Muitos estão indignados com um vídeo publicado no YouTube em que uma cantora gospel (filha do líder de uma grande igreja de Belo Horizonte-MG) e seu marido fazem afirmações fúteis a respeito do Senhor Jesus e seu ministério terreno. O rapaz chega a afirmar que o jumento montado por Jesus era uma espécie de BMW da época, e que Ele só teria nascido numa estrebaria porque não havia vagas nos hotéis!
Há uns vinte anos, mais ou menos, os pastores que priorizavam as riquezas eram duramente criticados. Hoje, líderes de grandes ministérios e seus célebres familiares — o nepotismo eclesiástico também se banalizou, nesses tempos pós-modernos — dizem, sem nenhum constrangimento, que Jesus era rico e desfrutou do bom e do melhor neste mundo. E ai dos que discordarem! Serão tachados de miseráveis, frustrados, invejosos... Isso para dizer o mínimo, pois os fãs de celebridades (que não são, evidentemente, seguidores de Jesus) costumam chamar os críticos dos seus ídolos de filhos da... (piii) ou mandá-los para p... (piii) que p... (piii), etc.
Nota-se que o jovem casal mencionado tem aprendido com quem bebeu nas fontes escuras e turvas da teologia da prosperidade. Sua “visão de Reino” é a mesma de famosos telepregadores do mercantilismo da fé, como Kenneth Copeland, Frederick Price, Benny Hinn, Morris Cerullo, Mike Murdock e John Avanzini. Todos estes asseveram que Jesus usava roupas da moda (de corte especial, sem costura), tinha uma ótima casa, grande o bastante para receber os seus discípulos. Price, inclusive, afirma que dirige um Rolls Royce porque está seguindo os passos do Mestre. Para esses telemilionários, o Senhor tinha um tesoureiro porque seu ministério arrecadava muito dinheiro!
Um único versículo bíblico colocaria por terra todas as aludidas invencionices a respeito de Jesus: Mateus 8.20. Aqui, o Senhor afirma: “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8.20). Mas é bom observar a profecia de Zacarias 9.9 acerca da entrada triunfal do Rei em Jerusalém. Ao montar em um jumentinho, Jesus demonstrou a sua humilidade e a sua pobreza (2 Co 8.9; Fp 2.5-8).
Alguém poderá argumentar: “Na Bíblia não há promessa de prosperidade ao povo de Deus?” Sim. Mas a prosperidade bíblica não é reducionista; sua ênfase não recai no materialismo. A palavra “prosperidade”, do latim prosperus, significa “feliz, ditoso, florescente”. E, nesse sentido, a Palavra de Deus afirma: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano. Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.12-14).
Segundo a Bíblia, florescer como uma árvore significa prosperar em todos os sentidos (Sl 1.1-3) e dar muito fruto (Jo 15.1-5). Ora, uma árvore não cresce apenas para cima ou para os lados; cresce também para baixo; tem raízes. Essa é a prosperidade que o Senhor quer dar aos seus filhos: um crescimento em todas as direções. É um grande engano encarar a prosperidade material como um fim em si mesmo (Mt 6.33).
Por que a teologia da prosperidade faz tanto sucesso, atrai multidões e encontra pronta aceitação no coração das pessoas? Porque os seus propagadores, à semelhança dos falsos profetas de Israel, descobriram a mensagem que o povo quer ouvir! Em Ezequiel 13.10-19, está escrito: “andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz [...] os profetas de Israel que profetizam de Jerusalém e veem para ela visão de paz, não havendo paz [...] Vós me profanastes entre o meu povo [...] mentindo, assim, ao meu povo que escuta a mentira”.
Os telepregadores da prosperidade mandam os crentes repreenderem o demônio da miséria e determinarem a sua prosperidade. Mas, em Romanos 15.26, está escrito: “Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém”. Observe que o texto menciona uma coleta para ajudar pobres dentre os santos. Não seria mais fácil para Paulo repreender o demônio da pobreza?
Jesus nunca falou dos perigos de ser pobre. Mas, por inúmeras vezes, discorreu sobre os perigos de ser rico (Mt 6.19-21; Lc 12.16-21, etc.). Em 1 Timóteo 6.8-10, encontramos as razões pelas quais alguém abandona o verdadeiro Evangelho para seguir a teologia da prosperidade: falta de contentamento, priorização das riquezas, amor ao dinheiro. Em Eclesiastes 5.10, também está escrito: “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade”.
É pecado ser rico? Não. Mas é perigoso. Isso porque a sensação — apenas a sensação — de que a riqueza coloca alguém numa posição superior em relação às pessoas pobres torna o crente um alvo fácil do Inimigo (1 Tm 2.9). Há uma grande probabilidade de os ricos se ensoberbecerem e se tornarem avarentos, desprezando os pobres e perdendo, com isso, a comunhão com Deus (Tg 2.9).
Quem não se contenta com o que possui, priorizando a busca de riquezas e o amor ao dinheiro, é capaz de fazer qualquer coisa para ganhar mais e mais dinheiro, até mesmo mercadejar a Palavra de Deus (2 Co 2.17, ARA). A avareza é uma espécie de idolatria (Ef 5.5), e nenhum idólatra entrará no Reino de Deus (1 Co 5.11; Ap 21.8). O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
O dinheiro, em si, é necessário para a nossa manutenção. Contudo, existe o perigo de o chamado “vil metal” ocupar o primeiro lugar em nosso viver. E isso tem acontecido na vida de alguns líderes e pregadores, que, pelo dinheiro, são capazes até de negar “o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2 Pe 2.1).
De acordo com a Palavra de Deus, os falsos mestres, cuja motivação é o dinheiro, são capazes de fazer, por avareza, “negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (2 Pe 2.3). E não é isso que vemos em nossos dias? Os falsos mestres estão por aí vendendo as suas “indulgências”, pregando um evangelho falso, centrado no “ter”.
Que Deus nos guarde! Façamos a sábia oração de Agur: “não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus” (Pv 30.7-9).
Não ambicionemos, pois, as coisas altas (Rm 12.16). Não tenhamos como referenciais as celebridades gospel, pois elas, em sua maioria, não têm compromisso com a Palavra de Deus. Sigamos o conselho da Palavra do Senhor: “Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13.5). E ainda: “Aquele que tem o olho mau corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a pobreza” (Pv 28.22).
Quantos podem dizer “amém”?
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Paz.
Paz do Senhor
Paulo mesmo sendo pupilo de Gamaliel foi estudar para o seu ministerio.
classe media a 2000 anos atras?mudança de classe?rico sem ser filho de Cesar ou Herodes?e eu que pensava que o surgimento de ``filho de engenheiro`` foi um dos motivos da reforma protestante.
prefiro 1000 vez minha educação de 3 mundo.... estudar nos E.U.A para falar isso?
pr foi falar da ``linhagem levitica`` em BH,agora vai virar persona non grata naquela terra.
A paz de Cristo, o nosso Senhor!
Comparar um Jegue a uma BMW foi uma infelicidade do casal em sua afirmação animal-mecânica.
Infelizmente, muitos se entrelação com as propostas mirabolantes dos pregadores da prosperidade e se desmancham nos enganos que causam a desgraça, e vivem em uma insensibilidade, desejando sempre a vitória propagada como a melhor e a mais interessante para o moment e esquecem completamente da promessa mais importante somente encontrada na salvação.
Estão vendendo A VITÓRIA EM CRISTO por qualquer 911 REAIS.
Quem for rico ou puder competir ganhará esta VITÓRIA EM CRISTO. Quem não for... e permanecer na Palavra de Deus será o vencedor.
O SEnhor seja contigo, nobre atalaia,
O menor de todos os menores.
pude ver o vídeo e fiquei triste,mais oque esperar de uma geração de evangélicos que tem aderido a vários erros de doutrina?que realmente mostrem onde estão fixadas suas raizes!talvez eles disconhecem a profecia de Zacarias 9:9,o profeta aponta um rei "pobre" na verdade este paradoxo nunca entrou na mente daqueles que desconhecem a revelação divina,se olharmos textos como mt 27:11,29,37,42 vemos que como antes muitos estão desprovidos da sabedoria divina,ao contrário do ladrão da cruz(lc 23:42)como disse o próprio Cristo:"o meu reino não é deste mundo..."jo 18:36.
ANTÔNIO ADSON
Seus defensores negam a Bendita Palavra ao povo.
Quando cheguei na referência a Ezequiel, tive uma certeza: os falsos profetas rasgaram esta parte na Bíblia deles.
Shalom!
www.gracasurpreendente.blogspot.com
"Pois nada fizemos para merecer."
Esse pessoal da Lagoinha vive BOIANDO mesmo quando o assunto é Bíblia!
Mas em compensação , quando o assunto é dinheiro, eles estão nadando!
As lições da EBD deste trimestre vão de encontro à falaciosa “teologia da prosperidade”. É uma pena que somente 10%(em média) do contingente de congregados participa da EBD. E sabe quem é o primeiro a dar mau exemplo? O líder da igreja. Que não é o seu caso, claro.
Deus te conserve sempre assim!
Um abraço!
Luciano Lourenço
Fiz questão de compartilhá-la no Facebook.
A Paz do Senhor.
Pastor fui muito enganado por esses pilantras, mas Jesus abriu os meus olhos quando fui a uma pregação do pastor(pastor?) Marco Feliciano, no chamado Gideões missionários, ele começou a falar da vida dele, disse que tinha perdido tudo por que Deus tinha pedido pra ele dar tudo o que ele tinha, ai no final ele ganhou milhões e a casa dele tem 50m² de área, bom ele contou um monte de coisas lá, mas o que me fez ficar intrigado foi quando ele disse que Jesus e o seu jegue eram como se fosse hoje uma "ferrari", ai eu fiquei como assim?, o jegue fosse o transporte mais caro da época o que falar das carroças?, e ele ainda confirmou com outro cara que eu admirava muito, ele disse pra esse outro Pastor(Pastor?) - Não é Yossef(Akiva)? e o Yossef confirmou balançando a cabeça positivamente.
no final de tudo ele disse: - pessoal Deus quer ver todo mundo de manaus rico, então, dê o seu tudo, faça dívidas em nome do Senhor e ele vai te deixar muito rico, pegue o seu cartão de debito e de credito e passe nessas maquinas, jogue o seu celular, cordão, anel, o que você tiver nesse lençol que sera estendido, vamos Deus quer te abençoar.
É muito triste Pastor Ciro, e graças a Deus estou hoje liberto desses palhaços que roubam a muitos que deixam Jesus de lado e graças a seu livro mais erros que os pregadores devem evitar(que fiquei com muita raiva no inicio quando li) me ajudou a entender aonde estava em relação a comunhão com Cristo.
Agradeço muito a Deus pela sua vida.
Fique na Paz!
coraçoes,,,DEUS abençoe sempre.
muito obrigado.
Que pena que muitos líderes, mestres em teologia sistemática,e não bíblica, é o que imaginamos, tendo em vista contemplarmos eles ensinando ao povo o que a Santa Palavra de Deus não aprova.E, caso o ensinamento não seja por falta de conhecimento, esses irmãos não devem esquecer-se do que está escrito: [...].Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá (Lucas 12.48).Os liderados também que entram nessa barca furada, isto é, que aceitam esse ensinamento, salvo os analfabetos, têm uma certa parcela de culpa, pois deviam fazer como os crentes de Bereia (Atos 17.10,11).Se agissem como os tais, logo,logo, os falsos ensinadores se converteriam, ou mudariam de rumo.
Em Cristo,
Tadeu de Araújo
Que Deus possa continuar nos dando disernimento espiritual nesses ultimos dias.
Estamos nos últimos dias da igreja na terra. Satanás e seus anjos caídos estão investindo pesado na propagação de todo tipo de engano. Já não basta introduzir falsos ensinos dentro das igrejas, ainda aproveita para, nesta oportunidade, propagar um falso evangelho nos programas de televisão (Evangelho do entretenimento). Que coisa terrível! Só nos resta orar e buscar andar na presença do Senhor em sinceridade de coração. Prosperar é estar na direção do Senhor em toda circunstância, por mais louco que possa parecer o mandado do Senhor quem o obedecer já estará sendo próspero. Podemos ver isso com clareza na vida do Apostolo Paulo. Este grande Apostolo, que tinha autoridade de Deus na vida e era extremamente espiritual, passou por lutas e provações, mas disse no fim de sua vida que combatia um bom combate. Esse sim foi um homem prospero na riqueza e na pobreza. Que todos possam ver através da fé o que realmente é prosperar!
Deixo a todos a refutação maior para este falso evangelho. (Sl 1).
Só o Senhor é Deus!
Um Grande abraço pastor, e que Deus continue te abençoando.
Conversei com varios crentes e muitos dizem que nao existe igreja perfeita e pelos vistos nao acreditam que eh possivel existir uma igreja/denominacao perfeita.Eu discordei com os tais pois a biblia mostra Paulo como um bom lider,de certeza perfeito e mostra tambem ele dando conselhos a Timoteo e tambem a Tito:"aquele que for irrepreensivel..."Tito.1:6.
Nao sei qual e a opiniao do pr.Cyrus,mas eh impossivel uma igreja ser perfeita?Sem heresias?Sera mesmo que eh impossivel existir pastores perfeitos?
Mais um post bastante oportuno, vou aproveitar para compartilha-lo na escola dominical já que se encaixa no tema escolhido pela cpad nesse trimestre. É de se espantar como as pessoas tem o costume de priorizar prosperidade como sendo somente bens terrenos. No início achei o tema da cpad um pouco meio batido, mas vejo que se torna muito necessário esse esclarecimento para os próprios crente em cristo.
arettuza,
A minha Bíblia não diz que o jumentinho que Jesus montou era luxo, e que ser carpinteiro naquela época era uma profissão que lhe rendia muito dinheiro! Quanta falta de conhecimento da Bíblica, e da realidade social da época de Cristo! A cavalaria pretoriana de Roma sim era um luxo! Possuir uma confortável carruagem sendo puxada por um chofer sim era luxo (At 8.28). ANDAR DE JUMENTO era típico dos humildes camponeses, comerciantes ambulantes! E hoje NÃO SERIA em hipótese alguma como andar de BMW. Ser carpinteiro na época de Jesus não era uma profissão da elite, mas dos humildes trabalhadores da época. Seria hoje um maceneiro, um pedreiro... Aliás, Jesus não ostentaria luxo, pois ele ensinou o desapego ao conforto e as riquezas:
Mateus 6.19,20: "Não ajunteis tesouros nessa terra..."
Marcos 10.21: "Vai, vende tudo quanto tens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus"
Lucas 9.58: "...O Filho do homem não tem honde reclinar a cabeça"
Mateus 10.9: "Não possuas ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos"
Eu acho que esse pessoal rasgou algumas páginas do Evangelho!
Agora veja o que disse os apóstolos:
PEDRO: "Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (At 3.6)
PAULO: "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes" (1Timóteo 6.8)
É UMA VERGONHA O DESPREZO A BÍBLIA QUE É DADA POR ESSAS ESTRELAS DA MÚSICA GOSPEL! Esses mauricinhos e essas patricinhas com seus milhares de fãs têm espalhado um evangelho totalmente averso às Escrituras, que nada tem a ver com a simplicidade e a modéstia do Evangelho transformador de Jesus Cristo! É uma vergonha! Mais numa coisa acertaram: hoje a maior forma de aproximação dos gospel com o povão é a música! Música fraca, barata, sem teologia cristocêntrica! Que se avoluma com os shows e louvorzões e festivais pelo Brasil afora, aumentando os adeptos, mas em nada colaborando com crescimento genuíno do corpo de Cristo! Voltemos as Escrituras, e preguemos o Evangelho à moda antiga!
COntinua a advertência à Igreja de Laodicéia: "Dizes: estou rico e enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, cego e nu!" (Apocalipse 3.17)
Fantástico! Gosto muito do seu Blog, das mensagens que discorre aqui e do zelo pela sã doutrina. Sou pastor Batista, e gosto muito do seu trabalho. Que o Senhor continue te iluminando sempre! Graça e Paz
Pr. Felipe Miranda
Gostaria um esclarecimento .
Alguns alegam que a túnica de Cristo foi diputada por ser a melhor de sua época. É verdade isso?
Paz do Cristo.
Xavier Campos
Em Junho próximo farei 40 anos de Ministério Pastoral. Desde o princípio sempre "refutei" o tal evangelho da prosperidade, que naquela oportunidade não era tão espalhafatoso e nem voz corrente.
Sempre fui contestado por defender o genuíno evangelho. Lendo sua mensagem me senti aliviado e feliz, por encontrar alguém de proeminência defendendo os mesmos princípios. Que Deus o conserve com essa coragem de "colocar o dedo na ferida".
Obrigado pelo esclarecimento inconteste.
Um grande abraço!
Fiquei muito feliz ao ver também, os comentários aqui feitos sobre seu post, pastor. Louvado seja Deus, pela vida dos irmãos que comentaram e que têm discernimento.
Deus nos ajude!
Sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas gosto muito do senhor. As mensagens, os textos que são publicados neste blog edifica muito minha vida. E o melhor de tudo é saber que o senhor pastor tem COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS E COM O DEUS DA PALAVRA.
Deus continue lhe abençoando, e te dando toda sabedoria celestial.
Paz!
Segundo motivo: os líderes corruptos, engodados pela ganância, avareza, acham nela justificativas erradas para seus erros.
Terceiro motivo: muitos são influenciados por seus líderes desviados da verdade, a se tornarem adeptos dessa teologia. Como muitos são Maria vai com as outras e não querem ficar para trás, serem taxados de quadrados, terminam cedendo e se tornando adepto também dessa teologia.
Alguns se perguntam: ficar do lado desse sistema ou lutar contra ele? Como lutar é mais difícil à maioria pula para dentro, se tornam favoráveis.
Alexandro Arruda
Meu Deus! Jesus roubou a BMW do cara!!!!
A Paz do Senhor, profeta-blogueiro pr. Ciro!
Seu texto está muito bem claro, conciso e objetivo, só não entende quem não quer, né...
Vou compartilhá-lo!
Ahh... Eu racheeeei com o comentário do irmão Leandro Matias: "Jesus roubou a BMW do cara?!"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sei que o assunto é muito sério, mas diante desse questionamento o jeito é rir! hehehehe
Que o Senhor te abençoe, pastor!
Simone
@simoneffaith
Deixaram um homem que não tinha onde dormir, pegar uma BMW, de carga, que fique claro, emprestada.
A bíblia(?) desse povo da teologia da BMW é meio estranha hahaha
Acho que isso aí foi marketing. A BMW que financiou esse vídeo! lol
Como sempre diz meu amado pastor, Anselmo Cardoso de Carvalho: "Pregue a Palavra, doa a quem doer, Pregue a Palavra". Moro no nordeste, interior do Maranhão, amados o que tem de BMW aqui não tá no gibi! rsrsrs...
Que Deus continue abençõando pr. Ciro
Aurideia Melo
Buriticupú-MA
Pastores verdadeiros Coaching extremamente nocivos a nossas famílias.
Fico contente em ver um homem com seriedade de defender e debater assuntos a luz da palavra e sem usar meias palavras, continuarei lendo os seus artigos, abraço
Que o Senhor nos mantenha distantes da prosperidade... e das novidades!!!
Em Cristo
Jesus, de fato, não nasceu em uma manjedoura, pois manjedouras são muito pequenas. Sua mãe não caberia em uma delas. Jesus nasceu em uma estrebaria. Depois, foi posto em uma manjedoura.
Um abraço.
CSZ
Obrigado por conceder este espaço, para que também possamos expor nossa indignação.
O inimigo está agindo de forma veemente pois sabe que seu fim está próximo. É óbvio que ele irá buscar de todas as formas atingir os pastores, para que todo o rebanho se contamine posteriormente. Cuidado meus irmãos, vamos agir como o pastor Ciro, buscar Jesus primeiramente através da leitura bíblica e não apenas da boca do homem, para que possamos enxergar o mais oculto pecado e fortalecermos nossos corações através da oração. "O CRENTE PRECISA LER MAIS A BÍBLIA E OUVIR MENOS".
Conclamo a todos os irmãos, principalmente os líderes que manifestem em suas denominações e se coloquem contra essa pregação esdrúxula... Falar aqui é importantíssimo, mas precisamos "alargar" essa discussão para nossos púlpitos, escolas dominicais, seminários, etc. Tenho feito isso e tenho sido rechachado, porém vamos seguir em frente como PROTESTANTES dentro do segmento evangélico!
Conclamo a todos os irmãos, principalmente os líderes que manifestem em suas denominações e se coloquem contra essa pregação esdrúxula... Falar aqui é importantíssimo, mas precisamos "alargar" essa discussão para nossos púlpitos, escolas dominicais, seminários, etc. Tenho feito isso e tenho sido rechachado, porém vamos seguir em frente como PROTESTANTES dentro do segmento evangélico!
Cristaoperegrino
É confortante e maravilhoso ver alguém combatendo o bom combate. Esse combate santo, que tem sido abandonado por muitos. Triste é não achar palavras neste mundo para qualificar tamanha vergonha e desvio.
Ficamos com a Palavra de Deus, e com a certeza de que naquele dia todos serão desmascarados, cairá sim mascara dos rostos dos que apenas dizem Senhor , Senhor mas não fazem nem vivem o que o Senhor manda!
Abraços amados no Senhor.
É confortante e maravilhoso ver alguém combatendo o bom combate. Esse combate santo, que tem sido abandonado por muitos. Triste é não achar palavras neste mundo para qualificar tamanha vergonha e desvio.
Ficamos com a Palavra de Deus, e com a certeza de que naquele dia todos serão desmascarados, cairá sim mascara dos rostos dos que apenas dizem Senhor , Senhor mas não fazem nem vivem o que o Senhor manda!
Abraços amados no Senhor.