Eu amo, mas não idolatro a Assembleia de Deus


Nunca fui assembleiólatra. Jamais ignorei os problemas ligados à denominação Assembleia de Deus. Recentemente, por exemplo, posicionei-me contra o envolvimento do líder de uma das importantes convenções assembleianas com o "reverendo" Moon. Outra prova de que não me apego de modo idolátrico à denominação à qual pertenço é o fato de reconhecer o lado bom das outras denominações, como fiz, há pouco tempo, ao elogiar a Igreja Presbiteriana do Brasil por sua posição contrária às seitas neopentecostais.

Apesar de eu ser cristão, pentecostal e assembleiano, todavia, não posso concordar com movimentos antipentecostais e antiassembleianos, que, a cada dia, ganham novos adeptos. Por que não concordo com o antiassembleianismo, especificamente? Por ser assembleiano? Prioritariamente, não. Em João 7.24, o Senhor Jesus asseverou: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. E muitos oponentes da aludida denominação histórica estão sendo injustos em sua criticidade extremada.

Julgar segundo a reta justiça não é: generalizar, tomando a parte pelo todo; julgar sem conhecer a estrutura de uma denominação; confundir fatos com boatos, principalmente quando se trata de denúncias ligadas a candidatos A e B; basear-se em simbologia forçada para acusar denominações de envolvimento com sociedades secretas; ignorar a história; não reconhecer o lado bom de uma instituição, principalmente quando este é muito superior a fatos negativos isolados.

Vejo na Internet blogs e vídeos no YouTube antiassembleianos, bem como recebo e-mails contendo acusações à Assembleia de Deus, de modo genérico. Mas a culpada pelos despropósitos mencionados pelos acusadores é a denominação histórica em apreço ou os pretensos pastores que não fazem jus ao título ministerial que receberam, visto que apresentam condutas e posturas antiassembleianas e até anticristãs?

Ora, Assembleia de Deus é um título, uma denominação, que sofre na mão de muitos enganadores, assim como o título Igreja Batista também tem sido usado de modo inconveniente por muitos. Um dia desses, por exemplo, eu deparei com uma igreja chamada Igreja Batista Ministério Deus É Pentecostal. Seria justo se eu verberasse contra a Igreja Batista, de modo geral, por causa do que vi? Claro que não! Além de generalizar, eu estaria mostrando que desconheço o fato de essa histórica denominação ter se dividido e se subdividido, ao longo dos anos.

É evidente que esse argumento não se aplica a todas as denominações. A Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, é única em qualquer lugar e segue a mesma cabeça, sempre. Não há várias Universais dentro da Universal. Entretanto, no caso da Assembleia de Deus e da Igreja Batista, duas denominações que tomei como exemplo no parágrafo anterior, existem várias Assembleias e Batistas espalhadas pelo mundo que não fazem jus ao perfil de suas denominações históricas.

Assim como a Igreja Batista, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Metodista, a Igreja Quadrangular, etc. devem ser respeitadas como denominações históricas, a Assembleia de Deus também merece todo o respeito. É preciso priorizar, nas críticas, a parte envolvida, e não o todo. Quem conhece a complexa estrutura da Assembleia de Deus sabe que, hodiernamente, a CGADB e a convenção também nacional da CONAMAD são instituições com lideranças e projetos distintos, por exemplo.

No caso da CGADB, especificamente, a maioria dos Estados brasileiros possui, no mínimo, uma convenção de ministros ligada à Convenção Geral. E cada uma das convenções estaduais são, em certo sentido, independentes, assim como os ministérios associados a elas... Por graça de Deus, eu viajo bastante para ministrar a Palavra do Senhor e tenho conhecido a Assembleia de Deus de modo abrangente, em todo o Brasil e fora dele. E posso afirmar, de modo peremptório, que essa denominação possui em suas fileiras valorosos homens de Deus em todas as convenções (CGADB, CONAMAD, etc.) e ministérios.

Sou até capaz de citar nomes, de memória, de alguns referenciais da Assembleia de Deus, mas corro o risco de não mencionar alguns nomes de eminentes pastores que fazem parte da Assembleia de Deus. Mas o que desejo dizer é que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus é muito maior que pastores (ou grupos de pastores) que se desviaram da verdade por amor ao dinheiro (2 Pe 2.1-3; 2 Co 2.17) e outros interesses. Ela é muito maior que disputas políticas e desavenças pessoais.

Diante do exposto, não considero justo denegrir denominações históricas, reconhecidamente compromissadas com o Evangelho, por causa de acontecimentos isolados recentes. Na verdade, se essa criticidade generalizante fosse justa perante Deus, nenhuma denominação histórica escaparia. Todas elas, sem exceção, em algum momento, tiveram em suas fileiras pessoas mal-intencionadas que promoveram escândalos. Penso que a crítica relevante e proveitosa é a que é feita segundo a reta justiça, levando-se em consideração todas as exceções possíveis.

De um assembleiano que ama a Assembleia de Deus, mas adora o Deus da Assembleia,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom pastor Ciro, lamentavel o desvio de rota do Pastor Silas Malafaia, lamentavel tambem o seu palavreado, nao é necessario usar palavras ofensivas para defender suas teses, imagina se todos fizessem a mesma coisa?? nao existiria debates em auto nivel, outra coisa que o Silas esqueceu foi o de aprender com Jesus que é MANSO E HUMILDE DE CORACAO.

Saulo Lopes
Anônimo disse…
a paz pastor ciro

e verdade, o pastor silas precisa medir um pouco as palavras,

nao somos obrigado a comcordar com a teoria dele, nem de ninguem, chamar um pastor companheiro de ministerio, soldado domesmo time e participante da mesma luta, de idiota so por que nao concorda com uma argumentaçao dele,

devemos andar e agir conforme a palvra nos recomenda, e nao interpletar a mesma ao nosso entendimento

ABIBLIA NAO E DE INDIVIDUAL INTERPLETAÇAO

FICA PAZ DE CRISTO JESUS
Otávio disse…
Excelente reflexão pastor ciro
o silas malafaia já pregou muito a palavra de deus e hoje ele só quer saber de prosperidade e ofertas.
Unknown disse…
concordo com o pr Ciro, e digo: nada a acrescentar. o que passar disso é de procedencia maligna.

www.cwmarinho.blogspot.com
Sinceramente o pr. Silas é muito sábio ou já foi, sempre assisti aos seus programas e conheço pessoas que eram totalmente contra os evangélicos, que por meio de suas pregações se converteram. Mais infelizmente não sei se por necessidade devido as grandes somas que ele deve por causa de tantos compromissos que ele assume, ele traz pessoas como o Murdok e o Cerullo para angariar fundos. É uma pena, pois por conta disso as suas pregações deixam de ter o mesmo impacto de antes e a credibilidade que o pr. Silas sempre teve deixa muitas duvidas. Espero que ele reveja e corrija as suas falhas. Ainda assim continuo acreditando que ele pode voltar a pregar o autêntico evangelho. Com amor em Cristo.
EsquiZilton disse…
Pastor Ciro, MEUS PARABÉNS. Com educação, e principalmente base bíblica, falou tudo o que estava no coração dos que amam a Palavra de Deus. Sou OBRIGADO a republicar em meu blog. Muita paz!
pascivaldo disse…
sinceramente como representante da igreja de cristo, perdi a fé nele.
Luciano Santos disse…
PErfeito comentário sobre o Pastor Silas, o qual sou grande admirador e suas mensagens me edificam bastante. Mas infelizmente está indo pra um caminho perigoso. Extrapola em suas verberaçoes e isso caracteriza princípio de soberba. Tem que tomar muito cuidado e começar a aprender com muitos que começaram assim e cairam. Deus nao tolera isso. Vamos orar por ele e parabéns pelo precioso artigo!
Amilton Marques disse…
Pastor Ciro bom dia, que Deus continue lhe abençoando.

Desde o início de minha conversão sempre fui muito abençoado através do Pastor Silas e uma das coisas que mais tem me entristecido é esta "conversão" ( mudança de direção) dele aos valores pregado por estes picaretas americanos...não sabemos como isso aconteceu,porque o Senhor o permitiu. Soberba ou Ganância? Quem sabe...?Não seria a primeira nem última vez que um grande Homem de Deus ou ministério cairia nesta cilada,seja qual for o caso é mais uma prova do quanto somos pequenos e que de nada adianta o nosso intelecto e conhecimento se não nos fizermos como crianças. Continuo amando o Pastor Silas apesar de discordar veementemente de sua postura atual e tenho pedido ao Senhor, crendo que ele se quebrantará e se arrependerá...
Em tempo: O artigo está sensacional,pautado na Palavra e por isso mesmo impossível de ser refutado,mas acho bom o senhor preparar os ouvidos,caso o Silas o leia...kkk. É engraçado como os pregadores da "prosperidade" simplesmente esquecem este versículo de Timóteo 6...
Caro amigo e pastor Ciro,

concordo com vosso posicionamento. Publiquei o vosso texto em meu blog com a devida citação da fonte.

Abraços,
Otoniel Martins disse…
Parabéns pela coerência e discernimento. Quero te felicitar pela coragem de refutar biblicamente esses modismos que avassalaram e solaparam muitas "igrejas". Que Deus te conserve assim, porque muitas migraram para esse lado doentio, que coloca uma camisa de força teológica vendando os olhos para que não lhes resplandeça a luz do verdadeiro evangelho.

Parabéns!
Valdiney disse…
É pastor Ciro, a realidade de malafaia vai cada dia se tornando mais nitida,antes de abraçar a teologia da prosperidade, poderiamos considerar ele um dos maiores expoentes das Escrituras no brasil, mas o que vemos nos dias de hoje é esse besteirol da falsa teologia da prosperidade... Pastor Ciro um abraço e continua expondo os enganos do nosso tempo.... Deus te abençoe
Anônimo disse…
Concordo em gênero, numero e grau!Tambem sou admirador do amado Pastor Silas Malafaia, intercedo por ele e ja o defendi varias vezes de criticos ferrenhos que falam simplismente por falar. Mas realmente me preocupa alguns exageros nas expressões e na forma de se referir aos que discordam de suas ideias e me entristece tambem a insistencia em falar muito sobre prosperidade financeira e esquecer de falar mais sobre a real prosperidade. Louvo a Deus por sua analize biblica, sem ataque pessoal e equilibrada cheia de discernimento a respeito do assunto. Parabéns!É disso que precisamos, opniões todos temos, como a compartilhamos é que importa e faz a diferença! Em Cristo, Pr. Itamar Vicentini do CEI em Taubaté!
Paulo Roberto disse…
Pr. Ciro, glória a Deus pela sua vida! Seu blog está cada dia melhor!
Adriano Gall disse…
Sobre a prosperidade pregada por Silas, eu não entendo mas compreendo. Sei que ele é um homem de Deus, mas acho que ele quer que as coisa aconteça de imediato, acredito que ele se sobrecarrega de projetos e acaba lançando estes tipos de campanhas para cubri-los. Que DEUS acrscente ainda mais na sua vida, paciência, sabedoria, discernimento, fé e mansidão para administrar tudo que tem no seu coração.
sou Ev. da CGADB, dirijo Igreja e estou atualmente em Salvador (morando, sou carioca), e até gostaria muito que o Pastor Silas abrisse um trabalho aqui na Bahia, e amaria em congregar com ele, mas infelizmente tenho pensado duas vezes devido a esta mistura que ele vem fazendo com esses dois cidadãos americanos
Cláudio disse…
Sábado pela manhã vcs irão escutar a frase:
BLOGUEIRO É TUDO FILHO DO DIABO....
Se falar da "levita" gera perseguição,imagine,falar do "papa autodeclarado" dos evangélicos.
Sou contra a teologia da prosperidade,mas quando Deus usa, ele usa quem quer.Enquanto muito pastor fica em "cima do muro" ,malafaia defende causas que NÓS deveriamos defender,e isso é muito triste.
Teologia da prosperidade! Será que quando Cristo Voltar, raiar nas nuvens, essa teologia valerá alguma coisa, buscai o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas lhe serão acrescentada. Jô fazia dessa forma o Reino esteve em sua vida sempre em primeiro lugar, cuidado para que quando Cristo voltar vocês adeptos da prosperidade, não fiquem abraçados aos seus carros luxuosos, suas mansões seus iates etc., vocês podem ficar agarrados neles e não subir - pense nisso. Pr. Luiz Salgado
Anônimo disse…
Pastor Ciro,

O Silas já foi um grande expoente e hoje se perdeu.

Com relação a este novo artigo, foi muito justo e necessário, uma vez que você citou os erros de um dos maiores parceiros do Silas nessa sua nova empreitada.

Sei quanto a AD zela em não expor nomes envolvidos em doutrinas estranhas à tradição dela, preferindo o combate às heresias em si. Mas, na minha opinião, já está na hora de um posicionamento de expoentes dessa mesma denominação contra falsas doutrinas pregadas dentro dela por pessoas que jogam o histórico compromisso assembleiano com a Palavra para escanteio e priorizam modismos. E o Silas se inclui.

Falo isso porque tenho comunhão com muitos irmãos assembleianos e, apesar de evitarem uma crítica mais aberta ao Malafaia, estão extremamente decepcionados com sua postura atual. Muitos temem que ele esteja colocando o nome da AD no rol das denominações que pregam, sistematicamente, a teologia da prosperidade.
Ruan Balbi disse…
Paz querido Pastor Ciro, estou em total acordo com seu posicionamento, muito bem explanado de fato e esposado das Escrituras Sagradas. Publiquei em meu humilde e pequeno blog seu texto, citando a fonte como é devido.

Deus abençoe hoje e sempre.
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Parabéns pela sua sincera matéria. Escrita com a responsabilidade de um verdadeiro irmão que não teme em alertar.

Matéria esta que poderá seguir como prática à muitos que desejam orientar o pr. Silas Malafaia, neste momento em que chegou definitivamente a uma encruzilhada: Os seus próprios desejos ou a vontade de Deus.

É inconfudível a nefasta diferença do anterior pastor Silas para o pastor Silas do momento.

Há uma possibilidade, em nesta encruzilhada, perdemos um valoroso ser, simplesmente porque se converteu à Teologia da Prosperidade propagada por Mike e Cerullo.

Ouvi com os meus OUVIDOS nos EUA, em uma igreja que o convidou, que a sua vida mudou, após ter conhecido Mike Murdock. Creio que a sua vida mudou para pior! Triste!

Sinto saudades do primeiro amor do pastor Silas Malafaia, quando pregava na Cinelândia, no Teatro Brigitte Brair, no Rio de Janeiro, onde, alí estava eu, quase sempre me alegrando com a verdade pregada por este nosso amado irmão. Enquanto à volta, eu convidava e pagava a prostitutas que por alí atendiam à sociedade, a assistirem ao culto.

Oremos!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores. Um Tradicional Pentecostal.
Unknown disse…
Não precisamos da Teologia da Prosperidade e sim da Prosperidade da Teologia.

Abraço a todos
Blog Renato Jr. disse…
Graça e Paz pastor Ciro,

Sou grande admirador teu, muito bom o texto, educado, sincero, e direto ao ponto.

Porque os defensores da teologia da prosperidade não dão uma passadinha em Habacuque, “ainda que a figueira não floresça, que não haja fruto na vide e ainda que não haja animais no curral, todavia eu me alegro no Senhor”. Em outras palavras, não devemos servir a Deus pelo que Ele nos dá, mas pelo que Ele é!
Joel Gomes disse…
Pr. Ciro, a Paz do Senhor!

Gostaria de lhe parabenizar pelo artigo, pois o senhor fez uma critica equilibrada, respeitadora e com base bíblica, o que torna sua posição irrefutável a luz da bíblia. Ultimamente tenho sido um visitante assíduo do seu blog, justamente pela forma como senhor se posiciona sobre as heresias que vem surgindo no nosso meio.
Já tem pessoas, que não tem ética e nem respeito quando faz críticas as outras. Vi um vídeo em que um suposto pregador (pregador?) lhe chamou de canalha no meio de milhares de pessoas, muito triste o posicionamento dele, e o pior de tudo, foi outros líderes em sua retaguarda, sabendo do desrespeito à sua pessoa, ainda apoiaram o fato ocorrido ao som de "glorias e aleluias".
Mas fazer o quê né! Cabe a nós obedecermos a palavra de Deus e expor a mesma, doe em quem doer.
Continue assim pr. Ciro, fica na Paz.
Unknown disse…
SINTO QUE MUITOS DEVERIAM ESTAR PREOCULPADOS E CRIAR BLOG'S PARA EDIFICAR A IGREJA E NÃO ESTAR METENDO O PAU NO PASTOR SILAS, SINTO QUE HÁ UM CERTA INVEJA DE ALGUNS PASTORES DO MINISTERIO DE ABREU E LIMA NA QUAL ESTÃO ENVOLVIDO EM POLITICAGEM DENTRO DA IGREJA COM A CGADB, TAMBEM VEJO MUITOS LIDERES DA IGREJA EM ABREU E LIMA EM ACORDOS POLITICOS PARA SE ALTO BENEFICIAR TODOS SABEM DISSO NÃO ADIANTA ESCONDER!!!! OUTRA COISA QUE NINGUEM É MAIS CERTO QUE NINGUEM PORQUE SE FOSSE JESUS NÃO TERIA DITO AQUELES HOMENS QUE ATIRASSEM A PEDRA NAQUELA MULHER ADULTERA. OU TERIAMOS QUE RASGAR AQUELE VERSICULO, MUITOS PASTORES HOJE PREOCULPADOS NA TEORIA DE SILAS DA PROSPERIDADE MAS NÃO DEIXAM DE COMER DINHEIRO DAS OVELHINHAS QUE QUANDO PEDEM AJUDA EM SUAS IGREJAS O PASTOR AS CHAMA PRA ORAR, ATÉ CONCORDO QUE HORE MAS AJUDE PRIMEIRO, MUITO BOM QUANDO ESTAMOS POR CIMA PARA QUERER PISAR OS OUTROS MAS VEJO UMA IGREJA HOJE CONCORRENTES UMAS DAS OUTRAS, VIROU NEGOCIO FINANCEIRO $$$$$$$$$ DEIXA DE RECEBER SEU SALARIO NA IGREJA PASTOR E VIVE DA OBRA SEM RECEBEER NADA PRA VER SE VOCEES QUEREM $$$$$$$
Sandro Luis disse…
A paz do Senhor, Ciro.


Incoerência na pregação da Palavra de Deus.
Uma ilustração interessante é a figura do crente "camaleão" que se comporta de acordo com a moda evangélica do momento " teologia da prosperidade "

Tiago servo de Deus escreveu :

O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos ( Tg 1.8 ).

Leia :

sandrocristao.blogspot.com
Eduardo disse…
Gostei muito da sua palavra!
Eu esperava que alguém se manifesta-se com relação ao Pr; Silaas Malafaia,muito oportuna e fidéldigna sua colocação pr; Ciro.
Meus Parabéns.
Pr. Francisco Teixeira disse…
Pr. Ciro tenho lido alguns comentários seu, e tenho sentido o testemunho do Espírito santo e muita coerência com a Palavra de Deus. Se eu fosse comentar sobre os assuntos que você escreveu eu diria a mesma coisa, não com tanta fluência como você. Estamos juntos nesta luta em defesa do evangelho puro, parabéns!
Eduardo disse…
Gostei muito da sua palavra!
Eu esperava que alguém se manifesta-se com relação ao Pr; Silaas Malafaia,muito oportuna e fidéldigna sua colocação pr; Ciro.
Meus Parabéns.
Anônimo disse…
É uma pena ver o que aconteceu com um dos maiores pregadores brasileiros da sã doutrina ...
Tenho saudades das mensagem antigas dele ,agora nw tem como ouvi-lo pregar , apostatou dos rudimentos da palavra de Deus ...
Infelizmente isto pode acontecer com qualquer um de nos , se não mantermos o foco em Cristo !!!
Dou meus parabéns ao pastor Ciro Zibordi, pois com poucas palavras ele reproduziu fielmente a repreensão que o profeta Natã fez a Davi:

“O SENHOR Deus mandou que o profeta Natã fosse falar com Davi. Natã foi e disse: - Havia dois homens que viviam na mesma cidade: um era rico, e o outro era pobre. O rico possuía muito gado e ovelhas, enquanto que o pobre tinha somente uma ovelha, que ele havia comprado. Ele cuidou dela, e ela cresceu na sua casa, junto com os filhos dele. Ele a alimentava com a sua própria comida, deixava que ela bebesse no seu próprio copo, e ela dormia no seu colo. A ovelha era como uma filha para ele. Certo dia um visitante chegou à casa do homem rico. Este não quis matar um dos seus próprios animais para preparar uma refeição para o visitante em vez disso, pegou a ovelha do homem pobre, matou-a e preparou com ela uma refeição para o seu hóspede. Então Davi ficou furioso com aquele homem e disse: - Eu juro pelo SENHOR, o Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto! Ele deverá pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa tão cruel!

Então Natã disse a Davi: - Esse homem é você..." (2 Samuel 12.1-12)

Fica-nos a lição que Sinceridade, verdade, obediência a Deus e prudência também fazem parte do evangelho Cristocêntrica

Agora cabe ao pastor Silas Malafaia receber a exortação como faz Davi, pois como disse o profeta Natã: “Esse homem é você” (pastor Silas Malafaia), não queremos te perder QUERIDO, volta ao primeiro Amor, pois sentimos falta daquele evangelho Cristocêntrica de outrora.
Pr. Ciro,

Concordo com seu artigo, creio que realmente o sr. Silas Malafaia está no mal caminho... Pessoalmente, desde que constatei que ele se tornou um "profeta da prosperidade", parei de assistir aos seus programas.
Mas, com a devida vênia, críticas pessoais deveriam ser evitadas por um único motivo: tiram o foco (a questão torna-se pessoal e não mais de defesa da Verdade Bíblica).
É bem verdade que às vezes a crítica pessoal é inevitável...
Nesse caso, em particular, quem sabe não seria mais eficiente uma conversa pessoal com ele já que dispõe até de amigos que são membros da igreja dele (lembre-se da progressividade de Mateus 18).
Aliás, por falar em Mateus 18, se já houve tais tentativas, ignore tudo que falei!
Cordialmente,

Cristiano Pereira de Magalhães
Eduardo disse…
Meus parabéns Pr:Ciro vc falou o que todos nós gostariamos de ter falado e suas colocações foram muito felizes...O Pr: Silas Malafaia precisa urgente ser corrigido pelo SENHOR, através de seus servos ou pelo próprio Deus. Para ter um melhor aproveitamento, pois ele é um homem muito valoroso que pode representar todos nós em todos os lugares da sociedade e principalmente fazer a diferença com seus comentários!
Concordo com o Senhor Pastor Ciro, em número,gênero e grau. Ele é um expoente na mídia e deveria pensar nas palavras que usa. Grande Abraço!!! Seu fã kkkk.
Flaviano Silva disse…
A Graça e Paz do Senhor Pr. Ciro

A vida e as palavras de um ministro do Evangelho do Senhor Jesus deve está em harmonia com santa e gloriosa palavra de Deus.

Que o Senhor Jesus continue iluminando a sua vida.
marizete disse…
Eu também gostava muito de ver o Silas pregar, assistia toda manhã, mas não suporto mais assistir, concordo com o irmão o crente tem que ter mansidão e se ele tem uma personalidade difícil, pra isso existe os frutos do Espírito que é Mansidão... e o que ele precisa usar com urgência é o domínio próprio...
É uma pena mesmo o rumo que ele tem tomado, na se consegue na força e eu também chego a ter asco dessa teoria da prosperidade.

Que o Espírito Santo venha fazer-lo voltar ao primeiro amor.
OZEIAS FAVILLE disse…
Parabéns pastor Ciro! Precisamos nos manter com o que a Bíblia diz. Já basta essas igrejas que foram fundadas exclusivamente para pregar prosperidade, não vamos aceitar que outros que usam nossa origem fazer-se também adeptos dessa filosofia, ou que até sejam, mas não vamos deixar passar em branco, devemos questionar sim e isso o senhor o faz e o fez muito bem em seu argumento. Parabéns!
Até tú Silas? Iniciei com essa pergunta, por me ter lembrado do imperador Romano Júlio Cesar, no momento do seu assassinato. Brutus, era com certeza a pessoa que Cesar jamais imaginaria que faria parte de uma traição e muito menos que tivesse a coragem de ser um dos seus assassinos. Isso me fez pensar no fato trágico de que diariamente nesse País A teologia, a Bíblia, o Fé a Igreja, estão sendo pisadas, humilhadas, dilaceradas, vilipendiadas, massacradas, por impios que ocupam os nossos púlpitos e roubam em nome de Deus, sendo que o que há de pior, é vermos ao mesmo tempo homens do calibre de Silas Malafaia se renderem e se rastejarem diante de tão falsa e imodéstia "terrologia", por deixarem os caminhos de Deus para seguir o caminho de Balaão. Tudo isso só por causa do vil metal. parece que entronizaram Mamom e em lugar de Cristo, e, diante de uma situação dessa sou obrigado a perguntar: Até tú Silas.
Caro Cristiano Pereira de Magalhães,

A paz do Senhor.

Como deixei claro no texto, minha crítica não é pessoal. Não é crítica pela crítica. Não é um artigo cuja motivação é prejudicar o pastor Silas. Pelo contrário, minha intenção é mostrar a ele o quanto é amado e respeitado até mesmo por aqueles que o criticam. E ele deveria refletir sobre isso.

A crítica respeitosa e equilibrada, mesmo com a citação de nome, não é destrutiva. Até mesmo as pessoas não-cristãos valorizam isso, pois é uma prova de que não acobertamos os nossos erros. Reconhecêmo-los e procuramos corrigi-los.

Há questões ligadas à CGADB e à administração de igrejas que eu nunca vou abordar aqui, pois estas, sim, a nada levam, além de gerarem mal testemunho dos que estão de fora. Aliás, essas questões sempre possuem dois lados. E o fórum competente para tratar delas não é a Internet.

Evito criticar pessoas nominalmente. Jesus também evitava. Observe que Ele nunca disse que Judas era o traidor de modo direto. Paulo também evitava mencionar nomes (cf. 2 Co 11). Mas, quando necessário, ambos mencionaram nomes. Jesus falou da falsa profetisa Jezabel (Ap 2.20ss), por exemplo. Paulo citou Demas, Alexandre, etc.

Há casos em que a menção de nomes se faz necessária, não para promover linchamento público, e sim para que haja despertamento, segundo a reta justiça (Jo 7.24). Assuntos públicos devem ser tratados de forma pública, em regra geral, desde que de maneira respeitosa, sem difamação.

Tudo o que falei sobre Silas Malafaia e a teologia da prosperidade tem base bíblica. Não incorri no erro mencionado em Mateus 7.1,2. E, por isso, estou tranquilo. Mas, se um dia tiver a oportunidade de conversar pessoalmente com o pastor Silas Malafaia, lhe direi as mesmas coisas.

Em Cristo,

CSZ
Marcos Brito Matos disse…
Feliz posicionamento, pastor Ciro!

Embora eu ainda ouça, vez por outra, mensagem do Silas, não absorvo tudo que ele prega, por causa dessa mistura: Evangelho + Teologia da Prosperidade.
Aliás o Malafaia se divide em 2 períodos: COM BIGODE e SEM BIGODE!
É... O bigode do Silas está fazendo falta!
to disse…
Caro, pastor Ciro,

A paz do Senhor!

Excelente postagem! Que Deus continue o iluminando em tudo que concerne à Sua Palavra.

Um forte abraço,

João Paulo M. de Souza
Pr. Ciro,
Mais uma vez, boa tarde!
Creio que o irmão não me entendeu, possivelmente não fui tão claro!
Concordo com o teor de seu artigo, não há dúvidas que a Teologia da Prosperidade não se sustenta!
Quis, apenas, de forma construtiva, mostrar que a crítica pessoal desvia o foco (veja, por exemplo, o comentário do sr. Berts).
Repito, às vezes, é inevitável a crítica pessoal (como exemplo, as referências bíblicas dadas em sua resposta). Apenas ponderei que nesse caso específico não acho que seria o caso...
Agora, a defesa do Verdadeiro Evangelho, combatendo essa perminiciosa heresia, deve ser perseguida até o fim!
A crítica às idéias é mais eficiente e objetiva!
Fraternalmente,

Cristiano Pereira de Magalhães
Unknown disse…
Antes de tudo, parabéns pela sua forma de expressão, pois diferente da maioria dos blogs evangélicos, seu objetivo não foi atacar o Silas, mas sim dizer seu ponto de vista. Concordo com você quando diz que os frutos do Espírito servem para moldar o ser humano, pois discordo quando dizem "eu sou assim e ninguém me muda" ou "esse é o meu jeito" pois devemos estar sempre aptos à mudar. Devemos como verdadeiros cristãos entender que tudo em nossa vida deve estar ligado à morte de Jesus, pois por mais que seja falada e comentada, deve ser viver. É claro que o Senhor quer que sejamos prósperos, mas nossa fé não deve estar fundamentada nisso. Sabe qual o problema? É que para o mundo, "você é o que você tem". E muitos querem implantar isso dentro da igreja, o dinheiro vale tudo, mas ainda continuo defendendo minha opinião de que dinheiro pode trazer alegrias, mas não comprar a felicidade e que é melhor ser pobre mas cheio da graça do que rico e vazio, só. Obrigado.

Diogopensamentos.blogspot.com
COncordo plenamente,
Gosto muito do Silas, porém cada vez mais me entristeço en ve-lo metido com essa teologia falsa e cheio de si não medindo palavras.
Dc. Ademario disse…
Quem já assistiu esse video http://youtu.be/cqzVGURwbXU , sabe o que o Pr Ciro esta falando.
Tambem admiro o Pr Silas, mas depois que ele se envolvel com esses ensinamentos...., que Deus tenha misericordia dele.
E aos ouvintes eu peço que meditem na biblia sagrada e converse com seu lider para não ser enganado.

Dc Ademario
Ass de Deus (Sergipe)
christiano disse…
Pastor Ciro,graça e paz.Me chamo Christiano,sou Empresario no ramo alimenticio,e congrego na igreja presbiteriana a 8 anos,e atualmente estou no segundo ano de teologia.Sempre assisti o Silas Malafaia na tv.Hoje com a formação espiritual que tenho,e com o que tenho lido e aprendido,não consigo mais assistir o Mala faia na tv.Ele migrou o sistema mercantilista americano para dentro da igreja.Hoje o considero um grande empreendedor,nada alem disso,infelizmente ele se perdeu no caminho,que antes era espiritual,e hoje é material.Que Deus te traga de volta Silas,pois você ja foi um grande servo de Deus.
EV. Geziel Nascimento disse…
è triste ver a situação que Malafaia chegou, mas como diria um rmão da minha igreja "Ele ainda respira, da tempo para ele rever tudo isso". se odinheiro deixar é claro.

Um grande abraço Pastor Ciro.
Anônimo disse…
Faz um tempão que esperava uma palavra de um pastor de renome que respondesse ao Pastor Silas Malafaia. Não gosto da chacota que alguns sites e internautas utilizam contra ele.
Fico na expectativa que a teologia da prosperidade e as alianças com homens, como cerullo e ap Jorge Tadeu, serão quebradas.
O senhor foi sensato e corajoso.
silvania disse…
Concordo plenamente e assino em baixo se for preciso!De tudo o que o amado pastor Ciro disse, parabéns pelo texto.
Anônimo disse…
PASTOR CIRO,SENTI DE LHE DIZER ESTAS PALAVRAS,RECEBA AI PR.CIRO!

LET US BE GOD'S MARIONETTES!SEJAMOS MARIONETES DE DEUS!
ROBSON SILVA disse…
Ao prezado Pr. Ciro Zibordi, a quem estimo no Senhor,

Graça e Paz vos sejam multiplicadas.

Intentei comentar aqui em vosso blog o post “Considerações sobre Silas Malafaia e a teologia da prosperidade”. Até iniciei uns trechinhos, mas à medida que ia escrevendo minha mente ia desarquivando mensagens que por muito tempo ouvi (embora nunca tenha comprado um DVD ou livro de SM) dos lábios do tele evangelista das massas, ainda muito antes do Vitória em Cristo, e cheguei à uma conclusão, que creio, outros antes de mim já chegaram: este Silas Malafaia, não é o mesmo de outrora.

Por pequeno que é este espaço, preferi publicar tudo ali no PPA...

Faça-nos uma visitinha depois.

Abraços!

Prossigo para o Alvo... Fp 3.14
Tadeu de Araújo disse…
Pastor Ciro,graça e paz!
Não temos dúvidas da coragem, do conhecimento, tanto bíblico quanto secular, do distinto pastor Silas Malafaia.Ele tem prestado,através dos meios de comunicação, um grande serviço ao Reino de Deus.
Ele não deve se esquecer, porém, que não somos o dono da verdade, a palmatória do mundo, e não estamos acima do bem e do mal.
ora, a nosso ver, o melhor caminho para o contraditório, não é o xingamento, o vocabulário chulo,ou outras coisas semelhantes, que, perdoe-nos a franqueza,tão somente revela desequilíbrio de nossa parte.
Há momentos em nossas vidas, por mais destaque que venhamos ter neste mundo,é necessário descer do Olimpo. Do contrário, poderemos chegar a situações irreversíveis.
É bom nunca esquecermos:" A humildade é a mãe de todas as virtudes." "A simplicidade é o último degrau da sabedoria."
Meditemos também: Provérbios 25.11;Colossenses 4.6: Tiago3.13-18.
Em Cristo,
Tadeu de Araújo
claudiopimenta disse…
CEIO que assim como eu toda a igreja do senhor esta sofrendo com a mudança do pastor silas em pregar a falsa teologia da prosperidade


ja tem apologistas combatendo isso

cabe a igreja orar pelo pastor malafaya e pelo pastor ciro alem de todos os demais pastores conhecidos no brasil gente assim como os pastores acima citados compromissados com Deus porem alguns precisando voltar a pregar toda a verdade divina!
Adalberto Junior disse…
Paz e graça Pr Ciro!
É uma pena,vejo o Pr Silas hoje como um homem que perdeu o foco espiritual,pois o evangelho não é poupança,que nos colocamos uma certa quantia e essa volta em dobro.Que Deus toque o coração dele e ele volte a ser o grande Pastor de outrora.
Unknown disse…
Graça e Paz Pr. Ciro, louvo sempre a Deus pela sua vida e coragem na defesa das verdades sagradas, sempre publico em meu Blog, algumas postagens suas, (é claro do jeito que tem que ser).
Eu desde o inicio de minha caminhada fui grande admirador do Pr. Malafaia, mas, de uns anos pra cá estou muito decepcionado e frustrado com os rumos que ele vem tomando, pra mim acabou, desde o dia em que ele se aliou com o Terra Nova(MIR),já fui algumas vezes na igreja dele aqui em Curitiba, mas, percebi que o ritmo que estão tomando é o mesmo da IURD e outras do gênero.
Só tenho a lamentar por ele e discordar da posição tomada por ele.
Que o Senhor continue Lhe iluminando para nos abençoar a cada dia com artigos maravilhosos como este.
Em cristo: Frank Braga
http://frankbragajrna.blogspot.com/
Rô Moreira disse…
Bom demais seu artigo. Paz!
Alessandro de Sousa disse…
A Paz do Senhor Pr.Ciro, parabéns pelo artigo.

Eu sempre gostei de assistir aos programas televisivos do Pr.Silas, mas, é com muito pesar, que, venho digitar algo a respeito dele (não para denegrir a imagem dele, de forma alguma, é simplesmente um comentário).

Em seus programas, só se fala em teologia da prosperidade, sinceramente, suas mensagens já não me edificam em nada. Muitas vezes fico pensando como que uma pessoa conhecedora da palavra de Deus desvia o foco, de tal forma, que é capaz de distorcer a Palavra de Deus para conseguir o que almeja.

Mais, quero aqui, convocar os irmãos para que OREMOS pela vida desse homem, afinal de contas, Deus o escolheu, ele esta se desviando da Palavra de Deus e todos nos somos passivos de cair, não cabe aqui ficarmos julgando. Vamos ORAR pela vida do Pr.Silas, para que ele possa retomar sua plena consciência, pois, ele é um vaso do Senhor, só precisa se encontrar.

Pr. Ciro, mais uma vez, o parabenizo pelo seu lindo trabalho. Precisamos de homens como o senhor, compromissado em pregar somente a Palavra de Deus.
Um forte abraço, que Deus continue lhe abençoando.

Finalizo convocando os irmãos deste blog, que, OREM pela vida do Pr.Silas.
Explanação irretocável.
Celso Gol disse…
A Paz do Senhor Jesus!!
Pela primeira vez vejo uma crítica coerente que não demonstra ira e nenhuma agreção a Silas Malafaia e em alto nível. Parabéns!! edificante.
Valter Miranda disse…
A Paz do Senhor meu amigo Pr. Ciro.
Já há algum tempo notei nos programas do Pr. Silas uma certa aproximação da prosperidade humana, aqui desta terra como por exemplo estampar na capa da Bíblia a seguinte frase: "Batalha Espiritual e Vitoria Financeira" entre outras coisas que a midia publicou como Jatinhos, etc...Uma certa vez falando com um neurocirurgião ele me disse que não devia-se chamar ninguém de idióta, isso porque a grande maioria não sabe o significado desta palavra. Pois bem, em alguns casos é o mesmo que chamar alguém doente mental que não tem noção de nada do que se passa ao ser redor. Um certo pregador disse em sua prédica: "você sabe qual o seu comportamento com 1 milhão de reais na conta?" Sabemos que a Bíblia faz diversos alertas quanto ao dinheiro. Dá inclusive algumas recomendações 1 Tm 6.10,11. A expressão aqui é: "foge". Aqui no Brasil, mais especificamente na região norte, temos vilas inteiras que nunca ouviram falar de Jesus como sendo o Salvador da humanidade, e que fazem alguns "ícones"!!!! Pois bem meus irmãos e amigos em Cristo, vamos orar pelo Pr. Silas para que em tempo ele possa cair em sí e possa decidir voltar. Sim voltar a sã doutrina. A Paz do Senhor Jesus a todos.
Matheus Carrel disse…
OI pastor Ciro tdb?
Mas só pelo fato dele ser da assembléia, não tem o presidente da Assembl[eia para corrigi-lo nisso ?
Eu não sei como funciona essas coisas nas igrejas.
Você não mantem contato com ele? Não poderia falar com ele por email ou por telefone.
Eu acho bonito quando o Silas exorta o Edir macedo. E agora o Silas precisa ser exortado por você. O Silas tomou atitude e exortou o Edir sem o Edir pedir. Você poderia fazer o mesmo, ir até ele e exortá-lo. Creio que Deus vai te usar nisso a fazer com que ele volte lá atrás no erro onde ujm dia caiu.
Não sei se estou pensando errado,mas achei isso. O que você acha ?
.
T+++
Matheus Carrel,

Veja a minha resposta ao irmão Cristiano Pereira de Magalhães.

Um abraço.

CSZ
Amado Ciro
Parabéns.

Lamento que o Pr. Silas tenha entrado pela contramão.
Idiota mesmo é quem prega algo que contraria a Palavra de Deus.

Levy Conde
Xavier disse…
Parabens pastor pela coragem,porque nem todos a teem.
Paz seja contigo amado pastor Ciro.
Régia Veiga Barbosa disse…
Pr. Ciro, parabéns pela matéria. Concordo plenamente!
A teologia da prosperidade está tirando o foco daquilo que é realmente ser cristão.
Obviamente um pastor que chama outros pastores de idiotas, precisa, no mínimo, de um pouco mais de amor genuíno (aquele de I Co 13!). Jesus nos deixou o exemplo a seguir ao não revidar, nem xingar nenhum de seus algozes.
Anônimo disse…
Fabio Pinheiro
Sorocaba, SP

Parabéns pr Ciro.
Danilo Santos disse…
Pr. Ciro,

O sr. foi perfeito na argumentação! Fico muito feliz que tenham grandes homens de Deus que não se deixam levar por essa teologia-fraca que só quer falar em prosperidade e esquece o mais importante: a salvação pelo sacrifício de Cristo.

Parabéns!
Danilo Zanon
http://www.blogcruzvazia.com.br
Anônimo disse…
A paz a todos!
Esta matéria mostra que podemos descordar se desrespeitar.
Sabia mensagem

Raquel.
Laudinei- NEI disse…
Não seria anti biblico "bater mais forte"., não para machucar o Silas mas para alertar suas vitimas.
Mas de forma polida seu texto fez isso. Seu blog é lido por milhares de pessoas e muitas delas precisam serem alertadas. Que Deus continue a abençoar seu ministério;
Excelente consideração pastor Ciro. Silas Malafaia, constantemente tem respondido aos seus críticos de forma destemperada e arrogante. Não é de hoje, que sua postura, suas palavras e seu programa tem causado constrangimentos nos cristãos que realmente entendem que o evangelho é paz, alegria e temperança.
Anônimo disse…
Infelizmente nós evangelicos somos os únicos soldados que atiramos nos aliados. Por que não usar para falar do AMOR de Jesus, por que atacar o maior homem de Deus da nossa geração, por que não podemos nos unir para propogar o nome do Senhor Jesus ?
Anônimo disse…
Peço a DEUS que abençoe o Pr. Silas, que ele consiga voltar a ser oque ele era antes e largue essa maldita teologia da prosperidade....saudades do silas malafaia de 15 anos atrás.(depois que cortou o bigode só Jesus rsrsrs)
Pb Raul Strohmayer disse…
Pastor Ciro, desculpe-me pela expressão chula, mas o senhor matou a cobra e mostrou o "cajado"; excelente texto. Mais uma vez parabéns pastor.
pr eliel silva disse…
pr Ciro Deus continue te dando essa percepição visual auditiva e como defensor dos principios biblicos pois a biblia nos trás varios repaldes dizendo que a prosperidade esta associado a fiselidade e cumprimentos dos estatutos do Senhor deut.28.1 a 15 pr eliel silva ass de Deus minist do Belém guarulhos setor 19
Anônimo disse…
Parabéns Ciro, vou repetir sua mensagem em meu blog, com a devida licença. Faz algum tempo que eu aviso as pessoas que conheço que o Silas Malafaia deixou de pregar o Evangelho. Faz tempo que ele começou a disseminar os próprios interesses por traz de causas comuns aos evangélicos. Abraços colega!
Tambem respeito o pr. Silas, mas a minha admiração por ele diminui a cada programa que assisto e o vejo ser tão grosseiro. Podemos ser contundentes nas discordâncias e gentis nas palavras. Quem não sabe se expressar não merece ser ouvido. Quanto a pregar o evangelho de maneira autêntica já faz um tempo que o referido esta diminuindo o tempo da palavra para vender mais produtos; e cada dia ele prega menos com suas palavras e atitudes. Evidente ser ele muito talentoso, mas nem sempre usa seus talentos para honrar o evangelho.
Anônimo disse…
A paz do Senhor.
Tenho percebido há algum tempo este desvio teológico de Silas Malafaia. Talvez alguém diria: Quem é você para falar de Silas Malafaia. Ora não foi Pedro repreendido por Paulo? Porventura Pedro não aceitou a repreensão? Porventura ficaram inimigos? De modo algum. Vejo este caso como o de Paulo (Ciro) e Pedro (Silas). Concordo com você pr. Ciro e espero que o pr. Silas dê uma resposta bíblica a isto e saia deste caminho antibíblico.
Paz de Cristo a todos.
Auli Júnior disse…
Pr.Ciro,
parabéns pelo texto equilibrado e correto.
Também tenho grande simpatia pelas posturas do pastor malafaia pró-família, e fico entristecido ao vê-lo
negociando bençãos por "sementes".
Mas há algo a mais chocante em sua resposta, leia-mos o trecho;"Deveria até mesmo entregar a credencial e voltar a ser membro e aprender."
Olha a ideia errônea de que existe duas classes de pessoas nas igrejas, os pastores e os outros.
Quando alguns pastores entenderão que são líderes espirituais, e não senhores de um rebanho?
E são líderes à medida que liderem com a sã doutrina bíblica
e não com esta teologia picareta
da prosperidade?
Outra coisa, me parece que falta ao amado Malafaia um dos frutos do
Espírito, a mansidão.
Um fraterno abraço,
Auli Júnior
EfeitoCristao disse…
Meu pastor, a luz do que o senhor declarou, já começamos a orar por vc. Esperamos que o Silas deixe o Espirito Santo ensiná-lo. Sou Professor de EBD e exortamos os nossos alunos, já, a algum tempo a respeito do desvio doutrinário dele. Infelizmente, não o utilizamos, mais , como exemplo nas aulas; porque causa um desconforto(revolta)na classe.
Deus te fortaleça.
- ADMC P.Carreiro.
Muito sabia as suas colocações.
Anônimo disse…
muito bom seu artigo, é esses comentarios que matem os servos de Deus acordados PARABÉNS Pr ciro.
Jônatas O. D. disse…
Acredito que os MAIORES culpados de tudo isso que têm acontecido em nossas igrejas, somos nós mesmos! Afinal de contas, quantas vezes sabemos de erros teológicos e também de ordem moral, por parte de nossos pastores e ficamos "quietinhos", por que não se pode falar do Pastor Fulano, afinal Ele é um homem de Deus, se falarmos dele, Deus vai nos castigar, e tudo isso que ouço as pessoas falarem desde a minha infância e que é muito comum nas Assembleias de Deus(Isso é quando o crítico não é taxado de rebelde de uma vez!). Me perdoe se estiver errado Pastor Ciro, mas acho que muitos pastores em nossa denominação já deveriam ter "tomado um cartão vermelho" há muito tempo! Temos origem "protestante" mas não sabemos o que é "protestar"! Tenho muitas dúvidas quanto a isso também, às vezes parece difícil discordar de certas posturas de indivíduos e ao mesmo tempo não entrar em conflitos pessoais, às vezes acho muito difícil também entrar no ministério sem se chocar diretamente com o meu próprio Pastor, devido algumas de suas posturas! Me perdoe por usar este espaço para entrar neste tipo de discussão mas gostaria de uma opinião do senhor neste assunto: Como entrar no meio ministerial atual(a cada dia mais corrupto, infelizmente) mantendo uma postura contrária aos erros, excessos, e desvios teológicos absurdos que temos visto!
Peço-lhe encarecidamente, que me responda. Sei que é muito ocupado, mas se Deus tocar no seu coração, peço-lhe a sua ajuda, reconhecendo-o como ministro comprometido com a sã doutrina.

A Paz do Senhor!
Deus lhe abençoe, Pastor Ciro!
Anônimo disse…
Concordo com o senhor.
Anônimo disse…
Só achei que você demorou muito a se posicionar a respeito de Silas Malafáia, a quem, permita-me, por favor, não mencionarei como pastor. Francamente, como irmão em Cristo, quero te comunicar que já tinha passado da hora, e esse seu texto poderia ter sido publicado há, pelo menos, uns 3 anos atrás. Um Valdomiro Santiago criticando Malafáia é um pelo outro, mas você tem autoridade espiritual para dar peso à sua exposição bíblica.

Temor sim, porém medo jamais. Malafáia se transformou em um líder implacável, tirânico e sedendo por poder, sempre mais poder. Ele vê o mundo classificado de duas formas: aqueles que estão com ele e, portanto, com Deus, e os que são de satanás, onde estarás classificado a partir desse excelente e bem fundamentado texto, quer você queira, quer não. O Leviatã no qual ele se transformou não o permitirá enxergar-te de maneira diversa, mesmo tendo você se expressado de forma extremamente genntil e cordial. Não importa: a visão maniqueísta e hiperautoritária que ele hoje possui não permite qualquer grau de flexibilidade.

Seu ministério, um dia frutífero, hoje tem os mesmos moldes dos impérios religiosos neopentecostais. Sua teologia, mesmo ele sendo não poucas vezes arrogante, é rasteira, para não dizer subterrânea. O que ele chama de "meus livros" não se elevam nem a condição de artigos. O jeito de falar, que ele diz ser seu temperamento, é agressivo ao extremo, chegando a ser violento, tanto com as bandeiras que defende quanto a qualquer crítico dele, ainda que intelectualmente honesto, íntegro e sincero.

Quando alguém não se deixa mais exortar significa dizer que os canais de modelação pelo Espírito estão fechados, e entendo que infelizmente Silas Malafáia alcançou esse patamar. Portanto, penso que seu texto atingirá muitas pessoas que precisam de fontes confiáveis para formação de opinião, mas não terá nenhum valor nem para o próprio (quisera que tivesse) nem para os que estão debaixo da dominação carismática dele, como bem já ensinava o velho Max Weber.
Edson Silva disse…
...Mas como você acha Pr. Ciro que ele conseguiu construir e reformar igrejas pelo nosso Brasil a fora, programas de rádios e tvs, canal fechado, jornal, revistas, livros e ai vai...O povo esta sedento por algo mais, pouco se fala na Volta de Jesus, não se fala em milagres, não se fala mais em cura, não se fala em Batismo, mesmo porque isso não enche os cofres das igrejas e nem sequer isso da popularidade.
Se fossemos uma empresa eu diria que “prosperidade” seria nosso carro chefe, o produto que vende, o produto que nos tira do vermelho, produto que veio para ficar, a tacada certa, o marketing perfeito etc... Principalmente sem tem um orador de “peso” um comunicador de referência, um argumentador de elite, um pregador de “nome” um visionário “da riqueza”.
Mas como um bom articulador eles se preparam, eles estudam, eles vão atrás daquilo que acreditam se aperfeiçoam a cada dia, por essa razão esse movimento cresce a todo o momento.
E cadê os pastores que oravam e os milagres aconteciam? Cadê a igreja de oração? Onde esta o pastor de visita em seu lar, cadê os pastores que não mentiam cadê esses homens que era realmente conhecido “homens de DEUS” cadê os pastores que pregavam e viviam o que pregavam como por exemplo “fofoca” não aceitavam e não compactuavam de forma alguma, cadê os pastores do verdadeiro “chamado”, cadê esses homens que se preparavam e tinham uma intimidade para falar de DEUS e as coisas aconteciam.
Sumiram e deixaram uma laguna “brecha” uma entrada grande para os novos empreendedores a tão famigerada “teologia da prosperidade”
Saudades Pra. Oda Peçanha da 3º IEQ de Curitiba, Pastor José Pimentel de Carvalho Assembleia de Deus em Curitiba, Pr. Júlio Rosa da Quadrangular em Curitiba, Pr.
ICHTUS disse…
"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” II Cor. 13:8

Ouvi este versículo verberado pelo próprio Pastor Silas. Uma pena que a verdade não importa mais.

É lamentável concluir que um grande formador de opinião escolha o caminho da prosperidade que já há muito tempo substituiu a mensagem do evangelho, contribuindo para que os perdidos não encontrem o caminho da salvação.

Com isso, as igrejas que pregam a verdade acabam sendo sufocadas, estereotipadas e consideradas atrasadas.

Por fim, os incautos que não estudam a Palavra de Deus são presas fáceis, contribuindo para a prosperidade desses líderes. Acredito que logo o ministério do Pr. Silas se mistificará, eivado de erros e práticas supersticiosas (como vemos por aí) além de práticas gedozistas.

É o parecer.

Maranata!

Wilson Schneider Amaral - IEADC.
Anônimo disse…
Palavras de Jesus:

"Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: Você não vale nada será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno." Mt 5.22 (NTLH)

Cristiano Sales Cortez.
Anônimo disse…
Faz tempo que silas malafaia deixou de ser pastor de homens para ser pastor de bens...
jorge melo disse…
Com certeza e com respeito, o Pr. Ciro se dirigiu ao Pr. Silas, conforme o que está escrito em 2 corint. 13.8 " Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade"
e acredito que o Pr. Silas como ainda o considero como homem de DEUS, receberá esta palavra do Pr. Ciro com humildade e como uma palavra amiga, e creio ainda que ele irá parar um pouco e fazer uma reflexão das suas atitudes diante do MESTRE JESUS.

Afinal de contas, sabemos que CRISTO está sempre pronto para orientar, ajudar e santificar ainda mais, todo aquele a quem a ÊLE vier.

Mais uma vez, DEUS abençõe o Pr. Ciro por esta iniciativa ( que muitos obreiros não tem ) com palavras sábias, tentar ajudar e chamar para uma reflexão um companheiro do Ministério Pastoral, que servem e adoram ao mesmo DEUS e SALVADOR em CRISTO JESUS, , e que esta atitude do Pr. Ciro, sirva de exemplo aos demais obreiro e irmãos que ao contrário disto, só fazem mesmo criticar o Pr. Silas, e são isentos da compaixão de uns pelos outros que o MESTRE ensinou e deseja de todos nós.

EM CRISTO

Recife - Pe.
ICHTUS disse…
A Paz do Senhor,

"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” II Cor. 13:8

Ouvi este versículo verberado pelo próprio Pastor Silas. Uma pena que a verdade não importa mais.

É lamentável concluir que um grande formador de opinião escolha o caminho da prosperidade que já há muito tempo substituiu a mensagem do evangelho, contribuindo para que os perdidos não encontrem o caminho da salvação.

Com isso, as igrejas que pregam a verdade acabam sendo sufocadas, estereotipadas e consideradas atrasadas.

Por fim, os incautos que não estudam a Palavra de Deus são presas fáceis, contribuindo para a prosperidade desses líderes. Acredito que logo o ministério do Pr. Silas se mistificará, eivado de erros e práticas supersticiosas (como vemos por aí) além de práticas gedozistas.

É o parecer.

Maranata!

Wilson Schneider Amaral - IEADC.
Danielle Berriel disse…
Que falta está fazendo o Pr.Santos na vida do nosso querido Silas, começou a andar com as próprias pernas já vem tropeçando em enganos...

Danielle Berriel
Danielle Berriel disse…
Que falta está fazendo o Pr.Santos na vida do nosso querido Silas, começou a andar com as próprias pernas já vem tropeçando em enganos...

Danielle Berriel
Professor Érick disse…
Pastor Ciro, posso por esta postagem em meu blog?
O senhor autoriza?

www.ebdbrasil.net
ANNA MATTOS disse…
Vc está mais do que certo meu caro. O problema é que nós como cristãos parecemos os competidores do BBB = Bobagens e Besteiras para Babacas. Ao invés de ficar nos degladiando entre nós, deveríamos, a muito tempo, estar de acordo com as Escrituras, nos amando, nos ajudando, nos exortando, nos redarguindo entre nós com mansidão e lucidez. Mas fica um querendo ser melhor do que o outro e daí perdemos os nossos pastores pro diabo, pq muitas vezes, são idolatrados tanto, que esquecemos que a cada erro por eles cometido, cabe a nós (Corpo de Cristo = IGREJA) corrigí-los antes que o mal cresça. Gosto do Pastor Silas Malafaia, desde pequena, seus sermões já me edificaram muito, ele me ensinou muito de DEUS, porém, nos últimos tempos, ele tem me decepcionado demais nesse aspecto. Só que eu, tenho orado por ele e mandado recados, aos quais nunca recebi uma resposta, mas tb não perco a esperança, sempre exortando-lhe mais ou menos assim: "Querido Pastor Silas Malafaia, lembre-se do seu 1º amor e em que momento te desviastes do real propósito de DEUS em sua preciosa vida". Pouco importa se ele me chamar de IDIOTA, pois vou oferecer-lhe a outra face, como Jesus Cristo me ensinou e vou continuar orando e o exortando. Já imaginaram se todos nós fizessémos isso juntos em amor? Acredito que ele já tinha caido na real e voltado a ser o Homem de Deus completo que um dia fora há muito tempo. Shalom Adonai!!!
Izaldil Tavares de Castro disse…
Pr. Ciro, a Paz do Senhor Jesus.
Mais uma vez reitero a atenção que dou aos seu escritos: verdadeiros estudos da Palavra.
Quanto ao assunto em pauta, imagino a dificuldade que o irmão sentiu para expor seus argumentos. Não foi fácil, seguramente! Mas, importa servir a Deus (At 4:19-20).
De fato, a Bíblia ensina a "membros" e a "pastores" a não se darem a torpezas (Ef 4: 29; Ef 5: 4; Tt 1: 7-8).
Além disso, para mim, guardadas as instruções bíblicas, tanto "membros quanto "pastores" somos todos MEMBROS DO CORPO DE CRISTO; Assim, a palavra "membro" não serve para destacar orgulhosamente uma posição hierárquica, já que denota soberba.
Bem, resta-me pedir a Deus que lhe conceda sempre sabedoria para proclamar o que é bíblico, porque isso salvará a muitos. Abraço.
Valter Miranda disse…
Em tempo.

Quanto ao pastor Silas representar os Evangélicos em determinados assuntos como a PLC 122, aborto, etc... eu particulamente não concordo, visto que, assim como ele se refere a algumas pessoas (irmãos em Cristo) como idiótas, o que mais não poderá dizer ou fazer ? Acredito que temos muitos irmãos capacitados no seio da Igreja.
A Paz do Senhor a todos.
Pr. Ciro.

Uma observação nas palavras do texto em foco: houve um tino preciso ao explicar os verbos “conformar” e “contentar”. Talvez, comparável a pedra de Davi, com a direção certeira na testa do Golias:

"Concordo que todo o extremismo é perigoso, como disse Silas. Não é porque sou contrário à teologia da prosperidade que serei, por causa disso, favorável à teologia da miséria. Afinal, a Bíblia diz que devemos nos contentar com o que temos, e não nos conformar com o que temos (Fp 4.11-13; 1 Tm 6.8-10). Conformar-se é uma coisa. Contentar-se, outra. Posso estar contente com um carro velho, pois o contentamento vem do Senhor. Mas não preciso me conformar com isso, pois Deus pode me dar um carro melhor."

Usei o parágrafo em meu blog.

As Bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja
http://belverede.blogspot.com/2012/01/ebd-2012-bencaos-israel-igreja.html

Finalizando. O quê matou Golias? Foi a pedra ou foi a degola?

E.A.G.
Belverede
Paulo Ceroll disse…
Pr. Ciro,

1. Graças a Deus que no Cristianismo há essa possibilidade de “repreender ao sábio, para que ele se torne mais sábio ainda”. O apóstolo Paulo cumpriu seu dever para com a Igreja de Cristo, quando citou e repreendeu a Pedro. O senhor está citando-o agora, mas as Assembléias de Deus há muito deveria tê-lo feito, desde quando deixou de combater para aliar-se aos propagadores do Gedozismo (no Brasil) e, agora, a (falsa) teologia da prosperidade tupiniquim esposadas pelo Mais-Cedo, Acerte-Soares e Triunfalistas & Cia.

2. A generosidade e o altruísmo são virtudes raras. Sem “contrapartida” a multidão não coopera. E é isso que nutre esses ensinos falsos.
Caro Valter Miranda,

A paz do Senhor.

O preparo e a capacidade do pastor Silas Malafaia para debater os tais assuntos em audiências públicas são inquestionáveis. Mas eu também penso que, se ele tiver cuidado com o linguajar, terá melhor êxito, visto que seus argumentos são muito convincentes.

Em Cristo,

CSZ
Pr. Marcelo Melo disse…
Pr. Ciro,
Concordo c/ o que foi dito pelo senhor à cerca do senhor Silas Malafaia e a famigerada Teologia da Prosperidade, só me permita discordar do senhor sobre o que está escrito no 1º parágrafo de sua argumentação, falo isso como Pastor, e sobretudo como Cristão brasileiro, quem o autorizou a falar em "MEU NOME" nisso que ele chama de "MOVIMENTO CONTRA O PL122"? Eu penso que o papel dele não está diferente ao dos ativistas gays que defendem o outro lado, estão todos querendo "SOBRETAXAR" o acontecimento e conseguirem o mais buscam, qual seja, atrairem a tenção p/ os projetos escusos que buscam emplacar.
Sei que o senhor é um renomado escritor e pregador do evangelho, mas se ler no meu blog, o artigo sobre o PL122, vai entender bem o que esses movimentos, sejama eles contrários ou favoráveis ao PL112 representam em suas verdadeiras intenções.
Pr. Marcelo Melo
Anônimo disse…
Boa tarde Pastor Ciro
Para mim, está tudo bem claro:
Malafaia sabe muito bem o que é "teologia da prosperidade" e suas diabólicas conseqüencias. Entretanto, amou mais o presente século, dando oportunidade aos ambiciosos desejos de seu coração em detrimento às verdades eternas. Em outras palavras, gosta muito de dinheiro e seus prazeres transitórios...
Em Cristo,
Alan de Barros
alderi disse…
a paz do Senhor!
embora vejo plenamente a sua desaprovação sobre a teologia da prosperidade eu tenho que descordar de uma colocação sua falando de fp 4:11-13 não vejo em tais versiculos uma forma de colocar o ato de não conformarmos com o que temos.
vejo isto como um ato consumista. paulo diz que devemos estar contentes com o que temos e não vejo em outro lugar de algum modo de não nos conformarmos com o que temos. não se conformar com o carro velho, na minha opnião só se ele lhe causar prejuizos ou precisa de outro para assim fazer a obra de uma maneira melhor.
crio sim que Deus pode abençoar materialmente alguem mas creio tambem que se Deus te abençoou financeiramente é para que vc possa ajudar o seu próximo. sem mais delongas. amem
Hellen NSL disse…
Concorto com o Pastor. Digo até que colaborava com o ministério de Silas Malafaia mensalmente por que sempre gostei das suas pregações e sei o quão importante essas pregações tem sido para a vida de muita gente. Entretanto depois que vi um apelo para um depósito de R$900,00, depois que ele virou a casaca nas eleições de 2010... Deixei de contribuir, é uma pena um pastor tão esclarecido, cair numa armadilha que ele avisava tanto para não cair.
Valter Miranda disse…
Meu amigo,

Sim, eu entendo o que diz sobre capacidade inquestionável do Pr. Silas. Nesse quisito concordo contigo(ele tem mesmo). Isso por si só não resolve, ao contrario, pode até ser um problema, uma vez que a pessoa pode subir num pedestal do orgulho e se achar acima de todos. A pessoa pode se estribar em seus próprios conhecimentos. A somatoria de uma pessoa não pode ser media somente pelo que conhece tecnicamente (dentro da Bília) para representar o todo. Aliás, quanto mais frutos a árvore tem, mais seus galhos abaixam-se(e não sobem). Um grande abraço a você e a Paz do Senhor.
OK, caro Valter.

Mas é preciso considerar o que eu falei sobre as qualidades do pastor Silas Malafaia à luz do que está no último parágrafo: "Sinceramente, penso que o pastor Silas Malafaia é um grande comunicador, uma pessoa muito influente. Gostaria muito que ele fosse mais equilibrado, coerente e adotasse uma conduta em tudo pautada nas Escrituras. Lamento — lamento muito mesmo — por ele ter abraçado a teologia da prosperidade e por usar impropérios contra quem se lhe opõe. Se usasse os dons que Deus lhe deu e o seu carisma para pregar o Evangelho de maneira contundente, com verdade (Jr 23.28), seria muito mais respeitado por cristãos e não-cristãos".

Ou seja, ele é a pessoa mais capacitada para tratar dos mencionados assuntos, a meu ver, visto que conhece bem a matéria e possui grande desenvoltura, não se intimidando com ataques pessoais, plateia inflamada, etc. Não é fácil participar dessas audiências públicas. Por outro lado, se ele tiver autocrítica, refletir e melhorar, terá muito mais êxito.

CSZ
LUIZ GOMES DE SOUSA disse…
Graça e Paz..
Concordo com você Pastor, em gênero, número e grau. Sou colaborador financeiro do Pr. Silas e o considero um homem de Deus imprescindível para o meio evangélico brasileiro. Ele preenche com propriedade uma lacuna, sendo uma voz que clama em meio a omissões significativas por parte das nossas igrejas evangélicas. Sua língua ferina tem realizado estragos consideráveis na comunhão evangélica nacional. Bem que ele poderia assimilar os golpes que recebe de forma mais mansa, seguindo em frente sem se preocupar com opositores. Por outro lado os princípios de prosperidade presentes em grande parte da teologia pregada são, indiscutivelmente, bíblicos. Todavia há uma inversão de valores quando se coloca a prosperidade como um fim em si mesma, invertendo-se o IDE de Jesus Cristo, para se declarar a boa vida material como objetivo precípuo. Não por mero acaso a pregação da realidade do inferno, da vinda de Cristo e do arrebatamento da Igreja tem sido olvidados dos púlpitos das igrejas. o Pr. Silas é, indiscutivelmente, um homem que tem contribuído decisivamente para a causa evangélica nacional. Creio que nossas orações poderão mover o Espírito Santo para que ele aceite admoestações, reflita e corrija o rumo de seu ministério. Afinal existem causas espirituais mais importantes que a expansão quantitativa do Ministério Vitória em Cristo, enquanto instituição.
Apologeta disse…
Meu amado Pastor Zibordi! Paz do Senhor dos Exércitos!

Concordo com sua postagem em parte. Sei que realmente o irmão possui vasto conhecimento bíblico e piedade pessoal suficiente para emitir tal crítica equilibrada. Mas ao mesmo tempo creio que o referido pastor encontra-se enquadrado em Apocalipse 3:1. Não podemos tratar pessoas que se encontram na situação dele como um irmão em Cristo, pois eu já ouvi o mesmo dizer que já escutava as heresias de Morris Cerullo há uns 15 anos atrás. Só por essa fala, percebemos que ele vinha se deixando infectar há muito tempo!

Tratá-lo como um cristão desavisado, menino inconstante que é levado em roda por todo vento de doutrina e que deveria já ser mestre pelo tempo, mas ainda se nutre do leite racional não falsificado (Hebreus 5:12-14; I Pedro 2:2) é minimizar extremamente sua situação.

É trágica a situação deste que um dia foi um grande homem de Deus, mas que se tornou um servo da corrupção, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro, desviou-se do santo mandamento que lhe fora dado e voltou ao vômito tal qual cachorro e ao espojadouro da lama tal qual a porca (II Pedro 2:19-22)

Apologeta!

Evangelista Eduardo França é autor do DVD: Milagres: De onde eles procedem? (Categoria: APOLOGÉTICA. (À venda nos sites: CACP, MCK e MERCADO LIVRE). Co-Fundador e articulista do blog Guardian Faith: www.guardianfaith.blogspot.com
Anônimo disse…
O pastor Silas, pregava para Cristão e foi muito usado antes de sucumbir a este nefasto evangelho da prosperidade, mias um pouco e ela começa a vender, martelo, cajado, sabonete e outros utensílios, começou com a numerologia gospel para ofertas, logo pula para objetos.
Luiz Peres
Anônimo disse…
A Paz esteja contigo Pastor Ciro ...

Concordo em algumas partes contigo e acho que nós como CRISTÃOS devemos dosar nossas palavras, Pórem muitos hoje em dia se sentem ofendidos quando um Pastor diz a verdade, Afinal a Palavra de DEUS muitas das vezes nos constrangem pois ela vai alem do que podemos imaginar... Acho que vivemos em uma época que não a nada a fazer a não ser pregar o evangelho, afinal não há mais tempo de ficarmos discutindo assuntos vãos sendo que há muitos que estão Morrendo (fisicamente, espiritualmente, etc).
Agradeço pelo momento de palavras.

A Paz e uma Ótima semana.

Paulinho
cleiton santos disse…
CLEITON.

Como muitos , eu dIgo o mesmo !
muito bom !!!
UM GRANDE ABRAÇO.
cleiton santos disse…
Como muitos aqui eu digo o mesmo, muito bom !

Um grande abraço.
BRILHANTE CONSIDERAÇÃO - COM ÉTICA, EDUCAÇÃO E BÍBLICA; AO CONTRÁRIO DO PASTOR SILAS. Silas Malafaias quer ser, mas não é. "É como um sino que tine" e mais nada. Fundou seu próprio ministério por quê? Ainda tem a audacia de colocar o nome da Assembleia de Deus como tanto outros que seguiram seu modelito, querendo uma religião para o seu "gostinho", é um absurdo! Sempre quando vejo Silas na TV, imediatamente mudo de canal, porque o homem é chato e destetável. Escandaliza a CGADB, só depois que saiu de lá - fala-se de corrupção, mais o maior corrupto é aquele que deixa seu ministério e vai criar um outro - agora encontra-se deturpando a Palavra de Deus, isto é uma vergonha!
BRILHANTE CONSIDERAÇÃO - COM ÉTICA, EDUCAÇÃO E BÍBLICA, AO CONTRÁRIO DO PASTOR SILAS MALAFAIA, QUE NÃO TEM NENHUM DESSES PRINCÍPIOS. ALÉM DE HÉRETICA, A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE FALSIFICA O SENTIDO DA PALAVRA DE DEUS(I PEDRO 1.20). A BILBIA NÃO É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO, MAS O QUE MUITOS ESTÃO FAZENDO, PRINCIPALMENTE AS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS É UM ABSURDO: AS OFERTAS E DÍZIMOS É UM ATO DE ADORAÇÃO E GRATIDÃO A DEUS, E NÃO O QUE O PASTOR SILAS E SEUS COMPASSAS ANDAM FAZENDO. E QUANDO É INTERNACIONAL, AI É QUE CHAMA MESMO A ATENÇÃO DO PÚBLICO. A IGREJA FUNDADA POR SILAS NÃO PASSA DE UMA MERCADORIA BARATA!
Adrian disse…
Glórias a Deus, pastor Ciro. Aplaudo de pé sua argumentação.
Realmente o Silas Malafaia já foi muito, muito melhor. Ele ainda as vezes faz alguma excelente pregação bíblica e cristocêntrica, mas na grande maioria não.
Por outro lado eu também já estava cansado (pra não dizer coisa pior) daqueles blogs que falam impropérios absurdos contra ele, usando de palavras tão ou até mais grosseiras do que as do próprio Silas.
Excelente argumentação, não acrescento nem tiro nada.
Que Deus continue te usando pastor.
Marcos Matos disse…
A paz do Senhor,
Pr Ciro, permita-me citar um trecho do livro do Pr M. L. Jones (Estudos no Sermão do Monte)a respeito dos pobres de espírito.
"Sem embargo, essa bem-aventurança nem ao menos é popular na igreja de nossos dias. Era isso que eu tinha em mente instantes atrás, quando lamentei o grande e evidente contraste entre boa parte daquilo que ocorre hodiernamente na igreja e aquilo que sucedia na igreja de séculos passados, mormente na época dos puritanos. Nada existe de tão 'anticristão', na moderna igreja cristã, como essa conversa insensata a respeito da 'personalidade'. Você ja observou tal coisa? Já notou essa tendência de se falar sobre a 'personalidade' dos pregadores, quando então são usadas frases como esta: 'Aquele homem possui uma maravilhosa personalidade'? Incidentalmente, é trágico observar-se como aqueles que assim se manifestam parecem definir o que entendem por personalidade. Geralmente trata-se de algo puramente carnal, porquanto está em foco mera questão de aparência física.
O que ainda é mais grave é que essa atitude geralmente alicerça-se sobre a confusão que tantos fazem, por um lado, entre a autoconfiança, a auto-segurança e a auto-expressão, e, por outro lado, a verdadeira personalidade de um individuo. De fato, vez por outra tenho percebido a tendência de nem ao menos ser levada em conta aquela virtude que a Bíblia reputa como a maior de todas as virtudes, a humildade. Já ouvi pessoas discutindo em alguma comissão, a respeito de algum candidato, e dizendo algo assim:'Sim, ele é muito bom; mas é um tanto ou quanto destituído de personalidade'. Não obstante, a minha opinião sobre aquele candidato em particular era que se tratava de um homem modesto. Atualmente, nota-se com maior clareza a tendência de ser exaltada certa agressividade, uma determinada confiança própria, justificando-se o uso que um individuo esteja fazendo de si mesmo e de sua personalidade, procurando colocar-se em posição de evidência, ou, conforme diz aquela expressão horrível, 'procurando impor-se'. A propaganda, que de maneira crescente está sendo utilizada em conexão com o trabalho cristão, proclama essa tendência em altos brados. Quando se leem os relatórios das atividades dos maiores obreiros cristãos do passado, dos maiores evangelistas e de outros, pode-se observar quão modestos eles se mostravam. Hoje em dia, entretanto, estamos passando por aquilo que é a quase total reversão dessa antiga atitude. A promoção própria, ou o emprego de muitas fotografias, estão ambos sendo postos em primeiro plano.
Qual é a significação dessas coisas? Paulo declarou: 'Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor...' (2Co 4.5). Conforme esclareceu o apóstolo, quando ele esteve em Corinto, fê-lo em '...fraqueza, temor e grande tremor...' (1Co 2.3). Paulo não subia na plataforma com uma atitude confiante, seguro e desembaraçado, dando a impressão de ser alguém dotado de forte personalidade. Pelo contrário, as pessoas comentavam a seu respeito: '...a presença pessoal dele é fraca, e a palavra desprezível' (2Co10.10). Inclinamo-nos demais por nos afastarmos da verdade e do padrão das Escrituras. Infelizmente, a Igreja anda cedendo muito espaço para que o mundo e os seus métodos influenciem e controlem as suas atitudes e a sua vida diária. A 'humildade de espírito' não é popular nem mesmo dentro da igreja, conforme acontecia antigamente e sempre deveria ser o caso. Os crentes precisam repensar acerca dessas questões. Evitemos aceitar as coisas pela mera aparência; acima de tudo, evitemos ser cativados pela psicologia mundana; e tomemos consciência, desde o início, de que estamos dentro de um reino diferente de tudo quanto pertence a este 'presente mudo mau'".
Dr. Martyn Lloyd-Jones, Estudos no Sermão do Monte.
Blog do Bader disse…
BEM COLOCADO AS CONSIDERAÇÕES, OREMOS PELO PASTOR SILAS QUE É UM HOMEM INFLUENTE, QUE ELE VOLTE AS PRIMEIRAS OBRAS E VOLTA A FAZER OBRA PRA QUAL FOI CHAMADO.

COM TRISTEZA, QUE VEJO ELE CHEGAR A ESSE PONTO.

ATT.
JUCIELDE PEREIRA, NATAL/RN
Elder Morais disse…
Nobre Pr. Ciro, louvado seja Deus que tem cuidado de cada um de nós. Se o nosso querido pastor Malafaia (pessoa que admiro pela firmeza dispensada a outros temas), lê este artigo com temor, e, sobretudo humildade, não será levado pela ira ou pelo descontrole. Li, reli e concordo quando mencionas que tudo tem um limite e que a personalidade e temperamento devem ser controlados pelo Espírito Santo, ainda mais um líder chamado por Deus. Gosto dele, mas vejo exagero na maneira como ele se posiciona às vezes (especificamente neste ponto). Amado, postagem pertinente e relevante, onde não há ofensas ou malícias, mas o cuidado de Deus para com a sua igreja. Parabéns, pela postura ética e respeitosa.
João Honorato disse…
O Silas tá aprendendo com o outro desviado Caio Fábio, que em um de seus programas usou de palavras chulas para criticar aos pastores. Cadê as palavras temperadas com sal, segundo a Bíblia, Colossenses 4.6??
David de Deus disse…
A paz do Senhor pastor Ciro.

É lamentável. Ele tem sido influenciado por M.C. e M.M., assim como um certo telemissionário o foi por K.H.

Quando um desses vem ao seu programa é "unção financeira", "dom da medida extra"...
Quando nós observamos o que essas mensagens realmente estão dizendo, o resumo é:
1- Existe certo "dom", certa "bênção".
2- Deus quer te dar esta "bênção".
3- Deus vai te dar esta "bênção se você enviar a sua oferta para NÓS!
Ou seja, além de essas "bençãos" serem recebidas por PAGAMENTO EM DINHEIRO, eles são os mediadores (aliás até chegam a dizer: "EU vou liberar sobre você!").
As verdadeiras bênçãos são pela graça e recebemos EM CRISTO (Ef 1.3).
Louvo a Deus pelas lições bíblicas CPAD deste trimestre que falam sobre a verdadeira prosperidade!

Que Deus tenha misericórdia do pastor Silas e ele seja influenciado por Aquele que realmente foi O HOMEM MAIS SÁBIO DA TERRA - JESUS CRISTO.

David de Deus
Amado Pr Ciro,
a paz do Senhor...
muito me entristece ver e ouvir o Pr Silas defendendo a Teologia da Prosperidade,já que sempre o admirei por ser um combatente ativo dessas heresias.O pior é que sabemos que ele é muito influente no "meio cristão evangélico",e por causa dessa influência, muitos estão aderindo essa "teologia".Mas louvo a Deus pela sua vida,e, espero que o Senhor continue sendo um defensor das verdades doutrinárias.
Com admiração;Júnior Wiermann.
ME DESCULPEM , MAS DÁ VERGONHA EM SABER QUE Silas Malafaia pertenceu as Assembleia de Deus, tem feito vergonha com sua descarada maneira de falar usando jargões chulas e dizendo ele denunciar a corrupção evangélica e desmascarar este ou aquele, tem sido um meio de escândalo e profanação diante dos impios.
o Crente que se preze deve se desviar de seus ensinamentos e doutrinas que tem mais intensões perversas e diabólicas do que simples evangelho, então tudo que foi ensinado durante estes 100 anos de assembléia de Deus aonde homens de Deus usados por Deus nos ensinaram, cai tudo por terra , simplesmente por que alguém usa a mídia para despregar tudo o que foi pregado!!!!!!!
Anônimo disse…
Bom dia Pastor Ciro

O que está acontecendo com o pastor Silas Malafaia é muito triste e lamentável. Um servo de Deus como ele não pode dar vitória ao inimigo. Vamos orar por ele meus irmãos, para que nosso Senhor Jesus coloque-o novamente no caminho reto. Não vamos assistir de camarote o declínio de um homem de Deus, que em vários momentos nos encheu de orgulho. Vamos unir e orar por ele (Mateus, 18:20)
Anônimo disse…
É muito triste ver o pastor Silas Malafaia que sempre foi um grande Homem de Deus seguir o caminho da prosperidade material, ao invés da espiritual. Este nos deixa o exemplo de que não somos nada sem a presença do espirito de Deus em nossas vidas, caso contrário o inimigo buscará "brechas" para nos derrubar.
Anônimo disse…
REALMENTE ELE ESTÁ INDO PRO CAMINHO ERRADO E SE DEIXANDO INFLUENCIAR POR TEÓLOGOS MILIONÁRIOS, MAS AO INVÉS DE CRITICÁ-LO VAMOS ORAR POR ELE PESSOAL, CASO CONTRÁRIO SURGIRÁ OUTRA IURD. MAS TUDO ISSO CAIRÁ POR TERRA EM NOME DO NOSSO SENHOR E SALVADOR "JESUS CRISTO". FIQUEM COM DEUS!
Sam disse…
Lendo os comentários observei que muitos ainda intercedem pelo Malafaia, porém, lembremos que ele entende muito bem de bíblia, e, se optou por associar-se com os americanos já citados,(MC-MM),e suas técnicas de numerologia para arrecadar dinheiro de incautos, tornou-se "farinha do mesmo saco". Paulo já ensinou em, I Cor.5:11- "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais". Quem esta atualizado sabe que esses americanos possuem algumas (e outras) dessas características citadas pelo Apóstolo Paulo, aliás, o Malafaia também possui. Analisando o texto de Romanos cap. 1. temo que o Malafaia já tenha sido entregue (por Deus) a um sentimento perverso, por isso anda fazendo coisas que não convém, estando cheio de contenda, engano, soberba, presunção... Que Deus tenha piedade.
Pr CLEMENTINO disse…
Pr Ciro, Louvo a Deus por sua vida, pois tenho visto que és verdadeiramente um grande defensor da palavra de Deus. Que o Senhor Jesus sempre te ilumine e o use para combater estas heresias que estão se propagando no meio cristão.
maciel disse…
sou totalmente contra a foma da prosperidade pregada pelo Pr Silas e sua turma , infelizmente as suas pregações sempre encontrara pessoas que por falta de conhecimento bíblico seram levados por ventos de doutrina
quero deixar no livro de proverbio
Cap. 30 vs 8 e 9
FRANCISCO SILVA disse…
A MATÉRIA ME PARECE UM TANTO PROVOCANTE PORÉM, É BEM VERDADE QUE ALGUNS PASTORES JÁ SE DESVIARAM DA FÉ.QUANTO AO MALAFAIA DEVO LHE AGRADECER POR TER PASSADO UMA SEMANA EM AGUAS DE LINDÓIA COM TODAS AS DESPESAS PAGAS PELO SEU MINISTÉRIO,TUDO DO BOM E DO MELHOR LÁ APRENDÍ LIÇÕES DE LIDERANÇA PARA TODA A MINHA VIDA,LÁ ENTENDÍ TAMBÉM POR QUE AS VEZES SE PRECISA INSISTIR COM OS CRENTES PARA COLABORAR COM O QUE EDIFICA.AQUI NA IGREJA ASS,DE,DEUS TEM PASTORES QUE COMEM OS DÍZIMOS TODO E OS SEUS FILHOS ESTRAGAM O QUE SOBRA EM ORGIAS,AQUI TEM CRENTES QUE NEM VENDO JESUS ABRE MÃO PARA OFERTAR.PORTANTO O QUE PENSO É QUE TODO MUNDO É LIVRE PARA TUDO ATÉ MESMO PARA DAR UMA OFERTA MISSIONÁRIA AO PASTOR MALAFAIA, INDEPENDENTE DE COMO PEDEM. ESTAMOS CANSADOS DE SABER QUE SÓ COLHE QUEM PLANTA QUEM NÃO PLANTA SÓ COME SOBEJO.QUANTO AO SEU LINGUAJAR?CADA UM DARÁ CONTA DE QUALQUER PALAVRA OCIOSA QUE SAIR DOS LÁBIOS A DEUS.ANTES DE IDENTIFICAR O DEFEITO DOS OUTROS DEVERÍAMOS PUBLICAR OS NOSSOS DEFEITOS PARA SABER DO POVO O QUE TAMBÉM PENSAM DE NÓS.JÁ PENSOU SE NO BLOG OS PASTORES IDENTIFICASSEM OS SEUS DEFEITOS NUMA ENQUETE TIPO ASSIM:SOU PASTOR MAS COBIÇO UMA JOVEM DA IGREJA.SOU PASTOR MAS TENHO UM CASO COM A VIÚVA FULANA,SOU PASTOR MAS NEGOCIEI OS VOTOS DA IGREJA COM POLÍTICO TAL.SOU PASTOR MAS TENHO INVEJA IMENSA DO MEU AUXILIAR QUE É USADO MAIS DO QUE EU,ETC MEDITEM COMO SERIA OS COMENTÁRIOS A ESTE RESPEITO.
Anônimo disse…
O PASTOR ESTÁ CERTISSIMO NO TOCANTO A PROSPERIDADE, POÍS NÃO É JUSTO O CRISTÃO VIVER NESTA VIDA COMO UM MENDIGO SENDO FILHO DE REI, CERTAMENTE É SIM UM IDIOTA QUEM PENSA QUE TEMOS QUE SER POBREZINHOS DE JÓ, POÍS JESUS IRMÃOS NÃO MORREU NA CRUZ SÓ PELAS ENFEMIDADES NÃO MORREU PARA RETIRAR DE NÓS TODA MISERIA MATERIAL TAMBÉM.. VEJAM BEM QUE COISA MAIS LINDA OS FILHOS DO DIABO MUITO BEM POSTOS, CARRO, COMIDA FARTA, ESBANJANDO SAÚDE E OUTRAS COISAS QUE QUEM TEM QUE USUFRUIR SÃO OS FILHOS DE DEUS... AQUI ONDE MORO SÓ O QUE EU VEJO SÃO CRENTES MISERAVÉIS CHEGA DÁ DÓ DA SITUAÇÃO, ALGUNS MENDIGANDO NA PORTA DOS FILHOS DO DIABO, COMENDO AS MIGALHAS... JENTE DEUS PROMETEU PROSPERIDADE FOI AQUI NESTE MUNDO NÃO FOI SÓ NA GLORIA NÃO...O DINHEIRO NÃO LEVA NINGUÉM PARA O INFERNO NÃO, O AMOR A ELE SIM!! NÃO SOU MEMBRA DA IGREJA DO PASTOR SILAS NÃO MORO NO CEARÁ E TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR NO RHEMA BRASIL O QUAL PREGA AS MESMAS COISAS QUE O CITADO PREGADOR FALA E SÃO REAIS, POÍS ACONTECERAM E ACONTECEM EM MINHA VIDA!! QUANDO A JENTE NUNCA PASSOU POR TAL EXPERIÊNCIA DE PROSPERIDADE REALMENTE NÃO SE ENTENDE, PORÉM NÃO CRITIQUEM O QUE VOCÊS NÃO CONHECEM EM DISSO BUSQUEM CONHECIMENTO SOBRE TAL ASSUNTO! DEUS FALA QUE SEU POVO ESTAVA E É DESTRUIDO POR LHES FALTA CONHECIMENTO DA PALAVRA!! FIQUEM EM PAZ.. AURINEUMA CARNEIRO
Daniel Freire disse…
Graça e Paz,

Há um bom tempo que não apareço por aqui (dificuldae com a internet)...

Gostei muito do artigo e acho muito relevante.

Gostaria de citar o texto de Matheus:

"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno." Mt 5.22

Não vou entrar no mérito do que venha a significar exatamente as expressões "réu do sinédrio" e "réu do fogo do inferno", mas consideremos as expressões "Raca" e "Louco"

Louco = No original "Moré" não seria simplesmente louco, mas algo como "aquele que persiste em se rebelar contra Deus" (algo como rebelde ou miserável)

Raca = no original significa algo como: "Bom pra nada", "Inútil", "imbecil", "cabeça oca"...

Na verdade essas duas palavras significam expressões de desprezo para com um irmão, Jesus equiparou-as com o pecado de assassinato.

Cuidemos com nossas palavras, que nosso falar seja temperado com sal para que saibamos como responder a cada um.

"Particularmente acredito que a palavra "raka" não foi transliterada e traduzida corretamente, pois, em hebraico existe uma palavra muito próxima ao termo "ráka" que é utilizado como simbolo de desprezo, ou seja, quando alguém em Israel está descontente com seu próximo, geralmente esta pessoa é chamada de "Rára".

Em muitos casos de transliterações do hebraico, a letra "K" possui som de "R", por exemplo, Tanakh ou Tanach (Biblia hebraica תנ״ך), que no português teríamos Tanarr, com o som do "R" pronunciado com sotáque carióca quando se diz "Porta", "Arma", etc...

A palavra que se encaixa no termo "Raká" poderá ser considerada como "Rára" (חָרָה), que dentre seus significados temos, imprestável, lixo, fezes ..., isto é, o termo "Rára" abrange o significado de outras palavras que indicam algo TOTALMENTE DESPRESÍVEL e sem valor.

A palavra "Rára" é usada em outros textos biblicos, por exemplo, depois que o profeta Jonas pregou em Nínive e o povo se arrependeu e alcançou a graça de Deus, o profeta lamentou por causa disso, como vemos nos primeiros versiculos do capitulo 4 do livro de Jonas e no versiculo 4 o próprio Eterno o questiona dizendo:

? וַיֹּאמֶר יְהוָה, הַהֵיטֵב חָרָה לָךְ

Va'iomêr YHWH, HeHeitêv Rára lerráh?


E disse o SENHOR: faze bem que te sintas "Rára"?

Jonas se sentiu humilhado, desprezado, imprestável, um lixo, depois de tudo o que passou, sabendo que o SENHOR teve misericórdia dos ninivitas, porém o Senhor trouxe uma reflexão a Jonas demosntrando que aquela missão não tinha sido em vão, mesmo que o profeta achasse que estava tudo errado e se sentia humilhado.

São estas minhas conclusões particulares sobre o termo RACA."

este último trecho entre aspas foi encontrado no site torahweb.net]

Concluo que é muito imprudente chamar um irmão de inútil, idiota, rebelde ou usar qualquer expressão de desprezo que seja.

Nos laços do Calvário,

Daniel Freire.
Caro Pastor Ciro,

O cristão é sempre grato por aqueles que de forma honrosa e simples trazem conhecimento bíblico para ele. Sempre digo que o conhecimento é a chave para não sermos enganados e isso serve para qualquer área.

Um abraço: Pb. Marcello
Caro Marcio Estanqueiro, como o seu comentário também pode causar dissensões, resolvi apagá-lo. Grato.

Prezada Cassiana de Oliveira Fonseca, fica a dica, hein!

CSZ
Amados,

Peço-lhes desculpas por não poder responder a todos de modo individual.

Há pessoas que dizem: "Em vez de falarmos de pessoas, deveríamos olhar para Jesus". Ora, isso é uma grande falácia! Jesus falou de pessoas, em Apocalipse 2-3. Paulo falou de pessoas em suas cartas. E assim por diante. O problema não está em falar de pessoas, e sim em COMO falar das pessoas.

Outra falácia: "Quem não é contra nós, é por nós". Esse argumento é aberrante, pois é baseado em um episódio particular, isolado, relacionado com a igreja nascente. Quem diz isso deve estudar as Escrituras com cuidado.

Diante do exposto, reitero que no presente texto falo do pastor Silas Malafaia, sim, mas faço isso com respeito e ética. Por esta razão, não retiro nada do que escrevi.

Em Cristo,

CSZ
CLEIDIMAR RODRIGUES disse…
gostei muito do que vc falou, porque eu também gostava muito das mensagens desse pastor. tenho muitos dvds antigos dele se posicionando contra esse tipo de modismo teologico dentro das igrejas.hoje em dia eu não tenho mais interesse em assistir suas mensagens teoricas de receitas psicologizadas para vencer, junto com o tempero da teologia da prosperidade. A ultima pregação dele que assistir por pura curiosidade ele dizia que sua vida mudou depois que conheceu mike Murdok e que seus conceitos acerca de Benin Him também estavam mudados. Por ai se vê o que o dinheiro faz. Acredito que se alguem tinha inveja dele , não tem mais."AQUELES QUE QUEREM FICAR RICOS CAEM EM CILADAS DO DIABO"(I TM CAP.6)JESUS VEIO CONDUZIR O HOMEMA DEUS E NÃO PROPRIEDADE AO HOMEM (CITAÇÃO).
Joao Souza disse…
Sempre fui um defensor do pastor Silas Malafaia e admiro sua luta em prol da Igreja Brasileira, mas confesso estar receoso quando ao caminho que tem trilhado ultimamente com a teologia da prosperidade, vamos orar para que ele volte a pregar a Palavra de Deus.
Pastor João Souza
Joao Souza disse…
Sempre fui um defensor do pastor Silas Malafaia e admiro sua luta em prol da Igreja evangélica Brasileira, mas confesso estar receoso quanto a sua união aos pregadores da prosperidade, vamos orar para que ele volte a pregar a Palavra de Deus.
José Guimarães Carvalho disse…
Mesmo não sendo da AD tenho profundo respeito por esta denominação e seus Mestres na Palavra, entre os quais incluo o Pr. Ciro.

Mas, "Pastor Silas"? Há mais de 10 anos já o reconheci como o "Lobo Silas", travestido de pastor.

Todavia, gostaria de relembrar aqui o que já é público: o Sr. Silas é uma apóstata que, rejeitando a disciplina e a exortação de seus líderes, resolveu "soltar de vez o verbo" e pregar o que o povo quer ouvir, abraçando diversos erros teológicos, abandonando a doutrina bíblica da fé cristã. Sem palco para seus shows, resolver criar sua própria filial da apostasia, valendo-se dos recursos e apoio de muitos que arrastou ao engano durante muito tempo.

À luz do ensino encontrado nas cartas do NT, creio que nem o trataria como um irmão. Por isso, reafirmo: um apóstata.
Para este tal senhor, o que podemos fazer é desprezar suas palavras e seus "ensinos" e clamar a Deus para que Sua misericórdia o alcance fazendo-o arrepender-se e convertendo-o a Cristo.

Creio, Pr. Ciro, que seu temor decorre ainda de um certo sentimento de estar cortando a própria carne. E isto dói mesmo. Mas não se intimide, até porque ele deu as costas ao Corpo e aos líderes que o Espírito Santo designou; não faz parte da mesma carne.

Continue você sim, irmão, sendo voz profética (I Co 14:1-2), dirigida contra o conteúdo dos falsos ensinos da Palavra do Senhor, ainda que a origem seja o "rei" ou o "sacerdote".

Em Cristo,
José G. Carvalho
ASAHEL VIEIRA COTTAS disse…
Pr. Ciro:
Não sou assembleiano, mas admiro muito esse povo de Deus, como admiro o Pr. Silas Malafaia pela coragem, pelo destemor com que se posiciona em alguns assuntos que interessam aos cristãos brasileiros, e pelo seu grande carisma.
Mas essa admiração pelo Pr. Malafaia não me impede de não aceitar sua nova vocação pela teologia da prosperidade.
Meus conhecimentos de teologia não são elevados como eu gostaria que fossem, para analisar com profundidade a teologia da prosprridade, nesmo assim permito-me a simplicidade de análise, sincera, de alguém não versado, mas cristão.
A teologia da prosperidade parece nos remeter a um deus de barganhas. Dá-me dez que eu lhe darei um milhão. Isso que é prosperidade material, isso que é multiplicação de um investimento. Qualquer financista ficaria basbaque com essa alta lucratividade.
A Bíblia, porém, a Bíblia que deve ser o único guia do cristão, não mostra em nenhum de seus livros um Deus de barganhas, que as proponha ou que as aceite.
Em Cristo Jesus.

ASAHEL COTTAS.

27 DE MAIO DE 2.012.
Anônimo disse…
Apocalípse 3
13
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
14
E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Marcio Da Silva Gomes
mdsg@zipmail.com.br
Anônimo disse…
Filipenses 3
17
Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
18
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
19
Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
20
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Marcio Da Silva Gomes
mdsg@zipmail.com.br
Anônimo disse…
Atos 17
11
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.



Colossenses 2
4
E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.


Marcio Da Silva Gomes
mdsg@zipmail.com.br
Anônimo disse…
Pastor me perdoe, mais seus argumentos podem estar pautados na palavra de Deus com muitos versículos, mais acredito que como serva do Senhor que independente do que o nosso irmão diga, as repreensões não devem ser pública, isso porque devemos a todos respeito.
MARIA disse…
Não acho que o Pr. seja um simples pregador da teologia da prosperidade simplesmente como outros por aí, nem que ele mudou de rota nem nada. Ele sempre prega o reino de Deus e a prosperidade do servo de Deus, que semeia conforme a bíblia manda. Mas, a crítica do Pr. Ciro é respeitosa e muito educada. Diferente dos filhos de Belial que há por aí. é um homem de valor, que discorda com respeito ao outro.
Unknown disse…
O que eu li é o que todo cristão na luz da Palavra deveria ler. Muitos pastores vem sendo atormentado por essas teologias e quando são abocanhados ofendem a todos que se opõem, Silas é um desses. Antigamente ele era um verdadeiro cristão e hoje, infelizmente, está nas trevas.
Francivaldo disse…
Louvo a Deus que ainda temos pr como o pastor Ciro, falando contra, o ecomenismo, contra o pecado
Unknown disse…
DEVEMOS ATENTAR PARA O FATO DE QUE ELE JÁ FOI CONTRA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE COMO DISSE CIRO. SERA QUE COMO HOMEM DEUS ELE ESTAVA ERRADO QUANDO ERA CONTRA OU ISSO É UM DESVIO DA VERDADE? MUINTOS VEM MUDANDO SUA MENSAGEM PELO QUE DA CERTO E NÃO O QUE É CERTO A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE TEM CIDO UM NEGOCIO LUCRATIVO PARA ALGUMAS DENOMINAÇOES EVANGELICAS, QUE DEUS AJUDE O PASTOR SILAS MALAFAIA REVER SEUS CONCEITOS
Pr. Lurdeo disse…
Foi muito boa a argumentação apresentada pelo Pr. Ciro, pois ninguém pode ser tão volúvel um dia defende algo e outro dia critica aqueles que se opõe às suas conclusões. A bem da verdade, nunca foi e não sou muito fanático ao Pr. Silas, justamente por causa da sua falta de humildade em defesa de seus pontos de vistas, pois é orgulhoso, se julga melhor do que qualquer crente ou pastor. É na verdade um fanático sem firmeza, muda ao bel prazer das coisas.
RAIMUNDO NONATO disse…
TEM TANTOS PASTORES QUE FORAM CHAMADOS POR DEUS E SÃO DOTADO DOS DONS DO ESPIRITO DE DEUS E NÃO USAM MECANISMO HUMANO PARA PREGAR, E A MENSSAGEM DE DEUS TRANSMITIDAS POR ELES CONVENSE O PECADOR.AGORA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NÃO TEM FUNDAMENTO BIBLICO.PAZ DO SENHOR PARA TODOS RAIMUNDO NONATO DE MANAUS-AM
Anônimo disse…
JESUS EXPULSOU OS VENDILHÕES DO TEMPLO,QUE FAZIAM COMÉRCIO NA CASA DE DEUS, E ISTO HOJE OCORRE,COM ESTA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. HOJE É O CRISTO QUE É VENDIDO A GROSSO E A VAREJO NESTES TEMPLOS SUNTUOSOS. JESUS VIROU MERCADORIA NA MÃO DESTES INEXCRUPULOSOS.
Unknown disse…
Era disso que sentia falta, ver um pastor renomado como o senhor dando a sua opinião. Onde estão os pastores de expressão desse país,que não se posicionam contra os desvios doutrinarios que Malafaia tem cometido? Parabéns pastor Ciro, pois até para criticar o senhor é um cavalheiro!!! Aprende ai Malafaia!!!
Unknown disse…
Queridos pastores,eu antes de pregar ou depois da pregação é costume sempre apresentar o meu material livros cds e Dvds, eu também penso em dinheiro para poder pagar minhas contas e ainda tem a ansiedade de receber a oferta por te pregado.sou professor e fucíonario publico, mais a o publico que silas tem que agrada com o tipo de ensinamento pois silas achou a veia de levar o Evangelho é a forma dele, todos nos temos um tipo de publico ...
Unknown disse…
Queridos pastores,eu antes de pregar ou depois da pregação é costume sempre apresentar o meu material livros cds e Dvds, eu também penso em dinheiro para poder pagar minhas contas e ainda tem a ansiedade de receber a oferta por te pregado.sou professor e fucíonario publico, mais a o publico que silas tem que agrada com o tipo de ensinamento pois silas achou a veia de levar o Evangelho é a forma dele, todos nos temos um tipo de publico ...
Anônimo disse…
mis. joão monteiro
Não estou aqui para julgar ninguém, más o que me chama mais atenção nos defensores dessa doutrina é,que, esse
pessoal não implantam igrejas em comunidades carentes, um exemplo, no sertão nordestino existe mais de 10 mil comunidades pobres, que não foram alcançadas pelo evangelho, por que os defensores dessa doutrina e não enviam pastores, missionários para esses lugares, "já que o desejo de Deus é deixar essas pessoas ricas" fica aqui a pergunta será que isso é fé ou falta de fé.
Unknown disse…
Parabéns pela firmeza e conteúdo da verdade dos Evangelho. Cristo nosso Senhor e Salvador,seja sempre convosco.
Marcus Vinicius, membro da PIB DO ROCHA em São Gonçalo-RJ.
Unknown disse…
Graça e Paz, querido Pastor Ciro.
Parabenizo o irmão pela clareza e correção como enfrentou o tema. Sincero, firme, corajoso e respaldado nas verdades do Evangelho. Bom saber que não estamos sós nesta luta e em outras defendidas pelo irmão.
Cordialmente, em Cristo Jesus.
Marcus Vinicius, membro da PIB do Rocha em São Gonçalo-RJ.
Alberto Cesar disse…
Malafaia criticar cristãos e denominá-los de conservadores é uma grande piada. Se tivesse enveredado oficialmente pela política, o pastor Silas com certeza intregaria a extrema direita desse país, e seria membro honorário da antiga ARENA.
Anônimo disse…
Fico muito triste pelos palavreados do pastor
Silas Malafaia
mas tambem acredito que DEUS não se agrada por muitos comentários, acredito que devemos orar para DEUS TRATAR NO CORAÇÃO DO PASTOR...e não publicar e expor a vida do servo do SENHOR
estão atirando pedras
TODOS NÓS FALHAMOS
E O DIABO É QUEM ACUSA
OS SERVOS ORAM
Unknown disse…
Parabéns Pr. Ciro, boa colocação dos fatos...

Sinto saudades do antigo Pr Silas, mas vamos orar a Deus pra que se afaste destes dois e volte para verdadeira teologia, fiquemos na paz.
Unknown disse…
Parabéns Pr. Ciro, boa colocação dos fatos...

Sinto saudades do antigo Pr Silas, mas vamos orar a Deus pra que se afaste destes dois e volte para verdadeira teologia, fiquemos na paz.
Unknown disse…
Parabéns Pr. Ciro, boa colocação dos fatos...

Sinto saudades do antigo Pr Silas, mas vamos orar a Deus pra que se afaste destes dois e volte para verdadeira teologia, fiquemos na paz.
Paz em Cristo, Pr. Ciro!

Muito boa a colocação!

Confesso que sinto falta do verdadeiro movimento pentecostal. Falo daquele movimento que enfatizava (enfatiza...), dentre outras coisas, o poder do Espírito Santo, e não o poder do dinheiro, estatus e política. Sinto falta dos meus irmãos pentecostais e não dos aderentes do "reteté", que são bem diferentes.

Um forte abraço em Cristo!

www.lucianopaeslandim.blospot.com
Unknown disse…
Pastor Ciro, quando alguém fala com mansidão e humildade como o senhor se colocou (e sem falar da sabedoria), eu particularmente enquanto o senhor falava me esqueci quem do Ciro e só ouvia voz de Deus no meu coração... GLORIFICADO SEJA O NOME DO SENHOR JESUS!!!
Anônimo disse…
Obrigado,pastor.Que Deus continue te abençoando. Suas palavras tirou em muito,minhas dúvidas.
Cintia Moraes disse…
Também não concordo com alguns termos utilizados pelo Pr. Silas Malafaia quando se refere a pastores e até mesmos outros irmãos. Tenho aprendido muito com ele em suas mensagens, mas ele precisa refrear um pouco o seu modo de falar.

A paz do Senhor.
Cintia Moraes
Assembléia de Deus na Ilha do Governador.

Cintia Moraes disse…
Admiro muito o Pr. Silas, aprendi muito com suas mensagens, mas não concordo com os muitos termos utilizados por ele, principalmente quando se refere a pastores. Tive a infelicidade de ouvi-lo em pregação na ESLAVEC acerca de valores pagos a pregadores, e confesso fiquei decepcionada. Mas fiquemos como Paulo nos ensinou "Examinai tudo. Retende o bem."
1 Tessalonicenses 5:21

A paz do Senhor Jesus.
Unknown disse…
Paz do Senhor pastor Ciro, gostaria de perguntar-lhe pastor a respeito especificamente sobre o senhor considerar como "Teologia da Miséria" o fato de a pessoa ter um carro velho e se "conformar" com isso.

Eu escrevi tudo em um comentário, mas não me foi permitido publicar devido ao tamanho, por isso, dividirei o texto em alguns comentários.

Já aproveito este, para explicar que de forma alguma meu questionamento é uma afronta ao senhor, pelo contrário, eu não gastaria meu tempo em um blog cujo autor eu não considero coerente, equilibrado e culto, um grande abraço...
Unknown disse…
porventura existe no Novo Testamento, algum texto (validado pelo contexto histórico, social e mesmo bíblico) que permita a nós cristãos reputarmos como uma promessa do Evangelho o fato de recebermos qualquer dádiva material? Até mesmo saúde física, foi-nos prometido que sempre seríamos saudáveis por sermos seguidores de Jesus?
Bom, eu citei Evangelho, citei Novo Testamento e penso que seria interessante explicar o que com isso quis dizer. Atualmente vivemos na "dispensação" da Graça, sob a tutela de Cristo em uma Nova Aliança (Lc 22.20; I Co 11.25), em tudo superior a Antiga Aliança firmada com Deus e o povo de Israel, tendo como selo o sangue de animais(Êx 24.8). Quando a Nova Aliança passou a vigorar prescreveu a Antiga (Hb 7.18), todavia, juntamente com a Lei de Moisés que é o corpo da Antiga Aliança foram prescritas as maldições e bênçãos daquela Aliança as principais estão em Deuteronômio 28 (todas de cunho material, veja que o próprio livro chama-se de Lei Dt 28.58, com se fora isso preciso, pois, a própria Bíblia a incluir-se Jesus sempre considerou a Lei como os 5 livros de Moisés).
Unknown disse…
Bem, dito isso, passemos a considerar as bênçãos da Nova Aliança que são mais elevadas que a primeira. Primeiro lugar qual a principal mensagem da Nova Aliança? Se ouvirmos Cristo precisaremos responder o Evangelho (Mc 16.15), o que não significa que não podemos pregar o Antigo Testamento, de maneira nenhuma, antes o pregamos, pois, é palavra inspirada por Deus e justamente é ele que fala de Cristo (Jo 5.39), por símbolos, tipos, profecias, enfim.
Imbuído deste contexto, associado ao fato de que precisamos reconhecer que não somos Israel, somos Igreja (pelo menos se quisermos acreditar em Arrebatamento, pois em Apocalipse Israel permanece na terra quando a Igreja já foi arrebatada), precisamos reconhecer que Jesus foi muito menos materialista do que atualmente somos. É, claro que, não concordo que devemos ser miseráveis, apenas não concordo com a definição do termo dada no texto, pois miserável é: "alguém muito pobre" (Aurélio)e que não teria dinheiro nem para um carro velho, que dirá trocar por um melhor. Além disso, tem muito rico mais miserável que o maior pobre, e, isto dito pelo próprio Senhor Jesus (Ap 3.17"porque dizes rico sou, e não sabes que é um miserável). Eu ainda não falei das promessas de Jesus (ou seja, da Nova Aliança), vamos lá (peço que note que não apenas me valho de um versículo para fundamentar as afirmações que faço, e, sim, pego assuntos amplamente tratados no Novo Testamento):
Unknown disse…
1 - Mesmo diante das adversidades do mundo Jesus nos concederia paz (Jo 16.33). Agora veja que essas tribulações não são apenas psicológicas, mas, também pelo próprio contexto neo-testamentário essas tribulações são privações de alimento, açoites, assaltos, perseguição religiosa e tantas outras mais que a pena de Paulo (que nunca foi curado de seu espinho na carne) relataram (II Co 11.22-29).

2 - A maior promessa de todas, aguardamos uma morada eterna "E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna" (Hb 9.15; Jo 14.3). Nossa cidadania é do céu (Fp 3.20), não podemos nos contentar com coisas tão ínfimas quanto tesouros desta terra, que a propósito, na Nova Aliança somos orientados a não juntá-los aqui (Mt 6.19), claro que alguém vai argumentar mas se o coração estiver no céu não existe problema em juntar riquezas na terra também, o Senhor Jesus responde "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mt 6.20, o contexto é específico o "tesouro aqui tratado é o desta terra ou o do céu), ou seja, Jesus disse o inverso do que costumamos dizer, enquanto falamos: "seja rico, mas mantenha seu coração em Jesus", O senhor está falando nesse texto "onde você se esforça por juntar riquezas, seu coração já está ai". Continuando nesse raciocínio Paulo também disse que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (I Tm 6.10) e um pouquinho antes "Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso satisfeitos. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína" (I Tm 6.8,9). Em outros termos, se Deus nos der um carro velho estejamos com isso satisfeitos e não apenas contentados, se devemos ser inconformados, que seja com esse presente mundo e seus padrões de consumismo (Rm 12.2).
Unknown disse…
Para concluir, eu afirmei nessa "pergunta" que as promessas para a atual Aliança são de cunho eterno (o que não significa que devemos ou iremos passar fome, pois, com nossas necessidades Deus sempre está preocupado e as supre Mt 6.25,26, "o que haveis de comer ou beber", ou seja, necessidades), todavia, não estou igualmente afirmando que alguma dádiva material alcançada por nós cristãos venha de outra fonte que não as mãos de Deus que a todos dá conforme sua Soberania. O que de fato afirmo é que nem sempre Ele gostaria que fossemos ricos, em muitos casos o desejo do Senhor era outro, mas, como insistimos em gastar todo nosso tempo na busca do vil metal (considerado por Jesus como uma divindade concorrente a Deus, pois pode ser servida e até recebeu nome "Mamom" Mt 6.24) o senhor permite que colhamos os benefícios de nosso trabalho (Gl 6.7). Todavia, chegará o dia em que diante de todos termos de ver nossas obras serem transformadas em feno, palha e madeira e não recebermos recompensa nenhuma pela vida que tivemos nessa terra, claro, se da forma que está nessa frase escrito procedermos (II Co 5.10).
Portanto, acredito faltar-nos, isto é, em nossa geração uma avidez pelas coisas celestiais e pela realização da justiça do Reino de Deus nessa terra, que foi descrita por João batista como repartir nossa comida com os que não tem, ao invés de estocarmos como gostamos de fazer (Lc 3.11), por Tiago como visitar os órfãos e viúvas em suas necessidades (Tg 1.27) e por Jesus como "estive enfermo e foste me visitar" (Mt 25) ou ainda "ide pregai" (Mc 16).
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
A paz, concordo com o amado, ninguém é dono da verdade, a verdade é a palavra de Deus, fora disso é heresia.
O pr Silas se julga o dona da verdade e quem discorda de suas ideias é...falta humildade e mais amor e menos...
PASTOR JOSUÉ PRAZERES disse…
Pastor Ciro, o senhor está totalmente certo nos seus argumentos, há anos o silas caiu da graça de Deus, a sua arrogãncia o arruinou, é um apóstata da pior espécie, fico triste como pastores assembleianos ainda o convidam pra pregar em nossa igrejas, se a AD fosse boa ele não teria saido da mesma e ainda tem falácia que não saiu da AD e sim da CGADB, vai enganar outro não eu. Abraços.
Unknown disse…
Luciana costa.
Pr Ciro, não o conhecia, mas vejo coêrencia em suas falas.
Faço de suas palavras as minhas em relação ao tema abordado.
Era contribuinte da causa do pr Silas, ja fui extremamente abençoada ouvindo suas pregações, sem falar que eu me converti de fato e verdade ouvindo suas pregações na tv junto com a prª Joice Mayer.
De uns anos pra cá percebi que o pr Silas esta caminhando ou ja chegou com os pastores q pregam a teologia da prosperidade, ele que se revoltava, nos ensinava sobre essa pratica hoje ele faz a mesma coisa,ou pior, melhor que nunca tivesse se pronuncado contra, lamentavel, fiquei decepcionada, não somente com ele proprio e sim com nós seres humanos q somos tão vulneraveis.
Esperar que o pr Silas volte a trãs ja é querer demias, pq sabemos q ele é orgulhoso e não iria aceitar nada q é contra seus ensinamentos... acredito com essa mudança dele perdeu varios membros de contribuição uma pequena prova ja vemos aqui.
Ja estou farta de templos, estou deixando isso para trãs sem perder meu cristianismo, pois tamanha são minhas decepções os pregadores se perderam. Um abraço para o sr pr Ciro.
Unknown disse…
LAMENTO SILAS, JA FUI SEU ADMIRADOR E AINDA SOU LEITOR DAQUELES LIVROS QUE O SENHOR ESCREVIA E SEUS COMENTÁRIOS QUANDO O SENHOR ERA ASSEMBLEIANO, AGORA QUE SE TORNOU POLITICO E FARISEU, NA CONSIGO SE QUER LHE OUVIR, PORQUE ME DA NÁUSEA E FICO COM VERGONHA DOS LIDERES DE RELIGIÕES COMO OS ESPIRITAS,CATÓLICOS, FEITICEIROS QUE NÃO EXPÕEM OS PROBLEMAS INTERNOS PORQUE SÃO ÉTICOS. O SR ESTÁ PROMOVENDO ESCANDALO PARA O EVANGELHO DE CRISTO,VOLTE AO PRIMEIRO AMOR PARA SE ENCONTRAR COM O SENHOR JESUS QUE PROMETEU VIR BUSCAR UM POVO ESPECIAL, ESCOLHIDO, ZELOSO E DE BOAS OBRAS
Marcelo Meireles disse…
Sempre acompanhei Malafaia aos sábados pela manhã. Eu não conseguia entender porque o meu interesse murchou. Eu não tinha mais aquela expectativa de acordar cedo e me preparar para ouvir uma palavra abençoada (abençoada?). Demorei a perceber que o motivo era esse. Muitas citações sobre prosperidades e cidadania misturada com política. O verdadeiro Evangelho não estava mais no foco de Silas. Lamentável. Apesar de ainda o admirar como representante do povo evangélico em assuntos legislativos.
JULIO CESAR disse…
obedeça à Deus
obedeça á Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus
obedeça à Deus