Seja feliz agora — mesmo sem ter muito dinheiro e com muitas dúvidas sobre o futuro


Duas coisas costumam fazer as pessoas infelizes, inclusive no meio evangélico: a falta de dinheiro e as incertezas quanto ao futuro.

Em Mateus 6, o Senhor Jesus ensinou que não devemos ajuntar tesouros na terra (vv.19-21) nem nos preocupar demasiadamente com o futuro: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (v.34). Mas, a cada dia, tenho visto mais e mais pessoas associando a felicidade a ganhar dinheiro, e de modo fácil.

Gandhi afirmou, acertadamente: “O dinheiro que não é ganho com trabalho é uma das piores desgraças do mundo”. Nos Evangelhos, aprendemos com o Senhor Jesus que a verdadeira felicidade — para ser desfrutada aqui e agora — está ligada mais ao “dar” do que ao
“receber”. Em Lucas 6.38, está escrito: “Dai, e ser-vos-á dado”. Dar e receber são coisas que acontecem simultaneamente, e não em sequência. A verdadeira riqueza não está em quanto possuímos, e sim em quanto doamos ao próximo.

Precisamos ser felizes agora! Pessoas que não conseguem ganhar dinheiro hoje ficam angustiadas, preocupadas com o futuro, achando que ele será ainda mais difícil do que o presente. “Basta a cada dia o seu mal”, disse o Senhor. Se não formos felizes agora, também não o seremos no futuro. Há oportunidades em cada momento do nosso dia, mas as perdemos ao priorizarmos o futuro.

Você tem muitos planos e sonhos? Muito bom. Mas saiba que a felicidade é para o momento presente, e não para futuro. A nossa vida é como subir uma escada que não tem o último degrau. A cada dia devemos avançar. Não coloque a felicidade no topo da escada, e sim em cada degrau.

Seja feliz agora, hoje, no estágio em que você está, aproveitando as oportunidades. Existe um ponto de virada positivo em todas as circunstâncias, mesmo que esteja escondido nas coisas mais desagradáveis da vida. Faça uma linha divisória no chão e recomece. Dê um passo, cruzando a linha de novo. Desafie o seu antigo eu.

Muitos — especialmente os adeptos da falaciosa Teologia da Prosperidade — só usam o termo “abençoado” a respeito do dinheiro. Parecem ter se esquecido de que a sua vida, a sua família e a sua saúde são bênçãos de Deus muito mais preciosas! E a salvação, então? Será que existe razão maior para sermos felizes do que a certeza de que o nosso nome está escrito no livro da vida?

Utilizar o cérebro principalmente para se preocupar — com dinheiro, futuro, carreira profissional, estudos, problemas e até com a enfermidade — é o mesmo que transformar seu computador em um peso para segurar a porta. Não permita que seu cérebro passe 90% do tempo se preocupando com “o dia de amanhã”. Usar o cérebro preponderantemente para se preocupar não é proveitoso.

O Senhor Jesus ensinou que devemos ser como crianças (Mt 18.1-3). Você sabia que, em média, uma criança ri mais de 350 vezes por dia, contra 10 vezes por dia para um adulto? Como disse George Bernard Shaw, “Não paramos de brincar porque envelhecemos. Envelhecemos porque paramos de brincar”.

Seja feliz agora!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Pri de Luz disse…
Excelente postagem. Posso compartilhá-la em meu blog, dando-lhe os devidos créditos?

www.prideluz.blogspot.com
Pr. Ciro, que mensagem agradável! Contudo, hoje, num mundo preponderantemente consumista e hedonista, é raro ver pessoas que atendem a recomendação do Senhor Jesus: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã...”(Mt 6:34). Vejo bem de perto a ansiedade de muitas pessoas, principalmente dos jovens, que de forma renhida e angustiada buscam a emancipação financeira. As concorrências pelos melhores empregos têm enfermado a alma de muita gente. Vejo, bem de perto, que, apesar de mensagens confortadoras e edificadoras como esta, as pessoas não têm domínio sobre os seus olhos (a concupicência dos olhos predomina) e no afã de otimizar a sua performance de aquisição de bens materiais, muitas vezes, se desesperam, e entram em total depressão. Muitos não são competentes intelectualmente para adquirir os melhores postos de trabalho, por isso entram em parafuso. Ninguém quer se contentar com o necessário (“o pão nosso de cada dia”); não querem nem ouvir falar e nem ver a recomendação de Paulo ao jovem Timóteo: “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos estejamos com isso contentes”(1Tm 6:7,8). Estamos vivendo num mundo abominável! Imagine daqui a 30 anos, se Jesus não tiver vindo, como estará este mundo! Com a população mundial em dobro; com deficiências sociais ímpares; com déficit habitacional sem par; com a criminalidade assustadoramente incontrolável; com emprego ainda mais escasso; com artigos de primeira necessidade acessível apenas a alguns privilegiados; etc. Simplesmente será insuportável viver neste mundo daqui a 30 anos. “Vem Senhor Jesus!”.
“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”(1Co 15:19).
Em Cristo,
Luciano Lourenço
Excelente texto Pr Ciro, muito obrigada por repartir conosco esta meditação.
Que Deus abençoe sua vida, família e ministério
Um abraço, Aracy
Anônimo disse…
Agradeço a DEUS por essas palavras, pois estou passando por esse tipo de dificuldade em minha vida, sem conseguir ate dormir por causa das preocupações, e é nesses momentos, onde nada pode ser resolvido, me vem à mente muitas indagações do porque sofrer assim mesmo sendo um crente fiel. Cláudio. TUPACIGUARA-MG
Roniery Guedes disse…
Otimo, precisamos de pregadores da palavra assim, que não tenha medo de falar a verdade.

Deus te abençoe.

visita o meu blog.

http://www.ronieryguedes.blogspot.com
Muito bom! Neste mundo conturbado onde só o ter, o possuir, o conquistar aquilo que é finito é o que interessa, esta mensagem deverá despertar muitos para aquilo que realmente interessa. Contentar-nos com o que Deus permite que obtenhamos, sermos úteis ao próximo e batalharmos por aquilo que não perece, deixando nossas preocupações com o Senhor porque Ele tem cuidado de nós.

Um Forte abraço!

João Cavalheiro.
Jony disse…
Que texto maravilhoso.
Gostaria de tê-lo no meu blog com os devidos créditos é claro.

Deus lhe abençoe.
Elaine disse…
Que precioso bálsamo nossas almas feridas pelas preocupações desta vida receberam através dessa maravilhosa mensagem!

Jesus continue nos lembrando dos Seus cuidados com palavras tão agradáveis e amor tão sublime, também demonstrados através de vidas dedicadas ao Reino, como a sua.

No amor dEle, que não pode deixar de ser fiel.

Elaine Cândida
Administrador disse…
A paz do Senhor.
Eis ai uma mensagem que toca o coração. Só no título já senti um toque especial em minha vida(sem demagogia). E na sequencia fui tomado por uma graça consoladora e fortalecedora do meu amado Salvador Jesus.
Deus continue abençoando o amado pastor.
Prezamigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Excelente reflexão sobre o significado felicidade.

Infelizmente muitos não se motivam a agradecer a Deus pelo principal em nossas vidas: a SALVAÇÃO!

Se não tivermos motivos para nos alegrarmos com a SALVAÇÃO, não teremos motivos para estarmos motivados a seguirmos adiante.

O nosso presente é o motivo de não pensarmos em nosso futuro, neste mundo, e sim, entendermos o quanto é precioso conhecermos que o nosso futuro será resultado da nossa fidelidade no momento presente.

A SALVAÇÃO é a prosperidade presente que nos alegra para o futuro.

O Senhor seja contigo, nobre pastor!

O menor de todos os menores.
Tatiane Soal disse…
Simplesmente lindo! Amei.. edificante...
Pri de Luz disse…
Obrigada pela permissão para o uso de seus textos. Também obrigada pela visita, comentário e elogio a respeito o meu blog. O senhor será sempre bem-vindo lá ;)
Anônimo disse…
eu precisava muito de ver essa postagem., foi de Deus. meus erros e defeitos as vezes me fazem querer parar. Mas Deus esta comigo, e dia apos dia buscarei Nele a felicidade. Deus te abençoe. só nao entendi isso que o senhor disse:Se não formos felizes agora, também não o seremos no futuro... pode me esplicar?
Lidiane Villas Bôas disse…
A Paz Pr Ciro,
Muito boa sua postagem.

As vezes nos preocupamos tanto com bens materiais etc.
E não vemos que até aqui o Senhor tem nos sustentado principalmente com saúde e livramentos todos os dias.

Deus te abençoe!!!
Danilo disse…
Nobre pastor,

Sempre um refrigério!

Paz e Bem,

Danilo
Pr. Ciro, precisamos realmente valorizar o dia de hoje. Sempre olhamos lá na frente. Queremos que chegue logo o feriado, o próximo ano, queremos que o tempo passe para concluir os estudos, comprar uma casa e com isto não o vemos passar e o pior, não o aproveitamos. Quando alcançamos ai vem um vazio e precisamos buscar outras coisas. O melhor é buscar a coisas de Deus que são infinitas e não trazem vazio e aproveitar cada instante pois não conhecemos o dia de amanhã. Parabéns pela postagem!
Alan Reis ツ disse…
Pr Ciro, Paz do Senhor!

O Senhor foi usado por Deus para falar ao meu coração.

Está mensagem era o que eu precisava. Obrigado.

Fique com Deus!!!!
Anônimo disse…
Fabio Pinheiro
Sorocaba, São Paulo

...já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido e sei também ter abundância, em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.Fp 4.11-13.
Um grande abraço pr Ciro.
Até o dia 5 de agosto,lá em Pirassununga.
Vou deixar reservado um litro de
51. Calma,é brincadeira. Mas um belo pintado na brasa nós vamos comer. Até lá.
Anônimo disse…
Abaixo está a polêmica do livro"guerra de alto nível"(a minha intenção não é caluniar a autora do livro) mas a bíblia manda examinar tudo(1Ts.5:21).Mas isto estou escrevendo só para o pastor Ciro,eis a polêmica:
"Recordo quando minha irmã Mercedes partiu para a glória. Deus me falou claramente: “Estou formando um exército poderoso para os últimos tempos, que operará junto com meus anjos, e é necessário que uma de vocês duas guerreie a partir dos céus e a outra da terra!”. E ela foi a afortunada!

Em Jesus, os céus e a terra são uma só coisa, e Mercedes está cheia de glória esperando-me com os braços abertos e, seguramente, intercedendo em todas as minhas batalhas. Eu não perdi nada, e muito menos o diabo a tirou de mim. Mercedes tão somente mudou de endereço e, em alguns anos voltarei a vê-la (p 131)."
Rô Moreira disse…
Lindo seu texto Ciro, maravilhoso e verdadeiro.
Vamos ser feliz agora, Sempre digo isso pro meu esposo...ele se preocupa tanto com o dia de manhã e eu sempre estou no presente, rss nunca no passado e muito menos no futuro. Vivo o hoje, e se eu conseguir realizar hoje tudo que desejo já estou super feliz. Paz muito bom o artigo!