Subsídios para a lição 9 - PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA
Pr. Ciro Sanches Zibordi
Leitura bíblica: 2 Coríntios 11.3; Atos 20.25-32
Introdução
A lição 9, de 28/8/2011, estimula-nos a perseverarmos naquilo que temos aprendido, mantendo a simplicidade do Evangelho (1 Co 15.1,2; Gl 1.6-8; 2 Co 11.4; Hb 3.14). Daí o comentador ter asseverado, na Verdade Prática: “Só existe um meio de a Igreja de Cristo preservar a sua identidade como a agência por excelência do Reino de Deus: obedecer amorosa e incondicionalmente à Bíblia Sagrada” (Lições Bíblicas do Mestre, CPAD, p.63).
I. O que é a identidade da Igreja
1. O termo “identidade” diz respeito ao “conjunto de características próprias de uma pessoa ou um grupo que possibilitam a sua identificação ou reconhecimento” (idem, p.65).
2. A identidade da Igreja é tríplice:
a) Identidade teológica. A Igreja é diferente das religiões e seitas e do mundo por causa das doutrinas bíblicas que observa, as quais são inegociáveis.
b) Identidade eclesiástica. Diz respeito a ministérios principais e auxiliares, títulos eclesiásticos, administração eclesiástica, liturgia, etc.
c) Identidade consuetudinária. Engloba usos, costumes, práticas, etc.
II. Por que a Igreja deve preservar sua identidade
1. A Igreja é o “sal da terra” (Mt 5.13), o qual é conservador, preservador (1 Tm 6.20; 2 Tm 1.13,14; Ap 2.25). Mas ser conservador, do ponto de vista bíblico, não significa ser extremista, exagerado, fanático ou desequilibrado (Ec 7.16,17; Pv 4.26,27; 2 Tm 1.13,14; 1 Tm 6.20; Ap 2.25; 3.11).
2. Ser conservador não é fazer dos usos e costumes a causa do Evangelho, visto que eles são o seu efeito. Deve-se levar em conta que a verdadeira santificação ocorre a partir do espírito — de dentro para fora (1 Ts 5.23; Mt 23.25,26; Hb 4.12). Preservar a identidade também não é ser legalista ou agir como os fariseus. Estes eram formalistas, regionalistas, ritualistas, nominalistas e endeusavam as obras (Mt 16.6; Mc 8.15; At 11.26; At 15.5,10; Mt 23).
3. Ser conservador é priorizar a sã doutrina (Tt 2.1; 1 Tm 4.16), manter os bons costumes (2 Ts 2.15; 3.6; 1 Co 15.33; Sl 11.3; Ml 1.8; Tg 2.12; Jz 17.6; 21.25) e opor-se à secularização (Rm 12.1,2; Lc 17.26-30; Tg 4.4; 1 Jo 5.19; Is 5.20).
III. O que significa preservar a identidade
1. No sentido geral, como “organismo místico composto por todos os que, pela fé, aceitaram o sacrifício vicário de Cristo” (idem, p.65), a Igreja deve preservar a sã doutrina. No sentido específico, como igreja local, deve preservar a sua história, a sua tradição, etc.
2. “A Igreja, como instituição divina, tem o seu manual de regra e conduta: a Bíblia Sagrada — a Palavra de Deus” (idem). Segue-se que a Igreja deve respeitar o primado da Palavra de Deus, a nossa fonte de autoridade primária, precípua, primacial (1 Pe 1.24,25; 1 Co 4.6). Primado é a condição do que está em primeiro lugar, que tem prioridade, primazia, excelência, preeminência (Gl 1.8; Sl 138.2, ARA; 119.105; Jo 7.17).
3. Fontes secundárias de autoridade:
a) Razão. Não tem o primado porque a fé no que dizem as Escrituras precede a razão (1 Co 2.14,15; Mt 11.25; Sl 25.14). Em boa parte do protestantismo, o racionalismo tem ocupado o centro do palco. Liberalismo e modernismo são termos cunhados para descrever a equivocada insistência no primado da razão.
b) Tradições. A posição oficial e histórica do romanismo, por exemplo, tem sido a de fazer a tradição papal o supremo tribunal de recursos, o que é um erro.
c) Teologia. Esta apresenta o que os teólogos falíveis dizem da inerrante e infalível Palavra de Deus.
d) História da Igreja. Não é a Igreja que determina o que a Bíblia ensina, e sim o inverso.
e) Experiências. O pentecostal que se preza valoriza as experiências e os milagres, mas não os prioriza (2 Co 12.1-4 com 1 Co 15.1-4; Jo 10.41; 1 Co 12.28; Dt 13.1-4; Ap 2.20-22).
4. A lição em apreço contempla também a defesa da fé: “Cada crente deve preservar a doutrina de Cristo, lutando contra as várias distorções e heresias que surgem a cada dia (2 Jo vv.9,10; 1 Tm 6.3-5). A doutrina bíblica não pode ser modificada, substituída ou anulada por supostas revelações, visões e profecias (At 20.27-30; 1 Tm 6.20)” (idem, p.66).
a) A Palavra de Deus alerta quanto a espíritos enganadores (1 Tm 4.1): falsos deuses (Jo 17.3; Sl 95.3; 2 Co 4.4); outro Jesus e outro espírito (2 Co 11.4; At 5.32; Jo 14.17); anjos caídos e demônios (Ap 12.3,4,9; Gl 1.8; Ef 6.12).
b) A Palavra de Deus alerta quanto aos falsificadores da Palavra de Deus (2 Co 2.17): falsos cristos ou anticristos (Mt 24.24a; Mc 13.22a.; 1 Jo 2.18,19; 2 Jo v.7); falsos cientistas (1 Tm 6.20,21; 2 Co 4.4; Sl 10.4); pregadores e mestres falsos (2 Tm 4.1-5; 2 Pe 2.1,2; 3.16); pastores e apóstolos enganadores (2 Co 11.5,13; Ez 34.1-10); falsos adoradores (Mt 15.7-9; Jo 4.23,24); falsos irmãos (2 Co 11.15,24-28; Gl 2.3,4; Tg 1.26; Rm 16.17,18); falsos profetas (Mt 7.15; 24.11,24; Mc 13.22; At 13.6; 2 Pe 2.1; 1 Jo 4.1); milagreiros e ilusionistas (Mt 24.24b; Mc 13.22b; 2 Co 11.13-15).
5. Não devemos desprezar as pregações, os ensinamentos, as profecias, bem como os sinais e prodígios (At 17.11a; 2.13; 1 Co 14.39; 1 Ts 5.19,20). Entretanto, cabe a nós julgá-los (Jo 7.24; At 17.11b; 1 Ts 5.21, ARA; 1 Co 10.15; 14.29; 1 Jo 4.1; Hb 13.9).
6. Os critérios bíblicos para um julgamento segundo a reta justiça:
a) Teste pela Palavra de Deus (At 17.11; Hb 5.12-14).
b) Sintonia do Corpo com a Cabeça (Ef 4.14,15; 1 Co 2.16; 1 Jo 2.20,27; Nm 9.15-22).
c) Dom de discernir os espíritos (1 Co 12.10,11; At 13.6-11; 16.1-18).
d) Bom senso (1 Co 14.33; At 9.10,11).
e) Cumprimento da predição, no caso da profecia (Ez 33.33; Dt 18.21,22; Jr 28.9), se bem que apenas isso não é suficiente para autenticá-la (Dt 13.1,2; Jo 14.23a).
f) Vida do pregador, profeta ou milagreiro (2 Tm 2.20,21; Gl 5.22).
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Obrigado, CSZ.
Um grande abraço professor!
Jean Patrik
Com o intuito de juntar blogueiros que defendem a fé cristã, criamos um blog para juntar os "Defensores da Fé Cristã" nome do blog.
Sendo assim, reconhecemos o quanto tens sido importante para a globosfera cristã e não só;
Viemos por intermédio deste fazer o pedido ao pastor para fazer parte desse blog.
Sabemos das suas ocupações,sabemos até que perante o senhor nem sei se poderiamos chamar blgogueiros(risos).
Mas essa é a ideia ; Fica o convite pastor, para fazer parte do nosso blog.
Se sim, envia só o seu emeil para que façamos a devida permissão no blog.
Obs:Hoje tu já és leao e nós os mosquitinhos (Risos).
Xavier Campos.
http://defensoresdafe.blogspot.com/
Nossa que resumo perfeito que você fez. Você faz isso sempre quando vai pregar?
Você disse sobre ´´tradições´´ e citou os católicos e a Biblia. Mas você não concorda que o NT é filho da igreja, e que devemos o NT as tradições, já que o evangelho primeiro foi pregado oralmente para depois passar pela forma escrita. Eu sei que essa tradição apostólica não é a mesma tradição da ICAR que acrescenta coisas ultrapassando o que está escrito. Mas nós também devemos algo a tradição apostólica,pois se fosse assim como nós saberiamos que o NT seria composto de 27 livros exatamente.
Você não concorda?
.
Fique com Deus !!!
Bom final de semana !!!
T++
Sorocaba,SP
A paz do Senhor pr Ciro.
Caro amigo, os artigos que homens de Deus como você escrevem, nos ajudam muito, muito mesmo,a compreendermos melhor as coisas de Deus.
O Senhor é contigo varão.
Um grande abraço.
Que belo roteiro de estudo! Totalmente bíblico! Não aprende a Palavra de Deus quem não quer. Deus continue derramando sua graça sobre você.
Aceite meu afetuoso abraço.
Paz!
Moro em Boston ha mais de 17 anos e louvo a Deus por homens tementes a Ele, que pregam a verdade!
God bless you!
Lidia de Assis
Posso usar partes dele na ministração de nossa Escola Dominical??
Sou prof. da escola e gostaria aproveitar alguns pontos de seu subsídio.
Paz do Senhor.
Quando puder, faça-nos uma visitinha: http://profetadoevangelho.blogspot.com/
Se tu quiseres fazer isso toda semana, penso que todos os professores de EBD,e leitores do seu blog, agradeceriam.
Na Paz.
"Identidade consuetudinária. Engloba usos, costumes, práticas, etc.
"
Por razões BÍBLICAS, eu não tiraria tal item, pois a identidade consuetudinária existe e deve ser valorizada pelas igrejas. Aliás, uma igreja bem ensinada é fiel à sã doutrina e preserva os bons costumes.
CSZ
Leio sim todos os comentários. Mas não consigo responder a todos de imediato em razões das minhas atividades diárias.
Se a irmã deseja que a sua pergunta seja respondida por e-mail, escreva para mim, por e-mail, por favor. Mas não garanto que lha responderei de imediato, pois recebo inúmeras perguntas, diariamente.
Grato.
CSZ
Grato pela sugestão. Vou me esforçar para fazer isso.
Um abraço.
CSZ
O irmão pode usar os subsídios aqui apresentados, com a citação da fonte.
Um abraço.
CSZ
Fica com Deus
Grato pelas palavras.
Creio que há duas "Adrianas" participando dos comentários desta postagem, pois a única pessoa que apagou o comentário acima foi uma Adriana. Ou talvez o anônimo acima se confundiu, pensando que eu o expus, pois lei todos os comentários.
Um grande abraço.
CSZ
O que faço com aquele livro que veio errado (Erros que os adoradores...)?
Aelson Junior
A paz do Senhor!
Olha, acho que o irmão pode presentear alguém que precise saber mais a respeito de adoração e louvor.
Um abraço.
CSZ
Eu pensava em fazer isso, se o senhor autorizasse...
Aproveitando, bom estudo esse. Como eu queria que na EBD de minha igreja o professor levasse estudos assim. Pelo contrário, ele está estudando agora uma série de pequenos estudos chamada "Curso Fé". Pela palavra "Fé" dá pra se ter uma suspeita de seu autor, visto que este a cultua...
Aelson Júnior
GOSTARIA DE PARABENIZA-LO POR ESTE ARTIGO.
Se o senhor puder, eu gostaria de convidá-lo a apreciar o meu trabalho no blog e se puder me dar alguma orientação, eu ficaria muito grato.
Marcos Andre - Professor
CLUBE DA TEOLOGIA
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/