sábado, 15 de fevereiro de 2014

Depoimento de ex-adepto do MDA

Um ex-adepto do MDA (Modelo de Discipulado Apostólico) escreveu o seguinte no espaço de comentários, neste blog: “Pastor Ciro, eu era diacóno de uma Assembleia de Deus, igreja muito abençoada e que estava em crescimento. Mas o nosso pastor nos convenceu a adotar o MDA, dizendo que ele era muito diferente de G12/M12, e começamos a implantá-lo”.

O irmão, que não quis se identificar, prossegue: “A primeira coisa que fizemos foi acabar com a Escola Dominical, porque os estudos seriam nas células. O louvor da igreja virou show, tiramos os hinos da Harpa Cristã e colocamos luzes no altar. Fui líder de várias células e cada vez mais me impressionava o desaparecimento da mensagem bíblica, que antes tínhamos”.

E ele finaliza: “Os estudos das células eram fraquíssimos; só se falava em multiplicação, em obediência cega aos líderes e da importância de participar dos encontros ‘tremendos’. As reuniões com o pastor então eram só cobranças de crescimento. Cansei e pedi para sair. Foi um alívio tão grande em voltar a servir a Deus sem aquelas cargas, que fui renovado espiritualmente”.

Observação: publiquei um depoimento anônimo porque concordo inteiramente com o que foi dito pelo irmão. Seu depoimento só comprova o que já venho escrevendo desde 2006 sobre o G12 e agora sobre o MDA.

Ciro Sanches Zibordi

14 comentários:

Anônimo disse...

Não generalize Ciro, pois eu posso pegar vários casos de desvios para dizer que a asembléia de Deus não presta mais generalizando tudo como vc fez... eu já te expliquei muito bem o que é cobertura espiritual e citei o caso de Moisés, do meu pastor, da minhas filhas... vc isso vc nao diz nada...

Matheus

Ciro Sanches Zibordi disse...

Irmão "Matheus", é este o seu nome?

Já lhe respondi que seu "argumento" sobre Moisés é insuficiente. Quando o irmão tiver uma base mais consistente para defender, à luz da Bíblia, a "cobertura espiritual", eu lhe respondo e, inclusive, farei uma abordagem sobre o tal "argumento" sobre Moisés.

Quanto à publicação do depoimento anônimo, só fiz isso porque me responsabilizo pelo que foi dito. Concordo plenamente com o que disse o nosso irmão, pois eu pesquiso sobre a "visão", a começar pelo G12, desde 2006. Leia meu livro "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria" (CPAD, 2006), se desejar.

CSZ

Anônimo disse...

Pastor Ciro, foi eu que enviei o depoimento sobre MDA, só não me identifico porque sai de lá em paz sem conflitos e mantenho ótimos amigos lá e como fui uns dos principais lideres se falar qualquer detalhe alguns ficariam sabendo de quem se trata. Não sou covarde, mas prefiro viver em paz.

Duda Serra disse...

Como já falei em outro tópico, era membro de uma igreja batista, fui co-líder de célula e mudei para outra, junto com meu esposo, pouco tempo depois que minha antiga igreja aderiu ao MDA, pois discordava de várias coisas. Cansei da ênfase em célula, crescimento, TADEL (treinamento avançado de líderes), multiplicação.
Li todos artigos aqui sobre MDA e não vi uma crítica a uma prática que vi ocorrer em minha antiga igreja: os líderes de células eram chamados de púlpito, pelo pastor titular da igreja, de pastores. E algo que me chamou a atenção foi que os líderes de células (pastores de células) tinham toda responsabilidade de cuidar, visitar, procurar caso alguém da célula faltasse, quer dizer, na prática realmente pastoreavam e faziam o trabalho de um pastor, mas quem era remunerado?? Percebia aí também uma forma dos líderes de células se sentirem importantes. A igreja onde fui membro cresceu muito e o pastor já não dava conta de cuidar do rebanho, tanto que eu já estava há 5 meses visitando outra igreja, e quando chegou o pedido de carta foi que o pastor enviou e-mail para saber por que eu e meu esposo estávamos saindo. Como essas igrejas em modelos celulares se concentram muito em crescimento, por isso é importante para elas que delegam o pastoreio aos líderes de células, já que não tem como o pastor conhecer e cuidar das ovelhas de uma mega igreja.

Anônimo disse...

Devemos ter muito cuidado pois as heresias estao ao mentando cada dia mais nas igrejas mais eu louvor a Deus que sempreavera igrjas que serve a Deus com cuidado e que ama a palavra de Deus.

Sérgio disse...

Morei em Santarém e congreguei na igreja da paz, vi diversos lideres chegarem lá e quererem levar o MDA para suas cidades e lá implantar com desvios do que realmente é proposto pela visao, e sim com o único interesse pela ganancia de ganhar ofertantes e dizimistas, querer fazer encher as igrejas e não de ganhar lamas e cuidar bem delas. dai o fracasso, pois seus interesses não são os interesses de Deus.

Cristian Medke disse...

Concordo plenamente com o Sérgio, pois os comentários acima só demostra que não conheceram verdadeiramente o MDA e os seus propósitos. Entrem no site da associação MDA escutem as pregações do Pr Abe Huber que é um homem muito humilde e transparente. Eu sou pastor em uma igreja batista na visão MDA e tudo o que foi dito aí em cima nos outros comentários não condiz com os métodos da visão MDA. Nunca vi uma visão mais pura, até porque vivi a minha vida inteira no "método tradicional" ou como uns "ofendidos" se dizem conservadores (só se for da tradição) e não tem quase nada de neo testamentária, pois é o pastor que evangeliza, que visita, que ora, é o "pastorzão ungidão". Meus irmãos quem pari ovelha é ovelha e não o pastor. A pessoa que ganha alguém para Cristo tem como obrigação cuidar dela e ensinar. O Ide descrito em Mateus 28:18-20 é para todos e não para alguns!

paulo disse...

você fala mal do mda aprende a ganhar almas. pra sua igreja e saber realmente oque se passa dentro dela o mda e uma visão extraordinária se todas as igrejas soubesse o que e realmente. mt 28v18-20 diz todas as igrejas estariam lotadas.a verdade e existe joia no meio do trigo . muitas igrejas estão aderindo o mda e não fazem o correto ai vem pessoas igual a você falar mal .deixa eu dizer uma coisa ciro a proveita o que a irma disse vai ouvir uma das mensagem do abe huber e tire a suas conclusões ou então fale com ele mesmo abe e um homem simples que vai tirar todas as suas duvidas. sabe de uma coisa ciro jesus disse pastoreia as minhas ovelhas. hoje os pastores não estão mas pastoreando so estão no púlpito gritando trazem almas . as igrejas da paz não tem pastores prequisosos eles gostam de trabalho . eles gostam do ide 28v18-20 porisso que as igrejas estão lotadas. exeste pastoreio de verdade..Paulo da igreja da paz ..para

Jessica do Nascimento Rodrigues disse...

não sabe de nada ciro vai aprender ganha almas

Jessica do Nascimento Rodrigues disse...

não sabe de nada ciro vai aprender ganha almas

Jessica do Nascimento Rodrigues disse...

não sabe de nada ciro vai aprender ganha almas

Larissa disse...

Amados, nao sei onde é que esse pastor ta aprendendo sobre o MDA. Sou da Igreja da Paz de fortaleza, o Pastor Abe é o meu pastor e nada disso dito no texto acontece lá, entao pq deveria ser assim nas outras igrejas que dizem seguir tal modelo? O problema todo não tá no mda em si, e sim na interpretaçao errada que muitos pastores têm sobre. O lider de celula nao é encarregado de ser o unico que age na celula, pelo contrario, lider deve formar lideres e os membros devem formar outros membros. E sobre a Escola Dominical: na igreja da paz nós nao aprendemos sobre biblia apenas nas células. Temos a Escola Ministerial Paz (EMP) que possui diversos cursos sobre diversos assuntos. Sou evangélica há 11 anos e só quando entrei na igreja da paz passei a ter um relacionamento incrivel com Deus. Entao assim, antes de criticarem, busquem saber mais sobre o MDA, pois pode ser que seu pastor nao tenha entendido bem como funciona o MDA.

Mackson Rocha disse...

Se me disserem na bíblia que Jesus criou o MDA, G12, M12 e etc... Eu fico calado e aceito... Mais enquanto não se tem base bíblica, não passa de "métodos" (como alguém disse aqui) criados por homens... Valeu! 👍👏😉

Vanessa Oliveira disse...

Discordo plenamente sobre sua opinião, porém respeito, mas a casos e casos, minha igreja implantou o MDA ou discípulado ,não foi tirado a escola dominical, nem feito o púlpito de palco, nosso lema é marcos 16 vers 15 ide . Nosso discipulado busca preparar pessoas para o batismo com a palavra de Deus tudo oque se ensina é bíblia e doutrina cristã. Como disse respeito sua opinião mas devemos generalizar, sou da Assembleia de Deus de missão.