domingo, 2 de janeiro de 2011

Adeus, 2010. Por Deus, em 2011!


“Ontem já é história”, “O que passou, passou”. Estas frases são usadas pelos motivadores para animar pessoas que sofreram no passado e ainda sofrem no presente por causa de males do passado. Mas a dura realidade que precisamos admitir é que o passado faz parte da vida. Coisas boas e ruins que aconteceram sempre vêm à tona, e nós precisamos saber como lidar com elas.

Em relação às coisas ruins, a melhor coisa a fazer é mesmo olhar para frente, olhar para Jesus (Hb 12.1,2), sonhar com grandes conquistas, trabalhar agora para colher amanhã, etc. Mas, e quando as coisas ocorridas no passado são erros que cometemos, os quais interferem diretamente na vida presente?

No Livro do Profeta Isaías há uma mensagem divina confortadora: “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos” (45.2). Isso significa que, se formos fiéis ao Senhor; se lho obedecermos; se andarmos segundo a sua Palavra a partir de agora, Ele abrirá novos caminhos para nós e fará com que os nossos erros do passado não interferiram de modo tão preponderante no presente. É claro que todos os erros trazem consequências, porém o Senhor é quem conforta, suaviza a dor, abre novas portas grandes e eficazes, ajudando-nos efetivamente a vencer o passado.

Não há como se livrar por completo do passado. Imagine a situação de quem perdeu um filho, um cônjuge, os pais... Não é fácil olhar para frente e viver como se nada tivesse acontecido. Mas, em Cristo, podemos todas as coisas (Fp 4.13). Tenha fé. O que aconteceu, aconteceu. Não há mais volta. É preciso esforçar-se, em Cristo e por Deus, para superar a tristeza, o desânimo, a angústia...

Se você foi demitido, não se prostre. Outras portas se abrirão para você, desde que não se entregue ao desânimo e pense que tudo acabou. Mesmo que você tenha feito alguma coisa errada, peça perdão a Deus e deposite a sua confiança nEle. Reconheça-o em todos os seus caminhos, a fim de que Ele endireite as suas veredas (Pv 3.5).

Somente através do Senhor Jesus podemos superar as frustrações e perdas ligadas ao passado. Por isso, entregue-se totalmente a Ele em 2011. Quando as lembranças ruins quiserem sufocá-lo, busque ajuda do alto. Lembre-se de que o Senhor endireita caminhos tortos. Tente, por Ele, construir uma nova história. Se for preciso começar a partir do zero, faça isso. Recomece.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10). “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena” (Pv 24.10), “sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1 Jo 3.20).

Adeus, 2010. Por Deus, em 2011!

Ciro Sanches Zibordi

10 comentários:

Simone Faith disse...

Belo texto, pastor Ciro.

Senti-me confortada...
Neste ano, pessoas que eu amo faleceram e na quinta-feira, meu esposo foi demitido do trabalho.
Meu réveillon não foi tão assim cheio de flores...

Mas o Senhor Jesus continua (glória a Deus por isso) sendo o nosso Bom Pastor!

Feliz 2011, meu irmão, profeta-blogueiro.

Felipe Wandork disse...

A Paz do Senhor pastor Ciro,

Ótima palavra pra início de ano. Tive uns contratempos no final de 2010, mas na virada de ano que passamos orando na igreja, Deus usou o pastor da minha igreja pra renovar e relembrar as promessas feitas a mim. Foi muito bom!
Esta palavra complementa muito bem o que Deus tem dito a mim. Obrigado!

Feliz Ano Novo pro senhor e família. Que Deus continue nos preservando até o arrebatamento. Maranata!

Paz,

Murillo Vinagre disse...

Pastor Ciro,

Mesmo não te conhecendo o admiro e sou leitor assíduo do seu Blog.

Quero lhe desejar um próspero ano novo com nosso maior amigo, Cristo Jesus.

A Paz do Senhor!

disse...

Muito bom.
Prossigamos para o alvo que é Cristo, e deixemos todo passado, no passado, que é o lugar dele.E olhemos para Cristo nosso alvo. Paz querido.Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Fabio Pinheiro
Sorocaba,SP

Amém pr Ciro.
Só o Senhor para nos ajudar.
Dele vem o nosso socorro.
É por isso que estamos em pé.

João carlos Ferreira Batista disse...

Olá pastor Ciro,estou criando um blogger com arquivos de áudio.sei que aqui não é lugar para isso,mais eu quero pedir autorização do senhor para que eu venha narrar seus textos e publicar no meu blogger,posso?

Gaúcho Evangelico disse...

A Paz do Senhor Pr. Ciro

estava muito precisando de uma palavra de conforto e encontrei nesta, que Deus continue o abençoando e lhe capacitando para escrever, pois tem muitos que se confortam nos seus textos.

Paz. Feliz 2011!

Ev. Leandro
Ijuí-RS

Walter Filho disse...

Glória a Deus!!!

Vanzuite disse...

Caro pastor, a paz do Senhor.
Que Deus continue te abençoando. Estou convicto de que Deus te usou com estas palavras que você postou para trazer bálsamo a muita gente (inclusive eu).
Tenhamos todos um 2011 na presença do Altíssimo.

Vanzuite.

Aelson Junior disse...

A paz do Senhor a todos!

Este é um bom exemplo de texto de Ajuda do Alto.

Pr. Ciro, se o senhor puder me explicar o último versículo citado(1 Jo 3.20) eu agradeço. Faço confusão em minha mente quando tento entendê-lo.

Aelson Júnior