Continua aqui a lista de diferenças entre o fruto do Espírito e os dons como manifestações e operações do Espírito momentâneas — e não como ministérios.
7. Quanto à qualidade. Os dons espirituais são perfeitos, embora muitas pessoas façam mau uso deles. Já o fruto precisa amadurecer. Este amadurecimento do fruto produzido no crente pelo Espírito ocorre gradativamente, de acordo com a disposição do coração do salvo. Trata-se do aperfeiçoamento espiritual (2 Tm 3.16,17; Ef 4.11-15).
8. Quanto à finalidade. Os dons são manifestações para edificação da igreja. O fruto do Espírito tem como finalidade o desenvolvimento do caráter do crente. A igreja de Corinto era pentecostal (1 Co 1.7; caps. 12-14). Todos os dons, ministérios e operações divinos tinham lugar ali (1 Co 12.4-6). Contudo, ela estava envolvida em diversos problemas (1 Co 1.10; 6.1-11; 11.18), pecados morais graves (1 Co 5), além da desordem no culto (1 Co 11.17-19). Os coríntios eram imaturos e carnais (1 Co 3.1-4).
Se dermos ênfase apenas aos dons, em detrimento do fruto do Espírito, males ocorrerão na igreja, como: dissensão, carnalidade, egoísmo, desordem e indecência. O partidarismo na igreja de Corinto decorria da falta de amadurecimento do fruto do Espírito (1 Co 11.18; 1.10-13; 3.4-6).
O termo “dissensões” (1 Co 1.10; 11.17) descreve a destruição da unidade cristã por meio da carnalidade. Em vez de gratidão a Deus, para promover a comunhão e “guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4.3), os coríntios se reuniam para o culto com espírito faccioso.
9. Quanto à importância. Em Corinto, havia muita carnalidade porque os crentes daquela igreja não priorizavam o fruto do Espírito (1 Co 3.1-3). Havia membros daquela igreja controlados pelo Espírito Santo (1 Co 1.4-9; Rm 8.14), mas muitos eram carnais (1 Co 13.1). Carnal é o crente cuja vida não é regida pelo Espírito (Rm 8.5-8); que tem muita dificuldade de entender os assuntos espirituais (1 Co 2.14); que vive em contendas, difamações, etc.
Por não cultivarem o fruto do Espírito, os coríntios eram egoístas (1 Co 11.21). Na liturgia da igreja primitiva era comum a Ceia do Senhor ser precedida por um evento festivo denominado agápe (e não ágape, termo já consagrado no meio evangélico) ou “festa do amor” (2 Pe 2.13; Jd v.12). No entanto, alguns crentes, em vez de fortalecerem o amor e a unidade cristã antes da Ceia do Senhor, embriagavam-se.
Segundo a Bíblia, todos os crentes (batizados com o Espírito, é evidente) podem, no culto, falar em línguas ou profetizar (1 Co 14.5ss). Mas ela também nos ensina a exercer esses dons com sabedoria, ordem e decência (1 Co 14.26-33,37-40), a fim de que: o nome do Senhor seja glorificado (1 Co 14.25); o incrédulo convencido de seus pecados (1 Co 14.22-25); e a igreja edificada (1 Co 14.26).
É imprescindível o casamento entre o fruto do Espírito e os dons espirituais. Afinal, o espírito do profeta deve estar sujeito ao profeta. Em outras palavras, o crente controlado pelo Espírito é usado por Deus, mas tem equilíbrio, domínio próprio e discernimento. O fruto do Espírito amadurecido na vida do crente impede-o de abraçar aberrações pseudopentecostais como “cai-cai”, “unção do riso”, etc.
Ciro Sanches Zibordi
Comentários
Algumas igrejas não creem na atualidade dos dons espirituais; outras, já "creem demais"! (risos)
Chega a ser constrangedor assistir alguns cultos e pregações de certos congressos "pentecostais" desse país a fora. Manifestações das mais esquisitas possíveis, gritos ensurdecedores, línguas bizarras (não estranhas, mas bizarras mesmo), isso sem falar em crentes rodando o tempo inteiro e caindo ao chão... Vamos adimitir: algumas reuniões pseudo-pentecostais mais se assemelham às reuniões de candomblé do que a cultos genuinamente cristãos. Naqueles vale quaisquer manifestações, nestes vale o que for produzido pelo Espírito de Deus, provado pelas Escrituras Sagradas.
Mas tudo isso deve-se exatamente a supervalorização dos dons em detrimento do fruto do Espírito. Aliás, nalguns casos nem podemos falar de "dons do Espírito mal usados", e sim de "manifestações carnais irresponsáveis", e em casos extremos até de "sutis manifestações demoníacas com roupagem gospel". Entretanto, as esquisitices dos pseudo-pentecostais em nome de deus (o "d" minúsculo é proposital) não podem ser motivo para deixarmos de buscar a verdadeira manifestação do poder sobrenatural do Espírito Santo. Aliás, domínio próprio também é fruto do Espírito, muito necessário para a sábia utilização dos dons, que glorifica a Deus, edifica a igreja e convence o pecador.
Deus nos ajude a viver um evangelho equilibrado, onde o Espírito Santo amadureça a Igreja, conduzindo-a pela sábia utilização dos dons espirituais.
No Senhor.
E quanto aquelas manifestações onde a pessoa corre, dança e pula na igreja?
O que o senhor diz disso?
Gostaria de lhe dar os parabéns, não somente pelas suas sábias palavras, mas pelo seu texto fluente. O irmão verdadeiramente escreve muito bem. Glória a Deus por isso.
Que Deus abençoe o irmão e todos os campinenses dessa linda Paraíba!
CSZ
Tais manifestações bizarras e aberrantes não passam no teste da Palavra. Em 1 Coríntios 14 vemos que o culto coletivo a Deus deve ser com decência e ordem. Leia o meu artigo sobre esse texto endereçado primeiramente aos "corintianos" e a nós, por extensão. Para lê-lo, digite "1 Coríntios 14" no campo "Pesquisar neste blog".
Um abraço.
CSZ
A paz do Senhor.
Tenho uma certa dificuldade em entender a passagem de Mateus 7.22,23. O que aconteceu ali precisamente?
Eles de fato eram usados por Deus, já que profetizavam e a profecia é um dom do Espírito Santo? (O que me parece bem estranho.)
Eles estavam se enganando, achando que estavam servindo a Deus de verdade e o inimigo era quem operava aqueles sinais?
Eles faziam parte daquele grupo que supervalorizavam os dons espirituais em detrimento do fruto do Espírito? (Me parece que é isso.)
Eles, como o meu professor de Escola Dominical afirmou há dois domingos, eram pessoas que foram batizadas com o Espírito Santo sem serem salvas? (O que me parece bem estranho também.)
Caso o Sr. possa me responder, ficarei muito grato.
Em Cristo,
Gilmar
A paz do Senhor.
O texto de Mateus 7.15-23 é profético e alerta a Igreja quanto aos falsos profetas, enfatizando as suas principais características.
Não basta dizer "Senhor, Senhor", profetizar, expulsar demônios e fazer maravilhas. É preciso cumprir a vontade do Senhor. Há profecia verdadeira e falsa; há profeta e falso profeta; há milagres e "milagres"; há expulsão de demônios e exorcismo. Precisamos ter discernimento à luz da Palavra de Deus.
Os falsos profetas mencionados por Jesus são aqueles que "profetizam", "expulsam demônios" e "fazem muitas maravilhas", mas a seu modo, posto que, como disse o Senhor Jesus, "não fazem a vontade de meu Pai, que está no céu" (v.21).
No dia do Juízo Final, o Senhor dirá a esses falsos profetas: "Nunca vos conheci" (v.23). Conhecer aqui é no sentido de aprovação, pois Deus é onisciente e conhece todas as coisas. Em outras palavras, o Senhor dirá aos aludidos "pseudoprophetes": "Eu nunca aprovei a vossa obra".
Tais falsos obreiros podem ser tanto os que nunca foram salvos como também os desviados. Medite em Atos 20.27-30 e 2 Pedro 2 (todo o capítulo).
Um abraço.
CSZ
Deus está me revelando isso e aquilo...
Vamos orar por divinas revelações...
Pastor Ciro, não entendo bem esse negócio. Poderia explicar pra gente se isso é certo ou se trata de exageros?
Por gentileza poderia me dizer o porquê de Jesus ter curado o cego dessa maneira?.
Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém SP.
http://www.youtube.com/watch?v=Ge05fzkPGKo&feature=related
Sei que Deus pode fazer, mas talvez alguns exagerem.
Isso nunca ocorre na AD.
Participei de uma vigília em 2003, onde um pregador muito famoso em nosso meio, ex-assembleiano, foi o preletor oficial.
Vi tantas bizarrices que seria impossível descrevê-las neste espaço, mas gostaria de relatar algumas.
Havia crentes nas arquibancadas superiores "caçando" demônios com arco e flechas imaginários nas mãos, outros rodopiavam sem parar, evidenciando um total estado de transe durante as oito horas do evento, outros, ainda, apontavam-se mutuamente e abraçavam-se num frenesi incontrolável, inclusive homens com mulheres, e o pior de tudo, havia filas de profecia, onde um único irmão profetizava para centenas de pessoas que aglomeravam-se esperando sua vez de receber a "revelação".
Embora fosse novo convertido naquela época, achei essas manifestações muita estranhas e pouco ou nada proveitosas para edificação da Igreja de Cristo, "Coluna e firmeza da verdade".
Hoje evito vigílias e orações em montes, pois só observei que dentre pouquíssimas manifestações genuínas do Espírito, existe uma gama infindável de meninices e falsas profecias. Prefiro seguir a recomendação do Mestre e orar no meu quarto.
Apenas para contribuir com o post!!!
No amor de Cristo,
Marcelo Lima
O Sr Pastor afirma, que o batismo com o Espírito Santo com o sinal inicial de falar em linguas, é a porta DE ENTREDA PARA OS DEMAIS DONS ESPIRITUAIS, CERTO? E como se explica o seguintes casos: Daniel (Dn 1.17; 5.11, 12; 10.1), Eliseu (2 Rs 5.25, 26), Aías (1 Rs 14.1-8), Moisés, Elias, Eliseu (Js 10.12-14; Jo 6; At 8.6, 13; 19.11)
eles eram batizados com o Espírito Santo?
Grato.
A paz do Senhor.
Sua pergunta me leva a crer que três coisas podem devem ter acontecido:
1) O irmão não leu os três artigos da presente série.
2) O irmão leu os artigos, mas não fez isso com total atenção.
3) O irmão leu os artigos e, mesmo assim, não entendeu o que eu quis dizer.
Seja qual for a opção, entre as três mencionadas, peço-lhe que leia (ou releia) os três artigos da série, a fim de que entenda o que eu quis dizer.
Entretando, a título de ajuda, considere o seguinte:
1) Os dons possuem várias classificações, e a maneira de recebê-los é diferente, abarcando tempo e modo.
2) Não confunda ministérios com operações e manifestações momentâneas.
3) Não confunda ministérios do Antigo Testamento, os quais duraram até João Batista (Mt 11.13), com ministérios neotestamentários, que durarão até que cheguemos à maturidade plena (Ef 4.11-15).
Em Cristo,
CSZ
A paz do Senhor. É um prazer para mim conversar com um belemita (risos).
Sinceramente, meu amado, o porquê de Jesus ter curado o cego daquela maneira não é tão relevante. O importante é que o Senhor jamais metodizou as curas e os milagres, como fazem os enganadores do nosso tempo.
Os milagreiros, querendo encontrar apoio bíblico para suas sandices, tomam como base episódios como a cura do aludido cego, por exemplo, a fim de metodizar seus "milagres". Ora, milagres verdadeiramente divinos são únicos, incomparáveis, e não programados e propagandeados.
Veja quantas ressurreições a Bíblia menciona! Mas nenhuma delas é idêntica a outra. Os verdadeiros milagres não são demonstrações de um "showman" que chama todos os holofotes para si, e sim uma operação divina sobrenatural, inequívoca e que não traz confusão.
Em Cristo,
CSZ
Eu vi que vc disse nessa série sobre os dons espirituais que há não apenas 9 dons do Espirito santo e sim há diversidades de dons, conforme diz 1 Co 12:4.
No entanto, a Biblia alista apenas 9 dons do Esp santo que está em 1 Co 7:8-11.
Vc poderia me dizer quais são esses outros dons que existem fora esses 9, pois eu nunca ouvi ninguem falar sobre mais algum fora os 9.Quais os nomes desses dons?
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Esses dias atras na igreja eu estava orando em linguas e falando palavras de amor pra Deus, de repente veio uma alegria imensa sobre meu corpo e começei a fazer uns sons altos, mas bem altos de como se fosse uma pessoa chorando em desespero. Eu tinha controle de tudo, tanto que uma hora parei, e ao começar dizer pra Deus novamente que o amava, isso aconteceu de novo.
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Eu conheço algumas pessoas de Deus mesmo que já tiveram a unção do riso,embora eu ainda nunca tive, e nem encontrei até hoje passagem biblica que a sustente, embora alguns pastores tenham me dito que lá em Pentecostes eles ficaram embriagados. Mas no Avivamento da Rusa Asuza houve essa manifestação da unção de riso pelo o que ouvi falar. Enfim, esse é um assunto que eu oro pra Deus me dar essa experiencia se isso provém dele mesmo.
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Obrigado !!!
Fique com Deus.
T++
O senhor também é belemita não é?rsrsrsrsrsrsrsrs.
Congrego no setor 11 Pr. Severino Pedro,tenho todos os seus livros, e estou ansioso pelo lançamento daquele que o senhor anunciou "Erros escatológicos que os pregadores devem evitar", já sabe quando será lançado?, por favor dê uma previsão, seus fãs estão ansiosos rsrsrsrsrsrsrsrs.
Abraços no amor de Cristo - Pb João Eduardo Silva.
MUITO EXCLARECEDOR O SEU ESTUDO NO ENTANTO, TIRE ME UMA DÚVIDA PO FAVOR EM Rm 8.5-8,A BÍBLIA FALA DE DESCRENTE E NÃO CRENTE CARNAL,ESTOU CERTO? E EM 1 Co 2.14,ELA FALA DE HOMEM NATURAL EM CONTRASTE COM O HOMEM ESPIRITUAL E MAIS ABAIXO NO CAPITULO 3,DISCORRE EM ALGUNS VERSÍCULOS SOBRE O CRENTE CARNAL,ESTOU CERTO?
O PASTOR PODERIA ME EXCLARECER MELHOR?
EM CRISTO,
MARIO
Sou Pb. da AD. em Florânia/RN. Hoje, domingo (15/05) na lição da EBD, surgiu a dúvida. Ao ensinar a lição, eu falei que os dons do Espírito, enquanto manifestações (1 Co 12.4-10) não habitam no crente que foi agraciado com qualquer um deles, mas que conforme a vontade de Deus e para o que for útil (1 Co 12.7) o Espírito Santo usa o crente, ou seja, há a manifestação do Espírito, para a edificação da igreja. Mas, um ou outro aluno discordou, dizendo que achava que os dons habitavam no crente. Fale-me algo, para que domingo próximo eu possa levar como embasamento para a EBD. Obrigado.