domingo, 8 de agosto de 2010

Escatologia aterrorizante (12) — As fontes da série “Prepare-se”


Muitos apreciadores da série Prepare-se não sabem que o seu apresentador sequer é cristão! Ele afirma, nos vídeos, que não tem religião e faz questão de atacar o cristianismo, que estaria, segundo ele, sob o domínio dos “senhores do mundo”.

Valendo-se de argumentações superficiais, o tal “o contador de histórias” afirma que não há necessidade de templos e que a grande maioria dos pastores evangélicos é mercenária. Recentemente, ele gravou um vídeo pelo qual afirmou que pertenceu à Assembleia de Deus durante dezesseis anos e saiu dessa igreja por que foi enganado durante todo esse tempo. Ele se opõe até mesmo à Ceia do Senhor, que é uma das ordenanças do Senhor Jesus, e cita um documentário sobre mitologia para contestá-la.

Ao tomar conhecimento da minha preocupação quanto à grande confusão que tem causado entre os desavisados a série aterrorizante Prepare-se, o meu amigo e pesquisador Marcos Lopes enviou-me informações muito importantes sobre o assunto. Lopes, que milita na área de apologética há muitos anos (conhecemo-nos no seminário teológico, no início da década de 1990), é ministro do Evangelho e policial militar em São Paulo.

“O mais interessante, para não dizer trágico, é que as ideias do apresentador da série Prepare-se não são suas, propriamente. Muito do que ele apresenta são teorias conspiratórias tiradas de documentários de Alex Jones, David Icke, Aaron Russo, Jordan Maxwell, G. Edward Griffin, Jim Marrs, Bill Hicks, George Carlin, John Taylor Gatto, Charlotte Iserbyt, Dave von Kleist, Stan Monteith e outras pessoas com ideias conspiratórias. Alex Jones, um dos mais citados, nasceu no Texas e é uma pessoa bem controvertida. Seu primeiro documentário que expõe suas ideias data de 1997: America Destroyed by Design”, afirma Lopes.

Alex Jones possui vários sites centrados em notícias e informações relativas a violações de liberdade civil e ao governo global. Ele foi uma das pessoas que criticaram o cerco do governo norte-americano à seita Davidiana, no Texas, em 1993. Depois de 51 dias de cerco pelo FBI, a aludida seita, dissidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, teria posto fogo a sua sede. Mais de oitenta pessoas morreram, entre elas 25 crianças. Segue-se que um dos gurus das teorias conspiratórias apresentadas na aludida série em DVD é uma pessoa controvertida, que estimula a população contra o governo estadunidense.

Outro nome bastante citado pelo apresentador de Prepare-se é David Icke, um antissemita que acredita em extraterrestres. Ele, que já se envolveu com o espiritismo, teria recebido uma mensagem de um espírito identificado por “o guardião”. E este lhe disse: “Você é o escolhido para curar a Terra”. O curioso é que há cristãos desavisados levando os tais DVDs para as suas casas, acreditando cegamente em informações aterrorizantes e paranoicas. Alguns revoltam-se contra pastores e até contra a Bíblia, dando ouvidos a falsos mestres (1 Tm 4.1-3; 2 Tm 4.1-5).

O pesquisador Marcos Lopes também assevera: “O que torna bastante perigosa a série Prepare-se é a semelhança de algumas de suas argumentações com o controvertido filme anticristão Zeitgeist. Este foi amplamente refutado pelo Dr. Ben Witherington — considerado um dos grandes estudiosos do Novo Testamento. Zeitgeist é dividido em três partes. A primeira ataca a historicidade da Bíblia e afirma que Jesus, de modo antropomórfico, englobou várias entidades solares de outras culturas antigas. O autor do filme, Peter Joseph, tenta demonstrar que a história de Cristo é basicamente um plágio da história do deus egípcio Hórus. O cristianismo, de acordo com Zeitgeist, seria uma invenção usada para enganar e manipular as massas”.

Para Lopes, as informações aterrorizantes contidas nos tais DVDs e nos canais do YouTube estão gerando uma espécie de paranoia entre muitos evangélicos. E já há cristãos deixando de tomar certas vacinas importantes que o governo oferece à população, como já abordei nesta série sobre a escatologia aterrorizante. O motivo seria o medo de um suposto complô do governo contra o povo. Os vídeos fomentam uma revolta contra os governos norte-americano, brasileiro e todo tipo de governo.

Lopes informa que nos Estados Unidos já existem milícias em que até as crianças são ensinadas a usar armamentos para se defenderem do governo. Tudo porque acreditam que o governo norte-americano está tramando exterminar a população. Esse estímulo à revolta contra o governo — verificado na série Prepare-se — é antibíblica e contrária aos mandamentos contidos em Romanos 13.1-6. Aqui, a Palavra de Deus apresenta o nosso compromisso de nos sujeitarmos ao governo.

“O perigo letal para a igreja brasileira não é a Nova Ordem Mundial e toda essa história de conspirações mundiais, e sim o de se tornar renitente aos avisos de perigo que as Escrituras apresentam para o tempo do fim ( 2 Ts 2.3,11; 1 Jo 4.6). O apresentador de Prepare-se, assim como Alex Jones, não podem provar suas teorias conspiratórias. Ao contrário, suas declarações carecem de comprovações empíricas; elas se parecem com as teorias projetadas por seitas apocalípticas, como o Ramo Davidiano” — conclui Lopes.

Portanto, como se não bastassem as heresias destruidoras que hoje estão em grande parte das igrejas evangélicas brasileiras (cf. At 20.28-30. 2 Pe 2.1-3), temos agora milhares de cristãos evangélicos acreditando em conspirações que só existem nas mentes de Alex Jones, David Icke e seus discípulos. A Nova Ordem Mundial, em certo sentido, existirá. No entanto, os vídeos da mencionada série aterrorizante têm contribuído para causar uma grande desordem na igreja brasileira.

Ciro Sanches Zibordi

8 comentários:

Weder disse...

Excelente artigo Pastor Ciro.
Deus o abençoe...

Anônimo disse...

Paz do Senhor Pastor

Realmente uma das fontes de informação desse senhor é o David Icke que entre outras crenças, ensina que Jesus é um mito criado.

Ele já afirmou que não é Cristão em um de seus primeiros videos,aliás Pastor Ciro muito dos ensinos desse cidadão é um mistura de várias heresias ensinadas e defendidas por vários grupos sectários como os Tjs entre outros.


Ele ataca as doutrinas fundamentais da Fé Cristã,tais como Deidade de Jesus,Deidade e Personalidade do Espirito Santo,inerrância da Palavra de Deus,Tindade, entre outras.

Pastor não deixe de refutar as heresias desse cidadão,eu sei o mal terrivel que ele vem causando entre os incautos,e achando muito simpatizantes entre os Tjs.

Paz.

Cristiano Santana disse...

Neste fim de semana estive na casa do meu irmão, e qual não foi a minha surpresa ao me deparar com 12 DVDs da série "Prepare-se"

Vi que meu irmão estava bastante empolgado pois ficou muito impressionado com tudo que viu.

Eu, como sou educado, procurei não contrariá-lo, esclarecendo que em sua maior parte o material trata de teorias conspiratórias sem fundamento.

Vou pedir a Deus sabedoria para que, na próxima visita, eu possa começar a trazê-lo para a realidade, para o campo dos fatos.

Meu Deus! Como é possível pessoas acreditarem que a tragédia do World Trade Center foi orquestrada pelo próprios americanos e não pelos terroristas??

Tiago Rosas disse...

Ilustre Pr. Ciro,

A tática mais comum desses hereges é por em dúvida a inspiração e inerrância da Bíblia Sagrada. Conseguem com astutas suposições confundir as mentes mais despreparadas, manipulando-as quase que por técnicas de hipnose!

Pena que as massas, a maioria de nosso povo evangélico não lê, não pesquisa, não tem senso crítico para discorrer sobre essas "novidades". Não seria exagero repitirmos as palavras do profeta Oséias: o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento.

Precisamos iniciar uma reforma que tenha como ponto de partida o púlpito, e como objetivo a retomada do estudo sério da Palavra de Deus, pois está mais que evidente que o diabo vestiu uma armadura gospel e valendo-se de uma máscara de cristão está enganando o povo de boa fé.

Mestres, doutores, professores da EBD eu vos convido a militarmos pela sanidade do Evangelho e pela pureza das verdades que há milênios mantem-se incontestáveis!

PR MAURICIO BRITO disse...

pr Ciro, estou acompanhando esta serie de artigo que o senhor esta publicando sobre a ESCATOLOGIA ATERRORIZANTE; e achei muitissimo interessante; acredito que muitas dúvidas foram SANADAS e muitos MODISMO foram desfeito.
abraços, fique na paz e Deus contionue te iluminando e ore por nós.
http://prmauriciobrito.blogspot.com/

Anônimo disse...

agoro me diga, por que ele afirma que não tem religião e em um dos seus dvd's ele diz para as pessoas desviadas dos caminhos de Deus procurarem uma igreja , não importando qual denominação?

por favor me explique, por que eu estou meio confuso em relação à isso ...

Ciro Sanches Zibordi disse...

Anônimo,

Dirija a sua pergunta a quem pode respondê-la, por gentileza.

CSZ

André disse...

Pr. Ciro, qual a visão dos assembleianos em relação à Maçonaria?