Ajude-me a escrever o Dicionário da Teologia da Prosperidade


Estou sem tempo para escrever um dicionário com todos os termos da teologia da prosperidade, mas conto com a ajuda dos queridos internautas. Adicionem comentários com outros termos, por gentileza.

Vou começar...


Letra I

Isaque. A melhor oferta em dinheiro que um crente pode entregar. Esse termo também pode ser grafado assim “I$aque”.

Letra J

Jumento. Atualmente designa BMW. Mas esse termo também é sinônimo de Rolls Royce.

Letra S

Sacrifício. Ou $acrifício. É uma oferta muito boa, sacrificial. Aparentemente, fará falta ao ofertante. Pode ser o dinheiro do aluguel, da conta de luz, etc.
Sementes. Ou $emente$. Denota uma boa quantidade em dinheiro que deve ser “semeada” para atender a ordem de teleprofetas e telepregadores.

Conto com a colaboração daqueles que estão indignados com a falaciosa teologia da prosperidade.


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Aqui vai a minha contribuição:

Letra U
Unção Financeira. É a unção (unção?) defendida por um dos principais expositores da Teologia da Prosperidade que liberará sobre a vida do ungido a grande transferência de riquezas dos últimos dias.

Atenciosamente,

Gilmar
Letra J: Jesus. Tambem pode ser grafado JE$US - Sinônimo de prosperidade mateiral, afinal de contas o jumentinho era a sua BMW
Thiago Schadeck disse…
Determinar: ato de colocar "deus" na parede, torcer o braço e torturá-lo até que ele dê o que você quer.
Liberar a Palavra: Falar um monte de besteiras como se mandássemos em Deus.
Chamar a existência: É falar o que eu quero e esperar que Deus me atenda
Fazer prova de Deus: Dar o dizimo como esmola pra Deus e esperar que ele te deixe rico andando de Jumento (vide "Jumento" na letra J deste dicionário)
EsquiZilton disse…
- Condição para se agradar a Deus e se obter bênçãos, geralmente materiais. Está intimamente relacionada com as SEMENTES (ver verbete), e sem elas Deus está impossibilitado de agir em favor do crente.
Unknown disse…
Adoro-ação: evento onde vários artistas se organizam para "ministrar a prosperidade" (deles é claro).
Pedro Lima disse…
Letra D
Determinar. ou Decretar. quando um irmão é cheio de "fé", ele não diz palavras que estragam a sua "fé" como: peço,rogo, suplico; que nada o irmão que tem "fé" tem que dizer: eu... exijo, decreto, reivindico, determino.
Unknown disse…
Graça e Paz

V: de Vitória financeira
EsquiZilton disse…
UNGIDO - Profeta de Deus, homem ou mulher sobre quem a unção do Todo-Poderoso recai. Não pode ser questionado(a), julgado(a) e/ou confrontado(a) por ninguém, muito menos pela Bíblia Sagrada.
Pedro Lima disse…
Letra D
Deu$. um ser barganhador, muito melhor que o homem, pois, além de devolver o que você deu a ele, ainda te dá 7 vezes mais(recebe ai irmão!!! :P)
Letra R - Reivindicar - "Ato de exigir de Deus bênçãos, afinal de contas a sua Palavra nos dá esse direito." (Será?)
Luciana Torres disse…
Letra P
Pequenos deus. ''Cachorros gera cachorro, gatos geram gatos e Deus gera deuses''.
Pedro Lima disse…
Letra H
Homem. é um deus.
"você não tem um Deus dentro de você. Você é um deus."(Kenneth Copeland).
"Eis que somos: somos Cristo!"(Kenneth Hagin)
"Deus assumiu a natureza humana para que o homem assuma a natureza divina."(Valnice Milhomens)
Anônimo disse…
letra C
calvos ungidos: doutrina da calvície voluntaria. é uma acção para atrair milagres na familia. O lider é o primeiro a dar exemplo do ritual farisaico em publico.
Sugestões:
http://alessandrocristian.blogspot.com/2009/11/teologia-da-prosperidade-e.html
Letra S

"Sê tu uma bença!": é o lenço ungido que tem mil e uma utilidades: desde curar prisão de ventre até saldar dívidas contraidas pelos fiéis
Cesar Filho disse…
Envelopes ungidos;
Fogueira Santa;
Medalhinha da Vitória;
Meias Ungidas;
Unção dos 900;

Esse dicionário vai ser grande!!!

César Filho, 20 anos, Fortaleza-CE
Assembleia de Deus (TEMPLO CENTRAL)
Letra C: Confissão positiva.
É o ensino de que as suas palavras têm poder de vida e morte, podendo até trazer a existência aquilo que não existe , não importando qual seja a vontade de Deus.

Letra R: Restituição.
Diz esse ensino que se você é um coitadinho que perdeu os seu bens materiais e os seus sonhos, você imediatamente é alvo da restituição de Deus, basta exigir de volta o que é seu e dizer: "eu quero de volta o que é meu" os meus sonhos principalmente pois foi "deus"(ego) que sonhou.

Que o Senhor tenha misericórdia dos que ensinam essas coisas e lhes dê tempo de se arrependerem antes que seja tarde de mais!

Só o Senhor é Deus!
Cícero disse…
Letra E
Estratégia=> Tática ou forma de ganhar o mundo para Cristo, independente do método. Vai desde shows até "rings" de luta dentro dos templos
Letra S

"Sê tu uma bênção": toalhinha ungida com o suor do apóstolo. Tem mil e uma utilidades, desde curar prisão de ventre até saldar dívidas contraidas pelos fiéis
Edinei Siqueira disse…
Caro Pr. Ciro,

Desejo contribuir na letra V com o verbete "Visualizar", pois alguns proponentes da "teologia" da pro$peridade dizem que o crente deve "visualizar a sua benção e ficar grávido do "espírito santo" para gerar em seu ventre espiritual a sua vitória.

Pb. Edinei, Th.B
Xavier disse…
Letra M
Medida extra: Esta é defendida pelo mesmo telepregador da "unção financeira" inspirado numa série (acho eu) da globo -Fantastico, com o tema "medida certa".

Um grande abraço,pastor Ciro.

Xavier Campos.
Anônimo disse…
Se Deus é o meu pai e é rico, dono do ouro e da prata, porque é que eu que sou filho dele vou ser pobre ? Tem fundamento o pai rico e o filho pobre? Tem fundamento o pai rico e o filho numa vida miserável ? Isso não é nem questão de fé, é questão de inteligência !!
E só pra usar a Biblia veja 2 Corintios 8:9 - ´´Pois já conheceis a graça de nosso Senor Jesus que sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza vos tornasseis ricos´´.

E tb eu cito 3 João 1:2 - Amados, desejo que vá bens em todas essas coisas e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma´´.

Agora eu pergunto? é de Deus ser pobre? é de Deus ficar doente? é de Deus não ter saúde?
ROBSON SILVA disse…
LETRA S

Sementes – Também pode ser grafada como $emente$. Quantidade indeterminada de dinheiro depositada nos cofre$ de pa$tore$ que multiplicam $ua$ fazenda$ enquanto os fiéis continuam com o restolho.

PPA
ROBSON SILVA disse…
LETRA F

FIO DE CABELO – Pequena partícula do corpo humano que contém toda informação genética de uma pessoa (DNA), mediante o qual esta pode vir a ser salva, desde que o tal fio seja depositado com considerável soma dinheiro aos pé$ do$ bi$po$. Não confundir com indulgência.

PPA
Carnê da Multiplicação: título de capitalização, como a tele-sena e o papa-tudo. Espécie de consórcio que dá ao portador o direito de concorrer a sorteios de bens materiais, realizados pelo próprio Deus diariamente, entre todos os que semeiam (conferir o verbete "semente"). Caso o portador não receba o seu prêmio em vida, poderá reaver seu investimento pós-morte, com juros, correção monetária e acomodações confortáveis no paraíso.
ROBSON SILVA disse…
LETRA P

PROMESSA DE DEUS - Contrato que encontra previsão legal na Teologia da Prosperidade (conf. 2Tm 2.13) cujas cláusulas exorbitantes permitem à CRIATURA alterar unilateralmente as condições de execução do contrato, independentemente de previsão contratual ou da intervenção do CRIADOR, cabendo, exclusivamente, a este cumprir com suas (sic) promessas.

PPA
Não é o que nós escrevemos mas o que vivemos que vai ter impacto com o semelhante, se realmente deseja atingir o coração do ser humano, escreva o que vive, a realidade, seja honesto diante de si mesmo.Você tem todas as caracteristicas de Jesus Cristo, então haja como Jesus iria agir, ame da mesma forma, porque a graça gloriosa de Jesus está em si.Este é o meu comentário para si. Eu te amo em Cristo, e meu desejo é que sejas uma ferramenta nas mãos do Savador. Um obrigado, e um abraço.
ROBSON SILVA disse…
LETRA F

FARISEU – Aquele que resiste à Teologia da Prosperidade; que combate as heresias ensinadas por esta doutrina falaciosa; que denuncia os atos fraudulentos e maliciosos de seus ensinadores e praticantes. Ver também RELIGIOSO.

PPA
Pastor Ciro,
Foi realmente um golpe terrível aquele que o vosso Senhor infligiu contra nós, seres sedentos de prosperidade, quando Ele se recusou em aceitar a nossa oferta, a de que se Ele prostrado nos adorasse nós lhe entregaríamos os reinos deste mundo e o esplendor deles. O vosso Senhor não nos deu ouvidos; antes, dirigiu-nos aquelas duras e terríveis Palavras, cuja força e poder fez com que as nossas ofertas se desfizessem em nada.

Nossa experiência com os humanos, no entanto, são incontáveis, pois há milênios providenciamos milhares de ascensões, auges e consequentemente a queda de reinos, impérios e toda a sorte de sistemas de governos opressivos e coercitivos. Nosso mórbido e nefasto prazer consiste em astuciosamente elevar os seres humanos, para depois nos divertirmos assistindo a queda deles. Por isso prezamos por tudo aquilo que é elevado entre os homens.

Quando arquitetávamos as bases teóricas do capitalismo, tínhamos em mente que os nossos planos finalmente dariam certo. Não demorou pra que o vírus que inoculamos na igreja cristã surtisse os efeitos devastadores que havíamos planejado. Sob o manto sujo e podre da chamada “acumulação de bens”, nós, seres malignos, soubemos muito bem utilizar um elemento terrível chamado ostentação; e então fizemos com que crentes antes piedosos, hoje, sob o verniz cristão, difundam o modo de vida que mais apreciamos nos seres viventes: o da opulência.

Nossa oferta, por mais perniciosa que seja, e por mais reduzida às cinzas que esteja pelas Palavras do Cristo, ainda assim seduz milhares de gentes, as quais, uma vez sob as nossas garras malignas, estarão destinadas a existirem numa dimensão vazia e de sentimentos orgulhosamente enganosos e terrivelmente sufocantes.

Pastor Ciro, faça-nos um favor: não desmascare os nossos enganos, muito menos pregue o Evangelho da Graça aos súditos do nosso reino (coisa que já fizeste muito, tirando de nossos tentáculos aqueles que nos pertenceram, cujas vidas, hoje, estão transformadas, pois creram na Mensagem da Cruz, para a nossa completa desgraça). Reconhecemos o quanto é frágil as portas de nossos antros, as quais não subsistem pela força indestrutível do Corpo de Cristo.

Ass. Servos de Mamom

P. S. Pastor Ciro, pare de nos expor. Não prossiga com o dicionário.
ROBSON SILVA disse…
LETRA T

TROUXA – Palavra pejorativa e altamente depreciativa utilizada pelos disseminadores e praticantes da Teologia da Prosperidade para se referir aos CRENTES SINCEROS que, ao contrário daqueles, depositam suas ofertas e dízimos como ato de gratidão a DEUS e reconhecimento das necessidades da Igreja como organização, para sua subsistência material aqui na terra, sem esperar nada em troca, e não como forma de barganha com DEUS.

PPA
ROBSON SILVA disse…
LETRA E

E.T. (Alien) – Sigla para Extra Terrestre ou Alienígena – palavra da qual deriva também alienado (alucinado, demente, doido, insano, louco, maníaco, pirado, psicopata). Termo utilizado pelos disseminadores da Teologia da Prosperidade para referirem-se a si próprios e seus seguidores. Confira em: http://goo.gl/VAzmE
Letra S
É a unção dos (Sem Graça), pois no meio de tantas unções de animais e unções apostólicas que surgem por ai a Graça de Jesus Cristo ficou de lado nas maiorias das igrejas.
Marco Antonio disse…
Letra P

Pedir. Esta palavra foi mal traduzida para o nosso idioma. Isso fez com que passagens como Jo 14.14 ficassem com significado obscuro. A melhor tradução para pedir seria exigir. "Se exigirdes (pedirdes) alguma coisa em meu nome, eu o farei" (Jo 14.14).
Cláudio disse…
Exejegue

É um termo utilizado para para definir aquilo que muitos ensinadores e pregadores fazem, quando querem utilizar um texto bíblico, não considerando o seu contexto, fazendo dele um pretexto, para fundamentar suas heresias, alegoreses, invencionices interpretativas, incoerências e aberrações doutrinárias(entre elas,a famosa teologia da prosperidade),e o "anonimo" assim o fez.
fonte blog pr Altair Germano
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Primeiro: TP = Teologia da Prosperidade. Agora...

LETRA "B"

BÍBLIA - Mero ornamento do púlpito das igrejas que aderiram ao movimento pela TP, ou uma simples alegoria que se anexa a roupa (vestido, saia, calça, terno) dos adeptos da TP. Quanto mais colorido for esse ornamento, mais glamour confere aos seus portadores.

LETRA "F"

FESTIVAL - nomenclatura oficial da reunião ou conglomerado de adpetos da TP para homenagearem seu deus, Mamom. Para os que não conhecem bem um verdadeiro culto cristão, parece não haver diferenças entre Festival e Culto. Mas os que examinam as Escrituras, esse novo estilo de culto Festival não passa de um pseudoculto cristão.

LETRA "G"

GOSPEL - identidade dos adeptos do novo movimento pela Prosperidade Financeira. Daí vem os pastores gospel, cantores gospel, bandas gospel, shows gospel... No fim, o enriquecimento e a multiplicação de bens é a verdadeira teologia desse movimento.

LETRA "O"

ÓLEO - líquido extraído da soja, do girassol ou de outros vegetais, que depois de haver recebido a unção profética de qualquer apóstolo da TP poderá ser derramado com abundância sobre a cabeça do seguidor da TP, o que lhe conferirá grande êxito em seu ministério. Se for pequeno pregador, se tornará grande conferencista; se for cantor independente, adquirirá a benção de um grande contrato com a Som Livre.

LETRA "C"

CRUZ - bem, na verdade esse vocábulo não consta em nenhum dicionário da Teologia da Prosperidade, nem na versão de lingua portuguesa, nem inglesa. vamos aguardar.
jlcolli disse…
Letra O:
-Oração Forte na igreja X;
-Oração forte com o Missionário, Bispo, Pastor Y.

Faltam as letras B, G, K, N, Q, W, X, Y e Z.
Quem se habilita?

Joab Barros
jlcolli disse…
Letra O:
-Oração Forte na igreja X;
-Oração forte com o Missionário, Bispo, Pastor Y.

Faltam as letras B, G, K, N, Q, W, X, Y e Z.
Quem se habilita?

Joab Barros
maia disse…
SIGLA SMM.
SILAS MALAFAIA
MIKE MURDOCK
MORRES CERULLO

OU A SIGLA VER
VALDOMIRO SANTIAGO
EDIR MACEDO
RR SOARES
Aurelio Lisboa disse…
Letra M, pode significar money, ou unção money, como queiram.
(letra B) BIBLIA livro ao qual interpreta-se de forma alegorica e relativa priorizando o egocentrismo.
Xavier disse…
Retorno para dizer que ao entrar no blog do pr.Altair Germano lembrei da letra "C" do Clube de 1 Milão de Almas.
Letra "C"
Clube de 1Milhão de Almas: É uma associação ("sem fins lucrativos"),mas lucram milões. Nesse "Clube",que deveria-se chamar outra coisa talvés,todos os integrantes são convocados a contribuir até alcansar "1Milhão de Almas",e nem 1 milhão entram na igreja,mas existem MILHOE$ nos BOL$O$.

Vamos dizer #NÃOaoEvangelhoDaProsperidade
Presado pr. Ciro,

A Paz do Senhor!Vai aí mainha humilde contribuição.

Letra p

Pobreza= Estado de miséria que tem como origem uma opressão malígna,um 'encosto'. A 'libertação' só se torna possível devido a um 'ato de fé'(entrega de sementes aos 'homens de Deus')

letra s

Santificação= separação dos bens materiais para uso e posse de 'ungidos'.

Herenilton H. Julião
Unknown disse…
LETRA C: CODORNIZE$ _ Oraram, e ele fez vir codornizes, e os fartou de pão do céu. Salmos 105:40

LETRA E:E$tater: Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Mateus 17:27.

LETRA P:PÃE$ E PEIXE$ - E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. Marcos 6:38,
E, tomando ele os cinco pãe$ e os dois peixe, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. Marcos 6:41
E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens. Marcos 6:44

LETRA R: RE$TO:LETRA R: RE$TO - Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 2 Reis 4:7

LETRA S: $acudida: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38

LETRA T: TANTO$:- E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tanto$ pães, para saciar tal multidão? Mateus 15:33

LETRA V: VA$ILHA: E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o
azeite parou. 2 Reis 4:6.

Engraçado: Quais foram as $EMENTES PLANTADAS POR TODOS ESTES BENEFICIARIOS?......
Aí vai mais uma

Barganha = É a entrega pela 'fé' de uma quantidade de dinheiro determinada pelo um 'homem de Deus' para ser bem-sucedido e próspero nos negócios
Oziel Castanho disse…
Letra "V" de VIÚVA

Essa foi a melhor oferta. Ela deu tudo o que tinha enquanto os fariseus só deram uma parte.
Na hora de semear, não se esqueça: de tudo que você tem (seja carro, dinheiro, casa, etc.)
A restituíção é cem por um.
De A a Z:
Apóstolo: é aquele que, cansado de ser pastor, se intitula bispo e, cansado de ser bispo, quer ser chamado por esse título (por vezes, auto-auferido). Seu próximo passo na hierarquia eclesiástica é receber o epíteto de vice-Deus.

Bênção: aquilo que, supostamente, se pode comprar mediante a entrega de determinada quantia num envelope. Mas, atenção: o simples fato de entregar o envelope não traz a garantia da bênção. Pode ser que, por falta de fé de sua parte, você não receba.

Crentes: ou clientes. Consumidores em potencial.

deus: ser autômato para quem você “exige”, “determina”, e ele tem que obedecer. Não se trata do Deus Todo-Poderoso dos cristãos.

Evangelho: mero pano de fundo para a difusão de doutrinas espúrias e exploração da fé.

Fé: sentimento que leva o fiel a colocar R$ 1000,00 num envelope e entregar ao “homem de deus”.

Graça: esqueça!!! Nada nesse mundo é de graça.

Hermenêutica: a arte de distorcer textos bíblicos.

Igreja: hipermercado da fé. Quanto maior a oferta, maior a promessa de bênção.

Jesus: personagem bíblico que, de vez em quando, é citado com correção. Bem de vez em quando... Raramente, eu diria...

K. H.: as iniciais do papai.

Lavagem cerebral: destruição da capacidade dos fiéis de fazer juízos racionais, de maneira a transformá-los em escravos da liderança.

Mamom: o único deus.

Novo Testamento: é até interessante. Mas o Antigo tem nomes melhores para campanhas: “Campanha Fé de Abraão”, “Jejum de Gideão”, “Fogueira Santa do Monte Sinai”, “As sete semanas do manto de Elias”, “Jejum de Calebe”, e por aí vai.

Oferta: a palavra-chave do culto. É através dela que você move o coração de “d”eus.

Pastor: alguém que possui apurada lábia e é profundo conhecedor de técnicas de venda. Não é necessário que conheça muito a Bíblia. Também conhecido como animador de auditório, sabe anunciar produtos diversos como ninguém. É um apóstolo em potencial.

Queimar: é o que fazem com os pedidos de oração. Talvez porque acreditem que, se não queimar, o pedido não vai ser atendido.

Rhema: “determine” a vitória e “tome posse”. Afinal, você tudo pode através de sua confissão positiva.

Salvação: casamento, casa nova e carro do ano.

Tempo (templo): é dinheiro.

Ungido: classe “especial” de pessoas em quem não se deve tocar e que não se deve corrigir ou criticar, por mais que estejam errados. Afinal, “ai daquele que tocar nos meus ungidos”. Aliás, esse é o versículo preferido deles (I Cr 16.22), usado fora de contexto para colocar medo nos fiéis.

Vida eterna: algo com o que não se deve ter preocupação. Importa é o “aqui” e o “agora”.

What is it?: It´s a embromation.

Xô!: interjeição utilizada para espantar a miséria.

Yes, we can!: nada a ver com
Barack Obama. Para os adeptos da Teologia da Prosperidade: Sim, nós podemos tudo! Temos poder em nossas palavras! enfim... (continua na letra Z)

Zoe: Você é um pequeno-deus andando sobre a Terra, assim como Jesus o foi (dizem eles). Afinal, a própria vida de Deus está em você!

Fonte: www.alessandrocristian.blogspot.com
Palavra e Vida disse…
Letra L: Lança teu pão sobre as águas(bolso dos pregadores da prosperidade).
BÊNÇÃO: Conquista financeira adquirida através da de exaustivas repetições de frases poderosas enunciadas pelos homens de Deus. Possui seu preço: quanto maior a oferta, maior a bênção.
pascivaldo disse…
vamos lançar na editora central glospel.
BENÇÃO: importância material de valor monetário recebida mediante o ato contínuo de semear (vide verbete "semente"); principal dever e obrigação de Deus para com os que sacrificam o seu i$saque; itens diversos onde os semeadores fixam adesivos com os dizeres "fruto de Malaquias 3:10" e "não sou dono do mundo, mas sou filho do dono".
M - MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
É o que vai acontecer com aquele que não dar tudo o que $e pede, e atingirá seus descendentes até a terceira e quarta geração!
Anônimo disse…
É DE MAIS CEDO
R.R. $UADO
$ILADA DA MALA FALHA
VAI DAR MIRA NO SOLDADO
M - MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
É o que atingirá a todo aquele que não der o que $e pede, e também aos seus descendentes até a terceira e quarta geração!
Reginaldo disse…
F: Fariseu: homem de pouca fé, que por ser invejoso e fracassado espiritualmente critica aqueles que plantam suas $emente$ para Deus. sinônimo: Ciro Sanches Zibordi.

Aplicação numa frase: O Pr. Ciro ainda não comprou um jatinho.

hehehehehe...

A paz do Senhor Jesus! Esse será um excelente dicionário.
Ariel disse…
Letra D:
DETERMINAR: ato do crente seguidor da teologia da prosperidade ao "pedir" algo para Deus.

Letra P:
PROFÉTICO (Ato profético): ação do crente(?) ao DETERMINAR a sua vitória

POSSE (Tomar posse): ato do crente(?) similar ao ATO PROFÉTICO.

PISAR: ato do crente(?) para com o diabo (pisar na cabeça).

Letra I:
INVEJA: sentimento de todos os que rodeiam o crente(?).

Letra B:
BANQUETE: uma mesa que Deus vai preparar para que seus inimigos e amigos invejosos saibam que Ele está(?) com você.

Letra S:
SONHOS: projetos humanos que se você tiver fé e DETERMINAR, PROFETIZAR e TOMAR POSSE, Deus vai realizar.

Letra V:
VISÃO: ato profético semelhante ao de "estar grávido".
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

"MURDOKIAR" (Ato in$ano com ação $ofi$ticada em prover facilidade$ ao$ que apo$tam em um deu$ e$pecial, como $e joga$$em na Loteria E$portiva, para realizarem os seus próprio$ $onho$ com o$ ganho$ exce$$ivo$, e bem informado$ pelo en$ino da teologia da pro$peridade)

911 REAI$ (cifra de$coberta para a multiplicação FANTA$MAGÓRICA de valores incrívei$ em pouco$ me$e$)

Bíblia Vitória Financeira (edição e$pecial para quem de$eja $er $ufocado com muito dinheiro e continuar re$pirando pelas narina$)

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores.
Pedro Lima disse…
Letra D

Devorador. Único "demônio" que nem o nome de Je$u$ é capaz de expulsar, apenas dando o Trízimo e uma oferta($emente) de grande valor.
Anônimo disse…
Ai vai mais uma letra ( M )

Medida extra: é a unção a qual vc tem que contribuir com $911,00 para que sua vida não tenha mais nenhum problema, segundo o criador dessa unção vc ñ terá mais nem uma febrezinha!!!
Tamar disse…
H- Honra
Posição elevada acima dos demais. Diferentemente da tradição dos cavaleiros medievais a "honra" em prosperês não precisa ser conquistadas por atos heróicos.
A locução "Dupla honra" significa um alto salário decuplicado.
E- Evento
Espetáculo no qual um cantor-gospel-que-atrai-muita-gente é contratado para se apre$entar em um templo. Serve para chamar a atenção para o local e para satisfazer os anseios das ovelhas por novidade.
O - Ovelha
Frequentadores de igrejas e crentes comuns sem nenhum título ou patente.
V - Visão
Rituais, palavras de ordem, frases feitas, liturgias, cores, decoração,ordem de culto, versículos chave, livros, elucubrações dos fundadores.
A visão está acima da Bíblia, da Tradição e da História da Igreja.
LETRA M
Moneystério, este é o nome dado para aqueles que deixaram a verdade pelo lucro financeiro.
Samuel Messias disse…
Letra F
Fé na conquista material. "[...] É a única que independe de oração, jejum ou de se frequentar a Igreja. A conquista de um bem material ou de uma vida financeira abastada depende da fé que se esterna na oferta." (Bispo Macedo, in A voz da fé, p.88)

Letra I
Investidor. Fiel que entrega os dízimos e I$aque (ver verbete) aos "ungidos" com a certeza do retorno (ver verbete) próspero.

Letra P
Pecado. Ato de rebeldia contra Deus ou Seus "ungidos" que O impossibilita de dar saúde ou prosperidade material ao pecador, exceto em casos de ser aplicado uma oferta financeira.

Letra R
Retorno. Benção financeira ou na saúde física dada por Deus mediante $acrifício$ feitos pelos fiéis aos pés dos "ungidos".
letra u

Unção do Santo: É a unção biblicamente correta mas que hoje, por sinal, já está bem ultrapassada, sendo substituida por outras como, por exemplo, unção financeira.
Amados,

O presente "post" é bem-humorado. Mas evitem, por gentileza, os insultos, as palavras chulas, os xingamentos, os juízos de valor sobre pessoas. Se querem atacar, ataquem à vontade as heresias e os modismo.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
J
Jesus - ou JE$U$: nome utilizado para evocar e solicitar dinheiro, garantir vantagens e bênçãos materiais, reivindicar promessas bíblicas (mesmo aquelas feitas por Deus para Israel)

E
Espírito Santo - ou E$PIRITO $ANTO: também é utlizado com os mesmos propósitos que JE$U$ e CRI$TO

D
dízimo: nome utilizado para justificar os pedidos de dinheiro para sustentar o líder da denominação
jeovane aragão disse…
Pobre - Ser maldito, cheio de pecado, miseravel, a parte das bençãos de Deus...
jeovane aragão disse…
prospero- quem tem muito dinheiro; sinÔnimo de Rico( pessoa dotada de bençaos advindas da unção financeira)
EfeitoCristao disse…
E
EX Nihilo: Palavra Fabulo$a que confere podere$ infinitos a criaturas: desviadas da verdade, finitas,miseráveis e passivas de vergonha na cara; após tomarem rídiculo banho de 12 litros de azeite. Recebendo tamanha capacidade de enganar todo crente analfabeto de Bíblia, que espera Deus somente nesta vida.
Anônimo disse…
Mais uma:
Letra J:

JOYCE MEYER - A primeira dama da Teologia da Cura/Prosperidade e também da heresia. Joyce admite que recebe parte dos seus ensinos dos próprios anjos e afirma que Jesus precisou ir ao inferno e ser ali atormentado durante três dias, a fim de completar a redenção dos pecados da humanidade.
Anônimo disse…
Letra R:

RECEEEBAAAA!!!!
Essa palavra mágica libera toda e qualquer bênção retida no céu.
JOSÉ MAURÍCIO disse…
D - De doutor. Novo posto eclesiástico para divulgar a unção financeira.

C - De caverna. Passe por ela para pegar seu dinheiro.

C - também de Cimento Ungido.

C - Também de Chave da Prosperidade.
DURY disse…
Letra T: Te$stemunho.
Levar ao púlpito da igreja ou ao programa de tv alguém que te$temunhe a respeito da "vitória financeira" alcançada através da "plantação" das $emente$.
Isso levará a um número incalculável de novos "patrocinadore$" para a "obra".
Monica Delquiar disse…
Por André Sanchez

* História baseada em fatos reais

Imaginemos que certo profeta resolvesse levar sua mensagem ao púlpito de uma dessas igrejas que pregam a teologia da prosperidade. Imaginemos que ele seja bem recebido e, através de suas credenciais de profeta, lhe fosse oferecido o púlpito da igreja para que pregasse uma mensagem de prosperidade aos que ali estivessem.

profeta, teologia da prosperidade, prosperidade, Bíblia, HabacuqueEle começaria seu discurso mais ou menos assim:

- “Esta é a mensagem que Deus, por meio de uma visão, deu a mim, o profeta Habacuque.” (Hc 1. 1).

Nesse ponto todos fitariam seus olhares nele e alguns comentariam:

- Nossa! Não é todo dia que se recebe um profeta de Deus com uma mensagem poderosa de prosperidade! O que será que ele revelará? Será que nos dará uma fórmula para determinar a bênção? Estou mesmo precisando comprar um carro do ano! Será que nos ensinará como expulsar as doenças e o demônio da pobreza? Será que revelará uma profecia de riqueza em nossa vida? Fala profeta!!! Fala profeta!!! Estou ansioso pela mensagem do Senhor para nossas vidas!

Eis que o profeta continua sua mensagem vendo a grande ansiedade do povo para receber suas palavras. Ele, então, continua com veemência:

- “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador.” (Habacuque 3. 17-18)

Nesse momento um silêncio toma conta da igreja. Um olha para outro e todos olham para o pastor que havia dado a palavra ao profeta de Deus. A igreja, somente com o olhar, pressiona o pastor como que perguntando: Como assim, que palavra absurda é essa desse profeta?

E eis que se levanta um obreiro ao fundo da igreja e brada em alta voz:

- Senhor Habacuque, me desculpe, mas a sua palavra está equivocada! Ela representa o espírito da derrota e não o da fé. Você deve ter se desviado do caminho da fé verdadeira que nos reserva as maiores conquistas nessa vida, pois somos cabeça e não cauda! Deixe-me te dizer o que verdadeiramente Deus deve ter te dito:

- Determinem agora que as figueiras produzam as frutas, e que as parreiras dêem uvas grandes e sem pragas; que haja tantas azeitonas nas oliveiras que todos possam esbanjar; que o trigo os deixem ricos a ponto de esbanjarem dinheiro e viverem uma vida de luxo; repreendam o espírito de ladroagem contra as ovelhas. Façam uma campanha de 7 semanas para que os currais estejam cheios de gado gordo e vocês fique ricos, pois se isso não acontecer vocês não devem dar graças ao SENHOR e nem louvar a Deus, pois nascemos para vencer, nascemos para ser cabeça e não cauda!

Após ouvir tal palavra, o profeta de Deus, balança a cabeça negativamente e diz:

- Querido obreiro, a palavra que eu disse veio de Deus e não há nada a modificar nela… eu a entreguei da forma que me foi passada!

Antes mesmo de terminar de falar, o profeta de Deus é interrompido e vaiado pela igreja; é retirado do local pelos obreiros, debaixo dos gritos da multidão que o chamava de homem do diabo, sem fé e sem o Espírito de Deus; homem do mal que estava trazendo àquele lugar de prosperidade uma palavra maligna onde não havia prosperidade alguma.

O profeta de Deus saiu daquele lugar expulso pela multidão e prosseguiu sua caminhada, buscando quem, de verdade, pudesse ouvir a Palavra que o Senhor lhe incumbiu de pronunciar.

Porventura, achará ele lugar que aceite a Palavra do Senhor?
Letra A: Apóstolo ou Apóstola; 1. Ungido(a) do Senhor que possui status espiritual superior a de qualquer pessoa. Um(a) apóstolo(a) tem poder para decretar, curar, libertar, expulsar demônios, realizar atos proféticos e ungir outros apóstolos(as); 2. indivíduo arrogante, vaidoso e atrevido.
Sinônimos: macumbeiro, doido varrido, paipóstolo, gedozista, hipnotizador, pregador de autoajuda etc.
marcos castro disse…
Profetizar: ato de dizer o que EU quero que aconteça, e dizer que é algo vindo de Deus.
Eliel disse…
Letra p: parede; Lugar onde se impressa Deus para ele lhe dar tudo que voçê quizer, ou seja é o lugar que voçê fala com Deus me dá me dá me dá.
Eliel disse…
Letra p: parede; lugar onde se impressa Deus e voçê pede, exige tudo o que quizer, aliás, é o lugar onde voçê fala com Deus me dá me dá me dá, igual as filha da sanguessuga de provérbios dá dá. (rsrrsrsrs)
Anônimo disse…
Pobre= alguém que não tem fé, ou oprimido pelo diabo
Oração= determinar que tudo acontece.
Professor Érick disse…
Letra P
Promessa: Ação para se cumprir sempre, porque ordenamos e Deus nos atende, independente se sou fiel a Ele, o importante é ordenar.

Letra U
Unção de Ousadia: Para poder ter coragem de pregar o evangelho, o cristão precisa dessa unção!
rsrsrs
Unção de conquista:
Quer um namorado, uma namorada, um terreno ou uma casa, RECEEEEBA a unção pra conquistar isso Tudo.
Unção de multiplicação: Mesma unção utilizada por Jesus para multiplicar pães e peixes.

Letra V:
Visita: Quando Deus quer encher sua conta bancária ele a visita, e em concomitância visita seu cartão e talão de cheques.

Vencedor: Todo cristão que está disposto a receber todas as neo-unções.

Vitória: substantivo que define o vencedor, ou seja, ato de vencer dado ao cristão já que ele sempre será cabeça e não calda, sempre será chefe e não peão.

Letra X
Xarope: Quem é contra a doutrina da teologia da prosperidade, segundo o pastor Vai da Miro Reais

Letra Z
Zebra: Quando a profecia não dá certo.
J
Jesus - ou JE$U$: nome utilizado para evocar e solicitar dinheiro, garantir vantagens e bênçãos materiais, reivindicar promessas bíblicas (mesmo aquelas feitas por Deus para Israel)

E
Espírito Santo - ou E$PIRITO $ANTO: também é utlizado com os mesmos propósitos que JE$U$ e CRI$TO

D
dízimo: nome utilizado para justificar os pedidos de dinheiro para sustentar o líder da denominação
Rodrigo P. Silva disse…
Paz do Senhor Pr. Ciro!!

P: "PAIPÓSTOLO"; "PATRIARCA DAS NAÇÕES". Um surtado, que sofre da síndrome Luciferiana.

um forte abraço.

Rodrigo P. Silva
Romilce disse…
Letra T
TRANSFERÊNCIA DE PODER
1.é quando os dízimos e ofertas dos crentes são transferidos para a conta bancária do ''profeta''.
Romilce disse…
Letra T
TRANSFERÊNCIA DE PODER
1.é quando os dízimos e ofertas dos crentes são transferidos para a conta bancária do ''profeta''.
Mendes disse…
Na lição de nº13 da revista da CPAD2012, item 2 , subitem 2,o nobre colega José Gonsalves foi um pouco tímido ao se referir a campanhas.Acredito que um livro sobre como as igrejas Neopentecostal , inclusive as pentecostais hoje(sem generalizar), utilizam campanhas onde no fundo almejam mais recursos financeiros do que propriamente orações sem contar que o capim continua comendo o boi nestes eventos. O Evangelho da Prosperidade também está entranhado nestes 7 terças , 8 quartas, etc.
Em tempo: Gostaria de saber se o Senhor irá publicar o livro "hermelética escatofóbica " e quando chegará em Brasília (Ed,Candeia?).
Ronildo Chaves disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro. Ai vai a minha contribuição para o dicionário.

Letra P
Pobreza: Circunstância em que o Crente se encontra por esta em pecado, não entregou o dízimo ou oferta.

Letra P
Prosperidade: Estado de plena comunhão com Deus. Crente que sabe usar sua fé para extrair as bênçãos materiais de Deus.

Letra M
Maior Contribuição: Oferta maior em quantidade e sinônimo de maior bênção à receber.

Letra S
Sem fé: Crente que não leva a carteira pro culto é um exemplo de falta de fé. (Expressão verídica dita por um pastor).


Letra J
Jatinho: Transporte a altura de transportar ungidos que ensinam como barganhar as bênção de financeiras.

Letra A
Abençoado: Pessoa que possui muitos bens materiais. Aquele que é rico, milionário etc.

Amaldiçoado: Crente que não aprendeu a determinar, que não participa dos de$afio$ de fé. Quem é pobre.

Letra D
Dízimo: Ato de garantir as bênçãos financeiras. Barganha entre Deus e os Homens.

Letra A
Altar: Lugar de $acrifício$ em moeda corrente em prol de receber mais e mais dinheiro.Ex: sacrifique R$ 1000,00 e ganhe R$ 2000,00 do Senhor.

Assembleia de Deus Missão
Parauapebas-PA
Ailton Silva disse…
Já estou recolhendo estas pérolas e pretendo montar uma cartilhazinha, formato a4 dividido ao meio) e distribuir aos irmãos. o titulo será "aprenda o properEIS", Citando as referidas fontes, nada mais justo aos irmãos que colaboraram neste espaço.
Walter Filho disse…
P - de patuá gospel, que quebra todas as maldições, se o fiel comprar por seus 900 pilas, podem ser tijolos, canetas, apito de festa de aniversário!