Não há no mundo todo um conferencista (conferencista?) tão famoso quanto Benny Hinn. É ele um profeta de Deus, um pregador da Palavra? Ou um falso profeta, um animador e manipulador de auditórios? Suas pregações costumam ter conteúdo evangelístico? Enfocam o nome de Jesus? Como se sabe, o ponto alto de suas ministrações são algumas manifestações estranhas, que ocorrem, segundo ele, devido à “nova unção” que está sobre a sua vida.
As opiniões sobre a “nova unção” propagada por Hinn são divergentes. Alguns, afirmando que não se pode limitar o poder de Deus, a defendem com veemência. Outros consideram a cena de uma pessoa caída ao chão ou rolando pelo piso de um templo, no mínimo, grotesca. O assunto é polêmico e, por isso, deve ser abordado de maneira franca, objetiva e à luz da Palavra de Deus.
Benny Hinn e o “cair no Espírito”
As argumentações “bíblicas” para se defender o “cair no Espírito” são as seguintes, resumidamente: “Em Gênesis 2.21, Deus fez Adão dormir. Por que ele não faria, hoje, o crente dormir, ao ser cheio do poder? Da mesma forma, Abraão ouviu Deus falar quando estava em profundo sono (Gn 15.12). Finalmente, Daniel, Saulo e João caíram pelo poder do Senhor (Dn 10.8,9; At 9.4-8; Ap 1.17)”.
No primeiro exemplo, Deus fez Adão dormir para formar a mulher (Gn 2.22). No caso de Abraão, o sono não foi proveniente de Deus. Ele estava cansado, depois de ficar em pé aguardando uma resposta do Senhor, que veio por meio de uma tocha de fogo (Gn 15.13-21). Nenhum dos episódios, pois, fornece base para o “cair no Espírito”. Aliás, há também exemplos negativos, como o do dorminhoco Êutico (At 20.9), que inclusive estava em um culto...
As experiências de Daniel, Saulo e João também não proporcionam bons argumentos aos defensores da “nova unção”. Daniel contemplou uma grande visão, depois de jejuar durante três semanas (Dn 10.1-3). Paulo viu uma forte luz, que cegou os seus olhos (At 9.8,9). E João viu Jesus em sua glória (Ap 1.10-18). Nessas circunstâncias, seria mesmo impossível permanecer de pé. Mas eles não perderam a consciência, tampouco foram derrubados.
Eles caíram por não suportarem a glória do Senhor. Mas as suas quedas foram casos específicos, e não exemplares. Segue-se que os argumentos, baseados nos textos empregados para defender o “cair no Espírito”, são inconsistentes. E, por isso, é importante ver o outro lado da moeda.
Segundo a Bíblia, Deus nos quer de pé (Ez 2.1; 11.1; Mc 10.49; Ef 5.14). Em contraposição, quem gosta de lançar as pessoas ao chão é o Diabo (Mc 9.17-27; Lc 4.35). Jesus e seus apóstolos nunca impuseram as mãos sobre pessoas para levá-las ao chão.
A prática da “queda espiritual” já está ocorrendo em muitas igrejas. Curiosamente, alguns “ministradores” de tal prática, como este articulista já presenciou, seguram as pessoas com uma das mãos na testa e a outra na parte inferior das costas, tornando a queda inevitável. Ora, se a pessoa cai de poder, por que forçar a sua queda? E sempre há obreiros para ampará-las...
Em seu livro Evangélicos em Crise, Paulo Romeiro combate essa novidade: “O programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma reportagem no dia 16 de abril de 1995 em que mostrou o desenrolar de um culto na igreja Vineyard, de Toronto. As cenas foram grotescas. As pessoas riam histérica e descontroladamente enquanto rolavam no carpete. Um homem se arrastava pelo chão, urrando como um leão” (Mundo Cristão, p. 80).
Quanto ao “urro do leão” e à “unção do riso”, Romeiro esclarece: “Alguns citam Isaías 5.29 para defender o urro (...) Mas aqui é uma metáfora (...) As pessoas que usam Isaías 5.29 para defender o urro do leão usariam também Isaías 40.31, ‘sobem com asas como águias’, literalmente para tentar sair voando? (...) Para justificar a ‘unção do riso sagrado’, seus defensores citam Gênesis 18.12, em que Sara riu (...) Entretanto, esta passagem nada tem a ver com gargalhada santa. Além disso, Sara riu de incredulidade, uma atitude nada recomendável para o cristão” (idem, pp. 80,81).
Na verdade, tanto o “cair no Espírito” quanto a “unção do riso” são práticas importadas da América do Norte, especialmente dos EUA. Elas foram propagandeadas no Brasil por pregadores show-men (o plural de man é men) como Benny Hinn, recordista em vendagem de livros, que já esteve em terras brasileiras algumas vezes, “ministrando milagres” através de “sopros santos”. Hinn, pastor do Centro Cristão de Orlando, na Flórida (EUA), leva inúmeras pessoas a caírem ao chão supostamente pelo poder de Deus.
Conheça Benny Hinn
Muitos crentes, por não conhecerem toda a verdade acerca de Benny Hinn, consideram-no um verdadeiro deus. Os fatos descritos abaixo são duras realidades, mas devem ser levados em consideração por aqueles que, cegamente, têm seguido aos ensinamentos de Benny Hinn:
1) Ele declarou que Jesus “... assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus”. Esta declaração blasfema é citada no excelente trabalho crítico de Hank Hanegraaff, Cristianismo em Crise, editado pela CPAD (p. 166).
2) Afirmou que o Espírito Santo lhe revelou que as mulheres foram originalmente criadas para dar à luz pelo lado. Todavia, por causa do pecado, passaram a dar à luz pela parte mais baixa de seu corpo (idem, p. 373).
3) Ensina que o homem é um pequeno deus. E afirmou: “Eu sou ‘um pequeno messias’ caminhando sobre a Terra” (idem, p. 119).
4) Afirmou que o homem, em princípio, voava da mesma forma que os pássaros. Segundo ele, Adão podia voar até à lua pela sua própria vontade: “Adão era um superser (...) costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem?” (idem, p. 128).
5) Hinn costuma visitar os túmulos de duas santas mulheres, Kathry Kuhlman e Aimee S. McPherson, para receber a “unção” que flui de seus ossos (idem, p. 373).
6) Em seu livro Good Morning, Holy Spirit (p. 56), Hinn afirma que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: “Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos”.
7) Ele ensina que a Trindade é composta de nove pessoas, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem, cada um, espírito, alma e corpo (Cristianismo em Crise, p. 375).
8) Ao ser criticado, disse que gostaria de ter “uma arma do Espírito” para explodir a cabeça de seus críticos. Além disso, profere palavras funestas contra aqueles que refutam suas heresias. As ameaças abaixo, extraídas do livro supracitado (p. 376), foram dirigidas ao Instituto Cristão de Pesquisas dos EUA:
“Agora eu estou apontando meu dedo para vocês com o tremendo poder de Deus sobre mim... Ouçam isto! Existem homens e mulheres no sul da Califórnia me atacando. É sob a unção que lhes falo agora. Vocês colherão o que estão semeando em suas próprias crianças se não pararem... E seus filhos e filhas sofrerão” (...)
“Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá a sua mão. Não toqueis nos meus ungidos...”
9) Hinn concordou em tirar alguns erros do livro Good Morning, Holy Spirit (Bom Dia, Espírito Santo), depois de uma conversa com Hank Hanegraaff (presidente do ICP dos EUA), em 1990. No ano seguinte, admitiu seus erros e prometeu fazer alterações em seus escritos. Entretanto, depois de algumas semanas, retornou às suas velhas práticas (idem, p. 375).
10) Defendendo a teologia da prosperidade, a qual ensina que a pobreza é uma maldição, afirmou que Jó era carnal e mau (idem, p. 103), ignorando o enfático testemunho de Deus acerca de seu servo: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal”, Jó 1.8.
11) Defensor da falaciosa confissão positiva, declarou: “Nunca, jamais, em tempo algum, vão ao Senhor e digam: ‘Se for da tua vontade...’ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês”. (idem, p. 295). Hinn ignora o fato de o próprio Cristo ter ensinado e empregado tal forma de oração (Mt 6.10; 26.39).
Diante do exposto, é Benny Hinn um profeta de Deus? Antes de responder a essa pergunta, leia Mateus 7.15-23. Bem, agora é com você: reflita e responda, com toda sinceridade e imparcialidade, à pergunta em apreço.
Ciro Sanches Zibordi
Texto publicado neste blog em 30 de março de 2008
Comentários
Pastor Ciro confesso que li alguns livros do Benny Hinn entre eles Bom dia Espírito Santo e diria que naquele momento da minha vida ele foi eficaz para que eu despertasse pra necessidade de estarmos dando sempre atenção ao espírito de Deus no nosso dia-a-dia. Todavia também pude perceber que ele de forma, as vezes um pouco tímida e em outros momentos de forma explicita, sempre buscar enfatizar como ele sendo uma pessoa especial e diferenciada. Hoje vejo que caso aquelas narrativas sejam realmente verdadeiras não são de forma alguma exclusivas dele. Agora não dá pra acreditar num profeta que tem a coragem de dizer que Jesus teve a mesma natureza de satanás. Isto não é uma simples falta de interpretação ou descuido doutrinário..Prefiro me decepcionar com o Homem Benny Hinn à decepcionar aquele que morreu numa cruz por mim...É apenas mais um que após ser usado por Deus deixou-se ser usado pela carne e pelo Diabo.
Jesus nos guarde!!!
Como são as coisas! Quando li este artigo pela primeira vez fiquei com uma tremenda raiva "santa" do pastor Ciro - isso ocorreu em 2009. Mas, com o passar do tempo muita coisa coisa começou a fazer sentido. Naquela é poca eu era um fã declarado de Hinn. Hoje, vejo que eu estava errado e que a Palavra de Deus está e sempre estará certa, querendo nós ou não!
Louvo ao Senhor por ter me feito enxergar a verdade, por ter tirado as escamas dos meus olhos. Bem, é isso! (Risos)
God bless you,
JS
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
João 15:14-15". Deus nos chama de amigos quando seguimos o que Ele nos manda, e nos revela o que Deus tem para nós; sendo assim seus filhos e amigos não poderão ser enganados. Estamos no tempo de um verdadeiro avivamento, onde Deus tem usado muitos, basta se colcoar na brexa do Senhor, servi-lo verdadeiramente, que o Espírito Santo será derramado e Deus usará seus filhos para saquear o inferno e povoar o céu.."E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões".
Joel 2:28...GLÓRIA DEUS!!!
TENHO UMA RÁDIO FM EM CORUMBÁ E GOSTARIA MUITO DE RECEBER EM MEU EMAIL MENSAGENS QUE FALEM SOBRE PEDOFILIA,E TBM MATÉRIA SOBRE JOVENS NAS IGREJAS, POIS AQUI O NUMERO É GRANDE DE JOVENS QUE AO COMEÇAR A PREGAÇÃO NA IGREJA ELES SAEM PARA FORA E COMEÇAM A CONVERSAR E SÓ RETORNAM PARA DENTRO DO TEMPLO DEPOIS QUE ACABA A PREGAÇÃO. TENHO MUITO FALADO SOBRE ESTE ASSUNTO AQUI NA RÁDIO E QUERO MUITO OUVIR SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA SITUAÇÃO. OBRIGADA DEUS O ABENÇOE. SOU NOVA EM SEU BLOG MAS JA ESTOU DE ACORDO COM SUAS PALAVRAS QUANTO AO EVANGELHO DE CRISTO,MUITOS ERRAM POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS, ESPERO SUA RESPOSTA...OBRIGADA DEUS TE ABENÇOE.
MISSIONÁRIA KELY.
(http://www.semadmt.com.br)
Fui batizado no Espirito Santo de Deus há algum tempo atrás, e quando isso aconteceu, senti uma alegria gigantesca, acompanhado de uma vontade muito grande de sapatear, e quando começei a sapatear, não me controlei mais, pulava, glorificava ao SENHOR e falava em línguas e não senti vergonha, nem timidez, e gritava e glorificava, e não me importava com que estava no local ou não.
Inclusive, uma candidata á prefeitura municipal estava lá, naquele culto e eu só queria saber de pular e glorificar a Deus. Mas não cheguei a cair por unção, mas sim de cansaço, ( me joguei no chão por falta de força, de tanto pular). Mas o que Benny Hinn, eu acho estranho. e Aqui no Mato Grosso, o Senhor usa pessoas para curar os enfermos, para profetizar, para ensinar e admoestar o povo. Cada um tem um dom, mas do SENHOR.
Paz do Senhor !
Meu povo foi destruido porque lhe faltou entendimento. Os crentes precisam ser como os de Bereia, a palavra de Deus 'e comida ai eu pergunto sera que nos quando vamos nos alimentar fisicamente comemos sem saber o que estamos comendo??? A mesma coisa espiritualmente antes de deixarmos aquela palavra penetrar em nosso coracao deveriamos averiguar a fonte.
Shalom!
Percebi que o objetivo do seu blog é só falar mal do pastor A ou B, da teologia A ou B... amado pastor, eu não concordo também com muita coisa que está havendo por ai em relação a teologia e ao ensino cristão, pórém existem muitas coisas boas acontecendo,mas o seu blog só fala coisas ruins... por exemplo: Existe algo de bom em Kennedy Hagin? Silas Malafaia? Benny Hin? Enfim irmao, eu sinceramente não entendo o porque de tantas acusações sobre homens de Deus que marcaram suas gerações...
Hoje ela primeira vez li seu blog (ois não o conhecia) e (creio) direcionada pelo Senhor comecei a ler várias postagens de sua autoria referente a vários assuntos. Estou muito grata ao Senhor porque aprendi bastante nessas últimas horas através de sua vida e seus ensinamentos.
Quanto ao Hinn eu era uma daquelas que o defendia, mas eu não sabia que ele tinha feito essas afirmações tão absurdas e incoerentes, louvado seja Deus que através de sua vida meus olhos foram abertos!
Sei que é uma postagem antiga mas a palavra se renova todos os dias.
Paz do Senhor,
Lívia Macedo.
Hoje ela primeira vez li seu blog (ois não o conhecia) e (creio) direcionada pelo Senhor comecei a ler várias postagens de sua autoria referente a vários assuntos. Estou muito grata ao Senhor porque aprendi bastante nessas últimas horas através de sua vida e seus ensinamentos.
Quanto ao Hinn eu era uma daquelas que o defendia, mas eu não sabia que ele tinha feito essas afirmações tão absurdas e incoerentes, louvado seja Deus que através de sua vida meus olhos foram abertos!
Sei que é uma postagem antiga mas a palavra se renova todos os dias.
Paz do Senhor,
Lívia Macedo.
Mateus
7:6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.
Li seus livros Evangelhos que Paulo nunca pregaria e Erros escatologicos que os pregadores devem evitar. Ambos excelentes, e estou a caminho de iniciar leitura sobre Erros que os adoradores devem evitar. Vejo que hoje em nosso meio existe o evangelho eucentrico e está faltando pessoas como o senhor, disposto a mostrar a genuína Palavra. Queira Deus lhe usar ainda mais neste ministério.
Adroir Morais
O quê o senhor tem a dizer sobre o "Avivamento da rua Azuza (Los Angeles); onde pessoas "caíam no chão sobre o poder do Espírito Santo"?
Sou professor da EBD e preciso aprofundar no assunto. Por favor, me responda.
Faz pousco tempo que eu aceitei o Senhor Jesus como meu Salvador,mais desde o inicio tenho pedido que DEUS abra os olhos do meu coração e me leve aos caminhos retos e certos, tenho procurado ler biblia tenho pedido entendimento e tenho buscado meu chamado que é de Tocar e cantar,
Nunca li nenhum livro Benny Hinn mais acabei me interessando pelo comentario de todos aqui no blog,
Queria deixar meu comentario: Em algum momento o espirito Santo pode ter usado vida dele verdadeiramente mais apartir do momento que ele desviou-se seu coração seu foco ou alvo porcausa de fama,dinheiro e poder o espirito santo se afastou da vida dele.
Eu creio sim que espirito santo pode nos tocar,sobrenatural,através sonhos ou desejos,intimidade,usar pessoas para trazer boas novas ou algo ruim que vai acontecer,cuidado e carinho etc.
Que Deus abencoe todos vocês.
Fica na paz de Jesus.
abraços
Gostei muito da sua publicação, primeira vez que visito o Blog , mas pretendo visitar mais vezes, sempre que possível !
Perdoe-me , mas não concordo que "cair no Espirito" nao seja de Deus, acredito que devido a gloria do Senhor ser tão forte, a pessoa não resiste e acaba adormecendo as vezes apenas por segundos.
Em relação ao que o Sr. falou do Hinn nao posso falar, pois nao o conheço, mas meu namorado sempre fala muito dele, chega a ser idolatria, sempre o corrigo em relação a isto.
Grata pela postagem, foi muito edificante.
Amado pastor, a unção é real e a unção é do Senhor e não de Hinn. Nao quero depater teologia, quero defender a unção genuina....
Att,
Rutemberg Fragoso
berg.adm@hotmail.com
;) Paz esteja com convosco! 👍
todos nós estamos lutando contra a carne o satanás e o mundo pra chegamos ao céu?
porque não oramos por essas pessoas que tentam enganar muitos por não ter conhecimentos bíblicos.
na verdade do senhor e a terra e a sua plenitude ele esta no controle de tudo .
mais tem pessoas que com erros de alguns irmão fracos eles estão se enriquecendo cada dia mais
todos nós estamos lutando contra a carne o satanás e o mundo pra chegamos ao céu?
porque não oramos por essas pessoas que tentam enganar muitos por não ter conhecimentos bíblicos.
na verdade do senhor e a terra e a sua plenitude ele esta no controle de tudo .
mais tem pessoas que com erros de alguns irmão fracos eles estão se enriquecendo cada dia mais
Abraço!
Primeiramente,quero dizer que aprecio e admiro muito seu ministério,e que acompanho seus trabalhos desde os primeiros artigos no Mensageiro da Paz.
Concordo plenamente com suas palavras aqui a respeito de Benny Hinn. Infelizmente,essa onda tem atingido muitas igrejas e pregadores "em cheio". Dificilmente, quando procuramos alguma mensagem na internet pra ouvir, encontramos alguma mensagem genuinamente "cristocêntrica". Ao invés disto, encontramos "as muitas fórmulas para o sucesso e vitória" que esses pregadores tem enchido suas igrejas.
A respeito do livro,"Cristianismo em Crise" de Hank Hanegraff, é realmente estarrecedor o que 'a igreja de Cristo' se tornou ultimamente. Esses pregadores se encaixam perfeitamente na mensagem do Senhor Jesus à igreja de Laodiceia: "Como dizes rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta" (Ap 3.17). Mas, ao mesmo tempo, é um tanto confuso também, vermos grandes homens de Deus como Paul Yonggi Cho recebendo oração de homens como Morris Cerullo!!
Um abraço,
que o Senhor continue lhe abençoando ricamente!! :)