senhor.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Olá.. tudo bem.. adorei seu blog.,..

Gostaria de indicar um de meus post...

http://www.direcao.net/wordpress/?p=283

Um grande abraço

Dionatan
www.direcao.net
ICHTUS disse…
Paz do Senhor Pr. Ciro!

Haverá um tal congresso interdenominacional das AD em Portugal o que, a meu ver, soa como uma espécie de "ecumenismo evangélico". Aliás, foi convidado um "apóstolo", André Valadão para representar o louvor do Brasil. Penso eu que as AD só têm a perder misturando-se com neopentecostais e pseudo igrejas. Não acredito que haja algum benefício para o povo assembleiano nesse evento, já que, aos trancos e barrancos, temos mantido nossa identidade e, se os líderes não ficarem atentos, podem ser "pescados" por inovações de outros segmentos, contribuindo assim para minar nossa identidade. Este é só um exemplo.

Portanto, urge que a CGADB envide esforços em tratar com pastores que então renunciando esta identidade, seja com modismos, seja com aberrações doutrinárias, seja por estarem em conluio com falos mestres (como o "apóstolo" Terranova).

As lições da E.B.D. deste trimestre, cumprem o papel ao trazer os ensinos que nos ajudam a sermos disciplinados e observarmos a sã doutrina. Mas cabe a cada Pastor, em todos os níveis, aplicar a si mesmo e ao rebanho estes ensinos.

É o parecer.

Wilson Schneider - AD Curitiba
A paz do Senhor,pastor ciro.
Nem precisamos dizer nada depois de uma abordagem tão sábia como essas,continue visitando o blog Lucimauro*Assembléia de Deus,é um prazer ter os comentários de vossa senhoria por lá.
A paz do Senhor.
Anônimo disse…
A paz do Senhor!

Pois é... o centenário está chegando... Tudo bem, talvez tenhamos alguma coisa para comemorar...Muitos falam do crescimento, mas as vezes quantidade não quer dizer nada. Bom seria se fosse crescimento em qualidade. Porém, a realidade nos mostra o contrário...

Ainda bem que um dos atributos morais de Deus é a misericórdia: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade." (Lm 3:22,23). Diante do exposto no seu artigo, só nos resta clamarmos a Deus por misericórdia, para termos bons motivos para comemorar daqui pra frente. Na paz de Cristo, Quédia.
Caro Scheider,

Congressos como o que o irmão citou servem para um grande congraçamento. É diferente de uma escola bíblica ou um simpósio de doutrinas em que os líderes se reúnem para estudar a Palavra e reverem as suas posições, a fim de agradarem ao Senhor.

Creio que é por isso que a prioridade foi dada para astros do mundo gospel, a fim de ajuntar muita gente. Afinal, hoje em dia, quantidade de pessoas é confundida com aprovação de Deus, que valoriza a quantidade, mas não a prioriza (Mt 7.13,14; 24.1-12).

Por outro lado, não escrevi o artigo acima para adotar uma posição exclusivista. Não quero sugerir que só a Assembléia de Deus é uma boa igreja; até porque ela dividiu-se e subdividiu-se. Há igrejas que mantém o nome, mas são piores do que famosas igrejas que mercantilizam a fé.

Não vejo problemas de, num congresso assembleiano, os organizadores convidarem pregadores ou cantores de outras denominações. Eu mesmo, por graça de Deus, já preguei em igrejas batistas e em outras denominações mais novas.

O critério deve ser o bom testemunho e as verdades que pregadores e cantores expõem. Por exemplo, é muito melhor a Assembléia de Deus convidar o batista Billy Graham (se é que ele ainda tem saúde para pregar) a convidar o show-man B.H., idolatrado por boa parte dos assembleianos.

Não quero dizer com isso que apóio o convite ao cantor citado pelo irmão. É preciso verificar se ele de fato tem um bom testemunho; se não adota uma postura de popstar ou celebridade; se é amante da verdade ou apenas um dos muitos triunfalistas da atualidade.

Agradeço-lhe pela participação.

Em Cristo,

CSZ
Caro Lucimauro,

Agradeço-lhe pelas palavras. Sempre quando posso visito sim o seu blog, que é muito edificante.

Em Cristo,

CSZ
Prezada Quédia,

Respondi ao Schneider sem ter lido o seu comentário... Vejo que temos o mesmo sentimento! Risos...

Que Deus abençoe a sua vida!

Ah, agradeço-lhe pelas valiosas sugestões por e-mail!

E queria dizer-lhe também que discordo de você quanto ao seu nome. Ele é bonito, forte, diferente e de fácil pronúncia.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Tudo bem... muito obrigado! Agora quanto a pronúcia, tenho minhas dúvidas... Mas para o senhor, que já foi professor de língua portuguesa, talvez não seja difícil mesmo. Mas os outros, só soletrando... Em Cristo,QCM.
Amém, irmã QCM!

CSZ
Anônimo disse…
Pr. Ciro Sanches,
Muito me alegra em poder participar pela primeira do seu Blog.
Com muita satisfação também sou pastor na Assembléia de Deus e tenho procurado exercer o ministério com pureza e fidelidade. À sua semelhança também tenho estado muito preocupado com o nosso contexto assembleiano. Temos visto muitas mudanças desnecessárias e até motivadas por interesses pessoais. Quero afirmar que quanto aos bons usos e costumes e práticas denominacionais, não sou conservador de extrema direita. Pois temos que entender que os tempos mudam e precisamos saber à luz da Bíblia, aproveitar o que há de bom na atualidade, é claro, sem ferir e comprometer o texto Sagrado, que sendo ele inspirado por Deus é infalível e inerrante. No entanto, penso que o que é bom e está dando certo, promovendo resultados para a glória de Deus, não deve ser modificado.
Entendo que muitos líderes não estão tão interessados em preservar a nossa identidade assembleiana, porque pensam que ela está ultrapassada. O que eu gostaria de saber destes inovadores, é por que que eles ao mudarem o conteúdo doutrinário e litúrgico de suas igrejas, não mudam também nome de suas igrejas?
Se estão tão insatisfeitos assim, que abram mão do nome Assembléia de Deus e criem a sua propria denominação. Mas eu já sei porque isto não acontece. É que o nome Assembléia de Deus como Batista, Presbiteriana, Metodista, Congregacional e outras igreja sérias que existem, traz consigo um grande peso de prestigio, referencias, respeito, compromisso, legitimidade e outras qualidades que lhes sejam interessantes. Então é por isso que vemos "Assembléias de Deus" por aí que de ASSEMBLEIA DE DEUS mesmo nã tem nada! Não estou me referindo apenas a usos e costumes e sim ao conteúdo doutrinário e liturgia. É muita hipocrisia.
Tomemos o cuidado de mudar mas sem alterar o conteúdo, a essência. Mas se alguém quer alterar tanto assim que mude o nome da sua igreja!!!
Caro pastor Alessandro,

A paz do Senhor!

As suas palavras são sábias e corroboram o que diz o artigo. Como o irmão expôs, não estamos questionando os ajustes na área de usos, costumes, práticas, etc., que realmente ocorrem gradualmente. Referimo-nos ao que é inegociável. E é isso que está acontecendo em ditas Assembléias de Deus, que mantêm o nome apenas.

Mas alegro-me ao saber que há "sete mil" que não se dobraram a Baal.

Caro pastor, que Deus abençoe a sua família e fortaleça-o mais e mais na Palavra da verdade. Permaneçamos naquilo que recebemos de nossos pais, sempre perguntando pelas "veredas antigas" (Jr 6.16).

Em Cristo,

CSZ
Caro Dionatan,

Agradeço-lhe pelas palavras, mas sugiro que o irmão, ao empregar o verbo "adorar", faça isso apenas e tão-somente quando for se referir ao Deus Todo-poderoso. Apenas Ele é digno de adoração.

Não me tenha mal. Mas, hoje, se usa o verbo "adorar" para tudo: chocolate, pessoas, blogs, músicas... Quando alguém vai se referir ao Senhor Jesus, o único digno de adoração, diz: "Estou apaixonado".

De acordo com a Bíblia, adoração é muito (mas muito mesmo) mais forte do que paixão. Leia 2 Crônicas 20. É um texto que mostra a diferença entre adorar, louvar e cantar, a qual muitos músicos desconhecem hoje.

Agradeço-lhe pela indicação, porém... Bem, não quero que pense que sou antipático... Mas, com toda a sinceridade, se ler mesmo o texto acima, descobrirá que eu não gostei da sua indicação. Por quê? Leia também Filipenses 4.8; Hebreus 12.1; 1 Coríntios 6.12; 10.23,31; 1 Tessalonincenses 5.22.

Agradeço-lhe pela visita! Que Deus o abençoe mais e mais!

Em Cristo,

CSZ
Elian Designer disse…
Paz, Pastor Ciro!

Fiquei impressionado com o que o senhor falou:

Outra estratégia usada por super-pregadores é derrubar pessoas e "anestesiá-las", a fim de que recebam uma "cirurgia celestial". Quando vários irmãos incautos estão deitados no chão, o "pregador" brada: "Agora vou tirar a anestesia por alguns instantes". Isso basta para várias pessoas começarem a gritar, deixando a platéia bastante eufórica. Sabe como se chama isso? Hipnose!

Pastor, aconteceu isso na minha igreja! O nosso querido pastor disse q havia ido a um culto numa cidade próxima e tinha visto um pregador realizando curas e o pastor daquela cidade disse q o traria para nossa igreja. Nosso pastor, avisou o dia que o tal pregador estaria entre nós, no entanto, expressou à igreja que não queria ver ninguém caído, pois não concordava com esse comportamento de derrubar crentes.

Quando eu soube q ele tinha a mania de querer derrubar irmãos, eu disse logo ao meu pastor: Lamento, Pastor, mas não virei ao culto! O Pastor disse logo: Ora, Elian, vc nem viu ainda. Tenha paciência e vamos verificar se é realmente assim! Venha ao culto, pois eu quero o grupo musical participando (sou tecladista do grupo). Resolvi concordar em vir ao culto.

Meu Pastor, o que eu vi foi exatamente o que o senhor relatou! Fiquei horrorizado, pois já tinha visto Fábio Puentes, hipinólogo famoso, fazer coisas parecidas!

O dito pregador, começou logo criticando de quem duvidaria do que aconteceria. Criticou a igreja porque não tinha glorificado no momento de sua pregação!

Quando convidou os doentes para frente e viu a expressiva multidão q se aproximava, foi logo "detonando": Pra glorificar, poucos o fizeram, mas pra ser curado olha só quantos vêm.

Mandou todos fecharem e fazer silêncio total no culto! Um dos que estavam na frente começou glorificar a Deus e foi repreendido! Deveria haver silêncio total! Ordenou a presbíteros, diáconos e auxiliares a ficar por trás das pessoas para amortecer a queda dos que seriam operados! Mandou o mesário aumentar o volume do som e começou a soprar! Como a platéia resistia em cair, começou a criticar os incrédulos, enquanto ordenava: MIGUEL, dá um toque nas pernas e derruba! E insistia que Miguel derrubasse as pessoas! E soprava forte, um ruído ensurdecedor! Alguns minutos depois, as pessoas mais fracas, começou a obedecer à sugestividade que o pregador exercia na mente deles e começavam a cair!

Nesse momento, ele falava que as pessoas estavam sendo OPERADAS! Era a cirurgia espiritual! Pra autenticar sua palavra, disse que tiraria a anestesia de uma das pessoas e realmente uma das pessoas caídas começou a gemer! Aí a igreja delirou - aquilo soôu como autêntico!

Meu Deus! Fiquei HORRORIZADO, pois já tinha visto em alguns programas de televisão todo aquele espetáculo, pelo Fábio Puentes.

Sabe, Pastor, fico triste com A FALTA DE DISCERNIMENTO DE MUITOS LÍDERES, que dão oportunidades a esses mercenários ministrarem em suas igrejas. O tal pregador, fez seu show em algumas igrejas do nosso estado, mas também foi rejeitado em outras!

Deus abençoe nossa querida assembléia que dia, após dia, tem permitido esses animadores atuar em nosso meio.

Que Deus continue levantando homens destemidos para fazer valer a sua palavra e repudiar tais modismos!
Administrador disse…
Olá pastor Ciro, Graça e Paz, parabéns pelas postagens, estão cada vez melhores, sou professor de Escola Dominical e Lider de Jovens da minha igreja e aproveito muito os seus comentários e artigos, sempro que entro na internet não consigo sair sem dar uma espiada em seu Blog para ler seus artigos recentes, tanto que indico aos meus amigos através do meu Blog: elieltoledo.blogspot.com, infelizmente na sua estada em Ijuí não pude ir no seminário por ter um outro compromisso nesta mesma data, foi uma pena, aguardarei a próxima oportunidade.
Um grande abraço na Paz do Senhor!
Maravilha de post!

A paz do Senhor amigo.
Caro professor Eliel,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelo carinho. Que pena não termos nos encontrado em Ijuí-RS. Mas Deus certamente preparará outra oportunidade. Em fevereiro/março/2009 estarei, se o Senhor quiser, em Erechim, e teremos uma nova oportunidade de nos encontrarmos.

Que Deus o abençoe, meu amado!

CSZ
Anônimo disse…
Caro Pr Ciro ,

Saudo-o com toda a Graça e Paz de Nosso SENHOR JESUS , ciente de que , as mesmas ,pela ação e obra do Espiríto Santo ,já habitam em suas pelegrinações pastorais,como tambem , o inspiram em suas Obras literárias ,de reconhecido valor evangelizador,tanto para Irmãos quanto para Obreiros. Mesmo sendo considerada de cunho polêmico e criticada pelos " pregadores genéricos da heresiologia " , os quais,por méritos,protagonizaram sua Obra " Erros que os Pregadores devem evitar 1 e 2 " , a qual , lisongeado pela honrosa dedicatória ,congratulo-me com o Autor,pela introdução Hermenêutica , fidedigna em todas as cores , luzes e tons com a Palavra do Senhor nosso DEUS .
Cito Apóstolo Paulo " 1 Cor 2.4-5
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana ,mas em demonstração do Espírito e de poder,para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens ,mas no poder de Deus."
Que Deus continue abencoando-nos e que seja sempre louvado por todos nós,na plenitude de sua Palavra ! Amém !
Grande amigo Ernesto, que alegria para mim receber um comentário seu em meu blog!

Vejo que é um poeta! Agradeço-lhe pelas lindas palavras de incentivo!

Como disse certo poeta, "Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito". Saiba que o irmão é uma pessoa muito especial. Eu e a minha casa o amamos, em Cristo Jesus. E a dedicatória, em minha obra mais recente, é o mínimo que eu poderia fazer em demonstração de minha gratidão por sua amizade.

Que Deus abençoe a sua vida e de sua amada, fazendo-os a cada dia mais felizes e enamorados.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Graça e Paz Ciro!

Ao ler o seu "post" e os comentários que o seguem, senti-me um tanto que "desconectado". Deu-me uma sensação de "solidão denominacional", visto que não congrego em uma instituição onde a placa denominacional seja o mais importante, nem letreiro na frente do prédio existe.

Quero confessar que mesmo tendo participado e aceitado a Cristo em uma "igreja"(força do hábito) que primava pelo partidarismo denominacional, a IEQ, em meu coração jamais houve esta barreira imposta pelo vínculo denominacional. Sempre me senti participante da IGREJA DO SENHOR, ligado à ELE e por este fato nunca tive problemas para aceitar e reconhecer todos que seguem a Cristo como irmão e participante deste Corpo.

Amado, sei que posso parecer "anarquista", ou um militante de algum movimento contra as denominações, mas a verdade é que pra mim, com todo respeito, pouco importa se você é Assembleiano, Batista, Quadrandular, etc.
Pois quando as pessoas primam e se "orgulham" por causa da sua denominação a ponto de se acharem os mais corretos, os mais santos (Não é este o seu caso Ciro) acabam mutilando o Corpo de Cristo.

Confiante que um dia teremos o mesmo pensamento em relação ao Corpo de Cristo, continuarei "postando" neste blog, emitindo minha opinião, alimentando-me e tendo comunhão com os demais.

Nele que é tudo em nós,
Nele que é o Alfa e o Ômega,
Nele a quem todas as coisas pertecem,

Graça e muita Paz

Luis Carlos Mathias
Joinville/SC
Caro amigo Luís Carlos Mathias,

A paz do Senhor!

Em primeiro lugar, o irmão já deve ter percebido que o propósito deste blog nunca foi dizer que há apenas uma denominação verdadeira.

Aqui nós discorremos sobre a doutrina bíblica e analisamos as falsas doutrinas, independentemente de onde elas nasçam. Note que nesta postagem são criticadas práticas que ocorrem dentro da própria Assembléia de Deus.

Nesse caso, não vejo motivos para o irmão se sentir isolado ou preterido. Falo da Assembléia de Deus porque é a igreja à qual pertenço. Se eu falar de outra instituição, citando o nome dela, poderei estar faltando com a ética. Por isso, às vezes prefiro dizer "certa denominação", ao me referir às outras instituições, a menos que eu esteja falando positivamente.

O irmão disse que pouco lhe importa se eu sou assembleiano, batista, quadrandular, etc. Em certo sentido, concordo. Não é uma instituição que salva, pois o Senhor Jesus é único Salvador (Jo 14.6; At 4.12; 1 Tm 2.5). Entretanto, pertencer a uma denominação séria, firmada na Palavra de Deus, contribui, e muito, para a nossa compreensão do evangelho.

Adotar uma postura do tipo todas-as-igrejas-estão-erradas não é um bom caminho. Joseph Smith Jr., fundador do mormonismo, começou assim. Concluiu que todas as igrejas estavam no caminho do erro e resolveu fundar, depois de algunas experiências com anjos, a que hoje é chamada de Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Espero que o irmão não esteja torcendo o que eu falei, com todo o respeito. Pois eu me "orgulho" sim de pertencer à Assembléia de Deus, mas não me acho o mais correto ou mais santo por causa disso.

Agradeço-lhe por ter reconhecido entre parênteses que eu não ajo de maneira "denominaciolátrica", mas reitero que o meu objetivo não foi dizer, com este texto, que só a Assembléia de Deus é a igreja correta.

O meu maior desejo é que todas as denominações sigam ao que está escrito na Bíblia, e não somente a sua tradição ou o que certo líder influente julga ser verdadeiro.

Sinceramente, pelos seus comentários anteriores, julgava que tínhamos o mesmo pensamento, mas, como o irmão mesmo disse que "um dia teremos o mesmo pensamento em relação ao Corpo de Cristo", fiquei surpreso.

Não imaginava que esta postagem, cujo objetivo é levar o povo de Deus, principalmente, o assembleiano, a um despertamento quanto ao evangelho, o fizesse ter um pensamento negativo quanto à minha pessoa.

Ser cristão, crente, evangélico, protestante, etc., não significa viver à margem das denominações. O que não podemos é supervalorizá-las, assim como não devemos supervalorizar os teólogos. A palavra-chave para ser um cristão bíblico-cêntrico é equilíbrio.

Em Cristo,

CSZ
Caro pastor Altair,

Agradeço-lhe pelas palavras.

CSZ
Caro Elian,

É triste ver o povo de Deus sendo enganado por homens inescrupulosos, que levam dinheiro (muito dinheiro) das igrejas. Alguns líderes permitem isso por ingenuidade; outros, convictamente, dizendo: "Convidando fulano, virá muita gente, e a oferta será boa, sendo possível pagar o seu cachê e investir aqui na igreja". Que falta de discernimento!

Não sou contra as igrejas darem uma boa oferta aos pastores convidados. Isso é bíblico. Mas o que tem havido é engodo e exploração.

Pregadores que têm compromisso com Deus e pregam a verdade agem com modéstia e são preteridos, enquanto os enganadores são tratados como reis... Mas sabemos, segundo a Palavra, que esses manipuladores, caso não se arrependam, comparecerão ante o juízo, naquele grande Dia, e suas justificativas não os livrarão da sentença do Justo Juiz (Mt 7.21-23).

Mas louvo a Deus por haverem pessoas como o irmão, que tem discernimento e zelo pelo evangelho.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Graça e Paz Ciro!

Agradeço a forma respeitosa como respondeu o meu "post".
Agradeço ao Senhor pelo caráter DELE ter sido moldado em você irmão.

De forma alguma distorci ou entendi mal o que você escreveu ou escreve.
Acredito que temos o mesmo pensamento, que seguimos para o mesmo marco, CRISTO.

Apenas desabafei, e peço-lhe desculpas se lhe decepcionei quanto ao comentário que fiz, mas nem todos são como você Ciro, Cristocêntrico, e idolatram a denominação achando-se "super-especiais".

Não creio que o Senhor aprove ou desaprove as denominações, mas tenho certeza que ELE é quem permite que elas existam.
Quando escrevi; "um dia teremos o mesmo pensamento em relação ao Corpo de Cristo" me referi ao futuro, à medida em que o Senhor Jesus estiver restaurando em nos as suas verdades, pois a obra que Ele começou, Ele vai completar. Então deixaremos para trás todas as nossas diferenças.

Diferenças sim, Ciro! Pois seremos hipócritas se dizermos que não pensamos diferentes em muitas questões.

Mas temos aprendido a nos amar e buscar no Senhor, através da sua Palavra o direcionamento em meio a tantas fábulas, interpretações, meias-verades, etc.

"Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos." (Salmos 34 : 5)

Eu olho para CRISTO, CIRO! E é isso que me sustenta e me faz confiante andar no meio as trevas deste mundo.
E sou muito grato à ELE por ter conhecido você meu irmão, uma pessoa totalmente DELE.

Peço ao Espírito Santo que ELE fale ao teu coração e revele o sentimento que tenho por Cristo, submissão, arrependimento, amor.

Olhando sempre pra ELE

Graça e Paz

Luis Carlos Mathias
Joinville/SC
Caro Luís Carlos,

Que a graça, a misericória e paz da parte de Deus e da do Senhor Jesus Cristo estejam com o irmão.

Agradeço-lhe pelas palavras e reitero que eu, assim como o irmão, rejeito qualquer idolatria denominacional, mas valorizo a igreja local onde sirvo a Deus.

Continuemos, pois, olhando para o Senhor Jesus, autor e consumador de nossa fé (Hb 12.1,2).

Em Cristo,

CSZ
Paz do Senhor Pr Ciro,

Infelizamente esse quadro de decadência em algums igrejas evangélicas é verdadeiro.
Há duas semanas ouvi uma pregação que discorria sobre a "festa no inferno", citada no livro do Pr, a pregação foi Cristocêntrica em todo tempo mas, no final o pregador fez essa adição extrabíblica ou até, penso eu, em alguns pontos antibíblica, o fato é que pessoas se empolgavam ao ouvirem sobre os "passos" de Jesus no inferno, o abaixar do inimigo para ter a cabeça pisada e a "tomada" das chaves.
Enfim, o auditório ficava empolgado com conteúdos extrabíblicos e não observavam e nem procuram observar o que a Palavra de Deus diz.
Ainda jovem me entristeço com essa situação e o pior é que as vezes vou embora, após o culto, entristecido, infelizmente.
Que o Senhor nos ajude.
Parabéns pelos post bíblico, pela exortação.

em Cristo,

Joao Paulo
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com
Caro João Paulo Mendes,

A paz do Senhor! Agradeço-lhe por seu comentário.

Muitos pastores hoje ficam indignados contra artigos que combatem aos modismos e heresias, com a intenção de alertá-los. Esquecem-se de que o Senhor Jesus fez isso, por meio de João (Ap 2;3).

Não é de hoje que o povo evangélico, em geral, aceita como verdadeira essa narrativa triunfalista da "vitória no inferno", infelizmente...

Mas Deus, nesses últimos dias, tem levantado um exército de pregadores compromissados com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
A paz do Senhor!
Também penso como o senhor. Sinto-me feliz em ser membro da Assembléia de Deus, mas confesso que tenho saudades do trabalho árduo e incansável que tínhamos e das demais atividades espirituais, que antes eram motivadas pelo puro desejo de servir a Deus. Lamento muito pelo estado presente que se encontra, mas tenho feito tudo o que chega as minhas mãos,com a força que Deus me dá pra ver a Igreja melhorar mais. Amo a Igreja que congrego. É como as pessoas que nós amamos, quando precisam de ajuda a gente estende a mão, ama mais, chora junto e nutre esperanças.
Um grande abraço pra o irmão sua família. Graça - Ba
Irmã Graça Souza,

Ante as suas sábias e inspiradoras palavras, só tenho a dizer: Glória a Jesus!

Continuemos, pois, a fazer a obra do Senhor com amor, fé, ousadia... Aleluia! Maior é aquEle que está conosco!

CSZ
juberd2008 disse…
Prezado Pr. Ciro,

Seu post, realmente "toca a trombeta em Sião" nesta área. Acredito que os pastores não deveriam permitir que esses animadores de auditório e conferencistas de neurolingüística evangélicos, estejam utilizando os púlpitos das igrejas, seja em congressos ou outras atividades. Deixam depois do evento, um estrago terrível: crentes frustrados porque não receberam a "promessa mirabolante" que o pregador prometeu ao dizer que "todos receberiam", sem contar que na hora de fazer o acerto financeiro com eles é um caos.

Parabéns novamente pelo artigo.

Pr. Juber Donizete Gonçalves
www.juberdonizete.blogspot.com/
Caro pastor Juber Donizete,

Seu comentário me fez lembrar da magnífica obra de David Wilkerson: "Toca a Trombeta em Sião". É claro que esse livro não agradaria, hoje, os academicistas de plantão, que valorizam mais a forma do que o conteúdo.

Infelizmente, é a tendência hoje: valoriza-se tanto a metodologia científica, a linguagem acadêmica, que a simplicidade do evangelho acaba sendo considerado simplismo ou ignorância. Que Deus nos guarde disso!

Mas concordo plenamente com o irmão quanto aos animadores de auditório, que empregam técnicas de hipnose e/ou de manipulação de massa. Que o Senhor abra os olhos dos nossos líderes.

Em Cristo,

CSZ
Ivan Panicio disse…
Paz Pr. Ciro

Já faz alguns meses que venho acompanhando seu Blog, que por sinal é muito bom. Confesso que durante as visitas anonimas fui influenciado a criar um para mim e estou feliz com o resultado.

Sobre seu post, tenho que confirmar em Gênero, número e grau. Ainda mais que faço parte do rebanho do Pr. José Pimentel de Carvalho, supra citado.

Quero abrir meu coração preocupado com o destino de nossa denominação. Estamos perdendo nossa identidade. "Paramos de crescer" e estamos num saudocismo de décadas passadas. Acredito que precisamos firmar nossa identidade, pois somente assim, a humanidade sem referencial, poderá confiar em nós. Enquanto formos vulneráveis, flutuantes e mutantes, acredito que não sairemos de onde estamos.

No afãm de ter encontrado um amigo de reflexão, deixo meus agradecimentos. E ficarei por demais agradecido, se visitares meu blog.

Pb. Ivan Tadeu
www.ivantadeu.blogspot.com

Até o próximo comentário
Caro irmão Ivan Tadeu,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelo carinho e pela participação em meu blog.

Realmente, obreiros como o pastor Pimentel hoje em dia estão em extinção. Mas comentários como o seu me animam, pois vejo que há uma nova geração compromissada com a Palavra de Deus.

A manutenção da identidade dependerá de como nós hoje reagimos às mudanças. É claro que há boas inovações, mas infelizmente tem havido um grande afastamento da Palavra de Deus.

Não sou saudosista, porém, em alguns momentos da História, vemos que o próprio Deus mandou o seu povo voltar às veredas antigas e recuperar o que perdeu (Jr 6.16; Ap 2.4,5).

Que Deus o abençoe... e até o próximo comentário!

CSZ
Ivan Panicio disse…
Bom dia Pr Ciro!

Agradecido pelo comentário.
E é exatamente isso que desejei dizer, no meu post. Precisamos resgatar nossas raízes da ortodoxia e ortopraxia, mantendo-as hoje, não simplesmente dizer que anos passados eram desta e de outra maneira sem nada fazermos.

O Sr. menciona o perigo do evangelho antropocêntrico que tem encontrado espaço confortável em muitos corações. E infelizmente estes "show mens" estão crescendo no nosso arraial.

Estarei num trabalho de EBD final de semana, e com sua permissão, estarei abordando esta temática do evangelho antropocêntrico.

Forte abraço,


Paz Pastor

Ivan
Caro irmão Ivan,

É verdade. Muitos pensam, porém, que avivamentos são caracterizados por grandes inovações. À luz da Bíblia, avivamento é sobretudo reconquistar o que foi perdido; é voltar ao primeiro amor (Ap 2.4); é perguntar pelas veredas antigas (Jr 6.16); é ter os dias renovados como dantes (Lm 5.21).

Que Deus o abençoe em sua ministração crítica quanto ao falacioso evangelho antropocêntrico.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Prezado Pr Ciro,

Achei interessante o seu comentário a respeito da igreja.Só gostaria que o senhor esclarecesse-me um pouco mais sobre a que "aberrações que vemos nos nossos dias" o senhor se refere?

Que Deus o abençoe!
Caro Diego,

Como o irmão sequer se deu ao trabalho de ler o texto com mais atenção, a fim de se inteirar das aberrações que mencionei, claramente, creio quer será inútil eu lhe dar maiores explicações.

Sugiro que o irmão, por gentileza, leia de novo, devagar, o artigo em apreço. E então saberá um pouco mais sobre a que aberrações me referi.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
A Paz do Senhor, Pastor Ciro! Quero parabenizá-lo pelo Blog e pelo trabalho que vem realizando na Igreja.
Sobre o Post, é surpreendente como as pessoas aceitam ser líderes e depois descobrem que nada do que aprenderam deveria ser daquele jeito, e passam a inovar (não para melhor, mas para pior).
Outras denominações exigem que o candidato à liderança dê comprovação de que aceita os ensinos de sua instituição, cumprem um rigoroso regimento interno (o que creio, nos falte), e siga as recomendações de seus superiores.
A verdade é que a Assembléia de Deus não tem conseguido disciplinar (chamar à si) seus próprios líderes.
Estão falando e fazendo o que querem na televisão, na internet, no rádio; e, às vezes, são contradizentes. E o povo, coitado, cada dia mais confuso com o Padre Marcelo Rossi.
Há um determinado canal de TV, da Região Norte, que passa cada absurdo, que é até melhor não ficar sabendo o que se tem ocorrido pelo país, e principalmente por lá.
Quando a denominação era pequenina, os pastores se comunicavam com maior facilidade. Agora que é gigantesca, é preciso instituir um código de conduta e fazê-lo cumprido. E que o povo tenha condições de saber quem é quem, o que é certo e o que é errado, e não cada um por si achar e divulgar sua "nova visão".
P.S.: Gostaria de convidá-lo a passar em meu Blog, que é recente, e olhar todos os posts, e opinar, se possível. Seria meu prazer receber sua avaliação.

Sóstenis Moura
www.embaixadoressiao.blogspot.com
Prezado irmão Sóstenis Moura,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras de encorajamento e incentivo.

O que irmão disse sobre a liderança é verdadeiro. Muitos pensam que um líder bem-sucedido é aquele que atrai multidões e as cativa. Isso pode ser verdadeiro do ponto de vista humano. Mas, no que concerne à liderança espiritual, está errado.

O líder deve, antes de tudo, agradar a Deus, ainda que o povo, num primeiro momento, como aconteceu com Moisés, fique indignado contra ele.

É claro que não devemos generalizar, pois há homens de Deus no Brasil, os quais têm conseguido conduzir os seus liderados e o povo de Deus em geral segundo a direção do Espírito.

O padre da igreja da maioria citado pelo irmão, infelizmente, é um exemplo para muitos líderes que não entenderam o que é liderar segundo a direção de Deus. Preferem, pois, agradar o povo, elogiá-lo, adulá-lo, massageando os seus egos...

Eu conheço o canal de TV que o irmão mencionou... Realmente, nada tem que ver com os princípios da Palavra de Deus. Segue ao modelo triunfalista da TBN norte-americana.

Mas tudo isso ocorre porque o verdadeiro evangelho não dá audiência. Não é por acaso que a emissora do bispo que defende o assassinato de inocentes (aborto), apesar de se auto-proclamar o "maior evangelista do século", tem alcançado altos índices de audiência.

Não precisamos estar 24 horas no ar. Não carecemos de uma rede de televisão. Precisamos comprar horários-chave para pregar o evangelho. Nada tenho contra o oferecimento de produtos, nos intervalos, mas a nossa mensagem tem de ser Cristo, Cristo, Cristo (1 Co 2.1-5). E sem segundas intenções.

Agradeço-lhe pelo convite.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
quero dizer que o congesso mundial é da assembléia de DEUS.
Caro Anônimo,

Não entendi o que o senhor quer dizer. Eu estou ciente da realização do congresso mundial da AD em Lisboa. E?

CSZ
Anônimo disse…
caro Pastor Ciro, muitos nao compreende o porque , se o congresso é da Assembleia de Deus nao seria logico pelo menos um cantor da Assembleia de Deus , como nós temos o privilegio de contar com varios cantores ex. Vitorino Silva e outros... no BRASIL.
Caro Anônimo,

De fato, a organização do congresso mundial devia ter convidado um representante de peso da Assembléia de Deus brasileira, em termos de liderança. Não vi na programação nenhum pastor da mesa diretora da CGADB, tampouco da CONAMAD.

É claro que o mais indicado seria o próprio pastor presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa. Mas temos outros homens de Deus conhecidos mundialmente, como os pastores Antonio Gilberto da Silva, Sebastião Rodrigues de Souza, José Antonio dos Santos, Anselmo Silvestre, etc. Isso digo em matéria de representatividade da liderança, se bem que o pastor Antonio Gilberto não podia (isso é imperdoável) ter ficado de fora da relação de preletores.

Pastor Antonio Gilberto tem a mesma importância (ou até mais) de Thomas Trask como teólogo e ensinador da Assembléia de Deus mundial.

Por outro lado, temos também outros preletores consagrados no Brasil que também teriam abrilhantado o evento...

Não vejo, repito, problemas em se convidar cantores de outras denominações, desde que sejam homens de Deus (e não astros do mundo gospel). O problema é que não houve nenhum líder, pregador ou cantor representando a Assembléia de Deus brasileira, onde está, pelo menos de maneira nominal (e não praticante, em sua totalidade) nada mais, nada menos, o maior movimento pentecostal do mundo!

Realmente, o pastor e cantor Victorino Silva abrilhantaria o evento.

Deus o abençoe!

CSZ
Anônimo disse…
Caro Pr Ciro, não estou propagando a "mensagem", estou apenas compartinhando alguns videos, afinal o orkut tbm tem essa finalidade!!!
Eu envie duas vezes (só hoje) pq pensei q vc não havia assistido... eu quero apenas saber sua opnião sobre o assunto... pode me enviar um e-mail, se vc tiver tempo de comentar sobre o video.

“Examinai tudo. Retei o que é bom”. (1 Tessalonicenses 5:21)

meu msn: eduu_rocha@msn.com

muito obrigado!

A Paz do Senhor!


Eduardo Rocha.
Caro Eduardo Rocha,

A paz do Senhor!

Não quero fazer juízo de valor sobre o tal vídeo, pois a minha postura, como homem de Deus, não é combater contra pessoas. Só me posiciono quanto a heresias e modismos. Não quero partir para o enfrentamento. Aliás, fujo de debates, do tipo "ping-pong". É a Palvra de Deus que tem a verdade, e não eu, o irmão ou o pregador fulano.

Nada tenho nada contra fulano ou beltrano. Por outro lado, jamais me omitirei quanto à verdade que tenho recebido do Senhor, segundo a sua Palavra.

No caso em apreço, devo dizer-lhe apenas que o pregador fulano já me chamou de "canalha" em cima de púlpitos e já me ameaçou... Por outro lado, em meus livros, eu nunca sequer citei o nome dele. E nunca o xinguei de nome algum. Tudo o que analisei em meus livros é em tese e de acordo com a Palavra. Não ataco pessoas.

Por isso, não quero entrar debates inúteis. Quando temos certeza, à luz da Bíblia, de que determinada experiência provém do Senhor, não precisamos de auto-afirmação. Se o irmão já tem a sua convicção, que, pelo que tudo indica, é em favor do tal pregador, siga em frente.

Mas, com toda a sinceridade, se o irmão está disposto a aceitar um conselho, use recursos como o Orkut para propagar a verdade, e não para fomentar contendas, a fim de ver o "circo pegando fogo". Não é isso que me move. O que me motiva é a verdade, segundo a Bíblia, e não conforme experiências exóticas, que só trazem confusão.

Não sou um cético. Creio no poder do Espírito Santo, mas o Senhor nos deixou a sua Palavra como regra de fé, de prática e de vida.

Que Deus o abençoe, caro jovem!

CSZ
Anônimo disse…
Pastor Ciro, agradeço ao senhor pela consideraçao de ter nos respondido. Tenho o privilegio de os tres livros, ERROS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR, MAIS ERROS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR e o EVANGELHO QUE PAULO JAMAIS PREGARIA. TENHO o privilegio de ter o PASTOR JOSE ANTONIO DOS SANTOS, como meu Pastor. Um ABRAÇO. JESSE EPITACIO. MACEIÓ
Caro Eduardo Rocha,

Podemos sim conversar por e-mail. Neste blog, na minha agenda, o irmão encontra o meu e-mail.

Entretanto, já lhe adianto que não concordo com essa tese de que temos de ser "meio loucos" para servir a Deus. Nosso exemplo é Jesus. Leia 1 João 2.6 e 1 Coríntios 11.1.

Já tive várias experiências com Deus. Também já fui curado, mas não por milagreiros que não obedecem a Palavra de Deus. É o Senhor Jesus quem cura! E o Senhor também, por sua graça, tem curado pessoas em minhas ministrações. Glória a Jesus!

As nossas experiências, outrossim, devem ser examinadas segundo a Bíblia. Até Paulo, o apóstolo, que foi ao Terceiro Céu, não saiu por aí fazendo de sua experiência o carro-chefe de seu ministério. Paulo, antes, obedecia as Escrituras. Leia também 1 Coríntios 4.6; 15.1-4.

Creio que o irmão está julgando-me como um cético ou coisa parecida pelo fato de eu me posicionar contra aberrações e heresias. Não quero fazer propagando pessoal, mas, se o irmão puder, leia meu livro "MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar" ou "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria". Se desejar, posso lhe enviar pelo correio.

Em Cristo,

CSZ
Caro irmão Jessé Epitácio,

A paz do Senhor!

Que prazer ter o irmão neste blog!

Já estive em sua linda cidade!

Mande uma saudação para o pastor José Antonio dos Santos e para o meu amigo Joabe, seu genro.

Um grande abraço!

CSZ
Unknown disse…
Caro Pr.Ciro

Não entenda "meio loucos" no sentido literal, aliás, creio que o vc entendeu o que eu quiz dizer!!!

"Porque a Palavra de Deus é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o Poder de Deus." (I Coríntios 1:18)

Sei que a "Palavra de Deus" que é poder de Deus para os salvos em Cristo, e não a "palavra" dos pregadores.

Quero sua opnião, se tiver tempo para responder. O que vc pensa sobre esses milagres que acontecem por intermédio da ministração desses "pegadores?". Eu sei que é Deus que nos cura por intermédio de nossa fé. Mas e quando é o "profeta" que ministra a cura e o milagre acontesse, qual sua opnião sobre o assunto?

Sei que até o diabo pode fazer milagres:
"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."(Mateus 24:24)

Mas isso, na minha opnião, se aplica a falsos pregadores(profetas), então entra a questão de quem é o "falso pregador". Pra mim, é a parte mais dificil de julgar, pois uma coisa é julgar o que o pregador fala e outra é saber se o pregador é de Deus, da carne ou do diabo. Enfim, gostaria da sua opnião, esqueçamos akele assunto do "Pr. Fulano". Assim como vc o meu desejo é aprender mais todos os dias e proseguir em conhecer a Deus. Por favor responda e me ajude pois meus alunos de Escola Bíblica Dominical me questionam muito sobre esse assunto.

Eu comprei seus livros já li o primeiro, semana que vem começo a ler o "Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar"

Um abraço

Paz do Senhor!

Eduardo Rocha
Caro professor Eduardo Rocha,

A paz do Senhor!

Peço-lhe desculpas por demorar em lhe responder. Fui ao culto em minha igreja hoje e também tive um dia cheio de atividades.

Fiquei feliz em saber que o irmão não é mais um daqueles que querem ver o "circo pegando fogo". O irmão já deve ter percebido que eu sou franco, direto, mas sou da paz.

Não quero brigar, a não ser contra principados, potestades, hostes espirituais da maldade, príncipes das trevas deste século, nos lugares celestiais (Ef 6.10-18).

Eu entendi o que quis dizer com "meio loucos", mas sinceramente, desculpe-me da minha insistência em discordar do irmão, pois o crente deve ser equilibrado, justo, correto, principalmente um pregador do evangelho.

Eu creio que o irmão uso o adjetivo "meio louco" em referência a pregadores que têm testemunhos exóticos, hábitos estranhos, agem com grosseria, xingam, etc. Por isso, vou fazer ainda menção de certo comportamento que não se coaduna com um homem de Deus, por mais "poderoso" que ele seja.

Um pregador famoso, por exemplo, que diz operar milagres da parte de Deus e sai por aí xingando quem analisa à luz da Bíblia os seus procedimentos, dizendo palavras pesadas, imprópias para um servo do Senhor, de cima do púlpito (!!!), jamais será um paradigma para mim.

Aliás, um pregador que não tem amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 5.22) não me comunica nada. Ainda que ele ressuscite os mortos, não é exemplo para a minha vida. Prefiro João Batista, que não fez sinal algum, mas tudo quanto disse de Jesus era verdadeiro (Jo 10.40).

O texto que o irmão citou (1 Co 1.18) evidencia que a nossa mensagem, de que o Senhor Jesus morreu por todos os pecados da humanidade, parece loucura para as pessoas do mundo, que perecem por não aceitarem essa mensagem.

Embora as Escrituras salientem também que aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação, noutra parte, sabemos que isso se trata de "loucura" com mesmo sentido apresentado; loucura do ponto de vista das pessoas do mundo. Para nós, que somos salvos, é poder de Deus (Rm 1.1ss).

O nosso culto é racional (Rm 12.1,2). Ser crente não é ser maluco, doido. Olhe para a vida de Jesus. Observe a biografia dos apóstolos. Nenhum deles era desequilibrado. Nenhum deles valeu-se de testemunhos exóticos, ameaças, para se sobressair. Eles dependiam inteiramente da graça de Deus e sabiam em quem depositavam a sua fé. Não precisavam verberar de maneira ofensiva contra pessoas para se afirmarem.

No livro "MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar" o irmão encontrará a minha resposta sobre três categorias de milagre. É claro que, a rigor, só Deus faz milagres, os verdadeiros milagres. Mas existem também "milagres" feitos por homens e por Satanás. Como identificá-los? Espere o livro... Há um capítulo específico tratando desse assunto.

Não sei qual livro o irmão leu, mas me pareceu ter sido "Erros que os Pregadores Devem Evitar". Se foi esse, sugiro que leia também "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria", que também trata do mesmo assunto, mostrando outro ângulo.

Mas o livro que responde às perguntas deste seu comentário é mesmo "MAIS Erros...", que o irmão lerá na semana que vem. Já que o irmão está com o livro, por que não antecipa a leitura? Risos...

Em Cristo,

CSZ
Elizama disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro,
Não tenho placa de igreja no meu coração, mas amo a minha Igreja, e minha alma chora quando vejo as aberrações que acontecem aqui no Norte. Ainda me lembro da exortação recebida do meu pastor de saudosa memória, José Pereira Sobrinho - na minha adolescência, certo dia, achei por bem pintar minha unhas de esmalte incolor, ele chegou perto tomou minhas mãos e me disse: é o mesmo pecado se tivesse pintado de vermelho. Logo fiquei brava, triste, depois pensei, ele tem razão.
Tive o prazer de participar do Jubileu de Diamante realizado em Belém no ano de 1986; Foi uma festa marcante. Representei a região Norte numa grande maratona patrocinada pela CPAD, mas confesso ao Pastor que estou preocupada com a festa do centenário, pois a Igreja que está em Belém não é mais a mesma, muita coisa mudou. Posso falar da região Norte.
Desde 2000 somos da Assembléia de Deus Tradicional, em razão da implantação do G-12 na CEADAM. Era preciso se encontrar com Deus e pagar por isso, e todos os modismos dos batistas/presbiterianos combatidos agora eram aceitos normalmente. Instalou-se no Amazonas a igreja do não-tem-nada-a-ver, pode tudo. A perseguição foi acirrada. Todos os nossos pastores que não fizeram o "encontro" nem aceitaram a "NOVA VISÃO" ou ainda o modelo "CÉSAR CASTELLANOS" foram exluídos da CEADAM e disciplinados pela CGADB por defenderem a Palavra, a sã doutrina e a causa do Mestre. Mas, Deus tem feito grandes coisas por nós os TRADICIONAIS, que fomos chamados de rebeldes, continua salvando, batizando no Espírito Santo, curando, fazendo maravilhas em nosso meio, sem precisar de shows-mens, sem coreografias, sem danças, sem pulos, sem fogos de artifício, sem cai-cai-no poder. Ele é o Dono da Obra e com toda certeza continuará conosco,"até o final dos séculos".
Em Cristo,
Elizama Barbosa
amazilebarbosa@ig.com.br
Unknown disse…
Caro Pr. Ciro,

Paz do Senhor!

Quero esclarecer que nunca foi meu objetivo ver "o circo pegar fogo", se os videos que envie lhe fizeram pensar isso, então me desculpe. Só fui insistente com os videos pq vc não havia me respondido. Coloquei os videos nas comunidades com a finalidade de chamar sua atenção, acho que chamei(rsrsrs) e infelizmente o irritei um pouco(desculpa aí), conclui isso pois fui expulso de suas comunidades. Perdoe-me por ser tão insistente e irritante.

Realmente vc entendeu o que eu quiz dizer com "meio loucos", menos a parte de "... agem com grosseria, xingam e etc." eu nunca concordei com as ofensas feitas por pregadores em cima do púlpito. Eu também achei absurdo o que o Pr. Fulano fez, infelizmente no meio dos cristãos existem pessoas que se emocionam até msm com palavras desse tipo, dando até "glória a Deus e Aleluia". Eu sei que devemos fazer nosso culto racional (Rm 12.1,2).

A grande questão Pr. Ciro é a respeito de milagres, vou buscar mais entendimento para saber pq Deus opera milagres quando certos tipos de pastores pregam e fazem todos esses "rituais exóticos". Como vc disse o homem também opera "milagres", creio que por meio de manipulação e outros artifícios. Então penso que seja obra do homem(carne), pois acho que o diabo não iria curar os cristãos dentro da igreja.

Realmente Gl 5.22 esclarece muitas questões. Homens de Deus não ficam xingando niguém, principalmente em cima do púlpito.

Leio sobre João Batista (Lucas 3.7) e sobre Jesus Cristo (Lucas 19.45,46) e vejo um exemplo de repreenção e exortação. Alguns céticos dizem que João Batista e Jesus Cristo xingaram. Mas eu entendo como repreenção, pois aquilo que falaram tinha o objetivo de advertir, mostrar o erro. E como vc deve saber, tanto João Batista quando Jesus Cristo, não só apontaram o erro, mas também mostraram o caminho certo.

Muito obrigado por me responder, eu li seu livro "Erros que os pregadores devem evitar", vou ler o "Mas Erros..." .Até msm para ver o capitulo sobre os "milagres" realizados pelos homens e por Satanás, quero aprender como indentifica-los. Mas só farei a leitura semana que vem msm, pois estou fazendo meu TCC (Monografia).

Um abraço,

Paz do Senhor!

Eduardo Rocha
Caro Eduardo Rocha,

A paz do Senhor!

Eu já lhe disse que fiquei feliz em saber que não é o seu objetivo ver "o circo pegar fogo".

Não fui eu quem o expulsei de comunidades, pois, conquanto levem meu nome e de minhas obras, não sou eu quem as administra. As pessoas que cuidam delas (uma é minha esposa), entretanto, estão orientadas a não apoiar debates pessoais ou troca de farpas, haja vista não ser esse o nosso objetivo.

Houve recentemente um outro irmão que inseriu um tópico semelhante ao seu, mas com a intenção clara de ver o "circo pegando fogo". O título do tópico era: "Pastor fulano responde ao pastor Ciro Sanches". O tópico também foi apagado, pois mostrava exatamente o vídeo em que o pastor fulano verberava contra um pastor e uma editora...

A questão da "loucura" a que me referi também alude à postura de certos milagreiros, e não ao irmão. Esses, dizendo-se "loucos", agem com grosseria, xingam, etc. Eu também fiquei feliz em saber que o irmão não apoia essa prática anticristã.

De fato, é lamentável ver crentes dizendo "aleluia" depois de ouvir: "Quero encontrar esse canalha no aeroporto".

Os casos mencionados em Lucas sobre o Senhor e João Batista não foram xingamentos, e sim mensagens contundentes de advertência e juízo divino. Mateus 23 é outro exemplo em que o Senhor Jesus diz "Fariseus, hipócritas" várias vezes. Estêvão também disse às autoridades que o ouviam: "Homens de dura cerviz". Veja também Apocalipse 3.15-20. Isso é falar com autoridade, da parte de Deus. Xingar é o caso do parágrado anterior.

O Senhor Jesus e João Batista não eram pessoas truculentas, ameaçadoras, briguentas... Não! Jesus mesmo disse: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..." (Mt 11.29).

Quanto aos três tipos de milagre contidos na Palavra de Deus, creio que é melhor mesmo o irmão ler o livro. Mas peço-lhe que não leia apenas o capítulo sobre milagres, pois o livro todo, em quase todos os capítulos, apresenta exemplos acompanhados de referências bíblicas.

Em Cristo,

CSZ
Elizama disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro,
Em toda a história Deus sempre levanta um remanescente que não se prosta diante de Baal, que não se vende como Balaão,... e com certeza Deus já tem levantado um remanescente de assembleianos no Brasil que não se curvam(rão)diante das heresias, dos modismos e dos "falsos mestres", os quais Jesus já nos advertia.
Quando encontrei o seu blog fiquei muito feliz, principalmente por saber que defende a Palavra, a sã doutrina nela exarada. Louvo ao Senhor por sua vida.
Quero assim dizer que há aqui no Amazonas um remanescente, que para muitos é apenas um povinho, mas o Nosso Deus está conosco.
A ADTradicional de Manacapuru, em 2003, porque preferiu ficar com a sã doutrina, ficou sem o seu patrimônio (o maior templo do Estado e mais 20 congregagões), construído com suor e lágrimas, foram expulsos (do Templo Sede, onde permaneceram em vigília) pela Polícia de Choque do Estado como se fossem os piores bandidos, sendo que tudo foi construído com recursos dos seus membros... a cidade foi abalada, a população foi as ruas em passeata juntamente com a Igreja em protesto e repúdio pelo ato - uma invasão sem precedentes. Resistiram, enquanto puderam, mas havia o risco de derramamento de sangue; o Pastor Presidente Jessé Leandro da Silva teve sua casa invadida, todos os seus pertences jogadas na rua e seus paletós pisados por homens que se dizem pastores, crentes, ... as congregações foram arrombadas uma-a-uma e ali havia uma comemoração com fogos de artifícios pelos tais. Terrível!
Passaram a se reunir nas ruas, nas casas dos irmãos e até de não crentes, embaixo de árvores, ... mas o nosso Deus não deixou o seu povo sozinho, hoje eles estão em todos os bairros da cidade (algumas daquelas congregações estão fechadas ou vazias), foi erquido um belo templo e já se constrói um grande centro de convenções para louvor e glória do Dono da Obra: Jesus Cristo.
Com certeza transmitirei o seu abraço ao Pastor Edson Alves.
(Tive o prazer de ser ovelha do saudoso Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos, um grande homem de Deus, citado em seu artigo).
Em Cristo,
Elizama Barbosa
Prezada irmã Elizama Barbosa,

A paz do Senhor!

Seu depoimento representa o sentimento de crentes que sabem da importância de a Assembléia de Deus manter o perfil que recebeu do Senhor. Eu também não apóio a denominaciolatria. No entanto, não posso concordar com líderes que negociam o inegociável só para ter multidões ao seu redor, aumentando, consideravelmente, o patrimônio de seu pequeno império.

É claro que devemos ser equilibrados quanto a usos e costumes, pois isso com o tempo modifica-se, naturalmente. Contudo, não podemos abrir mão da sã doutrina, o que infelizmente vem acontendo em algumas ditas Assembléias de Deus. Estas abraçaram a chamada "visão", complicando a simplicidade que há em Cristo (2 Co 11.3).

A festa do centenário será, se Deus quiser, muito linda. Entretanto, precisamos orar, para que os líderes assembleianos em todo o Brasil (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul) não abandonem a sã doutrina. Na verdade, temos de orar para que alguns voltem (Jr 6.16), pois já abraçaram outros evangelhos e estão pregando o que o povo quer ouvir, e não o que precisa ouvir.

A irmã é da Assembléia de Deus Tradicional? Que bênção! Se puder, mande a minha saudação ao pastor Edson Alves.

Oremos, minha irmã. Realmente, há heresias e modismos "fazendo a cabeça" de muitas lideranças, talvez por falta de conhecimento (Os 4.6). Precisamos, mais do que nunca, além de combater o erro, ensinar a verdade. Afinal, quem conhece uma cédula verdadeira jamais aceitará uma nota falsa.

Seu relato estarrece, mas insisto: temos de orar. Façamos a nossa parte, não só orando, mas orientando com amor aqueles que não têm discernimento (Is 5.20).

Louvo a Deus por saber que o Senhor Jesus aí no maior Estado brasileiro continua salvando, batizando no Espírito Santo, curando, fazendo maravilhas, sem precisar de shows-men, coreografias, danças, fogos de artifício, cai-cai, etc. Deus age de maneira simples.

Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida mais e mais, amada irmã!

CSZ
Prezada irmã Elizama (Lili) Barbosa,

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo e pela confiança em compartilhar informações tão constrangedoras vividas pela irmã e sua igreja. Tudo isso aumenta a minha responsabilidade quanto à intercessão. Continuarei orando por todos os irmãos do seu Estado.

Repito que fiquei estarrecido (principalmente depois de ter lido o seu último comentário) com tudo o que tem acontecido aí. No entanto, peço a todos os que lerem esses comentários que não adotem uma postura partidária, pois tudo isso é lamentável, estimulando-nos a orar.

Temos de interceder e jamais abrir mão da Palavra de Deus, ainda que sejamos perseguidos por quem deseja fazer a sua própria vontade ou a do povo.

Eu creio que o pastor Edson já conheça este blog.

Que Deus abençoe a sua vida, querida irmã Lili, e de todos os "remanescentes" (risos) de Manacapuru.

CSZ
Daniel disse…
Pastor Ciro,

Assisti ontem um DVD de um pregador baiano das AD, ele já esteve aqui em minha cidade, e minha mãe participou do culto.

Disse ela que viu um paralítico andar e um cego ver, eu fiquei cético.

Mas ao assistir o DVD, não fiquei mais cético, fiquei assustado!

O pregador carrega um lenço e uma carta, e com as pessoas com as mãos presas acima da cabeça, entrevista, exorcisa, pega pelos cabelos, derruba, qualquer tipo de demônio. Um verdadeiro show, tem todos os tipos de demônios, tranca qualquer coisa. Enquanto ele dá ordem para os demônios se manifestarem, os obreiros ficam com as mão estendidas,e derepente bem ao estilo IURD gritam SAI!!!

Assustador, senti medo, minha esposa ficou aflita. Meu pai que assistiu pessoalmente o pregador, sentiu repúdio, pois a referida carta é leiloada, com lances que começam com um mil reais.

Daniel Pereira
Caro Daniel Pereira,

Infelizmente, esses milagreiros têm livre acesso em nosso meio, em busca de dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Exploram a boa-fé do povo dizendo que já levantaram paralíticos, etc. Mas, com todo o respeito, alguém conhece algum paralítico que foi curado por intermédio desse "pregador"?

Vemos hoje pessoas que sempre andaram com dificuldade (não eram paralíticas!) sendo apresentadas nos cultos como curadas de paralisia nas pernas. Que engodo! A pessoa sai mancando no meio do povo (sempre andou assim!) e todos vibram! Outros milagreiros levantam a cadeira de rodas da pessoa sobre os sombros, e o povo vibra! Mas, depois, a pessoa volta para casa em sua cadeira de rodas...

Ora, o Senhor Jesus cura sim! Mas os milagreiros, interesseiros, que só pensaem em dinheiro, usam de fraude, ilusionismo e até técnicas de hipnose para enganar o povo de Deus.

O irmão disse que pessoas, cumprindo a ordem do "pregador", ficam com as mãos presas acima da cabeça? Isso é técnica de hipnose, por meio de auto-sugestão. É como milagreiros que mandam o povo unir uma mão à outra, para serem separadas quando ele der a ordem. Isso é outro evangelho.

Ele também chega a pegar pessoas pelos cabelos e derrubá-las? Meu Deus! Ó, Senhor, abra os olhos dos líderes da igreja brasileira, para que não fiquem na mão de homens enganadores!

Realmente, estamos diante de um show-man... Ao final, o que todos já sabemos. Ele pede dinheiro, leiloando a carta... Mil reais para começar? Nada mal, hein?

Acessei o site desse milagreiro. É de estarrecer. Não vou nem citá-lo para não fazer propaganda. Algum desavisado poderá ser tentado a convidá-lo.

Percebi que a modéstia passa longe desse "grande conferencista". Veja o está escrito no site:

"Através de seu Ministério Profético coisas extraordinárias tem acontecido..." Interessante como hoje em dia tudo é profético! Mover profético, dança profética, livro profético, ministério profético! Pois é, meu irmão, o adjetivo "profético" tornou-se uma marca comercial.

Mas no site, após mencionar que o tal milagreiro faz e acontece, também está escrito: "Vale a pena você convidar este consagrado homem de Deus para realizar pregação em congressos, Cruzada, seminários, simpósios e conferência de quatro dias em sua Igreja, Deus ira abençoar o seu ministério quando este homem estiver orando milagres grandes irão acontecer".

Vale a pena? Não! Vale a pena olhar para o Senhor Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb 12.1,2). Vale a pena andar como Ele andou (1 Jo 2.6; At 10.38). Vale a pena amar a Palavra de Deus. Vale a pena resistir, pela fé, todas essas heresias e esses modismos que têm invadido a igreja.

Vale a pena "tapar a boca" (no sentido que aparece em Tito 1.11) dos enganadores, impedindo o seu livre acesso em nosso meio, para que os verdadeiros milagres acontençam, e não esses falaciosos que mencionei, usados para "arrancar" dinheiro das igrejas.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Danielzinho comenta.

Irmão Ciro,a paz do Senhor.

Ao olhar para a situação deveras crítica por que passa as Assembléias de Deus no Brasil e no mundo,eu me pergunto entristecido:"Deus,por que a situação chegou nesse ponto?"
Daí muitos irmãos,procurando explicar o inexplicável,dizem:"É PARA SE CUMPRIREM AS ESCRITURAS!"
Tá,mas o relaxamento na doutrina e nos usos e costumes não atingem a Congregação Cristã do Brasil,por exemplo...E por que atingiram nossa amada igreja???
Conversando com um irmão saudosista,domingo passado,vindo da escola dominical,ele disse que há trinta anos atrás os irmãos faziam vigílias começando sábado a noite,atravessavam a madrugada ,passavam o dia inteiro orando e só encerravam domingo á noite!
Quando ele disse isso eu quase tive um treco e pensei:Deus ,por que eu não nasci naquela geração???

Aquela era uma geração de homens radicais contra o pecado:tudo o que servia para afastar o homem de Deus era combatido com fúria santa...

Hoje...é isso aí que estamos vendo.

E por incrível que pareça,com cinco medidas simples a Assembléia pode voltar a ser o que já foi,apenas basta:

1.Orar ,orar e orar;

2.Jejum como louvor e agradecimento;

3.Muita,mas muita leitura da Bíblia!

4.renúncia total para viver apenas para Cristo,

5.e o mais importante:Viver em santidade até a volta do Senhor!

Hoje em dia nem os pastores fazem isso,quem dirá os simples membros!!!

Um filósofo latino disse:"Infeliz da geração cujos juízes merecem ser julgados!"
Plagiando o nobre sábio,adapto sua máxima conforme a situação:"INFELIZ DA GERAÇÃO DE CRENTES CUJOS PASTORES MERECEM SER POSTOS DE DISCIPLINA!"

Bem -aventurados os que conheceram as Assembléias nos seus tempos áureos!

Fique na paz de Cristo e CONTINUE A BATALHAR PELA FÉ QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS!!!

Daquele que muito lhe ama e admira,

Danielzinho.
Pastor Ciro, acabo de conhecer o blog, e fico muito feliz de ver que um pastor assembleiano reconhecido pensa no mesmo sentido que eu, pois, infelizmente, não tenho conseguido expressar com tranquilidade posições semelhantes às do senhor, nos lugares por onde passei. Apesar de defender a doutrina oficial da AD, e de me colocar contra coisas esdrúxulas de púlpitos, festas e congressos, fico numa situação difícil, pois sou minoria. Realmente não sei o que fazer, já que gosto da AD, embora não tenha espaço nela.
Alex Esteves da Rocha Sousa.
Campo Grande/MS
Paz do Senhor,

Caro Pr. Ciro, muito oportuno esse post, porém vejo um pequena falha, dentre os grande nomes da Assembléia de DEUS do passado e da atualidade que voce menciona na postagem, não vi o nome do nobre pastor Sebastião Rodrigues de Souza, com mais de 33 anos a frente da igreja em Cuiabá e estado de Mato Grosso.
Inclusive já foi presidente da CGADB e faz parte da atual mesa diretora, portanto seria interessante fazer menção deste abnegado homem de Deus.

Abraços

Ev. Jairo Elin
Caro evangelista Jairo Elin,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelo comentário, mas a sua crítica, com todo o respeito, não tem fundamento.

É óbvio que eu tenho respeito e consideração pelo estimado pastor Sebastião Rodrigues de Souza, assim como também tenho respeito e consideração pelos pastores Antonio Dionízio da Silva, de Campo Grande-MS, Joel Holder, de Porto Velho-RO, Temóteo Ramos de Oliveira, de Petrópolis-RJ, e tantos e tantos outros.

Será que o irmão percebeu que a lista seria interminável? Quando Paulo falou das obras da carne, a lista era tão grande, que ele teve de dizer: "e coisas semelhantes a estas" (Gl 5.21).

Eu, no caso, citei "tantos outros" para me referir a tantos e tantos outros... O irmão notou que, além do amado pastor Sebastião Rodrigues de Souza, eu não citei nomes de outros pioneiros, vedadeiros apóstolos, como Nils Kastberg, Algot Svenson, Lewi Petrus, Otto Nelson, Joel Carlson, Francisco Pereira do Nascimento, João Batista da Slva, Túlio Barros Ferreira, José Leôncio da Silva, Rodrigo Santana, Isacc Martins (que partiu para a glória há menos de uma semana), entre tanto e tantos outros?

No caso dos homens de Deus no presente eu poderia citar o meu próprio pastor: Francisco José da Silva, além de Elienai Cabral, Wagner Gaby, José Apolônio, e, é claro, o evangelista Jairo Elin, entre tantos e tantos outros...

Caro companheiro, não me tenha mal, mas não cometi falha, nesse caso.

Por outro lado, o irmão me deu uma ótima idéia. Vou incluir alguns nomes à lista acima!

Um grande abraço!

CSZ
Rogério Silva disse…
Pr. Ciro, paz seja convosco. Muito bom seu blog, parabéns. Sou o Rogério, regente (Enquanto Deus permitir) do coral Vozes Angelicais da igreja onde o irmão congrega. Sinceramente, não consigo entender o que ocorre, se irmão puder me ajude: Se a coisa chegou a tal ponto,onde os "show mans" comandam a massa e levam muitos crentes ao erro, porque cometem pecado quando idolatram esses tais, porque que a nossa denominação não se posiciona a respeito? Na minha modesta opinião, se esses "pregadores" assim agem, é porque existe "mercado" para eles atuarem. Logo; o Pastor da igreja que o convida é tão errado quanto ele; porque na maiora das vezes o conhece, sabe como ele age e no ano seguinte, convida-o de novo. A Bíblia é clara quando diz: "Mas ainda que nós mesmo ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho aunciado, seja anátema". ( Palavras do irmão Paulo aos Gálatas). Então se o "pregador excede fazendo todo tipo de Papagaiada contrariandoa Bíblia e o evangelho, porque sermos condescendentes com eles? Até aonde deve ir a ética nesse caso? não sería melhor mandá-lo parar? e quanto aos líderes de nossa denominação, homens experimentados, experiente porque nã os disciplinam, já que vários deles portam um cartão de nossa convenção? desculpe-me a sinceridade; mas creia o senhor, dia desses comentava esse mesmo assunto com um grande amigo meu, Pr. Jemuel Kessler... Sei que o você pode achar o termo pesado; mas ando "enojado" com tudo isso. Dia desses meu irmão convidou determinada cantora para ir a sua igreja. Além do alto cachê que ela cobrou, determinou também a marca da água mineral que ela tomava e que devería ser posta numa sala da igreja como se fosse um camarim antes de entrar em cena.E pasme; se fosse outra marca diferente da indicada,(da água)ela não bebería. Faça-me o favor... Volto a afirmar só agem assim porque tem mercado pra eles. Que tal nos unirmos e dar um não bem grande a isso tudo. Como? Não convidando, não consumindo seus produtos... A grande verdade é que ninguém quer trabalhar. Viver da exploração da fé alheia é muito rentável. O cara é ninguém na vida secular, mas na igreja é artista. O senhor arrumou um parceiro pra lutar contra isso tudo. Conte comigo nas orações, Deus também tem me usado em alguns lugares e me honrado. Chega de brincar de Mundinho Gospel.
Em Cristo,
Rogério Silva, um conservo seu.
Rinaldo Santana disse…
Prezado pastor Ciro, admiro muito seu blog. Sou Assembléiano de berço, nunca vi tantas divergencias. Horas me pergunto onde está a Assembléia de Deus que eu nasci? a 39 anos atráz?. Pela graça sirvo a Deus como diácono na igreja em que o irmão Elian é tecladista. Estava no dia em que o "pregador milagreiro" derrubou cerca de 40 pessoas, depois de ter pregado e ter pedido aos irmãos para glorificarem, e alguns irmãos não glorifcaram como ele queria, ele então começou a dizer, que os crentes estavam com cara de quem chupou limão, e ai chamou os doentes a frente já dizendo: voce que está vindo pra receber oração, fique certo que vai receber uma anestésia e vai cair, naquela hora não sai da igreja antes do termino do culto, para não ser taxado como um diácono sem compromisso com a igreja, fiquei até o termino levando pra casa comigo um questionario tremendo.

Mas não quero de maneira nenhuma discriminar os pastores Nordestinos, mas é a realidade necessitam de capacitação e de mais conhecimento. Oseias 4.6 Deus falando através do profeta, o meu povo foi destruido por falta de conhecimento.

Tenho percebido que por falta de conhecimento a Assembléia de Deus, pelo menos aqui no sertão Sergipano, tem perdido espaço e mambros para igrejas tradicionais. E quando falamos aos lideres a necessidade que temos de professores da Escola Dominical capacitados e reivindicamos uma capacitação, eles negam.

Digo isso porque estou Superintendente da EBD"enquanto for da vontade de Deus" e já lutei muito para que tivesse um curso de aperfeiçoamento para os professores da Escola Bíblica Dominical e nunca foi realizado por falta de apoio do pastor.

Penso eu muitas vezes, ó Senhor até quando?, temos que ver esses propaganistas cheios de hipinóse tirando proveito, deixando os crentes cheios de duvidas, sem ter ninguem capacitado pelo ou menos para responder uma pergunta que eles fazem?!!.

Finalizo este post dizendo, Graças a Deus que ainda temos homens de Deus igual ao Pr. Ciro, Pr. Altair e outros que através de suas postagens em um blog como esse tem divulgado muito bem a palavra de Deus, não se deixando levar por qualquer vento de doutrina como disse o apóstolo Paulo Ef. 4.14 Segundo preceito e doutrina dos homens Cl.2.22.


Fraternalmente José Rinaldo de Santana
www.rinaldoeapalavra.blogspot.com
Anônimo disse…
prezado pr ciro, sou pb da ass de DEUS EM SC , MEU PASTOR FALOU EM UMA REUNIAO QUE USO DE JOIAS, CALÇAS FEMININA, NAO è USOS E COSTUMES E SIM DOUTRINA BIBLICA, PORÈM NO GMUH EM ABRIL QUEM BRILHOU AQUI FOI UM PR ASSEMBLEIANO QUE PREGA SOBRE LEGALISMO E LIBERDADE CRISTA,SE POSICIONANDO CONTRA A TUDO ISSO . AS VEZES EU ACHO QUE NOSSA ASS-DE-DEUS ESTA SE FRAGUIMENTANDO MESMO. PB. AILTON BITTENCOURT 13/06/2008
Anônimo disse…
A paz de Cristo, pastor Ciro. Gostaria de pertencer a essa igreja da qual o senhor está falando, pois a que frequento tem me decepcionado em vários aspectos, a cada dia que passa.
Digo a cada dia porque estou sempre me surpreendendo, descobrindo regras que nem sabia que existia, mas que sou aconselhado a aceitar, sob pena de não "ir para o banco".
Outro dia estava ensinando na escola dominical sobre o testemunho cristão, mais precisamente sobre o tópico "protestar contra as más obras", e um obreiro comentou comigo que, como professor de geografia, eu não poderia fazer greve (que é um direito constitucional) ou colocar uma firma "no pau" porque essa é a regra da igreja. Fiquei imaginando: a quem interessa essas regras? Será que a exploração que o meu patrão exerce sobre mim não é uma injustiça?
Eu realmente gostaria de pertencer a igreja da qual o senhor se orgulha. Porque na minha quase não se fala em obra missionária, e quando se fala é muito superficialmente. A igreja nunca fica sabendo do paradeiro desses missionários, o que eles estão fazendo nem o fruto de seus trabalhos, apesar de contribuirmos toda semana para esse ministério.
Aliás, nunca ficamos sabendo ao certo o que se faz com todas as ofertas e dízimos que são dadas na igreja. Só sabemos para onde vai: para a sede. Até os alimentos, que poderiam ser distribuídos entre as pessoas carentes da comunidade, vai para a sede. E o que é pior: chegando lá eles não são doados, mas são usados nas refeições que são vendidas no restaurante da igreja.
Me perdoe, pastor, por usar este espaço como desabafo. É que na igreja em que frequento os membros não podem falar o que pensam. Parece que somente a cúpula da denominação é o corpo de Cristo, pois só eles tem direito a isso. Os demais membros, como vaquinhas de presépio, tem apenas o direito de balançar a cabeça em sinal afirmativo, acatando as decisões unilaterais de seu líder que, alías, preside (ou reina) há décadas a convenção geral da denominação.
Não almejo pertencer a uma denominação perfeita, mas que ame a perfeição. Porém a que frequento parece querer o contrário.

Abraços,
Everton.
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro Sanches Zibordi, meu nome é Antonio Carpeggiani, sou do interior de Alagoas, mantenho o blog: http://carpeggianibm.blogspot.com, meu e-mail é: carpeggiani_ad@hotmail.com

Tenho estado muito preocupado com tantas notícias de pregadores/pastores que disotrem a Bíblia Sagrada, muitos deles criam seus próprios ministérios. Sou crente em Jesus há 8 anos, confeço que as vezes sinto-me um pouco desestimulado com tantos escândalos. Mas louvo a Deus por ainda haver homens que continuam firmes, levando a Palavra de forma genuína. Que Deus abençoe o irmão e a todo o sagrado ministério...
Cleyton Fiuza disse…
Paz do Senhor Pr. Estudos muito interessantes nesse seu blog. Benção de Deus, inclusive esse do voz da verdade (verdade?). Deus te abençoe poderosamente!
A paz do Senhor
Nos dias atuais em que estamos vivendo, podemos dizer que encontramos algumas congregações que fazem parte da verdadeira Assembléia de Deus do início, poucas pessoas podemos encontrar nas grandes cidades que fazem parte da verdadeira Assembléia de Deus, e por que não dizer na sua maioria líderes comproissados com a palvra, mas que estão sem força;
Falta posicionamento por parte dos líderes, frio ou quente, ou é, ou não é;
A grande verdade é que a iniquidade se multiplicou, os chamados cantores da CPAD misericórdia, usando pinturas e outras coisas que os irmãos olham para a foto na revista da escola dominical e uma coisa não condiz com outra, pergunto se o dinheiro não está afetando muitas coisas neste meio? Muitos estão se afastando da simplicidade do evangelho,e não vemos ninguém de direito se posicionar para combater o bom combate, falar até papagaio fala, fazer exige muito mais do que usar o bico; Vemos líderes falando em programas de Tv para os pastores das igrejas do interior não votarem a favor do que será abordado e 2009 no ES. e olha que são membros da mesa que estão cavucando por fora;
EVANGELISTA ELIAS disse…
PAZ DO SENHOR AMADO PASTOR CIRO SANCCHES.
SOU O EVANGELISTA ELIAS DE ACREUNA GOIAS, TENHO ME PREOCUPADO MUITO COM TODAS ESSAS MUDANÇAS QUE VEM ACONTECENDO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DO LOUVOR, ANTIGAMENTE OS HINOS ERAM MAIS ESPIRITUAIS E TOCAVA NO PROFUNDO DA NOSSA ALMA, TINHA O COTEÚDO BÍBLICO GENUINO, E TAMBÉM ME PREOCUPO COM TODAS ESSAS INOVAÇÕES QUE ALGUNS PREGADORES TEM COLOCADO NO MEIO DO POVO DE DEUS COMO TIRAR PEDRAS DOS RINS DAS PESSOAS, E ETC... QUE O NOSSO DEUS TENHA MISERICORDIA DO SEU POVO E CONTINUE USANDO HOMENS DE CORAGEM PARA COMBATER ESTAS ERESIAS. FIQUE NA PAZ
Altar de Fogo disse…
Caro Pr. Ciro, sinto-me honrado em participar deste blog, pois tenho em muito edificado a minha fé através de muitos post que aqui são comentados. Creio que o Pr. Ciro é um homem de Deus, e tem muita vivencia e experiencia com Deus que pode-nos trazer auxilio em meio a tantas divergencias que hoje se aplicam em nossas igrejas. Sou assembleiano, amo minha igreja e sou totalmente contra os modismos e secularismos que muitas Ass. de Deus estão aceitando. digo mais, que estou constantemente em seu blog e me alegro em suas respostas aos comentarios pois vejo que Deus é contigo nisso!!! Aleluia.. Deus abençõe.

Wanderson
Ass. de Deus Belem em Aluminio/Sp
Anônimo disse…
A paz do Senhor a todos, pertenci a uma denominaçao, a dez anos atraz, onde que começou um movimento chamado de celulas ou simplesmente G12, tudo em intuito de ganhar almas em massas e em pouco tempo, existindo ate ciencias contabeis para calcular que em pouco tempo o numeros de pessoas ganha para Jesus. mas quanto a isso o logotipo era "VENHA COMO ESTÁS",mas esquecendo de dizer mas nao permaneça como estás, sendo eu chamado para receber treinamento e ser uma das cabeças,fui procurar examinar tudo para poder aceitar, pois bem nao aceitei e por fim Deus me orientou a sair ate da denominaçao, mas eles continuaram a faze-lo, e entraram pelas portas pessoas despreparadas, nao transformadas pela palavra de Deus, sendo que infiltram mensagens do poder aquisitivo financeiro o projeto da prosperidade, e do regresso espiritual para curar possiveis traumas ou pecado ereditarios, e hoje vemos igrejas lotadas de pessoas ricas em bens financeiros,mas pobres espirituais, muitos a espera de milagres mas sem te-los, o mundo se prepara para cumprir o papel do anticristo, mas Graças a Deus que tem um que resiste os maus proposito de Satanas, e este e o Espirito Santo que nos revela tudo o que a de vir, e nos ensina a guardar a palavra da Salvaçao
Paulo Augusto disse…
Querido Pastor Ciro,

Realmente é incontestável o manipular de charlatões nos nossos templos...
ao ler este arigo, fico realmente constirpado, pois o cristianismo está sendo totalmente dissociado da verdadeira e excelsa palavra de Deus !!!, fico feliz, pois ainda há homens como vossa execelencia que prega um cristianismo, sério, verdadeiro, e principalmente construtivo para nossa vida espiritual !!!
um forte abraço ...
gabriel.outubro disse…
Olá Pr Ciro. Paz do Senhor.
Vejo tantos nomes, sendo citados, de homens do passado e presente que mantém firme a identidade da Assembléia de Deus e seus princípios biblicos. Gostaria de aproveitar, e perguntar se o Pr conhece o paradeiro ou têm noticias do Pr Raimundo de F.Oliveira? Não vejo seu nome sendo citado a muito tempo e também não vejo nenhuma obra literária de sua autoria no mercado, além das que já conhecemos. Se o irmão ou alguns dos leitores do blog tem notícia, gostaria muito de saber!
Sou leitor e seguidor no blog, e o parabenizo pelo trabalho apologético e teológigo ministrado no mesmo.
Que Deus abençoe o Pastor e família.

Rubens, sem igreja.
MARCOS PAULO disse…
Pr. Ciro no blog assbomretiropedregal.blogspot.com , blog esse que eu assino , criei um tópico sobre esse assunto , o título é " PENTECOSTALISMO OU MENINSMO " , que eu gostaria de ter a sua opinião . Como já falei em outros tópicos , concordo com o sr. em muitas coisas ,em outras temos certas diferenças de pensamentos , mas isso é normal . Já em relação ao tópico em destaque concordo com o sr. nesse assunto Pentecostalismo , que acredito estar muito banalizado , levando ao descrédito .
Prezado pastor Ciro,graças a Deus que a Assembleia de Deus continua resistindo as intemperies,pois ela é formada por pessoas que confiam no Senhor,por isso não se abalam.Peço que se possivel,passe em nosso blog,assembleiadedeusemacaoangical.blogspot.com,ali eu escrevi um minusculo artigo intitulado,trajetoria assembleiana.Continue pastor.
paulo disse…
A paz do Senhor para todos os que lerem este comentário. Pastor Ciro e leitores em geral, eu sempre me orgulhei em pertencer a Assembléia de Deus por entender que era de longe a mais próxima da boa interpretação bíblica. Infelizmente hoje em dia já tenho dificuldade para perceber isso. Era bom o tempo em que campanhas eram apenas duas: A de libertação para alcançar os não crentes e a de oração para unir e fortalecer os crentes. Hoje temos campanhas de todos os tipos e pregadores especialistas em "pentecostes"que estão cada dia mais distantes da boa interpretação bíblica. Confesso que hoje está difícil pra mim continuar em uma igreja onde não consigo mais suportar as heresias das mensagens humanistas e egocêntricas. Está ficando cada vez mais raro ouvirmos mensagens de Deus em nossos púlpitos. Que Deus abençoe o pastor Ciro e continue focado em combater o bom combate e guarde sua fé até o fim.
paulo disse…
A paz do Senhor para todos os que lerem este comentário. Pastor Ciro e leitores em geral, eu sempre me orgulhei em pertencer a Assembléia de Deus por entender que era de longe a mais próxima da boa interpretação bíblica. Infelizmente hoje em dia já tenho dificuldade para perceber isso. Era bom o tempo em que campanhas eram apenas duas: A de libertação para alcançar os não crentes e a de oração para unir e fortalecer os crentes. Hoje temos campanhas de todos os tipos e pregadores especialistas em "pentecostes"que estão cada dia mais distantes da boa interpretação bíblica. Confesso que hoje está difícil pra mim continuar em uma igreja onde não consigo mais suportar as heresias das mensagens humanistas e egocêntricas. Está ficando cada vez mais raro ouvirmos mensagens de Deus em nossos púlpitos. Que Deus abençoe o pastor Ciro e continue focado em combater o bom combate e guarde sua fé até o fim.
paulo disse…
A paz do Senhor para todos os que lerem este comentário. Pastor Ciro e leitores em geral, eu sempre me orgulhei em pertencer a Assembléia de Deus por entender que era de longe a mais próxima da boa interpretação bíblica. Infelizmente hoje em dia já tenho dificuldade para perceber isso. Era bom o tempo em que campanhas eram apenas duas: A de libertação para alcançar os não crentes e a de oração para unir e fortalecer os crentes. Hoje temos campanhas de todos os tipos e pregadores especialistas em "pentecostes"que estão cada dia mais distantes da boa interpretação bíblica. Confesso que hoje está difícil pra mim continuar em uma igreja onde não consigo mais suportar as heresias das mensagens humanistas e egocêntricas. Está ficando cada vez mais raro ouvirmos mensagens de Deus em nossos púlpitos. Que Deus abençoe o pastor Ciro e continue focado em combater o bom combate e guarde sua fé até o fim.